Conectar

Ver Versão Completa : Correia dentada, esticador e rolamento da SW4.

dpab
16/09/2008, 11:53
Prezados companheiros,
Se fizermos uma pesquisa aqui no fórum, veremos que muito se fala do conjunto CORREIA DENTADA + ESTICADOR.
Entretanto, não vejo nada referente ao ROLAMENTO que é impulsionado pelo esticador e que trabalha tensionado junto à correia...
Na minha humilde opinião ( e isso me foi confirmado por alguns mecânicos que consultei), o que costuma apresentar problemas é, exatamente o ROLAMENTO, que trava e danifica todo o conjunto. Será que quando as pessoas se referem ao esticador estão falando do rolamento? Ou seria de ambos (esticador + rolamento)? Alguém já teve problemas com o esticador estando o rolamento perfeito?
Notem que se trata de 3 (três) peças separadas, ou seja, a correia, o esticador e o rolamento.
Quando vcs trocam, o fazem trocando as TRÊS peças citadas? Ou costumam se referir ao rolamento como sendo o "esticador" ?
Obrigado pelas considerações que possam fazer para esclarecer esse importante assunto. Delfim.

joão k. chikui
16/09/2008, 12:29
Delfim
É que compramos o conjunto completo.

dpab
16/09/2008, 13:39
João,
Pelo o que sei, são peças vendidas separadamente. Se chegarmos na concessionária e pedirmos a correia e o esticador, fatalmente traremos só duas peças, ou seja, o que pedimos. Não é vendido um conjunto de esticador com o rolamento... São peças distintas e com preços e códigos distintos tb.

Douglas Podiesi
16/09/2008, 14:37
Cara..quando se troca correia dentada, o dito do mecânico, vai verificar o estado do conjunto, e a vida util do rolamento, a troca se dá a partir do momento que se tem um diagnóstico visivel, mais se já ta tudo desmontado é melhor trocar tudo.....evita prejuizo posterior...como um rolamento travar e aí já prepara o bolso....

guilhermeabreu
16/09/2008, 17:48
DPAB

Vc levantou uma lebre interessante .

Qdo eu abri o tópico da TROCA DA CORREIA E DO ESTICADOR , ficava subentendido para mim que INCLUÍA O ROLAMENTO neste contesto .

No meu caso específico , qdo troquei a correia dentada numa concessionária , ELES SÓ TROCARAM A CORREIA , e após rodar 27.000 km , TRAVOU O ROLAMENTO e o resto da estória vc já sabe , prejú de R$10.000,00 .

Agora vc vem com esta notícia que poderá trocar SÓ A CORREIA e o ROLAMENTO , MENOS O ESTICADOR .

Realmente nunca vi ninguem dizer que o esticador deu defeito .

CONCLUSÃO :
Como esta parte de TROCA DE CORREIA DENTADA envolve a vida do motor , A MEU VER , acho melhor e mais garantido trocar tudo , já pensou se a gente " acha " que o esticador esta bom e daí a 27.000 km rodados estourar a correia pq o esticador deu defeito , se acontecer ísto comigo , TENHO CERTEZA QUE EU ME JOGO COM MINHA BONEQUINHA ( SW4 ) EM UM PRECIPÍCIO E MORRO JUNTO COM ELA .
Pois errar 2 vezes , SERIA BURRICE DEMAIS .

Brincadeiras a parte , mas como gostamos muito dessas nossas SW4 e tendo eu como exemplo de uma troca mal feita , EMBORA TENHA SIDO FEITO EM UMA CONCESSIONÁRIA TOYOTA , NÃO CUSTA NADA , OU MELHOR : GASTAREMOS UM POUCO A MAIS para termos a garantia e segurança que precisamos , pq FAZENDO O SERVIÇO CORRETO , temos a certeza da durabilidade destas MAGNÍFICAS SW4 QUE TEMOS EM CASA . E rodaríamos mais 100.000 km com a GARANTIA DE NÃO DAR DEFEITO NESTA PEÇA .

ABRAÇOS

dpab
16/09/2008, 18:53
Pois é Guilherme... essa é a questão.
Quando troquei a correia dentada da minha SW4 em março, lá na Toyomec (Rio de Janeiro), eles trocaram a correia e o rolamento, mas não trocaram o esticador (uma peça que parece um foguetinho de brinquedo) que tensiona o rolamento contra a correia... Eu pperguntei pro dono da oficina se não teria que trocar o esticador e ele me disse que o que dá problema é o rolamento (que trava) e não haveria necessidade de trocar o esticador em si.
E como sempre leio aqui no fórum e, principalmente, seu depoimento sobre o assunto, fiquei cabreiro com isso. Um abraço, Delfim.

