PDA

Ver Versão Completa : 4X4 ligado no asfalto



Caio
26/08/2004, 09:53
Como todos sabem as Toyota quando em 4X4 não podem rodar em piso com muito atrito, pois ao contrário dos Niva, Land, Subarus, etc...
não possuem diferencial central ou algo que faça a função. Ou seja, o torque é distribuido meio a meio (dianteira e traseira). Isso para mim é um dos motivos das Toyotas serem o bixo na lama e não enroscarem fácil. Mesmo porque as Lands e outros tem que bloquear o diferencial central para ter o mesmo efeito.
No fim de semana voltando pela Tamoios (litoral norte) peguei uma situação típica dessa época:

Chuvinha fina (não lava o asfalto só molha)
Asfalto novo
Muito óleo de caminhão
Curvas fechadas
Nevoeiro

Antes de pegar o inicio da serra liguei as rodas achando que poderia usar numa emergencia (traseira desgarrando na curva).
Picapes são muito leves e a chance disso acontecer é grande, quando a chuvinha apertou não tive dúvidas liguei a tração e fui.
O comportamento do carro mudou da água pro vinho a sensação de segurança é incrível o único detalhe era vc ter que reduzir para 3ª nas curvas e acelerar um pouco para a tração dianteira direcionar o carro. Isso vai contra o nosso instinto que é de brecar nessa situação.
Nessas condições o asfalto fica tão liso que funciona como se estivesse no barro ou terra batida. A roda traseira escorrega o suficiente para não forçar o conjunto. Passado o trecho do uns 15km desliguei tudo e segui viagem.

Fica a experiencia: Em condições de baixa aderencia no asfalto a tração funciona!!!!!!

PS: Cruzamos por vários carros que tinham rodado devido as condições da pista.

[ ]´s dirigindo no sabão sem susto

Rafa Band96
26/08/2004, 10:19
Só por curiosidade Caio :D :

Nunca olhei no manual da band, mas no da hilux fala alguma coisa sobre isso, andar com o 4x4 ligado no asfalto desde que com pouca aderencia?
A que velocidade vc chegou neste trecho?

Abrass,

Caio
26/08/2004, 10:32
Grande Rafa,

Rapaz preciso dar uma conferida no manual sobre isso, quanto a velocidade como era um trecho de serra em 3ª não passei de 70 km/h.
Na verdade fui mais no bom senso mesmo, analisando a situação sem por em risco o carro e o meu couro.

[ ]´s

Luca
26/08/2004, 15:09
Fica a experiencia: ...
Boa, Caio! Valeu você dividir com a gente a experiência. Sempre tive a curiosidade. É bom subverter o uso de nossos brinquedos, de vez em quando. :D



... manual ..., da hilux fala alguma coisa sobre... andar com o 4x4 ligado no asfalto desde que com pouca aderencia? Rafa,
É impressionante, mas o manual da minha Hilux nada fala sobre utilização de 4x4. A minha é de importação independente. O manual é uma bo&#a. Gasta 8 páginas falando sobre a operação do stereo, mas nenhuma sobre utilização da tração. Apenas ensina o usuário a ligar a tração. Nunca vi o manual de uma Hilux de importação oficial. Talvez seja melhor.
[]´s

Rafa Band96
26/08/2004, 15:27
O manual é uma bo&#a. Gasta 8 páginas falando sobre a operação do stéreo, mas nenhuma sobre utilização da tração. Apenas ensina o usuário a ligar a tração. Nunca vi o manual de uma Hilux de importação oficial. Talvez seja melhor.

Não seja por isso Luca :D ,

O manual da band tem 2 linhas de cometarios sobre a tração 4x4 (mais duas linhas sobre a reduzida!).
Acho que a Toyota da uma vacilada nestes manuais.

Abrass,

Caio
26/08/2004, 17:29
Dei uma olhada no manual e nada muito conclusivo.

