PDA

Ver Versão Completa : Explorer tem reduzida?



saviocosta
26/08/2004, 01:04
Amigos gostaria de saber se a explorer V6 tem redução no câmbio, gostaria de informações tanto da com câmbio manual como da com câmbio automático.

Sergio Rocha
26/08/2004, 08:26
Nunca vi nenhuma com redução.Pode ser que as mais novas tenham.
[],

Wallace
26/08/2004, 11:39
Tem sim, pelo que eu saiba todas tem... ou não!

Klendatu
26/08/2004, 12:04
Não sei as V6, mas a V8 NÃO tem

Wallace
26/08/2004, 12:44
Tem V8 com reduzida sim.
Parece que as Explorer podem ter 3 sistemas de tração:
4x2
4x4
4WD
Tanto com motor V6 como o com o V8

As 4x4 tem reduzida sim.
As 4WD não tenho certeza, mas perece que não...

Ou seja, pelo visto tem que se optar por ter um veiculo que anda em 4x4 no asfalto OU que tenha reduzida.
O que é uma pena pois tem muitos que podem fazer ambas as coisas...
Isso para as mais novas.
Pois acho que todas as antigas tem reduzida, já que é a mesma tração da Ranger.

Klendatu
26/08/2004, 12:55
Negativo, as V8, que foram vendidas por aqui em 200 e 2001 com o nome de Limited, não tem reduzida nem como opicional.

Não existe difença entre 4x4 e 4wd

Wallace
26/08/2004, 13:14
Segundo a Ford dos EUA tem sim...

Klendatu
26/08/2004, 13:18
Mas as que foram vendidas aqui não.

http://www2.uol.com.br/bestcars/comp/exp-cher-4.htm

Wallace
26/08/2004, 13:30
Mas existe a diferença entre a 4x4 e a 4WD de toda forma.

Klendatu
26/08/2004, 13:32
4wd: four weel drive = tração nas quatro rodas =4x4

Wallace
26/08/2004, 13:36
Eu sei, mas a Ford chama cada sistema de um nome para diferenciar.
Entre no site da Ford nos EUA e verifique.

saviocosta
26/08/2004, 20:30
E agora criou-se a polêmica, esse tópico vai render, mas afinal tem ou não tem a reduzida?
Tem alguém que participe do forum e que possua uma explorer e possa dar essa informação?

Sergio Rocha
26/08/2004, 20:35
Tem razão, pelo menos as novas tem reduzida.Todas as velhas q eu vi até hoje, nenhuma tinha.Mas, se vc afirma q as velhas tb tem, eu acredito. 8)

saviocosta
27/08/2004, 00:39
Eu vejo anuncios de 4x4 e 4x2, eu pretendo comprar uma 4x4, por isso queria informações a respeito deste modelo, sei que existem carros 4x4 sem reduzida e quero saber se o Explorer V6 é um deles.

Wallace
27/08/2004, 11:26
Segundo um amigo meu que tem uma (V6) todas tem, seja 4x4 seja 4WD, novas ou velhas...
Só as 4x2 que não tem reduzida.
Eu achava que era isso mas não tinha certeza.
É basicamente o mesmo conjunto mecanico da Ranger, já que a Explorer é a Ranger perua.
E que para alguns desavisados não tem alvancas não... é na base do botãozinho...

Klendatu
27/08/2004, 21:29
Vi hoje numa loja de usados um V6 anos 1996, 4x4 ja do modelo novo, que NÃO tinha reduzida, o único botão do painel(que é igual ao da Ranger) era para acionar o 4x4.


As mais novas, 2000 e 2001, que so vireram V8, nenhuma tinha reduzida

Segunda-feira eu volto lá e fotografo o painel!

andretomasi
27/08/2004, 21:38
Fala Klendatu,

Como disse, reduzida é opcional, provavelmente a maioria das pessoas que compram nem se importam em ter, pois não vão usar mesmo.

[ ]´s

Sergio Rocha
28/08/2004, 18:38
E que para alguns desavisados não tem alvancas não... é na base do botãozinho...

Pra quem tiver interessado http://info.schoolreference.com/ford-explorer-pictures-information.html

Klendatu
28/08/2004, 18:41
A partir de 95 Ranger e Explorer passaram a vir com o painel usado até hoje na Ranger, em 2002 a Explorer mudou completamente.

http://catalogue.carview.co.jp/Merismus/NewOverview/v16631a.jpg

Dionisio
23/06/2005, 10:22
Olá amigo. A Explorer pode ter redução sim. Possuo uma XLT 98 4WD. ela possui um comutador no painel (AUTO x 4WD HI x 4WD LOW).
Na posição AUTO, a tração é distribuida 50% traseira e 50% dianteira sem bloqueio no diferencial dianteiro.
Na posição 4WD HI (que pode ser acionada em movimento - até 88 Km/h) a tração é 50% x 50% com bloqueio no diferencial.
Na posição 4WD LOW (que só pode ser engatada c/ o veículo parado) ele aciona a caixa de redução com bloqueio no diferencial.
Espero ter respondido sua dúvida. []'s

Paulo Henrique
09/07/2005, 17:15
Amigos, eu comprei uma Explorer 4X4 Aut 94/94.
No painel de mostradores, tem a indicação das marchas; P R N @ D 2 1 , me informaram que a @ que é um D com passagem de marchas reduzida, para quando estiver com o carro cheio.
No painel acima do som, tem dois botões, uma 4X4 e outro Low Ranger.
Me disseram que o low Ranger seria a 4X4 reduzida, mas não tenho manual e como estou com ela a pouco mais de uma semana, pretendo colocar GNV. Alguma dica aqui no RJ? outra coisa, qual oleo devo usar? Vi aqui o Lubrax Extra Turbo ou Lubrax Top Turbo mas no site da Lubrax, ambos são recomendados para motor diesel. Alguma luz?

Grato

Abs

Paulo H

Wallace
10/07/2005, 15:12
P = Park, acionar quando estiver parado, funciona como deixar engatado no mecanico quando parado e desligado, mas no automatico pode deixar ligado. É uma posição que consegue ligar o carro, provavelmente vai precisar pisar no freio tambem para ligar.
R = Ré
N = Neutro, outra posiçãao que deve consegue ligar o carro, provavelmente vai precisar pisar no freio tambem para ligar.
O seu @ deve ser a Over-Drive, é a posição que entra a marcha mais longa, 4 marcha. Mas também entram as 3 primeiras marchas. Pode usar normalmente essa opção, só baixe para D, 2 e 1 para usar o freio motor ou se estiver numa situação que a marcha fique pulando para cima e para baixo constantemente sem necessidade, como numa subida suave.
D = Permite usar as 3 primeiras marchas.
2 = Ai teria que ver no manual, pode ser somente as marchas 2 e 1, ou pode ser só a 2, pode ser também para poder sair em segunda.
1 = Somente a primeira marcha.