guilhermeabreu
16/09/2008, 19:39
GRANDE DELFIM

EIS A QUESTÃO : Normalmente os caras falam ísto mesmo , qdo travou o rolamento da minha e estourou a correia , PERGUNTEI POR TELEFONE na concessionária que eu troquei a correia , PQ ELAS NÃO TROCARAM O ESTICADOR E O ROLAMENTO , resposta dele : " NÃO TROCAMOS PQ ELE ESTAVA BOM " , daí perguntei se ele estava bom pq travou ? Não solbe me responder , e perguntei de novo , se a garantia da correia é 100.000 km , então a GARANTIA irá cobrir este prejuízo correto ? Ele me respondeu : NÃO ESTA NA GARANTIA PQ A CORREIA NÃO ARREBENTOU POR SÍ SÓ , ELA ARREBENTOU PQ O ROLAMENTO TRAVOU , E o OTÁRIO AQUI teve que engolir este prejuíso .

Eles não garantem o que falam , assim como o mecanico da TOYOMEC , se amanhã vc tiver a infelicidade de ter um problema deste , eles vão arranjar outra desculpa para o ocorrido e dizer que NUNCA ACONTECEU ÍSTO COM ELES , ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE ÍSTO ACONTECE e vc teve muito azar ( é a mesma estória de sempre , só muda de endereço ) e vc tb FICARÁ COM O PREJÚ COM CERTEZA .

No meu caso caberia uma ação na justiça , mas estamos no BRASIL , adivinha quem tem mais dinheiro para uma briga judicial . Eu acabaria ainda de ter que pagar as custas do processo e ficar sem minha SW4 , minha casa , minha cueca e outros bichos mais , daí fiquei na minha e guardei ela por 8 meses fazendo caixa$$$$$$$$$$$$$ para mandar o mecanico fazer o motor , ESTA É MINHA ESTÓRIA REAL DO ACONTECIDO .

Vc ficar com uma pulga atras da orelha É A REALIDADE , POIS EU FICARIA TB APÓS LER ESTE MEU RELATO . ninguem segura nenhum prejuízo deste porte R$10.000,00 foi o meu prejú ha 3 ou 4 anos atras , É UMA VERDADEIRA MERD@#$%¨&*A .

Não gosto nem de lembrar , para eu ecrever ísto tive que tomar remédio de pressão alta de tanta RÁIVA que me dá do que passei , a vontade era de ir lá e ENCHER O CARA DE PORRADA ATÉ ELE MORRER , vou parar por aqui que esta subindo a RRRRRRRRRRÁIVA DE NOVO .

ABRAÇÃO

rub
17/09/2008, 08:07
Dpab,

Com conselho somente aceite que troque o conjunto completo (Esticador (tensionador da correia), rolamento e a correia dentada) por peças originais Toyota.
Não vale a pena arriscar.

Abraços,

Rubens

José Antonio Cruz
17/09/2008, 11:03
Amigos,
você já viram a pressão do esticador da correia dentada? Ele só fecha em um torno e é colocado uma chave philips bem fina para travar, esta chave só é retirada após o esticador ser colocado no seu devido lugar. Os mecânicos ao trocarem a correia dentada e o rolamento, podem sentir a pressão do esticador e indicar a troca ou não.

Abraços

guilhermeabreu
17/09/2008, 14:26
JOSÉ ANTONIO CRUZ

Me deculpe , mas neste caso da correia dentada , NÃO VALE ARRISCAR NADA , TROQUE TODO O CONJUNTO .

Os mecanicos não tem dinamometro na mão , É ARRISCAR MUITO NESTE CASO EM CONFIAR NA MÃO DO MECANICO , no manual e no painel do caro acende a luz T-BELT par alertar sobre a troca do conjunto a cada 100.000 km , O QUE FIZER DIFERENTE DISTO , VC ESTARÁ COLOCANDO EM RISCO A VIDA DO MOTOR , ísto já ocorreu comigo e não gostaria que outros passasse pelo que passei , UM PEQUENO PREJUÍZO DE R$10.000,00 HA 3 ANOS ATRAS , SIMPLESME PQ A AUTORIZADA AO TROCAR A CORREIA , " NÃO TROCOU O ESTICADOR COM O ROLAMENTO " .

guilhermeabreu
17/09/2008, 14:27
JOSÉ ANTONIO CRUZ

Me deculpe , mas neste caso da correia dentada , NÃO VALE ARRISCAR NADA , TROQUE TODO O CONJUNTO .

Os mecanicos não tem dinamometro na mão , É ARRISCAR MUITO NESTE CASO EM CONFIAR NA MÃO DO MECANICO , no manual e no painel do caro acende a luz T-BELT par alertar sobre a troca do conjunto a cada 100.000 km , O QUE FIZER DIFERENTE DISTO , VC ESTARÁ COLOCANDO EM RISCO A VIDA DO MOTOR , ísto já ocorreu comigo e não gostaria que outros passasse pelo que passei , UM PEQUENO PREJUÍZO DE R$10.000,00 HA 3 ANOS ATRAS , SIMPLESME PQ A AUTORIZADA AO TROCAR A CORREIA , " NÃO TROCOU O ESTICADOR COM O ROLAMENTO " .