O quebra-sol tem mais informação que o manual :cry: :cry: :cry:

Em nenhum momento senti ou ouvi barulhos diferentes e trepidação no cambio, depois de desligar tudo tb não percebi nada......

Será que os manuais da Ranger ou S-10 dizem alguma coisa, pois o sistema é part-time tb. :?: :?:


[ ]´s

Luca
26/08/2004, 17:40
Não seja por isso... O manual da band tem 2 linhas de cometarios sobre a tração 4x4 (mais duas linhas sobre a reduzida!).
É, Rafa,
Deve ser preguiça de traduzir aquelas letrinhas Japonesas :D

Aurélio
08/09/2004, 00:10
Galera,

Manual do Propietário Hilux SW4, pgs 38 e 39:
Sistema de tração na 4 rodas - Controle da tração dianteira
A alavanca de controle da tração dianteira seleciona uma das posições de utilização da transferência descritos a seguir:
"H2" velocidade alta, tração em 2 rodas
Utilização normal em estradas de superfícies secas e ásperas. Esta posição proporcionará maior economia de combustível, uma marcha mais silenciosa e um menor desgaste dos componentes.
"H4" velocidade alta, tração em 4 rodas
Utilização normal em estradas de superfícies molhadas ou cobertas por neve. Esta posição proporciona melhor tração que a em 2 rodas.
"L4" velocidade baixa, tração nas 4 rodas
Utilização de maior potência da tração. Utilize essa posição para aclives acentuados, fora de estrada, em areia, barro ou neve.
Vake lembrar que as velocidades máximas permissíveis quando estiver na posição "L4" para o motor 3L são ( em Km/h ): 1.ª - 11; 2.ª - 19; 3.ª - 31 e 4.ª - 47.

Em relação a roda livre, o MP recomenda "(...) utilizar a roda livre na posição "LOCK" no mínimo 16 Km por mês para assegura que os componentes da tração dianteira permaneçam lubrificados."

[]'s tracionados

oscarmferreira
14/09/2004, 13:06
Pessoal
Eu tenho um samurai e costumo sempre egatar a traçõa no asfalto com chuva. A diferença é incrível.
No manual diz que em terreno molhado pode ser usada a tração. E uso em qualquer velocidade e engato e desengato sem pisar na embreagem.

Fabio Rivetti
13/10/2004, 00:51
Sim, o comportamento "On-Road" melhora com a tração ligada.
Não, a mecânica destes veículos não foi feita para isso.

Isso não foi pensado pelos projetistas destes veículos, os únicos veiculos que podem rodar traçados no asfalto são os que possuem dif. central, vide Subaros, etc.
Fazendo isso a alternância de coeficientes de deslizamentos das rodas sem duvidas vai trazer esforços desnecessários a todo o sistema de transmissão, o que vai resultar em folgas, rolamentos gastos prematuramente etc.

Basta ver a dificuldade que as vezes se encontra em desligar a tração quando rodamos com ela sem necessidade.

É preciso uma condição de aderência muito ruim para que a tração seja utilizada, caso contrario é melhor não usa-la.

Tudo é também uma questão de custo beneficio.

Se achar que um aumento no consumo de componentes mecânicos e futuro aumentos nos gastos de manutenção sejam validos, porque não utilizar? Entretanto a possibilidade de uma quebra espontânea vai aumentar sem duvidas.

Lembremos que a ideia do 4x4 é "devagar e sempre" e não de ter grande desempenho em pista.

Abraço
Fabio Rivetti

Caio
16/10/2004, 12:05
Tô aqui no meio das férias mas vamos lá,

Essa historia de devagar e sempre valia para os primeiros sistemas dos "jeeps" um 4x4 moderno anda a 80km/h sem susto.
Asfalto molhado com resto de óleo de caminhão é pior que lama.
Antes de estourar alguma coisa o pneu vai "cantar" folgando o sistema,ai vc vai se ligar que está acontewcendo algo errado.
O negocio naõ quebra só de ver o asfalto.

