Ver Versão Completa : Reforço no chassi.
Sergio Rocha
13/05/2008, 11:50
citando tópicos anteiores... quem sabe nao seria mais seguro (principalmente para evitar trincas) para a carroceria, a adição de um sub-chassis (parecido com o Jeep do Leopoldo)? assim, nao haveria a necessidade de instalar calços tao grandes que, pelo seu tamanho, sao instáveis por natureza... assim, o subchassis previne exageros de torçao NA carroceria, adiciona certa altura entre esta e o chassis do jeep, reforça todo o conjunto e ainda possibilita a instalação de calços entre todas as partes (entre chassis e subchassis e entre subchassis e carroceria)....
Eu soldei um tubo quadrado em cima dos suportes originais.Com isso elevei os suportes em 4 cm.E uso 2 calços de 2 cm.Com isso melhorei muito a instabilidade da carroceria. Consigo com isso ter um body lift de 8 cm sem o inconveniente de calços muito altos.
Fazer um sub chassis seria o ideal.
[]'
Marcos ET
13/05/2008, 14:37
era quase isso mesmo que eu tava pensando! a diferença era que eu tinha imaginado uma estrutura (e nao somente um tubo) que ficasse "flutuando" entre o chassis e a carroceria... e, da mesma forma, este sub-chassis nao ficaria sob toda a carroceria, mas apenas na parte centro-traseira.. a parte dianteira ficaria sobre suportes maiores que, embora tivessem comportamento diferente dos centrais e traseiras (pelas dimensoes), podendo (ou seria "devendo"?) ser mais macios do que aqueles (do subchassis)... assim, o conjunto ficaria no lugar, estabilizado onde tem a concentração de peso, e ficaria mais "fex" na ponta dianteira, onde só tem paralamas e capô.......
claro que isso é só teoria....
Ademar Locks
03/06/2008, 14:21
Ola!
Minha brincadeira geralmente é com gaiolas, mas nesses últimos tempos tenho me interessado bastante por Jeeps, com o tempo fui desenvolvendo minhas habilidades com a construção de minha gaiola, há quatro anos que passo mais tempo fuçando, cortando remendando a adaptando, do que andando com ela, mas isso é somente uma introdução a minha pessoa, venho humildemente pedir a ajuda dos membros do fórum para minha mais nova empreitada, estamos com um CJ5 original totalmente desmontado lá em casa esperando uma direção quanto aos trabalhos a serem executados no mesmo, a parte de chassis me parece em ordem, foi executado anteriormente por um mecânico o reforço nas longarinas soldando-se uma barra de ferro chato por cima e por baixo das mesmas, as soldas foram feitas conforme descrito pelo mestre Leopoldo nas primeiras paginas deste tópico , intercalando os cordões de um lado e outro da barra de ferro chato e a troca da travessa dianteira também foi executada, as travessas assim como todas as fixações do chassi foram feitas através de parafusos que após apertados foram travados com solda nas porcas para imitar os rebites originais, tendo o chassi na mão fiquei surpreso ao manuseá-lo, é extremamente flexível, não sei se por causa da fixação das travessas pelos rebites falsos, isso me preocupou um pouco tendo em vista o tipo de suspensão que tínhamos em mente, a idéia é de tirar os feixes e instalar dois links, molas helicoidais, barra estabilizadora desconectável e uma barra panhard em cada eixo, acredito que esse tipo de suspensão venha a forçar o chassi muito mais que se tivesse com os feixes de mola por os feixes distribuírem o peso pelo chassi todo enquanto a suspensão com links apóia o peso nas molas helicoidais correto? O que devo fazer, devo reforçar o chassi? Adicionar mais travessas, soldando as travessas ele se torna mais rígido?
Dúvidas e mais dúvidas, hehehe, iniciante é assim mesmo né, quanto aos links, minha idéia é de confeccionar as buchas no eixo em poliuretano deixando claro folga para trabalho lateral quando torcido o eixo, poliuretano agüenta? E a fixação do link no chassi pra mim é uma incógnita, hoje vamos a concessionária fotografar um Troller pra ter uma idéia, sei que tem de ser uma bucha com movimento axial que tenha uma resistência considerável né, alguém me recomenda um caminho a seguir.
Outra dúvida também é referente a motor, compramos um motor do Golf 2.0 e temos a intenção de instalá-lo com a caixa do Chevette1.0 5 marchas e a reduzida do willys, o que me falam deste conjunto, é adequado, a viatura será submetida a trilhas médias a severas com pneus fronteira e de quebra vai passear na cidade com pneus 33, a suspensão que temos em mente é adequada?
Agradeço desde já a atenção de todos e aguardo ansioso por um norte advindo da enorme quantidade de Mestres que freqüentam este fórum.
Segui alguns conselhos deste e de outros tópicos referentes a reforço e alongamento de chassi.
Não tivemos maiores problemas para executar o serviço.
Foram utilizados os seguintes itens:
chapas de 1/4 (6,35mm) por cima e por baixo.
eletrodo 6013
cordões de solda 5 cm espaçados aprox 10 cm
Acredito que seja possivel tambem utilizar chapa de 3/16 (4,76mm), mas no meu caso preferi pecar por excesso do que por falta !!
Como não consegui um pedaço de chassi para fazer o enxerto, utilizei uma chapa dobrada de 50 cm.
Seguem algumas fotos.
Abraços
JCJ
Sergio Rocha
03/06/2008, 17:52
Ola!
tendo o chassi na mão fiquei surpreso ao manuseá-lo, é extremamente flexível,.
Por tb achar que o chassi é extrmamente flexível, e por toda hora estar consertando rachaduras na carroceria, resolvi reforçar as travessas originais, e soldei paralelo a elas novas travessas de tubo de 1 1/2 ' e 2mm.
Essas 3 novas travessas só puderam ser criadas apartir da travessa de apoio da caixa.
Ainda não pude avaliar o resultado, mas acredito que reduzi bem a flexibilidade do chassis, e que com isso a carroceria vai rachar bem menos.
[]'
leopoldo
03/06/2008, 19:18
1- acredito que esse tipo de suspensão venha a forçar o chassi muito mais que se tivesse com os feixes de mola ?
2-confeccionar as buchas no eixo em poliuretano deixando claro folga para trabalho lateral quando torcido o eixo, poliuretano agüenta?
3- outra dúvida também é referente a motor, compramos um motor do Golf 2.0 e temos a intenção de instalá-lo com a caixa do Chevette1.0, 5 marchas e a reduzida do willys, o que me falam deste conjunto, é adequado, a viatura será submetida a trilhas médias a severas com pneus fronteira e de quebra vai passear na cidade com pneus 33, a suspensão que temos em mente é adequada?
1- Claro que depende da mola helicoidal mas em geral forçará menos.
2-O poliuretano aguenta desde que a geometria da peça não esgane a bucha.
3- O motor 2.0 com cambio de 5 marcha, com cx. jeep e diferenciais 5,38:1 e pneus 33 vai rodar muito bem. Se vc quiser mais torque no eixo ainda pode optar pelo diferenciais de f-75 onde vc tem 5,88.
Marcos ET
04/06/2008, 10:10
Por tb achar que o chassi é extrmamente flexível, e por toda hora estar consertando rachaduras na carroceria, resolvi reforçar as travessas originais, e soldei paralelo a elas novas travessas de tubo de 1 1/2 ' e 2mm.
Essas 3 novas travessas só puderam ser criadas apartir da travessa de apoio da caixa.
Ainda não pude avaliar o resultado, mas acredito que reduzi bem a flexibilidade do chassis, e que com isso a carroceria vai rachar bem menos.
[]'
Fala Sérgio, blza?
Cara, fico aqui pensando as causas de tantas rachaduras em seu chassis... meu jeep também é flexível (dá aquela clássica agarrada de pedal de embreagem em uma torçao forte) e estou usando as "borrachas" originais (e muito gastas) de CJ3A... posso falar que a lataria está praticamente apoiada sobre o chassis a agum tempo e mesmo assim ela (que passou pela ultima lanternagem a uns 15 anos atrás) nao rachou... será que nao era o caso de vc verificar a flexao das longarinas? podem haver trincas nela....
Sergio Rocha
04/06/2008, 13:18
Fala Sérgio, blza?
Cara, fico aqui pensando as causas de tantas rachaduras em seu chassis... meu jeep também é flexível (dá aquela clássica agarrada de pedal de embreagem em uma torçao forte) e estou usando as "borrachas" originais (e muito gastas) de CJ3A... posso falar que a lataria está praticamente apoiada sobre o chassis a agum tempo e mesmo assim ela (que passou pela ultima lanternagem a uns 15 anos atrás) nao rachou... será que nao era o caso de vc verificar a flexao das longarinas? podem haver trincas nela....
As rachaduras são na carroceria.O chassis não tem rachaduras.
Eu coloquei novas travessas no chassis para diminuir a flexão.Repara que originalmente o jeep tem uma primeira travessa na dianteira e a segunda fica muito distante dessa primeira. por isso as longarinas do chassis fazem esse movimento.As travessas originais não conseguem travar o movimento.Ele não foi projetado pra fazer o que eu faço com o meu.Numa erosão, quando uma roda sai do chão, ele flexiona muito.Imagina quando faz um X .Uma longarina sobe e a outra desce. Veja o desenho abaixo.Eu marquei aonde eu coloquei as travessas novas.
[]'
Marcos ET
04/06/2008, 15:49
poizé Sérgio, eu entendi... mas nao me expliquei direito
Eu tava pensando que talvz seu chassis esteja flexionando dmais podendo ter rachaduras nele (chassis) ou outras coisas que o enfraqueceu e o resultado disso seriam as outras rachaduras (na lataria)...
Veja bem: meu jeep é do mesmo modelo que o seu, usamos eles praticamente nas mesmas coisas e mesmo assim, no meu caso, onde a lataria está quase totalmente encostada no chassis, o jeep torce até a tampa do capô ficar meio entreaberta e estas rachaduras nao aparecem....
Outra coisa que poderia ser é fragilidade na própria lataria... será que ela tem todas aquelas nervuras sob o assoalho? será que estao no lugar certo? será que estao bem presas à lataria?
Mais uma coisa que lembrei: vc disse que usa chapas e buchas para aumentar a distancia entre a carroceria e o chassis... será mesmo que ficou "tudo igual", com o mesmo esforço em cada um destes calços? pode ser que com o jeep parado fique tudo "mais ou menos" igual, mas quando o jeep torce, o deslocamento de cada "topo" de calço (que ficou muito alto) pode forçar além do previsto (para a lataria) o dimensionamento das nervuras da lataria, ou mesmo deslocar para algum lado aquilo que deveria ficar parado... sempre que alteramos a medida de certa estrutura, acho que a tendencia é ela se comportar de maneira bem diferente... entao.... quem sabe?
Sergio Rocha
04/06/2008, 20:23
Eu já chequei praticamente tudo isso. O meu jeep não rachava, até que um dia começou.:parede:
Como uso pneus 33 fui obrigado a levantar um pouco a carroceria.Tenho certeza que os calços estão na mesma altura, porque quando eu mexi nos suportes dos calços, eu tive muito cuidado com isso, soldei um tubo quadrado em cima dos suportes originais, então com isso todos os suportes subiram a mesma coisa.:concordo:E ele já rachava antes disso.As travessas da carroceria estão todas no lugar e inteiras.
