Ver Versão Completa : Duvida gnv ranger
Moisés S.M
16/09/2008, 18:37
Alguem sabe me dizer se é verdade q quando se tira a bateria do carro com gnv ao colocar o gnv fica desregulado?????
Guilherme A. Araújo
16/09/2008, 20:27
Alguem sabe me dizer se é verdade q quando se tira a bateria do carro com gnv ao colocar o gnv fica desregulado?????
Bem perguntado, existem vários tipos de gnv, os mais modernos usam controles e sensores eletronicos em tudo, tem o último, salvo engano geraçao 5 que nem perde potencia no motor, e vai ligado diretamente nos bicos.
A minha usa o penultimo, tudo eletronico, mas ainda é ligado no duto do ar.
Enfim, depois q desliguei a bateria dela e juntei os 2 polos pra apagar qqr anomalia que tivesse, notei que começou a beber um pouco mais, mas as regulagens de rotaçao pra ativar o gás, e em alta q ela passa automaticamente pra gasolina estao normais...
Tbm queria saber se realmente desregula!?!
Moisés S.M
16/09/2008, 22:32
Pois é não tive problema algum com o gnv dpois d ter tirado a bateria,vi q vc escreveu sobre ser ligado ao duto d ar,a minha é assim pelo menos eu acho e a potencia é a mesma no gnv ou na gasol...não vejo diferença,pelo q o ex-dono dela me disse o gnv q ele instalou era o top,eu tmbm não entendo nada d gnv,vou postar uma foto do motor pra vc ver se é isso mesmo.
Guilherme A. Araújo
17/09/2008, 00:17
Pois é não tive problema algum com o gnv dpois d ter tirado a bateria,vi q vc escreveu sobre ser ligado ao duto d ar,a minha é assim pelo menos eu acho e a potencia é a mesma no gnv ou na gasol...não vejo diferença,pelo q o ex-dono dela me disse o gnv q ele instalou era o top,eu tmbm não entendo nada d gnv,vou postar uma foto do motor pra vc ver se é isso mesmo.
Acredito que é o mesmo sistema da minha, mas realmete há uma perda sim qdo usado com gnv.
Faz um teste de aceleraçao pra vc ver, faz no gnv e depois na gasolina.
No gnv com motor em altas rotaçoes ela demora mais pra andar.
Como a minha é automática, nao sei a sua, ao chegar a 4.000 RPM ela passa automaticamente pra gasolina, dá até pra sentir o tranco e grudar no banco, hehe.
Carlos Jacomini
17/09/2008, 20:42
A minha tem sim uma pequena perda de potência no GNV. Está instalado um geração 3, ligado ao duto de entrada de ar e com a válvulazinha (rosca) de regulagem manual. Segundo os técnicos da empresa onde levo para manutenção, não há perda de configuração pq a central está programada e não é apagada, exceto se for dado um reset na central, mas tem que saber fazer isso.
Quanto ao consumo, a minha é 4 cil e faz 9 km/l na cidade com GNV. Pra mim está bom. Pela economia um carro a gasolina deveria fazer uns 17km/l na cidade para ficar equivalente....e nem o Uninho faz isso....rsrs
Um abraço
SergioPB
17/09/2008, 21:04
Sempre haverá perda de potência com o uso do GNV. Em qualquer motor.
Por mais que se faça para melhorar o desempenho no GNV, essas mudanças não serão suficientes para equiparar o funcionamento quando se usa o combustível líquido. Pelas próprias características do GNV, que por ser gasoso, mistura-se com mais facilidade com o ar, gerando uma mistura mais pobre, e com isso baixa potência. Em contrapartida gera também economia.
Abraços!
Moisés S.M
18/09/2008, 12:35
Quando eu comprei a minha ao chegar aos 3 mil giros o gnv ligava automatico até ai blz,mas um dia estava só com a bateria ligada e fiquei precionando o botão q muda da gasol... para o gnv e dpois disso nunca mais ele ligou sem q eu apertasse o botão,tipo assim vou tentar explicar melhor,quando ligo ela tanto no gnv ou na gasol ela sempre bate o arranque na gasol não importa se ta no gnv ou não até ai td bm,mas logo dpois q bati o arranque o gnv ja liga automatico sem eu não fazer nada,acho q deregulei a caixinha hehe mas tá rodando 100% bem.Deve ter um jeito d reverter isso vou tentar descobrir.
