Ver Versão Completa : O OHC morreu... qual é o ideal? (Pra mim...)
megadeth
25/08/2004, 12:16
Boa tarde amigos...
Acabei de receber a notícia do falecimento por parte do mecânico do Josewal do meu OHC álcool 4cc que estava no meu amigo, juntamente com um câmbio de maveco... :evil: :( o mesmo está rajando e suspirando entre outras escoriações. :shock: :?
Sei que o assunto de motor está mais do que batido aqui no fórum :shock: , mas como sou marinheiro de primeira viagem :roll: :oops: , gostaria de algo mais específico pra mim e que não tenha que gastar tantas lata$... e eu já pesquisei bastante aqui viu??! :lol:
Minha utilização principal será cidade, com trilhas leves de fim de semana até eu pegar as manhas da coisa e depois sim comprar outra vtr e fazer barbaridades por aí como a maioria daqui do fórum :D .
Não quero criar polêmica, mas no meu caso em específico, gostaria de saber qual o motor mais apropriado, se a adaptação para o câmbio do maveco é fácil neste motor e se o dito cujo é econômico na cidade, pois provavelmente ficará para o meu velho andar na cidade quando comprar o outro "tatu".
Qualquer ajuda será bem vinda, e agradeço desde já a atenção de vcs com mais um aprendiz!!
[]s
Caio
CJ5 com finado OHC 4CC
Vinicius Hauagge
25/08/2004, 13:31
O eixo piloto do bf é diferente da do 6 cilindros....
Apesar de muitos serem contra, é possivel voce cortar e trocar a ponta do mesmo. É um serviço possivel de ser feito, desde que o torneiro seja competente.
Fiz isso no meu jeep há mais de 4 anos (quando troquei o motor bf 161 pelo OHC) e até agora nunca incomodou (e forço bastante o bichinho)...
Outra coisa, na minha HUMILDE opiniao, o motor BF nao é o ideal para rodar na cidade, pois é de concepçao antiga, giro baixo, etc etc etc (sei que vou levar algumas pedradas)
Acho que seria uma boa alternativa achar outro do maveco (ou ate retificar o seu) ou ate colocar um de opala 4cc.
Alguns certamente irao mencionar o AP, mas na minha opinião nao é a melhor alternativa (respeito o posicionamento dos defensores desse motor - mais pedradas :lol: :lol: : :lol: lol: )
Motor, para mim, é algo muito, mas muito particular....
Estou feliz com o OHC no meu jeep (ele foi mexido um pouquinho, com carburador diferente, escape dimensionado, velas e bobina de alta potencia, cabeçote rebaixado, etc) mas mesmo assim ja adquiri um 4.9 para colocar futuramente na viatura,pois gosto de motor grandao!
Espero ter ajudado....
Vinicius.
p.peleje
25/08/2004, 13:53
Se eu estivesse no seu lugar pensaria em 3 opções: colocar um BF, um GM 151 ou logo de cara um 250S.
Em ambos os casos vai ser necessário fazer adaptações, no caso do BF, embora ñ saiba como está sua viatura, eu imagino que seja necessário menos adaptações, o 250S talvez exija mais adaptações.
Eu tenho a seguinte opinião, adaptações é uma coisa muito delicada, ou faz bem feito ou é melhor deixar o original.
Avalie bem como está o conjunto mecânico de sua viatura, qto vc tem pra investir e decida.
Com certeza irá aparecer zilhões de opniões contrárias.
[]s
Peleje
megadeth
25/08/2004, 13:55
Pois é pessoal... acabei encontrando em outro tópico um comentário do Marco Cruz dizendo:
************************************************** **********
Pessoal,
Eu coloquei o 3,6l da F-1000 com clarck 5 marchas e pneus 33".
O consumo na cidade de São Paulo (com trânsito e tudo) é de 7km/l, com a relação original!!!
Na estrada fez pouca coisa a mais, até porque eu enfiei o pé...