Isso tudo voce vai sar com ou sem a reduzida.
A reduzida vai entrar quando colocar em Low Ranger.
Mas não use a reduzida em piso com aderencia e em curvas, ou pode quebra tudo.

Paulo Henrique
10/07/2005, 16:43
Caro Wallace, então o @ que na verdade é um D com circulo em volta que pode ser muito bem o O de Over-Drive, essa é a posição ideal para o dia a dia e viajens, o D seria para o dia a dia ou viajens com o carro cheio, seira isso, ou seja, o inverso do que me falaram. Bom, sendo assim, é bem provavel que ela seja um pouquiiiiinho mais economica.
Eu n entendi muito bem quando vc fala da marcha fica pulando e em colocar em D 2 1... a marcha pode pular? Eu posso mudar a marcha com o carro em movimento? Bom deu pra perceber que esse, alem de ser meu primeiro carro automatico e o primeiro 4X4.

Entrei no site da Ford https://www.fleet.ford.com/maintenance/owners_manuals/default.asp mas só achei manual da 96 pra k.

grato

PH

Eriksom Teixeira Lima
10/07/2005, 22:18
PH

Posição 1 = só engata 1a. marcha
Posição 2 = engatam 1 e 2a. marchas
Posição D = engatam as 3 primeiras marchas, sendo a 3a. chamada Drive
Se o que você escreveu como @ for um D dentro de um círculo deve ser a marcha Overdrive.

Não há qualquer problema em você colocar em Overdrive e dirigir SEMPRE. Eu só ando na minha Ram assim.

As demais posiçoes tem uso específico quando você quer limitar a troca de marchas para cima. Se você pisar fundo no pedal, acontecerá o chamado quick-down, ou redução. Quando você aliviar o pé, a marcha pulará para as superiores. Numa subida íngreme, p.ex., pode não ser interessante a troca, e você só queira aliviar para passar um buraco. Daí você coloca em 1 e sobe controlando o veículo.

Ah, não há qualquer problema você trocar as marchas andando, apenas não dá para colocar ré, quando estiver em movimento para a frente :twisted:

Passe no Posto Catacumba/Lagoa na 3a. feira e a gente fala mais sobre o carro.

[]s

Eriksom

j.sebastian
11/07/2005, 08:08
No caso da Explorer 94, funciona assim:

"P": Park. Serve para ligar o carro (não precisa pisar no freio) e para tirar a chave do contato quando desligado. Aciona uma trava mecânica na saída do câmbio que não deixa as rodas girarem, como um freio de mão. Nunca coloque com o carro ainda em movimento, mesmo que leve.
"R": Ré
"N": Neutro. Serve para guinchar o carro ou move-lo com o carro desligado, empurrando. Dá para ligar o carro nesta posição. O câmbio tem que estar em N para acionar o 4x4 Low Range, com o veiculo parado.
"OD" ("D" com circulo): OverDrive. Permite o uso das 4 marchas, inclusive o overdrive. Não permite freio motor em descidas.
3: Permite arrancar em 1a e subir as marchas conforme necessário até a 3a. Dá um certo freio motor em descidas mais rápidas (segura em 3a marcha)
2: Engata APENAS a 2a marcha. Serve para arrancar na neve ou em lama sem patinar muito. Bom freio motor em descidas.
1: Engata APENAS a 1a marcha. Marcha de força, tanto para subidas como para freio motor máximo.

Os botões "4x4" e "low range" acionam, respectivamente, o 4x4 alto e a reduzida. o Low só entra depois de vc ter acionado o 4x4 e com o veiculo PARADO e câmbio em N. A redução da caixa Borg&Warner 1354 da Explo94 tem 2.48:1

[]'s,
Sebastian

Paulo Henrique
11/07/2005, 08:36
Caro Sebastian, qual seria a indicada para uso diario, OD ou D? No caso de estar em OD, descendo uma serra e achar que o estou freando de mais eu passo para D ou mesmo 2 e apos chegar no plano passo para OD, posso fazer isso? Tenho andando em D em velocidades 90 100 km/h, teria algum problema, teria limite para as marchas? O antigo dono disse que só usava o D me explicou totalmente errados as outras marchas , acho que nunca usou.
O que vc me fala da 2 tem tudo a ver, eu fui subir na garagem do meu prédio e tinha colocado na dois, pois queria que ficasse entre a 1a e 2a marcha, sem esticar para terceira, mas o carro subiu muito mal, no D foi muito superior. ou seja, a 2 é só segunda mesmo.
Fico grato a todos pelas dicas, estou gostando muito do carro, posição de dirigir o cambio automatico, pareco um adolescente com seu primeiro carro... quando tiver mais confiança e conhecimento pretendo fazer um desses passeiso de trilhas, leve ou levissima se tiver.
Gde ab

Grato

PH

j.sebastian
11/07/2005, 08:54
PH,

No uso diario, coloque em OD. Só use D para freio motor ou quando estiver puxando um trailler ou rebocando alguem, para não acionar o overdrive.

Na serra, faça assim mesmo: baixe de OD para 3 e de 3 para 2... e até 1, dependendo da inclinação e velocidade desejadas. Se vc tentar colocar uma marcha curta demais, o cambio não vai permitir (colocar 1a a 100km/h, por exemplo). O cambio fica na marcha mais alta até atingir velocidade segura para engatar.

Na estrada plana, ande sempre em OD, para economizar gasolina (4a marcha e trava de conversor de torque acionados...)

A 2a se comporta dessa maneira NA EXPLORER 94. Isso não é regra nos automáticos (na verdade é exceção).

Boa sorte com o brinquedo novo! ;)

Seba

Paulo Henrique
11/07/2005, 09:13
Muito grato Sebastian e n querendo abusar e abusando, vou trocar o oleo essa semana e recebi varias informação, oleo mineral e molylote, nunca tinha ouvido falar nesse molycote, outros falaram para colocar oLubrax Extra Turbo e só, outros indicaram oleo semi sintetico, e me falaram tambem em Militec... ou seja, acabei ficando em dúvida, como vc demonstra conhecimento da 94 e tel lá suas particularidades, o que me indica?

Gde Ab

PH

j.sebastian
11/07/2005, 09:20
Óleo é um assunto polêmico :)

Cada um tem um gosto ou recomendção!

Eu sempre usei Castrol GTX 20-50, com trocas a cada 3000km.

Nesta última troca, usei o Castrol Magnatec 10-40 e achei que o carro ficou mais silencioso e "macio" no motor...

Faça sempre a troca do filtro junto com a de óleo (Fram PH8A)...

