Ver Versão Completa : Ranger Chipada
rogeriomasih
16/09/2008, 02:10
Caros colegas,
acabei de comprar uma RANGER 3.0 e estou muito animado com a possibilidade de chipar o seu motor.
Andei lendo sobre o assunto e achei muita coisa interessante sobre o carro e seu motor, mas no único tópico que achei sobre ranger chipada só tinha discussões bobas.
Assim sendo, recorro aos colegas para que têm experiência no assunto apresentem suas impressões sobre:
- o ganho na potência implicou em aumento de consumo? o aumento foi considerável?
- quanto rodaram (km) com o motor modificado?
- perceberam desgaste prematuro no motor?
- é melhor reprogramar o chip ou instalar o unichip?
- em síntese: compensa realmente?
Fico no aguardo das contribuições dos colegas e agradeço antecipadamente pela atenção.
fala rogerio!
parabens pela compra!!
cara, EU coloquei o chip só por causa dos pneus um pouco maiores......se nao fosse por isso nao sei se colocaria.
pra mim o consumo nao aumentou por causa do chip, e sim por causa dos pneus. é só regular o pé.
ja rodei quase 60milkm com ela chipada. o motor nao apresenta nada de diferente.....semana passada tive que trocar a corrente do motor, mas acho manutenção normal já que algumas tb ja trocaram.
a reprogramação é a metade do preço de um unichip....hj ficaria na duvida entre os dois pq agora qualquer problema que acontece no carro ja pensam que é o módulo....aí é froidis! ja tive um problema com o carro quando lavaram o motor e molharam o módulo...o carro nao dava sinal nenhum com a chave. só dps de uns 30min secando que foi funcionar....mas até hj foi só isso.
o unichip a potencia pra pra uns 200cv, a reprogramação tem com 200-220-240-250-260...
o motor original da ranger ja tem potencia suficiente pra tocar o carro. o chip é uma ajuda a mais. é bom vc acelerar e sentir o carro responder na hora. acho que compensa sim, mas só nao pode ficar forçando o tempo todo.
flwsss
rogeriomasih
17/09/2008, 16:04
hj ficaria na duvida entre os dois pq agora qualquer problema que acontece no carro ja pensam que é o módulo
Não entendi o teu comentário: qual a diferença, para o módulo e para prevenir possíveis problemas, entre reprogramar ou colocar o outro chip?
É por que,os modulos são as bases do motores eletronicos!!!!
Todo problema,os caras ja olham o modulo!!
Ja ouvi uma vez,que reprogramando o chip o carro ficava melhor em baixa rotação,quando apertava não mudava muito.E com o unichip ficava um canhão!!!
Mas estuda viu cara,tu é daqui de Fortaleza né?
Sabe quem instala aqui???
Giba Diesel
17/09/2008, 17:23
Quando eu leio esses tópicos me dá uma vontade de chipar......rs
Mas nao vou abrir mao da garantia. Acabei de comprar o carro e a garantia é de 2 anos sem limite de km.
Por enquanto só passando vontade....rs..... mas concordo com o Jera que o motor tem potencia suficiente para levar o carro. Ainda mais quando lembro da f1000 mwm 229/4 que tive há duzentos anos atras....rs
Rogeriomasih, Tem um outro tópico que fala à exaustão sobre ranger chipada. Segue o Link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20022
Abraços
rogerio,
é pq a reprogramação que fiz, ela foi no proprio chip do carro. ela fica lá e pronto.
já o unichip é um pequeno módulo que vc liga na central eletronica do carro (me corrijam se eu estiver errado), assim vc pode colocar e tirar na hora que quiser. quando for na revisão vc pode tirar que ninguem vai ficar sabendo.
flwsss
murilloaquino
17/09/2008, 22:41
Issoo...Eu tinha o ameu com uma bridge plug.Então, era so retirar e pronto. Foi instalada com aranger na garantia e ainda restava 8 meses.Rodei aproximadamente 20 mil km, fiz 2 revisoes, todas sem problemas e com o unichip lá.Qualquer coisa, era so retirar o chip e pronto ,carro original novamente...
Giba Diesel
17/09/2008, 22:45
Murilo, vc colocou com aquele chicote extra né ? Na concessionaria passou zerado entao ? Tenho medo disso dar zica.
Abraço
murilloaquino
17/09/2008, 22:50
Isso...
