PDA

Ver Versão Completa : Reforço no chassi.



Páginas : [1] 2

ribon
12/06/2003, 10:31
Estou reconstruindo meu jipe.

Como ele esta todo desmontado :cry:, e esta apresentando uma pequena trinca no chassi, resolvi reforçar o mesmo.

A melhor maneira seria aplicando uma cinta de ferro encima e embaixo do chassi, em ambos os lados?
Qual a largura e espessura da cinta de ferro?
Devo aplicar o reforço em mais algum lugar?

Qualquer ajuda será bem vinda.

Obrigado desde já

du
12/06/2003, 15:11
Ribon,

Aproveite que vai mexer no chassis e de uma verificada no alinhamento, na área de download tem uma boa explicação de como verificar o alinhamento.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=264

Na área de Download tem também uma reportagem sobre o assunto, mas parece que só serve como referência de como não fazer.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=361

Abraços Du.

Giovani
13/06/2003, 02:19
Estou reconstruindo meu jipe.
A melhor maneira seria aplicando uma cinta de ferro encima e embaixo do chassi, em ambos os lados?
Qual a largura e espessura da cinta de ferro?
Devo aplicar o reforço em mais algum lugar?
Qualquer ajuda será bem vinda.
Obrigado desde já

:D Olá Ribon!

:D Clique no menu "Pesquisa", no alto da página. Lá vc escreve "Reforço no chassi". Vc encontrará muitas dicas à esse respeito. Boa pesquisa! :wink:

Adalberto Veiga da Silva
30/06/2003, 21:55
Galera vou cintar meu chassi, o que é correto? Colocar a cinta por dentro do chassi ou por fora?

Abração!

walter.andreis
30/06/2003, 22:09
Galera vou cintar meu chassi, o que é correto? Colocar a cinta por dentro do chassi ou por fora?

Abração!

Hmmmm Adalberto...
O que seria cintar o "cintar" ?
Se for colocar akelas "cintas" de barra-chata por cima e por baixo do chassis para reforçar, eu acabei de postar umas imagens a respeito, se for isso, de um click no Link abaixo que vai para meu album de fotos...
Ahhh... meu mecânico fez por fora no chassis do meu CJ, por cima e por baixo...

Link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=266

[]´s

Luis Assis
01/07/2003, 01:29
Ribon e Alberto,

Antes de se aventurarem na tarefa de reforçar o chassis, tome cuidado pois isso é a parte mais importante do seu Jipe, o resto tudo se da um jeito.... :roll:

Leiam o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=360 :!:

Principalmente a explicação postada pelo Giovani, é muito legal, e estou fazendo no meu jipe, esta ficando campeão!! :D

[]'s reforçados em cima e em baixo :wink:
Gustavo

wagnerkazan
22/07/2003, 01:28
Reparo no Chassis Segundo Manual da Toyota


http://equipe.nce.ufrj.br/perez/Chassis.htm :!: :!: :!:

Luis Assis
25/07/2003, 12:35
pelo menos aqui não abriu!!!
[]'s
Gustavo

wagnerkazan
25/07/2003, 19:58
http://equipe.nce.ufrj.br/perez/Chassis.htm, Se nao abrir copia e cola na barra de endereço, se nao abrir eu nao sei???
Mais é uma imagem em bitmap até voce ve o loguinho no canto dir. em cima, aqui demora mais abre.
Nao tem jeito de copiar é bloqueado, nem com o capture da corel nao consegui sai uma imagem em branco!

CMartins
26/07/2003, 01:24
Para copiar o desenho e texto da imagem citada , salve toda a página no formato ".mht".
Quando estiver com a página aberta, vá até a opção "Arquivo" (acima , no canto superior direito), depois clique em "salvar como",
na opção "salvar como Tipo" clique na seta em frente e selecione a opção "Arquivo da web,arquivo simples[*.mht].
Depois de salvar é só mandar imprimir.
Abraços Claudio

wagnerkazan
26/07/2003, 05:29
valeu pelo toque, sao manhas que nao aprendi.

Vinicius_4x4
03/03/2005, 10:49
Vou fazer a reforma do meu jeep e aproveitando vou reforçar o chassi.
Pesquisando pelo site a respeito me depararei com este tópico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=361

e me espantei, pois estava pensando em fazer mais ou menos assim o reforço do chassis em meu jeep.

Pergunto: Qual a maneira certa de se fazer reforços no chassi? Se alguém tiver fotos e dicas de recuperação dos chassis me de um toque, pois além do reforço vou ter de fazer uns trincadinhos que se encontram no chassis.

E boa trilha para todos, pois trilhar é preciso :!:

Na dúvida ACELERE :twisted:

Wallace
03/03/2005, 11:38
Reforço de chassis é um perigo.
Chassis tem que trabalhar ou torcer se não vai quebrar rapidinho.

leovalle
03/03/2005, 12:18
Pode fazer a cinta por cima sem dó. Meu carro tem e não trinca nada e tem uma ótima flexibilidade, torcendo até demais pro meu gosto, tem horas.

[]'s

Flavio Ramos
03/03/2005, 12:44
Leo, explica melhor como fazer essa "cinta por cima" !!!!
Eu também vou pretendo reforçar o chassis. E quanto as pequenas trincas que aparecem, pode soldar normalmente??

ribon
03/03/2005, 13:03
Vinicius e Flávio,

Acho que o que o Leo quer explicar, pode ser visto em foto.

Vejam as fotos do Tornado II

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6218

Como fazer:
Pegue uma cinta de metal, na largura e comprimento do chassi.
Vá fazendo furos em zigue-zague (espaço de 15 a 20 cm entre os furos).
Solde a cinta no chassi, enchendo os furos de solda.

Ou podem fazer como fiz no meu, soldar a cinta por fora mesmo.

Qualquer duvida estamos ai...

leovalle
03/03/2005, 13:26
Vinicius e Flávio,

Acho que o que o Leo quer explicar, pode ser visto em foto.

Vejam as fotos do Tornado II

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6218

Como fazer:
Pegue uma cinta de metal, na largura e comprimento do chassi.
Vá fazendo furos em zigue-zague (espaço de 15 a 20 cm entre os furos).
Solde a cinta no chassi, enchendo os furos de solda.

Ou podem fazer como fiz no meu, soldar a cinta por fora mesmo.

Qualquer duvida estamos ai...

é exatamente isso. No meu carro foi soldado na beirada das cintas, pra não entrar água, mas se quiser fazer como o Ribon explicou, depois vc passa emborrachado e mete tinta, aí fica livre da ferrugem.

[]'s

Flavio Ramos
03/03/2005, 13:40
Valeu pessoal!!!!!

leopoldo
03/03/2005, 14:51
Pegue uma cinta de metal, na largura e comprimento do chassis. Vá fazendo furos em zigue-zague (espaço de 15 a 20 cm entre os furos). Solde a cinta no chassis, enchendo os furos de solda.

Ou podem fazer como fiz no meu, soldar a cinta por fora mesmo.


Mas antes, remova a tinta e o fundo das áreas a serem soldadas.

Se o chassis estiver jateado, melhor ainda.

Furar e encher de solda é um trabalho do cão. O certo seria com solda ponto, como era nos reforços de chassis dos últimos anos de fabricação do jeep.

É mais fácil fazer cordões paralelos e intercalar os cordões. Ao final coloque selante nos espaços e depois pinte tudo.

De preferência, não faça cordão contínuo - pois o reforço terá que ajustar-se sobre a longarina . Soldar com cordão direto pode causar empeno, trinca e fratura da longarina.

E remova os suportes das molas para fazer o reforço e depois coloque de volta, soldando e rebitando ou simplesmente soldando e colocando parafusos allen com porcas parlock.

Vinicius_4x4
03/03/2005, 14:56
Já agradeço pela ajuda! Mas vou ter que encomodar novamente.

Olhando na foto do tornado não consegui ver direito mas me deu a impressão de que havia reforço por baixo, na aba inferior do chassi também. Foi impressão minha ou realmente há um reforço na aba inferior do chassi.

Abraço gurizada :!:

leovalle
03/03/2005, 15:07
Já agradeço pela ajuda! Mas vou ter que encomodar novamente.

Olhando na foto do tornado não consegui ver direito mas me deu a impressão de que havia reforço por baixo, na aba inferior do chassi também. Foi impressão minha ou realmente há um reforço na aba inferior do chassi.

Abraço gurizada :!:

Vinicius,

O professor Leopoldo já passou a informação mais completa, como sempre. Agora, meu carro não tem o reforço na parte de baixo. Não sei se seria necessário, mas pode ser que isso comprometa a torção. Com a palavra o professor Leopoldo.

[]'s

fernandão
03/03/2005, 16:01
Nos Aqui cintamos o chassis por cima e por baixo e já tem carro que tá fazendo trilha a mais de 5 anos e não deu problema nenhum só que na hora da solda nos fazemos como o leopoldo disse cordão de solda intercalado

[]'s

Vinicius_4x4
03/03/2005, 18:08
Me veio à cabeça duas dúvidas, creio eu que sejam simples:

:arrow: Qual a expessura e material ideal para se utilizar no reforço do chassis, para que não fique pesado mas que também de um reforço descente.

:arrow: Para que não crie ferrugem onde não haver solda no reforço o leopoldo disse para utilizar um selante. Qual seria este selante?

Abraço!

Mauro B.
03/03/2005, 18:25
Olá pessoal !!! :D


Reforço de chassis é um perigo.
Chassis tem que trabalhar ou torcer se não vai quebrar rapidinho.

Sem reforço o chassis trinca. Com reforço (bem feito) não trinca. Tem alguma coisa errada aí, e não é bem o que tu disseste, mas sim a aplicação específica ao chassis de um cj de trilha. 8)


Pode fazer a cinta por cima sem dó.

Costumei sempre ver o pessoal colocar cinta por baixo do chassis (o cj5 original de 79 em diante é assim) e, caso quisesse-mos um maior reforço, colocava-se também uma cinta por cima. Agora vejo a sujestão de colocar por cima e, quem sabe, também por baixo. Fiquei confuso! :shock:

Enfim, o que é melhor: por baixo ou por cima ????? :roll:

[]'s de quem estava prestes a soldar uma cinta por baixo do chassis!!!

Sergio Rocha
03/03/2005, 20:38
Mauro

Acredito q a Ford deve ter pesquisado pra colocar a cinta por baixo.Então voto na por baixo :wink:
[]"

Alexandre Vaz Ferreira
03/03/2005, 21:07
Ta vivo ae Mauro :lol:

No meu coloquei a cinta por cima e por baixo 8) .
Por baixo porque os CJ após 79 vem assim... :wink:
Por cima porque todas as trincas no meu chassis eram por cima :shock:

Um abração

Mauro B.
03/03/2005, 22:53
No meu coloquei a cinta por cima e por baixo 8) .
Por baixo porque os CJ após 79 vem assim... :wink:
Por cima porque todas as trincas no meu chassis eram por cima :shock:

Justamente, essa é uma questão que eu queria abordar tbm: apesar da Ford ter estudado e colocado a cinta por baixo, a 1° trinca de chassis que surgiu no meu cj5 (BEM acima do suporte do feixe traseiro) começou por cima, e está se estendendo para baixo, assim como o Alexandre! Vejam a foto. :?

Até agora temos casos de trincas de chassis que começaram por cima, e nenhum caso (relatado) de trincas que começaram por baixo .... logo, a cinta por cima está me parecendo ser mais coerente ...... :roll:

[]'s

leovalle
04/03/2005, 00:52
Como meu carro tem a cinta por cima e não tem nenhuma trinca, acredito que essa seja a melhor maneira.

[]'s

leopoldo
04/03/2005, 09:50
Pessoal.

A questão não é só por cima ou só por baixo. A coisa não é assim tão simples.

Mauro, você que deve estar vendo estabilidade das construções mecanicas deve ter visto ou vai ver o calculo de estruturas hiperestáticas e simulações de calculos em chassis. Dependendo do carregamento sobre o chassis (peso distribuído), uma área pode deixar de ser tracionada e virar comprimida :shock:

.....mas deixando traduzido isso para todos é o seguinte:

O chassis tem áreas em que trinca de baixo para cima, áreas em que trinca de cima para baixo e áreas que trinca para todos os lados. E isso também depende de onde está o suporte fixo da mola, que é um ponto de apoio fixo, em termos de calculo estrutural. Assim o chassis de um CJ5 trinca de formas ligeiramente diferentes que o chassis de um CJ2.

Então, o segredo para saber onde podem estar as trincas é:

saber quais são as áreas e onde está a solicitação de tração. As áreas comprimidas não são problema. :wink:

No CJ5, com os suportes de mola brasileiro, as trincas clássicas são:

-na parte da frente da junção da travessa dianteira com a longarina, de baixo para cima.

-na parte de tras, de cima para baixo.

-de cima para baixo, na linha da junção da carroceria, lado do passagerio, abaixo do suporte da bateria.

-de baixo para cima, atras do furo do jumelo dianteiro, dos 2 lados.

-de cima para baixo, ou junto á área da furação da caixa de direção original, ou um pouco mais atras, da posição do cilindro mestre.

-de cima para baixo, no lado direito do chassis - olhado o jeep de tras -entre o suporte da carroceria onde apoia a caixa de ferramenta e a curvatura da longarina.

-na região da aba inferior da longarina, extremidade traseira, onde apoia o suporte do jumelo.

Observem que a falta de batentes de suspensão, amortecedores mais curtos, jumelos mais compridos, direção hidraulica, tipo de suporte de estepe, tamanho do estepe, posição do tanque de combustível, etc....etc....etc....podem modificar substancialmente os pontos e direções das trincas.


Sobre a espessura da chapa de reforço, em geral é usado :

1/8 (3mm) 3/16 (4,7 mm) 1/4 (6,5 mm)

1/8 considero de pouca utilidade pois é muito fino poderia usar em reforço normal em jeep que não faz trilha. Só para remendo leve. Ideal para solda a ponto. Só que quem é que tem solda a ponto em casa ???????????????? ou na oficina ????????????????? :cry:

3/16 boa espessura e fácil de trabalhar e furar, fazendo o acompanhamento das curvas do chassis. Acrescenta a mesma espessura da aba da longarina. Fácil de soldar com eletrodo. Dá para um jipeiro normal e sem muito braço e paciência fazer o reforço em casa. :P

1/4 é o ideal para O REFORÇO, mas é um peso considerável, não é fácil acompanhar as curvas e para furar, praticamente só com furadeira de bancada. Excelente para soldar pelas laterais das abas. Em resumo: O jeep acaba mas o reforço continua lá.

Nem preciso dizer que é o meu preferido. :D

Sobre a flexibilidade do Chassis:

Isso é uma grande batalha entre duas correntes pensantes no mundo da mecanica e ainda não se chegou a um veredito:

Veículos com chassis, como o jeep, deveriam ter chassis muito resistente e que a suspensão faça o trabalho !

Tem gente que acha que o chassis tenha que ser flexível, justamente para não trincar.............

só que as travessas não aguentam. Bom, o chassis do jeep até bem flexível pois não é duro feito vidro. Vejam como torçe na rampa RTI.

Acontece que se for demais, a carroceria não aguenta e começa a estourar os pontos de fixação, como acontece no jeep pois, a carroceria é uma caixa e caixas não gostam de serem entortadas :lol:

Então, o reforço é bem vindo, mesmo deixando o chassis um pouco mais DURO.

CUSTO X BENEFÍCIO.

Prefiro uma longarina um pouco mais pesada e um pouco menos flexível que uma longarina quebrada.

Mas ai tem uns que vão dizer:

Ah! mas o chassis do jeep é resistente o suficiente.

Se fosse assim, o chassis do jeep 83 não teria saido de fábrica com tanto reforço. A ford começou a caprichar justamente quando encerrou a produção.

Confere?

elcio
04/03/2005, 10:23
Mauro:

aquilo na foto nao eh mais trinca eh uma rachadura. :P
eu tbem fiz os reforços sob e sobre o chassi, dando especial atençao nos suportes dos jumelos, que receberam reforço extra.
no meu album da pra perceber o que fiz.
como o Leopoldo disse, tem "milhares" de pontos de trinca no chassi!!!
entao levando-se em conta essa afirmaçao, tem que reforçar mesmo.
tem gente que nunca trincou o chassi, eu ja trinquei umas 10 vezes, inclusive ao ponto de cair o suporte do amortecedor :shock:
mas agora vamos ver quem manda no barraco. 8)

[]´s reforçados

Leonardo Soares
05/03/2005, 00:04
Aqui orienta como reforçar.. o site também é super interessante!!!

http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/chassi/index.html

Leonardo :idea:

leovalle
05/03/2005, 00:11
Hoje meu carro foi desmontado e descobri que tem cinta embaixo também. :oops:

Então afirmo que se tira a flexibilidade é pouco.

[]'s

leopoldo
05/03/2005, 10:36
Sua preocupação é irrelevante !

leovalle
05/03/2005, 19:32
Sua preocupação é irrelevante !

Não entendí, pq irrelevante?

leopoldo
06/03/2005, 10:52
Porque quase todo mundo que tem jeep sonha em fazer o reforço e sabe o trabalho do cão que é ter que desmontar o jeep para chegar no chassis para fazer o serviço e você descobriu que o seu já tem reforço.

E a diminuição de flexibilidade da longarina não é motivo de preocupação.

Afinal você não faz contorcionismo com ele.

leovalle
06/03/2005, 12:36
Afinal você não faz contorcionismo com ele.

Ah Mestre Leopoldo,

é aí que vc se engana.:lol: :lol: :lol:

[]'s

leopoldo
06/03/2005, 14:48
quiz dizer :

virar a longarina como um L, um S ou um OITO.

e mesmo que fosse posível ter tanta flexibilidade assim - o que não é possível mesmo - a sua carrocaria ia acabar caido de cima do chassis.

ou sua carroceria é feita da maria mole?

pense assim: a longarina reforçada não será nunca o problema

o pepino esta nos apois de motor, molas e travessas.

gostaria de ter um chassis hyper flexible?

ponha juntas esféricas nesses pontos.

é ............. mas não dá ............. as longarinas iam ficar dançando no chassis não é?

então é o seguinte:

deixe o chassis rígido e faça uma suspensão hyper flexible, como eu afirmei antes

compreendeu o conceito?


Abraços

ronairy
07/03/2005, 14:06
quiz dizer :

virar a longarina como um L, um S ou um OITO.

e mesmo que fosse posível ter tanta flexibilidade assim - o que não é possível mesmo - a sua carrocaria ia acabar caido de cima do chassis.

ou sua carroceria é feita da maria mole?

pense assim: a longarina reforçada não será nunca o problema

o pepino esta nos apois de motor, molas e travessas.

gostaria de ter um chassis hyper flexible?

ponha juntas esféricas nesses pontos.

é ............. mas não dá ............. as longarinas iam ficar dançando no chassis não é?

então é o seguinte:

deixe o chassis rígido e faça uma suspensão hyper flexible, como eu afirmei antes

compreendeu o conceito?


Abraços


É como no monobloco ?

leopoldo
07/03/2005, 14:36
Juro que não entendí a sua dúvida.

No monobloco a carroceria faz parte integral de um chassis, ou seja, toda ela é um chassis; é como a carcaça do monitor para o qual você está olhando agora mesmo.

Como é um caixote fechado deve ou deveria ser ainda menos flexível que um equivalente com chassis, senão a carroceria racha inteira.

O projeto dessa fabricação visava menor peso, menores espessuras de chaparia.

Acontece que com isso, possui menor capacidade de carga.

