Ver Versão Completa : NOTEI VAZAMENTO DE ÓLEO NO ARO
Fabiano-SL
25/08/2004, 15:32
Olá pessoal!
Estou com um problema no eixo traseiro do meu jeep:
Esta semana verifiquei que dentro do aro escorreu óleo, acho que vazou do eixo...Dei uma de xereta e tirei a roda e aquele "copinho" de ferro que fica no meio da panela do freio...quando tirei-o começou a pingar óleo (isso é normal) tem vedação ali? O que evita que vaze óleo por ali? depois que eu montei tudo deu um vazamento ali tb (ver foto).
Obs: por incrível que pareça, não tem óleo no chão de minha garagem...será que só vaza com o veículo em movimento??
Perguntas: pq vaza óleo dentro do aro (retentor?) e fora (tem que vedar o copo). É facil o conserto ou complicado? Dicas? Preço?
Valeu!
Vinicius Hauagge
25/08/2004, 15:42
Isso não é fluido de freio nao? Pois "oleo" nao parece ser, pois no diferencial é utilizado oleo bem espesso (90) e graxa nos rolamentos....
Se for o fluido de freio, cuidado pra nao ficar sem freio (se seu jeep tiver o cilindro mestre original o circuito é simples e é bem facil vc ficar sem freio....) alem disso, vc corre o risco de ter a roda travada, em razao das lonas ficarem molhadas com o fluido...
Entao, cuidado!
Alessandro Henrique
25/08/2004, 16:03
Fabiano,
Pode ser que o vazamento seja do fluido de freio, como mencionou o Vinicius ou até vazamento de óleo do diferencial.
Existem anéis retentores que fazem a vedação entre o tubo e o semi-eixo de transmissão impedindo que haja contaminação do óleo do diferencial com a graxa do rolamento. Se os mesmos estiverem gastos, é possível que haja vazamento.
Tente verificar qual o tipo de fluido está vazando. Se houver dúvida, verifique o nível do reservatório do fluido de freio e o nível do óleo no diferencial. Verifique se ocorre algum vazamento quando o freio é acionado.
Quando há vazamento do óleo do diferencial, este vaza diretamente pelo tambor.
Você removeu o cubo da roda? Por onde exatamente o óleo pingou?
Quando você removeu o tambor, como estava o cilindro do freio?
Se houver vazamento pelo retentor do eixo, é um indício que o rolamento possa estar danificado. Quando o rolamento esta gasto o eixo trabalha de forma excêntrica podendo ocasionar o desgaste dos retentores.
Fabiano-SL
25/08/2004, 20:11
Olá amigos!
Eu tb pensei que fosse fluído, até pq o reservatório estava bem baixo...mas eu tinha freio. Coloquei fluido e o freio ficou normal...(tenho o sistema original). Se tudo aquilo por dentro do aro fosse fluido de freio eu estaria sem freio algum, certo? Já encaixo mais uma pergunta, de quanto em quanto tempo é preciso completar o nível do fluído? Fazia mais de ano que eu não abria o reservatório, para ser mais exato, desde que eu troquei todos os cilindros de freios (inclusive o mestre).
Não aparenta vazamento do cilindro de freio, pois quando tirei o pneu e a tampa do cubo, as lonas e tudo por dentro estavam secos. Antes de montar tudo fiz o teste de freiar e verificar o funcionamento do cilindro, tudo ok, sem vazamento....
Já do lado de fora do aro (frente) o vazamento começou depois que eu desmontei o tambor...eu tirei aquela tampinha (copinho) e começou a pingar óleo no chão, saia óleo pelos lados da "porca grande". Coloquei a tampa rapidamente, pois penso que ela entra sobre pressão e estanca vazamentos...quando tira aquela tampa vaza mesmo?
Digo-lhes que retentor e rolamentos eu ainda não troquei desde jeep, provavelmente chegou a hora....
o procedimento de troca (rolamento e retentor) é fácil? caro?
Aguardo mais dicas!
falou galera!
Alessandro Henrique
25/08/2004, 21:21
Fabiano,
Pelo que você descreveu, acredito que tenha chegado a hora de trocar o retentor de graxa do rolamento (retentor interno).
Com relação aos custos, não sei te dizer.
Utilizando de paciência e de ferramentas adquadas é possível que você realize o trabalho.
Sobre o nível do reservatório do fluido de freio, este pode baixar sem que haja vazamentos! A medida em que as lonas vão se desgastando, o cilindro acaba por descrever um percurso maior, sendo que para isso uma maior quantidade de óleo é necessária. Mas sempre fique atento à variações bruscas de nível. Examine periódicamente.
Aproveitando o tópico: estou com um vazamento semelhante mas na roda dianteira direita. Percebi que as vezes vaza e as vezes não. O que pode ser?
ok fabiano
o diferencial traseiro do seu jipe é do tipo "canela fina" e usa o sistema de chavetas
pelo que vi, o que possivelmente ocorreu foi a quebra/trinca do cubo
isso já aconteceu uma vez comigo e o vazamente foi exatamente igual ao da foto que vc postou
além de providenciar a substituição do cubo, certamente será necessária a troca do retentor externo (existe o interno também)
pra ter uma idéia de preços, no josewal (aqui em sp), o cubo custa $76 e o retentor $37
lógico que antes é oportuno vc tirar a roda e campana pra dar uma checada
é um belo preju, infelizmente
[ ]´s
Olá pessoal!
Estou com um problema no eixo traseiro do meu jeep:
Esta semana verifiquei que dentro do aro escorreu óleo, acho que vazou do eixo...Dei uma de xereta e tirei a roda e aquele "copinho" de ferro que fica no meio da panela do freio...quando tirei-o começou a pingar óleo (isso é normal) tem vedação ali? O que evita que vaze óleo por ali? depois que eu montei tudo deu um vazamento ali tb (ver foto).
Obs: por incrível que pareça, não tem óleo no chão de minha garagem...será que só vaza com o veículo em movimento??
Perguntas: pq vaza óleo dentro do aro (retentor?) e fora (tem que vedar o copo). É facil o conserto ou complicado? Dicas? Preço?
Valeu!
Fala Amigo !
Tive um problema parecido.
De uma verificada em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12213
Desmontei a roda e o vazamento parece ser mesmo no burrinho.
[]´s
Valmor
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