Eu já chequei as travessas originais, elas estão perfeitas.A única explicação que eu encontro é que depois que coloquei o bloqueio na dianteira, passei a exigir mais do chassis e da carroceria.Passo em lugares mais complicados e sempre bem devagar, o que faz o chassi torcer mais do que antes, porque como só tinha o Bl na traseira era obrigado a passar mais acelerado.Antes eu evitava dar um X porque agarraria na certa.Hj devido aos BLs toda hora ele faz um X e não para.Acredito que essa seja a maior culpa das rachaduras.
Os suportes alterados, as travessas novas, e etc. são todas modificações visando diminuir as rachaduras.A única explicação que eu encontro é que passei a exigir mais dele e por isso preciso reforçar o chassis.
Nesse sábado vou fazer uma trilha que fiz a 2 meses e ainda não tinha colocado as novas travessa.Vai ser um excelente teste.Vai ser a primeira trilha com as novas travessas, e com os jumelos revolver na dianteira.Vamos ver o que acontece.
[]':pensativo:
leopoldo
04/06/2008, 21:00
Sergio,
Vc já sabe que a carroceria estoura porque o chassis, vai para um lado e a carroceria não quer ir .... como ela é mais fraca, especialmente atrás, ela racha .... ou nos suportes, ou nos cantos da portinha traseira.
aumentar o número de travessas ajuda, mas pouco.
Oque vc pode fazer para diminuir a quebra na traseira e fazer como eu fiz ... puxar os suportes mais para dentro. Observe que na grade há somente 1 coxim. Na traseira não da para ter menos de 2, mas presos justamente na cota da longarina. Esquece aqueles 2 pontos mais externos.
Outra coisa é a gaiola. Ela transforma a carroceria em um "monobloco", diminuindo a torção do chassis. Mas, temos outro mas ... sem fazer reforço, a lateral da carroceria pode trincar. È po isso que eu fiz aquele pacote de ferragens.
Porém, o ideal para isso é que sua suspensão absorva o movimento adicional. Jumelos revolver, amortecedores de maior curso resolvem grande parte deste problema.
Vc poderia adicionar flexibilidade para os amortecedores fazendo também suportes articulados.
Se vc pudesse desenvolver suportes das molas (os fixos) também articulados, seria ótimo.
Forneça espaço para a suspensão trabalhar e articulação para os suportes e o chassis torce menos e .... trinca menos. A carroceria idem.
Sergio Rocha
04/06/2008, 21:39
Sergio,
Vc já sabe que a carroceria estoura porque o chassis, vai para um lado e a carroceria não quer ir .... como ela é mais fraca, especialmente atrás, ela racha .... ou nos suportes, ou nos cantos da portinha traseira.
aumentar o número de travessas ajuda, mas pouco.
Oque vc pode fazer para diminuir a quebra na traseira e fazer como eu fiz ... puxar os suportes mais para dentro. Observe que na grade há somente 1 coxim. Na traseira não da para ter menos de 2, mas presos justamente na cota da longarina. Esquece aqueles 2 pontos mais externos.
Outra coisa é a gaiola. Ela transforma a carroceria em um "monobloco", diminuindo a torção do chassis. Mas, temos outro mas ... sem fazer reforço, a lateral da carroceria pode trincar. È po isso que eu fiz aquele pacote de ferragens.
Porém, o ideal para isso é que sua suspensão absorva o movimento adicional. Jumelos revolver, amortecedores de maior curso resolvem grande parte deste problema.
Vc poderia adicionar flexibilidade para os amortecedores fazendo também suportes articulados.
Se vc pudesse desenvolver suportes das molas (os fixos) também articulados, seria ótimo.
Forneça espaço para a suspensão trabalhar e articulação para os suportes e o chassis torce menos e .... trinca menos. A carroceria idem.
Na traseira são 4 calços, dois nas extremidades e dois entre as longarinas eles não ficam exatamente na direção das longarinas, ficam por mais para dentro.Vou experimentar remover os das extremidades.
Na dianteira o cj3 tem 2 calços um em cada extremidade, não é igual ao cj5 q tem um só no meio.Posso estudar um meio de colocar um só no meio.
Estou programando a confecção de uma gaiola, bem simples, deve ser feita dentro de duas semanas.Vai ser apenas um arco dianteiro ligado ao já existente santo antonio, isso vai ajudar um pouco.
Uso 4 jumelos revolver isso faz com q a susp articule bem.Os amortecedores não limitam.
Eu imagino que com mais travessas, ou travessas mais fortes, eu consiga diminuir bastante o sobe e desce desencontrado das longarinas do chassis. Acho q esse é o maior problema.
As longarinas, do chassis, praticamente não vergam, a união entre elas, as travessas, é que eu acho muito fraca, permitindo o movimento de sobe e desce desencontrado torcendo bastante a carroceria.
Uma hora eu acerto.:parede:
[]'
Olá Leopoldo.
O que vem a ser um suporte de amortecedor articulado ???
Abraços
JCJ
Sergio Rocha
05/06/2008, 17:53
Pra completar o que eu imagino.
As longarinas, numa erosão, são como as pernas de um nadador quando ele está batendo os pés.Esse movimento de "bater os pés" é que eu acho que pode ser diminuido ou acabar, "amarrando as pernas do nadador", ou colocando travessas mais fortes para unir as longarinas no caso do chassis.
Só espero não afogar o nadador digo o jeep.:mrgreen:
[]'
Marcos ET
06/06/2008, 10:20
Sérgio vc resolverá o seu "problema" até certo ponto... veja que se este movimento acontece mesmo com mais travessas, pois o jeep nao "dobra" estas travessas ao meio... quando o chassis torce como vc falou, é porque as longarinas é que sofrem esta torçao... entao, se for para diminuir meeesmo esta flexibilidade do chassis, penso que vc teria que diminuir a capacidade de torçao das longarinas... mas daih, com as longarinas torcendo menos, pode ser que as soldas das travessas nao suportem bem a nova solicitação.....
Duvida: você nao acha que seria melhor reforçar a carroceria com uma sub-estrutura tubular? isso seria mais fácil doque ficar reforçando tanto o chassis....
Sergio Rocha
06/06/2008, 12:44
Sérgio vc resolverá o seu "problema" até certo ponto... veja que se este movimento acontece mesmo com mais travessas, pois o jeep nao "dobra" estas travessas ao meio... quando o chassis torce como vc falou, é porque as longarinas é que sofrem esta torçao... entao, se for para diminuir meeesmo esta flexibilidade do chassis, penso que vc teria que diminuir a capacidade de torçao das longarinas... mas daih, com as longarinas torcendo menos, pode ser que as soldas das travessas nao suportem bem a nova solicitação.....
Duvida: você nao acha que seria melhor reforçar a carroceria com uma sub-estrutura tubular? isso seria mais fácil doque ficar reforçando tanto o chassis....
Eu penso em diminuir a torção, não eliminar totalmente.Com mais travessas acredito que reduza.Coloquei mais 3. Vou poder ter uma ideia no sábado, quando ele vai pra uma trilha que tem muitas erosões. Ou vai torcer menos, ou as novas travessas de tubo vão soltar.:putz:
Esse link é de uma erosão dessa trilha que ele vai passar amanhã.Foi feito na última vez que estive lá.A pessoa que está ao lado do jeep tem 1,90 mts de altura.
www.youtube.com/watch?v=HnreamjV1AM
[]'
leopoldo
06/06/2008, 23:12
O que vem a ser um suporte de amortecedor articulado ???
Suporte Articulado de Amortecedor.
Ele facilita os movimentos das extremidades do amortecedor, preservando as buchas e evitando torções nos suportes fixos no chassis e molas, evitando as trincas nos suportes.
Este tipo é uma opção para suspensão onde o movimento das extremidades do eixo (nos feixes) é muito grande, um relação ao outro.... tipo: um eixo forma um X em relação ao outro.
Desenho de um tipo de suporte
junior braga
07/07/2008, 22:27
Ufa...ate que enfim cheguei ao final deste topico, li tudo e aprendi bastante, agora tenho pra inicio das futuras perguntas que virão, la vai a primeira:
> No caso de transfusão total do chassi por outro, como é, qual é a melhor forma de executar a troca, quanto ao number do chassi?
Troca-se o pedaço da longarina onde consta o dito cujo? ou corta um pedaço com formato de retangulo? Ou alguma outra solução, por favor me diz....
Ps: num me manda ler tudo de novo.......rsrsrsr pelo menos hoje.....
Ja pensando em colocar no estaleiro pra inicio da transfusão da espinha.
Vou precisar de bastante ajuda, conto com a colaboração de todos.
Abraços
Elmer_Jeep
08/07/2008, 09:31
Amigo, esse procedimento pode ser detectado numa fiscalização e caracterizado como adulteração... o correto é pedir baixa do chassi antigo e sob autorização do Detran remarcar o número no chassi novo.
[]'s
Mas... :pensativo:
E se (como no meu caso) o chassi antigo não tiver gravação... e o novo também não... mas o documento conta um numero tipo 123456REM?
Não faz sentido dar baixa... :pensativo: Estou pensando em só gravar os numeros...
Alguém sabe onde compro os marcadores???
[]´s
junior braga
08/07/2008, 12:21
Amigo, esse procedimento pode ser detectado numa fiscalização e caracterizado como adulteração... o correto é pedir baixa do chassi antigo e sob autorização do Detran remarcar o número no chassi novo.
[]'s
Caro Elmer beleza?
Então endenti sua colocação, mas nessas reformas que são feitas no chassis as vezes é trocado algum pedaço, correto? e se feito, bem feito é dificil de saber, não acha? Então:pensativo:.
Sds,
leopoldo
09/07/2008, 11:43
qualquer loja de ferramentas costuma ter os marcadores.
esse 123456rem é remarcado.
junior braga
09/07/2008, 12:26
Ufa...ate que enfim cheguei ao final deste topico, li tudo e aprendi bastante, agora tenho pra inicio das futuras perguntas que virão, la vai a primeira:
> No caso de transfusão total do chassi por outro, como é, qual é a melhor forma de executar a troca, quanto ao number do chassi?
Troca-se o pedaço da longarina onde consta o dito cujo? ou corta um pedaço com formato de retangulo? Ou alguma outra solução, por favor me diz....
Ps: num me manda ler tudo de novo.......rsrsrsr pelo menos hoje.....
Ja pensando em colocar no estaleiro pra inicio da transfusão da espinha.
Vou precisar de bastante ajuda, conto com a colaboração de todos.
Abraços
Mestre Leopoldo, blz?
Então da umas dicas ai pra mim, estou com duvidas quanto a reforma do meu chassis, o danado ta bem ruim, tem varias soldas mal feita, suportes dos feixes tortos e muito mais,no qual ainda não percebi. Então estava pensando em trocar mas:putz:...:shock:...