Mas lembre-se que quando todo mundo por aqui fala de flexibilidade, estou supondo em relação à um movimento do chasis como na rampa RTI.

Não tem sentido supor a longarina envergando. Então entende por que é que eu falei nas travessas?

Por isso que eu disse que pode reforçar o chassis nas longarinas sem problema. Você ganha peso extra mas, reforça os pontos onde o chassis torce demais por causa das travessas (ou os pontos de maior tensão) e fadiga, como suportes de feixes de molas.

leovalle
07/03/2005, 14:55
e mesmo que fosse posível ter tanta flexibilidade assim - o que não é possível mesmo - a sua carrocaria ia acabar caido de cima do chassis.

e o que estava acontecendo, até usar os calços de motor de opala.

ou sua carroceria é feita da maria mole?

é o que dizem, pq torce demais

gostaria de ter um chassis hyper flexible?

então é o seguinte:

deixe o chassis rígido e faça uma suspensão hyper flexible, como eu afirmei antes

Isso vai ficar pro futuro Leopoldo.
compreendeu o conceito?

O conceito já tava compreendido, mas é que é peculiar ao meu carro essa torção, o que causa trinca nas travessas também, ,mesmo com os reforços e te digo que isso me agrada muito, pq ajuda a transpor os obstáculos.

[]'s

Vinicius_4x4
09/03/2005, 15:06
Pensei um pouco mais à frente em meu projeto no jeep e o próximo passo seria trocar o motor. Agora estou usando o BF 161, porém irei (claro que no futuro pois a grana tah curta) colocar o 6 cilindro do opala ou algo similar (algo mais parrudo).
Portanto eis a minha dúvida.
:arrow: Para colocar um motor desses (mais violento :twisted: ) devo fazer reforço em cima e em baixo do chassi :?: Ou estou falando besteira e a potência do motor não influencia em muita coisa no chassi? Acredito eu que sim neh?

O meu jeep é ano 64, portanto não tem reforço em baixo ainda.

Outra dúvida:

Tava olhando o chassi direitinho, para não ter maiores espantos e vi que na travessa da frente foi substituída por duas cantoneiras (soldadas uma de frente para a outra) e uma chapa em baixo formando assim um tubo retangular. Porém a solda não foi feita por toda a extensão e muito menos esta foi coberta por algum produto, então entrou barro dentro da travessa e jah viram neh... FERRUGEM certo.
Agora a dúvida propriamente dita. O que que eu faço pra consertar isto?

[]´s anciosos pra chegar o fim de semana e tirar a carroceria de cima do chassi pra começar a reforma.

leopoldo
09/03/2005, 16:13
1-
Para colocar um motor desses (mais violento :twisted: ) devo fazer reforço em cima e em baixo do chassi :?: Ou estou falando besteira e a potência do motor não influencia em muita coisa no chassi? Acredito eu que sim neh?


Vinícius, a grosso modo, o chassis é como uma viga. Foi feito para suportar peso. Ele não gosta muito é de torções. BF. opala, V8...não é problema para o chassiscom rspeito à peso. Isso não quer dizer que a mudança de motor não implique em eventual reforço por causa dos novos suportes.

Via de regra, o BF é melhor para o chassis porque o suporte está mais para a extemidade. Com isso, os suportes aliado à rigidez do motor faz com que ele torne o chassis menos flexível, torcendo menos e quebrando menos. No caso de opala e V8, os suportes ficam ligeiramente mais para perto da travessa do cambio, portanto o chassis poderá torcer um pouco mais e então trincar mais a longo prazo.

Temos um agravante que, nesses motores, os suportes são inclinados, portanto, forçam as longarinas para fora ao mesmo tempo que tentam girar as longarinas e, ao contário do motor BF, os suporte estão mais afastados da travessa dianteira e portanto abrem e giram um pouco mais as longarinas, o que propicia mais trincas em veículos para fora de estrada. Para isso, uma travessa por baixo do motor resolve.

E porque trinca? por causa da fadiga.



2-
Tava olhando o chassi direitinho, para não ter maiores espantos e vi que na travessa da frente foi substituída por duas cantoneiras (soldadas uma de frente para a outra) e uma chapa em baixo formando assim um tubo retangular. Porém a solda não foi feita por toda a extensão e muito menos esta foi coberta por algum produto, então entrou barro dentro da travessa e jah viram neh... FERRUGEM certo.
Agora a dúvida propriamente dita. O que que eu faço pra consertar isto?
.

As soldas não são mesmo feitas em toda extensão.

FOTOS !

Mauro B.
10/03/2005, 02:26
Olá a todos !!! :D


Mauro, você que deve estar vendo estabilidade das construções mecanicas deve ter visto ou vai ver o calculo de estruturas hiperestáticas e simulações de calculos em chassis. Dependendo do carregamento sobre o chassis (peso distribuído), uma área pode deixar de ser tracionada e virar comprimida :shock:

Ihh, to longe ainda de ver estas coisas na faculdade ... mas se tu jah quiseres me ensinar .... hehheheh!!!! :lol: Brincadeira! :D


O chassis tem áreas em que trinca de baixo para cima, áreas em que trinca de cima para baixo e áreas que trinca para todos os lados.

Blz Leopoldo, entendo quanto tu dizes que há diversas áreas sujeitas a trincas e diversos tipos de trincas, porém na prática talvez elas ocorram com maior frequência em um certo tipo, e é esse tipo de trinca com maior incidência que eu gostaria de saber como é: se são "de baixo para cima" ou "de cima para baixo". :wink: Por experiência em meu cj5 e pelo relatado pelo Alexandre, me parece que a grande incidência de trincas é do tipo "de cima para baixo" ... o que torna uma cinta colocada por cima "mais necessária". Saber qual tipo de trinca ocorre com maior frequência é útil pois daí saberemos se é "mais urgente" colocar a cinta por baixo ou por cima ... afinal, é trabalho e $$$ reduzidos pela metade. :shock: (não vale dizer "se é para fazer faça td de uma vez" :lol: )

Leopoldo, pela tua experiência e conhecimento, saberias dizer se ocorrem mais trincas "de baixo pra cima" ou "cima para baixo" ???

[]'s

leopoldo
10/03/2005, 08:02
Leopoldo, pela tua experiência e conhecimento, saberias dizer se ocorrem mais trincas "de baixo pra cima" ou "cima para baixo" ???


Bom dia Mauro.


Na página 1 deste tópico já comentei sobre esses pontos.

Vinicius_4x4
10/03/2005, 09:46
Muito obrigado Leopoldo!
As fotos vou tirar este fim de semana, que vai ser quando vou começar a desmontar o jeep.
Sobre as soldas. Eu sei que não devem ser feitas sobre toda a extensão, porém acredito eu que deve se completar a parte "vazada" com algum produto para que não entre barro e coisas do genero já que não se consegue limpar dentro desta barra.
Mas a minha duvida sobre isto é a seguinte: Por baixo deste tubo (que está localizado bem abaixo do radiador, acredito que o nome é travessa neh!) está enferrujado e eu vou ter que arrumar aquilo. Estou pensando em tirar esta travessa fora para colocar outra. Estou pensando certo? E o que que eu devo colocar no lugar, cantoneiras de novo?

[]´s com até um pouco de medo ao desmontar o jeep e ver as gambiarras que nele fizeram :?

leopoldo
10/03/2005, 11:22
1-
deve se completar a parte "vazada" com algum produto para que não entre barro e coisas do genero já que não se consegue limpar dentro desta barra.

Sim. Use por exemplo poliuretano aplicado por pistola. Esses que você compra em casas de materiald e construção.


2-
Por baixo deste tubo (que está localizado bem abaixo do radiador, acredito que o nome é travessa neh!)

O nome é esse mesmo.


3-
Estou pensando em tirar esta travessa fora para colocar outra. Estou pensando certo? E o que que eu devo colocar no lugar, cantoneiras de novo?

a- O serviço é classificado com "pesado".

b- requer prática, cuidado e ferramentas específias: solda elétrica, ou mig, esmerilhadeira com discos de corte bem finos, cavaletes bem posicionados, trena e uma vista boa para alinhar o chassis antes de soldar.

c- O motor não pode estar instalado no chassis, ou pelo menos deve estar macaqueado pois assim que se remove a travessa, se o chasis está sem o parachoque, a tendência é abrir o espaço entre as longarinas.
Para colocar uma nova (aonde você vai achar???), não esqueça de medir a largura, colocar o parachoque dianteiro para o chassis não desalinhar.

d- Caso você não ache uma travessa em desmanche, pode fazer uma. Use essa como molde. Em baixo, vai uma chapa de 1/4 no mínimo. Em cima dessa, um perfil em U, que ou você manda dobrar, ou ache um perfil comercial OU coloque uma travessa tubular, de no mínimo 4mm.

recomendação:

Você tem a opção de remover essa velha e colocar uma nova - tubular - mais à frente logo atrás do parachoque, como no CJ5 americano e cria espaço para novos motores, caixa de direção, etc....

Vinicius_4x4
11/03/2005, 08:32
Agradeço novamente Leopoldo!

Quanto a opção de colocar uma travessa tubular eu pensei nisso ontém, quando fui em um ferro velho aqui de Novo Hamburgo para ver se eu conseguia uma travessa daquelas novas e encontrei um chassi do americano e vi que tinha uma travessa tubular. Só não tinha pensado em colocar mais para a frente, e acho que vai ser isto que eu vou fazer mesmo. Eu estou certo de que no futuro eu colocarei um motor mais forte no jeep e isto, acredito eu, já ajudará no processo.

:arrow: Existe mais alguma coisa que eu deva fazer no chassis para poder adaptar um 6 cilindros de opala :?: Além da travessa em baixo do motor (que estou pensando em fazer somente quando eu for realmente trocar o motor e penso eu em fazer com uma travessa igual a que vai embaixo da caixa mas isto é para o futuro).

Quanto ao serviço pesado, eu tenho solda elétrica e esmirilhadeira entre outras coisas aqui em casa e ainda vou pegar um mecânico para me ajudar, pois eu não tenho muita experiência (quase nenhuma) em solda e esses tipo de coisa. Daí eu fico ajudando e dizendo como eu quero (ou melhor, como vocês me sujeriram :D ), mas é ele quem tem a prática.

Abraço!!

Mauro B.
11/03/2005, 14:42
Blz Leopoldo!!! :D



Leopoldo, pela tua experiência e conhecimento, saberias dizer se ocorrem mais trincas "de baixo pra cima" ou "cima para baixo" ???


Bom dia Mauro.


Na página 1 deste tópico já comentei sobre esses pontos.

Não Leopoldo, o que tu escreveste na página 1 não é bem a resposta para minha pergunta. :roll: Tu falaste sobre as áreas mais sujeitas a trincas no chassis do cj5, e tbm como são as trincas nesses pontos, mas isso não me importa agora. O que gostaria de saber é como são as trincas que acontecem com maior FREQUÊNCIA na prática, na realidade, na vida real, num chassis de verdade, como o que está na garagem de todo o jipeiro.

Vou reformular a pergunta: existe um jipeiro e ele faz algumas trilhas com seu cj5. Depois de muitas trilhas, ele lava seu jipe e o estaciona na sua garagem. Daí ele se deita embaixo do mesmo e começa a procurar trincas no chassis. É mais provável que ele encontre mais trincas "de baixo pra cima" ou "de cima para baixo" ????


[]'s insistentes! :lol:

leopoldo
11/03/2005, 18:21
Mauro,

1- Aquela lista de trincas foi baseada em todos esses anos de observação, desde que comprei o meu CJ5 ( em 1976) e em outros jeeps. Nem preciso dizer quantas vêzes soldei reparo antes de fazer o que hoje chamam de bacalhau, reforço, etc....

2- Como eu escreví antes, existem algumas variáveis que definem onde o cara deve olhar.

Por exemplo:

- se o cara faz fora de estrada tipo lamaçal mas sem grandes pretenções além de afundar até o pescoço com um guincho, não fico muito preocupado.

- se o cara faz aeróbica com o jeep fazendo o parachoque da frente formar um X com o de trás o tempo todo, as áreas das travessas são o 1º alvo de uma inspeção visual, não importando de cima pra baixo ou de baixo para cima.

- se o cara sobrecarrega o jeep levando 8 zequinhas, pode ser mais interessante ver a parte posterior do chassis , onde vai preso o jumelo.

- se o cara não tem batente de suspensão porque acha um LUXO, usa amortecedor muito curto ou muito longo, sai por aí pulando como se fosse na apresentação do filme "Ratos do Deserto", eu iria dar uma olhada por cima das longarinas.

- veja que não estou considerando as milhares de adaptações que impõe furação e solda no chassis que também pode originar trincas de mordedura de solda, falta de acabamento, etc...

- e ainda temos o fator idade do jeep e nivel anterior de estresse do mesmo, fator fadiga.

O que interessa é o seguinte:

O chassis não avisa onde vai começar a rachar então, uma passada cuidadosa em TODOS aqueles pontos é o MÍNIMO QUE EU FARIA.

Mas para fazer isso, só depois de uma boa lavada com alta pressão e usando uma lanterna e espelho, como manda o bom manual do inspetor visual.

A única orientação que eu passo é não subestimar uma pequena trinca , nem se for de 5 mm, pois ela pode simplesmente romper quase que instantaneamente e a fratura do chassis pode ser do tipo catastrófica - quando por exemplo as 2 longarinas rompem na junção da travessa dianteira e o chassis cai sobre o eixo, travando o sistema de direção. Isso aconteceu com um conhecido que estava a 60 km/h numa avenida em SP. Resultado da prequiça em fazer um pequeno reparo???? perda total do jeep e abalroamento de 4 outros carros.

Mauro, sinto muito se não posso ser extremamente direto e dizer : conte 95,6 mm da ponta do parachoque e vai achar uma trinca de cima para baixo de 8,9 mm ....... Isso não dá pra fazer. Nem com bola de cristal !

Seja conservativo. Inspecione tudo como eu te disse.

Alexandre Vaz Ferreira
11/03/2005, 18:40
Leopoldo

ótimo esclarecimento acima :wink:

Mas se fosse ter que responder assim :lol: :

Marque a opção certa.

1 - É mais provável que se encontre mais trincas no chassis:
(A) "de baixo pra cima" ou
(B) "de cima para baixo"

Um abração

leopoldo
11/03/2005, 19:27
letra:

(C)- seja conservativo, faça o serviço direito, não use bola de cristal, não seja preguiçoso, não ache que o chassis seja dominium da física quântica e e e e inspecione tudo.

Opção correta. Passou de ano.

Vinicius_4x4
16/03/2005, 10:47
Demorei, mas aqui vai as fotos da travessa que tinha me referido anteriormente.
Leopoldo! Tu mencionou em colocar a travessa um pouco mais para a frente. O quanto será que eu coloco mais para a frente, já que tem o setor de direção (maverick) mais para a frente (foto Dsc02173)

elcio
16/03/2005, 11:04
Vinicius:

seu chassi tem uns bacalhaus que precisam ser eliminados.
e a parte de baixo precisa de uma pintura.
ja pensou em desmontar tudo de dar uma bela geral?
da mais trabalho, sim, mas eh um trabalho que se faz uma fez so.

[]´s palpiteiros

Mauro B.
16/03/2005, 11:44
Mauro, sinto muito se não posso ser extremamente direto e dizer : conte 95,6 mm da ponta do parachoque e vai achar uma trinca de cima para baixo de 8,9 mm ....... Isso não dá pra fazer. Nem com bola de cristal !

Seja conservativo. Inspecione tudo como eu te disse.

Blz Leopoldo! :D Muito obrigado por todas as explicações e observações! :P


[]'s de um aprendiz! :lol:

Vinicius_4x4
16/03/2005, 14:06
Fala Elcio!!
É o que está sendo feito. Hoje mesmo acabei de liberar toda a carroceria de cima do chassi. Quando tiver um tempo com o guindauto da firma irei tirar o motor e caixa para que o chassis possam ir pro jato de areia.
As fotos são de uma travessa específica que estou verificando como irei substituí-las. A minha principal idéia é colocar um cano tubular, mas me veio uma coisa na cabeça:
:arrow: Como irei colocar a barra tubular de modo que fique rente as paredes do chassis (para que não entre nenhuma sujeira ou umidade). Alguém consegue me ajudar.

Abraço!!

elcio
16/03/2005, 15:14
Vinicius:

a barra tubular pode ser ligeiramente amassada nas pontas com uma prensa.
dessa forma ela achata mais e fica parelha com as longarinas, achate as pontas em doses pequenas ate ver que ficaram ok, ou seja, casam com a lateral do chassi.
aplique um fundo ainti-ferrugem por dentro do tubo e faça um pequeno furo com uma broca na parte de baixo, bem ao centro.
de uma atenção especial no suporte dos jumelos.eu coloquei uma bucha de aço inox para acomodar os jumelos.

[]´s

Paulo de Tarso
16/03/2005, 15:31
GALERA
NÃO ENTENDO DE MECÂNICA :oops: MAS ESTOU PREOCUPADO :roll: NO CJ6(BERNARDÃO) QUE PONTOS TERIA DE CONSIDERAR PARA REFORÇO :?: OUTRA COISA: POSSO FAZER REFORÇO POR DENTRO DO "u" DO CHASSI, NA PARTE DE BAIXO :shock: :?:
ABRAÇO JEEPEIRO

elcio
16/03/2005, 16:34
Paulo:

acho que o que esta sendo discutido ao longo deste post ja te ajudaria em alguma coisa.
apenas tome cuidado com os comentarios do Leopoldo. o cara nao manja de p#rra nehuma. :lol: :lol: :lol: :lol:

[]´s provocando o professor.

leopoldo
16/03/2005, 19:34
Tu mencionou em colocar a travessa um pouco mais para a frente. O quanto será que eu coloco mais para a frente, já que tem o setor de direção (maverick) mais para a frente

FÚ.....não sabia da caixa. Seria rente ao parachoque. Agora danou.

No seu caso, daria preferência em achar uma travessa original.

Mas guarde a possibilidade de usar a barra redonda se não achar a de um chassis original mesmo

Como pode ser feito?

Use uma serra copo e abra um furo em cada lado do chassis. Use uma furadeira pneumática para virar a serra bem devagar senão você queima a serra copo. Atravesse o chassis com a barra tubular de forma que fique uns 5 mm de tubo para fora em cada longarina. Aí é só soldar em volta, na interface tubo - longarina. Com varetas Ok 46 ou 48 de 2,5 mm e está resolvido.

Mauro B.
17/03/2005, 03:22
Use uma serra copo e abra um furo em cada lado do chassis. Use uma furadeira pneumática para virar a serra bem devagar senão você queima a serra copo. Atravesse o chassis com a barra tubular de forma que fique uns 5 mm de tubo para fora em cada longarina. Aí é só soldar em volta, na interface tubo - longarina.

Para entender o que o Leopoldo disse, nada melhor do que dar uma olhada no jipe dele! :lol: Cliquem na foto abaixo e vejam o tubo atravessando o chassis, logo acima da mola: :P Eu acho que essa é a melhor forma de se fazer! :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_thumbnail.php?pic_id=1151 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php?photo=1151)


[]'s

Vinicius_4x4
17/03/2005, 09:04
Valeu!!
Achei muito boa a idéia que o leopoldo utilizou no jipe dele. Vou tentar ver se acho a travessa original, senão irei fazer deste modo.

Só não entendi quando o leopoldo disse:

:arrow: Com varetas Ok 46 ou 48 de 2,5 mm e está resolvido.