Seba

Dionisio
11/07/2005, 10:05
Paulo Henrique,

Com relação ao @, é o Overdrive, use-o normalmente no dia-a-dia.
o D, é sem overdrive, é indicado para uso com reboque, subidas, etc..
o 1 é a 2 marcha e o 2 é a 3 no meu, mas repare que a minha tem 5 marchas (5R55).
O botão 4x4 aciona o bloqueio nos cubos de roda (hub locking) e vc não deve usá-lo em terreno firme....
o 4x4 LOW é reduzida mesmo.
[]'s

Wallace
11/07/2005, 13:48
Ao pessoal que tem automaticos novatos ou não...
E sempre bom reduzir no cambio para poupar os freios.
Ter cambio automatico não significa que ele vai fazer tudo por você.
Como o Seba falou, não precisa se preocupar que não vai entrar uma marcha muito baixa, o cambio nõa deixa.
Quase todo mundo acha estranho quando anda comigo, uso muito o cambio reduzindo para segurar o veiculo assim uso muito pouco o freio.
Muitas vezes uma leve pressão no freio ajuda o cambio a saber que tem que reduzir, mas ai depende do veiculo. Na Cherokee Sport e no Stratus funciona.
Eles reduzem sozinhos mais rapidamente com a leve pressão no freio.
Mesmo no Stratus que o cambio é tipo TipTronic eu uso normalmente em Drive (não tem a posição de overdrive) e passo para comando TipTronic para reduzir e depois volto para Drive.
OverDrive é simplesmente uma marcha mais longa (desmultiplicada) que vai lhe dar maior economia e mais silencio, pois o motor vai trabalhar com menos rotação.
Com motores grandes como os nossos andamos a 60 km/h em ultima marcha tranquilamente e com um pouco mais de economia.
Eu dificilmente passo dos 2 mil rpms na cidade.

Edintruder
23/07/2005, 23:15
Estou vendo algo equivocado no que foi escrito. O Over-drive é uma redução que existe nas caixas automáticas que serve para ganhar mais torque e um melhor aproveitamento de potência, por exemplo, quando se aciona o over-drive o rpm sobe pois entra na redução de overdrive, no Monza automático por exemplo, o overdrive é acionado quando se tira o pé do acelerador em 3a marcha engatada ou quando acelera sem dar foot down, nas explorer é acionado manualmente. Pode-se ser usado no dia a dia, porém com redução de conforto e autonomia. O low range é o 4x4 low, ou reduzida.
Então o over drive é o oposto que foi escrito, é uma marcha mais reduzida, uma intermediária às outras. Repare na estrada e Drive a 100 deverá estar com uns 1700 rpm, quando se aciona o Over-Drive a rpm sobe para uns 2100 rpm. Na explorer 98 funciona assim como escrevi, acredito que na sua deve ser identico. O acionamento do OD na Explorer mais nova é na palanca do câmbio como se fosse o limpador do pára-brisas. Quando acionado acende uma luz indicativa no painel. Detalhe, o OD acopla e desacopla sem ruidos ou solavancos, apenas sobe a rpm sem reduzir as marchas.
Não sei como é na Cherokee, mas nas Explorer é assim.

Paulo Henrique
24/07/2005, 10:05
Caro Edintruder,

A minha, EXPLORER, é 94, tem a opção e OD no cambio mesmo, um circulo com o D dentro, mas depois que li as orientações dos amigos aqui, passei a usar a OD e realmente senti o carro trabalhar mais macio e uma perda do freio motor nas descidas, ou seja, acredito que seja realmente como eles comentaram, talvez por a sua ser mais nova tenha uma definiçào diferente, a minha 2 por exemplo, n é 1a e 2a, é só a 2a ou terceira como disse um amigo acima, antes de saber, eu coloquei a 2 para subir na minha garagem e senti muita dificuldade no carro, em D ou OD sobe muito bem, entào a 2 é realmente para sair em terrenos escorregadios, neve, lama... enfim, ate o momento eu to achando que a OD é a que produz um rodar mais macio, ideal para o dia a dia, viajens, retas, ... a D para carro cheio reboque... mas vou prestar atenção no giro que vc falou e depois coloco aqui.
Uma perguntinha, quando manobro o carro, ele da um pequeno tranco quando engato a R, é assim mesmo? Sobre o óleo, eu acabei comprando o Castrol Magnatec, achei uma promoção aqui no meu estado e comprei, saiu a 13,90, eu tava achando que tinha feito uma excelente compra, mas pelo preço que vc colocou do Top TUrbo e o que tão falando bem dele já tô me sentindo :putz: :oops: :cry:

[]s

Paulo H

Edintruder
24/07/2005, 13:04
Esmamos fazendo confusão, um circulo com D dentro é Drive, o Over-Drive é OVERDRIVE. Na Ranger não marca 5a na palanca, mas um círculo com D no centro.
O tranco que sentes no engate são folgas axiais no diferencial, caixa e cruzetas. Quando emgatas para frente depois de dar ré o tranco é sentido novamente. Em caixas manuais também tem, isso é comum do uso. Toma cuidado para não engatar e ré com o veículo em movimento para frente com velocidade, pois é só colocar a palanca na posição R que ela entra. Só engate P com o veículo totalmente parado. Dica, coloca em 1, e pisa fundo e vê até que velocidade vai ató o final do giro do motor, por exemplo, se a potência máxima é indicada a 5000 rpm, em 1a estica até 5000 rpm, registra a velocidade e coloca em 2a, e acelera tudo de novo. Tendo em mente essas velocidades por marcha, facilita em descidas de serra para ter freio motor, por ex, vens a 100 km/h em uma descida íngreme de serra com curvas, engata 2a ou 3a caso for 4 marchas e desce com freio motor sem pisar em freios. Em estradas de serra é comum ver carros descerem com o pé no freio, imagina se precisarem realmente frear? Com os freios quentes fica quase impossível. Tem casos que estouram até os reparos dos cilindros de freios das rodas e começa a sair fumaça das rodas por causa do fluido fervendo.
O óleo magnatec proporciona uma Km maior, tipo 15000km na Explorer em uso urbano ou uns 20000 km em uso rodoviário. Na dúvida do óleo usado anteriormente, usa ele por uns 10000 km e depois retorna para o mineral com troca de filtro junto.
Eu uso o Magnatec na minha moto 250, pois é o óleo que o manual recomenda, e como comprei zero sempre usei ele, realmente é muito bom, na moto roda 3000km, enquanto o mineral rodaria somente 1000 km.