Abraço
:concordo:
Marcos ET
09/07/2008, 16:08
qualquer loja de ferramentas costuma ter os marcadores.
Poizé...
daih aparece outra dúvida! no meu Jeep, já consta o numero do chassis "REM" na longarina esquerda, atrás do eixo dianteiro, mas que está quase apagado devido ao constante contato do pneu com aquela parte do chassis... já tive alguns problemas na hora de conferir a numeração e, por conta disso, gostaria de remarcar. Só que para isso, creio nao ser possível remarcar em outro lugar diferente, ou seja, é possível ter o MESMO número de chassis em DOIS lugares diferentes ? ? ? ?
leopoldo
09/07/2008, 16:49
eu nunca ví isso
Marcos ET
09/07/2008, 16:57
exatamente... eu tbem nao...
resta saber se nunca vimos pq nunca foi necessário, ou se é pq nao pode....
lucciano amaral
09/07/2008, 17:01
Ate onde sei a sigla so vem no documento DUT, nunca marcado no chassis.
Marcos ET
09/07/2008, 19:20
sigla? vc tá falando do "REM"? bom, até onde me lembro (tem tempo que nao olho), estas letras tao estampadas no chassis... vou ver...
Pessoal, desculpa, sei que o assunto tá muito "off-topic", mas acho importante isso, pois corre o risco de haver um reforço bem onde marcaram o chassis... daih o bicho pega! é só por isso que tou insistindo no tema....
junior braga
09/07/2008, 19:37
Ate onde sei a sigla so vem no documento DUT, nunca marcado no chassis.
Luciano vc quer dizer a silga REM? Bom se for, em todos os veiculos que ja vi que foi remarcado constava sim no chassis. Os que eu vi, agora so no doc num sei não:pensativo:.
Marcos Et,
É bem provavel que isso não pode ser feito, veja o link anexado.
Fugger,
De uma olhada na materia no link anexado.
Leopoldo,
Na pagina anterior te pedi um help para o meu caso. Estou aguardando.
Obrigado
Sds, a todos:concordo:
Ah ja ia me esquecendo o link é:http://www.fesppr.br/~erico/x%202005%20%20X%202%20bim%20%20%20ADM/Trabalhos%20305/Chassi.doc
junior braga
11/07/2008, 08:48
Luciano vc quer dizer a silga REM? Bom se for, em todos os veiculos que ja vi que foi remarcado constava sim no chassis. Os que eu vi, agora so no doc num sei não:pensativo:.
Marcos Et,
É bem provavel que isso não pode ser feito, veja o link anexado.
Fugger,
De uma olhada na materia no link anexado.
Leopoldo,
Na pagina anterior te pedi um help para o meu caso. Estou aguardando.
Obrigado
Sds, a todos:concordo:
Ah ja ia me esquecendo o link é:http://www.fesppr.br/~erico/x%202005%20%20X%202%20bim%20%20%20ADM/Trabalhos%20305/Chassi.doc
:parede::parede::parede::parede:ainda assim ue...
leopoldo
11/07/2008, 12:48
tem varias soldas mal feita, suportes dos feixes tortos e muito mais
Junior, boa tarde.
Solda mal feita; esmerilhe (ou remova toda a solda) e refaça o cordão.
Suportes tortos: remova, desentorte e re-instale ou instela novos, ou de desmanche (compre suportes em bom estado).
Muito mais .... está genérico demais
carburador4x4
11/07/2008, 13:08
Fala pessoal!
Vamos ao modo de como fiz o reforço:
:arrow: Coloquei uma cinta em baixo e outra em cima do chassi, soldando por uns 5 ou 7 cm e deixando uns 7 ou 10 cm de espaço em vazio, detalhe: soldas paralelas. Nos espaços vazios apliquei KPO (uma espécie de massa bicomponente). Apliquei o KPO para que nos espaços "vazios" (onde não foi aplicado solda) não entrasse barro e criando assim um ninho de ferrugem entre a cinta e o chassi.
Qualquer coisa estou aqui para ouvir dúvidas, opiniões e críticas.
[]´s
Pessoal,
Achei este tópico hoje, e veio a calhar para mim, pois vou trocar a carroceria do meu CJ5 1980 por uma de fibra, aí, como vou retirar a lata toda, vou aproveitar para reforçar o chassi do jipe.
O trabalho que vou fazer é no mesmo padrão do feito Vinícius, com cinta em baixo e em cima, deixando um espaço entre as soldas! :concordo: Porém, não tinha me alertado sobre a aplicação do tal produto nos espaços vazios sem solda, e achei a proposta muito válida! :palmas: Vou fazer o mesmo!
Então pergunto: o que é esse KPO? Como se faz a aplicação? Onde encontro o material para comprar?
Valeu!
Elmer_Jeep
05/08/2008, 18:37
Temos um agravante que, nesses motores, os suportes são inclinados, portanto, forçam as longarinas para fora ao mesmo tempo que tentam girar as longarinas e, ao contário do motor BF, os suporte estão mais afastados da travessa dianteira e portanto abrem e giram um pouco mais as longarinas, o que propicia mais trincas em veículos para fora de estrada. Para isso, uma travessa por baixo do motor resolve.
Mestre Leopoldo, tem alguma dica sobre confeccionar os suportes do chassi que recebem os coxins do motor ?
A melhor forma que sejam apoiados é por dentro ou por fora da viga U (longarinas) ?
[]'s
leopoldo
05/08/2008, 19:00
Elmer, boa noite.
SE a chapa interna de revestimento fosse resistente, seria conveniuente soldar por dentro.
PORÉM, a chapa é fina e se apoiar lá, com o tempo vai fraturar.
Outro porém é que se vc solda um suporte muito grande para que possa abraçar por fora fica MUITO FEIO.
Eu recomedo o seguinte:
Solde uma placa reforço por dentro (por cima do revestimento que existe), pegando ambas as bordas das abas das longarinas e depois solde o suporte em cima.
Esse reforço pode até ser um U que monte a aba do reforço sobre a aba da longarina, ao contrário do U do chassis.
Dependendo do motor, pode se cogitar em: ao desenhar a chaparia de corte para o suporte do motor, uma area que possa ser usada para aparafusar um tirante de lado a lado, que passe por baixo do carter, oque evita do motor tentar abrir o chassis.
Elmer,
Sei que não pediu a minha opinião, mas seguem umas fotos como uma sugestão ! Espero que ajude !
[]´s
JCJ
respondendo:
Então pergunto: o que é esse KPO? Como se faz a aplicação? Onde encontro o material para comprar?
é um bicomponente.... ou seja uma pasta e um liquido....rs. Vem numa lata, vc mistura os dois e aplica, pode-se aplicar atraves de saco plastico (bem grosso) que vc corta a ponta e fica parecendo aquela coisa de confeiteiro ou com pincel (é o que eu uso) . A desvantagem do pincel é que as vezes fica com umas estrias das cerdas, mas não consegui fazer com o saco plastico, foi uma meleca so...... cuidado que gruda ate na alma da gente e se sujar so sai tudo depois de uns tres dias.......
aqui compro em lojas especializadas em produtos para funilaria (loja que vende tinta automotiva)..... foi facil de achar e paguei R$ 8,00 a latinha, com uma lata e meia vc faz o serviço..... se não fosse a melecada que fiz com o tal saco plastico acho que uma lata daria conta dos reforços de cima e debaixo das longarinas...... tambem usei em varias partes da carroceria, principalmente no assoalho........
há braços
Ivan Paulo
carburador4x4
06/08/2008, 07:47
respondendo:
é um bicomponente.... ou seja uma pasta e um liquido....rs. Vem numa lata, vc mistura os dois e aplica, pode-se aplicar atraves de saco plastico (bem grosso) que vc corta a ponta e fica parecendo aquela coisa de confeiteiro ou com pincel (é o que eu uso) . A desvantagem do pincel é que as vezes fica com umas estrias das cerdas, mas não consegui fazer com o saco plastico, foi uma meleca so...... cuidado que gruda ate na alma da gente e se sujar so sai tudo depois de uns tres dias.......
aqui compro em lojas especializadas em produtos para funilaria (loja que vende tinta automotiva)..... foi facil de achar e paguei R$ 8,00 a latinha, com uma lata e meia vc faz o serviço..... se não fosse a melecada que fiz com o tal saco plastico acho que uma lata daria conta dos reforços de cima e debaixo das longarinas...... tambem usei em varias partes da carroceria, principalmente no assoalho........
há braços
Ivan Paulo
Valeu pelas dicas! :concordo: :concordo: E parabéns pelo trabalho que vc está realizando na sua viatura! :palmas: :palmas:
Giuseppe
06/08/2008, 08:12
Elmer, boa noite.
SE a chapa interna de revestimento fosse resistente, seria conveniuente soldar por dentro.
Outro porém é que se vc solda um suporte muito grande para que possa abraçar por fora fica MUITO FEIO.
Eu recomedo o seguinte:
Solde uma placa reforço por dentro (por cima do revestimento que existe), pegando ambas as bordas das abas das longarinas e depois solde o suporte em cima.
Esse reforço pode até ser um U que monte a aba do reforço sobre a aba da longarina, ao contrário do U do chassis.
Dependendo do motor, pode se cogitar em: ao desenhar a chaparia de corte para o suporte do motor, uma area que possa ser usada para aparafusar um tirante de lado a lado, que passe por baixo do carter, oque evita do motor tentar abrir o chassis.
Fala Mestre Leopoldo,
Seria este que seria o "FEIO"?
O que acha deste tipo de suporte tubular?
[]s
Giuseppe
Marcos ET
06/08/2008, 10:05
Elmer,
Sei que não pediu a minha opinião, mas seguem umas fotos como uma sugestão ! Espero que ajude !
JCJ
Puutz... ô JCJ, com um TRAMBOLHO HORROROSO destes, cheio de cilindro pra tudo que é lado (puutz! um V8) nem deu pra ver direito os suportes... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs melhor arrancar isso fora e colocar um AP! HAHAHAHAHA
<< nao podia perder a piada, afinal de contas, V8 é sempre VêOito! >>
Marcos ET
06/08/2008, 10:08
Só de curiosidade, mesmo q vc nao tenha perguntado pra mim...
1. Quanto tempo este suporte tá segurando este motor?
2. Que raios de motor é este? rs
Aparentemente, sao "meio" frágeis nao acha?
Elmer_Jeep
06/08/2008, 10:28
Elmer, boa noite.
Eu recomedo o seguinte:
Mestre Leo, obrigado pela informação.
Esqueci de informar que não estou usando o chassi original, o meu foi feito à partir das longarinas de um chassi de caminhão VW 3/4. Na face interna as vigas medem 14cm e a espessura é de 6mm. :twisted:
JCJ, opiniões sempre são bem vindas, infelizmente não tenho tanto espaço assim pois meu chassi foi feito seguindo algumas dimensões da família CJ.
Vejam as fotos em anexo:
Posição das imagens:
1 - Frontal direita
2 - Frontal Esquerda
3 - Superior direita
4 - Superior Esquerda
5 - Inferior trazeira esquerda
Giuseppe
06/08/2008, 10:48
Só de curiosidade, mesmo q vc nao tenha perguntado pra mim...