SergioPB
18/09/2008, 17:40
Em algumas "caixinhas", quando se quer ligar no GNV, é só ligar a chave sem acionar o arranque e passar o botão para GNV. As luzes da "caixinha" se acendem do lado do GNV(todas as verdes) sem piscar. É só continuar a dar a partida, sem voltar a chave de ignição. Tente fazer o mesmo procedimento para a gasolina. Se a luz do lado direito se acender sem piscar, é sinal que a partida na gasolina estará ativada.
Boa sorte.
Abraços!
soneca_zzz
18/09/2008, 17:57
Moises, que ano que é a sua Ranger? Vi as fotos do motor e queria saber se já é a V6 Repower (2001 ~ 2003). Tô atrás de fotos desse motor, pois ainda não encontrei nenhuma Ranger V6 Repower nas lojas e um vendedor me mostrou uma 99 e insistia que já era a Repower... queria saber ver se tem diferença "visual" do motor qdo abre o capô, principalmente para evitar esses vendedores picaretas! hehehe
Quanto ao GNV, não manjo quase nada, mas andei lendo algumas coisas sobre esse de 5a geração, que parece ser o melhor (e mais caro). Existe uma empresa, não me recordo o nome, que faz a adaptação para a Ford, quando saem compra-se uma Ranger 0Km a gasolina e opta pela instalção do GNV. Essa empresa instala para particulares também, mas tanto nela quanto em outras que instalam esse de 5a geração cobram por volta de 6 mil reais, mas dizem que não perde potência.
Bem, alguma potência deve perder, mas deve ser algo imperceptível devido a toda eletrônica embutida no conjunto... :concordo:
Moisés S.M
18/09/2008, 18:23
soneca:
A minha ranger é 99 motor v6 162CV.mas te garanto q a minha não é repower ok.
soneca_zzz
18/09/2008, 18:28
Valeu, Moises!
Por incrível que pareça, nem no Google images eu consegui achar uma foto desse bendito motor Repower!!! hehehe
Guilherme A. Araújo
18/09/2008, 18:45
Moises, que ano que é a sua Ranger? Vi as fotos do motor e queria saber se já é a V6 Repower (2001 ~ 2003). Tô atrás de fotos desse motor, pois ainda não encontrei nenhuma Ranger V6 Repower nas lojas e um vendedor me mostrou uma 99 e insistia que já era a Repower... queria saber ver se tem diferença "visual" do motor qdo abre o capô, principalmente para evitar esses vendedores picaretas! hehehe
Eae soneca, bom, se queres saber quais as diferenças do motor, é só perguntar pra quem tem...
Primeira coisa que tem de diferente, tem uma capa de plástico q cobre a borboleta e parte do coletor de ar com as inscriçoes: 4.0 L SOHC, sohc pq é comando de válvulas no cabeçote, a outra coisa a se notar é o coletor de admissao que é bem mais alto do q as normais, no caso a do moisés, é coisa de quase pegar no capô, e o mais fácil de saber: Olhar no documento dela, vai constar 210cv!!!
Ah, e ela tbm tem cruise control no volante!
Ainda nao tirei foto do motor, mas vou tirar e colocar aki pra vc ver.
Abraços
Moisés S.M
18/09/2008, 18:49
Achei umas fotos d uma v6 2002 4.0 acho q é esse.
Guilherme A. Araújo
18/09/2008, 18:50
Achei umas fotos d uma v6 2002 4.0 acho q é esse.
Exatamente!!!!
É esse mesmo, ahora já sabe como diferenciar.
Mas é só olhar no documento tbm pra confirmar.
A propósito, aonde achou essas fotos?
tem alguma do carro todo?
Moisés S.M
18/09/2008, 18:58
Achei no ebay hehe só q a carroceria dessa é parecida com as nova ranger´s. Mas é 4.0 2002.
soneca_zzz
19/09/2008, 14:50
Aeee, valeu, gente! Até que enfim consegui ver esse motor! Sempre perguntava nos tópicos e nunca colocavam foto... hehehe
Quando eu ia nas lojas, sempre olhava o volante para ver se tinha o cruisin control, mas como não tinha visto nenhuma Repow em "exposição", não adiantou muito. Outra coisa, mesmo se eu tivesse o botão no volante, ainda olharia o motor e o doc, pois já vi vários carros com motor trocado por aí e acho que na Ranger não seria tããão difícil venderem gato por lebre.