Paulo Henrique
24/07/2005, 14:00
OK, a minha tem no painel P R N OD D 2 1, sendo OD um circulo com D dentro. Usava a D por indicação do antigo dono e agora estou usando OD e sento um rodar mais natural.
Eu procuro engatar as marchas, quando manobrando, sempre com o carro totalmente parado. O P só depois de estacionado e freio de mào, no caso, de pé. Eu paro o carro piso no freio de "mão" e passo para P, tipo meio que sem perceber.
Mudar de marcha andando, tipo estou em OD e passar para D ou 2 para uma descida eu ainda n fiz, na verdade tenho certo receio, medo mesmo, acho q é a falta do pedal de embreagem :? :roll: :oops:
SObre o óleo, eu tinha pensado nisso, usar o Magnatec num período mais curto.
Vc seguir o q disse, vou acompanhar a troca para aprender e fazer a proxima troca proximo aos 10 mil km, se sentir confiança, faço eu mesmo :mrgreen: :mrgreen:

Grato pelas dicas

[]s

Paulo H

Eriksom Teixeira Lima
24/07/2005, 18:50
Uma coisa eu aprendi há tempos: fuja daquelas receitas universais, estão sempre erradas :putz:

Do que li acima, posso dizer:

- eu nunca vi nenhum carro que você colocasse em 2 e arrancasse em 2a. marcha. Todos os que eu dirigi, saem em 1a. e sobem até 2a. marcha. Na minha Ram é assim, no Vitara da mulher é assim, nos Gran Vitara que dirigi recentemente é assim, na Cherokee de um amigo é assim, em Range Rover é assim, em Landaus antigos era assim. Enfim, o dia em que eu dirigir uma Explorer, descobrirei se é diferente :pensativo:

- cada veículo tem sua especificidade. Na minha Ram, se o botão de Overdrive estiver aceso significa que ele está DESLIGADO. Se eu desligar, tenho de ligar de novo; se eu desligar o carro, quando eu ligar o carro de novo, o OverDrive estará acionado. Se eu estiver com a memória boa, o Gran Vitara é exatamente o contrário, você precisa acionar o botão, mas não lembro direito. Na Cherokee, que eu lembre, é igual a Ram. Ou seja, não existe receita universal :stop:

- se ao apertar o botão a rotação do veículo subir é sinal de que o Overdrive foi desligado. Por definição, Overdrive é uma marcha em que a relação entre a rotação de entrada e a de saída é inferior a 1:1 :stop:

- quem já viu um câmbio automático desmontado saber que o P aciona o freio de estacionamento, uma simples cinta que imobiliza o "fundo"da caixa, a saída pro cardan. Na minha Ram, a chave só sai da ignição se estiver em P, no Vitara da mulher, sai em P ou em N. Mas em qualquer dos dois, o carro só dá partida em N ou em P. Até é possível desligar o sensor, mas não é inteligente fazê-lo. :mrgreen:

- é muito comum o "mostrador" do painel não apontar corretamente as marchas, mas isso é facílimo de corrigir, com duas chaves de bocas se ajustar o cabo. O veículo não subir uma ladeira pode ser sintoma de desregulagem do cabo. :parede:

- não há qualquer problema em se trocar marchas para a frente com o veículo em movimento, desde que você não queira enfiar uma 1a. marcha a 100km/h. Como eu escrevi, em situações críticas é ideal fazê-lo para controlar melhor o veículo.

- motores a diesel precisam de equipamentos especiais para terem freio de motor eficiente, logo, não dou palpite nesse ponto, embora eu tenha meu próprio estilo de dirigir.

Com relação ao Magnatec, eu NUNCA usei, pois por tudo o que pesquisei com amigos engenheiros, ele não seria adequado para qualquer motor (receita universal), pois motores antigos "preferem" dissipar calor de dentro para fora e ele mantém ao "aderir" as paredes se transformaria numa película que manteria a temperatura igual em todas as partes. Na dúvida, fiquei com o Top Turbo da Petrobrás, e atualmente tenho usado o óleo da Ipiranga para caminhões (os motores são a diesel). No Vitara da mulher, uso Havoline ou Castrol normal.

Eriksom

Wallace
24/07/2005, 20:01
Esmamos fazendo confusão, um circulo com D dentro é Drive, o Over-Drive é OVERDRIVE. Na Ranger não marca 5a na palanca, mas um círculo com D no centro.
O tranco que sentes no engate são folgas axiais no diferencial, caixa e cruzetas. Quando emgatas para frente depois de dar ré o tranco é sentido novamente. Em caixas manuais também tem, isso é comum do uso. Toma cuidado para não engatar e ré com o veículo em movimento para frente com velocidade, pois é só colocar a palanca na posição R que ela entra. Só engate P com o veículo totalmente parado. Dica, coloca em 1, e pisa fundo e vê até que velocidade vai ató o final do giro do motor, por exemplo, se a potência máxima é indicada a 5000 rpm, em 1a estica até 5000 rpm, registra a velocidade e coloca em 2a, e acelera tudo de novo. Tendo em mente essas velocidades por marcha, facilita em descidas de serra para ter freio motor, por ex, vens a 100 km/h em uma descida íngreme de serra com curvas, engata 2a ou 3a caso for 4 marchas e desce com freio motor sem pisar em freios. Em estradas de serra é comum ver carros descerem com o pé no freio, imagina se precisarem realmente frear? Com os freios quentes fica quase impossível. Tem casos que estouram até os reparos dos cilindros de freios das rodas e começa a sair fumaça das rodas por causa do fluido fervendo.
O óleo magnatec proporciona uma Km maior, tipo 15000km na Explorer em uso urbano ou uns 20000 km em uso rodoviário. Na dúvida do óleo usado anteriormente, usa ele por uns 10000 km e depois retorna para o mineral com troca de filtro junto.
Eu uso o Magnatec na minha moto 250, pois é o óleo que o manual recomenda, e como comprei zero sempre usei ele, realmente é muito bom, na moto roda 3000km, enquanto o mineral rodaria somente 1000 km.Edintruder, você consegue ser mais teimoso e cabeça dura que eu. E ainda por cima nunca que adimitir que errou!
Como foi falado e voce colocou em outra mensagem, Over Driver = Sobre marcha, ou seja, marcha mais longa.

Wallace
24/07/2005, 20:15
Uma coisa eu aprendi há tempos: fuja daquelas receitas universais, estão sempre erradas :putz:

Do que li acima, posso dizer:

- eu nunca vi nenhum carro que você colocasse em 2 e arrancasse em 2a. marcha. Todos os que eu dirigi, saem em 1a. e sobem até 2a. marcha. Na minha Ram é assim, no Vitara da mulher é assim, nos Gran Vitara que dirigi recentemente é assim, na Cherokee de um amigo é assim, em Range Rover é assim, em Landaus antigos era assim. Enfim, o dia em que eu dirigir uma Explorer, descobrirei se é diferente :pensativo: O fato de voce não conhecer não significa não exista.
O Porsche 928 por exemplo sempre fica em segunda parado e se pisar de leve no acelerador sai em segunda mesmo.
Outro veiculos, principalmente os que são pensados para uso em pisos escoregadio como gelo, tem tal opção de sair em segunda, como se faria num veiculo mecanico.