Tendo o devido bom senso vc pode usar a tração nessa situação (asfalto liso molhado).

Fabio Rivetti
23/10/2004, 18:20
É exatamente o que eu disse.
O unico problema é que a ideia da tração 4x4, pura, sem dif. central, desde a amplificação do seu uso na 2ª Guerra Mundial, e até hoje é tirar o veiculo da enrascada, e ser desligada, só. Isso segundo fabricantes, seja land Rover, Toyota, Chevy, Ford, ou o que quer que seja.

Devido as inconstantes condições de tração no asfalto mesmo escoregadio, o uso da tração não é indicado. ""Por Fabricantes""

Quem quer usar use por conta e risco, e arque com valores maiores de manutenção.

Especialmente contraindicado se o veiculo for modificado, tiver pneu 33 ou maiores etc.

Abraço
Fabio Rivetti

Aurélio
23/10/2004, 21:09
Riveti,

Ao contrário da sua afirmação, o ""fabricante"" Toyota, indica sim o uso da tração em asfalto molhado. Pelo menos para a SW4, conforme o Manual do Propietário.


[]'s sempre TOYOTEIROS,

CYK
29/09/2009, 22:18
Pessoal,

Acabei de pegar minha Toyota Hilux 3.0 Cab. Dupla SRV 4x4 Mecânica e o vendedor, ao me entregar a viatura, me disse que em dias de chuva forte eu deveria tracionar 4x4 (H4).
Conforme mencionado pelo Aurélio e lendo o Manual do Proprietário, o texto diz:

"H4" velocidade alta - tração em 4 rodas: Utilização normal em estradas molhadas,...

Para confirmar tudo isso, resolvi enviar um e-mail para o SAC da Toyota e veja a resposta dada:

"Prezado Senhor,

Agradecemos mais um contato.

Informamos que a tração 4x4 (H4) pode ser usada em asfalto quando estiver chovendo forte.

Atenciosamente,

Toyota do Brasil
Serviço de Assistência ao Cliente
0800 703 02 06
clientes@sac.toyota.com.br"

Apesar de ser novato no assunto, acredito que trata-se de uma questão de bom senso em usar ou não usar o 4x4 em asfalto molhado.

Penso que se mesmo conduzindo a Hilux com cautela em asfalto molhado, a mesma estivar sem carga ou com pouca carga na caçamba, de modo que sentimos a viatura querendo se "desgarrar" do chão, podemos utilizar o 4x4 (H4).

Já se a Hilux estiver carregada com bastante carga em pista molhada e sentirmos que a mesma não tende a se "desgarrar" do chão, devemos usar 4x2 (H2).

BoaTrilha
29/09/2009, 23:03
Senhores, isto é fato e já foi plenamente discutido aqui no forum.

A tração melhora a estabilidade e aderência do carro na chuva.

Essa discussão de não ter diferencial central, não sendo aconselhavel...etc... tbm é muito longa.

Esses dias eu estava fazendo uma viagem habitual que sempre faço pela castelo branco. Veio a tempestade e sinceramente com os "bolsões" de agua a explorer aquaplanou.
Nada demais, consegui controlar o carro, mas que dá um bom susto isso sim!
Eu estava em 4x2.

Ainda não tinha testado o 4x4 no asfalto molhado.
Baixei a velocidade para 80km/h e engatei o 4x4 em movimento (conforme indica o manual), voltei a velocidade de cruzeiro e achei maravilhoso o comportamento do carro.
Estava muito firme, mesmo com toda aquela agua.

Daqui pra frente " CADA UM NO SEU QUADRADO " (teorizando Z, X ou Y)

Sempre que EU estiver viajando na chuva, vou engatar o 4x4.

gustavocarvalheira
26/12/2014, 09:53
Riveti,

Ao contrário da sua afirmação, o ""fabricante"" Toyota, indica sim o uso da tração em asfalto molhado. Pelo menos para a SW4, conforme o Manual do Propietário.