1. Quanto tempo este suporte tá segurando este motor?
2. Que raios de motor é este? rs
Aparentemente, sao "meio" frágeis nao acha?
Essa foto aí vi no pirate4x4. Era justamente esta a pergunta....parecem meio frágeis.... []s
Giuseppe
Elmer_Jeep
06/08/2008, 10:51
Faltou uma foto já que o sistema só permite 5 imagens por mensagem:
6 - Inferior trazeira direita.
Aguardo sugestões
[]'s
Marcos ET
06/08/2008, 10:52
"Tio Billj" que nao leia isso, mas tem uns gringos que conseguem maiores cag#%34das que nós, brasiileiros... rsrsrsrsrs claro que nem sempre! acho mesmo que aquele motor já deve ter caido a algum tempo... rs
No meu caso, quando fui colocar o motor GM 151, apenas movimentei o suporte ORIGINAL mais para tás... coube certin e nao mudou nada....
Marcos ET
06/08/2008, 10:59
Elmer, blza?
Cara, sempre gosto das fotos que vc posta!
Será que nao fica bom montar um suporte com perfil triangular com nervura interna? Tipo, parte inferior soldada em "topo" à face do chassis, prolongando a parte inferior, sendo unida a outra chapa montata a uns 45° (angulo aleatório, tem que medir pra saber o real) ligando esta inferior até a parte interna do chassis, sendo atravessada por outras, no sentido vertical, servindo de nervuras entre as duas primeiras?
Faltou uma foto já que o sistema só permite 5 imagens por mensagem:
6 - Inferior trazeira direita.
Aguardo sugestões
[]'s
Elmer,
Nas fotos que vc postou o motor ja esta na posição correta ?
Como este motor era preso na F250 ?
Aí fica melhor para dar uma opinião !
[]´s
JCJ
Elmer_Jeep
06/08/2008, 16:44
Elmer,
Nas fotos que vc postou o motor ja esta na posição correta ?
Como este motor era preso na F250 ?
Aí fica melhor para dar uma opinião !
[]´s
JCJ
Pois é, por enquanto o conjunto (motor+cambio) está sob correntes mas é praticamente nessa posição que vai ficar.
Na F250 assim como nas demais picapes tem um berço enorme que atravessa o chassi. Os coxins originais eram mais baixos e apenas um de cada lado.
Já estou fazendo algo mais ou menos parecido com a idéia do ET.
Amanhã faço umas fotos.
[]'s
Será que nao fica bom montar um suporte com perfil triangular com nervura interna? Tipo, parte inferior soldada em "topo" à face do chassis, prolongando a parte inferior, sendo unida a outra chapa montata a uns 45° (angulo aleatório, tem que medir pra saber o real) ligando esta inferior até a parte interna do chassis, sendo atravessada por outras, no sentido vertical, servindo de nervuras entre as duas primeiras?
Por acaso esta mensagem está CRIPTOGRAFADA ??? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]´s
JCJ
Pois é, por enquanto o conjunto (motor+cambio) está sob correntes mas é praticamente nessa posição que vai ficar.
Na F250 assim como nas demais picapes tem um berço enorme que atravessa o chassi. Os coxins originais eram mais baixos e apenas um de cada lado.
Já estou fazendo algo mais ou menos parecido com a idéia do ET.
Amanhã faço umas fotos.
[]'s
Elmer,
Será que não é melhor utilizar o coxim original do motor ?
Se ele é mais baixo fica com mais espaço para o suporte, além de ser apenas 1 de cada lado !
Segue uma outra foto para dar uma olhada !
[]´s
JCJ
carburador4x4
07/08/2008, 18:54
Mestre Leopoldo,
tenho acompanhado este tópico, e fico muito seguro com suas opiniões! :palmas: :palmas:
Poderia dar uma opinião sobre meu chassi no tópico abaixo? ficaria bastante grato!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43872&page=5
Um abraço!
carburador4x4
10/08/2008, 08:08
Bom pessoal,
o trabalho da reforma na minha viatura está caminhando! E uma das coisas que vou fazer é o reforço do chassi! :concordo:
Como venho acompanhando este tópico desde que resolvi mexer em meu chassi, tomei as seguintes decisões:
- Cintar o chassi por cima e por baixo, em toda a sua extensão (chapa de 1/4;
- Fazer as soldas de 5 cms intercaladas na cinta, com espaços de +/- 10 cms entre elas;
- Fazer a vedação dos espaços sem soldados usando KPO.
Meu mecânco me falou que o estado geral do meu chassi é muito bom, e que acha desnecessário jateá-lo! :pensativo: :pensativo: Outra coisa: ele vai colocar as cintas sem retirar os pontos de fixação das molas! :pensativo: :pensativo: O que me dizem?
Abaixo as fotos das 3 únicas trincas que tenho no chassi!
carburador4x4
10/08/2008, 08:18
As anteriores não estavam abrindo! :shock:
Carburador4x4,
Minha experiência com o jateamento e reforço de chassi !
Meu chassi também estava muito bom ! Mesmo assim andei para o jateamento ! Resultado, 7 trincas ! (foto 1)
Passei um fundo para proteger ! (foto 2)
Depois de um tempo resolvi fazer o reforço ! Primeira providência foi cortar todos os suportes de amortecedor ! (foto 3)
O reforço foi colocado de fora a fora sem emendas ! A cinta foi de 1/4 por cima e por baixo ! Com as soldas intercaladas ! (foto 4)
As novas cintas também foram pintadas com fundo ! (foto 5)
** Conselho - Mande para jatear o chassi, vai aparecer coisas que vc nem imagina !! Provavelmente esta será a única oportunidade de dar um trato nele ! Corte os suportes e solde a cinta de fora a fora sem emendas ! Não é bixo de sete cabeças ! Recoloque os suportes no lugar !
Mande um fundo pra proteger, kpo, etc....
E seja feliz com seu novo chassi reforçado !!
[]´s
JCJ
carburador4x4
10/08/2008, 10:49
Carburador4x4,
Minha experiência com o jateamento e reforço de chassi !
Depois de um tempo resolvi fazer o reforço ! Primeira providência foi cortar todos os suportes de amortecedor ! (foto 3)
Corte os suportes e solde a cinta de fora a fora sem emendas ! Não é bixo de sete cabeças ! Recoloque os suportes no lugar !
E seja feliz com seu novo chassi reforçado !!
OK, JCJ! :concordo:
Uma dúvida: observei que, além de soldados, os suportes dos amortecedores são arrebitados no chassi! Como você fez com esses arrebites depois? Colocou de novo ou deixou somente com a solda?
Carbura
tudo bem??
bom a minha solução até agora aqui como não tenho pinos soldaveis iguais os originais foi comprar parafusos cravo, porcas parlock arruelas, apertar até o aço "chorar" e no final soldar a ponta da rosca do parafuso pra nunca mais soltar... fica muito bom:
só pra vc ter idéia da minha travessa dianteira vai algumas fotos:
Ainda não tinha soldado ela no chassis nem cortado a rosca dos parafusos cravo, logo apos de cortar soldava pra travar de vez as porcas.
Foi feito esse trabalho pois a travessa dianteira também trabalha as duas chapas independentes (logicamente que o trabalho ai é ínfimo, mais isso previne quebras e trincas) sendo somente as pontas soldadas de cada lado...
O que sugiro é que faça o mesmo nos suportes de amortecedores, porque se eles puderem ter algum tipo de "trabalho" de milimetros ou décimos já previne algumas trincas e faz o sistema mais flexível!
Depois no futuro post do meu jeep com toda a reforma vou colocar as fotos e o sistema de vedação e impermeabilização interna dessa travessa para não acumular água nem ferrugem etc...
fica ai a dica, espero que ajude (belo trabalho seu ai Carbura)
OK, JCJ! :concordo:
Uma dúvida: observei que, além de soldados, os suportes dos amortecedores são arrebitados no chassi! Como você fez com esses arrebites depois? Colocou de novo ou deixou somente com a solda?
Ainda não coloquei os suportes do amortecedor porque vou utilizar um tipo de torre, diferente do original !
No seu caso é facil, solde os suportes e fure o chassi e coloque parafuso cravo (fica bem parecido com o original, vide Rubensx) ou parafuso normal com trava química, contraporca, solda, etc ... ! Vc decide !
Tá feito !
[]´s
JCJ
carburador4x4
10/08/2008, 21:35
Valeu Rubens e JCJ! Vou seguir as orientações!:concordo: :concordo:
Postei esta mensagem no meu tópico, mas acho que aqui é mais específico !!!
Estive dando uma olhada em alguns jeeps que tiveram o chassi alongado e me deparei com alguns que colocaram uma chapa interna na parte da emenda !
Alonguei em 51 cm e reforcei com chapa de 1/4 por cima e por baixo !!
Será que ainda vai ser necessário colocar esta chapa dobrada na parte interna do chassi :?::?::?:
Apesar de que na foto a chapa aparenta estar somente parafusada e não soldada !!:pensativo::pensativo::pensativo:
Segue uma foto do meu chassi e do Jipão do Folgado com a chapa interna.
[]´s
JCJ
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=122103&d=1211346286
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=76095&d=1173820367
Paulo Eduardo
22/08/2008, 18:38
Isso é oque se pode chamar de um trabalho decente...:concordo::concordo:
[]´s
leopoldo
23/08/2008, 09:52
JCJ,
É aconselhável vc colocar um reforço ou por fora, ou por dentro, já que vc alongou o chassis.
Como por fora vc instalou a cinta, não dá para vc colocar por cima. Então, instale pela parte interna.
Lá no começo desta discussão tem sugestões (desenhos) que vc pode usar.
Vc pode colocar um reforço em cada emenda, ou um grande, que cubra as duas e se extenda para frente de cada com algo em torno de 3/4 a 1/2 dos 51 cm.
Limpe bem a parte interna, passe ferrox, instale o plug (reforço) soldando, e se por algum acaso houver furo ou região em que não há, ou não foi possível tampar ou preencher de solda, faça vedação para não entrar água e corroer de dentro para fora.
bom estou sem fotos ma sno meu caso, foi um alongamento de 2 chassis
ou seja o material dele é o proprio chassis willys memso a frente original do meu jeep e a parte de tras de outro chassis acidentado na dianteira, foi um trablaho enorme achar e "curar" todas as trincas mas foi mais ou menos assim:
corte em angulo, solda para juntar, suportes e reforços internos + cinta inferior externa com 7mm (sim grossa memso foi um trampo enorme).
depois ainda será fechado com uma travessa interna, isso ai em cima foi só rpa endosar o que mestre leopoldo disse, se alongar sempre precisa de reforços, ferrox ou PCF e se possivel mande jatear e pintura eletrostática 9o que será feito no meu)
enfim boa sorte alongar é sempre um desafio, mas o retorno disso eu acho fantástico
JCJ,
É aconselhável vc colocar um reforço ou por fora, ou por dentro, já que vc alongou o chassis.
Como por fora vc instalou a cinta, não dá para vc colocar por cima. Então, instale pela parte interna.