- cada veículo tem sua especificidade. Na minha Ram, se o botão de Overdrive estiver aceso significa que ele está DESLIGADO. Se eu desligar, tenho de ligar de novo; se eu desligar o carro, quando eu ligar o carro de novo, o OverDrive estará acionado. Se eu estiver com a memória boa, o Gran Vitara é exatamente o contrário, você precisa acionar o botão, mas não lembro direito. Na Cherokee, que eu lembre, é igual a Ram. Ou seja, não existe receita universal :stop:

- se ao apertar o botão a rotação do veículo subir é sinal de que o Overdrive foi desligado. Por definição, Overdrive é uma marcha em que a relação entre a rotação de entrada e a de saída é inferior a 1:1 :stop:

- quem já viu um câmbio automático desmontado saber que o P aciona o freio de estacionamento, uma simples cinta que imobiliza o "fundo"da caixa, a saída pro cardan. Na minha Ram, a chave só sai da ignição se estiver em P, no Vitara da mulher, sai em P ou em N. Mas em qualquer dos dois, o carro só dá partida em N ou em P. Até é possível desligar o sensor, mas não é inteligente fazê-lo. :mrgreen:

- é muito comum o "mostrador" do painel não apontar corretamente as marchas, mas isso é facílimo de corrigir, com duas chaves de bocas se ajustar o cabo. O veículo não subir uma ladeira pode ser sintoma de desregulagem do cabo. :parede:

- não há qualquer problema em se trocar marchas para a frente com o veículo em movimento, desde que você não queira enfiar uma 1a. marcha a 100km/h. Como eu escrevi, em situações críticas é ideal fazê-lo para controlar melhor o veículo.Normalmente no automatico pode colocar 1 a qualquer velocidade, ela simplesmente só vai entrar quando a velocidade permitir. Pergunta para o Beto Lacerda que estava comigo quando mostrei isso para ele a mais de 100 km/h...


- motores a diesel precisam de equipamentos especiais para terem freio de motor eficiente, logo, não dou palpite nesse ponto, embora eu tenha meu próprio estilo de dirigir.Não acho, a 110 tem muito menos freio motor que a XJ. Acho que quanto maior o motor maior o freio motor.


Com relação ao Magnatec, eu NUNCA usei, pois por tudo o que pesquisei com amigos engenheiros, ele não seria adequado para qualquer motor (receita universal), pois motores antigos "preferem" dissipar calor de dentro para fora e ele mantém ao "aderir" as paredes se transformaria numa película que manteria a temperatura igual em todas as partes. Na dúvida, fiquei com o Top Turbo da Petrobrás, e atualmente tenho usado o óleo da Ipiranga para caminhões (os motores são a diesel). No Vitara da mulher, uso Havoline ou Castrol normal.A orientação da Jeep no Brasil era usar o Magnatec, que é ou era usado nas autorizadas também.

Paulo Henrique
24/07/2005, 20:30
Ola pessoal,

Bom Eriksom eu n entendo nada de carros automaticos e 4X4, estou aprendendo, tipo, no CA :)
O que posso falar é algumas impressoes sobre o meu, é uma Explorer 94, 1994, coloco isso porque é BEM diferente das 97 98 2001 etc... a minha n tem nenhum botào para Over drive, é uma posição no cambio mesmo, conforme coloquei acima, na é digital. Minha chave tambem só sai no P. Qto a 2, eu fui subir minha garagem e o carro reclamou, tive que acelerar muito, mas subiu bem diferente de quando subi em OD D ou 1. O que me disseram é que nesse caso, meu carro seria exceção, inclusive pelos outros modelos e anos, por isso digo q a minha é 94, bom, dizem que é para sair na neve e o carro n patinar, como n tenho o manual n da para checar mas q quando sai em 2 da a impressão que estou saindo em segunda isso da.
Andando entre Rio e Niterói em D fiz uma média de 6.3 em duas medições, quando passei a usar a OD mantendo o mesmo percurso mesmo posto etc.. ela passou a fazer 6,6 e na segunda medição fez 6.9. So para colocar, eu ando sem o ar ligado. Tambem percebi que nas descidas em OD o carro fica bem mais solto, terça eu vou estar indo em Itaipu outra vez e vou passar para D na descida e talvez tente a 2 tambem para ver como o carro reage, espero que n caia tudo pelo caminho :parede: :parede:
Nossa esse negócio do óleo é bem mais complicado do que pensava, bom mas dessa vez vou ficar com o q ja tenho, vou trocar no posta da lagoa, com dedos cruzados pe de coelho ferradura e tudo que tiver direito :shock:

[]s

Paulo H

Eriksom Teixeira Lima
24/07/2005, 23:22
Edintruder, você consegue ser mais teimoso e cabeça dura que eu. E ainda por cima nunca que adimitir que errou!.

Taí, Wallace, concordo integralmente com SUA autocrítica.
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Eriksom Teixeira Lima
24/07/2005, 23:48
O fato de voce não conhecer não significa não exista.


Acho que você precisa de óculos ou de umas aulas intensivas de português. Leia de novo o que eu escrevi, e me diga em que ponto está essa idiotia que você pensa que leu.
:evil:



Não acho, a 110 tem muito menos freio motor que a XJ. Acho que quanto maior o motor maior o freio motor.


O fato de você achar não muda a verdade. Se não entende de motor a diesel, poupe-nos de suas besteiras.
:evil:





Com relação ao Magnatec, eu NUNCA usei, pois por tudo o que pesquisei com amigos engenheiros, ele não seria adequado para qualquer motor (receita universal), pois motores antigos "preferem" dissipar calor de dentro para fora e ele mantém ao "aderir" as paredes se transformaria numa película que manteria a temperatura igual em todas as partes. Na dúvida, fiquei com o Top Turbo da Petrobrás, e atualmente tenho usado o óleo da Ipiranga para caminhões (os motores são a diesel). No Vitara da mulher, uso Havoline ou Castrol normal.

A orientação da Jeep no Brasil era usar o Magnatec, que é ou era usado nas autorizadas também.

De novo, só que deixei tudo aqui para você não se perder. Por favor, mostre exatamente onde está escrito que eu falo de JEEP?

Se não conseguiu entender, eu disse que EU uso nos MEUS veículos, que são uma Camper com motor 14B, um Vitara da mulher, totalmente original, e uma Dodge Ram com Cummins 5,9l. Olhe na assinatura.

Estou achando que você fez curso de português com algum professor chinês :putz: ou está mordido porque eu disse que produto chinês é uma porcaria em outro tópico. É minha opinião, e eu só falo sobre o que sei, experimentei ou aprendi.

Nem tudo da China é ruim, pois existem filósofos chineses de milênios atrás muito bons que poderiam te ensinar alguma coisa.