Falando em volante, ele é muito parecido com o do Taurus 1995 de um amigo... e acho que é o mesmo do Mustang desse ano tb...
sohc pq é comando de válvulas no cabeçote, a outra coisa a se notar é o coletor de admissao que é bem mais alto do q as normais, no caso a do moisés, é coisa de quase pegar no capô
Abraços
a de 160 o comando é no bloco? então é um motor totalmente diferente?
abs
Guilherme A. Araújo
19/09/2008, 18:49
a de 160 o comando é no bloco? então é um motor totalmente diferente?
abs
É isso aí, totalmente diferente, dá pra ter uma noçao pelas fotos do Moisés se comparado com as fotos que ele colocou posteriormente.
Tudo no motor é difernte, desde a combinaçao dos cilindros, onde começa o primeiro e onde termina o sexto, o sohc é um motor de lata potencia e rotaçao, o seu torque máximo é atingido a 5.250rpm, por isso muitas pessoas falam que nao notam muita diferença entre o OHV para SOHC.
Praticamente todas as peças sao diferentes, oq dá raiva pq vc vai comprar peças e os revendedores manda da normal!!!
Eu tava numa briga lascada pra conseguir a embreagem dela mais barata em distrivbuidora, mas acabei tendo que pedir da propria ford!!!
É diferente tbm!
Por ser mais potente, é pra ser ligeiramente mais economico pois usa menos do motor, mas nem sempre isso acontece.
A questao é q um baita motor!!!
Pequeno jr
20/09/2008, 09:03
Bom tópico.
SergioPB
21/09/2008, 11:34
Pessoal,
Fugimos do assunto principal -> Dúvidas gnv Ranger.
Nada contra o Repower, mas o assunto principal deve ser retomado.
O GNV em motores é um assunto muito extenso e devíamos explorá-lo mais.
O que vocês acham?
Abraços!
Guilherme A. Araújo
22/09/2008, 00:22
Pessoal,
Fugimos do assunto principal -> Dúvidas gnv Ranger.
Nada contra o Repower, mas o assunto principal deve ser retomado.
O GNV em motores é um assunto muito extenso e devíamos explorá-lo mais.
O que vocês acham?
Abraços!
hehe, as coisas quase sempre dao uma desviada do assunto neh, rsrsrs
Vamos explorar mais sobre o assunto mesmo, alguém sabe o q fazer pra ficar mais economica??
A minha tah fazendo 6km/m3 de média, dizem que tem q fazer 8km!!!
E pelo fato de o meu motor ser mais potente e eu andar com o pé leve, ou seja, usando menos do motor, deveria ser mais economico ainda!!!
Não uso GNV, mas como estou pensando em instalar, andei pesquisando. Uma Explorer ou Ranger V6 fazem entre 6km e 7km/m3 na cidade e 9km e 10km/m3 na estrada, como a minha Explorer já fez 6km/l de gasolina na cidade e 9km/l na estrada, deve ser verdade, pois o consumo de GNV é menor.
Você anda mais na cidade? Atualmente moro em uma cidade que deixa a 4ª e a 5ª marcha com teia de aranha, se fizer 6km/m3 será um bom resultado, mas acho difícil.
Guilherme A. Araújo
22/09/2008, 19:28
Não uso GNV, mas como estou pensando em instalar, andei pesquisando. Uma Explorer ou Ranger V6 fazem entre 6km e 7km/m3 na cidade e 9km e 10km/m3 na estrada, como a minha Explorer já fez 6km/l de gasolina na cidade e 9km/l na estrada, deve ser verdade, pois o consumo de GNV é menor.
Você anda mais na cidade? Atualmente moro em uma cidade que deixa a 4ª e a 5ª marcha com teia de aranha, se fizer 6km/m3 será um bom resultado, mas acho difícil.
Sim, ando mais na cidade, mas sempre que converso com alguem nos postos de combustiveis é sempre a mesma média, adeles fazem 7/8km/m3, enquanto a minha é sempre nos 6!!!
SergioPB
22/09/2008, 22:03
Dá para melhorar o consumo sim.
Seguindo algumas dicas de regulagens e instalação, consegue-se um bom desempenho e baixo consumo.