Lá no começo desta discussão tem sugestões (desenhos) que vc pode usar.
Vc pode colocar um reforço em cada emenda, ou um grande, que cubra as duas e se extenda para frente de cada com algo em torno de 3/4 a 1/2 dos 51 cm.
Limpe bem a parte interna, passe ferrox, instale o plug (reforço) soldando, e se por algum acaso houver furo ou região em que não há, ou não foi possível tampar ou preencher de solda, faça vedação para não entrar água e corroer de dentro para fora.
Obrigado Leopoldo.
Achei que só com as cintas de 1/4 por cima e por baixo já seriam suficientes. Mas vou providenciar este reforço da emenda.
Peguei um desenho do ET e dei uma modificada para ilustrar o que pode ser feito !
Da pra fazer com a viga aberta (1), viga fechada (2), ou cantoneira (3)
[]´s
JCJ
Flávio Marquini da Silva
30/08/2008, 22:43
Amigos, estou para comprar um CJ5 58 e o chassi possui barras de reforço, não sei se para esconder trinca ou se só para reforçar mesmo. Ainda não vi pessoalmente, farei isso em breve. Minha dúvida é: Se o chassi realmente tiver trinca, mesmo que com reforço das barras, compensa comprá-lo assim mesmo ou isto condena o Jeep.
Obrigado. Fico no aguardo para sanar essa dúvida.
leopoldo
30/08/2008, 23:30
Trincas são esperadas serem achadas em jeeps desta idade.
Oque condena não é a(s) trinca(s), mas o estado geral.
Torções, falta de pedaços, empenos, corrosão alastrada, isso pode tornar a recuperação inviável.
Flávio Marquini da Silva
31/08/2008, 19:23
Valeu Leopoldo. Obrigado pela dica.
Olá pessoal,
Mas uma duvida mas em relação ao reforço do meu cj, ele é um cj5 e logo será alongado os 51cm e reforçado com chapas por cima e por baixo, a dúvida:
To pensando em colocar chapas em U por entro do chassi que nem fez o folgado, mas seria melhor parafusado que ou soldado? Qual o espaçamento da solda ou dos parafusos? como ficaria melhor o reforço entre as três opções abaixo ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=133709&d=1219708485
Valeu.
Abraço
Mauricio Rotta
24/07/2009, 21:16
Noooossa, em qualquer um dos casos seu Jeep vai virar um peso pesado hein, não sei se em matéria de resistencia vai te adiantar alguma coisa um acréscimo de material desses... mesmo assim eu ficaria com a alternativa 2... mas que vai ficar pesado vai hein
Vamos lá
no meu caso foi a opção 3 ali só que com alterações
1- só coloquei a cinta inferior pois preciso de elasticidade do chassis para a suspensão de feixe de molas (se for helicoidal vai pra 2)
2- só fiz as chapas internas amarelas na emenda do chassis com +/- 800mm de tamanho e seccionadas no meio como a foto
3- a emenda do chassis foi feita em ângulo "\" para a costura da solda nào ficar tão suscetível a trincas
4- Fica pensado sim senhor porém nada preocupante pro motor que usa, não use parafusos cravo que provavelmente não vai segurar e vai quebrar
por fim pra vc ter a idéia de como foi feito o meu, eu utilizei 2 chassis de CJ-5 do mesmo ano e cortei para ficar 37cm a mais (do tamanho do wrangler), olha no link abaixo:
Fotos do meu jeep desatualizadas (http://www.sasquatch4x4.com.br/Sasquatch_4X4/Projetos/Pages/Jeep_Willys_1973_-_Rubens.html#6)
Mauricio Rotta
25/07/2009, 10:08
Em minha próxima mexida no Jeep vou optar por reforçar o chassis também, é um p*** dum trampo né, mas eu deixei passar a época de fazer, justamente por não ter tido a troca de experiencias que o fórum propicia. Meu chassis ta origineba e ja flagrei inumeras trincas no pobre infeliz. Como o próximo passo a dar no Jeep é a substituição da suspa por uma de toyota vou aproveitar e ja fazer os ditos reforços.
Como ja li todo o tópico de cabo a rabo vem a questão, não seria mais viável fazer a opção 2 somente nos pontos de maior fadiga? Ou faço no chassis todo?
leopoldo
25/07/2009, 23:06
1- vc coloca a cinta de reforço na área submetida à tração na aba. Como normalmente o pessoal não sabe onde a aba esta sob tração ou compressão, acaba colocando em cima e em baixo. O inconveniente é o acréscimo de peso. Seja como for, se vc colocar reforço por dentro, cuide da selagem entre as chapas para a corrosão não comer solta.
2- vc pode usar o parafuso cravo(rebitão) à quente. O CJ-6 era montado assim no começo; mas se vc pode fazer a emenda com solda, porque se preocupar em furar e rebitar? ... No caso de parafusos, vc teria que utilizar parafusos retificados e ajustar os furos ... possível, mas outro nó de trampo. Enquanto vc fizer um dessa forma eu faço 10 soldados !
3- a emenda, pode ser reta ou chanfrada. ideal a chanfrada mas é um nó de trampo acertar o corte. O meu é emenda reta e não tive problemas até agora. Se tiver ... coloco reforço e pronto. Mantenha olho vivo nas longarinas.
Tão importante quanto o serviço de reparo/modificação, é a elaboração de um novo plano de manutenção, além da atenção constante.
1- vc coloca a cinta de reforço na área submetida à tração na aba. Como normalmente o pessoal não sabe onde a aba esta sob tração ou compressão, acaba colocando em cima e em baixo. O inconveniente é o acréscimo de peso. Seja como for, se vc colocar reforço por dentro, cuide da selagem entre as chapas para a corrosão não comer solta.
2- vc pode usar o parafuso cravo(rebitão) à quente. O CJ-6 era montado assim no começo; mas se vc pode fazer a emenda com solda, porque se preocupar em furar e rebitar? ... No caso de parafusos, vc teria que utilizar parafusos retificados e ajustar os furos ... possível, mas outro nó de trampo. Enquanto vc fizer um dessa forma eu faço 10 soldados !
3- a emenda, pode ser reta ou chanfrada. ideal a chanfrada mas é um nó de trampo acertar o corte. O meu é emenda reta e não tive problemas até agora. Se tiver ... coloco reforço e pronto. Mantenha olho vivo nas longarinas.
Tão importante quanto o serviço de reparo/modificação, é a elaboração de um novo plano de manutenção, além da atenção constante.
Leopoldo e a as soldas ficariam os espaçamentos entre um solda e outra, vc utilizo alguma daquelas opções pro reforço em sua emenda?
To quase optando pela 3 opção no reforço da emenda e 2 no reforço dos suportes do feixe mola.
leopoldo
26/07/2009, 16:31
O meu como CJ-6 eu emendei com corte reto e cinta de reforço de 2 x 1/4" em cima, e uma tira dessas em cada ponteira do chassis (por baixo).
No entre molas, soldei uma cantoneira de 3" x 3" x 1/4"
Cordões de solda intercalados, 10 cm de cordão, 10 cm espaçado.
Meu chassis, quando era de CJ5, era reforçado só em baixo com uma cinta de 2 x 1/4".
ola amigo, no meu as cintas foram colocas em cima e embaixo.......... 2" x1/4, comprei quatro barras chatas pra não ter emendas (pois tres dariam, com emendas, mas como ia precisar de ferropra outras coisas, comprei logo quatro barras e usei as sobras delas..... depois tive ate que comprar mais....rsrsrrr)
ao soldar fiz a soldas intercalada (de uma lado com outro das barras chata e tambem intercalados entre a debaixo e a de cima....... uma coisa boa é sempre marcar os locais dos cordoes de solda....... eu gosto muito de marcar com corretivo de texto, pois o branco realça mais ao usar a mascara de solda......)
aqui tem umas fotos do serviço:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30653&page=3
há braços
Ivan Paulo
Mauricio Rotta
27/07/2009, 17:58
Valeu galera, muito bom esse tópico
Muito bom mesmo!
Valeu pessoal!
Marcelo Cunha
28/07/2009, 08:36
Vamos lá
no meu caso foi a opção 3 ali só que com alterações
1- só coloquei a cinta inferior pois preciso de elasticidade do chassis para a suspensão de feixe de molas (se for helicoidal vai pra 2)
2- só fiz as chapas internas amarelas na emenda do chassis com +/- 800mm de tamanho e seccionadas no meio como a foto
3- a emenda do chassis foi feita em ângulo "\" para a costura da solda nào ficar tão suscetível a trincas
4- Fica pensado sim senhor porém nada preocupante pro motor que usa, não use parafusos cravo que provavelmente não vai segurar e vai quebrar
por fim pra vc ter a idéia de como foi feito o meu, eu utilizei 2 chassis de CJ-5 do mesmo ano e cortei para ficar 37cm a mais (do tamanho do wrangler), olha no link abaixo:
Fotos do meu jeep desatualizadas (http://www.sasquatch4x4.com.br/Sasquatch_4X4/Projetos/Pages/Jeep_Willys_1973_-_Rubens.html#6)
Que tipo de solda você usou?
Parabéns poelo trabalho.
ehehehhe é num fui eu o soldador não fui só o auxiliar
solda elétrica mesmo, cordão duplo e tudo mais
Alonguei 51cm no chassi, fazendo um corte reto e reforcei com chapa de 2 x 1/4 por cima e por baixo.
Antes de reforçar, retirei os suportes de amortecedor e das molas, deixando apenas as longarinas.
Soldei (eletrodo) uma chapa ao longo de todo o chassi sem emendas, com soldas intercaladas.
Depois foi só recolocar os suportes nos lugares.
Acho que não vai torcer tanto, mas tenho certeza que não vai quebrar ou trincar como antes.
[]´s
JCJ
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=122103&d=1211346286
leopoldo
08/08/2009, 00:19
Seria este que seria o "FEIO"?
RESPOSTA atrasada.(ref. pag 28 )
De forma alguma ... este suporte está bem estruturado e bem feito. Vejo que foi feito reforço interno para o motor não afundar a placa interna do chassis.
Quando eu falei aquilo, é sobre alguns suportes surreais que vez em quando vc pode ver por aí , mas nestas últimas páginas tem aparecido belas fotos de suportes muito bem recortados.
inaciocm
08/08/2009, 14:18
finalmente terminei de ler tudo...
tem coisa demais aqui ein...:palmas:
meu chassis, pelo que encontrei, no suporte traseiro dos dois jumelos, não tem trincas, tem rachaduras, e uma outra, sob o lado do passageiro, no suporte do cambio/tcase também tem uma na parte interna do chassis, sendo que o mesmo é reforçado por cima e por baixo.
fica uma duvida: tem como fazer um reparo decente nessas rachaduras, sem retirar a carroceria? na traseira, o certo seria retirar os jumelos, retirar a ultima travessa e ai sim, fazer o reparo e o reforço interno na longarina do chassis (reforço em "U")???:pensativo:
leopoldo
08/08/2009, 22:34
por favor ... fotos ?
inaciocm
09/08/2009, 14:18
por favor ... fotos ?
tá na mão...
na ordem:
1ª: suporte treseiro direito (lado passageiro)
2ª: suporte traseiro esquerdo (lado motorista)
3ª: suporte cambio/t-case
e o pior, meu chassis não foi reforçado por inteiro. vai só até o suporte fixo do feixe de molas traseiro!!! (foto 4)
Leopoldo, esses calços de carroceria que eu uso (já comprei assim) influencia em algo no chassis? (foto 5)
inaciocm
09/08/2009, 14:27
mais algumas fotos...