Inner
22/09/2008, 21:59
GRANDE DELFIM

EIS A QUESTÃO : Normalmente os caras falam ísto mesmo , qdo travou o rolamento da minha e estourou a correia , PERGUNTEI POR TELEFONE na concessionária que eu troquei a correia , PQ ELAS NÃO TROCARAM O ESTICADOR E O ROLAMENTO , resposta dele : " NÃO TROCAMOS PQ ELE ESTAVA BOM " , daí perguntei se ele estava bom pq travou ? Não solbe me responder , e perguntei de novo , se a garantia da correia é 100.000 km , então a GARANTIA irá cobrir este prejuízo correto ? Ele me respondeu : NÃO ESTA NA GARANTIA PQ A CORREIA NÃO ARREBENTOU POR SÍ SÓ , ELA ARREBENTOU PQ O ROLAMENTO TRAVOU , E o OTÁRIO AQUI teve que engolir este prejuíso .

Eles não garantem o que falam , assim como o mecanico da TOYOMEC , se amanhã vc tiver a infelicidade de ter um problema deste , eles vão arranjar outra desculpa para o ocorrido e dizer que NUNCA ACONTECEU ÍSTO COM ELES , ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE ÍSTO ACONTECE e vc teve muito azar ( é a mesma estória de sempre , só muda de endereço ) e vc tb FICARÁ COM O PREJÚ COM CERTEZA .

No meu caso caberia uma ação na justiça , mas estamos no BRASIL , adivinha quem tem mais dinheiro para uma briga judicial . Eu acabaria ainda de ter que pagar as custas do processo e ficar sem minha SW4 , minha casa , minha cueca e outros bichos mais , daí fiquei na minha e guardei ela por 8 meses fazendo caixa$$$$$$$$$$$$$ para mandar o mecanico fazer o motor , ESTA É MINHA ESTÓRIA REAL DO ACONTECIDO .

Vc ficar com uma pulga atras da orelha É A REALIDADE , POIS EU FICARIA TB APÓS LER ESTE MEU RELATO . ninguem segura nenhum prejuízo deste porte R$10.000,00 foi o meu prejú ha 3 ou 4 anos atras , É UMA VERDADEIRA MERD@#$%¨&*A .

Não gosto nem de lembrar , para eu ecrever ísto tive que tomar remédio de pressão alta de tanta RÁIVA que me dá do que passei , a vontade era de ir lá e ENCHER O CARA DE PORRADA ATÉ ELE MORRER , vou parar por aqui que esta subindo a RRRRRRRRRRÁIVA DE NOVO .

ABRAÇÃO
Caro Guilherme boa noite estou acompanhando o seu relato e gostaria de lhe pedir duas coisas 1 vc poderia colocar no fórum o nome da concessionária para que nós não fôssemos lá e sermos enganados. 2 O que fazer no meu caso já que comprei recentemente uma Hilux 98 pedi para o mecânico fazer uma revisão e ele me disse que não havia necessidade de trocar nada inclusive esticador correia e rolamento carro com 154.000km com correia trocada nos 100.000km, pergunto se tivesse sido trocado todo o conjunto no seu carro será que a concessionária bancaria o prejuízo eles põem no papel a garantia de 100.000km

guilhermeabreu
24/09/2008, 00:52
CARO INNER

Vc esta bem próximo do perigo , a concessionária foi a TOYOTA da cidade de NOVA FRIBURGO-RJ .

No seu caso , tendo comprado o carro recentemente e sabendo que foi trocado a correia aos 100.000 km o que é o correto , resta saber se qdo foi trocado , SE FOI TROCADO O CONJUNTO COMPLLETO , ( CORREIA + ESTICADOR + ROLAMENTO ) , se foi feito o serviço numa concessionária , com certeza vc terá a garantia GARANTIDA . Caso vc não sabe se trocou o conjunto completo , se fosse eu , trocaria tudo de novo , FICA BEM MAIS BARATO do que correr o risco de bater o motor e gastar R$10.000,00 .

E por último , no meu caso SE a concessionária tivesse trocado todo o conjunto e tivesse ocorrido o incidente , COM CERTEZA a concessionária cobriria o prejuízo , pq é norma da TOYOTA garantir o serviço feito , e lá tem os prazos de garantia dos serviços feitos e neste caso específico de troca de correia , a GARANTIA É DE 100.000 KM OU 1 ANO .
Não tem escrito no papel , mas vc tem a nota fiscal do serviço feito que é a GARANTIA preconizada pela TOYOTA .

Vc fazendo este serviço fora da concessionária mesmo comprando as peças na TOYOTA , não tem GARANTIA da TOYOTA , só tem a GARANTIA TOYOTA qdo o serviço é feito dentro da concessionária .