O chicote extra. Coloquei a fiação dentro do chicote original com uma saida pra dentro da cabine.Então, meu unichip fica no interior. Quando vendi a ranger, tirei o chicote todo e fiz a religação dos fios originais. Ficou zero bala e pra tirar um eletricista amigo meu fez a religação aem 10 minutos com o manual de instalação...
rogeriomasih
24/09/2008, 10:31
Estou estranhado bastante o desempenho da 3.0 em baixa rotação...e nas ultrapassagens na estrada tb.
Me ajudem com uma dúvida: por enquanto ainda estou utilizando os pneus originais (245), quando passar para os 265 essas características (falta de potência na saída e na retomada) vai ficar ainda mais forte?
Vou falar sério, estou amadurecendo bem a idéia de chipar....está faltando mais R$ do que coragem...
Estou estranhado bastante o desempenho da 3.0 em baixa rotação...e nas ultrapassagens na estrada tb.
Me ajudem com uma dúvida: por enquanto ainda estou utilizando os pneus originais (245), quando passar para os 265 essas características (falta de potência na saída e na retomada) vai ficar ainda mais forte?
Vou falar sério, estou amadurecendo bem a idéia de chipar....está faltando mais R$ do que coragem...
Foi o que senti. As vezes o carro fica tremendo todo por voce esta em 3a ou 4a que normalmente estaria na sua ex-Ranger, mas nessa ela fica meio lerda?
Chipando resolve 80%. Ela ainda vai ter a saída um pouco mais fraca que as antigas devido a relação mais longa, que se agravará mais ainda ao botar pneus maiores.
Minhas percepções:
O carro fica muito melhor, principalmente em alta. Dá para fazer ultrapassagens bem mais fácil.
O consumo, ficou melhor. Na cidade fazia uns 9 a 9,5km/l com ar ligado, e hoje quase 10km/h com o ar ligado. Muito anda e para, percurso de 13 kms de casa para trabalho.
Quanto ao Unichip aqui em Fortaleza, quem instala é o Anibal da Expertech (onde instalei o meu), e o pessoal da concessionária da Toyota. Claro que na Toyota é mais caro, eles na verdade compram o Unichip do Anibal e as vezes ele mesmo que vai lá instalar. O Anibal, na minha Ranger, puxou o cabeamento e instalou o Unichip debaixo do console onde tem os porta copos da Ranger, dentro do carro. Ficou perfeito e nem procurando no capo você acha alguma alteração. Unichip instalado fica em torno de uns R$ 3.300,00 (se for levar lá, fala que eu indiquei, pois ele da uma comissão para quem indicou, mas ai eu ligo e peço para essa 'comissão' que eu ganharia se reverter em desconto para você - uns 200 a 300 conto).
Para chipar, se for fazer, recomendo levar no Leo da Controller, onde váriooos Trollers são feitos. Ele tira sua central e manda para chipar de um cara de confiança. O Serviço fica em torno de uns R$ 1.600,00 a R$ 2.000,00 (tem que confirmar).
Quanto ao chip, existem diferentes programações, e tenho vários relatos de programas não tão bons que acabaram estragando motores 3.0 (nos Trollers, mas é mesmo motor). Geralmente se usa a programação de 197cv ou de 226cv, mais que isso exige muito do motor (um colega bateu o motor do Troller em 6 meses com o chip de 260cvs mas claro que depende muito do pé, hoje ele trocou de Troller e nem chipou mais com medo). Tem algumas programações mal feitas por ai, que o carro fica castanhando muito em baixa e com buracos na aceleração. Então, economia nesse quesito pode não valer a pena.
rogeriomasih
24/09/2008, 11:09
Foi o que senti. As vezes o carro fica tremendo todo por voce esta em 3a ou 4a que normalmente estaria na sua ex-Ranger, mas nessa ela fica meio lerda?
Chipando resolve 80%. Ela ainda vai ter a saída um pouco mais fraca que as antigas devido a relação mais longa, que se agravará mais ainda ao botar pneus maiores.
Vc não acha que esse comportamento acaba forçando uma utilização maior da embreagem?
murilloaquino
24/09/2008, 11:39
O osvaldo, depois que vc viajar, vc vai ver principalmente na estrada, a facilidade em manter o carro acima dos 140. É incrivel como o pé tem q ficar´´leve`` pra não passar disso, principalmente quando o conta-giros fica em torno de 2500 rpm.
rogeriomasih
24/09/2008, 11:53
O osvaldo, depois que vc viajar, vc vai ver principalmente na estrada, a facilidade em manter o carro acima dos 140. É incrivel como o pé tem q ficar´´leve`` pra não passar disso, principalmente quando o conta-giros fica em torno de 2500 rpm.
