PDA

Ver Versão Completa : Duvida gnv ranger

Moisés S.M
16/09/2008, 18:37
Alguem sabe me dizer se é verdade q quando se tira a bateria do carro com gnv ao colocar o gnv fica desregulado?????

Guilherme A. Araújo
16/09/2008, 20:27
Alguem sabe me dizer se é verdade q quando se tira a bateria do carro com gnv ao colocar o gnv fica desregulado?????

Bem perguntado, existem vários tipos de gnv, os mais modernos usam controles e sensores eletronicos em tudo, tem o último, salvo engano geraçao 5 que nem perde potencia no motor, e vai ligado diretamente nos bicos.
A minha usa o penultimo, tudo eletronico, mas ainda é ligado no duto do ar.
Enfim, depois q desliguei a bateria dela e juntei os 2 polos pra apagar qqr anomalia que tivesse, notei que começou a beber um pouco mais, mas as regulagens de rotaçao pra ativar o gás, e em alta q ela passa automaticamente pra gasolina estao normais...

Tbm queria saber se realmente desregula!?!

Moisés S.M
16/09/2008, 22:32
Pois é não tive problema algum com o gnv dpois d ter tirado a bateria,vi q vc escreveu sobre ser ligado ao duto d ar,a minha é assim pelo menos eu acho e a potencia é a mesma no gnv ou na gasol...não vejo diferença,pelo q o ex-dono dela me disse o gnv q ele instalou era o top,eu tmbm não entendo nada d gnv,vou postar uma foto do motor pra vc ver se é isso mesmo.

Guilherme A. Araújo
17/09/2008, 00:17
Pois é não tive problema algum com o gnv dpois d ter tirado a bateria,vi q vc escreveu sobre ser ligado ao duto d ar,a minha é assim pelo menos eu acho e a potencia é a mesma no gnv ou na gasol...não vejo diferença,pelo q o ex-dono dela me disse o gnv q ele instalou era o top,eu tmbm não entendo nada d gnv,vou postar uma foto do motor pra vc ver se é isso mesmo.

Acredito que é o mesmo sistema da minha, mas realmete há uma perda sim qdo usado com gnv.
Faz um teste de aceleraçao pra vc ver, faz no gnv e depois na gasolina.
No gnv com motor em altas rotaçoes ela demora mais pra andar.
Como a minha é automática, nao sei a sua, ao chegar a 4.000 RPM ela passa automaticamente pra gasolina, dá até pra sentir o tranco e grudar no banco, hehe.

Carlos Jacomini
17/09/2008, 20:42
A minha tem sim uma pequena perda de potência no GNV. Está instalado um geração 3, ligado ao duto de entrada de ar e com a válvulazinha (rosca) de regulagem manual. Segundo os técnicos da empresa onde levo para manutenção, não há perda de configuração pq a central está programada e não é apagada, exceto se for dado um reset na central, mas tem que saber fazer isso.
Quanto ao consumo, a minha é 4 cil e faz 9 km/l na cidade com GNV. Pra mim está bom. Pela economia um carro a gasolina deveria fazer uns 17km/l na cidade para ficar equivalente....e nem o Uninho faz isso....rsrs

Um abraço

SergioPB
17/09/2008, 21:04
Sempre haverá perda de potência com o uso do GNV. Em qualquer motor.
Por mais que se faça para melhorar o desempenho no GNV, essas mudanças não serão suficientes para equiparar o funcionamento quando se usa o combustível líquido. Pelas próprias características do GNV, que por ser gasoso, mistura-se com mais facilidade com o ar, gerando uma mistura mais pobre, e com isso baixa potência. Em contrapartida gera também economia.

Abraços!

Moisés S.M
18/09/2008, 12:35
Quando eu comprei a minha ao chegar aos 3 mil giros o gnv ligava automatico até ai blz,mas um dia estava só com a bateria ligada e fiquei precionando o botão q muda da gasol... para o gnv e dpois disso nunca mais ele ligou sem q eu apertasse o botão,tipo assim vou tentar explicar melhor,quando ligo ela tanto no gnv ou na gasol ela sempre bate o arranque na gasol não importa se ta no gnv ou não até ai td bm,mas logo dpois q bati o arranque o gnv ja liga automatico sem eu não fazer nada,acho q deregulei a caixinha hehe mas tá rodando 100% bem.Deve ter um jeito d reverter isso vou tentar descobrir.