Olhe esse link: http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=29
Abraços!
E essa dica do Rodrigo (Garra4X4), pode ajudar? http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=680229&postcount=15
Já é a segunda vez que leio algo sobre o escapamento, eu mesmo estou desconfiado do catalisador da minha Explorer, meu consumo de gasolina aumentou, sem motivo aparente, isso inclusive está contribuindo para que eu decida logo instalar o kit GNV.
Moisés S.M
23/09/2008, 00:38
A média da minha v6 é 7 a 8/m3 andando na boa sem ficar aloprando. Na estrada faço uma média de 250 km a 110-120km/h, na cidade 150km com um cilindro 25m3.
soneca_zzz
23/09/2008, 18:15
Orleans, se tiver um pouco mais de dindin, recomendo fortemente instalar o kit GNV de 5a geração. O kit e a instalação são mais caros, mas a longo prazo deve valer mais a pena.
Dê uma "googleada" que tem alguns artigos falando disso...
Soneca,
Vou pesquisar sobre o kit de 5ª geração. Sabe se algum forista usa esse kit? Alguém aqui usa o cilindro no local do pneu socorro, sob o carro?
Orleans,
Outro dia vi na rua, uma S10 com os cilindros embaixo, mas parecia muito exposto, não sei se teria risco uma colixão atrás.
Abraços Du.
Du,
Olha o que achei na net sobre GNV e cilindros.
O GNV é reconhecido como muito seguro entre os combustíveis.
Por que?
Por ser mais leve que o ar, em caso de vazamento, se dissipa rápido na atmosfera, diminuindo riscos de explosão ou incêndio;
O GNV só inflama quando é submetido a 620°C;
O cilindro é feito de aço com 8mm a 10mm de espessura, sem emendas, e resiste bem a choques e colisões;
Após ensaio em um cilindro com pressão interna de 220bar, com três tipos de armas (38 , 9mm e fuzil com bala de aço), as balas do 38 e 9mm não comprometeram em nada a estrutura. Com fuzil e projétil de aço, o cilindro foi perfurado, mas não houve deformação na parede oposta, a despressurização brusca não causou explosão e não ocorreu nenhum princípio de combustão após a perfuração da bala.
Será que uma colisão ou pedra pode danificar o cilindro a ponto de gerar explosão?
Com o cilindro no local do socorro e o pneu em um suporte, tipo Ecosport, seria perfeito.:lol:
Abraço
Orleans,
Outro dia vi na rua, uma S10 com os cilindros embaixo, mas parecia muito exposto, não sei se teria risco uma colixão atrás.
Abraços Du.
tbem ja vi s10 e ranger c/ 2 cilindro ali no step, acho que são 2 de 9 ou 10 m3... não acho que vale muito a pena, pois cabe um cilindro de 23 m3 dentro caçamba encostado na cabine... e a instalação debaixo do carro é bem mais complicada e cara, fora que vc tem que contar c/ a manutenção em dobro na revistoria dos cilindros
uma vantagem deve ser que deve dar bem mais estabilidade no carro né, ja que 2 cilindro de 10 m pesam mais que um de 23 m... e como eles ficam mais no final da caçamba a camionete deve sentar a bunda legal na rua hehehe... eu ja dirigi a minha que tem um de 23m instalado perto da tampa e agora esta instalado perto da cabine e fez uma diferença na dirigibilidade do carro, perto da tampa tava um pouco melhor
abs
soneca_zzz
24/09/2008, 09:22
Orleans, acho uma idéia legal colocar o estepe atrás e o cilindro de GNV embaixo, mas acho que ficaria muito exposto mesmo.
O cilindro é muito resistente, tem que ser uma porrada bem forte para danificá-lo, mas não é impossível. Se o uso da Explorer é a maior parte ou totalmente urbano, não há muito o que temer, só aconselharia mandar fazer uma chapa de aço e encaixar embaixo dos cilindros, apenas como precaução.
Aqui tem uns links que achei agora na pressa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36149
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Testes_Conteudo.vxlpub?hnid=37172
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/lancamento/item15810.shl (praticamente o mesmo do webmotors)
http://www.gaspoint.com.br/gnv/comparativo.asp (esse tem no post acima)
http://www.gasnet.com.br/artigos/artigos_view2.asp?cod=877
Se achar mais alguma coisa coloco aqui...