Seriam as varetas utilizadas para a solda elétrica? Me desculpem é que não sou muito acostumado com solda mesmo, até por isto vai vir um mecânico fazer esta parte para mim (para que fique bem feito mesmo).

Outra dúvida:

:arrow: No caso do tubo, foi feito um furo embaixo também, como o elcio mencionou?[/quote]

elcio
17/03/2005, 09:12
:arrow: No caso do tubo, foi feito um furo embaixo também, como o elcio mencionou?
nesse caso acredito que nao, pois como o tubo transpassa as longarinas ele fica aberto nas laterais (veja foto), entao nao precisa do orificio.
esse furo seria necessario para a solução que postei, pois nao se perfura as longarinas, ou seja, estas permanecem como estao, e o tubo eh soldado pelo lado de dentro delas, e, sendo assim, as pontas do tubo sao fechadas, claro. e ai seria interessante fazer o furo para que a agua condensada dentro do tubo possa sair.


[]´s

Vinicius_4x4
01/04/2005, 08:46
Tô quase tendo um infarto!

Peguei o meu chassi no jato de areia e descobri várias coisas que até então desconhecia nele. Surpresas extremamentes desagradáveis. :cry:

Preciso da ajuda de vocês, que até então me ajudaram bastante. Abaixo tem as fotos de duas trincas (ou até pode ser dito valas) e a sua localização. Lembro que do lado de fora do chassi estão soldados chapas (as quais serão tiradas fora).

O que que eu faço com essas trincas? Qual o melhor jeito de eu soldar para que não quebre mais?

OBS.:

:arrow: Em uma ou duas fotos aparecem as buchas dos jumelos, estes não serão mais utilizados. Irei colocar suportes externos, iguais os utilizados na frente, para então prender os jumelos.

:arrow: No futuro irei colocar o motor 6 cilindros do opala (250 S), terei algum problema quanto à isto?

elcio
01/04/2005, 10:27
oi Vinicius. blz?

realmente o negocio ta feio. :)
mas nada desesperador.
primeiro de tudo vc vai precisar arrancar aqueles bacalhaus que estao na lateral do chassi, pois aquilo nao serve pra nada. alias arranque todos os bacalhaus do chassi, isso so serve pra agregar peso.
com auxilio de uma lixadeira (circular) lixe toda a area em volta da trinca, com certeza tem mais coisa ali.
existe uma ferramenta que vc acopla em furadeiras que parece uma pedra de esmeril com uma ponta (parece um cone).
de posse dessa ponta na furadeira vc cava uma especie de "vala", ou seja, ao longo de toda a trinca vc passa essa pedra fazendo com que a trinca se transforme numa especie de sulco, isso mesmo, vc vai abrir ela ainda mais, nos dois lados.
isso pode ser feito com a lixadeira, mas no lado de dentro da longarina vai ser muito dificil com essa ferramenta.
mas nao precisa ser muito nao.
a serguir com a trinca arreganhada vc vai precisar correr solda em toda sua extensao com maquina eletrica (220V) com amperagem alta.
se vc nao se sente seguro quanto a isso, peça auxilio a um soldador com pratica.
depois do serviço feito, no lugar das trincas vai ficar uma trilha de solda.
ai entra novamente a lixadeira.
lixe toda a extensao da solda pra ver se ainda restam falhas ou imperfeiçoes na mesma, mas se tiver. refaça de novo.
repita a operação em toda e qquer trinca que vc ache pelo chassi, independente do seu tamanho.
alinhe e gabarite o chassi.
com o danado alinhado e gabaritado (serviço que pode durar horas e ate dias)
vc vai reforçar as longarinas com uma especie de "U" que vc vai colocar na extensao da longarina principalmente nos suportes dos jumelos.
entao a longarina vai ficar fechada devido a esse "U" que devera ser confeccionado (dobrado) sob medida para encaixar DENTRO da longarina.
corra solda, nao abusando da amperagem ai, em toda a extensao.
esses suportes de jumelo/bucha que se ve ai no seu chassi eu mandei fazer em aço inox.
no meu album da pra ver +- o que fiz.
ai finalmente vc pode reforçar o chassi com uma cinta de aço percorrendo toda a extensao das longarinas.
mande dobrar (refazer)aquele "parachoque" que une as longarinas da parte de tras.
vc pode tbem refazer uma travessa (sob) o radiador, tubular.
mas EU prefiro a travessa quadrada padrao mesmo.
se a sua estiver boa, nem compensa fazer outra, pois a original do jeep ja eh resistente o bastante.
muita atençao para esse travessao!!! tem que estar em perfeiras condiçoes, bem soldado sem trincas ou ferrugem, pois a pressao do peso do motor força muito aquela regiao por ali.
bom, eh isso, espero que ajude.
se me lembrar de algo, vou acrescentando aqui.

[]´s

Vinicius_4x4
01/04/2005, 11:13
Valeu elcio!!

Quanto a travessa traseira (que fica junto ao parachoque) será refeita, existe umas soldas muito feia ali mesmo, mas isto jah estava no script. Agora aquelas trincas ali jah não tava nos planos, mas agora que foi dito que dá para reparar estou mais tranquilo.

Tenho uma dúvida ainda:
:arrow: Nesta peça em U que irei colocar aonde ficarão os suportes dos jumelos, eu soldo somente onde a dobra detes se encontrar com a aba do chassis, ou precisa soldar em algum outro local. Fiz uma figura, meia-sola, mas eu acho que dá pra enterder o que eu quero dizer.

Vinicius_4x4
01/04/2005, 11:21
Opa! Não foi a figura.

elcio
01/04/2005, 11:37
eh bem assim mesmo como esta ilustrado.
com uma serra copo vc fura o reforço, pois senao nao tem como colocar o suporte do jumelo/bucha (que aconselho muito em refazer tbem)
a solda, como eu disse acima, pode ser corrida, mas com a maquina regulada para uma amperagem mais baixa, se nao empena tudo.
importante observar que o reforço U precisa entrar bem justo dentro da longarina, para isso ela (a longarina) precisa estar bem reta sem ondulaçoes ou imperfeiçoes, como observei no seu chassi,senao ele (o reforço U) nao vai ter a funçao de apoio, apenas vai servir como tampa, ai nao adianta nada.
eh isso.

[]´s

leopoldo
01/04/2005, 11:52
Vinícius,

O paciente realmente está na UTI mas ainda tem grandes chances de sobreviver.

PUTZ se você tivesse uma magnaflux ia ver o mar de trincas que esse chassis deve ter. Mas não desespere. Ao final, um bacalhau por cima e por baixo resolve seu problema.

Para começar a pensar num retrabalho, você precisará de tempo, paciência e um bom par de olhos.

Pelo visto, essa chassis rodou um bom par de tempo com o jumelo do lado direito batendo no chassis até abrir um rombo de baixo para cima.

A outra trinca é a típica de cima para baixo, na linha da junção da carroceria, abaixo da linha da bateria

A outra, também típica, é a de cima para baixo na região da caixa de direção.

Para começar, parece que o chassis está desalinhado pois o plano da travessa dianteira não bate com o do para-choque traseiro. Estaria então torcido. E isso pode ter sido causado pela forma e posicionamento que foram soldados esses "reforços" sobre essas trincas.

Você pode realmente retrabalhar essas duas seções do chassis como o Elcio descreve e para isso terá de tomar cuidado no alinhamento das longarinas, senão o chassis ficará empenado.

TALVEZ seja mais fácil separar por completo as 2 longarias para poder trabalhar nelas e ao mesmo tempo colocar uma ao lado da outra, conforme retrabalha para não acabar tendo uma longarina mais curta, mais comprida, mais para cima ou mais para baixo que a outra.

Isso depende de sua disponibilidade e especialidade na mão de obra.

Sei lá se voce vai arriscar a fazer um gabarito para esse chassis.

Se você sabe soldar com arco, BLZ, senão, acho melhor achar algém que saiba fazer, afinal o chassis é a espinha do jeep.

Basicamente, usará eletrodos para aço 1020 da ESAB de 2,5 mm em +/- 60 amps e 3,25 em +/- 90 amps.]

Só no esquema do reforço interno eu não iria para a caixa fechada que o Elcio sugeriu, porque contaria com o bacalhau externo depois, para reforçar as abas da longarina. Usaria chapa de 3/16" e faria uma peça recortada interna soldando só a alma da longarina por dentro, não esquecendo de fazer o cordão de emenda da trinca.


Avalie um segunda opção:

Pelo menos do lado esquerdo, onde tem essas trincas múltiplas, eu tentaria arrumar um pedaço equivalente de um outro chassis e substituiria esse pedaço da longarina pois são várias trincas e ainda falta um pedaço da aba inferior. Isso mesmo, um enxerto.

Depois de tudo pronto e depois de voce ter checado as medidas e se não está empenado, conversamos de novo sobre os bacalhaus

Elmer_Jeep
01/04/2005, 13:09
Estou pensando em tirar esta travessa fora para colocar outra. Estou pensando certo? E o que que eu devo colocar no lugar, cantoneiras de novo?

d- Caso você não ache uma travessa em desmanche, pode fazer uma. Use essa como molde. Em baixo, vai uma chapa de 1/4 no mínimo. Em cima dessa, um perfil em U, que ou você manda dobrar, ou ache um perfil comercial OU coloque uma travessa tubular, de no mínimo 4mm.

recomendação:

Você tem a opção de remover essa velha e colocar uma nova - tubular - mais à frente logo atrás do parachoque, como no CJ5 americano e cria espaço para novos motores, caixa de direção, etc....

Mestre Leopoldo, esses dias meu pai comprou um chassi de CJ6, já estava jateado e apresenta poucas trincas, as longarinas e travessas estão bem conservadas ainda.
Estamos com planos de construir esse CJ6 com a mesma mecânica que uso em meu CJ5. São planos futuros.

Agora pergunto, qual o benefício da travessa dianteira tubular :?:

No caso desse meu chassi(CJ6), seria desperdício ou vantagem retirar a travessa dianteira original(que está boa) e substituíla por uma tubular :?:

Obrigado por enquanto...

[]'s pensando na construção do Prateado II(e 1/2) :lol: 8)

leopoldo
01/04/2005, 13:35
Se for reconstruir o CJ-6, parabéns pela escolha, não vai se arrepender.

A bandida da travessa de baixo do radiador só ocupa espaço se voce estiver pensando em colocar motores como o V8 ou o 6 cilindros GM.

Dependendo da adaptação de direção hidráulica, a pentelha também está no 1/2 do caminho.

É por isso que nos CJ 5/ 7/ 8/ etc ... americanos, a travessa, tubular ou perfilada é colocada mais à frente, liberando espaço no cofre do motor.

Se você pretende usar uma mecanica original, como motor 6 BF ou 4 OHC, deixa como está.

Se vai mudar de motor, põe logo o chassis numa mesa e arranca esse troço de lá.

Elmer_Jeep
01/04/2005, 14:59
Se for reconstruir o CJ-6, parabéns pela escolha, não vai se arrepender.

A bandida da travessa de baixo do radiador só ocupa espaço se voce estiver pensando em colocar motores como o V8 ou o 6 cilindros GM.

Dependendo da adaptação de direção hidráulica, a pentelha também está no 1/2 do caminho.

É por isso que nos CJ 5/ 7/ 8/ etc ... americanos, a travessa, tubular ou perfilada é colocada mais à frente, liberando espaço no cofre do motor.

Se você pretende usar uma mecanica original, como motor 6 BF ou 4 OHC, deixa como está.

Se vai mudar de motor, põe logo o chassis numa mesa e arranca esse troço de lá.

Boa tarde mestre, obrigado pelas dicas. Sorte sua q não to conseguindo entrar no messenger se não já iria estar te enchendo a paciência com toneladas de perguntas.

Seguinte, quando me referi à construir esse CJ6 com a mesma mecânica que uso em meu CJ5 eu quis dizer que a mecânica utilizada será da toyota bandeirante 2001 com algumas melhorias em relação ao meu CJ5 atualmente.

Já andei pesquisando por CJ6, 101, Bernardão, aqui pelo fórum e encontrei várias informações q vc postou sobre como reforçar chassi, confeccionar uma gaiola, entre outros.

[]'s de mais um no time dos CJ6

Mozer
03/04/2005, 15:46
Desmontei meu M-38A1 para iniciar a reforma e me deparei com um reforço no chassis, o qual não gostei muito. É como se fosse um bacalhau que cobre quase toda a extensão do chassis só que por dentro, soldado à alma da longarina. E agora, retiro isso e soldo as barras por cima e por baixo?

Giovani
03/04/2005, 16:17
Valeu elcio!!
Tenho uma dúvida ainda:
:arrow: Nesta peça em U que irei colocar aonde ficarão os suportes dos jumelos, eu soldo somente onde a dobra detes se encontrar com a aba do chassis, ou precisa soldar em algum outro local. Fiz uma figura, meia-sola, mas eu acho que dá pra enterder o que eu quero dizer.

:D Olá Vinícius!!!

:o Tem mais coisa...
:D Sinto muito Élcio, mas tenho que discordar...

Escrevi num outro tópico:

É preciso pôr um reforço na vertical, para o chassi não dobrar. Solde uma chapa de +ou- 4mm de forma à fechar o perfil do chassi, por uns 30 cm de comprimento, do suporte do jumelo p/ trás. Uns vão te dizer: "ponha outro perfil 'U' por dentro"... Não faça isso, apenas solde uma chapa, fechando o perfil. Se puser um perfil dentro do outro, vc cria um ótimo "ninho de ferrugem"...
E, "(a longarina) precisa estar bem reta sem ondulaçoes ou imperfeiçoes" é como, papai noel, coelhinho da páscoa, mula sem cabeça.... :lol:


Desmontei meu M-38A1 para iniciar a reforma e me deparei com um reforço no chassis, o qual não gostei muito. É como se fosse um bacalhau que cobre quase toda a extensão do chassis só que por dentro, soldado à alma da longarina. E agora, retiro isso e soldo as barras por cima e por baixo?

:D Olá Mozer!

:o Pra não disperdiçar $$$ no jato de areia, retire todos os "reforços" primeiro. Só depois leve à um jato de areia, para limpar o chassi, fazendo aparecer as trincas, que esses "reforços" escondem. De resto é só ler esse tópico, lá pra trás... :wink:

[]'s

leopoldo
03/04/2005, 16:47
Mozer, boa tarde.

Voce tem um chassis de M38 com um reforço de fora à fora na longarina?

Antes de tentar sair à briga tentando remover isso, dá para colocar umas fotos deste reforço???????

Mozer
03/04/2005, 22:34
Segue anexo a foto que tenho disponível deste reforço. A chapa vai deste ponto na foto até o furo do jumelo dianteiro.

Giovani
03/04/2005, 22:41
Segue anexo a foto que tenho disponível deste reforço. A chapa vai deste ponto na foto até o furo do jumelo dianteiro.

:shock: Carai... É tudo igual àquele pedaço que aparece??? São só pedaços ou é uma chapa só de ponta à ponta???

[]'s

leopoldo
03/04/2005, 23:08
Nunca tinha visto algo assim.

Qual é a espessura dessa chapa ? Tá soldada ou tá colada de alguma forma?


Interessante. Porque alguém poria isso assim?
Bom, se voce puder remover isso, cuidadosamente sem estragar o material base doi chassis e depois fazer o reforço nas abas OK. Mas se a espessura desse reforço for de 1/8, eu deixaria. Quero ver o saco para remover esse treco daí. Só inspecionaria para ver se não tá criando corrosão entre as chapas.

Mozer
04/04/2005, 13:06
Tá soldado desde aí até o olhal do jumelo dianteiro, com 1/4 de espessura, em ambas as longarinas.

leopoldo
04/04/2005, 13:58
cordão contínuo ou seccionado?

Mozer
05/04/2005, 00:47
Seccionado, um cordão de 3cm a cada 20cm mais ou menos. Acham que devo manter ou me esforçar pra tirar isso?

leopoldo
05/04/2005, 08:11
3cm/20 cm?

que estrano, nem parece que tá lá por reforço.

Eu tiraria.

Pode estar migrando corrosão por baixo.

Use uma mini-esmerilhadeira elétrica com disco de corte de 2 mm, discos de 4.5"

É ideal para corte desses cordões sem detonar o material base

Eros
05/04/2005, 11:28
Olá, pessoal :!:
Aproveitando, gostaria de uma explicação do Mestre Leopoldo.
Todo material têm uma vida útil, devido a sua fadiga natural. No caso de um chassis de automóvel (cj's), não chegaria o dia em que deveria ser condenado :?:
Adianta ficar fazendo reforços :?:
Estamos falando de materiais com 50 anos de uso. :roll:

Desde já agradeço sua resposta, pois essa dúvida já vem comigo algum tempo.

[]'s fadigados. :D

Eros.

leopoldo
05/04/2005, 14:13
Boa tarde Eros.

Boa perspectiva das coisas.

Tudo tem vida útil. Começando por nós. Por exemplo: a fuselagem de um jato moderno costuma ser projetada para uma vida útil de 80 000 horas de vôo ou 80 000 ciclos, sendo cada ciclo desde a hora que se fecha a porta num aeroporto até a abertura da porta em outro aeroporto. Esse é um exemplo conhecido.

O chassis, do jeep, é influenciado não por uma fadiga natural.....deixe eu te esclarecer, por fatores como:

- Horas de uso: quantas horas por dia?

- Local de uso: lama, terra seca, areia, deserto, alagados, pois isso influencia na abrasão e corrosão.

- Fator de carga: uma pessoa? 10 pessoas? 100 sacos de cimento?

- Situações adversas: a mão do dono: soldando, emendando, furando, adaptando, acidentes, reparos etc....

- Hoje em dia tem aquela história da capacidade de deformação em acidentes a ser levada em conta na escolha do aço e nas dimensões das vigas..........esqueçe o Jeep. Ele é de outra era.

E a vida em fadiga acaba sendo influenciada pelos fatores acima. Não se esqueça que a fadiga é a falha do componente sujeito a esforços dentro do regime elástico......... mas eu entendí o que você quiz dizer: envelhecimento natural.

Acontece que num jeep em uso, não tem nada de natural juntando tudo isso acima. E o manual do jeep não vem com uma etiqueta de validade. Então não dá para dizer: depois de 30 anos joga fora.

É por isso que é possível achar jeeps muito antigos com excelentes partes estruturais e jeeps relativamente modernos completamente detonados.

Então, se você está preocupado em se reforma ou não um chassis "velho", oque eu posso dizer para você então é o seguinte:

1- Não há chassis novo de reposição, portanto as opções sujeitam em reparo ou substituição por outro.........e lembrando que o último que saiu foi em 83, eu diria que seria substituir por um quase tão velho como.

2- Se o chassis está bom e tem poucas trincas a serem reparadas, porque não???

3- Se o chassis está bom e só tem um pedaço podre, porque não fazer um remendo?

Se você tem disponibilidade de fazer jato de areia, inspeção, reparo, reforço, uma boa pintura de proteção, vale a pena.

Mas eu disse: se o chassis estiver bom. Não adianta pegar um chassis que fique furado só de passar no jato de areia ou que esteja fraturado nuns 10 pedaços.

Se o material base está bom, as melhorias com reforços podem extender a vida dele pra lá dos seus bisnetos.

Eros
05/04/2005, 18:50
Obrigado, Leopoldo :!:
Como sempre, uma aula :!:
Valeu :!: :D
Eros.

