PDA

Ver Versão Completa : Calço hidráulico por excesso de combustivel... alguem ja viu isso?

Vinicius Hauagge
18/09/2008, 16:11
Colegas do fórum... Novamente venho pedir ajuda para voces...
Apos finalmente acertar o jeep, sai com ele o fim de semana... ficou ótimo, o cabecote rebaixado deu uma diferenca incrivel....
Mas dai depois de desligado, parou de funcionar... Segundo o mecanico, a agulha travou e a bomba de combustivel mandou muito alcool com excesso pro interior do motor... dai insisti em bater para pegar e as valvulas de escape entortaram...
Alguem já viu isso? Pode realmente acontecer?
Outra coisa...qual a válvula que da para substituir pela original do OHC? Não encontro essas para vender....
Obrigado,
Vinicius!

Sukys
18/09/2008, 20:48
Esta história está mal contada porque calço hidráulico só acontece quando as válvulas estão fechadas, e nesta situação não existe a menor hipótese de danos à haste.

Haste entortada em cabeçote recém rebaixado tem tudo a ver com "atropelamento" entre válvula e cabeça de pistão, e isso é coisa muito comum de acontecer quando o trabalho é mal feito.

.:

João Henrique 4x4
18/09/2008, 23:27
Cara, eu retifiquei a algum tempo o motor do meu feroza, e um dos motivos foi pelo fato de uma das bielas ter entortado, e segundo o mecânico que fez o trabalho, a biela entortou devido ao calço hidráulico, pois na época estava usando bicos com alta vazão e alcool, num motor que é a gasolina, confesso que não fiquei nem um pouco convencido com esssa história de calço hidráulico, uma vez que o motor tinha ido pro pau devido a peneira de óleo do motor ter entupido.
Bom então essa de calço hidráulico é possível??

ZYKAO
19/09/2008, 08:06
Concordo com o Sukys, o serviço não foi bem feito.

há um tempo atrás tinha um Jeep com motor 6cil do opala à alcool, alem do tanque original, inha um tanque de f4000 na parte de tras do jeep, mas sobre o assoalho.
Deixei o jeep parado por umas 4 horas numa rua bem ingrime, com a frente para baixo, o tanque do f4000 estava cheio e começou a mandar alcool para o carburador pelo retorno, conclusão encheu toda a parte de superior dos pistões com alcool.
Tentei ligar o jeep varias vezes e nada, troquei bateria, tirei motor de arranque, demos varios trancos pra ver se pegava e nada. Quando tirei uma vela e vi o combustivel lá dentro, foi só tirar todas as velas, girar a ignição e ver uma fonte de alcool jorrando, depois coloquei as velas e fui embora.

Elmer_Jeep
19/09/2008, 09:44
Vamos lá.

VINÍCIUS: por mais que o cabeçote tenha sido rebaixado a camara do OHC é bem funda. Se as válvulas empenaram é porque estavam abertas... se estavam abertas havia uma condição totalmente favorável pro combustível sair pelos dutos de escapamento... Ou seja, essa desculpa está muito esfarrapada. Como disse o Sukys, calço hidráulico não empena válvulas, pois pra haver o calço as válvulas tem que estar fechadas e o líquido(agua/combustivel/oleo) não tem por onde sair daí os pistões se chocam com esse líquido presente na camara de combustão e pode ocorrer quebra de anéis, quebra da canaleta dos pistões, empenamento ou quebra das bielas e em ultimo caso (que nao é nada raro) quebrar o bloco.

Resumindo, seu motor devia estar fora de ponto e ocorreu o contato dos pistões nas válvulas... que estavam abertas quando o pistão chegou ao PMS (ponto morto superior).

João Henrique: como expliquei acima é perfeitamente possível as bielas empenarem por conta de um calço hidráulico independente de qual seja o liquido em excesso presente na camara de combustão. Se a peneira de óleo estava entupida isso prejudicou a lubrificação das partes móveis, mas se a biela empenou foi calço hidráulico mesmo.

ZYKÃO: Vc deu sorte, também já vi alguns motores levarem bastante tranco estando "calçados" e não aconteceu nenhum dano, mas a maioria sofre grave consequencias.

[]'s

MarcosSJP
19/09/2008, 10:16
Bom dia.
E quanto ao combustível lavar as paredes dos cilindros, passando pelos anéis, e chegando ao cárter, contaminando o óleo.
Esses dias atrás, quando liguei minha Caravan, com motor 6 cil, que estava parada a um tempo, não percebi e a agulha colou, encheu o carter mas não deu calço...
Acredito que para dar calço a quantidade de líquido (combustível, água, etc) deve ser beeeem grande, para não vencer o tanto que vai para o cárter....
É bem provável que o selvicio no cabeçote foi mal feito, ou outras regulagens...
Abraço.
Me respondam se falei besteira...

Vinicius Hauagge
19/09/2008, 16:30
Antes de mais nada, agradeço à resposta de todos vocês...
Para resumir a história, houve a entrada de água pela admissão... o carburador tava cheio de barro em volta, o duto que leva ar ao filtro tava molhado, havia sujeira dentro do coletor de admissão...
E ao contrário do que me foi repassado pelo mecanico, o dano ocorreu apenas na 4 válvula de escape...
Então, não sei se isso ocorreu pela água ou pelos motivos que voces informaram.
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

João Henrique 4x4
19/09/2008, 18:26
Vamos lá.

