PDA

Ver Versão Completa : Instalação de ventoinha elétrica no CJ



dptucunduva
12/06/2003, 14:03
Grande All!

Estou me preparando pra instalar a ventoinha elétrica no CJ. Já estou com praticamente tudo comprado, falta só a ventoinha... :? :lol:

Tenho uma dúvida sobre a instalação do cebolão no radiador.

Já me disseram que ela é feita fazendo um furo e soldando uma porca no radiador, para poder parafusar o cebolão. É isso mesmo? Existe alguma maneira melhor de fazê-lo?

Eduardo Chaves
12/06/2003, 16:11
Falae primo,

Quando troquei o motor de meu antigo niva por um Ap diesel, tive de adaptar tb o cebolão, mas optei por fazer um T no diâmetro interno da mangueira inferior do radiador e no "pé do T" foi soldada a tal porca para rosquear o cebolão, entendeu ???

Tentei desenhar no paint mas não ficou grande coisa...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/3696b25da6bfdd5ba03ed0649d3b367a.jpg

[]'s tentando explicar o T... :lol: :lol: :lol:

ramiro_eli
12/06/2003, 17:46
Fala Daniel, blz?

Qdo eu usava o radiador original, eu mandei soldar uma rosca na caixa de baixo do radiador, ao lado da entrada da mangueira, funcionava legal e nunca vazou...

Giovani
13/06/2003, 02:15
Grande All!
Estou me preparando pra instalar a ventoinha elétrica no CJ. Já estou com praticamente tudo comprado, falta só a ventoinha... :? :lol:
Tenho uma dúvida sobre a instalação do cebolão no radiador.
Já me disseram que ela é feita fazendo um furo e soldando uma porca no radiador, para poder parafusar o cebolão. É isso mesmo? Existe alguma maneira melhor de fazê-lo?

:D Grande Daniel!

:D Tenho a da S-10 no meu Jeep e instalei a do Vectra no Jeep do brother. É basicamente a mesma ventoinha, S-10, Vectra, Opala, etc. É grande e o motor é compacto, ocupando pouco espaço. A maneira "correta", é pôr essa rosca na parte de baixo do radiador, soldando ela. Tenho ainda uma chave paralela, onde posso acionar e desligar a ventoinha, independente do sensor, com uma luz espia no painel que liga, quando a ventoinha está desligada. :wink:

Mauro B.
14/06/2003, 01:20
Ae Gionavi !!

Vc retirou a ventoinha mecânica??? Se sim, vc instalou esta ventoinha na frente ou atrás do radiador???
Giovani, não sabes me dizer se retirando a mecânica, dá pra instalar esta ventoinha atrás do radiador no meu jipe com motor BF-161????

[]'s querendo refrigerar

Giovani
14/06/2003, 02:35
Vc retirou a ventoinha mecânica??? Se sim, vc instalou esta ventoinha na frente ou atrás do radiador???
Giovani, não sabes me dizer se retirando a mecânica, dá pra instalar esta ventoinha atrás do radiador no meu jipe com motor BF-161???

:D Grande Mauro!

:D Sim, retirei a hélice. Aumentei o diâmetro de 2 dos buracos de fixação dessa hélice, de forma que passe a cabeça do parafuso, e carrego ela junto. Caso a elétrica pife, ou o alternador, ou bateria, ou caixa de fusíveis, ou fio derretido, ou... :lol: o que já me aconteceu algumas dezenas de vezes, tiro só 2 parafusos e fixo ela de volta... :wink:
:D Instalei na frente do radiador, dentro da grade. Tenho o motor Ford 3000, irmãozinho do BF-161. No seu caso vai ser igual, pois não há espaço entre o motor e o radiador, para instalar a ventoinha, por menor que ela seja! :wink:

Mauro B.
19/06/2003, 02:26
Ae Giovani !!!!

Cara, ótima idéia esta para facilitar a re-colocação da ventoinha original!!! Senão iria ser uma trabalheira....! Penso que tbm poderíamos utilizar parafusos prisioneiros, com porcas chatas...o que acha?

Giovani, agora só falta uma coisinha: a cebolinha!

(1) Que temperaturas ele liga e desliga??? De que veículo é???

(2) Vc instalou "em cima" ou "embaixo"???

[]'s refrigerados

Giovani
19/06/2003, 03:49
Penso que tbm poderíamos utilizar parafusos prisioneiros, com porcas chatas...o que acha?