Elmer_Jeep
06/04/2005, 10:08
Bom dia a todos,

Mestre Leo, estive lendo as páginas anteriores e não foi falado sobre a dimensão da peça necessária pra se fazer a travessa frontal tubular, gostaria q vc postasse essa informação.

Obrigado 8)

[]'s :mrgreen:

leopoldo
06/04/2005, 11:13
Bom, eu usei um tubo chamado schedule e que eu me lembre é 60 mm diâmetro por 1/4" de parede. O furo na longarina pode ser feito com oxicorte ou melhor ainda: uma serra copo numa furadeira pneumática, virando bem devagar pra não fritar a serra.

Aqui vai uma tabela da Starret:


http://blazer.starrett.com.br/pls/portal30/lssexin.lss_intra_mostraimg_prc?pnr_pagina=590&pnr_foto=1

Mas você pode usar um tubo quadrado de 50x50 mm e 1/4" de espessura. Só fica mais difícil fazer o rasgo quadrado no chassis.

Elmer_Jeep
06/04/2005, 12:02
Obrigado Leopoldo, já estou removendo as partes danificadas do chassi CJ6 e a travessa frontal será retirada essa semana.

Outra coisa, esse chassi tem a cinta inferior original, está praticamente partida ali abaixo da base de fixação do jumelo dianteiro, posso emendá-la ou seria melhor arrancar(solda ponto) e substituí-la por completa :?:

Vou tirar umas fotos, daki a pouco to de volta. 8)

Elmer_Jeep
06/04/2005, 12:50
Eu denovo, aqui vai algumas fotos da coisa q será meu futuro Jeep.

:lol:

Mestre Leo, toda ajuda será bem vinda.

[]'s empolgados com meu novo brinquedo :D

leopoldo
06/04/2005, 21:17
foto 1- CJ6 reforço inferior detonado.jpg : dano causado geralmente por falta da borracha do jumelo ou com o feixe arriado por muito tempo. A possível falta dos coxins de suspensão e o coxim de reação foi fator contribuinte para o dano.

foto 2- chassi em obras 2.jpg : Dano de fadiga na flange do chassis, parte de apoio do suporte de jumelo traseiro causado pelo movimento nas curvas formando alavanca com o jumelo. Fatores que agravam é feixe muito "duro" ou com constante sobrecarga (peso). Jumelos mais altos também podem causar esse tipo de dano.

foto 3- detalhe da foto 2.

Para o reparo do dano da foto 1, é simples troca da chapa com reforço de solda pelas laterais, o vulgo bacalhau. Sem segredos.

A foto está 1/2 sem foco mas parece haver uma trinca uns 20 cm mais para tráz, na longarina, de baixo para cima.

No caso da foto 2 e 3, junte a flange com um sargento, solde a trinca e depois, com um pedado de tira de aço de 2" x 1/4, faça um reforço conectando a borda da aba de baixo com a borda da aba de cima.

Elmer_Jeep
07/04/2005, 00:13
foto 1- CJ6 reforço inferior detonado.jpg : dano causado geralmente por falta da borracha do jumelo ou com o feixe arriado por muito tempo. A possível falta dos coxins de suspensão e o coxim de reação foi fator contribuinte para o dano.

foto 2- chassi em obras 2.jpg : Dano de fadiga na flange do chassis, parte de apoio do suporte de jumelo traseiro causado pelo movimento nas curvas formando alavanca com o jumelo. Fatores que agravam é feixe muito "duro" ou com constante sobrecarga (peso). Jumelos mais altos também podem causar esse tipo de dano.

foto 3- detalhe da foto 2.

Para o reparo do dano da foto 1, é simples troca da chapa com reforço de solda pelas laterais, o vulgo bacalhau. Sem segredos.

A foto está 1/2 sem foco mas parece haver uma trinca uns 20 cm mais para tráz, na longarina, de baixo para cima.

No caso da foto 2 e 3, junte a flange com um sargento, solde a trinca e depois, com um pedado de tira de aço de 2" x 1/4, faça um reforço conectando a borda da aba de baixo com a borda da aba de cima.

Boa noite,

Mestre Leo, muito obrigado pelas dicas, a chapa que fecha o perfil U das longarinas já foi removida pois estava bem podre, como visto na foto 1. Iremos jatear a parte interna das longarinas, desenhar e soldar uma nova chapa nessa extensão.

Os suportes do jumelo trazeiro foram removidos e darão lugar à suportes dos feixes de mola da toyota band ou dependendo da falta de espaço(127cm entre as bases de fixação) usarei dois olhais de uma mola mestre(para a extremidade trazeira).

Pela manhã to de volta com mais fotos.
Obrigado novamente. :D

Giovani, Mauro, ALL, kd vcs :?: , como falei antes toda ajuda é bem vinda :!: :D

[]'s reconstruindo um CJ6 8)

Giovani
07/04/2005, 00:33
Giovani, Mauro, ALL, kd vcs :?: , como falei antes toda ajuda é bem vinda :!: :D

:D Tô de butuca... Se o Leopoldo falar besteira eu corrijo. Pode deixar... :lol: :lol: :lol: :lol:

[]'s

Sergio Rocha
07/04/2005, 13:09
Giovani, Mauro, ALL, kd vcs :?: , como falei antes toda ajuda é bem vinda :!: :D

:D Tô de butuca... Se o Leopoldo falar besteira eu corrijo. Pode deixar... :lol: :lol: :lol: :lol:

[]'s

Eu tb. :roll:

Elmer_Jeep
07/04/2005, 17:03
Bom, eu usei um tubo chamado schedule e que eu me lembre é 60 mm diâmetro por 1/4" de parede. .

Mestre Leo, a travessa frontal está mal, meu pai insiste em fazer outra no padrão dessa original. Eu quero a tubular :!: :evil:

Tem mais algum argumento além dos q vc já falou nas páginas anteriores que possa me ajudar a fazer o velho(meu pai) mudar de idéia :?:

[]'s :(

leopoldo
07/04/2005, 18:05
travessa tubular lá na frente:

-abre espaço para novas adaptações
-é de material mais resistente.
-não esconde corrosão
-vira ponto de apoio para guinchar
-menos sujeita a trincas
-é mais bonita..... sei lá.

EDuarte
10/04/2005, 19:24
Caros amigos, no proximo fds irei colocar o reforço na parte superior do meu chassi.
Minha duvida é em relação ao suporte do cochim do motor, o ferro chato não ira atrapalhar quando for soldar o suporte do cochim???(ou é coxim??)
Irei colocar o motor AP 2.0 e acredito que não possa solda-lo em cima do reforso.
Ou deveria colocar o reforço apartir do suporte do feixe de molas pra tras??

[]'s
(DU)

leopoldo
11/04/2005, 11:42
COXIM.

Não faz diferença, caso o seu reforço, na área em que o suporte for fixado, estiver bem soldado. Quero dizer: desde que o suporte não fique atrelado à um reforço que esteja "dependurado" nas EXTREMIDADES por cordões de solda.

EDuarte
12/04/2005, 09:16
Obrigado pela orientação.

[]'s
(DU)

Elmer_Jeep
16/04/2005, 12:48
olá,

mestre Leo e all:

estive olhando as laterais das longarinas do chassi e tem buraco pra caramba, furos originais, alguns furos são dos cravos que fixam os suportes de assentamento da carroceria e os outros não sei pra q servem.

Estou pensando em tapar todos esses furos com solda. É aconselhável :?:

Antes q perguntem sobre os suportes de assentamento da carroceria eu irei soldálos também, não quero rebitar com cravos como no original.

Os furos são esses aí das laterais, ali no jumelo dianteiro também, quero fechar tudo :!:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=13328

Não tirei uma foto exclusiva dos furos, to aproveitando essas que estão no meu tópico, mas dá pra ver a quantidade de furos aí nas longarinas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=13329

aguardo notícias.

[]'s

Giovani
16/04/2005, 14:32
Estou pensando em tapar todos esses furos com solda. É aconselhável :?:

:D No T-Rex fechamos tudim... Aqueles 4 furos perto do suporte do jumelo dianteiro, são da direção original. Se vc fôr trocar por outra, sem problemas... os outros são dos suportes da carroceira, mas esses vc solda facilmente. Os únicos que eu não fecharia, são os da travessa da caixa, de resto, não tem problema. Supondo claro, que vc vá fazer todas as instalações novas, inclusive freio, pois tem uns furos ovalados, na altura do motor que são para as mangueiras de freio. Também é fácil de fazer de outro modo, então não vejo dificuldade... :wink: Não esqueça do reforço, pra trás do jumelo dianteiro, uns 25 a 30 cm. :wink:

[]'s

leopoldo
16/04/2005, 20:22
Bom, como sou discordante: :lol:

1- Muito trabalho por nada. :?
2- Toda solda induz tensão no mateiral base soldado, além das mudanças metalúrgicas de praxe. :roll:
3- Todo ponto soldado é fonte de corrosão por diversos mecanismos. :roll:
4- Nos pontos da fixação da carroceria, veja que é soldado e REBITADO por um bom motivo: a solda pode arrebentar mas a carroceria não decola do chassis. :shock:
5- Sempre pense que existe a possibilidade, mesmo que remota, de ter de por qualquer motivo, fazer um retrofit e ter que usar um furo que foi enchido de solda. :evil:

Giovani
16/04/2005, 21:14
Bom, como sou discordante...

... de carteirinha!!!! :lol:

1- Muito trabalho por nada. :?
:o Nada? Eu diria aspecto mais "clean", e naqueles 4 furos, dá uma impressão de "ponto fraco"... Sei lá, já que tá fazendo, pq não???

2- Toda solda induz tensão no mateiral base soldado, além das mudanças metalúrgicas de praxe. :roll:
:D Blá, blá, blá, blá, blá... :lol: Vc nunca soldou nada no seu jeep??? :lol:

3- Todo ponto soldado é fonte de corrosão por diversos mecanismos. :roll:
:D Pra isso tem jato de areia, fosfatizante, fundo PU, tinta, etc... 8)

4- Nos pontos da fixação da carroceria, veja que é soldado e REBITADO por um bom motivo: a solda pode arrebentar mas a carroceria não decola do chassis. :shock:
:D É... Mas nunca vi arrebentarem 12 pontos de uma só vez... Mais fácil quebrar a travessa do assoalho do que arrebentar uns 10 cm de solda... :P

5- Sempre pense que existe a possibilidade, mesmo que remota, de ter de por qualquer motivo, fazer um retrofit e ter que usar um furo que foi enchido de solda. :evil:
:D Trena, paquímetro, furadeira... :P

:D Só pra encher o saco! :lol: :lol:

[]'s do calo do Leopoldo... :lol:

Elmer_Jeep
16/04/2005, 21:20
Boa noite senhores.

Gio e Leo, muito obrigado pelas dicas.

Tenho agora os prós e os contras, vou conversar com meu pai pra decidirmos o que fazer.

Valeu gente, to adorando fazer esse Jeep e poder estar compartilhando minha alegria com vcs através do fórum.

[]'s e até à próxima etapa, heheh :lol:

Mozer
18/04/2005, 18:47
Pessoal, sou tecnico em mecanica industrial, trabalho na industria do petroleo ha 5 anos me especializando em diversas areas incluindo corrosao.

Devo dizer que o Leopoldo esta corretissimo, e existe mais um agravante, quando voce solda, toda a regiao no entorno perde muito carbono com o aquecimento, o carbono eh que da propriedades de dureza ao ferro (aco), por isso eh que acontece muitas vezes de trincar do lado da solda.

Franco
18/04/2005, 20:43
toda a regiao no entorno perde muito carbono com o aquecimento, o carbono eh que da propriedades de dureza ao ferro (aco), por isso eh que acontece muitas vezes de trincar do lado da solda.

Agora vou meter o bedelho tb.... :twisted: :twisted: :twisted:

o cordão de solda faz migrar o carbono sim, mas onde trinca é exatamente uma região de alto carbono ( ou mais) e por isto chega a temperar, se tornando fragil e trinca com facilidade. Qto mais carbono tiver na base, masi critico o efeito. Como foi dito, se tivesse ausencia de carbono ou então menos, melhor seria, pois mais ductil sreá o material base.

Agora uma questão pra responder que realmente não tenho certeza :?:

Os antigos chassis dos CJ-2 e CJ-3, importados realmente tinham um aço mais doce, com menos enxofre e menos carbono do que os chassis fabricados no Brasil???? Eu tinha na minha infancia um CJ3A, desmontei até o ultimo rebite como o Elmer fez e meti uma cinta por cima e por baixo, MAS, não havia sequer uma trinca. Ja de muitos amigos com Jeep's mais novos (58 - 72) viviam reclamando de trincas. (Como era jovem :twisted: e bem loquinho :P , não custumava andar devagar em trilha..hehehehe, ahhhh bons tempos.. :lol: :lol: :lol: )

Franco

Pra quem não sabe, aço doce é ferro com pouco carbono :D

GuTo_Cerulli
19/04/2005, 11:56
O povo,

Tô na mesma faze da reforma que o Elmer, mas...arranquei todos os suportes fora...agora vou colocar novos e queria saber: tava pensando em fixa-los com parafusos allen (não sei qual medida de espessura) e soldar o entorno como nos originais (pelo menos os meus eram assim...e meu chassi é "milico"). Alguém da um Help?

leopoldo
19/04/2005, 12:30
Use parafusos normais enquanto solda......sextavado comum.

Não solde com os allen pois voce estraga os parafusos.

Depois, retire os parafusos normais, coloque os allen com trava química e com o torque de aperto pela PORCA.

Não aperte pela cabeça pois ou espana a chave/entalhado ou quebra a chave.

GuTo_Cerulli
19/04/2005, 16:58
Leopoldo,

Como vou apertar se usar a chave allen?

Elmer_Jeep
19/04/2005, 17:39
usa a allen só pra segurar o parafuso e aperta movimentando a chave que vai na porca :wink:

GuTo_Cerulli
20/04/2005, 08:50
A tá.... :roll: Foi "ogonrância" momentânea mesmo...

Raphael Diniz
20/04/2005, 10:22
Pessoal

vejo todos falando sobre reforço no chassi e coisa e tal.....pra mim já ficou claro sobre as tiras (em baixo ou em cima), porêm faço uma pergunta:
Qual a função daquele reforço do chassí na frente do mesmo do lado interno, fechando o perfil U, onde também é fichado o suporte do motor?
Pois pelo que entendí aquilo já seria um reforço......Na foto em anexo do meu jeep 72 dá pra ver a parte de dentro do chassí que está fechado.

Este reforço teria outra função? Todos os jeep´s possuem este reforço?

Agradeço antecipadamente as respostas......

tomboly
20/04/2005, 10:56
E isso ai pessoal nunca coloquei reforço e meu chassi tem mais remendo do que o asfalto da Regis bitencourt :twisted:
:roll: e os pontos de trinca são esses mesmos que sitaram, so um toque
se soldar e não reforçar a proxima trinca é logo atras da solda :oops:

GuTo_Cerulli
20/04/2005, 11:17
Rafael,

Se for o que eu circulei em vermelho acho que é normal...o meu chassi também é militar e tem o tal reforço, mas euu tenho fixação para motores Chevrolet... :twisted: original do quartel...

leopoldo
20/04/2005, 13:43
Qual a função daquele reforço do chassí na frente do mesmo do lado interno, fechando o perfil U, onde também é fichado o suporte do motor?

Parece meio obvio................ou parecia..............motor, caixa de direção, suporte de jumelo e cilindro mestre são apoiados nessa seção do chassis. Como não é plano, colocaram essa placa como apoio, só isso.



Pois pelo que entendí aquilo já seria um reforço......Na foto em anexo do meu jeep 72 dá pra ver a parte de dentro do chassí que está fechado.

Não é um reforço. É por assim dizer.......um apoio conveniente. Na verdade, é em alguns pontos de emenda (com solda) dessa placa com o chassis que nascem algumas trincas..........problemas de concentração de tensão e morderduras de cordão.



Este reforço teria outra função? Todos os jeep´s possuem este reforço?

Já está explicado ai em cima.............. Todos os jeeps tem isso, a não ser que um engraçadinho tenha removido.

Raphael Diniz
20/04/2005, 14:03
Obrigado ao Guto e ao Leopoldo pelas informações........

Guto, com relação ao suporte do motor, o meu jeep não passou pela reestruturação da Bernardine (na década de 80), mantendo as características originais de fábrica....por isso os suportes para o motor BF-161.

Pra te falar a verdade, eu prefiro este motor ao GM 151.....Questão de gosto.....De qualquer forma, os dois são antigos e para os padrões de hoje, ultrapassados........Mesmo assim vou montar o BF que já comprei e deixa-lo todo militar como antes........

Abraço,

Paulo de Tarso
20/04/2005, 16:05
Pessoal :!:
Estou com o meu jeep desmontado, para jateamento do chassi.
Minha duvida é a seguinte: Não tirei feixe de molas, suportes de jumelo, etc.., etc..
Preciso tirar tudo :shock: :roll: , Me falaram em pintar com tinta epoxi, mas a dita querem me cobrar um baita tutu (bufunfa, money), não posso pintar unicamente ( o fundo) com "fundo universal" :?:
Abraço jeepeiro

leopoldo
20/04/2005, 16:25
Preciso tirar tudo ????

Sim ! o certo é tirar os feixes de mola também PÔ.

Só o parachoque, o chassis e a travessa do cambio devem ser jateados numa tacada só :shock:

As molas podem ser jateadas em separado, mas depois tem que demontar o feixe e lavar com jato (WAP), secar e pintar.

Pinte o chassis/peças só com wash primer = fundo fosfatizante, numa camada fina.

Porque?

Porque depois de umas 3 horas, um metal jateado já começa a corroer com a umidade atmosférica. :cry:

(A não ser que logo após do jateamento você começe os reparos e soldas)

Quer ter de jatear de novo???? :evil:

A camada fina de fundo protege o chassis.

Depois de jateado, e protegido, vem a inspeção visual a procura de trincas.

A olho nú ou com uma lupa, procure trincas a serem reparadas e regiões do chassis a serem reforçados.

Só depois disso, pense em qualquer tipo de pintura especial. Pode até ser PU mas não é estritamente necessário. Eu uso sintética.

Fabiano-SL
20/04/2005, 18:48
Aproveitando o tópico....pretendo fazer o mesmo que o Elmer: pelar o chassis....jatear, procurar trincas e reforçar :D

Qual a melhor forma de retirar "remendos no chassis" mal feitos??
Meu jeep, está com remendo na lateral do chassis :? e está crivado de solda!! :shock:

Outra duvida é como retirar os pinos que seguram o suporte das molas e amortecedor, estes suportes no meu caso, além dos pinos originais, também estão crivados de solda :shock:

Mais duvidas: qual a amperagem e eletrodo ideal p/ soldar os calços, suportes e cinta de ferro no chassis...

[ ]'s

leopoldo
20/04/2005, 19:43
Para tirar os remendos, a única forma que eu encontrei, sem detonar o chassis é remover usando uma esmerilhadeira portátil com discos de corte de 2 mm de espessura (discos walter)........bem finos..........corte só o corão de solda...........deixe o chassis quieto. Depois de cortado o cordão, use gentilmente a talhadeira para alavancar o "reparo" e destacá-lo do chassis.


Para remover os pinos: bata um punção na cabeça do pino para poder centralizar uma broca, faça um pré-furo passante de 1/8 depois passe para 5/16 e depois para 3/8. O ideal é uma furadeira pneumática. Com broca fina, alta rpm. Com broca de 3/8, baixa rpm. Não faça como muitos......a seco com com talhadeira e marreta...........isso só trinca o chassis e deforma os furos.


