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Ver Versão Completa : Rebaixar qts mm o cabeçote - BF 161 - 6cc



Rafaminc
26/08/2004, 08:33
Pessoal, gostaria de uma dica, pois ontem desmontei o cabeçote do meu CJ 1966 6cc, para trocar válvulas e fazer assentamento das mesmas.

Obs: As camisas e pistões estão praticamente novos.

Já reformei uma vez meu motor em 1998 e coloquei tudo novo, menos as válvulas que na época tentei reassenta-las em casa (economia porca, hehe). Conclusão, o motor ficou ótimo durante uns 5 km, depois voltou a ser a mesma porcaria de antes da retífica.

Agora, depois de uns 6 anos e no máximo 5000 km rodados, resolvi abrir novamente o bixo e dar uma geral nas válvulas, pois já estavam arredondas nas sedes.

Pergunto aos entendidos:
* Posso dar uma rebaixada no cabeçote, para o motor aumentar um pouco mais a potência? E quantos mm podem ser retirados? Eu estou pensando em no máximo 1mm. O que vcs acham?

* Será que o motor vai ficar muito mais gastador do que é hoje? +- 7 km/l (estrada).

Agradeço pelas informações.

Elmer_Jeep
26/08/2004, 09:56
Posso dar uma rebaixada no cabeçote, para o motor aumentar um pouco mais a potência? E quantos mm podem ser retirados? Eu estou pensando em no máximo 1mm. O que vcs acham?

Eu acredito que até 1milímetro seja tolerável visto que esse motor originalmente não foi construído pra rodar com 25% de alcool no tanque. :P


Será que o motor vai ficar muito mais gastador do que é hoje? +- 7 km/l (estrada).

Agradeço pelas informações.

O funcionamento permanece praticamente o mesmo, a queima de combustível será otimizada porém o consumo depende do seu pé direito. :wink:

1[] 8)

Alessandro Henrique
26/08/2004, 10:05
O motor BF originalmente possui uma taxa de compressão de 7,6:1;
Para quanto você quer elevar a taxa?
Teoricamente, seria necessário remover 1,4 mm para se obter uma taxa de compressão de 8,5:1; Já é uma diferença significativa.
Como você está pensando em remover 1 mm , acredito que o motor fique com uma taxa 8,25:1
O prudente seria aguardar por mais relatos, principalmente de quem já rebaixou o cabeçote do BF.

Rafaminc
26/08/2004, 10:15
Descupe pelo entendido, ficaria melhor especialista não é?

É, isso que eu queria ver, se alguém já rebaixou e percebeu melhorias no velho BF. Tenho receio de rebaixar e ficar a mesma coisa, ou então alguma válvula pegar no cabeçote ou pistão.

O pior é que vou levar o cabeçote hoje na retífica, pois vou precisar do brutus na semana que vem.

Alessandro Henrique
26/08/2004, 10:20
Certamente a potência irá aumentar!

Elmer_Jeep
26/08/2004, 10:37
É, isso que eu queria ver, se alguém já rebaixou e percebeu melhorias no velho BF. Tenho receio de rebaixar e ficar a mesma coisa, ou então alguma válvula pegar no cabeçote ou pistão

Não tem perigo de as válvulas tocarem nos pistões, pra vc ter uma idéia nos motores à diesel as válvulas ficam rente à face do cabeçote e os pistões rente à face do bloco entre eles vai a junta do cabeçote, a chance de se tocarem durante o funcionamento é zero%. :)

elcio
26/08/2004, 11:08
oi Rafa:

ja pensou em trocar as valvulas, no seu caso acho que o assentamento ja nao adianta mais...
e como esta o comando de valvulas?


[]´s

Rafaminc
26/08/2004, 11:20
Vou colocar as válvulas e sedes novas, pois as minhas não tem mais concerto. Já estão com a face de contato arredondadas.

26/08/2004, 22:54
FALA AI RAFA

SE QUISER ANDAR NO ALCOOL PODE REBAIXAR 2MM SEM MEDO(DEIXE O CABEÇOTE COM 80MM, ORIGINALMENTE TEM 82MM SE NAO ME ENGANO) O DA FURAL-75 FOI REBAIXADO E ANDA NO ALCOOL, MAS JA ANDEI NA GASOLINA COM ELE REBAIXADO E NAO APRESENTOU PROBLEMAS .

andretomasi
27/08/2004, 03:07
Carlos, dá uma olhada e tenta reinstalar teu avatar, faz tempo que ele não ta aparecendo :wink:

[ ]´s

elcio
27/08/2004, 09:29
O DA FURAL-75 FOI REBAIXADO E ANDA NO ALCOOL, MAS JA ANDEI NA GASOLINA COM ELE REBAIXADO E NAO APRESENTOU PROBLEMAS .