[]'s sempre TOYOTEIROS,


A SW4 possui diferencial central.

Eu tenho a mesma dúvida, mas tenho uma L200 Triton que não possui. Com diferencial central tenho certeza que pode utilizar, porém continuo com a dúvida para o meu caso.

Tenho dúvida também sobre o máximo de esterçamento recomendado nestas situações. Na verdade, esse excesso de torção no eixo provocado pelo 4x4 acionado só acontece em curvas. Em trechos retos os dois eixos giram na mesma velocidade, portanto não há torção.

Agora, que tipo de curva é recomendado nesta situação? Entendo que nos exemplos acima houveram situações de serra, o que significa curvas bem fechadas. Nestes casos entendo que force mais o sistema. Não que ele não suporte, mas que forçará mais.

Qual seria o ângulo máximo recomendado de curvas pra estas situações?

Abraços,,
Gustavo Carvalheira

guilhermeabreu
26/12/2014, 10:41
A SW4 possui diferencial central.

Eu tenho a mesma dúvida, mas tenho uma L200 Triton que não possui. Com diferencial central tenho certeza que pode utilizar, porém continuo com a dúvida para o meu caso.

Tenho dúvida também sobre o máximo de esterçamento recomendado nestas situações. Na verdade, esse excesso de torção no eixo provocado pelo 4x4 acionado só acontece em curvas. Em trechos retos os dois eixos giram na mesma velocidade, portanto não há torção.

Agora, que tipo de curva é recomendado nesta situação? Entendo que nos exemplos acima houveram situações de serra, o que significa curvas bem fechadas. Nestes casos entendo que force mais o sistema. Não que ele não suporte, mas que forçará mais.

Qual seria o ângulo máximo recomendado de curvas pra estas situações?

Abraços,,
Gustavo Carvalheira

GUSTAVO

Em asfalto molhado não importa o grau da curva pois no asfalto molhado os pneus perderão um pouco a aderência e com isto os pneus irão deslisar um pouco para não forçar o conjunto de engrenagens como aconteceria se o asfalto estivesse seco .

gustavocarvalheira
26/12/2014, 11:17
GUSTAVO

Em asfalto molhado não importa o grau da curva pois no asfalto molhado os pneus perderão um pouco a aderência e com isto os pneus irão deslisar um pouco para não forçar o conjunto de engrenagens como aconteceria se o asfalto estivesse seco .


Então, entendi perfeitamente. Mas imagino que quanto mais esterçamento tiver na direção, por causa das curvas acentuadas, maior a pressão no sistema "aliviar" e consequentemente maior a necessidade de deslisamento. Quanto mais retilínio for o seu percurso, mas leve será pro sistema todo.

Correto?

Sds,
Gustavo Carvalheira

Juliano_SBO
26/12/2014, 11:22
Num dos meus posts por aqui, comentei que um amigo usava a Blazer em 4x4 na chuva. Responderam fortemente que isso é proibido. Mas então eu me pergunto:

- Por que todo mundo prefere os veículos como SUVs e pickups 4x4, sendo que uns 95% desses veículos, pelo menos aqui em SP, nunca pisarão em ao menos 1cm de terra?

- Por que existe o 4x4Hi, que pode rodar em velocidades acima dos 100km/h? 100km/h "somente até sair do enrosco", só se o tal sufoco for algum credor correndo atrás pra cobrar dívida heheheh.

guilhermeabreu
26/12/2014, 14:33
Então, entendi perfeitamente. Mas imagino que quanto mais esterçamento tiver na direção, por causa das curvas acentuadas, maior a pressão no sistema "aliviar" e consequentemente maior a necessidade de deslisamento. Quanto mais retilínio for o seu percurso, mas leve será pro sistema todo.

Correto?