Eletrodos mais comuns podem ser o ESAB 6013 (ou 7018) com 2,5 (2,0) mm - 60 apms e o de 3,25 mm - 90 amps

Paulo de Tarso
21/04/2005, 15:19
VALEU LEOPOLDO :D :D

Paulo de Tarso
21/04/2005, 23:03
GALERA :!:
eSTANDO O CHASSI PARA JATEAMENTO, E O MESMO ESTANDO PELADÃO, TENHO DE FAZER ALINHAMENTO DO MESMO :?: :shock: SE FOR NECESSÁRIO ONDE FAÇO ISSO EM PORTO ALEGRE :?: :roll:

leopoldo
22/04/2005, 00:28
CUIDADO>

Alinhamento de chassis não é como de direção, onde em qualquer loja de pneus se solta um jogo de porcas e viram-se as barras.

O alinhamento é VERIFICADO !

Caso haja algo fora, aí sim procede-se ao desempenamento, se for o caso ; e digo se for o caso porque existem pessoas que ao tentar reparar o chassis trincado soldam ele torto. Aí, não é desempenar..............é abrir a solda e soldar certo, alinhado.

Fabiano-SL
22/04/2005, 08:45
Leopoldo:

Obrigado pelos esclarecimentos acima...

Mais uma pergunta: quando se faz o reforço, fica aquele pequeno vão entre o chassis e a chapa (reforço), mas suficiente para passar água...vc disse pra passar um selante ali... evitando que a agua migre e ocorra focos de ferrugem. Que tipo de selante se passa ali?

Elmer_Jeep
22/04/2005, 09:05
Leopoldo:

Obrigado pelos esclarecimentos acima...

Mais uma pergunta: quando se faz o reforço, fica aquele pequeno vão entre o chassis e a chapa (reforço), mas suficiente para passar água...vc disse pra passar um selante ali... evitando que a agua migre e ocorra focos de ferrugem. Que tipo de selante se passa ali?


Resposta do próprio Leopoldo no tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3092&highlight=bernard%E3o

[]'s usando sempre a http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg

Vinicius_4x4
22/04/2005, 09:54
Eu to pensando em usar o KPO (poliuretano bicomponente), o que eu tenho aqui em casa é da marca Brascol, é uma lata verde e amarela. Parece que a lata tah 12 reais e foi comprado em uma casa de tintas.
Eu não sei te dizer se é este o produto que o Leopoldo fala, mas pelo o que o meu irmão meu falou vai ficar bom. Se alguém tiver alguma dica aí por favor fale.
Em outro tópico (não me lembro qual, pois já li tantos) o Leopoldo já falou deste produto também. O tópico provavelmente é ou "Reforço do chassi" (não este, é claro, outro com o mesmo título) ou então algo sobre bacalhau :lol:

leopoldo
22/04/2005, 11:50
Use Poliutretano injetável.

Sabe aquela bomba manual que parece uma injeção? é aquela ali.

Vá numa loja que venda material de construção e peça poliuretano com base NãO ACETICA

Senão o ácido acetico vai corroer o chassis.

Vinicius_4x4
22/04/2005, 12:09
Valeu Leopoldo!

Mas eu tenho uma dúvida. Eu posso utilizar o jato pra lavar o jeep com este material sem medo, ou terei que cuidar pra não arrancar ele! Ou seja, ele fica meio "mole" como o silicone ou ele endurece como se fosse uma massa de calafetar?

Abraço!

leopoldo
22/04/2005, 14:55
fica meio mole mas no meu ainda não descascou.....ou melhor.....descolou.

e pelo preço......mesmo que descole.....é só aplicar de novo.

Vinicius_4x4
28/04/2005, 09:48
Tah demorando, mas aqui tem umas fotos do que estamos fazendo no chassi, ele tava muito feio e torto e tivemos que trocar uns pedaços do chassi (OBS.: não sei se é certo fazer isto, mas foi feito. Acho que o que foi feito não vai enfraquecer o chassi pois vai ter mais o reforço, a cinta, por cima).

Abraços!

Elmer_Jeep
28/04/2005, 10:06
Muito bom Vinícius.

Não sei se é necessário, mas na minha opinião o ideal seria que os dois lados tivessem esse corte diagonal.
Bom, to falando isso porque conheço uma empresa aqui que alonga chassi de caminhões e eles sempre fazem dessa forma, igual vc fez do lado direito.

[]'s 8)

Vinicius_4x4
28/04/2005, 10:28
Pois é! Eu também acho que seria melhor mesmo, mas o corte em diagonal foi feito somente depois de colocar a outra peça. E foi feito pois tinha um podre mais a frente e já queríamos eliminar. Depois que eu tava pensando que até ficou mais forte que o outro jeito.
Depois vou tirar uma foto (quando for no mecânico novamente) pois nesta peça que tem um corte em diagonal ainda tem uma prolongação da aba inferior substituindo um podre que havia em baixo, Lembrando que esta aba já fazia parte da curva, por isto foi feito somente a aba e não a peça toda.

Valeu!

leopoldo
28/04/2005, 10:58
Se a viga não vai ser reforçada, o corte diagonal é mais eficiente pois evita a propagação de trincas de baixo pra cima ou de cima pra baixo, no cordão ou do lado. Porém, lembrar que nem sempre dá para fazer corte diagonal pois depende da geometria da peça onde está sendo feito a emenda.

Veja o caso de trincas de cima pra baixo ou de baixo para cima.............. a solda é feita em cima da trinca.

Mas como pelo visto vai ter reforço com cinta externa (bacalhau), não haveria problema.

Pra quem não viu, na 1º página do tópico, nosso colega: Leonardo postou um link que remete à pagina do manual da reparo para a toyota band, que mostra tipos propostos de reparo INTERNO.


http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/chassi/image10.gif

http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/chassi/image11.gif

Vinicius_4x4
29/04/2005, 08:01
No meu caso o reforço que mencionei seria a chapa que vai internamente, sendo que se trata da parte da frente do chassi (aquela chapa, original, que vai presa o suporte do motor e deixa o chassi que é em "perfil U" fechado) e também uma cinta de 11/2" por 3/16 soldada em cima e outra em baixo das abas do chassi.

Seria necessário colocar outro tipo e reforço?

Valew!

garbage!!!
15/05/2005, 21:23
Eu não entendo muito de jeeps ainda, por isso não estranhem a pergunta!Porque não fazer um chassis novo, sairia muito caro? Existe quem faça isso?
Guilherme

Giovani
15/05/2005, 23:20
Eu não entendo muito de jeeps ainda, por isso não estranhem a pergunta!Porque não fazer um chassis novo, sairia muito caro? Existe quem faça isso?
Guilherme

:D Fala Guilherme!!!

:D Até existe um chassi novo. Diferente, com outra suspensão. Acho que é Chassi Fortaleza que fabrica. Deve custar caro sim. E sendo novo, vc vai emplacar um veículo do ano. Assim, vai pagar IPVA, bem caro por sinal...

[]'s

garbage!!!
15/05/2005, 23:42
Giovani, tem ideia de como poderia contacta-los?

Giovani
16/05/2005, 00:24
Giovani, tem ideia de como poderia contacta-los?

:D Peguei isso na Jipenet:


O fone da CHASSIS FORTALEZA, do amigo José Ricardo Nogueira, é
(11)6110-0812. Pode falar que vc. pegou com o Ramiro do Samurai branco, de
repente ele faz um desconto. O endereço dele é : Rua Manuel Quirino de
Mattos, 1956 - Jd. Sapopemba - São Paulo - SP.
Pra vc. chegar lá, vc. pega a Av. do Estado, pega o viaduto que vai para a
Av. Prof. Luis Inacio de Anhaia Melo e vai nela até o fim, no final o fluxo
te manda para a esquerda, onde vc. anda umas duas quadras até cair no farol
da Av. Sapopemba, onde vc. vai virar à direita e andar uns 3 Kms. Se eu não
me engano, tem uma saída à esquerda na altura de um posto de gasolina de
marca independente (os chamados "bandeira branca"), é só perguntar pela tal
rua que todo mundo conhece.
Mas o mais fácil mesmo é encontrar com ele no Paca...ele sempre tá lá com
seu CJ vermelho MUUUITO ALTO...e CONFORTÁVEL TB.!!!

[]'s e usa o GOOGLE, é batata!!! :wink:

garbage!!!
16/05/2005, 12:04
Valeu Giovani,
vou ligar lá para saber os detalhes. Vocês conhecem o produto deles? É bom?
Outra duvida que eu tenho, se o chassis estragar muito e tiver que ser substituido tem como reemplacar o carro e manter o mesmo documento? ou eu vou ter que arrumar outro chassis com documento novo?
Guilherme

Vinicius_4x4
23/05/2005, 11:41
Opa!
Tive problemas com a "obra" no jeep, tirei o jeep da mão do mecânico que tava demorando demais pra me entregar ele :evil: . O reforço já está feito e tudo o mais. Porém estou com uma dúvida agora na hora de montá-lo. A dúvida é a seguinte:
:arrow: Os suportes onde irão os feixes de mola podem ser do mesmo tamanho? Ou o da frente deve ser maior para compensar o "desnível" que o chassi faz. Vale lembrara que os jumelos irão na parte de trás (assim como é o original).
Segue a foto para explicação, cuidado que o chassi tah virado de cabeça pra baixo, ou barriga pra cima :D .

Abraço!

leopoldo
23/05/2005, 11:55
Cade o tubo por onde passa o jumelo???? Não vai usar???? então, se você vai fazer uma adaptação onde o jumelo desce, o suporte dianteiro desce na mesma proporção.

Elmer_Jeep
23/05/2005, 12:26
Apareceu mais a moto do q o chassi mas vamos lá.

Como disse o Mestre Leopoldo, se vai montar o jumelo por baixo do chassi o certo é deixar o feixe plano, compensando no tamanho do suporte frontal.

Eu disse q é o certo porque no meu não fiz isso :lol:

Obs: fazendo esses suportes a frente do seu jeep não vai ficar mais alta q a trazeira :?: :?:

[]'s

Vinicius_4x4
24/05/2005, 08:03
Muito obrigado pessoal! Era isto mesmo que eu imaginava!



Obs: fazendo esses suportes a frente do seu jeep não vai ficar mais alta q a trazeira

Acho que não, pois irei compensar da mesma forma a traseira. Deixando assim em nível ao acomodar o chassis no chão somente nos suportes do feixe de mola.



Cade o tubo por onde passa o jumelo???? Não vai usar????

Me desculpe a ignorância Leopoldo, mas que tubo é este que tu está falando.

Outra dúvida! Por um acaso alguém aí sabe, ou tem uma dica de como faço os suportes para o motor. Qual espessura de chapa seria a melhor de se usar. To usando o BF 161 ainda. Essa alteração vai ficar para mais tarde.

OBS.: Não consegui botar a citação portando foi assim mesmo :D !

Valeu!

Elmer_Jeep
24/05/2005, 10:31
Fala Vinicius, o tubo onde monta o jumelo dianteiro é um furo original no chassi.

[]'s

Vinicius_4x4
24/05/2005, 11:18
Ah tah!
É não vai ter mesmo este tubo!

Muito obrigado pela ajuda! :D

leopoldo
24/05/2005, 11:48
Vinícius, dá mais detalhes desses suportes das molas que você está fazendo.

Qual a espessura????
é chapa dobrada ou só 2 orelhas soldadas?
tem parafuso prendendo no chassis?
tem + fotos?

Vinicius_4x4
24/05/2005, 13:58
Não tenho foto comigo aqui, mas posso tirar quando chegar em casa quinta-feira!

A espessura da chapa é 3/16" se não me engano. É uma chapa dobrada e para prender no chassi eu vou utilizar solda elétrica.
Ainda não fiz nenhuma fixação, pois vou fazer tudo ao mesmo tempo. "Tudo" o que eu digo é o suporte do motor e os suportes do jumelos para poder utilizar os mesmos eixos cardã, assim eu saberei a distância que eu devo colocar o suporte do motor para que os cardã´s alcancem na caixa. Acho que é a melhor maneira para mim não cometer nenhum erro na operação, pois a única medida que eu tenho é a localização da travessa da caixa de transmissão.

Só um detalhe, estou pensando em colocar os jumelos na frente nos suportes de feixe dianteiros do jeep e atrás nos suportes de feixe traseiros, pois andei vendo e na bandeirante do meu irmão é assim e pelo que sei nas rurais e F-75 também, será que é melhor?

Elmer_Jeep
24/05/2005, 15:26
Vinicius_4x4, tá fazendo uma confusão das boas.

Veja bem, motor e cambio não tem nada haver com o comprimento dos cardâns, os suportes do motor e do cambio agente fixa onde devem ser fixados. Os cardâns é que são retrabalhados pra alcançar o cambio/tcase.

Então recomendo a vc, montar a travessa da caixa nos furos originais do chassi, montar motor e caixa em cima do chassi:
A caixa com coxins novos vai na travessa e o motor pode ficar pendurado numa girafa ou numa talha, se não tem girafa/talha usa um macaco hidráulico em baixo do motor(com cuidado pro bixo não cair) assim vc nivela ele e pode confeccionar e soldar os novos suportes no chassi.

Bom, não sei se os amigos tem uma dica melhor, é o q pensei no momento.

Sobre a posição dos jumelos, antes de tomar sua decisão dá uma lida nesses dois tópicos abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10114

esse aqui tem mais informações:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1079&highlight=pi%E3o

[]'s

Vinicius_4x4
27/05/2005, 18:58
Tirei umas fotos dos suportes dos feixes de mola. Os que estou postando agora são os que ficarão com os jumelos. Não tirei as outras pois a pilha da máquina terminou na hora "H" :roll: . Mas vou tirar mais amanhã e posto o resto aqui.
Qualquer comentário é válido.
Ah! Um detalhe! Realmente to viajando quanto a posição dos suportes, isto tudo por que eu estava querendo economizar e não mexer nos cardãs, só que não vai dar certo. Vou colocar os suportes dos feixes no lugar original e esperar para guardar uma grana e colocar logo um seis cilindro do opala daí eu coloco os cardãs definitivos mesmo.

[]'s precisando de dinheiro, cuidado com a carteira! :lol:

Vinicius_4x4
27/05/2005, 19:34
Agora tirei um tempo para ler os link´s que o Jipeiro_RR mandou e decidi que vou colocar os jumelos no lugar original.
Só que eu tenho uma pergunta:
É obrigatório que os dois "olhos" dos feixes de mola fiquem alinhados ou se eu deixar um ângulo de mais ou menos 5 graus não tem problema? Pergunto isto porque se for o caso, vou ter de fazer novamente os suportes do feixe de mola que não terão contado com os jumelos.

Vinicius_4x4
31/05/2005, 09:29
É obrigatório que os dois "olhos" dos feixes de mola fiquem alinhados ou se eu deixar um ângulo de mais ou menos 5 graus não tem problema? Pergunto isto porque se for o caso, vou ter de fazer novamente os suportes do feixe de mola que não terão contado com os jumelos.


O pessoal por favor me respondam esta dúvida. Caso não tenham entendido o que eu quiz dizer, os "olhos" que eu to falando ali é aonde vão as buchas (no feixe de mola) que passam os parafusos que prendem ou no suporte ou no jumelo.

Elmer_Jeep
31/05/2005, 16:11
Vinicius_4x4, vamos lá.

o q pode acontecer é que quando vc montar a suspensão os eixos(diferencial) podem ficar tortos em relação ao chassi.

Outra coisa as buchas dos feixes podem sofrer desgaste rápido pois vão ser forçadas já que vão ficar montadas fora de posição (o fora q eu digo seriam os seus 5 graus)

Porque não fazer novos suportes :?:

[]'s tentando ajudar :D

Thiago Leonardo
31/05/2005, 16:17
é.

elcio
31/05/2005, 17:55
É obrigatório que os dois "olhos" dos feixes de mola fiquem alinhados ou se eu deixar um ângulo de mais ou menos 5 graus não tem problema? Pergunto isto porque se for o caso, vou ter de fazer novamente os suportes do feixe de mola que não terão contado com os jumelos.



O pessoal por favor me respondam esta dúvida. Caso não tenham entendido o que eu quiz dizer, os "olhos" que eu to falando ali é aonde vão as buchas (no feixe de mola) que passam os parafusos que prendem ou no suporte ou no jumelo.

evidente que sim Vinicius, alem dos problemas citados pelo eng.Elmer, vc ainda pode comprometer o chassi, suspençao, etc.
o jeep estando alinhado e bem montado ainda da problemas, imagina entao com diferenças nos angulos dos olhais.
nem cogite essa hipotese.
[]´s

Vinicius_4x4
31/05/2005, 20:30
Tah bueno então!
Vou medir direitinho e fazer suportes novos para deixar tudo alinhado!
Só que o seguinte:
Qual a melhor opção, ou a mais correta??
:arrow: Deixar os olhais do feixe de mola alinhado (tendo em vista que vai ter uma diferença, aumento de altura, com o jumelo); ou
:arrow: boto o chassi no chão e procuro deixar ele alinhado com o chão com os suportes de mola, sem considerar o aumento de altura em um dos suportes devido ao jumelo.

OBS.: conforme questionado anteriormente pelo Leopoldo, o jumelo não ficará preso internamente no chassi, haverá um suporte externo, aquele mostrado na figura anterior, para fixação do jumelo.

Valeu!

elcio
01/06/2005, 09:37
bom, EU deixaria com a bucha do jumelo fixada na longarina, como eh originalmente.
desmontava tudo e gabaritava ele, conforme o procedimento explicado na area de downloads, se nao me engano.
tendo realizado esses procedimentos , vc tera um chassi alinhado e tendo montando todo o resto da suspençao de forma correta, pelo menos o shimmy vc ja estara evitando de cara.
mas agora com esse suporte externo apresentado ai, nao sei como vai se comportar a suspençao, nao sei nem se da pra gabaritar.ai os professores podem te auxiliar nisso.
[]´s

Vinicius_4x4
01/06/2005, 09:50
Pois é, pelo o que eu to percebendo, para mim poder deixar o suporte extermo na suspensão dianteira eu terei que deixar os jumelos na parte da frente, assim como é na suspesão traseira :arrow: o jumelo fica na parte onde o chassi dá aquela "subida". Só assim acho que vou poder gabaritar o meu chassi.
Se for o caso, farei deste jeito (jumelo na frente) por um tempo, pois a suspensão irei mexer somente depois de colocar o motor e fazer umas (várias) trilhas pois já estou louco pra andar de jeep. :lol:
Vamos ver o que que os outros colegas dizem à respeito.

Valeu Elcio!

elcio
01/06/2005, 10:39
certo Vinicius. como queira.
mas se me permite uma opiniao:
ja que esta desmontado, primeiro deixa-se a suspençao ok, tudo certo, chassi gabaritado etc, e DEPOIS coloca-se o motor, transmissao, lata, etc.
pois se vc se arrepender disso tudo mais tarde, vai ficar um saco vc ter que desmontar tudo e refazer de novo com o motor e o carro todo montado.
mas eh apenas minha opiniao.eu desejo a vc boa sorte na sua empreitada.
duvidas manda ai pra gente.