Carlos.

vc andou com gasolina e cabeçote rebaixado??
nao empenou as valvulas nao :?:

Alessandro Henrique
27/08/2004, 11:02
Estimo que com o rebaixamento de 2 mm o motor tenha ficado com uma taxa de compressão de aproximadamente 8,89:1 !
Já é possível para começar a trabalhar com álcool.

Rafaminc
27/08/2004, 11:02
A minha idéia era ganhar mais uns 10 a 15 cavalinhos, sem comprometer o bom funcionamento do motor.

Meu cabeçote já está na retífica para retificar as válvulas e sedes, mas ainda não sei se devo rebaixa-lo um pouco, para o Jeep ficar mais esperto.

Obs. Acho que na minha região (Caxias do Sul) transformar o motor para álcool é meio inviável, pois é muito frio e o BF161 não iria corresponder muito bem, visto que as temperaturas chegam facilmente a 0°C.

Santoro
27/08/2004, 11:22
eu tenho um ohc 4cc do maveco no meu jeep , tava querendo rebaixar o cabeçote tb acredito q a taxa dele seja 7,8:1 eu acho , tava pensando em rebaixar 1,5 pra poder rodar no alcool , eu teria algum problema assim de imediato ? teria q trocar o carburador ne .....

Mauro B.
28/08/2004, 14:30
* Posso dar uma rebaixada no cabeçote, para o motor aumentar um pouco mais a potência? E quantos mm podem ser retirados? Eu estou pensando em no máximo 1mm. O que vcs acham?

Já pesquizei o assunto de rebaixar o cabeçote do BF-161. O mínimo rebaixo que encontrei foi de 0.8mm, do Fredy, o que segundo ele já deixou o jipe um pouco mais esperto. O que mais rebaixou o cabeçote foi o Carlos, que rebaixou 2.0mm, só que ele tá usando álcool.
Minha dica: se for rebaixar, faça no mínimo 0.8mm e no MÁXIMO 2.0mm ! :wink:


* Será que o motor vai ficar muito mais gastador do que é hoje? +- 7 km/l (estrada).

O consumo NÃO vai aumentar...no máximo irá diminuir. A queima vai ser melhor, o que dará mais potência sem precisar pisar tanto. Portanto, vc pode usar isto a seu favor e economizar combusível. :D

*****

Eu e o Eduardo Furlan Miranda trocamos vários
e-mails sobre este assunto a um tempo atrás, já que eu e ele estávamos interessados em aumentar a taxa de compressão dos nossos BF-161.

Como ele estava com o motor aberto, ele pegou as medidas da câmara
de combustão e, juntos, colocamos no programa Autocad. Com isso, para qualquer rebaixo que escolhermos, já saberemos a que taxa de compressão chegaremos...!!!

Elaboramos uma "tabelinha" e assim ficou:

tx original do motor = 7,6 :1
tx rebaixando 0,8mm = 8,0 :1
tx rebaixando 1,0mm = 8,2 :1
tx rebaixando 1,6mm = 8,56 :1
tx rebaixando 1,8mm = 8,7 :1
tx rebaixando 2,0mm = 8,85 :1

Sendo assim, já sabemos (e agora toda o 4x4Brasil) as taxas de
compressão correspondentes a tais rebaixos, e podemos escolher a que mais nos agradarmos !!!! Esses valores acima não são precisos, mas sim uma aproximação de cálculo! :)

Para os que estejam interessados em rodar alcoolicos com o BF-161, o site "Conversão do motor BF-161 para o Alcool" (http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm) pode ser uma referência. Vejam todos os relatos e o que eles fizeram. Se alguém fizer, tb escreva para este site! :P Obs: seria bom perguntar para essas pessoas se até hoje ainda rodam com álcool, para saber se tiveram algum problema referente à corrosão ou alguma alteração para pior no consumo. :roll:

[]'s

Munhoz
29/08/2004, 01:15
Graaande Mauro !

E então, dei um tempo na viagem das molas e barras, as coisas deram uma emrolada por aquí mas que vai se fazer. Bom, mas entrando de zequinha neste tópico, esse assunto me interessou, em sua pesquisa, voce menciona um delta de 0,8 a 2 mm sendo que para o máximo mudar para alcool, mas, acompanhando a sua tabela, a partir de qual momento você acha que o alcool passa a recomendado ?

Abraços


Munhoz

Marcelo
30/08/2004, 09:15
Pessoal,

Uma dúvida: aumentando a taxa de compressão, não pode prejudicar a parte de baixo do motor (bielas e virabrequim)? :roll: :roll: Já que é um motor antigo e esses componentes já podem estar fragilizados? Ou essa diferença não chega a afetar esses componentes? :?: :?:

Falo isso considerando que o motor não foi revisado (como é o meu caso). :?