VINÍCIUS: por mais que o cabeçote tenha sido rebaixado a camara do OHC é bem funda. Se as válvulas empenaram é porque estavam abertas... se estavam abertas havia uma condição totalmente favorável pro combustível sair pelos dutos de escapamento... Ou seja, essa desculpa está muito esfarrapada. Como disse o Sukys, calço hidráulico não empena válvulas, pois pra haver o calço as válvulas tem que estar fechadas e o líquido(agua/combustivel/oleo) não tem por onde sair daí os pistões se chocam com esse líquido presente na camara de combustão e pode ocorrer quebra de anéis, quebra da canaleta dos pistões, empenamento ou quebra das bielas e em ultimo caso (que nao é nada raro) quebrar o bloco.

Resumindo, seu motor devia estar fora de ponto e ocorreu o contato dos pistões nas válvulas... que estavam abertas quando o pistão chegou ao PMS (ponto morto superior).

João Henrique: como expliquei acima é perfeitamente possível as bielas empenarem por conta de um calço hidráulico independente de qual seja o liquido em excesso presente na camara de combustão. Se a peneira de óleo estava entupida isso prejudicou a lubrificação das partes móveis, mas se a biela empenou foi calço hidráulico mesmo.

ZYKÃO: Vc deu sorte, também já vi alguns motores levarem bastante tranco estando "calçados" e não aconteceu nenhum dano, mas a maioria sofre grave consequencias.

[]'s
Valeu Elmer pelas considerações.
Então eu estaria me arriscando em andar com os bicos de alta vazão na gasolina mesmo depois do motor ser retificado, trocado valvulas e tudo mais?

Hudson Buck
19/09/2008, 19:42
Elmer,

Acho que a sorte do Zykão foi que os cilindros estavam muito cheios e os pistões nem chegaram a entrar em movimento.

Abraços.

Elmer_Jeep
20/09/2008, 10:49
Antes de mais nada, agradeço à resposta de todos vocês...
Para resumir a história, houve a entrada de água pela admissão... o carburador tava cheio de barro em volta, o duto que leva ar ao filtro tava molhado, havia sujeira dentro do coletor de admissão...
E ao contrário do que me foi repassado pelo mecanico, o dano ocorreu apenas na 4 válvula de escape...
Então, não sei se isso ocorreu pela água ou pelos motivos que voces informaram.
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

Tem cada mecânico né... como é que o cara desmonta um cabeçote e não tem coragem de limpar os componentes externos :parede:

Elmer_Jeep
20/09/2008, 10:58
Valeu Elmer pelas considerações.
Então eu estaria me arriscando em andar com os bicos de alta vazão na gasolina mesmo depois do motor ser retificado, trocado valvulas e tudo mais?

Cara, vejo muito a galera usar bicos de maior vazão nos motores de arrancada, hoje por exemplo tem uma etapa aqui e estou patrocinando dois fusca AP e dois opalas 6bocas. A única reclamação da galera sobre bicos de alta vazão é que tem que diminuir o prazo entre as trocas de óleo porque o excesso de combustível vai aos poucos contaminando o óleo lubrificante.

[]'s

Sukys
20/09/2008, 15:08
A única reclamação da galera sobre bicos de alta vazão é que tem que diminuir o prazo entre as trocas de óleo porque o excesso de combustível vai aos poucos contaminando o óleo lubrificante.

Elmer, colocando a coisa desta forma fica a impressão de que o problema é uma característica de injetores de alta vazão, quando na realidade a mistura rica tem a ver com estratégia de ajuste.
E fora o aspecto "estratégia" cá entre nós, quando ocorre lavagem do cilindro tem coisa errada, muitas vezes por erro de posicionamento dos injetores ou pressão na linha de combustível acima da recomendada para o tipo de injetor.

.:

João Henrique 4x4
20/09/2008, 15:16
Cara, vejo muito a galera usar bicos de maior vazão nos motores de arrancada, hoje por exemplo tem uma etapa aqui e estou patrocinando dois fusca AP e dois opalas 6bocas. A única reclamação da galera sobre bicos de alta vazão é que tem que diminuir o prazo entre as trocas de óleo porque o excesso de combustível vai aos poucos contaminando o óleo lubrificante.

[]'s
Boa, reparei bem nisso, no óleo, tive que fazer a troca bem mais cedo que o normal.
E quanto a partida do motor? eu estou com uma pequena dificuldade para da partida no bicho, isso somente depois que eu ando com o pé lá embaixo, seria pelo fato de "afogar"? já verifiquei tudo e troquei tudo da parte de ignição, motor de arranque, velas, cabos, tampa do distribuidor (menos rotor...) , filtro de ar tbm, resumindo o motor tá novo. Tem algo que eu possa fazer pra melhorar a ignição?

Adrian Rueckl
22/09/2008, 11:38
É fio..

Na verdade o que ta parecendo é que o cabeçote foi plainado além do limite.

Recomendações:

Quando rebaixar cabeçote ( motor inteiro desmontado é claro ), deve-se usinar as cavas de válvulas no pistão em até 0,5mm. Caso haja flutuação em excesso de giro, ela não vai dar pancada no pistão.

Vai uma dica aí!

ABRAÇO