:D Grande Mauro!

:D Também é uma boa. O interessante é não soltar a polia por completo, senão cai a correia, é preciso soltar o alternador, etc... :wink:


(1) Que temperaturas ele liga e desliga??? De que veículo é???
(2) Vc instalou "em cima" ou "embaixo"???

:( Bah, tchê! Faz tempo... Mas é algo em torno de 86° para acionar e 76° para desligar. Não sei de que carro é, pois peguei pela temperatura e não cuidei esse detalhe. Instalei na parte de baixo do radiador. :wink:

fugger
19/06/2003, 13:19
:D Mauro

:) Toda cebolinha deve ser instalada na parte de baixo do radiador, pois o que interessa é temperatura da água que está entrando no motor e não a que está saindo (parte de cima do radiador) :wink:

:) Quanto ao tipo de cebolinha, depende do motor que vc usa e se é a gasolina ou alcool.

[]´s

Mauro B.
20/06/2003, 01:05
Toda cebolinha deve ser instalada na parte de baixo do radiador, pois o que interessa é temperatura da água que está entrando no motor e não a que está saindo (parte de cima do radiador)Quanto ao tipo de cebolinha, depende do motor que vc usa e se é a gasolina ou alcool.


Ae fugger !!!!

Eu perguntei pois já tive informações de pessoas que instalaram a cebolinha na saída da água do motor. Porém, concordo com vc que o melhor é embaixo! :)

Quanto ao fato do motor ser a gasolina ou alcool, a temperatura da cebolinha ACHO que não tem a ver com o combustível a ser utilizado, mas sim com a temperatura de funcionamento de cada motor, que nos a alcool geralmente á maior.

Mas fugger, diz aí, sabre a diferença de cebolinhas para motores a alcool ou gasolina, tem alguma coisa a ver com a "amplituide" da faixa que liga e desliga??? Tipo assim, as cebolinhas dos motores a alcool tem uma menor diferença entre as temperaturas de ligar e desligar???

[]'s curiosos

dptucunduva
20/06/2003, 13:24
All,

Valeu pelas dicas sobre a instalação.

Recebi uma dica da peça que o Eduardo fez (o T). Ela saiu em tempras, e (teoricamente) é fácil de achar em autopeças. Já vem com rosca 3/4", pra ligar o cebolão do opala. Me disseram que é fácil de achar, mas eu não consegui ainda. Se não achar, pretendo fazer a peça como o Eduardo.

Sobre a posição do cebolão, não existe regra SIMPLES pra dizer se é em cima ou em baixo. Cada carro é de uma maneira, tudo depende do projeto do conjunto completo. Estarei usando o cebolão original do opala a gasolina, que arma em 92 e desliga em 87.

Afinal, pra que reinventar a roda? É mais fácil deixar os engenheiros da GM pensarem pra mim. :wink: Mesmo pque eu teho a ligeira impressão que eles entendem um poquinho mais de engenharia automotiva do que eu... :P O opala usa o cebolão na saída de água do motor originalmente.

Valeu a todos pelas dicas!!! Vou tirar fotos de tudo, e assim que terminar, vão estar lá na página do Horácio. Fotos junto com a instalação da direção hidráulica, pedaleira suspensa, panela de pressão, etc. etc. etc...

fugger
22/06/2003, 21:28
Mas fugger, diz aí, sabre a diferença de cebolinhas para motores a alcool ou gasolina, tem alguma coisa a ver com a "amplituide" da faixa que liga e desliga??? Tipo assim, as cebolinhas dos motores a alcool tem uma menor diferença entre as temperaturas de ligar e desligar???



:D Olá Mauro

:) Ralmente a cebolinha não tem relação direta com o combustivel utilizado, mas sim com a temperatura ideal para cada combustivel. Nos motores carburados, normalmente, a temperatura é menor nos motores a gasolina e maior nos movidos a álccol, isso devido as característicasde cada combustível. Já nos motores inetados esta diferença praticamente não existe. :wink:

:) Quanto a amplitude entre o liga e desliga, não há uma correlação entre o tamanho da faixa e o combustivel utilizado, mas sim com o tipo de sistema de refrigeração, se lacrado ou não. Se lacrado a faixa é menor por ser mais eficiente que o sistema não lacrado como o do Cj original :wink: .