[]´s

Vinicius_4x4
01/06/2005, 16:21
Concordo que o mais correto seria fazer os chassis, depois a suspensão e daí sim o motor e transmissão.
Porém eu ainda não sei o que farei de definitivo com a minha suspensão, quero fazer algo do tipo SPOA com feixes da bandeirante e algo mais ou quem sabe molas helicoidais. Algo que me dê um curso bem grande, só que para isto eu vou ter de gastar muuuita grana, pelo menos pelo o que eu li aqui no fórum. Coisas do tipo, um amortecedor com mais curso, alteração do braço pitmann, barras estabilizadora e (não sei se vai ser necessário mais acredito que sim) um cardã com aquelas pontas CV, pois como terei um motor com alto giro e a suspensão que eu quero ter vai levantar bastante o jeep o cardã irá trepidar e daí já viu. Provavelmente irei colocar eixos de rural também, quando mexer na suspensão. Só que isto eu vou ficar tempos me enrolando até decidir :lol: .
Agora, quanto ao motor eu sei que é este que eu quero, e a caixa também. Portanto acho que vou fazer a suspensão do jeito mais barato por enquanto e depois eu mexo nela, até porque eu adoro mexer no jeep, tudo o que eu mesmo posso fazer eu faço, aí desmontar é comigo mesmo :lol: .
Vamos só ver se alguém dá alguma idéia de como eu faço com essa suspensão "quase que original" :roll: . Se não tiver saída eu vou ter de fazer com o jumelo na frente mesmo, mas é certo que vai ser temporariamente. Só o quanto temporariamente é que eu não sei :mrgreen: , vai depender do que eu vou fazer com a suspensão e quanto vai custar. Por enquanto eu to juntando grana pra montar a mecânica dele (motor e transmissão) que já tah sendo um baita investimento pra mim. :cry: .

[]´s e grato pela baita ajuda que tem me dado! Valeu!

Giovani
01/06/2005, 19:23
Porém eu ainda não sei o que farei de definitivo com a minha suspensão, quero fazer algo do tipo SPOA com feixes da bandeirante e algo mais ou quem sabe molas helicoidais. Algo que me dê um curso bem grande, só que para isto eu vou ter de gastar muuuita grana, pelo menos pelo o que eu li aqui no fórum.

:D Grande Vinícius!!!

:o Se quiser uma suspensão de grande curso à um custo relativamente baixo, faça SPOA, ponha molas de Band e jumelos articulados. Nem precisa ser o Revolver. Use aqueles com trava na dianteira. Para isso deixe os jumelos dianteiros na ponta do chassi. Essa receita não tem erro. Se colocar barras estabilizadoras, faça com um conector, pra soltá-las na trilha. No cardã, uma solução barata é dividí-lo em 2, usando um mancal.
Já fazer um sistema com helicoidais é mais complicado e caro...

[]'s

Giovani
01/06/2005, 20:27
:o Esqueci de falar dos amortecedores.

:o O ideal é ver com quanto de curso ficou a suspensão. Medir as distâncias entre os suportes e comprar 4 Ranchos 9000 desse tamanho. Vão dizer: Rancho é caro! Se eu tivesse comprado amortecedores Rancho, com certeza ainda estaria com eles e teria custado menos que os 4 jogos que já troquei... (indo p/ a 5ª troca!) :roll:
:o Mas ainda tem uma solução "barata"... Pegue amortedores duros, como os da Band, por exemplo, e intale-os inclinados, do eixo em direção ao ponto fixo do feixe. Tipo, de pé são 90°, deixe então com + ou - 50° à 60°. Assim ele fica macio e com um curso maior.
:o Mas isso é só um exemplo! O amortecedor e a inclinação vão depender de como ficar a suspensão. Para achar o amortecedor ideal, será preciso garimpar um pouco.

[]'s

Sergio Rocha
01/06/2005, 20:51
:o Esqueci de falar dos amortecedores.

:o O ideal é ver com quanto de curso ficou a suspensão. Medir as distâncias entre os suportes e comprar 4 Ranchos 9000 desse tamanho. Vão dizer: Rancho é caro! Se eu tivesse comprado amortecedores Rancho, com certeza ainda estaria com eles e teria custado menos que os 4 jogos que já troquei... (indo p/ a 5ª troca!) :roll:
:o Mas ainda tem uma solução "barata"... Pegue amortedores duros, como os da Band, por exemplo, e intale-os inclinados, do eixo em direção ao ponto fixo do feixe. Tipo, de pé são 90°, deixe então com + ou - 50° à 60°. Assim ele fica macio e com um curso maior.
:o Mas isso é só um exemplo! O amortecedor e a inclinação vão depender de como ficar a suspensão. Para achar o amortecedor ideal, será preciso garimpar um pouco.

[]'s

Fala Giovanni

Essa dica de que inclinar os amortecedores faz eles ficarem mais moles, eu não conhecia.To fuçando um Samurai feixe, e ele está com rancho 9000, q eu acho mais duro q o da toy.To pensando em seguir a tua dica.Vc acha q eu consigo q eles fiquem macios como os da ranger no cj ?
[]'

Giovani
02/06/2005, 01:55
Essa dica de que inclinar os amortecedores faz eles ficarem mais moles, eu não conhecia.To fuçando um Samurai feixe, e ele está com rancho 9000, q eu acho mais duro q o da toy.To pensando em seguir a tua dica.Vc acha q eu consigo q eles fiquem macios como os da ranger no cj ?


:D Fala Sérgio!!!

:D O efeito é esse... No amortecedor não muda nada, continua duro. Mas com a inclinação, a suspensão trabalha mais e o amortecedor menos. É o efeito de uma "alavanca". Vc já tentou fechar com as mãos um amortecedor de tampa traseira do Gol p/ ex.???? Tente!! :lol:
:o Só não incline demais, senão ele acaba perdendo o efeito... :wink:

[]'s

Sergio Rocha
02/06/2005, 09:30
Blz Giovani
É já tentei fechar amortecedor de tampa traseira, é impossível. :lol: :lol:

entendi a ideia, vou rxperimentar.

[]'

Vinicius_4x4
02/06/2005, 09:57
Valeu pela dica Giovani! :lol:
Essa idéia do feixe de mola da bandeirante e jumelo articulado já passou pela minha cabeça e à princípio seria a mais ideal, pois não dá tanto trabalho para fazer (eu já li umas duas vezes aquele tópico da TT4, eu acho, sobre o jumelo articulado e achei muito legal) mas fazendo isto eu não escaparia de alterar o sistema de direção não é! Qual seria um jeito fácil de se ajeitar o sistema de direção?
Será que tu tem alguma foto do cardã dividido em dois com o mancal? (é que eu não conheço muita coisa ainda e queria ver como ficava).

Valeu!!

Giovani
02/06/2005, 22:13
... mas fazendo isto eu não escaparia de alterar o sistema de direção não é! Qual seria um jeito fácil de se ajeitar o sistema de direção?
Será que tu tem alguma foto do cardã dividido em dois com o mancal? (é que eu não conheço muita coisa ainda e queria ver como ficava).


:D Grande Vinícius!!!

:D Só pra mim não ter que ler tudo, que direção vc tem no jeep???
:o Um amigo meu instalou o 4.9 da F1000 no jeep, aí o cardã dianteiro ficou com uns 10 metros! :lol: Então ele só dividiu em 2 partes, colocando um mancal. Isso tem em qualquer caminhão. Não tenho fotos...
O cardã que vai ligado à caixa, vc faz sem luva, só um tubo com cruzetas nas pontas. Nesse tubo, próximo à ponta oposta à caixa, vc põe um mancal, fixado num suporte, na travessa da caixa ou até mesmo no chassi. Dali pra frente é um cardã normal, com luva. Ao todo são 3 cruzetas, uma luva/espiga, 2 tubos e 1 mancal.

[]'s

elcio
03/06/2005, 09:57
:o Um amigo meu instalou o 4.9 da F1000 no jeep, aí o cardã dianteiro ficou com uns 10 metros! :lol: Então ele só dividiu em 2 partes, colocando um mancal. Isso tem em qualquer caminhão. Não tenho fotos...

[]'s

professor:

fotos seria interessante...
eu tbem coloquei esse motor, o carda dianteiro fica grande sim, mas como coloquei carda de rural, nao precisou de nenhuma soluçao adicional.´
tem como vc me passar o e-mail desse seu amigo, pra gente trocar umas ideias?


[]s

Vinicius_4x4
03/06/2005, 11:13
Giovani!

Estou usando o setor do maverick, só que provavelmente quando for fazer a suspensão do jeep irei trocar o setor por um hidraulico do opala, já que vou estar com o motor do opala.
Eu já perguntei isto tudo, pois aí já posso ir pensando em como fazer. Porém irei rodar um tempo com a suspensão original ainda, somente colocarei o jumelo para a frente.
O setor do opala seria uma boa opção para isto, ou há outro melhor? Eu já vou tah usando o motor do opala 6 cilindro.

[]´s sem grana para todas as alterações que gostaria de fazer agora :!:

Giovani
03/06/2005, 14:36
Estou usando o setor do maverick, só que provavelmente quando for fazer a suspensão do jeep irei trocar o setor por um hidraulico do opala, já que vou estar com o motor do opala.
O setor do opala seria uma boa opção para isto, ou há outro melhor? Eu já vou tah usando o motor do opala 6 cilindro.

:D Grande Vinícius!!!

:o Não precisa pôr direção de opala por estar com motor de opala. Isso não tem nada à ver... Pode ser de F1000, VW ou deixar essa mesma. No seu caso, acho melhor a do Opala, mas por outras razões: a adaptação é a mesma, basta trocar os setores, talvez refazer algum furo. A do opala é muito melhor que a do Maverick, pois não precisa tantas voltas no volante e pode ser hidráulica. :wink:
:o Para solucionar o problema da direção com SPOA, vc pode pôr um braço pitman maior (aquele que sai do setor), ou usar a tal "lingüeta" que é uma extensão colocada nos parafusos do rolamento do munhão, que eleva a altura dos braços, que ligam às rodas. Acho essa 2ª opção melhor, pois assim vc terá os braços mais altos, protegendo-os das pancadas nas trilhas.
Só que essa "lingüeta", precisa de mais um ponto de apoio, que pode ser no próprio furo do munhão, onde vai originalmente o terminal de direção.
Sobre esse assunto tem material aí no fórum...

[]'s

Giovani
03/06/2005, 14:41
fotos seria interessante...
eu tbem coloquei esse motor, o carda dianteiro fica grande sim, mas como coloquei carda de rural, nao precisou de nenhuma soluçao adicional.´
tem como vc me passar o e-mail desse seu amigo, pra gente trocar umas ideias?

:D Grande Élcio!!!

:o O cara é compadre do Berga... Ou seja, outro "anti-net"... Mas conheço bem o jeep dele, posso ficar de "atravessador" se vc quiser...
:D Ele tem máquina digital. Amanhã vou lá, então posso conseguir umas fotos. Diga o que vc quer... (manda por MP, pra não ficarmos off-topic)

[]'s

elcio
03/06/2005, 15:22
:D Grande Élcio!!!
:o O cara é compadre do Berga... Ou seja, outro "anti-net"... Mas conheço bem o jeep dele, posso ficar de "atravessador" se vc quiser...
:D Ele tem máquina digital. Amanhã vou lá, então posso conseguir umas fotos. Diga o que vc quer... (manda por MP, pra não ficarmos off-topic)

[]'s

valeu amigo, mandarei noticias.

Vinicius_4x4
12/08/2005, 15:06
Fala pessoal!

Para dar finalização no tópico vou postar as fotos de como ficou o jeep com o reforço. Ainda não acabei todas as modificações que irei fazer no jeep, falta ainda o motor e a caixa (6 cilindro do opala e caixa C10 3 marcha).
Apesar de relutar muito, mas acabei fazendo a suspensão como o Elcio disse - já que é pra fazer, fiz bem feito mesmo. Coloquei as molas dianteira da bandeirante, aparentemente ficou muito mais macio. Tive esta impressão ao rebocar o jeep do jato de areia até a minha casa para a pintura.

Vamos ao modo de como fiz o reforço:

:arrow: Coloquei uma cinta em baixo e outra em cima do chassi, soldando por uns 5 ou 7 cm e deixando uns 7 ou 10 cm de espaço em vazio, detalhe: soldas paralelas. Nos espaços vazios apliquei KPO (uma espécie de massa bicomponente). Apliquei o KPO para que nos espaços "vazios" (onde não foi aplicado solda) não entrasse barro e criando assim um ninho de ferrugem entre a cinta e o chassi.
:arrow: Troquei a travessa da frente, que fica bem abaixo da grade, por uma nova. Esta ficou meio que ignorante até, pois utilizei umas chapas bem grossa porque estava prevendo um motorzão. Acredito que nem precisava de tal ignorancia :lol: .

Qualquer coisa estou aqui para ouvir dúvidas, opiniões e críticas.

[]´s

Carlos ZN
27/08/2005, 10:49
Olá Amigos,

Vocês estão de parabéns, não é uma discusão e sim uma aula :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Aproveitando o tema chassi e tenho uma dúvida que me encomoda:?: :?: :?: :?:
Vejo anúncio de "vendo Jeep 19...... sem solda no chassi"
Como pode um veiculo de mais de 30 anos em média não ter trincado ou enferrujado o chassi :?: :?:
O jeep fica no "formol" :?: :?: :?:
Papai Noel, coelhinho da pascoa e saci pererê existe :?: :?: :?: :?:

ortiz
27/08/2005, 19:08
Conheço um sim....1962 unico dono (nao vende, nao empresta, nao da etc), o dono usava ele pra trabalhar (funcionario da emater minas), quer dizer no formol nao ficava, mas tinha e tem muito cuidado com ele........infelizmente nao é o meu cujo chassi parece uma colcha de retalhos.......

Giovani
27/08/2005, 22:09
Tem sim, e não é tão raro assim...

O T-Rex, é ano 72, e foi comprado de um lote do EB. Estava impecável, e não tinha nenhuma solda além das originais...
Até cair nas nossas mãos... :twisted:

[]'s

p.peleje
13/09/2005, 15:58
Galera,

Vou eu mesmo fazer o reforço no chassi da minha viatura, um amigo meu que sabe solda vai me ajudar. Vou fazer isso em casa, aproveitar que estou colocando AP pra reforçar o chassi.

Tenho duas perguntas: existe algum tipo de aço específico pra fazer o reforço? Já peguei a espessura da chapa e o tipo de eltrodo a ser usado.

A outra dúvida é que os colegas citaram que deve ser usado a máquina de solda em 220v, porém em casa só tem 110v. Todas as máquinas só trabalham em 220v, ou tb pode ser feita em 110v?

[]s

Peleje

Carlos ZN
13/09/2005, 17:17
Olá Pelege,

Sobre as chapas não posso ajudar mas sobre a solda sim.
Eletrodo é padrão, e não existe maquina 110v. e não e´ligada a tomada só no quadro de força, no seu caso tem 220v no seu quadro, não deve ter tomadas 220v.
Solda elétrica é bom, mas a malvada é a solda mig pena é caro, fiz uns reforços e uns podres e o funileiro fez um preço de pai e morreu 300 latinhas.

leopoldo
13/09/2005, 19:10
....... não existe maquina 110v .....

Errado.



.... só no quadro de força ........

Certo.



..... mas a malvada é a solda mig pena é caro

Com certeza mas, na falta dessa, uma elétrica é o suficiente.

p.peleje
13/09/2005, 20:50
....... não existe maquina 110v .....

Errado.



.... só no quadro de força ........

Certo.



..... mas a malvada é a solda mig pena é caro

Com certeza mas, na falta dessa, uma elétrica é o suficiente.

Leopoldo,

Vc sabe me dizer o tipo de aço que eu preciso comprar pra efetuar o reforço, pois a especificação dos eletrodos eu já peguei no seus posts anteriores.

Pergunta idiota:
Mas no caso de usar uma máquina de solda 110v a solda do reforço ficaria mais fraca?

[]s

Peleje

leopoldo
13/09/2005, 21:10
1-Vc sabe me dizer o tipo de aço que eu preciso comprar pra efetuar o reforço, pois a especificação dos eletrodos eu já peguei no seus posts anteriores.
2-Mas no caso de usar uma máquina de solda 110v a solda do reforço ficaria mais fraca?

1- aço 1010 a 1020.......é o comercial. Para um reforço use de 5/16 até 1/4. A escolha da espessura depende de onde será usada, da forma geomética, do espaço disponível, da facilidade em conformar o rforço, da necessidade em furar, rebitar, etc.......etc.......etc.......

2- Gasta mais energia elétrica da rede. Só isso.

edgar
14/09/2005, 17:06
2- Gasta mais energia elétrica da rede. Só isso.


Puxa !!!! :twisted: :twisted: vou corrigir o Leopoldo !!!! Gasta a mesma energia, como a voltagem diminui para 110 V, a amperagem dobra logicamente. Mas a potencia consumida (medida pelo "relogio de luz" ) será a mesma.
Só que é obvio que em 110V, (a minha maquina de solda é bivolt) ela consome o dobro eda corrente ai o fio tem que ser mais grosso para não esquentar e de preferencia mais curto. Quanto a ligar direto no quadro vai do tamanho da maquina...mas estas domesticas não puxam mais que um chuveiro, algo que 30/35 amperes.....

[ ] eletrificados

leopoldo
14/09/2005, 18:14
... a potencia consumida (medida pelo "relogio de luz" ) será a mesma

É verdade...... :oops:

Acabei de fazer aquela bendita continha da minha ........ P=U.i ......... é o mesmo consumo. Só que a amperagem em 110 é de fritar fio !

Carlos ZN
14/09/2005, 19:29
Olá Leopoldo e Amigos,

Descupe não sabia que exitia 110 V pelo motivo de fritar os fios, agora a solda elétrica é muito boa não quis despresa-la, é que a preferencia é da mig.
Agora nunca use ôxigenio no chassi :concordo: :concordo:

p.peleje
15/09/2005, 09:36
Que marca de solda elétrica recomendam?

Tô vendo umas que custam em média R$220,00. Pergunto: é esse mesmo o preço de uma máquina que dê pra fazer os trampos no cj sem ter problemas?

Tem uns modelos bem mais caros, com amperagem maior.

[]s

Peleje

FernandoRisso
15/09/2005, 10:25
Acabei de comprar uma ESAB bantam, dá uma olhada no site www.esab.com.br, foi a mais simples de serralheiro, tem 250amp... fantástica, funciona bem e já tamo fritando td quanto é aço lá em casa.

Só precisa de um pouco de prática, pq o negócio naum é tão fácil qto parece... :?

[]'s de soldador trainee !!! :lol:

lucciano amaral
30/10/2006, 18:39
Pessoal acabei de ler todo esse topico, putz que trabalho, mas enfim restou uma duvida, pergunto: Ao chapear o chassis por cima, como vou fazer no suporte do motor (opala) e no suporte do amortecedor? deixo sem a fita ou tiro, passo a chapa e depois coloco denovo? valeu galera, abraços

leopoldo
30/10/2006, 20:47
.... deixo sem a fita ou tiro, passo a chapa e depois coloco denovo?....

o melhor é:

- remover o suporte, reforçar o chassis e depois reinstalar o suporte.

lucciano amaral
31/10/2006, 08:11
Leopoldo vc teria algumas fotos desse reforço? Por enquanto valeuuuuuuuuu, obrigado, abraços

leopoldo
31/10/2006, 18:37
se vc está se referindo aos reforços tipo bacalhau, veja nas fotos do meu album.

lucciano amaral
31/10/2006, 19:56
Leopoldo valeu

DJunior
31/10/2006, 22:03
Lucciano,

Segue mais algumas fotos do reforço do chassi que fiz no meu.