SergioPB
18/09/2008, 17:40
Em algumas "caixinhas", quando se quer ligar no GNV, é só ligar a chave sem acionar o arranque e passar o botão para GNV. As luzes da "caixinha" se acendem do lado do GNV(todas as verdes) sem piscar. É só continuar a dar a partida, sem voltar a chave de ignição. Tente fazer o mesmo procedimento para a gasolina. Se a luz do lado direito se acender sem piscar, é sinal que a partida na gasolina estará ativada.
Boa sorte.

Abraços!

soneca_zzz
18/09/2008, 17:57

Moises, que ano que é a sua Ranger? Vi as fotos do motor e queria saber se já é a V6 Repower (2001 ~ 2003). Tô atrás de fotos desse motor, pois ainda não encontrei nenhuma Ranger V6 Repower nas lojas e um vendedor me mostrou uma 99 e insistia que já era a Repower... queria saber ver se tem diferença "visual" do motor qdo abre o capô, principalmente para evitar esses vendedores picaretas! hehehe

Quanto ao GNV, não manjo quase nada, mas andei lendo algumas coisas sobre esse de 5a geração, que parece ser o melhor (e mais caro). Existe uma empresa, não me recordo o nome, que faz a adaptação para a Ford, quando saem compra-se uma Ranger 0Km a gasolina e opta pela instalção do GNV. Essa empresa instala para particulares também, mas tanto nela quanto em outras que instalam esse de 5a geração cobram por volta de 6 mil reais, mas dizem que não perde potência.

Bem, alguma potência deve perder, mas deve ser algo imperceptível devido a toda eletrônica embutida no conjunto... :concordo:

Moisés S.M
18/09/2008, 18:23
soneca:
A minha ranger é 99 motor v6 162CV.mas te garanto q a minha não é repower ok.

soneca_zzz
18/09/2008, 18:28
Valeu, Moises!
Por incrível que pareça, nem no Google images eu consegui achar uma foto desse bendito motor Repower!!! hehehe

Guilherme A. Araújo
18/09/2008, 18:45
Moises, que ano que é a sua Ranger? Vi as fotos do motor e queria saber se já é a V6 Repower (2001 ~ 2003). Tô atrás de fotos desse motor, pois ainda não encontrei nenhuma Ranger V6 Repower nas lojas e um vendedor me mostrou uma 99 e insistia que já era a Repower... queria saber ver se tem diferença "visual" do motor qdo abre o capô, principalmente para evitar esses vendedores picaretas! hehehe

Eae soneca, bom, se queres saber quais as diferenças do motor, é só perguntar pra quem tem...
Primeira coisa que tem de diferente, tem uma capa de plástico q cobre a borboleta e parte do coletor de ar com as inscriçoes: 4.0 L SOHC, sohc pq é comando de válvulas no cabeçote, a outra coisa a se notar é o coletor de admissao que é bem mais alto do q as normais, no caso a do moisés, é coisa de quase pegar no capô, e o mais fácil de saber: Olhar no documento dela, vai constar 210cv!!!
Ah, e ela tbm tem cruise control no volante!

Ainda nao tirei foto do motor, mas vou tirar e colocar aki pra vc ver.

Abraços

Moisés S.M
18/09/2008, 18:49
Achei umas fotos d uma v6 2002 4.0 acho q é esse.

Guilherme A. Araújo
18/09/2008, 18:50
Achei umas fotos d uma v6 2002 4.0 acho q é esse.
Exatamente!!!!
É esse mesmo, ahora já sabe como diferenciar.
Mas é só olhar no documento tbm pra confirmar.

A propósito, aonde achou essas fotos?
tem alguma do carro todo?

Moisés S.M
18/09/2008, 18:58
Achei no ebay hehe só q a carroceria dessa é parecida com as nova ranger´s. Mas é 4.0 2002.

soneca_zzz
19/09/2008, 14:50
Aeee, valeu, gente! Até que enfim consegui ver esse motor! Sempre perguntava nos tópicos e nunca colocavam foto... hehehe
Quando eu ia nas lojas, sempre olhava o volante para ver se tinha o cruisin control, mas como não tinha visto nenhuma Repow em "exposição", não adiantou muito. Outra coisa, mesmo se eu tivesse o botão no volante, ainda olharia o motor e o doc, pois já vi vários carros com motor trocado por aí e acho que na Ranger não seria tããão difícil venderem gato por lebre.
Falando em volante, ele é muito parecido com o do Taurus 1995 de um amigo... e acho que é o mesmo do Mustang desse ano tb...