Sds,
Gustavo Carvalheira

GUSTAVO

Correto

enasor
26/12/2014, 15:10
... isto é fato e já foi plenamente discutido aqui no forum ... A tração melhora a estabilidade e aderência do carro na chuva ... Veio a tempestade e sinceramente com os "bolsões" de agua a explorer aquaplanou ... Eu estava em 4x2 ... Daqui pra frente " CADA UM NO SEU QUADRADO " (teorizando Z, X ou Y) ... Sempre que EU estiver viajando na chuva, vou engatar o 4x4.

Este assunto é apaixonante!!!!

Vejam, agora, a opinião do colega TORQUE53, no site abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/144330-duvida-tracao-4x4-chevrolet-s10-2013-a.html

"Você pode "traçar" o carro em movimento, desde que não esteja acima de 120Km. Condições de chuva, por si só, não é recomendado empregar a tração 4X4. Entenda o termo recomendado, como uma forma amena de...não pode...

Essa dúvida é recorrente aqui no Fórum, portanto, relembro aos amigos que o carro deve ser traçado apenas em condições pontuais, tais como: vencer trechos alagados, trafegar sobre lama e areia e em subidas íngremes. Muitos acreditam, que o simples ato de sair do asfalto e pegar uma estrada de terra batida, já é motivo de entrar com essa opção. Não, não é...

Tração 4X4 é igual a preservativo. Alguém coloca camisinha pra dar beijo na boca? Então, deixe para entrar com a tração, apenas em condições excepcionais e quanto menor o uso... melhor, pois o pior inimigo do conjunto de tração é a sobrecarga nas engrenagens, devido o esterçamento exagerado e constante do volante em curvas feitas com o carro "amarrado"...

Outro detalhe. A maioria dos carros modernos possuem a "Caixa Preta", portanto, caso necessite de cobertura em garantia para componentes ou conjuntos de alto custo, certamente sua palavra será substituída pelo levantamentos dos dados armazenados nesse módulo. Para isso, basta o mecânico "espetar" aquele scanner na tomada OBD do carro(parte inferior do painel) e a Montadora acessará todas informações de condução do seu veículo. No Cruze, esse módulo é conhecido como EDR..."

Vejam, agora, a experiência que um amigo meu me relatou ... Ele tem uma picape hilux 4x4 automática, e disse-me que tinha o hábito de traçar a viatura em viagens no asfalto sob chuva, pois, com o modo 4x4 ativado o veículo “gruda” no asfalto, ficando "mais na mão" e transmitindo maior segurança na viagem, principalmente em asfalto escorregadio e/ou pistas sinuosas. Certa vez, numa destas viagens, trafegou sob chuva na estrada, obviamente, com o modo 4x4 ativado, como era de seu costume; porém, ele acabou esquecendo o sistema ativado no modo 4x4 e, quando entrou na cidade, já com o asfalto seco, ao virar uma esquina muito fechada, o sistema apresentou sérios problemas (pode ser que isso tenha ocorrido porque o sistema já estivesse estressado, ou, talvez porque ele já tivesse o hábito de “esquecer” o modo 4x4 ativado em pisos impróprios, já de longa data ... não sei ...). Diante do problema, ele procurou a autorizada (ele só compra suas viaturas nesta autorizada) e teve a sorte de conseguir que o estrago fosse reparado por conta da garantia, porém, o gerente da autorizada da Toyota lhe confidenciou que o conserto teria lhe custado caro se o veículo não estivesse na garantia. Agora, em viagens, quando ocorre de andar sob chuva, ele me disse que diminui a velocidade, e só anda no modo 4x2. Dessa forma, segundo palavras dele, “dirigindo devagar sob chuva, eu trafego com segurança pelo fato do veículo estar em baixa velocidade (em que pese o risco de escorregamento por diversas causas ... aquaplanagem, piso escorregadio, etc), consigo maior economia de combustível e pneus, pois o veículo trafega “mais solto” e, ao mesmo tempo, não corro o risco de danificar o sistema de diferencial por esquecimento do sistema ativado no modo 4x4”. Disse-me, ainda, que dali pra frente só usa o 4x4 em ocasiões muito especiais, exatamente como recomendou o colega Torque53.