Abraços,

Dirceu

Paulo Eduardo
31/10/2006, 22:53
Opa...

gostei dessa história da travessa tubular na dianteira, quem testou aprovou mesmo o resultado?
Vou aproveitar que to mexendo no jeep e passar a esmerilhadeira na travessa amanhã...

alguém tem fotos?

[]´s

lucciano amaral
01/11/2006, 12:39
D Junior, valeu pelas fotos, deu pra ter uma noção melhor, abraços

DJunior
01/11/2006, 14:56
Opa...

gostei dessa história da travessa tubular na dianteira, quem testou aprovou mesmo o resultado?
Vou aproveitar que to mexendo no jeep e passar a esmerilhadeira na travessa amanhã...

alguém tem fotos?

[]´s

Paulo,

Tem pessoas que são a favor e tem pessoas que são contra aqui no forum. De qualquer forma resolvi arriscar. Dica, não utilizei qualquer tubo. No meu caso, o tubo soldado foi tirado de um cardan de caminhão (tubo sem costura).

Se quiser mais fotos me manda uma MP com seu email que eu te envio mais.

Abraços,

Dirceu

Paulo Eduardo
01/11/2006, 22:44
Ok.. valeu Dirceu

ficou legal, eu to mexendo no chassis e vou trocar a travessa dianteira por um tubo tb, mas vou fazer um pouco diferente do seu. Vou furar a longarina e embutir nela o tubo, passando dos dois lados, e soldando por dentro e por fora, assim posso usar as pontas do tubo pra fazer a inserção de outro tubo, que vai ser parte do quebra mato.
Pretendo botar isso pra andar já na próxima semana, assim que tiver mexendo vou botar umas fotos aqui.

Abraços

pcervieri
02/11/2006, 01:57
Lucciano,

Segue mais algumas fotos do reforço do chassi que fiz no meu.

Abraços,

Dirceu


O seu reforco esta igual ao meu, mas fiz somente a parte de cima.
Acho que vou aproveitar que a nave esta ancorada e fazer a parte de baixo tambem.

[]'s

dalmo cruz torres
29/01/2007, 12:01
Pessoal, estou mechendo um pouco no chassis da minha F-75 e estou querendo saber se eu posso tirar aquelas duas mãos francesas que tem entre as longarinas e a última travessa(traseira) do chassis. A impressão que tenho é que ela serve só para segurar o estepe, já que as suas pontas são ligadas as longarinas e a travessa por chapas de aço bem finas. Estou querendo usar o lugar das travessas para colocar um grande tanque de combustível.
Será que posso tirá-las?

felipesalomao
03/02/2007, 00:36
Caros amigos, pretendo usar meu jeep para trilhas e dia-a-dia. Estou com meu chassis no cavalete e improvisando um reforço, mas depois que li todas essas respostas acabei ficando muito confuso e indeciso. Cortei as barras de 3/16x1" para fazer o reforço por cima e por baixo, fiz os furos de 10mm de 15 em 15 cm intercalados e as minhas duvidas são as seguintes:

1- Afinal, reforço em cima e em baixo?(era o q pretendia fazer!)

2- Cortei as barras em partes para nao remover os suportes de feixo e de amortecedor, estou executando um meio serviço (porco) por fazer assim ou ficara bom? (vale mencionar que já soldei uma das barras)

3- Não diponho do recurso de jateamento abrasivo em minha cidade e imaginando estar suprindo o capricho do jateamento passei uma escova de aço com a esmerilhadeira aonde foi possivel e nas quinas eu usei lixa 40 mesmo. Depois passei duas demãos de "ferro-clean", acreditanto na sua real eficacia em fosfatizar o metal aniquilando as ferrugens. Agora pretendo aplicar wash primer, primer e preto vinilico PU. Seria necessario mais algum cuidado ou sera o suficiente???

Grato pela atenção e sedento de informação!!!

DJunior
03/02/2007, 08:54
Caros amigos, pretendo usar meu jeep para trilhas e dia-a-dia. Estou com meu chassis no cavalete e improvisando um reforço, mas depois que li todas essas respostas acabei ficando muito confuso e indeciso. Cortei as barras de 3/16x1" para fazer o reforço por cima e por baixo, fiz os furos de 10mm de 15 em 15 cm intercalados e as minhas duvidas são as seguintes:

1- Afinal, reforço em cima e em baixo?(era o q pretendia fazer!)

2- Cortei as barras em partes para nao remover os suportes de feixo e de amortecedor, estou executando um meio serviço (porco) por fazer assim ou ficara bom? (vale mencionar que já soldei uma das barras)

3- Não diponho do recurso de jateamento abrasivo em minha cidade e imaginando estar suprindo o capricho do jateamento passei uma escova de aço com a esmerilhadeira aonde foi possivel e nas quinas eu usei lixa 40 mesmo. Depois passei duas demãos de "ferro-clean", acreditanto na sua real eficacia em fosfatizar o metal aniquilando as ferrugens. Agora pretendo aplicar wash primer, primer e preto vinilico PU. Seria necessario mais algum cuidado ou sera o suficiente???

Grato pela atenção e sedento de informação!!!

Felipe,

Vou dizer o que eu fiz no meu chassi:

1- O melhor é fazer o reforço por cima e por baixo, ou seja, dos dois lados;

2- No meu caso, optei por tirar todos os suportes de mola e suportes dos amortecedores, assim pude fazer o reforço com uma única tira. Esse recurso deixa o chassi mais robusto, principalmente nos pontos de maior solicitação, ou seja, suporte das molas. Já vi pessoas que fez o que você está fazendo, mas nestes pontos de maior solicitação, o reforço não serve para nada, pois ficará como no chassi original;

3- No meu também não jatiei o chassi. Tirei toda a tinta com escova de aço / lixa. Verifiquei todas as trincas, abri sulcos em formato de "V", enchi com solda MIG e dei o acabamento. Esse ponto é o mais importante. Assegure que não deixou nenhuma trinca para traz, pois após a pintura, fica difícil de qualquer verificação de trincas, só após o rompimento.

Espero ter ajudado um pouco. Outro detalhe, não soldei utilizando furos na tira. A minha solda foi feita nas bordas da tira com intervalos de aproximadamente 15 cm. Dá uma olhada no link da minha assinatura que tem algumas fotos.

Abraços,

Dirceu

felipesalomao
04/02/2007, 13:26
Muito obrigado pelas dicas, ontem depois que li esta discussao, cheguei em casa e fiquei analisando o chassis, e acabei interpretando a mesma coisa q vc disse, o chassis nao estaria sendo reforçado justamente nos pontos em que ele é mais exigido. Dai entao resolvi arrancar tudo e fazer um serviço limpo e direito. Mas ai pintou outra duvida, ja que estou tendo tanto trabalho nao valeria a pena alongar o mesmo para proprocionar mais conforto, estabilidade longitudinal e ainda se em um futuro resolver colocar um pneu monstro nao precisar trabalhar novamente em uma peça que ja esta me tomando muito tempo e $$$?
Com esta nova duvida nasceram outras mais , como:
-Em quantos cm alongar?
-Esta modificação ficaria melhor se eu trocasse logo toda parte reta da longarina?
-Em quanto teria que aumentar o cardã (logico levando em conta o quanto seria melhor alongar a viatura)?
-Em que ponto seria melhor alongar (ou em quais pontos)?
-Deveria eu procurar um psicologo ou um macumbeiro para acabar com meus problemas?

Muito grato, e boas trilhas amigos. (domingo foda e eu sem meu jeep para fazer uma trilha!!!!)

DJunior
04/02/2007, 17:44
Felipe,

Na minha modesta opinião eu não alongaria o chassi. O meu é um CJ3 e alonguei a dianteira em 10 cm para colocar as molas do Toy, mais isso só ocorreu para manter a distância entre eixos igual ao original.

Mas isso vai do gosto de cada um.

Você pode alongar o chassi bem no centro para aumentar a distância entre eixos (sempre utilizando corte na diagonal), mas se você manter o eixo original, o resultado final não vai ficar bom.

Deixa ele no tamanho original e continua a reforma.

Lembre-se, esta é a minha opinião.

Abraços,

Dirceu

felipesalomao
06/02/2007, 17:32
E aí Junior, valeu pela opinião, aliás, era o que eu estava pensando em fazer, deixar do jeito que esta. Achei um torneiro que futuca em tudo e foi o unico em minha cidade com boa vontade para alinhar meu chassis. Agora pretendo fazer somente o reforço. Mas, esta ideia de colocar mola de toyota melhora o jeep em que aspecto? E como ja disseram, que nao existe almoço de graça, qual o lado negativo?

Abração e boas trilhas!!!

DJunior
06/02/2007, 21:24
E aí Junior, valeu pela opinião, aliás, era o que eu estava pensando em fazer, deixar do jeito que esta. Achei um torneiro que futuca em tudo e foi o unico em minha cidade com boa vontade para alinhar meu chassis. Agora pretendo fazer somente o reforço. Mas, esta ideia de colocar mola de toyota melhora o jeep em que aspecto? E como ja disseram, que nao existe almoço de graça, qual o lado negativo?

Abração e boas trilhas!!!

Felipe,

Quanto ao alinhamento do chassi, só mais uma dica. Não deixa o torneiro aquecer o chassi para desentortar nada. Ao aquecer as características mecânicas do material vão para o saco...

Quanto as molas do Toy, ainda não posso te responder com propriedades de quem já testou, pois meu jeep ainda está sobre os cavaletes. Mas após pesquisas aqui no forum, as molas do Toy basicamente deixam o jeep mais macio. Nunca li nenhum relato negativo sobre está adaptação.

Vai em procurar e digita "Molas do Toy". Tem uma porrada de informação onde você poderá constatar informações importantes desta adaptação.

Abraços,

Dirceu

Elmer_Jeep
07/02/2007, 09:02
feixe band só tem prós, ainda não vi contras...

[]'s

Marcos ET
26/07/2007, 11:13
feixe band só tem prós, ainda não vi contras...

[]'s

Contras? puutz! 800,00 para adaptar em soment um eixo! caramba... o pessoal "cresceu os zóio" nestas molas....

Bom, como aqui tem dois tópicos parecidos.... vou perguntar aqui e lá... e o que "vingar" eu continuo o debate....

como o lance aqui é reforço de chassis, eu gostaria de saber o seguinte:

1. QUAL O MELHOR ELETRODO PARA SOLDAR OS REFORÇOS?
2. QUAL O MELHOR AÇO PARA USAR COMO REFORÇOS?
3. QUAL A MELHOR ESPESSURA DA CHAPA PARA USAR COMO REFORÇOS?

Estou pensando em algo um pouco "fora do convencional" (pra variar), e gostaria da opiniao de vcs! Como quem dá a resistencia para o chassis nao "vergar" sob o peso do jeep é a secção vertical do perfil é ali que eu penso em reforçar... sei que as "cintas" sobre e sob o chassis impedem que a secção horizontal rompa.. mas nao é esta a parte que "segura" o jeep inteiro.. rs

ENTAO, pensei em usar um perfil "L" no chassis... ou mesmo, para exagerar um pouco, um perfil "L" combinado com as cintas.... (oq acho desnecessário)... por isso estou encaminhando um desenho para explicar melhor o lance....

Na opção "A" o chassis (em preto) foi reforçado com duas chapas em perfil "L" (sobre e sob o chassis), com mais um exagero sobre o perfil superior....

Na opção "B" é como eu estou querendo montar, usariamos dois perfis "L" reforçando as tres secções do chassis.... neste caso, além do reforço convencional das cintas, ainda existirá o reforço lateral... creio que ajudará um pouco mais o trabalho....

Na opção "C" eu nao faço comentários... pois é oq todos fzem.....

Marcos ET
26/07/2007, 11:15
PessoALL, dá uma olhada no link

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=432483#post432483

parece o mesmo assunto, entao gostaria que vcs me ajudassem....

[]'s

Marcos ET
26/07/2007, 18:17
Ufa! li toto o tópico... coisa pakas.... desde chassis, motores, jumelos etc etc...

Vi o Leopoldo falar em algumas medidas para as cintas superiores e inferiores.... e para ele a melhor é a de 6,5mm (caraca!). da mesma forma, parece que as melhores opções sao "varetas Ok 46 ou 48 de 2,5 mm" mas com que amperagem? 60Ah tá bom???? e o aço para cintar? é o SAE 1020 mesmo?????

Ah! a "opção A" do desenho está de kbça para baixo... rs

Marcos ET
27/07/2007, 17:43
Ow galera... sera que nem pra "pedradas" vcs tao animados? parece que tá todo mundo cansado de fuçar em jeep... rs

Aproveitando a oportunidade de pedir novamente respostas àquelas minhas perguntas.... aqui vai outra:

PARA COLOCAR OS EIXOS DA F.75 COM MOLAS DA BANDEIRANTES, EXISTEM REFORÇOS ADICIONAIS A SEREM FEITOS NO CHASSIS? OU SÓ ESTES "NORMAIS" (udi's - "Udisempre") QUE ESTAMOS DISCUTINDO AQUI? ESTA PERGUNTA VEIO QUANDO PENSEI QUE, SE AS RODAS VAO MAIS PARA FORA, A ALAVANCA DE ROTAÇÃO DO CHASSIS AUMENTA, A ATUAÇÃO DAS FORÇAS FICA DIFERENTE... O COMPORTAMENTO DAS TENSOES DEVE MUDAR.... ENTAO? (NOTEM QUE NEM TOU ADICIONANDO A QUESTAO "MOLAS DE TOY BANDEIRANTES")

Aeh! bom final de semana para todos!!!

ADRIO DIAS
13/08/2007, 21:31
Pessoal li todo o topico(q é comprido pacas!!!) e aprendi um bocado sobre reforços de chassis e soldas em trincas,e em breve vou utilizar estes conhecimentos pois comprei um chassis de uma Rural 1960 que é 4x4 original de fabrica(08222).Ele esta bem judiado mas acho que ainda tem jeito.Optei por ficar com este pois alem de eu nao estar encontrando um chassis de 4x4 aqui onde moro(quero colocar um motor diesel mais tarde(tenho um Q20b parcial com nota e tudo) e encontrei esse com documentaçao (atrasada mais pelo menos tem documento) por miseros R$ 500,00.Ele apesar de estar bem enferrujado nao tem centenas de trincas( mais tem algumas e que pelo visto acho q resolvo em casa mesmo) mais o que ta me preocupando é que os rebites das travesas estao todos soltos deixando o chassis todo molenga!!!!O que devo fazer????Recoloco outros rebites?Soldo as travesas?E tambem tenho duvidas no que se revere de na hora de fixar as travessas como vou fazer pra ter certeza que nao estou deixando o chassis torcido?
Se alguem aqui tiver mais experiencia nisso e poder dar uma forcinha eu agradeço:concordo:.
Grato.

dalmo cruz torres
13/08/2007, 21:57
Adrio, nao se solda a travessa nas longarinas. se v/c fizer isso o seu chassis vai comecar a trincar em tudo quanto e lado.
V/c quer um trabalho bem feito, leva em uma empresa especializada em alinhamento e concerto de chassis, la eles vao alinha-lo e rebita-lo com rebites de caminhao mercedes.
Sobre o reforco, eu fiz no chassis da minha F-75 com barra de ferro chato com 3/16 de expessura, por cima e por baixo das longarinas.

ADRIO DIAS
13/08/2007, 23:12
Adrio, nao se solda a travessa nas longarinas. se v/c fizer isso o seu chassis vai comecar a trincar em tudo quanto e lado.
V/c quer um trabalho bem feito, leva em uma empresa especializada em alinhamento e concerto de chassis, la eles vao alinha-lo e rebita-lo com rebites de caminhao mercedes.
Sobre o reforco, eu fiz no chassis da minha F-75 com barra de ferro chato com 3/16 de expessura, por cima e por baixo das longarinas.

Pois é pensei ja em levar mas queria ver se eu mesmo conseguia fazer e dai se nao desse certo partiria pra esse recurso. Pois as longarinas nao estao tortas nem nada so tenho medo de quando recolocar os rebites o chassis ficar meio torcido.mas ate andei pensando nisso e derrepente se eu so recolocar os rebites acho que ele ja fica no lugar porque eu usaria a furaçao original(mas nao tenho certeza disso!!!!)Eu precisava mesmo era de uma:idea: para que eu possa saber como verificar o alinhamento e a torção e de como fixar estes rebites(isso é na prensa ou tem outra maneira de fixalos?).E como disse....quero tentar fazer se der m.... ai recorro a alguma empressa q faça este serviço.Na pior das hipoteses ja fica a experiencia como valida!!!!

dalmo cruz torres
14/08/2007, 09:16
Adrio, para fazer o servico v/c mesmo.Ponha o chassis sobre quatro cavaletes, prepare(limpe) os furos que receberao os rebites(rebites com rosca do chassis dos caminhoes mercedes, medida 8m/m, que sao de aparafusar) com um nivel(ferramenta) nivele uma das longarinas. Com um esquadro(ou um transferidor grande) coloque as travessas em posicao correta(perpendicularmente a longarina que ja foi nivelada). Agora v/c deve encaixar a outra longarina nas travessas ja alinhadas com a primeira longarina. Agora e que v/c vai saber se tem alguma longarina empenada, se estiver tudo certo com as longarinas e travessas, todos os furos das travessas estarao sobrepostos aos furos do chassis. Se estiver assim e so colocar os rebites...
No papel fica ate facil ne?Adrio, esse e um servico pesado, nao se renda a tentacao de fazer sozinho(sem alguem para ajudar), o chassis e pesado e manusea-lo sozinho pode lhe render uma boa dor nas costas...Mas se ele nao estiver empenado da para v/c fazer em casa, desempenar ele ja e outra historia(prensas grandes e muito carinho com a marreta de 20Kg...)
Ao fim do trabalho, leve o chassis para conferir o alinhamento.

ADRIO DIAS
14/08/2007, 14:57
Valeu pelas dicas Dalmo!!!
Assim que o chassis chegar do jateamento eu coloco a mao na massa e ai vou ter uma ideia se vai render fazer em casa ou se vou ter que recorer aos profissionais:grin:.
So me restou uma duvida.Esse rebite do caminhao da Mercedes que voce mencionou nao vai ficar se afroxando com o tempo(penso isso por ele ser de rosca como mencionaste)?Ou devo utilizar algum trava rosca(tipo aquelas tintas trava roscas da 3M).E onde encontro isso pra vender?Tentei hoje pela manha nas lojas que vendem peças para caminhao aqui em Porto Alegre mas nao obitive exito.
Abraço.

dalmo cruz torres
14/08/2007, 17:01
Adrio, esse rebite também é conhecido com parafuso cravo, os dois primeiros centimetros junto a cabeça dele são estriados, entram no lugar prensados(ou na marreta)cravando as estrias no material do chassis, com porca e contra porca de aço, não solta fácil não. Procura em oficinas que trabalham com molas e/ou alinhamento de chassis.

leopoldo
14/08/2007, 19:36
.... nem pra "pedradas" vcs tao animados?