1ª e 2ª : lado passageiro
3ª: lado motorista
ta feia a coisa ein...
:shock:
leopoldo
09/08/2009, 16:04
é ... tá feio, mas pode ser recuperado.
o problema vai ser achar um soldador com boa vontade e prática para essa reforma.
leopoldo
09/08/2009, 16:11
esses calços de carroceria que eu uso (já comprei assim) influencia em algo no chassis? (foto 5)
não. era comum ser assim.
o que normalmente ocorre é que a carroceria é forçada pelo chassis até romper.
maico lapschies
27/03/2010, 11:43
bom dia, pessoal.
preciso da ajuda de vocês
vou reforçar o chassis...
troquei o motor AP por GM 250, o novo suporte do motor achei que ficou alto,será que não vai forçar chassis pra fora? pensei em soldar uma travessa, ou até mesmo uma barra ferro redondo, soldada na parte de baixo do calço ligando um ao outro, isso por baixo do carter do motor.
1° foto do calço do motor
2° foto, não sei se vai dar pra ver direito,coloquei uma varinha de madeira aonde eu imagino de soldar a travessa,ficaria a +- 5cm do carter :putz:
maico lapschies
27/03/2010, 11:49
faltou a 2° foto...
Sergio Rocha
27/03/2010, 12:12
Essa travessa pode te dar dois problemas, atrapalhar quando vc precisar tirar o cárter, e o motor pode bater nela quando vc acelera ou quando o jeep torcer numa erosão.
Eu não colocaria nada, me pareceu que não tem problema nenhum aparente.
[]´
maico lapschies
27/03/2010, 14:58
Sergio, obrigado
nem tinha me dado de conta que não daria pra tirar o cárter :parede:
quanto ao motor ceder e pegar na travessa, acho que não pegaria pq o calço do motor é bem estreito acho que o motor não vai ceder quase nada.
abraços
HenriqueRS
25/06/2010, 10:22
Opa. td certo?
tava lendo o tópico e me suriu uma ideia.
O chassi torce porque as longarinas sao perfil U. Geometricamente ela não tem tanta resistência a torção, e as cintas em cima e em baixo não resolvem muito esse problema, apenas evitam trincas e aumenta consideravelmente a capacidade de carga vertical. Será que se a longarina fosse fechada, imitando um tubo quadrado, não aumentaria a resistência a torção do chassi?
Penso que isso deixaria o chassi muito mais rígido, mas não sei se isso não criaria pontos de tensão no chassi. Vale a pena fazer tal mudança?
Opa. td certo?
tava lendo o tópico e me suriu uma ideia.
O chassi torce porque as longarinas sao perfil U. Geometricamente ela não tem tanta resistência a torção, e as cintas em cima e em baixo não resolvem muito esse problema, apenas evitam trincas e aumenta consideravelmente a capacidade de carga vertical. Será que se a longarina fosse fechada, imitando um tubo quadrado, não aumentaria a resistência a torção do chassi?
Penso que isso deixaria o chassi muito mais rígido, mas não sei se isso não criaria pontos de tensão no chassi. Vale a pena fazer tal mudança?
Aqui vc entra na eterna discussão que vai ter intermináveis posts...
O fato é que é perfil U porque o chassis TEM de torcer, ele, por incrível que pareça, faz parte da suspensão do jeep (quando ainda é feixes de molas). Quanto mais rigido o chassis mais sucetivel a empenar e quebras ele é, por isso ele é propositalmente mole, maleável...
Basta vc notar que todas as travessas, salvo a primeira dianteira são arrebitadas no chassis dando a possibilidade de torção, se vc usar tubos vai enrigidecer demais e não terá torção alguma dele, forçando empenamento e etc...
por isso em 1980 a 1983 saiam cj5 com reforços em cima e embaixo que era o meio mais facil de reforçar o chassis sem ter de reprojetar suspensão nem nada
em tempo se vc partir rpa uma suspensão tipo 4-link, ou memso do engesa o tubular vai bem melhor...
http://www.chassisfortaleza.com.br/
esses fabricam sempre tubulares...
abraços
weshwesh
01/11/2010, 22:59
Ola galera !
Disculpa de re-abrir esse velho tópico, mas depois de ler tudo (2 dias :razz:) me veio uma idéia sobre esse negocio de travessa dianteira tubular :
Em vez de simplesmente furar a longarina e soldar do lado interna e externo (eu acho que foi o Leopoldo que deu a dica), daria para fechar o perfil original em U da longarina até esse local, furar a longarina e a chapa fechando o perfil, atravessar tudo e soldar ? Como um desenho é melhor do que palavras (especialmente quando é um francês que escreve...) :
http://img.photobucket.com/albums/v464/weshwesh/Travessa.jpg
Acho melhor para a transmissão dos momentos de torção. To certo o totalmente fora :pensativo:
:palmas: esse fórum é 10 !!!
Rodrigo Baratti
02/11/2010, 22:09
Frances :-D
No caso dos CJ3 é 50% isso.
A longarina do chassi já tem uma parte fechada ela vai do suporte da direção até justamente a travessa redonda.
Nesse caso um lado da travessa tem apoio no fechamento da longarina e eoutro não.
[]'s
weshwesh
03/11/2010, 15:52
Otimo ! Entao eu vou fazer desse jeito mesmo para a travessa dianteira. Qual espessura de chapa devo comprar para fechar o perfil da longarina ?
Alem disso, vou soldar (cordoes alternados) uma cinta 3/16" em cima das longarinas, no comprimento total, tirando e soldando de novo os suportes de amortecedores (tambem com ajuda de parafusos).
O que que eu faço com esse concerto ai no meu chassi :
http://img.photobucket.com/albums/v464/weshwesh/HPIM1745_small.jpg
Eu acho melhor deixar ja que vai ter a cinta em cima para reinforcar. Se eu for tirar e fazer de novo, tem perigo de cansar esse local, né ? :pensativo:
se não houver trincas nem rachados deixa como está sugiro só dar uma passada de lixadeira em cima pra ver se não abre nada se estivber tranquilo, só coloque a cinta e vai tranquilo
Fabiano-SL
04/11/2010, 11:10
Frances,
Eu coloquei no meu cj3b a travessa tubular (conforme instruções do Leopoldo), veja aí:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=223716&d=1272922635
Meu jeep também tinha no meio do chassis uma rachadura soldada. Eu passei esmerilhadeira, mas como isso enfraquece a solda, coloquei um reforço interno (uma perfil U encaixado por dentro da longarina), tipo essa da foto anexa.
weshwesh
04/11/2010, 11:55
Gostei, parece muito bom !
Fabiano, você se lembra com precisao qual cano você usou ? Se eu nao me engano, tem que usar um tubo Schedule 80 de 2" (diametro externo 60,3mm, parede 5,54mm).
Eu nao tenho acesso a jateamento, entao penso usar removedor de tinta. Alguem teria dicas para o uso desse produto ?
Procuro tambem um produto para vedar a cinta depois de ter soldado, que seja facil de encontrar e que possa receber o wash primer.
Fabiano-SL
04/11/2010, 13:19
Fabiano, você se lembra com precisao qual cano você usou ? Se eu nao me engano, tem que usar um tubo Schedule 80 de 2" (diametro externo 60,3mm, parede 5,54mm).
Não me recordo mais...mas esse que tu citou é o suficiente.
[]´s
Rodrigo Baratti
04/11/2010, 16:16
Eu nao tenho acesso a jateamento, entao penso usar removedor de tinta. Alguem teria dicas para o uso desse produto ?
Procuro tambem um produto para vedar a cinta depois de ter soldado, que seja facil de encontrar e que possa receber o wash primer.
Qto ao tubo não sei, não conheço bem isso! :neutral:
Para remover a tinta use um removedor em pasta, qdo passa na tinta ela já pipoca toda, não me lembro o nome, sei que é muito forte, tem que usar luvas longas de borracha, oculos e mascara, se pinga na pele queima....com essa descrição qualquer loja de tinta vai saber qual é.
Na reforma do meu jeep usei em todas as peças, inclusive no bloco do motor, sai toda a tinta! :concordo:
Para vedar a cinta use KPO, não é simples aplicar tem que ter paciencia e jeito, mas é o mais apropriado para isso.
[]'s
weshwesh
04/11/2010, 19:22
Legal, agora so falta achar esse tubo !
Depois da aplicaçao do removedor, tem que tirar com que (agua, espatula, lixadeira, pano, ...) ?
Sera que funciona bem nos lugares de dificil acesso (fundos de cordoes de solda, ...).
Depois da remoçao, tem que passar a lixa para completar a limpeza ?
Rodrigo Baratti
04/11/2010, 20:06
Legal, agora so falta achar esse tubo !
Depois da aplicaçao do removedor, tem que tirar com que (agua, espatula, lixadeira, pano, ...) ?
Sera que funciona bem nos lugares de dificil acesso (fundos de cordoes de solda, ...).
Depois da remoçao, tem que passar a lixa para completar a limpeza ?
Eu usei uma escova de aço, depois jato dagua e uma lixa dagua só para alisar, sequei, deixei no sol pela manhã e fundo a tarde.
Sai de tudo, inclusive cantos, aço fundido (bloco motor) que é aspero, solda....
[]'s
weshwesh
15/11/2010, 18:58
Gente, em Fortaleza so achei tubo de 2" de 3,75mm de parede.... Nao sei se basta :pensativo: Meu uso nao vai ser muuuuito extremo, mas tambem nao pode ficar fraco demais !
Talvez alguem teria uma dica, tipo um modelo de cardan de caminhao que eu poderia usar, ou outra coisa... :concordo:
vavarusso
28/07/2011, 21:34
Como tb gostei desse tópico estou dando um UP pra ver se alguem tem novidades...
asso é mal de jeep azul kkkk
tá na mão...
na ordem:
1ª: suporte treseiro direito (lado passageiro)
2ª: suporte traseiro esquerdo (lado motorista)
3ª: suporte cambio/t-case
e o pior, meu chassis não foi reforçado por inteiro. vai só até o suporte fixo do feixe de molas traseiro!!! (foto 4)
Leopoldo, esses calços de carroceria que eu uso (já comprei assim) influencia em algo no chassis? (foto 5)
chinelao4x4
07/08/2011, 11:41
Estou trocando as molas originais pelas da toyota, e resolvi antes de soldar os suportes reforçar, POREM, nao vamos desmontar o jeep e virar pra cima pra fazer o serviço, será feito " em pe mesmo" , tiramos ja as molas e suportes, estamos nos rebites, a chapa sera 3/16, soldada ponto a ponto,
GOSTARIA DE UMAS DICAS, quem fez estes serviços sem desmontar tudo, e etc... e ESTOU PREOCUPADO com a solda dos suportes das molas ! pois pela pesquisa que fiz nos foruns , nao vi fotos do serviço feito com o jeep em pe,
abrçs
4X4GARAGE
08/08/2011, 08:37
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=2190172550269595075
olha ai no meu orkut que tem 2 jeep's montados e colocadas as molas,agora sobre o reforço eu desconheço como faze lo sem desmontar o jeep!