... 4x4Hi, que pode rodar em velocidades acima dos 100km/h? 100km/h "somente até sair do enrosco", só se o tal sufoco for algum credor correndo atrás pra cobrar dívida ...

Não seria esta a melhor opção para se acionar o 4x4 no asfalto, em dias de chuva? Com certeza, credor algum alcançaria ... Kkkkkkkkkkk A não ser que ele estivesse também num 4x4, porém, equipado com diferencial central ... Kkkkkkk ... porque senão ele correria o risco de ficar com dois prejuízos ... o da dívida e o da transmissão .... Kkkkkkkk.

Desculpem-me pela brincadeira ... Relevem!!!! ... Isso foi só uma “deixa” para desejar a todos um próspero ano novo repleto de alegria, sabedoria, saúde e paz ... e bons negócios, bom emprego e dinheiro no bolso, até que não seria mal, também, é claro ...

Abs.

guilhermeabreu
26/12/2014, 16:32
Eu particularmente mesmo sabendo que vc PODE acionar o 4x4 até 80km/h como manda a maioria dos manuais , eu particularmente qdo aciono o 4x4 SEMPRE faço com o carro parado , pois se vou passar por um enrosco , COM CERTEZA EU NÃO ESTARIA A 80KM/H .

E qdo tive as SW4 93 e 2002 , sempre andava em chuva em 4x2 , por raras ocasiões eu coloquei 4x4 em asfalto com chuva só pq nos trechos que eu andei nestas raras ocasiões tinha muitas poças de água e muita parte com alagamento longo de +- 3cm de espessura de lamina d'água , só nestas ocasiões .

E hoje como tenho uma SW4 2011 ela é tração integral nas 4 rodas o tempo todo , com isto tenho um carro bastante seguro para andar em rodovias em dias de chuva .

FELIZ ANO NOVO para todos .

Forte abraço

dorderf
26/12/2014, 18:57
Eu particularmente mesmo sabendo que vc PODE acionar o 4x4 até 80km/h como manda a maioria dos manuais , eu particularmente qdo aciono o 4x4 SEMPRE faço com o carro parado , pois se vou passar por um enrosco , COM CERTEZA EU NÃO ESTARIA A 80KM/H .

E qdo tive as SW4 93 e 2002 , sempre andava em chuva em 4x2 , por raras ocasiões eu coloquei 4x4 em asfalto com chuva só pq nos trechos que eu andei nestas raras ocasiões tinha muitas poças de água e muita parte com alagamento longo de +- 3cm de espessura de lamina d'água , só nestas ocasiões .

E hoje como tenho uma SW4 2011 ela é tração integral nas 4 rodas o tempo todo , com isto tenho um carro bastante seguro para andar em rodovias em dias de chuva .

FELIZ ANO NOVO para todos .

Forte abraço

Faço o mesmo, Dr. Guilherme. E também aciono a embreagem, só assim nunca vou tentar acionar a reduzida sem pisar na embreagem.

fertag
29/12/2016, 00:02
Este assunto é apaixonante!!!!

Vejam, agora, a opinião do colega TORQUE53, no site abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/144330-duvida-tracao-4x4-chevrolet-s10-2013-a.html

"Você pode "traçar" o carro em movimento, desde que não esteja acima de 120Km. Condições de chuva, por si só, não é recomendado empregar a tração 4X4. Entenda o termo recomendado, como uma forma amena de...não pode...

Essa dúvida é recorrente aqui no Fórum, portanto, relembro aos amigos que o carro deve ser traçado apenas em condições pontuais, tais como: vencer trechos alagados, trafegar sobre lama e areia e em subidas íngremes. Muitos acreditam, que o simples ato de sair do asfalto e pegar uma estrada de terra batida, já é motivo de entrar com essa opção. Não, não é...