Murillo,
Isso eu tb percebi. Vim de Fortaleza para Juazeiro (560km) sempre cuidando para não passar dos 140km - se descuidar, ela vai embora mesmo...chega nos 160 km/h bem 'facinho'...
Minha 'reclamação, por enquanto, está voltada para desempenho na saída e retomada - em baixas rotações, na verdade.
O que vc acha dela nas ultrapassagens?
Por exemplo, ficar atrás de um caminhão a 60 km/h e ter que ultrapassar?
murilloaquino
24/09/2008, 12:14
Baixas rotações vc vai se acostumar com a tocada da ranger. Ai, depois q vc acostumar, em lugares q vc andava de 3 na 2.8 a 1800 rpm, vc pode andar de segunda na 3.0 nos mesmos 1800 rpm. Então, é mais uma readequação da maneira de dirigir. Numa retomada por a 60 por exemplo. Se precisar de forçca, joga a terceira a afunda o pé. Se for mais tranquilo, pode ir de 4...
rogerio,
é só questão de vc se acustumar com o cambio. eu troco sempre as marchas quando chego nas 2000-2200 rpm e o carro nao fica "chocho"...vc deve estar trocando as marchas mt cedo ou nao reduzindo a marcha nas ultrapassagens.
nas ultrapassagens que vc sente o motor dela. no exemplo que vc mencionou.....60km/h....mete uma 3a e vai embora!!!
Baixas rotações vc vai se acostumar com a tocada da ranger. Ai, depois q vc acostumar, em lugares q vc andava de 3 na 2.8 a 1800 rpm, vc pode andar de segunda na 3.0 nos mesmos 1800 rpm. Então, é mais uma readequação da maneira de dirigir. Numa retomada por a 60 por exemplo. Se precisar de forçca, joga a terceira a afunda o pé. Se for mais tranquilo, pode ir de 4...
X2!!!
Passo a semana andando na F250,e quando eu ando na Ranger de meu tio fico todo errado...
Amarrado pra caramba!!
Depois de umas voltas fica tudo certo!!!
Giba Diesel
24/09/2008, 13:27
Minhas percepções:
O carro fica muito melhor, principalmente em alta. Dá para fazer ultrapassagens bem mais fácil.
O consumo, ficou melhor. Na cidade fazia uns 9 a 9,5km/l com ar ligado, e hoje quase 10km/h com o ar ligado. Muito anda e para, percurso de 13 kms de casa para trabalho.
Quanto ao Unichip aqui em Fortaleza, quem instala é o Anibal da Expertech (onde instalei o meu), e o pessoal da concessionária da Toyota. Claro que na Toyota é mais caro, eles na verdade compram o Unichip do Anibal e as vezes ele mesmo que vai lá instalar. O Anibal, na minha Ranger, puxou o cabeamento e instalou o Unichip debaixo do console onde tem os porta copos da Ranger, dentro do carro. Ficou perfeito e nem procurando no capo você acha alguma alteração. Unichip instalado fica em torno de uns R$ 3.300,00 (se for levar lá, fala que eu indiquei, pois ele da uma comissão para quem indicou, mas ai eu ligo e peço para essa 'comissão' que eu ganharia se reverter em desconto para você - uns 200 a 300 conto).
Para chipar, se for fazer, recomendo levar no Leo da Controller, onde váriooos Trollers são feitos. Ele tira sua central e manda para chipar de um cara de confiança. O Serviço fica em torno de uns R$ 1.600,00 a R$ 2.000,00 (tem que confirmar).
Quanto ao chip, existem diferentes programações, e tenho vários relatos de programas não tão bons que acabaram estragando motores 3.0 (nos Trollers, mas é mesmo motor). Geralmente se usa a programação de 197cv ou de 226cv, mais que isso exige muito do motor (um colega bateu o motor do Troller em 6 meses com o chip de 260cvs mas claro que depende muito do pé, hoje ele trocou de Troller e nem chipou mais com medo). Tem algumas programações mal feitas por ai, que o carro fica castanhando muito em baixa e com buracos na aceleração. Então, economia nesse quesito pode não valer a pena.
Pane com chip ??? Você conhece outros casos, ou só esse ?
shimomoto
24/09/2008, 22:31
X2!!!
Passo a semana andando na F250,e quando eu ando na Ranger de meu tio fico todo errado...
Amarrado pra caramba!!
Depois de umas voltas fica tudo certo!!!
X3!!!!!
Quando tirei a minha da Concessionária, ainda em mente as 2.8 que tinha dirigido, confesso que apanhei pra caramba. Depois peguei o jeito e a gente vai aprendendo a dirigir.