diniz
19/09/2008, 18:41
sohc pq é comando de válvulas no cabeçote, a outra coisa a se notar é o coletor de admissao que é bem mais alto do q as normais, no caso a do moisés, é coisa de quase pegar no capô

Abraços

a de 160 o comando é no bloco? então é um motor totalmente diferente?

abs

Guilherme A. Araújo
19/09/2008, 18:49
a de 160 o comando é no bloco? então é um motor totalmente diferente?

abs

É isso aí, totalmente diferente, dá pra ter uma noçao pelas fotos do Moisés se comparado com as fotos que ele colocou posteriormente.
Tudo no motor é difernte, desde a combinaçao dos cilindros, onde começa o primeiro e onde termina o sexto, o sohc é um motor de lata potencia e rotaçao, o seu torque máximo é atingido a 5.250rpm, por isso muitas pessoas falam que nao notam muita diferença entre o OHV para SOHC.
Praticamente todas as peças sao diferentes, oq dá raiva pq vc vai comprar peças e os revendedores manda da normal!!!
Eu tava numa briga lascada pra conseguir a embreagem dela mais barata em distrivbuidora, mas acabei tendo que pedir da propria ford!!!
É diferente tbm!
Por ser mais potente, é pra ser ligeiramente mais economico pois usa menos do motor, mas nem sempre isso acontece.

A questao é q um baita motor!!!

Pequeno jr
20/09/2008, 09:03
Bom tópico.

SergioPB
21/09/2008, 11:34
Pessoal,
Fugimos do assunto principal -> Dúvidas gnv Ranger.
Nada contra o Repower, mas o assunto principal deve ser retomado.
O GNV em motores é um assunto muito extenso e devíamos explorá-lo mais.
O que vocês acham?

Abraços!

Guilherme A. Araújo
22/09/2008, 00:22
Pessoal,
Fugimos do assunto principal -> Dúvidas gnv Ranger.
Nada contra o Repower, mas o assunto principal deve ser retomado.
O GNV em motores é um assunto muito extenso e devíamos explorá-lo mais.
O que vocês acham?

Abraços!
hehe, as coisas quase sempre dao uma desviada do assunto neh, rsrsrs
Vamos explorar mais sobre o assunto mesmo, alguém sabe o q fazer pra ficar mais economica??
A minha tah fazendo 6km/m3 de média, dizem que tem q fazer 8km!!!
E pelo fato de o meu motor ser mais potente e eu andar com o pé leve, ou seja, usando menos do motor, deveria ser mais economico ainda!!!

Orleans
22/09/2008, 18:47
Não uso GNV, mas como estou pensando em instalar, andei pesquisando. Uma Explorer ou Ranger V6 fazem entre 6km e 7km/m3 na cidade e 9km e 10km/m3 na estrada, como a minha Explorer já fez 6km/l de gasolina na cidade e 9km/l na estrada, deve ser verdade, pois o consumo de GNV é menor.
Você anda mais na cidade? Atualmente moro em uma cidade que deixa a 4ª e a 5ª marcha com teia de aranha, se fizer 6km/m3 será um bom resultado, mas acho difícil.

Guilherme A. Araújo
22/09/2008, 19:28
Não uso GNV, mas como estou pensando em instalar, andei pesquisando. Uma Explorer ou Ranger V6 fazem entre 6km e 7km/m3 na cidade e 9km e 10km/m3 na estrada, como a minha Explorer já fez 6km/l de gasolina na cidade e 9km/l na estrada, deve ser verdade, pois o consumo de GNV é menor.
Você anda mais na cidade? Atualmente moro em uma cidade que deixa a 4ª e a 5ª marcha com teia de aranha, se fizer 6km/m3 será um bom resultado, mas acho difícil.
Sim, ando mais na cidade, mas sempre que converso com alguem nos postos de combustiveis é sempre a mesma média, adeles fazem 7/8km/m3, enquanto a minha é sempre nos 6!!!

SergioPB
22/09/2008, 22:03
Dá para melhorar o consumo sim.
Seguindo algumas dicas de regulagens e instalação, consegue-se um bom desempenho e baixo consumo.
Olhe esse link: http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=29

Abraços!