:) Quanto ao posicionamento da cebolinha ao lado da saida do radiador, bem é aquilo que já falei, quanto mais proximo da entrada de água do motor melhor. Por isso a GM ( como o dptucunduva já falou) instalou a cebolinha ao lado da saida do radiador. :)

[]'s cebolados

Mauro B.
23/06/2003, 01:33
:P O opala usa o cebolão na saída de água do motor originalmente.

Por isso a GM ( como o dptucunduva já falou) instalou a cebolinha ao lado da saida do radiador.

Ae Fugger !!!!

Obrigado pela explicação!!

Só um detalhe: o "dptucunduva" (Daniel) escreveu que a cebolinha original do Opala fica na saída da água do motor, que é a entrada da água no radiador :shock: ....Bom, o esclarecimento agora fica com o Daniel......DANIEL !!!!!!!!!! :!: :?: :?: :!: :!: Está certo mesmo o que escreveste? É na sáida da água do motor mesmo (em cima)???

[]'s acebolados!

dptucunduva
23/06/2003, 11:03
Só um detalhe: o "dptucunduva" (Daniel) escreveu que a cebolinha original do Opala fica na saída da água do motor, que é a entrada da água no radiador :shock: ....Bom, o esclarecimento agora fica com o Daniel......DANIEL !!!!!!!!!! :!: :?: :?: :!: :!: Está certo mesmo o que escreveste? É na sáida da água do motor mesmo (em cima)??

Mauro,

O Opala e a Caravan, quando equipado com ventoinha elétrica, usam como referência a temperatura da água que SAI DO MOTOR, ou seja, a que ENTRA NO RADIADOR.

O interruptor fica no meio do radiador. Muitos confundem, achando que ele pega uma temperatura média ou algo assim. Na verdade, o que acontece é que a colméia do radiador de alumínio do Opala/Caravan é HORIZONTAL. Ou seja, estando o interruptor em qquer lugar do lado esquerdo, que é onde entra a água, independente da altura vai ele vai usar ocmo referência a temperatura da água que sai do motor. Se o interruptor estivesse do lado direito, pegaria a temperatura da água que já passou pela colméia.

Como no CJ o radiador tem colméia vertical, o interruptor tem que ficar em cima, seja na direita ou na esquerda do radiador. Se colocar em baixo, vai usar a temperatura de referêcia errada.

kge
28/11/2003, 08:51
Senhores;


ALLguém teria as fotos de como ficou a instalação da ventoinha no CJ5 ?
Poderia passar o esquema ? Corta aqui, parafusa ali, dicas de montagem, etc... ?

Depois da minha hélice ter "comido" a colméia penso seriamente em trocar pra ventoinha elétrica.

Obrigado.

[]´s.

KGE

Cícero Franco
28/11/2003, 11:40
Eu tou me deparando justamente com isto na Potranca. Coloquei a ventoinha elétrica do Omega e a cebolinha na saída do radiador para o motor. Agora eu tenho que determinar a temperatura de chaveamento da cebolinha. Como o motor é diesel, acho que vou partir para algo como 70ºC para desligar. E vou ver o que eu acho no mercado como range do termostato.

[]s

Max Terry
25/12/2005, 18:05
Eu instalei uma ventoinha elétrica do a/c do vectra entre a grade e o radiador do meu cj5, meu motor é um maxion s4t da d20, sua válvula termostática abre com 82 ° C , então comprei um cebolão que arma com 82 ° e desarma com 77 ° , mas minha dúvida no momento é se devo instala-lo na parte de baixo do radiador onde a água já passou pela colméia ou se instalo este cebolão na parte de cima do radiador, pegando como referência a água quente que sai do motor. Já fui em vários mecânicos e eletricistas, e neles não entram num acordo. Obrigado.

leopoldo
25/12/2005, 19:05
em baixo

valmor
02/02/2007, 22:15
Ressuscitando o velho topico .....

Qual ventoinha elétrica é indicada pra instalação no motor BF original ???????
Posso continuar c/ o radiador original ???


[]´s

Paulo Sabra
03/02/2007, 07:19
Vejam a materia em ANEXO retirada do site do rolo 4x4, que fala sobre este assunto com ilustrações, que o Carlos fez pesquisando aqui no Fórum:

cadu
26/06/2007, 21:01
Pessoal gostaria de reativer esse tópico com a seguinte pergunta?