Assim, eu particularmente indicaria esse motor, por ser facilmente adaptável, ter um p. torque para trilhas e ser econômico.
************************************************** **********
E ache interessante, apesar de ele citar o clarck, e não queria trocar o câmbio por falta de $$tempo$$...
[]s mais na dúvida ainda...
Caio
megadeth
25/08/2004, 16:38
Peleje, este motor 250s é de qual carro? Injetado?
EduardoLang
25/08/2004, 16:42
Do opala 6cc ! ! !
É um PUTA motorzão ! ! !
sds
Jeep Amarelo
25/08/2004, 16:46
JÁ QUE VOCÊ VAI UTILIZAR NA CIDADE E TRILHAS LEVES E NÃO QUER GASTAR MUITO COM CERTEZA A MELHOR OPÇÃO É O MOTOR DE OPALA 4CC, MOTOR LEVE, ECONÔMICO E DE FÁCIL ADAPTAÇÃO, E FÁCIL DE ENCONTRAR PEÇAS, AQUI NA MINHA CIDADE NINGUÉM QUER SABER DO MOTOR BF 4 OU 6CC TEM AOS MONTE SOBRANDO. JA TEVE GENTE QUE ME DISSE QUE O OPALA 4CC É EQUIVALENTE AO 6CC ORIGINAL E GASTA MUITO MENOS ( JIPEIROS QUE JÁ TIVERAM OS DOIS MOTORES EM SEUS JEEPS)
mattheus
25/08/2004, 16:52
Fala aí pessoal,
Foi como o Jeep Amarelo falow, bota logo o GM 151 que você nã vai ter dor de cabeça.
Tenho ele (a alcool) na Geringonça e até agora tudo beleza.
Economico, tem um bom torque, e as peças são fáceis de conseguir.
[]´
Mattheus
megadeth
25/08/2004, 17:14
Legal... creio que este do Opala seja o melhor pra minhas condições de uso pro Gema...
O mecânico já avisou que pode colocar outro OHC à álcool (meia-vida), igualzinho o q está ferrado e vai cobrar 1200 lt$ (instalado), então vou ver com ele qto fica se for pra colocar este GM151.
O BF está fora de cogitação pq não serve no eixo piloto do meu câmbio e aí fica difícer...
EduardoLang
25/08/2004, 17:20
Megadeth,
O GM 151 não tem nada haver com o 250S ! ! ! Um é 4cc e o outro é 6cc ( 250S)
Mas ambos são excelentes motores ! ! !
sds
megadeth
25/08/2004, 17:32
ops! sorry... era o do Opalão 4CC q eu estava me referindo... valeu a dica!
rodrigocbt
25/08/2004, 17:33
Cara, no recruta eu tive um Bf, depois coloquei motor e cambio do maverick e esse bendito OHC me deu bastante dor de cabeça.. inclusive em relação a retífica q fica bem caro pelas peças... na última vez q o estourei parti pra alegria de colocar um GM 151.... precisa de uma flange pra dar certo com o seu cambio (igual ao meu) e acertar pouca coisa de fixação e detalhes.. o Jeep ficou show.. com esse cambio acredito q seja o melhor casamento possível... anda muito, e particularmente acho um motor mais esperto que o de 6 cilindros q é absurdamente forte (tenho na camper) mas não é rápido.
Nas trilhas o GM 4 cilindros dá mto bem conta de qquer recado, e na cidade empurra a maioria dos outros carros... só o consumo q não dá pra fazer milagres.. afinal vc está de jeep..... e com um motor 2.5.....
Mais um detalhe, pode confiar no pessoal da Josewal, o Matias q é o mecânico chefe é amigo nosso apesar de concorrente... inclusive a flange q lhe disse q será necessário é obra conjunta de meu pai e dele.. então em relação a qualidade de adaptação não se preocupe. Deixe a preocupação para a decisão de onde tirar as latas!!!
Abraço
...Motor, para mim, é algo muito, mas muito particular...
pode apostar...