Marcos, eu uso o convencional: eletrodos 6013 de 2 e 3,25 mm com uma maquina transformadora. Se vc puder use MIG. Se vc tiver boa vontade, sele depois todas as reentrâncias. Uso aço 1010 ou 1020 (depende do que o fornecedor tem ... só não use 1030) espessura de 1/4" pois é suficiente para ser soldado e não ficar derretendo na borda. Além disso, considere o seguinte ... parte do 1/4" passa a fazer parte do chassis original ... esqueço que existe "X" de material base. O resto é o reforço própriamente dito.

marcaleyard
27/11/2007, 16:20
Quase fiz eu mesmo,mais acabei achando um lugar aqui em São Paulo que por menos da metade dos orçamentos que tinha ( e Olha que cotei em ums 20 lugares)fez um otimo trabalho alem de refazer as soldas e alinhar o chassis e alinhar a carroceria concertou um buraco que não sei como apareceu e hoje nem da pra ver, por isso recomendo a:
www.chassisforce.com.br (http://www.chassisforce.com.br) entre e veja as fotos e os equipamento dela alem de um otimo atendimento. obs logo fari um blog da minha Ford Explorer onde recomendo serviços peças e este forum, so recomendo por ser cliente e não dono de loja.qualquer duvida mande email

ortiz
11/02/2008, 00:15
Pessoal, além daquela travessa debaixo da grade frontal ( que em alguns casos é tubular) alguma outra travessa é soldada?

falo isto pois no meu chassi a terceira travessa de trás para frente, ou seja tem o parachoque traseiro (to considerando, na foto, como 1ª), depois tem uma outra travessa (onde fica presa o reforço do suporte agricola, na foto esta como 2ª ) e depois a travessa que é minha duvida (na foto esta com setas verdes e é a 3ª) ela esta soldada.....

originalmente ela é assim?

a duvida surgiu pois ela estava soldada, mas ao retira-la verifiquei que possui furos em sua extemidades, fazendo supor que tembem deveria ser rebitada e algum espírito de porco resolveu soldá-la.

leopoldo
11/02/2008, 01:11
são rebitadas mas tem alguns cordões de solda

ortiz
11/02/2008, 10:50
e aproveitando:

1- colocando os reforços de barra chata na parte de cima e de baixo do chassi (ainda não resolvi mas acho que vai ser 1/4, devido ao pessimo estado do chassi) ainda precisa fazer aqueles reforços internos onde tinha as trincas fraturas, rachaduras e partimento total (o meu chassi tinha todos os tipos e exemplos.....)????

2- no caso de transformar cj5 para cj6 (alongar os 51cm) tem que fazer mais alguma travessa? achei que a parte reta da longarina (meio dela) ficou muito longa e estou com medo de "abrir", pensei em colocar mais uma travessa (ou duas??????) apos o suporte do cambio.

ortiz
13/02/2008, 23:02
ai vai o link pro reforço do chassi

http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/chassi/index.html

leopoldo
13/02/2008, 23:54
e aproveitando:

1- ainda precisa fazer aqueles reforços internos onde tinha as trincas fraturas, rachaduras e partimento total ????

2- no caso de transformar cj5 para cj6 (alongar os 51cm) tem que fazer mais alguma travessa?


1- Depende se há acesso interno e onde estava a trinca. Vc deve preencher a trinca com solda deixando sobrematerial. Um reforço pode ser acrescentado porém, veja que não impossibilite de soldar a cinta. Se vc não colocar a cinta, um outro reforço é obrigatório.


2- Originalmente não mas, não impede vc de instalar uma outra travessa. Considere somente que essa nova travessa não pejudique projetos futuros. Como exemplo, vc pode colocar mais uma (outra) travessa de cambio mas para trás, desde que não bata no cardan.

FALCÃO TROVÃO
17/03/2008, 21:51
GALERA ESTOU TENDO OS FDS MAIS CANSATIVOS DA MINHA VIDA ESTOU REFORMANDO E REFORÇANDO MEU CHASSI.

E APROVEITANDO PARA PINTAR OS DIFERENCIAIS.

QUEM QUISER FAZER O MESMO E QUISER ALGUMAS DICAS ME FALE.

ABRAÇÃO.:p

folgado
17/03/2008, 22:33
Posta umas fotos do serviço...

leopoldo
17/03/2008, 23:14
use o topico reforço de chassis como referencia.

houve muita discussão lá.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7448

Elmer_Jeep
18/03/2008, 10:34
Falcão, bem vindo ao 4x4Brasil

1 - Leia as Regras de Conduta (http://www.4x4brasil.com.br/forum/announcement.php?f=15)
e além disso:

2 - evite escrever o texto com letras maiusculas
3 - pesquise antes de postar (no canto superior direito da tela temos o campo de pesquisa)
4 - evite criar vários tópicos com o mesmo tema (encontrei dois topicos seus sobre reformar chassi e dois sobre GNV no CJ)
5 - Colabore com o bom andamento do Fórum

1 abraço

Sergio Rocha
10/05/2008, 18:07
To pretendendo reforçar o chassis do meu cj3. Como não vou retirar a carroceria :putz:, vou colocar o reforço somente na parte de baixo.
Na parte aonde ficam as montanheiras ele já está fechado nesses locais.

O meu objetivo ,e fazer com que ele fique um pouco mais rígido.O meu problema, não são trincas no chassi.A carroceria é que vive rachando devido a torção do chassis.

Será que vai adiantar ? pretendo usar barra de 1/4.

[]':pensativo:

leopoldo
10/05/2008, 18:23
Pode usar 1 m que de nada vai adiantar.

O chassis torce e trinca a carroceria por causa das travessas.

Sergio, se o problema é a parte traseira do caixote da carroceria, vejas as fotos no meu album e perceba a modificação do método de fixação.

Sergio Rocha
10/05/2008, 19:15
A carroceria rachava constantemente nos seguintes pontos assinalados na foto.

Como uso pneus 33 com recape cross, chegam a 34, e não fiz SPOA, fui obrigado levantar a carroceria 8 cm.Sendo que 4 cm através de elevação dos pontos fixos no chassi ( soldei um tubo quadrado) e 4 cm através de calços de nylon.Dando um total de 8 cm de body lift.

Na altura da "porta " criei mais um ponto pra calço de carroceria.Foi soldada no chassis uma viga U , posicionando o novo suporte bem na ponta da carroceria.( dica do Elmer) Uso aí só um calco de nylon.

Esses aumentos dos pontos são recentes, antes eu usava 4 calços, 2 de nylon e dois de borracha.Rachava tudo o tempo todo.

A dúvida é se seria melhor em vez de 2 calços de nylon eu deveria colocar um de nylon e outro de borracha.
Se "barrear' o chassis ajuda ?
O que posso fazer nas travessas ? Elas são originais, com exceção daquela em V que foi retirada mantendo uma atravessada.

[]' com medo de continuar rachando.

leopoldo
11/05/2008, 00:54
Sergio, em 1º lugar, Nylon tem a mesma flexibilidade de granito :lol:

A carroceria necessita de coxim e não de calço. :pensativo:

Uma medida preveniva contra o estouro é usar borracha ou PU macio.

Sobre a 2º forma de amenizar, é reforçando as travessas e isso é mais fácil de conseguir removendo as mesma e soldando tubulares.

Uma outra forma de diminuir a torção é amarrar a gaiola ao chassis, tentnado fazer um monobloco.

Uma outra forma é trazer os pontos de apoio o máximo para dentro do chassis.

Uma outra forma de diminuir a torção da caixa da carroceria é inutilizar os 2 pontos extremos de apoio ( aqueles lá de trás sobre a ultima travessa) e puxar o máxmo para dentro. É isso que eu fiz no meu e ainda mudei a forma de fixar. No meu caso, coloquei uma viga U ( com o U para baixo) e parafusei ma carroceria e nesta U passei os parafusos do suporte.

Sergio Rocha
11/05/2008, 09:29
Leopoldo

Vou substituir os calços.Vou colocar um de borracha e outro de granito.:smile:
Sendo que o de nylon em baixo e o de borracha em cima, em contato com a carroceria.Dois de borracha ficam muito moles.

As travessas, eu tinha pensado em adicionar outras de tubo, deixando as originais.Vou colocar as de tubo ao lado das originais.
Eu tinha pensado colocar as de tubo, pela facilidade de moldar.
No cj3 são 4 calços na última travessa traseira.Tenho que estudar a maneira de modifica-los, vou ver o espaço disponível para chegar com eles para frente.

Não vou fazer o barreamento.Só as novas travessas e a mudança dos calços.

Obrigado pelas dicas.

[]'

Fabiano-SL
11/05/2008, 10:03
Comprei PU vermelho, mas achei meio "duro" para calços da carroceria. Será que terei problemas?

Alguém sabe a melhor especificação do PU para fazer calços?

tstapazzoli
11/05/2008, 10:26
Sérgio, uso o coxim do motor do opala.

Tem a altura que você precisa em função dos pneus e a continua sendo um amortecedor.

Abraço,

Thiago

tstapazzoli
11/05/2008, 10:28
A foto não saiu, como faço para inserir?

Sergio Rocha
11/05/2008, 11:16
Comprei PU vermelho, mas achei meio "duro" para calços da carroceria. Será que terei problemas?

Alguém sabe a melhor especificação do PU para fazer calços?

Os vermelhos são ideais.

[]'

Sergio Rocha
11/05/2008, 11:17
Sérgio, uso o coxim do motor do opala.

Tem a altura que você precisa em função dos pneus e a continua sendo um amortecedor.

Abraço,

Thiago

Eu não gosto de usar coxim como calço de carroceria, acho que fica muito mole.
Muita gente usa com sucesso.:concordo:


[]'

leopoldo
11/05/2008, 11:39
O problema é que ele não tem parafuso passante e caso alguns rompam ... a carroceria fica solta ... e CAI DE CIMA DO JEEP ... mas já discutimos isso no topico de calços de carroceria ....

tstapazzoli
11/05/2008, 13:15
Uso o coxim a mais de dez anos e nunca rompeu nenhum...

Se ele tivesse um parafuso passante, perderia a metade da função, passaria a funcionar apenas na compressão, e na tração não, pois seria limitado pelas porcas.

Se o problema é a insegurança, poderia ser utilizado os coxins centrais com parafuso passante, e os outros não.

Abraço,

Thiago

tstapazzoli
11/05/2008, 13:30
Fotos do coxim.

rubensx
11/05/2008, 22:33
jah usaram ou viram os calços da topkits do nosos amigo rafael da ironparts?

www.topkits.com.br

100% aprovados

Rodrigo Baratti
12/05/2008, 07:43
Sérgio,

Acho que uma das vantagens do chassi do CJ3 é justamente ser mais maleável (mole, mesmo) que o chassi do CJ5 o que dificulta surgirem trincas. Isso ocorre porque o aço utilizado na produção deles é diferente.

No meu CJ3 tenho exatamente os mesmos pontos de trinca que vc tem e meu chassi já tem os bacalhaus para reforço e mesmo assim continua trincando, ou seja, não é isso que vai resolver, porque além da torção acho que a vibração é a grande vilã.
No meu caso optei pelos calços da TOPKITS que são bem macios, mas como estão a pouco tempo não posso te dizer se vão resolver o problema.
Em breve devo mexer um pouco na lataria e pretendo reforçar esses pontos da lata.

[]

Rodrigo Baratti
12/05/2008, 07:46
Thiago,

Nas fotos reparei que suas molas traseiras estão montadas por fora do chassi.
Porque vc fez tal opção? Usa eixos maiores (Rural)?

[]

Sergio Rocha
12/05/2008, 09:06
Sérgio,

Acho que uma das vantagens do chassi do CJ3 é justamente ser mais maleável (mole, mesmo) que o chassi do CJ5 o que dificulta surgirem trincas. Isso ocorre porque o aço utilizado na produção deles é diferente.

No meu CJ3 tenho exatamente os mesmos pontos de trinca que vc tem e meu chassi já tem os bacalhaus para reforço e mesmo assim continua trincando, ou seja, não é isso que vai resolver, porque além da torção acho que a vibração é a grande vilã.
No meu caso optei pelos calços da TOPKITS que são bem macios, mas como estão a pouco tempo não posso te dizer se vão resolver o problema.
Em breve devo mexer um pouco na lataria e pretendo reforçar esses pontos da lata.

[]

Rodrigo

Eu sempre usei calços moles.A cada trilha o meu jeep racha.Para vc ter uma ideia, o paralama dianteiro se dividiu em dois.Já reforcei a carroceria e não adiantou.Ele torce muito mesmo, e consequentemente a carroceria racha.
Não tem calço que resolva.
Quando rachou o paralama, eu estava usando calços de borracha e ainda um calço tb de borracha por baixo , fazendo um sandwiche entre a porca e o pto de apoio.Mais macio que isso impossível.Era tão macio que a carroceria chegava a ficar meio bamba em cima do chassis.

O chassis torce demais, não tem como a carroceria não rachar, ela não aguenta trabalhar tanto.A única solução é colocar travessas mais resistentes, tubulares, e em maior quantidade.Com isso espero que ele torça menos e a carroceria possa trabalhar nos calços e não rachar.

[]'

Marcos ET
12/05/2008, 10:21
O problema é que ele não tem parafuso passante e caso alguns rompam ... a carroceria fica solta ... e CAI DE CIMA DO JEEP ... mas já discutimos isso no topico de calços de carroceria ....

Leopoldo! e aih?
Cara, nao sei se os calços que vc viu eram de modelos mais novos ou mais antigos... eu uso motor GM 151 no meu jeep com calços originais do opala e estes usam parafusos passantes! Quando eu tive que arrumar umas coisas no motor, tive que retirar os calços... posso garantir que os calços de motor do opala (pelo menos os que eu uso) sao passantes....

Outra coisa, agradeço as informações quanto as especificações de material e eletrodo, mas gostaria de saber, afinal de contas, sobre aquela minha antiiiiiiga dúvida quanto ao reforço de chassis com perfil "L"....

tstapazzoli
12/05/2008, 21:53
Thiago,

Nas fotos reparei que suas molas traseiras estão montadas por fora do chassi.
Porque vc fez tal opção? Usa eixos maiores (Rural)?

[]

Rodrigo,

Uso os eixos do jeep, elas são montadas por fora para melhorar a estabilidade, perde-se um pouco a torção, mais nas curvas meu amigo...





...continua sendo um Jeep!!!:dance::dance::dance:

Um abraço,

Thiago

Sergio Rocha
12/05/2008, 23:34
Rodrigo,

Uso os eixos do jeep, elas são montadas por fora para melhorar a estabilidade, perde-se um pouco a torção, mais nas curvas meu amigo...





...continua sendo um Jeep!!!:dance::dance::dance:

Um abraço,

Thiago

Há controversias.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1205

[]'

Sergio Rocha
12/05/2008, 23:40
Leopoldo! e aih?
Cara, nao sei se os calços que vc viu eram de modelos mais novos ou mais antigos... eu uso motor GM 151 no meu jeep com calços originais do opala e estes usam parafusos passantes! Quando eu tive que arrumar umas coisas no motor, tive que retirar os calços... posso garantir que os calços de motor do opala (pelo menos os que eu uso) sao passantes....

Outra coisa, agradeço as informações quanto as especificações de material e eletrodo, mas gostaria de saber, afinal de contas, sobre aquela minha antiiiiiiga dúvida quanto ao reforço de chassis com perfil "L"....

Marcos

O meu motor é igual ao seu.Os coxins do motor, como todo coxim, não é de parafuso passante.

Eles são tão macios, que o meu motor 'anda "pra frente todas as vezes que freio forte.Tive que modificar o suporte do acelerador por causa disso.
Imagina o que ocorre com a carroceria.
[]'

tstapazzoli
13/05/2008, 00:03
Marcos

O meu motor é igual ao seu.Os coxins do motor, como todo coxim, não é de parafuso passante.

Eles são tão macios, que o meu motor 'anda "pra frente todas as vezes que freio forte.Tive que modificar o suporte do acelerador por causa disso.
Imagina o que ocorre com a carroceria.
[]'

Sérgio,

Tenho o motor GM250 e ele obviamente não tem esse mesmo coxim...

Mas, você não concorda que as solicitações no coxim são totalmente diferentes no motor e na carroceria?

Quanto a estabilidade, ficou melhor sim, tens que ver o zerinho que meu jeep faz com uma roda dianteira paradinha.... heheheheh

O tópico que você indicou, vou ler com calma depois...

Um abraço,

Thiago

Marcos ET
13/05/2008, 09:26
Marcos
O meu motor é igual ao seu.Os coxins do motor, como todo coxim, não é de parafuso passante. Eles são tão macios, que o meu motor 'anda "pra frente todas as vezes que freio forte.Tive que modificar o suporte do acelerador por causa disso.
Imagina o que ocorre com a carroceria.
[]'

?!?!??! agora vou ver isso com mais cuidado entao! já comprei duas vzs (para jeeps de amigos) este suporte de motor e TODOS que comprei (para motor GM) eram com parafusos passantes... vige.... tá certo que os de AP nao sao passantes (e sao danados pra romper) e deve ter mais um monte que nao é passante... será que o mercado de peças "paralelas" já superou até mesmo os projetos originais destes suportes? rsrsrs se for assim, vou passar a comprar um monte destes "suportes passantes" e vender aqui no fórum como caço de 2" HAHAHAHAHA

Quanto ao motor deslocar-se... eu lembro que os jeeps antigos tinham até um cabo de aço que prendia a travessa do cambio à capa seca... justamente para evitar esta movimentação!

Quanto á carroceria... há quem use lonas de pneu de caminhão.... e fica ótimo! tenho um amigo usando uma deste material no CJ5 dele a uns quatro anos e tá tudo ok! tanto para trilhas quanto para estradas esburacadas (a ultima dele foi uma viagem do Tocantins ao Paraná, ida e volta!). Claro que nao dá pra aumentar 2", aliás, fica quase na altura do original... mas fica bem macio e nao causou nenhuma trinca na lataria (nem mesmo no paralamas!!!!)

agora, voltando ao tema, quanto ao reforço no Chassis....

Elmer_Jeep
13/05/2008, 09:32
Há controversias.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1205

[]'

Controvérsias não, estudos e comprovações :concordo:

Quando vi o comentário do tstapazzoli lembrei desse tópico que o tio Sérgio indicou :mrgreen:

[]'s

Sergio Rocha
13/05/2008, 09:39
Thiago

Tem muita gente que usa e gosta dos coxins.Eu nunca usei.Estou relatando a experiencia que eu tenho com o motor do meu jeep, e como o Marcos falou, antigamente os jeeps tinham um cabo de aço para evitar esse movimento do motor.Quando vc freia, por inércia tudo tem tendencia a ir pra frente, inclusive a carroceria.E pior ainda é que a carrroceria, aí por força centrífuga, tem tendencia a ir pro lado, sair de cima do chassis, nas curvas.

Nao deixe de ler o tópico que te passei, eu já li 3 x e até hj tem coisas que não consigo entender.:mrgreen: mas vale muito a pena ler, é exatamente sobre esse assunto e com certeza uma oportunidade muito boa de ler o que pessoas que realmente entendem do assunto dizem a respeito.

[]'

Sergio Rocha
13/05/2008, 09:44
Controvérsias não, estudos e comprovações :concordo:

Quando vi o comentário do tstapazzoli lembrei desse tópico que o tio Sérgio indicou :mrgreen:

[]'s

A controversia que me refiro é referente o que o Tstapazzoli fala e o que os mestres dizem.

Esse tópico é antológico.:concordo:

[]'

Marcos ET
13/05/2008, 11:25
citando tópicos anteiores... quem sabe nao seria mais seguro (principalmente para evitar trincas) para a carroceria, a adição de um sub-chassis (parecido com o Jeep do Leopoldo)? assim, nao haveria a necessidade de instalar calços tao grandes que, pelo seu tamanho, sao instáveis por natureza... assim, o subchassis previne exageros de torçao NA carroceria, adiciona certa altura entre esta e o chassis do jeep, reforça todo o conjunto e ainda possibilita a instalação de calços entre todas as partes (entre chassis e subchassis e entre subchassis e carroceria)....