Da para usar a hélice original e colocar uma ventoinha elétrica na frente do radiador :pensativo: :pensativo: :pensativo:??? Quais são os prós e contras dessa adaptação??? Detalhe meu jeep é um CJ5 78 "com motor original".

Apesar do meu Jeep ainda não ter tido problema algum com refrigeração gostaria de prevenir para não ter que remediar depois!!!!

:concordo:

PIRATADOM
26/06/2007, 21:16
Pessoal gostaria de reativer esse tópico com a seguinte pergunta?

Da para usar a hélice original e colocar uma ventoinha elétrica na frente do radiador :pensativo: :pensativo: :pensativo:??? Quais são os prós e contras dessa adaptação??? Detalhe meu jeep é um CJ5 78 "com motor original".

Apesar do meu Jeep ainda não ter tido problema algum com refrigeração gostaria de prevenir para não ter que remediar depois!!!!

:concordo:

Cadu eu te aconselho deixá queto, só faça essa adaptação se super aquecer ,pode ser que antes disso vc resolva trocar de motor e o trabalho que vc fez tenha q ser refeito com outra ventuinha por algum motivo,num mexa em time que esta ganhando de bobeira,isso é complicado envolve outras adatações num é só colocar uma ventuinha e pronto é mais complexo doque vc pensa:concordo:

leopoldo
26/06/2007, 21:19
1- questão :

pq vc usaria uma OUTRA ventoínha "ao invéz da original" se tem a original instalada?

2- Se vc esquecer de por água ou se a correia da bomba estourar, vai superaquecer com a elétrica, com a mecanica, ou mesmo com as 2 juntas. Não é a hélice que refrigera e sim a água.

A hélice só tem função quando o jeep está em baixa velocidade ou parado. Acima de uns 60 km/h, quem "venta" é o ar de impacto.

vantagem da elétrica:

- dependendo da montagem, maior vazão de ar e portanto maior capacidade de abuso do motor, sem superaquecer. Mas se vc não reboca, não faz diferença.

- vc pode fazer uma montagem em que assuma o controle sobre a mesma:

funcionamento automático + sempre funcionando + nunca funcionando com uma chave 3 posições.

- outra vantagem (discutível) é menor roubo de potencia do motor pois não gira uma hélice dependurada na bomba.

A desvantagem é o preço do motorzinho capeta e o trampo de instalação, não esquecendo a cebola, a sua opção de circuito de ligação, fiação reles, etc ....

Outro problema, para os que abusam da lama é o motorzinho pifar com o uso, onde a mecanica passaria sem problema.

cadu
26/06/2007, 21:46
1- questão :

pq vc usaria uma OUTRA ventoínha "ao invéz da original" se tem a original instalada?

2- Se vc esquecer de por água ou se a correia da bomba estourar, vai superaquecer com a elétrica, com a mecanica, ou mesmo com as 2 juntas. Não é a hélice que refrigera e sim a água.

A hélice só tem função quando o jeep está em baixa velocidade ou parado. Acima de uns 60 km/h, quem "venta" é o ar de impacto.

vantagem da elétrica:

- dependendo da montagem, maior vazão de ar e portanto maior capacidade de abuso do motor, sem superaquecer. Mas se vc não reboca, não faz diferença.

- vc pode fazer uma montagem em que assuma o controle sobre a mesma:

funcionamento automático + sempre funcionando + nunca funcionando com uma chave 3 posições.

- outra vantagem (discutível) é menor roubo de potencia do motor pois não gira uma hélice dependurada na bomba.

A desvantagem é o preço do motorzinho capeta e o trampo de instalação, não esquecendo a cebola, a sua opção de circuito de ligação, fiação reles, etc ....

Outro problema, para os que abusam da lama é o motorzinho pifar com o uso, onde a mecanica passaria sem problema.


Leopoldo

A intenção de colocar essa ventoinha é a seguinte:

1 - Sou Jeepeiro de primeira viagem "acabei de comprar um jeep"
2 - Estou pensando em fazer algumas trilhas com o pessoal do clube "e não queria ter problemas no meio do mato" e nem quando usar o Jeep na Cidade em horário de pico.
3 - Eu poderia colocar uma ventoinha dessas sem o cebolão com um botão de liga e deslica dentro do carro, para quando pegar uma trilha mas pesada poder ligar a mesma para evitar super - aquecimento e também nos transito é claro! E quando esfriar dar apenas um toque no botão e desligar a mesma!