...ja adquiri um 4.9 para colocar futuramente na viatura...
opa!! esse joga no meu time :D :D
[]´s motorizados
megadeth
25/08/2004, 18:16
Oi Rodrigo Cbt, blz, estarei tranquilo pois lá no Josewal realmente os caras são feras... mas qto ao consumo q vc disse, quanto seria? Porque o q vier é lucro... a vtr estava fazendo 2, e quando muito 3km/litro de álcool...
rodrigocbt
26/08/2004, 13:22
CAra, o consumo do Recruta gira em torno de 4 -5 km/l de gasolina.. mas nessa media sempre tem uma trilhinha no meio.....
abraço
megadeth
26/08/2004, 14:14
Ah, esta bom então...
Mas o complicado vai ser pra achar este motor do Opala 4cc álcool... estou procurando e nada. Só achei parcial, mas aí fica complicado. Á gasolina tem um monte, mas nem é o ideal...
Estou pensando seriamente em uma outra proposta do Zé, que é colocar outro OHC álcool meia vida igual ao que tenho, pois aí nem precisa de adaptações... será q vale a pena?
Valeu a força cara!
Joselito
26/08/2004, 16:44
Pessoal, cou meter minha colher na conversa...
Meu Bender tem motor 4CC Opala a gasolina.... e estou passando ele para alcool... comprei a admissão com aquecimento.... rabaixamos o cabeçote em 2 mm e vamos rodar... aqui em Ctba... um amigo meu andou muito tempo com o jeep 51 dele andando assim, na verdade continua andando na mão de outra pessoa... o dele fazia de 05 a 06 Km por litro....
Fizemos isto porque não se acha não facil motor a alcool, como comentado, e porque para fazer conversão completa e quase mais caro que colocar um motor AP 1.8
megadeth
26/08/2004, 17:30
Putz Joselito, esta sua dica foi bem legal... só q pra transformar o motor do jeito que seu amigo fez, não tem problema posterior, sei lá?
Porque aí sim seria uma alternativa muito boa e barata... e já pesquisei alguns motores à gasolina e acho q os preços são compatíveis +- 600 lt$...
[]s
Caio
Joselito
26/08/2004, 17:44
Megadeth....
O seguinte este cara andou mais de ano com o motor assim... e olha que ele usando o jeep direto... era o carro de dia a dia... muito bom.... ele inclusive participa de quase todas as provas que tem aqui em Ctba. no apoio ao jeep clube... e o jeep dele inclusive não tinha a admissão aquecida... ele vendeu o jeep (faz quase um ano) e continua andando assim...
O pai dele é mecanico... inclusive é ele que esta fazendo atransformação no Bender... então... claro que vou testar na pratica eu mesmo... mas nao vejo restrição quanto a isto...
Inclusive o meu motor antigo deu pau... ai comprei outro motor... R$ 550,00 (veio com a caixa do opala, que esta encostada, vou vender)... e agora comprei outro cabeçote rebaixado e a admissão... e mandei fazer.. semana que vem esta rodando...
megadeth
27/08/2004, 12:04
É, o preço q eu achei então está na média né... bom saber :D .
Acho q vou pras cabeças então, dar aquele rolê pelos desmanches daqui de SP e trazer o beberrão :shock: pra instalar, inclusive na oficina do Rodrigo, viu cara? 8) Troquei uma idéia com seu pai ontem, e como o pessoal lá do Josewal está muito atarefado :!: :!: e o Zé me disse que is demorar um pouco pra fazer o trampo na minha vtr, acho q vou deixar aos seus cuidados então. Ele me disse q a adaptação não é complicada :wink: e a transformação em álcool não é cara :wink: e complicada tb. Só não sei se terei q alterar alguma coisa na documentação :!: :?: , mas isso eu vou pesquisar aqui no fórum, e caso não ache nada à este respeito, peço ajuda aos mestres. :P
[]s
Caio
rodrigocbt
27/08/2004, 14:03
Nossa Caio, vc acabou de me dar a notícia... não falei com o meu pai ontem...