Gosto de transmissões de relações longas, e esse é um dos motivos que eu sou Rangeiro convicto. Veículo com cambio de relações curtas para mim é Trator e se eu quiser, eu pego um, engato a reduzida e saio por ai.
Abs!!!
Um amigo teve uma Ranger 3.0 com Unichip tabem.
O carro fica muito bom, com desempenho bem melhor que o original.
O Unichip eh excelente e tem a possibilidade de voce retirar e usar em outro carro quando.
O unico problema dela eh o preco.
Em quanto uma reprogramacao do Reiko para 247cv esta custando R$1.500,00 o Unichip hoje custa R$3.000,00 (com choro baixa um pouco) e leva seu carro para 200cv...
Eu vou fazer esta reprogramacao no Troller, da Reiko, com 247cv...
Mas so quando voltar ao Brasil...
Quando fizer posto os comentarios.
Abracos.
Pequeno jr
25/09/2008, 00:02
Rogerio ... faz o chip e seja feliz.
O q tem de gente chipando as viaturas e ficando hiper satisfeito não é brincadeira.
RezendeDF
25/09/2008, 07:52
Caros colegas,
acabei de comprar uma RANGER 3.0 e estou muito animado com a possibilidade de chipar o seu motor.
Andei lendo sobre o assunto e achei muita coisa interessante sobre o carro e seu motor, mas no único tópico que achei sobre ranger chipada só tinha discussões bobas.
Assim sendo, recorro aos colegas para que têm experiência no assunto apresentem suas impressões sobre:
- o ganho na potência implicou em aumento de consumo? o aumento foi considerável?
Fico no aguardo das contribuições dos colegas e agradeço antecipadamente pela atenção.
Chipei o meu Troller é posso dizer que simplesmente é outro carro. Continua econômico tanto quanto antes, posso até dizer mais porque vivo fazendo gracinhas e ele manteve o consumo.
Já rodei cerca de 6.000km, falar em desgaste acredito que diminua uns 20% da vida útil do motor, depende muito do pé.
Fiz a reprogramação do chip com o Maurício de Brasília, ele presta serviços em vários estados do Brasil.
Enfim, estou satisfeiro com a reprogramação. Ficou o bicho. O senão ficou por conta da fumaça que aumenta razoavelmente em determinadas situações.
Abraço.
Murillo,
Isso eu tb percebi. Vim de Fortaleza para Juazeiro (560km) sempre cuidando para não passar dos 140km - se descuidar, ela vai embora mesmo...chega nos 160 km/h bem 'facinho'...
Minha 'reclamação, por enquanto, está voltada para desempenho na saída e retomada - em baixas rotações, na verdade.
O que vc acha dela nas ultrapassagens?
Por exemplo, ficar atrás de um caminhão a 60 km/h e ter que ultrapassar?
Nas ultrapassagens que fica mais gostoso de dirigir. Voce a 60 km/h pisa o pé, joga uma 3a e leva até mais de 100km/h fácil, brincando. E de 4a ainda dá para esticar até 140km/h...a 5a é só para poupar diesel mesmo :dance:
Quanto a pane de chip, é comum ouvir relatos de amigos e conhecidos que já tiveram problemas nos Trollers 3.0.
- Um colega, em um 2006, bateu o motor com o chip de 250/260cvs
- Um outro colega, fez o chip de 250cv depois volotu para o de 220cv pois achou que ficou castahando demais em lenta
Fora varios relatos de um colega que corre a Copa Troller NE, onde a maioria dos T4 andam chipados.
Tem que tomar cuidado onde manda fazer para ficar um serviço perfeito.
Ahh, quanto ao Unichip, não notei fumaça nenhuma na minha Ranger, antes ou depois.
murilloaquino
25/09/2008, 10:51
O que eu acho é que o UNICHIP deixa o carro mais proximo do original possivel. Não percebi nenhuma alateração, a não ser quando o carro tá com o pé no fundo perto das 3000 rpm, um pouco a mais de fumaça, mas muito pouco mesmo...
aoliveira
25/09/2008, 21:06
rogerio,
é só questão de vc se acustumar com o cambio. eu troco sempre as marchas quando chego nas 2000-2200 rpm e o carro nao fica "chocho"...vc deve estar trocando as marchas mt cedo ou nao reduzindo a marcha nas ultrapassagens.
nas ultrapassagens que vc sente o motor dela. no exemplo que vc mencionou.....60km/h....mete uma 3a e vai embora!!!