:concordo:

leopoldo
26/06/2007, 23:28
1- Problemas vc sempre pode ter e não necessariamente de resfriamento. Tem uma centena de outras "coisas" que podem quebrar ou dar errado. SE e SE o sistema funciona corretamente: não há vazamento de radiador, sem mangueiras rachadas, tem aditivo no radiador, a hélice não balança com folga tipo ... vai soltar alguma coisa, o indicador de temperatura está funcionando, a correia está com bom aspecto e sem rachaduras, os selos do bloco e cabeçote não apresentam corrosão, existe pouca chance de ser por aí o seu temor.

2- Vc até pode colocar como propõe mas, tem de fazer a ligação muito bem feita com fios adequados e com relê, pois uma ventoínha consome pelo menos uns 20 amperes ..... ou vai ver uma chave ou fiação torrando no meio do painel.

cadu
27/06/2007, 11:27
1- Problemas vc sempre pode ter e não necessariamente de resfriamento. Tem uma centena de outras "coisas" que podem quebrar ou dar errado. SE e SE o sistema funciona corretamente: não há vazamento de radiador, sem mangueiras rachadas, tem aditivo no radiador, a hélice não balança com folga tipo ... vai soltar alguma coisa, o indicador de temperatura está funcionando, a correia está com bom aspecto e sem rachaduras, os selos do bloco e cabeçote não apresentam corrosão, existe pouca chance de ser por aí o seu temor.

2- Vc até pode colocar como propõe mas, tem de fazer a ligação muito bem feita com fios adequados e com relê, pois uma ventoínha consome pelo menos uns 20 amperes ..... ou vai ver uma chave ou fiação torrando no meio do painel.

Depois dessa aula toda!!!!:palmas::palmas:, bem vou seguir seus conselhos como citados acima... o carro esta todo revisado com mangueiras - correias - radiador e tudo mais!!!

Apenas mais uma dúvida algumas pessoas falam que não se deve usar aditivo nesses velhos radiadores de Jeep pois acabam ocacionando uma corosão e furando, isso é verdade ou mito?

joão k. chikui
27/06/2007, 13:18
Cadu , eu colocaria uma tela de plastico ou galvanizada na frente do radiador para barrar a passagem de barro para a colméia , o que tenho visto provocar fervura em jeeps. Depois que o barro entope as colméias do radiador , vc fica sem troca térmica.
Depois que volta , tira e guarda.
quanto a aditivo, no meu 51 com opala 4 cil , uso apenas um antiferrugem.

cadu
27/06/2007, 13:28
Cadu , eu colocaria uma tela de plastico ou galvanizada na frente do radiador para barrar a passagem de barro para a colméia , o que tenho visto provocar fervura em jeeps. Depois que o barro entope as colméias do radiador , vc fica sem troca térmica.
Depois que volta , tira e guarda.
quanto a aditivo, no meu 51 com opala 4 cil , uso apenas um antiferrugem.


:pensativo::pensativo::pensativo: Então esse é o problema que vejo muitos reclamarem da lama no radiador, pensei até colocar um vaso e selar o radiador!

cadu
01/07/2007, 13:18
Pessoal alguém tem uma foto dessa ventoinha instalada?

Policarpo
12/07/2007, 08:26
Pessoal,

Estou "varrendo" o blog procurando assuntos relacionados à refrigeração do motor de opala no CJ5. Estou reformando meu CJ5. O motor é de opala 4cc (retificado) à gasolina e o radiador é original. Coloquei o cebolão na parte de cima do radiador (saida da água do motor) com ventoinha elétrica do Santana 2.0. O radiador está com armação de aço que abriga a ventoinha de forma que a sucção de ar seja mais eficiente.

Acontece que a temperatura está se elevando demais. Após alguns minutos de operação ela chega a 100 graus!!! Está com aditivo, já troquei de cebolão, a ventoinha está operando normalmente...olhando de cima com a tampa aberta vejo que a circulação de água aparentemente está normal. Será que é o meu radiador que está comprometido? O radiador original do jeep dá conta do 4cc pois já tive outro CJ5 que o motor era 6cc da C20 (4.100) e nunca esquentou...

Alguém tem outro ponto/idéia p/ me auxiliar?

Grande abraço!

Pagani
12/07/2007, 09:25
Policarpo, se não me engano o lugar correto do cebolão é na parte inferior do radiador...