[]s
webersmh
12/12/2011, 23:34
Pode soldar sem problemas em cima do reforço. Fiz assim e ficou praticamente eterno.
Géderson Viero
01/02/2012, 15:18
Boa tarde amigos! sou novo no fórum e tenho uma dúvida em relação ao reforço de chassi que estou fazendo em uma pick up willys.No meio do chassi existe uma travessa sobreposta a longarina presa por cravos, minha dúvida é se devo remover os cravos e colocar a barra chata por baixo para que ela fique inteira, de ponta a ponta, ou secciono a barra chata em duas partes. Desde ja agradeço a colaboração de quem puder elucidar minha dúvida e se por acaso tiver foto da possível solução e quiser compartilhar com esse humilde usuário que ainda não sabe direito como usar o fórum!
M-Beltrame
01/02/2012, 15:29
Gederson, boa tarde.
Ve se eu entendi bem oq vc falou, vc perguntou se pode dividir a "cinta" de reforço em 2 para ela não passa em cima da travessa do cambio?
Se for acho q pode sim, no meu jeep é assim mas não na travessa fizeram isso por causa do suporte do amortecedor. Eu já comprei assim, mas se eu foce fazer iria depenar o chassis inteiro colocar as cintas e depois colocar tudo de novo.
T+
chinelao4x4
01/02/2012, 21:18
o correto é retirar todos os grampos, passar a cinta e por parafusos, não esqueça de alinhar o chassis !
Rodrigo Baratti
02/02/2012, 14:38
o correto é retirar todos os grampos, passar a cinta e por parafusos, não esqueça de alinhar o chassis !
X2
[]'s
m0r473n53
19/04/2012, 16:34
Boa tarde
Estou terminando de fazer o reforço no chassis do meu CJ por cima e por baixo (a parte de baixo ja foi) com uma cinta de 6mm de espessura.
Quando terminar pretendo usar esse selante nas frestas, alguém ja usou algo do tipo? sera que fica bom? :pensativo:.
Selante / Cola Ultraflex Construção - R$ 16,70 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229931283-selante-cola-ultraflex-construco-_JM)
[]s
Acabei de ler o tópico todo desde o início, pergunta besta que talvez passei pela resposta mas não notei... porque alongar o chassis?
Eu comecei fazer o reforço no chassis hoje... Não no chassis do meu jeep, que ta todo remendado, mal soldado etc e tal...
Peguei um chassis 'novo' que estava apenas com a suspensão, tirei tudo blablabla e comecei por a cinta, portanto, dá pra fazer tudo com calma =D
Pablo.pinto2007
10/02/2013, 01:58
Acabei de ler o tópico todo desde o início, pergunta besta que talvez passei pela resposta mas não notei... porque alongar o chassis?
Eu comecei fazer o reforço no chassis hoje... Não no chassis do meu jeep, que ta todo remendado, mal soldado etc e tal...
Peguei um chassis 'novo' que estava apenas com a suspensão, tirei tudo blablabla e comecei por a cinta, portanto, dá pra fazer tudo com calma =D
Olá! a questão de aumentar o chassis é uma questão de conforto ou necessidade de espaço mesmo, por exemplo... dizem que pra por suspensão de toyota no CJ-3A precisa-se aumentar a longaria dianteira... porque as molas são maiores, portanto aumenta a distância o que passaria na dianteira, então faz-se uma pequena "extensão"... e sem contar que quanto maior a mola e bem calculada (jumelos em 45º) mais confortável ficará o jeep... Dentre outros motivos, como alocar um guincho de maior capacidade na dianteira... ou simplesmente aumento da carroceria... inclusive deixando o entre eixos maior, melhorando um pouco o conforto também!!!
É isso!
Pablo
Portrilhas
03/05/2013, 15:52
Boa tarde.
Acabei de cintar meu CJ, e vou começar com pintura dele, porem estou com uma duvida, fiz com cordões espaçados entre si, agora que vou pintar gostaria de saber como posso "vedar" os espaços que ficam entre a cinta e o chassi, para nao "entrar" água/barro e num futuro criar ferrugem.
Rodrigo Sorocaba-SP
CJ5 - 66 - 6CC
Elmer_Jeep
03/05/2013, 16:04
Boa tarde.
Acabei de cintar meu CJ, e vou começar com pintura dele, porem estou com uma duvida, fiz com cordões espaçados entre si, agora que vou pintar gostaria de saber como posso "vedar" os espaços que ficam entre a cinta e o chassi, para nao "entrar" água/barro e num futuro criar ferrugem.
Rodrigo Sorocaba-SP
CJ5 - 66 - 6CC
Nos meus não me preocupei com isso e lá se vão mais de 10 anos sem problema algum, mas se ler o topico do início vai encontrar a informação, eu não recordo agora mas ja falaram de algum produto tipo silicone pra fechar as brechas...
[]'s
m0r473n53
03/05/2013, 17:05
Utilizei PU daqueles de aplicar, parece aqueles tubos de silicone vendidos em casa de construção.
Encontrei na Rua Florêncio de abreu, 149 - aqui no centro de SP
409334
georgevalle
04/05/2013, 08:19
Ou KPO que é usado na montagem de lataria mas é chato de aplicar.
assantos
28/07/2013, 22:16
Olá colegas....sou novo aqui no forum....Estive lendo vários tópicos no forum.Não sei se aqui é o lugar correto para postar a minha pergunta.Se não for por favor mudem para o local certo.Continuando no assunto reforço de chassi está claro que após 79 o chassi possue uma cinta por baixo.Ok,mas a pergunta é a seguinte...onde são os outros pontos e como são os outros reforços de fábrica no chassi 83.Alguém tem um esquema com as posições?
Abraços,Assantos
ADRIO DIAS
23/08/2013, 20:19
Li o tópico mas me restou uma duvida,compensa fazer este tipo de reforço em um chassi de cj3b(desconsiderando tempo,R$ e trabalho)?Já vo varias vezes no pirate 4x4 que os gringos fazem isto direto.Meu chassi tá bem feio para o meu gosto,o problema é que não tenho encontrado algo muito melhor.Por isso pensei em encaixotar o meu chassi assim como na foto,mas não sei se isso não seria mais prejudicial do que benéfico.
willys1960_ctba
07/11/2013, 20:30
Pessoal, duvida.
Vou cintar o chassi do meu jeep, com chapa de 3mm por cima e por baixo.
Duvida é,usar solda mig ou elétrica ?
A idéia é chapa de 3mm furada em zig zag sem furar o chassi preenchendo com a mig e nas laterais soldar com intervalos de 10cm em 10cm...
Aceito sugestões....
[]s
chinelao4x4
08/11/2013, 09:55
Pessoal, duvida.
A idéia é chapa de 3mm furada em zig zag sem furar o chassi preenchendo com a mig e nas laterais soldar com intervalos de 10cm em 10cm...
Aceito sugestões....
[]s
o meu , usei cinta de 5mm , e foi só em " ponto a ponto " , mais antes foi desmontado , retirados todos os rebites , alinhado todo a chassis na medida exata de fabrica , ai sim veio a cinta, o pior do serviço é os furos, eu contei, foram mais de 100 furos(coloquei as molas de toy ), tendo lugares que chegou a quase 1 centimetro de aço a ser furado ( mesa guincho ) , mais não me arrependo , porcas travantes e parabusos de aço , até agora nada se soltou, só alegria.
abrçs
Pessoal, duvida.
Aceito sugestões....
[]s
Boa noite!
Raphael, para este tipo de aplicação o tipo de solda não irá influir na resistência do reforço. Apesar da solda mig dar um acabamento melhor, dificilmente se encontra pessoas especializados em chassis que trabalham com ela. Se encontrar um lugar que lhe pareça com experiência na execução destes serviços mas somente trabalhe com solda elétrica, não pense duas vezes.
O seu reforço pode ficar bom, mas a chapa de 1/8" não é a mais utilizada para este serviço. A diferença de preço para a chapa de 1/4" não será significativa, e é aquela história: Já que está fazendo, faça perfeito pra não precisar fazer novamente.
Não é necessário furar e preencher os furos, este é um dos meios de se fazer o reforço, mas se fizer "costurando" os cordões de solda fica tão bom quanto... Neste caso, conforme este tópico ensina e ilustra muito bem, você faz cordões de 10cm com 10cm de intervalo.
Se precisar de fotos é só pedir.
[]'s
willys1960_ctba
09/11/2013, 07:22
Boa noite!
Raphael, para este tipo de aplicação o tipo de solda não irá influir na resistência do reforço. Apesar da solda mig dar um acabamento melhor, dificilmente se encontra pessoas especializados em chassis que trabalham com ela. Se encontrar um lugar que lhe pareça com experiência na execução destes serviços mas somente trabalhe com solda elétrica, não pense duas vezes.
O seu reforço pode ficar bom, mas a chapa de 1/8" não é a mais utilizada para este serviço. A diferença de preço para a chapa de 1/4" não será significativa, e é aquela história: Já que está fazendo, faça perfeito pra não precisar fazer novamente.
Não é necessário furar e preencher os furos, este é um dos meios de se fazer o reforço, mas se fizer "costurando" os cordões de solda fica tão bom quanto... Neste caso, conforme este tópico ensina e ilustra muito bem, você faz cordões de 10cm com 10cm de intervalo.
Se precisar de fotos é só pedir.
[]'s
Bruno, se tiver algumas fotos agradeço.
Ontem fiz um orçamento com um kra que me indicaram aqui da cidade mesmo, o bom que ele trabalha a 800m da minha casa. Ele trabalha com MIG.
Ele comentou de usar chapa de 4mm.
Espero as fotos...
[]s
anderson_wzorek
10/11/2013, 11:15
Raphael
Na reforma de meu chassi removi tudo que estava fixado ao chassi, e fiz os reforços com chapa de aço 1020 de 3/16" ( 4.75mm) com pequenos cordões de solda espaçados nos dois lados da longarina.
Vou ver se a noite posto umas fotos por aqui
Qualquer duvida diz ai.
Abraço
willys1960_ctba
10/11/2013, 12:27
Raphael
Na reforma de meu chassi removi tudo que estava fixado ao chassi, e fiz os reforços com chapa de aço 1020 de 3/16" ( 4.75mm) com pequenos cordões de solda espaçados nos dois lados da longarina.
Vou ver se a noite posto umas fotos por aqui
Qualquer duvida diz ai.
Abraço
Kra, se puder postar eu agradeço...
Vamos orçar de 3mm e essa 3/16"....
Vale a pena jatear o chassi ? não identificamos podridão até o momento e será todo lixado..
[]s
anderson_wzorek
10/11/2013, 22:13
Cara na minha opinião vale cada centavo gasto no jateamento para começar os trabalhos no chassi.