Será q não valeria mais à pena então colocar uma TGV ao invés de investir no unichip? pois se o problema é em baixa. :pensativo:
É uma dúvida que eu mesmo tenho e gostaria das opiniões dos colegas do forum, pois estou pretendendo trocar de ranger por uma 2006 em grande parte por causa do motor, que pensei que teria mais força pra andar com pneus 33".
dalmolin
25/09/2008, 21:23
transmissao alongada detona com retomada de velocidade , pode colocar ate 1ª se quiser ...
tanto eh qe jah andei com varios carros , nenhum me da a confiança na ultrapassagem qe a F250 MWM passa ...
na ranger, reduzindo a marcha nas ultrapassagens vc vai embora fácil! chipada então...
ontem mesmo peguei estrada e fui ultrapassar 2 carretas de uma vez com uma pajero full diesel com motor de 195cv na minha frente....a pajero pisou firme tb mas fiquei empurrando o cara até ele me dar espaço e passei ele com facilidade.
murilloaquino
26/09/2008, 01:46
A pajero perde um pouco por causa do cambio auto e tambem por conta do peso.A ranger tinha mais facilidade pra ultrapassar com o pé no fundo.
Agora uma coisa é certa, a pajero dá beeem mais final do que a ranger.Se o cara tiver ''figado"", passa dos 200 no vel...
Maranguas
26/09/2008, 17:30
A pajero perde um pouco por causa do cambio auto e tambem por conta do peso.A ranger tinha mais facilidade pra ultrapassar com o pé no fundo.
Murilo,
Quer dizer q para sua ranger ultrapassar precisava colocar o pé no fundo ?? Será q é preciso isso msm?? Acho q nunca mais vou ultrapassar ninguém uhahuaahuau
murilloaquino
26/09/2008, 18:43
Naooo...nao precisava mesmo.Mas como o carro é chipado, o mais gostoso era ver o carro acelerar e subir o giro de 2000 até 3000 rpm.
Mas pode-se ultrapassar normalmente, acelerando menos...
Naooo...nao precisava mesmo.Mas como o carro é chipado, o mais gostoso era ver o carro acelerar e subir o giro de 2000 até 3000 rpm.
Mas pode-se ultrapassar normalmente, acelerando menos...
Ow Murillao, ele tava tirando sarro com tua cara =P
Colocar o peh no fundo e tal... auhauahuhauhahahuaa...
Maranguas
26/09/2008, 19:35
É... esse negócio de colocar o pé no fundo não dá legal não... Se o carro vai correr mais não sei, mas deve ser muito desconfortável hein Murilao?
:P
murilloaquino
26/09/2008, 19:37
hahahaha....
Pode ser que seja mesmo, mas nem estamos mais com a ranger aqui em casa...
Se bem q a full com 49 kg de torque e tiptronic, dá pra brincar um pouquinho tambem....
hahahaha....
Pode ser que seja mesmo, mas nem estamos mais com a ranger aqui em casa...
Se bem q a full com 49 kg de torque e tiptronic, dá pra brincar um pouquinho tambem....
E como dá viu!!!
Na F250,quando era original ja fazia um estrago doido,agora com bomba,bicos trabalhados ta um show!!
murilloaquino
27/09/2008, 10:47
E com uma diferença...A full é quase 300 kg mais leve q a 250 com quaaase o mesmo torque e mais potencia...
Daí vc tira o quanto a bixinha anda...
E com uma diferença...A full é quase 300 kg mais leve q a 250 com quaaase o mesmo torque e mais potencia...
Daí vc tira o quanto a bixinha anda...
Poisé,antes eu sentia muuuuito o turbo lag,era um saco,agora quase não existe,ta arrancando o asfalto!!!!
Hoje eu consegui detonar o alternador dela,segunda vou botar um novo!!!
Tava voltando da fazenda,numa boa ai o conta giros desdeu do nada,ficou parado lá,com a luz da bateria acendendo,pense como deu raiva!!!!
abraçoss!!
dalmolin
27/09/2008, 21:42
http://www.picapesgm.com.br/forum/files/dsc01421_439.jpg
ae netao o "chip" pra F250 qe eu tinha falado ^^
http://www.picapesgm.com.br/forum/files/dsc01421_439.jpg
ae netao o "chip" pra F250 qe eu tinha falado ^^
Caracassss,isso é um sonhooo!!!!
To juntando grana aqui pra botar os amotecedores pra fora,ai vai ser show!!!
dalmolin
27/09/2008, 21:59
Caracassss,isso é um sonhooo!!!!