[]'s

felipemendes
12/07/2007, 12:15
Outra coisa boba, mas pode atrapalhar: a rotação da ventoinha está pro lado certo?

PIRATADOM
12/07/2007, 12:41
Coloquei o cebolão na parte de cima do radiador (saida da água do motor)

Esse procedimento compromete o time de acionamento da ventuinha.

Sukys
12/07/2007, 14:31
Coloquei o cebolão na parte de cima do radiador (saida da água do motor)

Policarpo, por cima do radiador entra a água do motor, passa pela colméia, perde calor, e por baixo retorna ao motor. Quando a troca de calor é pequena, carro parado, por exemplo, aumenta-se a troca de calor com o uso de ventilador, que é acionado de forma automática com o uso de cebolão instalado em local que permita identificar a diminuição na perda, ou seja, na parte inferior do radiador.

Cebolão na parte alta do radiador será acionado em função da temperatura do motor e não em função da temperatura de saída do radiador.


O radiador está com armação de aço que abriga a ventoinha de forma que a sucção de ar seja mais eficiente.

Uso de coifa tem lá seus critérios, porque o que aumenta a eficiência do ventilador pode se transformar em restrição quando o ventilador estiver parado, e com diminuição na aeração natural o ventilador será mais solicitado.


..olhando de cima com a tampa aberta vejo que a circulação de água aparentemente está normal.

Só que a aparência pode enganar. A água pode estar simplesmente "vibrando" por causa do funcionamento do motor, ou então o fluxo estar muito abaixo do ideal por alguma restrição do circuito ou bomba d'água comprometida.


Será que é o meu radiador que está comprometido?

Antes de mais nada é preciso saber se a bomba está ok e se não existe restrição por algum problema qualquer no motor ou mesmo pela válvula termostática.
Estando tudo ok e com a ventilação forçada em atuação, entre a parte alta e a parte baixa do radiador deve existir uma diferença de temperatura em torno de 10~20°C. Se não existir, ou o radiador está comprometido ou subdimensionado para o arrefecimento deste motor.


O radiador original do jeep dá conta do 4cc pois já tive outro CJ5 que o motor era 6cc da C20 (4.100) e nunca esquentou...

Não podemos pensar em radiador levando em conta o numero de cilindros e sim outros fatores, como a potência gerada pelo motor, eficiência do motor, troca térmica proporcionada pelo próprio motor, até o sistema de exaustão pode gerar influência no sistema de arrefecimento.
Por exemplo, podemos ter dois motores com a mesma eficiência, um de 4 cil. com 80HP e outro de 6 cil. com 100HP. Podemos considerar que para cada HP de trabalho util gerado temos outros dois que se perdem na forma de calor e daí concluir que o 6 cil. requer sistema de arrefecimento mais "parrudo", só que o 6 cil. tem bloco com maior massa e maior volume, e isso também serve para aumentar a troca de calor, ou seja, o 4 cil. pode requerer sistema de arrefecimento mais parrudo que o 6 cil. justamente por causa do menor tamanho.
Arrefecimento é assunto complicado e cheio das mumunhas. :-)

Sds,
Sukys

Varela
12/07/2007, 15:25
Policarpo, por cima do radiador entra a água do motor, passa pela colméia, perde calor, e por baixo retorna ao motor. Quando a troca de calor é pequena, carro parado, por exemplo, aumenta-se a troca de calor com o uso de ventilador, que é acionado de forma automática com o uso de cebolão instalado em local que permita identificar a diminuição na perda, ou seja, na parte inferior do radiador.

Cebolão na parte alta do radiador será acionado em função da temperatura do motor e não em função da temperatura de saída do radiador.



Uso de coifa tem lá seus critérios, porque o que aumenta a eficiência do ventilador pode se transformar em restrição quando o ventilador estiver parado, e com diminuição na aeração natural o ventilador será mais solicitado.



Só que a aparência pode enganar. A água pode estar simplesmente "vibrando" por causa do funcionamento do motor, ou então o fluxo estar muito abaixo do ideal por alguma restrição do circuito ou bomba d'água comprometida.



Antes de mais nada é preciso saber se a bomba está ok e se não existe restrição por algum problema qualquer no motor ou mesmo pela válvula termostática.
Estando tudo ok e com a ventilação forçada em atuação, entre a parte alta e a parte baixa do radiador deve existir uma diferença de temperatura em torno de 10~20°C. Se não existir, ou o radiador está comprometido ou subdimensionado para o arrefecimento deste motor.