Tração 4X4 é igual a preservativo. Alguém coloca camisinha pra dar beijo na boca? Então, deixe para entrar com a tração, apenas em condições excepcionais e quanto menor o uso... melhor, pois o pior inimigo do conjunto de tração é a sobrecarga nas engrenagens, devido o esterçamento exagerado e constante do volante em curvas feitas com o carro "amarrado"...

Outro detalhe. A maioria dos carros modernos possuem a "Caixa Preta", portanto, caso necessite de cobertura em garantia para componentes ou conjuntos de alto custo, certamente sua palavra será substituída pelo levantamentos dos dados armazenados nesse módulo. Para isso, basta o mecânico "espetar" aquele scanner na tomada OBD do carro(parte inferior do painel) e a Montadora acessará todas informações de condução do seu veículo. No Cruze, esse módulo é conhecido como EDR..."

Vejam, agora, a experiência que um amigo meu me relatou ... Ele tem uma picape hilux 4x4 automática, e disse-me que tinha o hábito de traçar a viatura em viagens no asfalto sob chuva, pois, com o modo 4x4 ativado o veículo “gruda” no asfalto, ficando "mais na mão" e transmitindo maior segurança na viagem, principalmente em asfalto escorregadio e/ou pistas sinuosas. Certa vez, numa destas viagens, trafegou sob chuva na estrada, obviamente, com o modo 4x4 ativado, como era de seu costume; porém, ele acabou esquecendo o sistema ativado no modo 4x4 e, quando entrou na cidade, já com o asfalto seco, ao virar uma esquina muito fechada, o sistema apresentou sérios problemas (pode ser que isso tenha ocorrido porque o sistema já estivesse estressado, ou, talvez porque ele já tivesse o hábito de “esquecer” o modo 4x4 ativado em pisos impróprios, já de longa data ... não sei ...). Diante do problema, ele procurou a autorizada (ele só compra suas viaturas nesta autorizada) e teve a sorte de conseguir que o estrago fosse reparado por conta da garantia, porém, o gerente da autorizada da Toyota lhe confidenciou que o conserto teria lhe custado caro se o veículo não estivesse na garantia. Agora, em viagens, quando ocorre de andar sob chuva, ele me disse que diminui a velocidade, e só anda no modo 4x2. Dessa forma, segundo palavras dele, “dirigindo devagar sob chuva, eu trafego com segurança pelo fato do veículo estar em baixa velocidade (em que pese o risco de escorregamento por diversas causas ... aquaplanagem, piso escorregadio, etc), consigo maior economia de combustível e pneus, pois o veículo trafega “mais solto” e, ao mesmo tempo, não corro o risco de danificar o sistema de diferencial por esquecimento do sistema ativado no modo 4x4”. Disse-me, ainda, que dali pra frente só usa o 4x4 em ocasiões muito especiais, exatamente como recomendou o colega Torque53.



Não seria esta a melhor opção para se acionar o 4x4 no asfalto, em dias de chuva? Com certeza, credor algum alcançaria ... Kkkkkkkkkkk A não ser que ele estivesse também num 4x4, porém, equipado com diferencial central ... Kkkkkkk ... porque senão ele correria o risco de ficar com dois prejuízos ... o da dívida e o da transmissão .... Kkkkkkkk.

Desculpem-me pela brincadeira ... Relevem!!!! ... Isso foi só uma “deixa” para desejar a todos um próspero ano novo repleto de alegria, sabedoria, saúde e paz ... e bons negócios, bom emprego e dinheiro no bolso, até que não seria mal, também, é claro ...

Abs.

A Hilux de minha cunhada teve PT apos capotar diversas vezes por ter perdido o controle em um acesso de uma pequena ponte em estrada esburacada e cheia de areião, andando a 80km/h em 4x2 ...Por via das duvidas, em estradas de chão, acima de 40km/h, ja' aciono o 4x4 H para ter maior segurança ao trafegar...e não me arrependo! Fiz quase toda a Carretera Austral(trecho de chão) em 4x4 H sem contratempos e com perfeito controle apesar das muitas pedras soltas no piso.