To juntando grana aqui pra botar os amotecedores pra fora,ai vai ser show!!!que sonho rapaiz !! , coloquei chip pra F250 prqe ta 3 "pila" na rasch motoren o kit .... Sonho eh aquele qe eh parecido com esse mas na turbina piquininha ta escrito .50 :dance:
que sonho rapaiz !! , coloquei chip pra F250 prqe ta 3 "pila" na rasch motoren o kit .... Sonho eh aquele qe eh parecido com esse mas na turbina piquininha ta escrito .50 :dance:
Ave,e eu pensando que tava caro!!!
To com quando nos cv's???
Coloquei os bicos da Frontier,abri a bomba e regulei melhor a WG e LDA!!!!
aoliveira
28/09/2008, 15:02
Será q não valeria mais à pena então colocar uma TGV ao invés de investir no unichip? pois se o problema é em baixa. :pensativo:
É uma dúvida que eu mesmo tenho e gostaria das opiniões dos colegas do forum, pois estou pretendendo trocar de ranger por uma 2006 em grande parte por causa do motor, que pensei que teria mais força pra andar com pneus 33".
Alguém gostaria de opinar? :concordo::rolleyes:
Alguém gostaria de opinar? :concordo::rolleyes:
Mas qual seria a turbina que seria usada???
aoliveira
01/10/2008, 21:39
Mas qual seria a turbina que seria usada???
Eu tinha pensado na da Ranger 2.8, não serve? :pensativo:
DieselPower
01/10/2008, 22:04
Eu tinha pensado na da Ranger 2.8, não serve? :pensativo:
Talvéz, porém este problema de falta de "pegada" em baixa rotação geralmente é eliminado ou muito amenizado com a simples reprogramação da central.
Assim como a Frontier, que devido a sua relação de primeira marcha muito longa é bem "chata" para arrancar em subidas, com o simples aumento do débito o problema é eliminado.
Abraço.
murilloaquino
01/10/2008, 23:53
A turbina da 2.8 fica pequena na 3,0. Tem q ser a apropriada para a 3,0 e que acredito eu q tenha controle conjugado com a central eletronica do motor...~
É so pesquisar q tem muuuiiita coisa sobre isso no forum...
rogeriomasih
02/10/2008, 00:06
Nenhuma 3.0 vem com TGV?
a minha é uma XLT 2005; é certeza não ter?
aoliveira
03/10/2008, 20:06
A turbina da 2.8 fica pequena na 3,0. Tem q ser a apropriada para a 3,0 e que acredito eu q tenha controle conjugado com a central eletronica do motor...~
É so pesquisar q tem muuuiiita coisa sobre isso no forum...
Hum, entendi :pensativo:
Existe alguma TGV apropriada para o 3.0 no mercado? ou teria que importar, etc.?
murilloaquino
03/10/2008, 20:19
A garret faz uma especifica pra o motor 3.0. O problema é que o 3,0 é eletronico e ainda não sabmos se é prciso uma reprogramação do modulo para o TGV ou é so colocar a turbina...
aoliveira
04/10/2008, 09:01
A garret faz uma especifica pra o motor 3.0. O problema é que o 3,0 é eletronico e ainda não sabmos se é prciso uma reprogramação do modulo para o TGV ou é so colocar a turbina...
Tô entendendo pq o pessoal prefere chipar então, pelo jeito o problema é mais complicado que eu imaginava.
Alguém aqui do forum já se aventurou nessa empreitada de tentar colocar uma TGV na 3.0?
Tô entendendo pq o pessoal prefere chipar então, pelo jeito o problema é mais complicado que eu imaginava.
Alguém aqui do forum já se aventurou nessa empreitada de tentar colocar uma TGV na 3.0?
Acho que não viu cara!!!
Colocar TGV na Ranger ainda é um sonho da galera!!!
IMHO, TGV não é substituto de chipar. Até pq ao colocar o TGV você teria que reprogramar a central para trabalhar com a turbina e fora que os ganhos em cv em alta são poucos (talvez uns 5 ou 6) só melhoraria a saída em baixa, coisa que o Unichip/Reprogramação do Chip já faz, e dá maiores ganhos em alta também. E colocar uma TGV vai sair mais caro do que reprogramar ou colocar Unichip.
Ou seja, colocar TGV em 3.0 eletrônico, só depois de chipar e ainda querer mais cavalos...Quem pensa em colocar TGV na 3.0 nunca andou em um 3.0 original ou chipado para ver a diferença.
shimomoto
05/10/2008, 00:42
Hum, entendi :pensativo:
Existe alguma TGV apropriada para o 3.0 no mercado? ou teria que importar, etc.?
Acho que não viu cara!!!
Colocar TGV na Ranger ainda é um sonho da galera!!!