[s] com dúvidas,

Elmer_Jeep
30/08/2004, 11:55
Pessoal,

Uma dúvida: aumentando a taxa de compressão, não pode prejudicar a parte de baixo do motor (bielas e virabrequim)? :roll: :roll: Já que é um motor antigo e esses componentes já podem estar fragilizados? Ou essa diferença não chega a afetar esses componentes? :?: :?:

Falo isso considerando que o motor não foi revisado (como é o meu caso). :?

[s] com dúvidas,

Com certeza isso pode acontecer, pra vc ter uma idéia o q eu vejo muito no dia dia, o cara traz um cabeçote pra fazer o recondicionamento, daí leva de volta 100% todo revisado, monta o motor, roda uns dois dias e volta com as bielas e o virabrequim pra retificar também :?

Conclusão, só pelo fato de ser corrigido o assentamento entre sedes e válvulas a compressão interna aumenta e os componentes da parte inferior("parte de força") que estão desgastados não suportam muito tempo. Anéis, buchas de biela, bronzinas... :roll:
Se acontecer com alguém que conheça o funcionamento de um motor é possivel perceber enquanto o problema estiver apenas nos anéis, buchas e bronzinas, até aí tudo bem, o pior é quando esses componentes(por serem frágeis) se desgastam totalmente aí sobra pras camisas, bielas e virabrequim.

Então, se no caso de uma simples retífica de cabeçote já ocorrem problemas imagine com aumento na taxa de compressão. :wink:

Se o motor for completamente retificado/recondicionado e aí sim tiver o cabeçote "rebaixado"(dentro dos limites) vai funcionar numa boa tendo incremento(aumento) de potência :D

[]'s 8)

Marcelo
30/08/2004, 15:13
Grande Elmer,

Não tenho certeza, mas acho que o motor do meu jeep está com válvula presa (segundo o cara que recondicionou o carbura). :roll: Nesse caso, o que é melhor fazer? Sei que talvez uma simples regulagem nas válvulas resolve, mas se tiver que mexer nas sedes, etc? :roll: :roll:

[s] pensando como melhorar o motor,

Elmer_Jeep
30/08/2004, 15:39
Grande Elmer,

Não tenho certeza, mas acho que o motor do meu jeep está com válvula presa (segundo o cara que recondicionou o carbura). :roll: Nesse caso, o que é melhor fazer? Sei que talvez uma simples regulagem nas válvulas resolve, mas se tiver que mexer nas sedes, etc? :roll: :roll:

[s] pensando como melhorar o motor,

Realmente válvula presa atrapalha no funcionamento correto do motor, uma regulada resolve :wink:

Bom, é um caso arriscado, se eu fosse vc apenas faria a retífica do cabeçote, mandava dar um bom banho químico pra descarbonizar(essa gasolina de hoje deixa muitos resíduos) e botava pra andar, porém o certo(e mais cu$$toso) seria retificar também sedes e válvulas de escape que ficam no bloco.

Ainda assim vc vai correr risco, eventualmente pode o motor bater(fundir) uma biela decorrente da compressão lá em cima que será "melhorada".

se ainda restar dúvidas pode perguntar, até mais.

[]'s e boa sorte 8) hehe.

Marcelo
30/08/2004, 17:23
Elmer,

Primeiramente vou olhar a regulagem das válvulas. Bem mais fácil e pode resolver o problema. 8) :wink:
Se realmente tiver que mexer no cabeçote vou deixar do jeito que está até abrir o bico. :?
Uma coisa puxa a outra, e, se tiver que retificar o BF, é melhor trocar por um novo. :lol: O valor da retifica dá para colocar um 4.1. 8)

Obrigado pelo esclarecimento.
[s]

Elmer_Jeep
30/08/2004, 17:47
com certeza :D :D
o valor do recondicionamento completo do BF dá pra bancar um GM 4.1 e a adaptação. 8)

Mauro B.
30/08/2004, 20:21
Oi Munhoz !!! :D


Bom, mas entrando de zequinha neste tópico, esse assunto me interessou, em sua pesquisa, voce menciona um delta de 0,8 a 2 mm sendo que para o máximo mudar para alcool (...)

Correção: eu disse apenas que o Carlos que que rebaixou 2.0mm usa álcool. Não recomendei a mudança de combustível. Disse apenas o fato! :)



(...) acompanhando a sua tabela, a partir de qual momento você acha que o alcool passa a recomendado ?