Orleans
22/09/2008, 22:28
E essa dica do Rodrigo (Garra4X4), pode ajudar? http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=680229&postcount=15
Já é a segunda vez que leio algo sobre o escapamento, eu mesmo estou desconfiado do catalisador da minha Explorer, meu consumo de gasolina aumentou, sem motivo aparente, isso inclusive está contribuindo para que eu decida logo instalar o kit GNV.

Moisés S.M
23/09/2008, 00:38
A média da minha v6 é 7 a 8/m3 andando na boa sem ficar aloprando. Na estrada faço uma média de 250 km a 110-120km/h, na cidade 150km com um cilindro 25m3.

soneca_zzz
23/09/2008, 18:15
Orleans, se tiver um pouco mais de dindin, recomendo fortemente instalar o kit GNV de 5a geração. O kit e a instalação são mais caros, mas a longo prazo deve valer mais a pena.

Dê uma "googleada" que tem alguns artigos falando disso...

Orleans
23/09/2008, 19:47
Soneca,
Vou pesquisar sobre o kit de 5ª geração. Sabe se algum forista usa esse kit? Alguém aqui usa o cilindro no local do pneu socorro, sob o carro?

du
23/09/2008, 21:47
Orleans,

Outro dia vi na rua, uma S10 com os cilindros embaixo, mas parecia muito exposto, não sei se teria risco uma colixão atrás.

Abraços Du.

Orleans
23/09/2008, 22:27
Du,

Olha o que achei na net sobre GNV e cilindros.

O GNV é reconhecido como muito seguro entre os combustíveis.
Por que?
Por ser mais leve que o ar, em caso de vazamento, se dissipa rápido na atmosfera, diminuindo riscos de explosão ou incêndio;
O GNV só inflama quando é submetido a 620°C;
O cilindro é feito de aço com 8mm a 10mm de espessura, sem emendas, e resiste bem a choques e colisões;
Após ensaio em um cilindro com pressão interna de 220bar, com três tipos de armas (38 , 9mm e fuzil com bala de aço), as balas do 38 e 9mm não comprometeram em nada a estrutura. Com fuzil e projétil de aço, o cilindro foi perfurado, mas não houve deformação na parede oposta, a despressurização brusca não causou explosão e não ocorreu nenhum princípio de combustão após a perfuração da bala.
Será que uma colisão ou pedra pode danificar o cilindro a ponto de gerar explosão?
Com o cilindro no local do socorro e o pneu em um suporte, tipo Ecosport, seria perfeito.:lol:

Abraço

diniz
24/09/2008, 02:29
Orleans,

Outro dia vi na rua, uma S10 com os cilindros embaixo, mas parecia muito exposto, não sei se teria risco uma colixão atrás.

Abraços Du.

tbem ja vi s10 e ranger c/ 2 cilindro ali no step, acho que são 2 de 9 ou 10 m3... não acho que vale muito a pena, pois cabe um cilindro de 23 m3 dentro caçamba encostado na cabine... e a instalação debaixo do carro é bem mais complicada e cara, fora que vc tem que contar c/ a manutenção em dobro na revistoria dos cilindros

uma vantagem deve ser que deve dar bem mais estabilidade no carro né, ja que 2 cilindro de 10 m pesam mais que um de 23 m... e como eles ficam mais no final da caçamba a camionete deve sentar a bunda legal na rua hehehe... eu ja dirigi a minha que tem um de 23m instalado perto da tampa e agora esta instalado perto da cabine e fez uma diferença na dirigibilidade do carro, perto da tampa tava um pouco melhor

abs

soneca_zzz
24/09/2008, 09:22
Orleans, acho uma idéia legal colocar o estepe atrás e o cilindro de GNV embaixo, mas acho que ficaria muito exposto mesmo.

O cilindro é muito resistente, tem que ser uma porrada bem forte para danificá-lo, mas não é impossível. Se o uso da Explorer é a maior parte ou totalmente urbano, não há muito o que temer, só aconselharia mandar fazer uma chapa de aço e encaixar embaixo dos cilindros, apenas como precaução.

Aqui tem uns links que achei agora na pressa:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36149
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Testes_Conteudo.vxlpub?hnid=37172
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/lancamento/item15810.shl (praticamente o mesmo do webmotors)
http://www.gaspoint.com.br/gnv/comparativo.asp (esse tem no post acima)
http://www.gasnet.com.br/artigos/artigos_view2.asp?cod=877

Se achar mais alguma coisa coloco aqui...