Continuo achando q vc devia ir lá na oficina e dar uma olhada no recruta... daí sim vc ficará decidido a não voltar pro OHC.. depois das minhas desilusões com aquele motor aconselho ateh os inimigos a colocar o do opala!
meu pai deve ter dito q pra transformar a alcool realmente não é bixo de 7 cabeças... na camper fizemos isso... foi rebaixar o cabeçote, mexer na carburação, e aquecer o coletor... alem é claro de colocar o sistema de partida a frio.. afinal nois eh pobre mais é limpinho.. se é a álcool tem q ter partida a frio! Cara, fica mto bom! anda mto mais q a gasolina, e tem uma manha, se colocar um alcool daqueles mto ruins (tipo os q eu coloco de 85 centavos... ) é só aditivar com uma merreca de gasolina q fica canhão!
Em relação a motores sempre tem vários nos desmanches em osasco e carapicuiba principalmente, vê no 2 irmaos, no twingo e no cigano. Se conseguir um motor 90 pra cima melhor ainda pq é com retentor e vaza nada de óleo. O custo vc vai pegar na faixa de 500 a 700 um motor completo...
por enquanto é isso!
abraço
rodrigocbt
27/08/2004, 14:07
Esqueci.... qto a documentação... cara, sinceramente? Nem se preocupe...
nenhum gualda sabe o q eh ou nao original num jipe...
em relação ao combustivel não tem como ele provar q seu motor é a alcool e nao gasolina como no documento.. se alguem encrencar um dia vc fala como vc prova q meu motor não eh original e nao eh a gasolina??
A D. encrenca ostenta no documento como gasolina e jah rodei 20 mil km no alcool, dentro e fora de SP.... nunca tive problemas e duvido q alguem já tenha tido!!
Abraço
megadeth
27/08/2004, 14:47
Ih, ó o cara, abandonou o próprio pai!!! :D (brincadeira!)
Vou dar uma olhada no Recruta então amanhã, depois de buscar a vtr lá do Josewal. Aí eu confirmo direitinho o endereço dos desmanches (shopping center de jipeiro :lol: :shock: ) com vcs e vou dar uma sapeada lá e se Deus quiser, volto com o motor pra vcs fazerem o trampo.
inté!
Caio
megadeth
29/08/2004, 11:34
Eaê rapaiz...
Rodrigo, o Gema está aos cuidados do seu pai, lá no CJ CheckUp... ele disse que semana q vem vai começar à arrancar a birosca do OHC e nisso eu vou procurar pelo GM para levar lá e fazermos a adaptação.
Aproveitei e dei uma sapeada no Recruta, e parabéns! Sua viatura é bem doida!
[]s
Caio
Marcos ET
30/08/2004, 10:58
Olha só pessoALL,
tou usando motor do opala 4cil álcool, com 1,5mm de cabeçote rebaixado... claro que o radiador nao dá conta do recado, pois o motor esquenta um pouco mais (ainda mais aki em Palmas, onde o normal é 40º na sombra!) tou procurando um de opala 6 cilindros pra substituir...
Eu tava meesmo querendo colocar o "tal" do AP 1.8, mas tava muito caro, e este do opala acabou indo bem... pra adaptar, nem coloquei flange alguma, apenas desbastei uns 2mm na capa seca original do opala e fiz a furação para o cambio do jeep... (claro que tem aquele lance do eixo piloto e tal...) resultado?
Tou com um jeep que faz 3,5 km/l na cidade (ainda nao consegui regular o bixo direitim) e câmbio 3m original... com um jeep que nao anda tanto assim, mas tbem nao "refuga" diante dos obstáculos, o motor GM 4cil é "bem bão" mesmo, você pisa e o bixo segura a rotação sem cair de giro... dá aquela confiança que você nao vai querer ter iniciado aquele subidão com outra marcha mais baixa... hehehe
claro que ainda nao desisti da idéia de colocar o AP (motor mais novo, mais leve, mais economico, mais ágil, mais fácil de encontrar peças, etc...), mas isso vai para um futuro um pouco distante...
falows!