Na verdade o TGV diponivel no mercado nacional é a turbina Garret GT-2256V, apropriada para o HS2.8.
Para o NGD 3.0E teria que ser a GT25V que acho que só existe nos Estados Unidos, e acredito que até o momento ninguem se aventurou a comprar uma lá e trazer para cá para experimentar.
Já escutei relatos de usuários que colocaram a GT22 na Ranger 3.0 e ficou uma porcaria. Mas, como o pessoal diz, é "cabeça de bacalhau": Você já viu uma? Eu não!
Confesso que o meu sonho é fazer o meu International extrair os 185cv e 44kgf.m de torque previstos em projeto do proprio fabricante. Nem 1 cv ou kgf.m a mais!
Abs!!!
shimomoto,
bem que o mauricio da reiko me disse que vc queria uma preparação com tgv parecendo o mais perto do original possivel!! hehehehe....isso já tem quase 1 ano que ele me disse.
Na verdade o TGV diponivel no mercado nacional é a turbina Garret GT-2256V, apropriada para o HS2.8.
Para o NGD 3.0E teria que ser a GT25V que acho que só existe nos Estados Unidos, e acredito que até o momento ninguem se aventurou a comprar uma lá e trazer para cá para experimentar.
Já escutei relatos de usuários que colocaram a GT22 na Ranger 3.0 e ficou uma porcaria. Mas, como o pessoal diz, é "cabeça de bacalhau": Você já viu uma? Eu não!
Confesso que o meu sonho é fazer o meu International extrair os 185cv e 44kgf.m de torque previstos em projeto do proprio fabricante. Nem 1 cv ou kgf.m a mais!
Abs!!!
shimomoto
05/10/2008, 01:47
shimomoto,
bem que o mauricio da reiko me disse que vc queria uma preparação com tgv parecendo o mais perto do original possivel!! hehehehe....isso já tem quase 1 ano que ele me disse.
Bem lembrado, Jera!!!!!!!!!!!!!!!!
A propósito, liguei para a RaschMotorem faz um mes e eles me disseram que quem faz preparação de "chipar" para eles é o Mauricio da REIKO. O negocio deles mesmo são as preparações mais brutas e o Biturbo, que eles chamam de turbocomposto.
Abs!!!
Bem lembrado, Jera!!!!!!!!!!!!!!!!
A propósito, liguei para a RaschMotorem faz um mes e eles me disseram que quem faz preparação de "chipar" para eles é o Mauricio da REIKO. O negocio deles mesmo são as preparações mais brutas e o Biturbo, que eles chamam de turbocomposto.
Abs!!!
tava vendo o site da rash.........oq será que nao anda as silverados e f-250 bi-turbos hein!!!!!!
faz teu chip logo shimomoto! to com o meu faz 60milkm o funcionamento continua perfeito!
abraços!!!
aoliveira
05/10/2008, 13:37
Hum, tinha medo disso mesmo, de ter que trazer de fora, fica mais complicado, mais pelo fato de não ter tido outras cobaias pra falarem se fica bom e se vale a pena.
Shimomoto, quando você conseguir um jeito de realizar esse seu sonho me avisa que vou te copiar! :grin:
AtilaGandra
06/10/2008, 03:43
Encontrei pelo Google, uma oficina aqui no Rio que promete chipar a Ranger 4.0 por R$ 450,00 sem tirar o limitador e por R$ tirando o limitador.
Está muito barato? Será que não é confiável? Achei barato. Mas fiquei com um pouco de "meda".
soneca_zzz
06/10/2008, 10:37
AtilaGandra, tem que atentar sobre qual modelo da IE (Injeção Eletrônica) eles fazem. No meu Escort é a EEC IV e somente um cara no Brasil tinha o hardware e software para alterá-lo. Isso pq não é um carro muito comum para mexeremo no motor, visto que 99% dos preparadores não sabem mexer em outro motor que não seja da VW. :parede: É mais fácil arrumar peça, o motor é simples... tipo, vc vai na padaria comprar pão e leite e pede dois pistões para motor "AP" 1.8... :twisted:
Nas Rangers e Explorers 4.0 de ano acima de 97 já é a EEC V, não sei se as Repow é essa EEC V também, visto que o motor é diferente.
Ainda não achei informações das Rangers de 96 para baixo, mas tenho quase certeza que eram EEC IV...
Resta saber se tem gente que realmente sabe (e possui equipamento) para fazer as alterações no chip.
Ah, o mais comum, no caso da EEC IV, não era reprogramar o chip, era utilizar o UniChip, já que ninguém se arriscava a relar na IE original... :mrgreen:
tava vendo o site da rash.........oq será que nao anda as silverados e f-250 bi-turbos hein!!!!!!
faz teu chip logo shimomoto! to com o meu faz 60milkm o funcionamento continua perfeito!
abraços!!!