Só recomendo a utilização do álcool se, e somente se, o motor começar a apresentar tendência a "bater-pino" ou ter "pré-ignição". Caso não haja tal(is) problema(s), acho descartável a utilização do álcool como combustível. Dos relatos que ouvi a respeito de quem rebaixou o cabeçote, nenhum teve problemas do gênero! :wink:


Uma dúvida: aumentando a taxa de compressão, não pode prejudicar a parte de baixo do motor (bielas e virabrequim)? Já que é um motor antigo e esses componentes já podem estar fragilizados? Ou essa diferença não chega a afetar esses componentes?

O BF-161 é um motor de projeto antigo, e por isso tem um "fator de segurança" maior. Talvez seja justamente esse "fator de segurança" maior que permitiu que alguns anos mais tarde o BF-161 saísse em uma versão mais potente (110cv a 4.400rpm) e mais torcuda (19,36kgfm a 2.000rpm). Essa versão chama-se "2600" e possui dois carburadores. Ora, se o conjunto de peças do BF-161 e do "2600" são iguais, então pode-se dizer que o aumento da taxa de compressão do BF-161 (desde que razoável) não irá comprometer de forma significativa a durabilidade do mesmo. :)

Se eu fosse aumentar a taxa de compressão do meu BF-161 (o que pretendo fazer em ora oportuna), aumentaria-a em 1 ponto, passando a mesma para 8.6 : 1. Acredito que com isso a redução no consumo seja sentida (pelo maior aproveitamento do combustível) sem forçar a mais as partes do motor :D

[]'s

Marcelo
31/08/2004, 13:17
Eu não estava pensando em rebaixar o cabeçote só verificar as válvulas e sedes mesmo, mas como para isso, tem que tirar o cabeçote, no mínimo uma passada para nivelar ele vai receber. :roll:

Mas agora fiquei na dúvida, corro o risco de ter a parte de baixo fragilizada? :roll: Alguém sabe quanto custa, aproximadamente, esse trabalho no motor? :roll: :roll: Considerando a descarbonização das válvulas, sedes e rebaixo do cabeçote.

Só vou fazer isso se a regulagem das válvulas não resolver. 8)

[s]

Mauro B.
31/08/2004, 17:44
Oi Marcelo ! :D

Apenas para "aplainar" o cabeçote de ferro, o pessoal aqui de Porto Alegre cobra uns R$30,00 pra um 4cil e uns R$40,00 pros 6cil. Isso a alguns meses atrás. :?

[]'s

Raphael Stocker
01/11/2004, 14:17
Ola a todos,

Desculpem desenterrar esse topico!
Bom 'e que estou com um problema.. o meu motor 'e um OHC e estou com GNV e pensando em transformar o motor pra alcool.. ja que a taxa de comprecao do gnv e do alcool sao maiores que a gasolina, o problema 'e que nao sei quanto rebaixar o cabecote.. estava pensando em trocar o carburador por um Solex Bijet do Maverick a alcool ou um do opala...

Alguma dica?

Matheus Vendramini
17/04/2005, 16:50
Muito legal a idea de rebaixar o cabeçote. Mas qual seria a medida q mais elevasse a taxa de compressao e q deixaria o jeep galosina??

Rogério Barthy
18/12/2006, 17:47
Estou trocando o cabeçote do meu BF-161 e então comprei um cabeçote que ao chegar na oficina e ser medido, cheghou-se a 80,80 ou seja: Segundo o mechanico, a medida seria entre 82. e 81 (stander e fim de retífica).
Gostaria de saber se poderei utilizar esse cabeçote, com essas medidas, levando-se em consideração que ele deverá ainda levar uma aplainada para retirar algum empeno.
Utilizo gnv na viatura e sei que rebaixando o cabeçote e aumentando a taxa, deverei ter um melhor rendimento e possivelmente om maior aquecimento da junta e do cabeçote !!1
Quais os conselhos ???
Aguardando orientaçoes e palpites (já com o cabeçote na retífica)
Rogério

cangu
21/05/2016, 19:45
Estou trocando o cabeçote do meu BF-161 e então comprei um cabeçote que ao chegar na oficina e ser medido, cheghou-se a 80,80 ou seja: Segundo o mechanico, a medida seria entre 82. e 81 (stander e fim de retífica).
Gostaria de saber se poderei utilizar esse cabeçote, com essas medidas, levando-se em consideração que ele deverá ainda levar uma aplainada para retirar algum empeno.
Utilizo gnv na viatura e sei que rebaixando o cabeçote e aumentando a taxa, deverei ter um melhor rendimento e possivelmente om maior aquecimento da junta e do cabeçote !!1
Quais os conselhos ???
Aguardando orientaçoes e palpites (já com o cabeçote na retífica)
Rogério

E ai como ficou seu cabeçote??? sentiu diferença???