EduardoLang
30/08/2004, 11:22
Marcão,
Vc é um tanto quanto "antítese" vc mora em PALMAS que faz 40º na sombra e coloca uma foto no seu nome que mostra a neve??? :shock: :shock:
sds
marcelino
30/08/2004, 11:51
Amigos
Estou embarcando no tópico, tá de alto nível
Com o RED ALERT está com o motor GM 151 de quatro cilindros e cambio original de 3 marchas gostaria de perguntar se algum de voces está com a mesma configuração:
a) Notei que não consigo passar de 80 km/h sem forçar o motor, é normal?
b) Na hipótese trocar o cambio para um de 4 marchas, qual é a vantagem? Quem já fez? Qual foi o custo?
c) A minha ventoinha é original do motor, preza à polia do motor e radiador original do 6C, até agora não senti problemas de superaquecimento na cidade, porém pretendo fazer algumas trilhas leves e pretendo trocar por uma ventoinha elétrica SEM trocar o radiador, quem já fez utilizou de qual carro? Ficou bom? Qual o custo?
Um abraço
Marcos ET
30/08/2004, 12:06
Marcelino, eu uso a mesma configuração, realmente o motor "gira alto" nestas horas, mas compensei um pouco usando pneus 750x16"... dá pro gasto (andar na cidade e tal)...
quanto a colocar ventoinha elétrica, já pensou em usar as duas? ou vc quer substituir para entrar na água e coisa e tal? eu coloquei uma ventoinha elétrica na frente do radiador, atrás dele vai a original (um sanduíche de hélices com um radiador no meio... :twisted: )...
Edu, beleza cara?! é que eu vejo esta foto pra matar as saudades do frio.... claro que e fruto do bom e velho "PaintBrush" mas é melhor que mostrar o jeep em "riba" de uma terra seca e rachada... hehehehe
Grande abraço!
EduardoLang
30/08/2004, 13:04
FALOW E DISSE MARCÃO!!!!!!!!!!
FORTE ABRAÇO,
EDU
p.peleje
30/08/2004, 13:48
Marcelino,
A relação final de ambos os câmbios, 3 e 4 marchas, são as mesmas, portanto sua velocidade final ñ mudará. Vc terá escalonamento melhor com câmbio 4 marchas. Dê uma pesquisada, esse assunto já foi muito discutido.
[]s
Peleje
Beto Lacerda
31/08/2004, 02:04
como ja disseram motor é algo pessoal , mas se vale um conselho procura alguma coisa injetada , 4cc de ranger ou s-10 ,faceis de adaptar , o da ranger pra vc que tinha ohc é tirar um e por outro , num troca nem coxim , ou os 6cc como 4.1 mpfi ou 4.9i ford que darão mais trampo para adaptar mas é 6cc né :twisted:
[]'s
megadeth
31/08/2004, 11:13
é verdade Beto, este motor é uma beleza, mas está meio q além das minhas po$$ibilidade$$$$... mas vale a dica, vai q eu encontro alguém querendo passar um motor deste pra frente à um preço justo né? Valeu!
Caio
rodrigocbt
01/09/2004, 16:59
Bom o resultado dessa discussão já começa a aparecer... olha aí nas fotos o desmanche do gema se preparando pra receber o transplante!
abraços
megadeth
02/09/2004, 16:00
Pois é véio... hoje já está sem o antigo motor OHC :x e com o novo GM àlcool 8) em frente à viatura apenas aguardando a anta aqui ir buscar o carburador (esquecí no mecânico), trazer o motor de arranque, caixa seca, os 2 suportes dos coxins, alternador, ventoinha (Opala 4cc com ar-condicionado pra ficar xiq nu úrtimu) e embreagem...
[]s
Caio
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