Leia, Wallace, leia, pense, pense de novo, antes de escrever. Quem sabe, assim, você possa daqui a uns anos dizer que FOI cabeça dura e teimoso, mas aprendeu, e consiga reconhecer que errou muito nas primeiras 3242 msg que mandou para esse fórum
:concordo:

Um abraço, desejando que seu futuro chegue logo

Eriksom

j.sebastian
25/07/2005, 11:01
Edintruder,


Drive a 100 deverá estar com uns 1700 rpm, quando se aciona o Over-Drive a rpm sobe para uns 2100 rpm


OVER drive é uma marcha mais LONGA. No caso da Explorer 94 é a 4a marcha. No caso da Explo>=95 é a 5a marcha, assim como no câmbio manual da ranger (OD=5a). Vc está fazendo confusão com o botão da Explo... na verdade vc está DESLIGANDO o overdrive, por isso a RPM sobe (internamente ele está baixando para 4a)...

Eriksom,



Uma coisa eu aprendi há tempos: fuja daquelas receitas universais, estão sempre erradas

Vc está certo, por isso eu estava falando EXATAMENTE da Explorer 1994 4x4 auto, de IGUAL mecânica à minha.



- eu nunca vi nenhum carro que você colocasse em 2 e arrancasse em 2a. marcha. Todos os que eu dirigi, saem em 1a. e sobem até 2a. marcha. Na minha Ram é assim, no Vitara da mulher é assim, nos Gran Vitara que dirigi recentemente é assim, na Cherokee de um amigo é assim, em Range Rover é assim, em Landaus antigos era assim. Enfim, o dia em que eu dirigir uma Explorer, descobrirei se é diferente

Na Explorer 91-94 É assim.


- se ao apertar o botão a rotação do veículo subir é sinal de que o Overdrive foi desligado. Por definição, Overdrive é uma marcha em que a relação entre a rotação de entrada e a de saída é inferior a 1:1

Corretíssimo! :)


- não há qualquer problema em se trocar marchas para a frente com o veículo em movimento, desde que você não queira enfiar uma 1a. marcha a 100km/h. Como eu escrevi, em situações críticas é ideal fazê-lo para controlar melhor o veículo.

Pode colocar 1a a 100km/h sim... (já fiz!)... o câmbio NÃO vai engatar a 1a na hora, deixando na marcha atual... quando a velocidade cair a nível aceitável, ele engata AUTOmaticamente. Não é prático, pq não dá freio motor... o certo é baixar primeiro para D, depois para 2 e finalmente para 1, freiando COM o motor...
Em caso de emergência (estourou os freios, inclusive o de estacionamento!), depois de reduzir tudo que der no freio motor, chegando até em 1a, pode engatar a R e dar pequenos toques no acelerador, sem exagerar para não dar um cavalo de pau... nunca engatar P, pq, se entrar, vai TRAVAR as rodas e fica ruim de controlar (na Explo não é uma banda, mas uma roda dentada na saida do câmbio)

Abraços ATF,
Seba

Wallace
25/07/2005, 15:19
Não acho, a 110 tem muito menos freio motor que a XJ. Acho que quanto maior o motor maior o freio motor.


O fato de você achar não muda a verdade. Se não entende de motor a diesel, poupe-nos de suas besteiras.
:evil: Realmente devo entender muito menos que você de motores a diesel.
Já que tenho somente as seguintes qualificações:
Engenheiro mecanico automobilistico, o que não significa muita coisa realmente, mas quando se tem um professor tarado por motores diesel ajuda um pouco.
Em 1987 me tornei instrutor da Perkins para a linha de motores Q20B6.354 e similares ou derivados.
Em 1990 fiz curso na linha de motores serie N da Cummins e fui convidado a trabalhar lá na área de desenvolvimento e testes. Mas não aceitei.

Edintruder
26/07/2005, 20:48
Over Driver = Sobre marcha

Wallace, Dito por ti me convencesses! :putz:



Normalmente no automatico pode colocar 1 a qualquer velocidade, ela simplesmente só vai entrar quando a velocidade permitir

Nunca tive coragem de fazer isso no meu Monza automático, mas uma coisa eu fiz, vinha na estrada a uns 140 km/h e fui reduzir para parar no pedágio e quando baixou de 110 eu ia colocar 2a e engatei a ré, só senti o carro dar uma travada e puxei a palanca para trás de volta para o Drive! A minha mulher me olhou e botou pra debochar! :oops:

:palmas: para o Wallace!!! Reconhece que é cabeça dura!!! :D

Wallace
27/07/2005, 00:10
EU sou, só falei que voce é mais... :lol:

Edintruder
30/07/2005, 15:04
Eu!?! Não.... :discordo:

mak (SP/ZN)
01/08/2005, 13:21
Estamos com uma explorer 94 V6 que tem reduzida... e que alias vai pro MATADOR... e todas as 4x4 que vi até agora (94~97) também tinham... mas só acionam paradas e com cambio em Neutro...

Marcus Chevitarese
13/10/2005, 22:23
Oi, galera!

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo 'Curso Virtual de Engenharia Mecânica' que estão me proporcionando. :palmas:

Gostaria de contribuir com um texto extraído do site Comunidade Ranger, que trata de Ranger e Explorer:

"Os melhoramentos funcionais foram a introdução de um poderoso, 4.0-litros V6 (OHC) e 205 cavalos-força. E este potente motor foi conectado a uma caixa automática de cinco velocidades nova. Este V6 aumentou o número de oferta de motores do Explorer para três; os 4,0 V6 padrão com 160 cavalos-força, o V6 novo mencionado acima, e o 5.0-litros V8. Nos Explorers V8, um sistema permanente de AWD (all-wheel drive) foi instalado. O AWD diferia do Control Trac 4WD. No primeiro todas as quatro rodas giravam igualmente, e no sistema Control Trac quase todo o poder ia para as rodas traseiras a não ser que quando a perda de tração era detectada, neste caso enviava mais força às rodas dianteiras.
A 'prima' da Ford, Mercury, após verificar que os SUVs se tornavam cada vez mais populares. Lançou o Mountaineer. Visou o consumidor de “alto escalão”, o Mountaineer era um Explorer completo 4 portas (com o V8 e o AWD), com uma grade cromada e algumas alterações estéticas."

Caso a informação seja redundante, desculpem-me.

Inté!