Não podemos pensar em radiador levando em conta o numero de cilindros e sim outros fatores, como a potência gerada pelo motor, eficiência do motor, troca térmica proporcionada pelo próprio motor, até o sistema de exaustão pode gerar influência no sistema de arrefecimento.
Por exemplo, podemos ter dois motores com a mesma eficiência, um de 4 cil. com 80HP e outro de 6 cil. com 100HP. Podemos considerar que para cada HP de trabalho util gerado temos outros dois que se perdem na forma de calor e daí concluir que o 6 cil. requer sistema de arrefecimento mais "parrudo", só que o 6 cil. tem bloco com maior massa e maior volume, e isso também serve para aumentar a troca de calor, ou seja, o 4 cil. pode requerer sistema de arrefecimento mais parrudo que o 6 cil. justamente por causa do menor tamanho.
Arrefecimento é assunto complicado e cheio das mumunhas. :-)

Sds,
Sukys

Eiiita...
Grande Sukys,

Agora fechou, esgotou-se o assunto heheheheheh

Sukys
12/07/2007, 16:34
Varela,

É mais fácil esgotar a água do radiador do que esgotar este assunto. :-)

Se o seizão ficar apertado no cofre, ponto para o 4 cil. que terá melhor ventilação.

Se o bloco do seizão for em ferro fundido e o do 4 cil. em liga de alumínio, ponto para o 4 cil. que terá melhor dissipação.

O simples fato do alumínio ser anodizado já dá uma bela ajuda na qualidade da dissipação, e por aí vai...

Sds,
Sukys

leopoldo
12/07/2007, 18:32
Acontece que a temperatura está se elevando demais. Após alguns minutos de operação ela chega a 100 graus!!!

- Já verificou a termostática? :roll:

- Aonde vc mediu esses 100ºC? :roll:

- Que tipo de cebola vc usa ? :oops:

- A posição certa SERIA em baixo, mas .... em quanto abre e fecha a sua cebola ? :mrgreen:



Vou fornecer meu exemplo:

Uso motor V8-302, com 2 bombas hidráulicas, 2 bomba de ar condicionado, e mais uns apetrechos que "estrangulam bem o ar" ... radiador do Landau .... e a cebola, no fundo do radiador ....

A cebola é uma MTE thompson PN 705.86/76- (para motor a gasolina), ou seja : fecha o contato em 86ºC e abre em 76ºC.

A cebola chaveia um rele ARPE RAC 1712S de 70 amps.

O RELE, aciona 2 ventoínhas montadas no suporte do tempra.

Na garagem, a cebola dispara quando o cabeçote chega a 98ºC e desliga quando baixa até 86ºC.

Na marcha lenta, esse ciclo de dá num dia normal(~23ºC) de 5 em 5 minutos.

Policarpo
12/07/2007, 22:13
Sukys,

Obrigado pela aula sobre o assunto. Vou verificar ponto a ponto no sábado. É que o trampo tá pegando!!!

O cebolão que uso é o mesmo do Opala 4cc gasolina (76 - 86 graus).

Não tenho certeza, mas acho que o meu motor está sem a termostática. Vou verificar...o problema pode estar aqui...ou na bomba d`agua.

Outra pergunta: é necessário colocar um expansor? Para fazer isso tenho que modificar o radiador original do Jeep?

Grande abraço pessoal!!!

Só falta arrumar esse ponto no meu CJ5...no mais ele tá bacana...motor opala+caixa C20 4m+pneus frontiera+direção hidráulica de landau... eu chego lá!

Valeu!!!

Sukys
13/07/2007, 00:45
Policarpo,

Respondendo na base da citação só pra facilitar.


O cebolão que uso é o mesmo do Opala 4cc gasolina (76 - 86 graus).

Em adaptações, característica de cebolão serve apenas como referência, o que vale mesmo é a temperatura do motor, daí a importância de um bom e confiável termômetro, corretamente instalado, mas na falta dele (ou na desconfiança dele) dê uma checada, com a mão mesmo e com o devido cuidado, se a temperatura da mangueira inferior do radiador está mais fria que a superior (isso é mais fácil de ser percebido com o motor ligeiramente aquecido mas tem que ser feito também com a temperatura normal de funcionamento, daí o cuidado pra não se queimar). Se estiver, grande a chance de não ser problema de radiador.
Dar palpite à distância é coisa complicada, mas convém lembrar que sobre-aquecimento também pode ser ocasionado por restrição no escape, mistura ar/combustível muito pobre (carburador mal dimensionado, restrição de filtro, etc.), ponto de ignição muito avançado (não só por desajuste, distribuidor de motor à álcool em motor à gasolina também pode dar nisso), ou até um pouco de cada coisa.