Vixe cara,a minha ta com turbo aberto e bomba também ja ta fazendo um estrago,imagino como deve ser essas Brutass!!!!!
Galera dei uma lidas nos tópicos e fiquei com uma dúvida....
Acabei de comprar um Ranger 3.0 e tava querendo chipar ela. Pelo que entendi, o Unichip da pra colocar e tirar, assim se tiver algum problema com a garantia poderia tirar ele antes de levar à concessionária.
Gostaria de saber se esse "tirar" pode ser feito por mim mesmo com facilidade ou se tem que ser feito por alguem especializado?
Moro em São Paulo e agora com essa inspeção veicular o negócio também ta complicando por aqui, transferi minha Ranger para o interior para fugir disso ae mas até lá parece que vai começar a ter a tal inspeção......
Assim poderia também retirar o chip o dia que tivesse que fazer a inspeção veicular.
Valeu!!
ramalho-vitoria
23/01/2009, 12:08
Caros colegas,
Prezado parceiro,
Não posso falar da Ranger mas sim da Nissan.
Remapei o chip no Henrique Caldas aqui em Vila Velha que tem sido o instrutor de muitos chipadores por esse Brasil.
O chip para mim é tão somente uma reserva de potência que utilizo tão somente em uma serra por exemplo, em uma ultrapassagem com segurança e mesmo para vencer um obstáculo em uma trilha.
A Nissan ficou fantástica. Tive inclusive que me readaptar ao modo de dirigir. Já rodei em torno de 20.000 km. A economia melhorou muito pouco pois o acelerador é menos utilizado pois a potência é mais que suficiente.
Este é o terceiro carro meu chipado pelo H. Caldas. A primeira foi uma Kombi que foi adaptada na época 2001 para ser trifuel e naquela época o carro flex ainda engatinhava.
Com relação a garantia é so não comentar na revisão que o carro é chipado pois geralmente nessas revisões eles quase se só trocam o óleo. Se o mecãnico estranhar que o carro ficou muito bom após a revisão elogie o trabalho que ele fez como se o mérito fosse do serviço executado.
Não sei se ajudei, são apenas considerações pessoais mas na Nissan por exemplo o ganho mencionado seria em torno de 42 hp a mais ( não sei como medir realmente).
No mais um abraço e respeite as regras de boa condução no tráfego, principalmente nas estradas. Qualquer coisa meu E. mail é ramalholc@uol.com.br
DieselPower
23/01/2009, 13:23
na Nissan por exemplo o ganho mencionado seria em torno de 42 hp a mais ( não sei como medir realmente).
Existe um equipamento chamado "dinamômetro", onde você encosta o seu veículo (de rolo) e as rodas giram 2 rolos que farão a leitura.
Na minha opinião, toda e qualquer alteração no motor deveriam ser seguidas de medição em dinamômetro.
Por este motivo, dou preferência e defendo os preparadores que realizam as alterações em tempo real com o veículo no "dina", pois assim, sabem o que realmente está acontecendo após a mudança de cada parâmetro. Além disto, ao final da preparação, podem entregar um comprovante com os dados reais de potência e torque, e não apenas estimativas.
Se eu fosse preparar um motor diesel eletrônico, sem dúvidas iria fazer com o Prado, da Prado Powerchips.
Afinal, como dizem por aí: "Não existem duas coisas tão diferentes como dois motores iguais."
Abraço.
Dieselboy
23/01/2009, 13:45
Com relação a garantia é so não comentar na revisão que o carro é chipado pois geralmente nessas revisões eles quase se só trocam o óleo.
Ramalho
Mas estão passando scanner nos eletrônicos? :pensativo: se sim, então fu.... :shock: pois o scanner mapeia os padrões e os compara com os valores atuais do veículo, se der diferença, logo els deduzem, tem algo errado.
Ramalho
Mas estão passando scanner nos eletrônicos? :pensativo: se sim, então fu.... :shock: pois o scanner mapeia os padrões e os compara com os valores atuais do veículo, se der diferença, logo els deduzem, tem algo errado.
O scanner não vai detectar diferença alguma pois a progrmação é feita no próprio software do veículo, não é um copy & paste, dessa forma o número do chassis do veículo contínua lá no software. O única maneira de perceberem e se sairem dar um role com o veículo e derem umas acleradas mais forte heeheh.
é....ja passaram o scanner na minha algumas vezes e nunca deu nada.