JOSE CANDIDO
18/10/2005, 01:06
Gostaria de contribuir com um texto extraído do site Comunidade Ranger, que trata de Ranger e Explorer:



ai camarada, gostei da dica .... bom texto ...

bem pessoal, ja que o topico ta renovado ....

papito comprou a dele ...... explorer v6 1998, cambio automatico, tracionada ...

no painel, o de sempre das ranger .... auto/4x4hi/4x4low, na base da chavezinha eletrica que fica logo acima, a esquerda do radio do carro ....

nao tem roda livre ..... tambem, nem podia ter, porque a opcao "auto" é o sistema seletrack, que joga um pouquinho de força nas rodas da frente se precisar ... no 4x4hi, fica 50/50 .....

no manual, eu eu ja testei, pode-se colocar de auto pra 4x4hi ate uma certa velocidade. ... tipo 80 ou 100 ..... pra voltar, mesma coisa .... agora, pra colocar a reduzida, so com o carro parado e o cambio automatico em neutro ... pra tirar da reduzida, mesma coisa .....

ate mais,

abraços, candido

Tatão
06/12/2006, 14:50
eu sei que não tem muito a ver com o tópico, mas como eu não gosto de abrir novos tópicos, aproveito esse aqui:

estou consertando aqui na minha oficina uma explorer V6 4x4 ano 97, ela esta com o funcionamento normal, mas quando vc ultrapassa 120km/h começa a piscar uma luz no painel " over drive off", minha duvida (e do cliente) é o que significa essa luz, claro que eu sei que esta escrito sobre marcha desligada, mas o que quer dizer isso realmente? vc pode apertar o botão da sobre marcha andando que não muda nada o funcionamento do veiculo, quando esta parada com a chave ligada e vc aperta o botão de over drive (fica na ponta da alavanca de cambio, como se fosse o esguicho do limpador do para brisa) a luz acende, vc aperta de novo e ela apaga, sinal claro de que o botão esta ok,
disseram para meu cliente que pode ser uma anomalia no cambio, e ele usa a luz de sobre marcha para avisar o motorista, porem a luz de anomalia do cambio não é a " check gage"?? "check engine" eu sei que é da injeção, então o que é check gage?? e o que faz a luz "over drive off" piscar na pista??

espero que alguem possa me ajudar, muito obrigado
(ps: como não podia deixar de ser, o cara nem faz ideia de onde esta o manual do carro)

j.sebastian
06/12/2006, 20:36
eu sei que não tem muito a ver com o tópico, mas como eu não gosto de abrir novos tópicos, aproveito esse aqui:

estou consertando aqui na minha oficina uma explorer V6 4x4 ano 97, ela esta com o funcionamento normal, mas quando vc ultrapassa 120km/h começa a piscar uma luz no painel " over drive off", minha duvida (e do cliente) é o que significa essa luz, claro que eu sei que esta escrito sobre marcha desligada, mas o que quer dizer isso realmente? vc pode apertar o botão da sobre marcha andando que não muda nada o funcionamento do veiculo, quando esta parada com a chave ligada e vc aperta o botão de over drive (fica na ponta da alavanca de cambio, como se fosse o esguicho do limpador do para brisa) a luz acende, vc aperta de novo e ela apaga, sinal claro de que o botão esta ok,
disseram para meu cliente que pode ser uma anomalia no cambio, e ele usa a luz de sobre marcha para avisar o motorista, porem a luz de anomalia do cambio não é a " check gage"?? "check engine" eu sei que é da injeção, então o que é check gage?? e o que faz a luz "over drive off" piscar na pista??

espero que alguem possa me ajudar, muito obrigado
(ps: como não podia deixar de ser, o cara nem faz ideia de onde esta o manual do carro)

Tatão,

realmente a luz "OD off" TAMBÉM funciona como aviso de anomalia na transmissão, qdo ela fica piscando. Qdo o câmbio está normal, ela serve para mostrar q vc DESLIGOU a última marcha (o overdrive). Passe um scan na injeção q o código de erro do câmbio, memorizado, deve dar uma dica melhor do q está acontecendo, mas pela velocidade, chuto q seja o acionamento da trava do conversor de torque com defeito.

O "check engine" é o aviso de erro na injeção, e o "check gauge" é para vc olhar pro painel pq tem algum mostrador no vermelho (gasolina acabando, pressão de óleo baixa, temperatura alta...)

Seba

j.sebastian
06/12/2006, 20:56
ah, o manual, em inglês, vc pode baixar em http://www.analogstereo.com/ford_explorer_owners_manual.htm

Seba

Márcio T
07/12/2006, 00:02
Tatão, p'rá variar o Sebastian está duplamente certo, porque o CHECK GAGE acende para alertar sobre alguma anomalia já indicada no painel e a luz do OD pisca também para indicar problema na transmissão. Até no "chute" ele deve estar correto. É possível verificar a atuação correta do solenóide fazendo o seguinte teste: Numa estrada plana e sem obstáculos, mantenha o veículo a 80KM/h. Pise levemente no pedal de freio - não para reduzir a velocidade, mas apenas o suficiente para desacionar o conversor de torque. Perceba se ocorre uma pequena elevação momentânea da rotação (+ 150 a 250 rpm). Depois, tire o pé do pedal de freio (o conversor de torque vai ser novamente acionado) e deverá ocorrer novamente a mesma elevação de rotação (+ 150 a 250 rpm). Se isto ocorrer, o solenóide está atuando corretamente. Também não despreze a possibilidade da transmissão estar apenas repercurtindo problemas do motor, como perda de potência (usa GNV?).

Um abraço.

P.S.: Reabrir este tópico irá reabrir feridas?

Tatão
07/12/2006, 09:28
Tatão, p'rá variar o Sebastian está duplamente certo, porque o CHECK GAGE acende para alertar sobre alguma anomalia já indicada no painel e a luz do OD pisca também para indicar problema na transmissão. Até no "chute" ele deve estar correto. É possível verificar a atuação correta do solenóide fazendo o seguinte teste: Numa estrada plana e sem obstáculos, mantenha o veículo a 80KM/h. Pise levemente no pedal de freio - não para reduzir a velocidade, mas apenas o suficiente para desacionar o conversor de torque. Perceba se ocorre uma pequena elevação momentânea da rotação (+ 150 a 250 rpm). Depois, tire o pé do pedal de freio (o conversor de torque vai ser novamente acionado) e deverá ocorrer novamente a mesma elevação de rotação (+ 150 a 250 rpm). Se isto ocorrer, o solenóide está atuando corretamente. Também não despreze a possibilidade da transmissão estar apenas repercurtindo problemas do motor, como perda de potência (usa GNV?).

Um abraço.