Não tenho certeza, mas acho que o meu motor está sem a termostática.

Ausência da válvula termostática não sobre-aquece o motor, apenas faz com que demore mais tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento. Se existir, convém checar seu funcionamento, pois quando emperrada é problema de sobre-aquecimento na certa.


Outra pergunta: é necessário colocar um expansor? Para fazer isso tenho que modificar o radiador original do Jeep?

Necessário não é, mas com uso de vaso diminui em muito a necessidade de reabastecimento do sistema.
Dica que não requer alterações no radiador: instalar a mangueira do vaso ao ladrão do radiador, e substituir a tampa original, com válvula, por outra sem, ou então simplesmente remover a válvula da tampa, mantendo apenas a vedação junto a tampa. Dessa forma a água fluirá do radiador ao vaso sem qualquer restrição.
O único cuidado com adaptação de vaso é fazer uso de válvula de alívio com pressão de abertura igual à pressão original do motor ou do radiador, aquele que for de valor mais baixo.


Só falta arrumar esse ponto no meu CJ5...no mais ele tá bacana...motor opala+caixa C20 4m+pneus frontiera+direção hidráulica de landau... eu chego lá!

Um legítimo WFGM, nada como aproveitar o que existe de melhor em cada marca. :-)

Sds,
Sukys

edwint
13/07/2007, 08:19
Falae primo,

Quando troquei o motor de meu antigo niva por um Ap diesel, tive de adaptar tb o cebolão, mas optei por fazer um T no diâmetro interno da mangueira inferior do radiador e no "pé do T" foi soldada a tal porca para rosquear o cebolão, entendeu ???

Tentei desenhar no paint mas não ficou grande coisa...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/3696b25da6bfdd5ba03ed0649d3b367a.jpg

[]'s tentando explicar o T... :lol: :lol: :lol:



este "T" vc pode comprar pronto é so pedir o KIT VERÃO DO TEMPRA. eu coloquei em meu cj custa em torno de R$ 18,00.

Policarpo
04/08/2007, 14:45
Pessoal......vcs ajudaram pacas!!!

Problema resolvido. Tirei o radidador, dei uma boa limpada, mudei o cebolão p/ parte de baixo, coloquei um bom aditivo e cebolão que trabalha entre 75 e 80.....

Tá ótimo!!!! Já pequei trilha e das bravas e nada de esquentar...

Muito obrigado pessoal.

Valeu mesmo!!!

mola
22/10/2007, 09:08
:D Mauro

:) Toda cebolinha deve ser instalada na parte de baixo do radiador, pois o que interessa é temperatura da água que está entrando no motor e não a que está saindo (parte de cima do radiador) :wink:

:) Quanto ao tipo de cebolinha, depende do motor que vc usa e se é a gasolina ou alcool.

[]´s

Prezados, preciso de uma orientação.

Primeiramente, concordo com o citado acima.

Cj5 64 motor Gm 4cc gasolina, radiador original Jeep com as devidas adaptações do local saída entrada água no radiador – não é selado.- uso válvula termontastica.

Tirei a hélice de original de ferro e adaptei uma ventoinha elétrica que está funcionando com uma chave liga/desl no painel.

Sábado levei o radiador para soldar a porca para poder colocar o cebolão da temperatura no intuito de “automatizar” a ventoinha eliminado a chave liga/desl.

Devido a adaptação do bocal de saída da água do radiador para o motor- parte de baixo do radiador- não deu para soldar a porca próximo deste local, só deu para soldar do outro lado, também na parte de baixo, mas do mesmo lado que a água entra no radiador por cima- a colméia original é vertical..OK.

Por enquanto coloquei um tampão na porca e não instalei o cebolão, eu comprei um cebolão 92/87, será que pelo local que ele vai ficar devo usar um de faixa mais baixa, ou não faz diferença desde que esteja na parte de baixo.

Fiquei em dúvida, pelo que já li no fórum, se na posição em que vou ter que usar o cebolão não vai dar problema com a “ leitura” da temperatura..

Grato,

Mola