P.S.: Reabrir este tópico irá reabrir feridas?





podis crê caro colega, o veiculo é a gnv!!

vou fazer um teste tirando o misturador e andando na gasolina;
me explico: para quem não sabe, num carro a gnv é instalada uma peça chamada misturador (ou mesclador) que nada mais é do que um venturi, ou seja, uma restrição para que naquele ponto se crie um vacuo, que aspira o gas para o motor (pelo menos na maioria das conversões se usa esse sistema), esse misturador acaba tirando um pouco de potencia até mesmo quando o motor esta rodando na gasolina.

um abraço, já posto aqui o resultado do teste, (e vou fazer o teste de encostar o pé no freio tambem)

muito obrigado a todos.

mmxplorer
07/12/2006, 11:48
Sobre a questão da reduzida...palavras de um feliz e humilde proprietário utilizador e pesquisador desmontador e às vezes montador, hehe, de Xplorer:

Todas as 4x4=4wd tem reduzida. Caixa BorgWarner 1354
Todas as 4x4 ctrack tem reduzida. Se não me engano caixa BorgWarner 4405
Todas as 4x4 AWD (All wheel Drive) = Permanente tem reduzida (v8 q vieram pro brasil)

Toda Explorer com tração nas 4 rodas tem uma T case borg warner até 2006 inclusive as Sport Track, partindo da 1354 e suas variações Ctrack e AWD. Todas tem reduzida.

todas são: 4x2:1x1, 4x4:1x1, 4x4Low 2.48:1

Se não tem reduzida é porque é 4x2 ou foi alterada.
[]'s
Marco Mendonça

slip_Diego
08/12/2006, 16:23
Negativo, as V8, que foram vendidas por aqui em 200 e 2001 com o nome de Limited, não tem reduzida nem como opicional.

Não existe difença entre 4x4 e 4wd


existe entre 4wd e awd !!!!

4wd tradicional 4x4 com engate

awd fica sempre com a tração a "integral" q vem nos subarus por exemplo
4wd vem na sportage e maioria das SUVs

Berredo
01/01/2007, 19:32
Caros Colegas,
Minha Explorer 95 XLT 4x4 possui reduzida com comando interno de fábrica !

4x4 high e 4x4 low(reduzida)

Abraços,
Alessandro

ccinelli
15/09/2007, 16:42
Sobre a questão da reduzida...palavras de um feliz e humilde proprietário utilizador e pesquisador desmontador e às vezes montador, hehe, de Xplorer:

Todas as 4x4=4wd tem reduzida. Caixa BorgWarner 1354
Todas as 4x4 ctrack tem reduzida. Se não me engano caixa BorgWarner 4405
Todas as 4x4 AWD (All wheel Drive) = Permanente tem reduzida (v8 q vieram pro brasil)

Toda Explorer com tração nas 4 rodas tem uma T case borg warner até 2006 inclusive as Sport Track, partindo da 1354 e suas variações Ctrack e AWD. Todas tem reduzida.

todas são: 4x2:1x1, 4x4:1x1, 4x4Low 2.48:1

Se não tem reduzida é porque é 4x2 ou foi alterada.
[]'s
Marco Mendonça

Amigos, primeiramente peço que me desculpem se estiver usando mau o Forum, á que é a primeira vez que posto.
Venho pesquisndo no site sobre a melhor relação custoxbenefício para a compra de uma SUV à gasolina, tendo me decidido pela Explorer. Assim, tenho visto algumas. Vi recentemente, aqui na RJ, uma V8, verifiquei que tinha diferencial na dianteira, portanto, confirma que é uma 4x4, mas não tinha qualquer botão no painel para seleção (no manual que baixei da net menciona as seguintes opções para a V8: AWD - 4x4 high - 4x4 low. Estas seriam opções de V8 que NÃO vieram para o Brasil? Alguém poderia ajudar esclarecendo?

Márcio T
15/09/2007, 17:54
Olá, ccinelli. Seja bem vindo.

A partir de 97 as Explorer com motor V8 (5.0L) passaram a ter as opções de AWD (All-Wheel-Drive, com tração integral permanente sem controle do motorista) ou A4WD (Automatic-4-Wheel-Drive, com seleção de AUTO/4High/4Low).

O interessante é que nas V6 o botão de seleção indica AUTO/4H/4L, quando na verdade a opção AUTO é para desabilitar a tração dianteira.

Provavelmente, esta que você viu é uma AWD.

A propósito, boa escolha.

Márcio

ccinelli
17/09/2007, 12:43
Marcio, muito obrigado pelo esclarecimento. Estou realmente disposto a "encarar" a Explorer.
Aproveito para registrar que, embora este seja o meu segundo post, já aprendi muito com voces todos através da leitura dos vários artigos publicados no 4x4 Brasil.
Quando eu fachar o negócio publicarei as fotos da Explorer.

Abraços a todos.

Cesar.

Raphael Souto Pocol
06/02/2009, 16:38
Caros companheiros, minha ford explorer esta com problema parecido, começou a piscar a luz do overdrive, levei ao mecanico e ele disse q depois de uns dias parou.
Hoje acendeu novamente e esta piscando sem parar.

O que podera ser isso????

j.sebastian
06/02/2009, 17:00
Caros companheiros, minha ford explorer esta com problema parecido, começou a piscar a luz do overdrive, levei ao mecanico e ele disse q depois de uns dias parou.
Hoje acendeu novamente e esta piscando sem parar.

O que podera ser isso????

"... a luz "OD off" TAMBÉM funciona como aviso de anomalia na transmissão, qdo ela fica piscando. Qdo o câmbio está normal, ela serve para mostrar q vc DESLIGOU a última marcha (o overdrive). Passe um scan na injeção q o código de erro do câmbio, memorizado, deve dar uma dica melhor do q está acontecendo...

O "check engine" é o aviso de erro na injeção, e o "check gauge" é para vc olhar pro painel pq tem algum mostrador no vermelho (gasolina acabando, pressão de óleo baixa, temperatura alta...)

Seba"

equipeminas4x4
07/02/2009, 11:45
a luz do OD off piscando quer dizer problemas. Acha alguém bom de parte eletrônica, pra rastrear o código do erro do câmbio. Com o código pesquisa na net qual o problema.

[]´s

mdajesus
14/05/2011, 09:09
a minha começou acontecer isso e quando vou passar numa lombada percebo uns trancos q parecem vir do Cambio. Nesta segunda estarei levando a mesma pra fazer revisão no mesmo, esta agendado. Mas os amigos podem me adiantar alguma coisa. Outro detalhe, enquanto rodando na cidade vai normal e essa luz nunca pisca, pequei uns 8 km de estrada a 80-100 km por hora e começou a piscar. Mais um detalhe, troquei velas/cabos/correia/amortecedores esses eram todos originais, por incrivel q pareça, o dono anterior não era muito fã de manut. preventiva. Esta está com 154mil ano 98.

mdajesus
16/05/2011, 12:19
Levei a minha "Moça" para o analista, ao tirarem a tampa da CA, a cor do óleo era de um café fraco, e o cheiro muito ruim, numca foi feita a manutençao preventiva informou o tecnico. Vou mantendo as informações atualizadas aqui.

equipeminas4x4
16/05/2011, 16:16
boa sorte e q tudo se resolva.

[]'s