Descobri muita coisa escondida por baixo das camadas de tinta.
Além de que o processo de soldagem, principalmente se for MIG com mencionado é de suma importância a chapa estar limpa para garantir uma boa soldagem.
Abraço
Kra, se puder postar eu agradeço...
Vamos orçar de 3mm e essa 3/16"....
Vale a pena jatear o chassi ? não identificamos podridão até o momento e será todo lixado..
[]s
willys1960_ctba
10/11/2013, 22:39
Cara na minha opinião vale cada centavo gasto no jateamento para começar os trabalhos no chassi.
Descobri muita coisa escondida por baixo das camadas de tinta.
Além de que o processo de soldagem, principalmente se for MIG com mencionado é de suma importância a chapa estar limpa para garantir uma boa soldagem.
Abraço
Valew pela dica Anderson...
Vc tem fotos do trabalho que vc fez no chassi?
[]s
anderson_wzorek
10/11/2013, 23:36
Valew pela dica Anderson...
Vc tem fotos do trabalho que vc fez no chassi?
[]s
Cara procura no frota 4x4 por Red Legend, é o tópico da minha viatura, está desatualizado mas tem algumas fotos do chassi desde o jateamento até feixes de molas, etc.
Caso precisar de alguma foto fale.
E se quiser vir ver o chassi é só avisar.
willys1960_ctba
14/07/2014, 11:35
bom dia
encontrei a seguinte medida para realizar o reforço.
3/16 aço 1020 de 2" é muito? achei que fica um pouco mais largo que o original.
obrigado
Rodrigo Baratti
14/07/2014, 12:40
bom dia
encontrei a seguinte medida para realizar o reforço.
3/16 aço 1020 de 2" é muito? achei que fica um pouco mais largo que o original.
obrigado
Muito largo, tem que ser 1 1/2.
willys1960_ctba
14/07/2014, 12:48
Muito largo, tem que ser 1 1/2.
Valeu rodrigo, muito obrigado...
mais uma dúvida, vou ter que tirar os rebites, o que colocar no lugar?
[]s
inaciocm
15/07/2014, 12:35
, vou ter que tirar os rebites, o que colocar no lugar?
[]s
Cara, como removi tudo do chassis pra instalação do reforço, estou substituindo todos os rebites por parafusos 10mm "rosca fina" com porcas travante. No caso dos suportes do feixe de molas, depois de tudo pronto, vou fazer um cordão de solda para unir os suportes no chassis.
Tem aqueles parafusos cravo, próprio para chassi, mas não encontrei aqui na minha cidade. O mais certo e estético seria a utilização destes.
4X4GARAGE
15/07/2014, 12:37
inaciocm tem uma loja forte de parafusos aqui perto de casa que tem esses parafusos,se voce tiver como retirar em sp posso ver para voce! estude e me fale !
[]s
willys1960_ctba
15/07/2014, 13:13
Cara, como removi tudo do chassis pra instalação do reforço, estou substituindo todos os rebites por parafusos 10mm "rosca fina" com porcas travante. No caso dos suportes do feixe de molas, depois de tudo pronto, vou fazer um cordão de solda para unir os suportes no chassis.
Tem aqueles parafusos cravo, próprio para chassi, mas não encontrei aqui na minha cidade. O mais certo e estético seria a utilização destes.
Valew, muito obrigado pela ajuda.
inaciocm
15/07/2014, 13:30
inaciocm tem uma loja forte de parafusos aqui perto de casa que tem esses parafusos,se voce tiver como retirar em sp posso ver para voce! estude e me fale !
[]s
Edison, agradeço, mas não tem necessidade não cara... ja estou meio que finalizando o trampo no chassi, so falta a instalação dos suporte dos amortecedores, e estes vou deixar nos parafusos mesmo. Até que gostei do "visual".
willys1960_ctba
16/07/2014, 12:42
Para tirar os remendos, a única forma que eu encontrei, sem detonar o chassis é remover usando uma esmerilhadeira portátil com discos de corte de 2 mm de espessura (discos walter)........bem finos..........corte só o corão de solda...........deixe o chassis quieto. Depois de cortado o cordão, use gentilmente a talhadeira para alavancar o "reparo" e destacá-lo do chassis.
Para remover os pinos: bata um punção na cabeça do pino para poder centralizar uma broca, faça um pré-furo passante de 1/8 depois passe para 5/16 e depois para 3/8. O ideal é uma furadeira pneumática. Com broca fina, alta rpm. Com broca de 3/8, baixa rpm. Não faça como muitos......a seco com com talhadeira e marreta...........isso só trinca o chassis e deforma os furos.
Eletrodos mais comuns podem ser o ESAB 6013 (ou 7018) com 2,5 (2,0) mm - 60 apms e o de 3,25 mm - 90 amps
Dúvida,
O chassi estava com vários bacalhaus e suportes que não serão utilizados então solicitei a remoção do mesmo que foi realizada com maçarico.. Não gostei muito disso mas agora já foi feito.
Alguma dica ? Ferra muito, algo que possa ser feito agora ?
[]s
Denis Takashi
17/07/2014, 08:06
Dúvida,
O chassi estava com vários bacalhaus e suportes que não serão utilizados então solicitei a remoção do mesmo que foi realizada com maçarico.. Não gostei muito disso mas agora já foi feito.
Alguma dica ? Ferra muito, algo que possa ser feito agora ?
[]s
Bom, já que tá feito o serviço, o jeito é dar acabamento onde foi cortado com o maçarico, se nesse processo foi afetada alguma parte "estrutural" do chassis de forma que afete a resistencia do mesmo tem que soldar a região pra preencher de material .
Como você vai reforçar o chassis posteriormente, acredito que no fim das contas não deve dar dor de cabeça.
()´s
willys1960_ctba
17/07/2014, 08:35
Bom, já que tá feito o serviço, o jeito é dar acabamento onde foi cortado com o maçarico, se nesse processo foi afetada alguma parte "estrutural" do chassis de forma que afete a resistencia do mesmo tem que soldar a região pra preencher de material .
Como você vai reforçar o chassis posteriormente, acredito que no fim das contas não deve dar dor de cabeça.
()´s
Opa, então não teve "cortes" no chassi pelo maçarico, minha preocupação é divido o calor utilizado na peça.
Obrigado
[]s
inaciocm
17/07/2014, 09:02
Raphael, os suportes velhos do chassi do meu jeep tbm foram removidos no maçarico. Acabei tendo que comprar suportes novos para os amortecedores. Os suportes dos feixe de molas vieram novos, do kit toy. O unico transtorno nisso tudo foi que esquecemos de marcar o local dos furos originais dos suportes dos amortecedores antes de colocar o reforço. Os suportes treseiros eu ja ia mudar de posiçao, colocar mais na vertical e, portanto, nao ia adiantar marcar mesmo... Ja os dianteiros, terei que furar novamente o chassi pq o reforço tampou tudo.
Pra evitar isso, marque antes a posição dos suportes e dos furos originais antes de instalar o reforço.
Em relaçao ao chassi, creio que não tenha sido afetado, alem de que vc vai instalar o reforço mesmo...
Fedesign
21/07/2014, 16:42
Ola Pessoal, sou Design de Produto, sou novo no site aqui, estou com um projeto em andamento, é sobre a construção de um Jipe por enquanto protótipo, pois pretendo produzi-lo, artesanalmente mais adiante. Este projeto começou em agosto de 2012, com pesquisas de mercado, modelos atuais que estão no mercado, design , ergonomia etc. A idéia é que este jipe seja rústico, destinado mais para pessoas que gostam de trilhas e não se importam com muito conforto, como vidro elétricos, trava elétrica, retrovisor elétrico etc, pois nas pesquisas que fiz notou-se que ess equipamento tendem a estragar com o tempo, seja pelo modo de uso, trilhas, atravessar riachos lugares alagados. É um jipe com estilo mais rústico tanto no design (ESTILO MAIS JIPE MESMO LINHA RETAS E SIMPLES, TE CONVIDANDO A FAZER UMA TRILHA E NÃO COM ESTILO OUSADO URBANO DE SUV, COMO MAIORIAS DOS JIPES AQUI NO BRASIL FICARAM, E MUITOS REPROVARAM, POIS PERCEBI EM SITES ESPECIALIZADOS E EM COMUNIDADES, COMO AS PESSOAS, JIPEIROS REAGEM COM AS INOVAÇOES E OS ALTOS PREÇOS.). Percebi um nicho de mercado nessa questão. Em principio a ideia era fazer um jipe empetecado de equipamentos etc, mas com o decorrer das pesquisas e com novos lançamentos, reposicionei meu projeto nessa questão, design simples, robusto e rústico, mecânica robusta, etc. Seu interior seria simples, e equipamentos como som auto falantes etc, seriam colocados em posição elevada longe das inundaçoes que ocorre quando se atravessa um riacho. Painel simples com saídas de ar, botões em posição elevada também. O Jipe viria com direção hidráulica e ABS, outros equipamentos seria opcional. Bom falei de mais tm mais coisas deixa pra la pois o que tenho feito tanto em pesquisas anotações fotos, design criação ergonomia etc já deu 93 paginas rsrsrs pois estou digitando tudo que venho fazendo.
Gostaria de saber de vocês sobre o reforço do chassis, pois estou com um Engenheiro mecânico amigo meu e esta m ajudando tambem. Este jipe possui dimensões de 3,87m (pode ser que ele cresça um pouco mais para 3,93m). As longarinas do chassis são de perfil U aço SAE 1010/1020 3/16. As laterais do chassis, já foram construídas soldadas, mas surgiu uma duvida, pois quero colocar e já foi dobrado o aço reforço que vai por dentro da viga U, sendo na parte do motor onde se passa o eixos e no meio do chassis, esta do meio do chassis estava eu querendo encaixa-las com rebites ou parafuso para ficar mais maleável as torções as outras serão soldadas, com cordões de solda 10cm e espaçamentos de 5cm, esses furos que serão feitos nos suporte os diâmetros vcs sabem quais são os diâmetros dos furo (Buraco redondos que sempre tem no meio dess reforços) e as distancias entre eles?. Depois de montar todo o chassis suspensão etc, colocarei um assoalho d madeira e farei o teste em um sitio de um amigo, para ver como s comporta ele também ira testar pois ele é jipeiro e faz trilhas também. Estou enviando dois desenhos gostaria de suas opnioes. Atenciosamente muito obrigado suas sugestões serão muito importante para mim.
471417471418
Pablo.pinto2007
21/07/2014, 18:04
Não entendi exatemente o que quer saber... seria a posição e quantas barras ao longo do chassis, é isso?
Essa espessura da barra U não é pouco para o que pretende colocar em cima? Aliás, o que pretende colocar em cima desse chassis? Motor, câmbio, carroceria, quais eixos, etc e tal... dependendo do peso eu acho que uma barra de 1/4" seria melhor... eu digo isso mas o engenheiro deve estudar bem essa questão... pois chassis ao contrário do que muitos pensam e praticam deve torcer sim!!! não pode ser mole demais, mas tem que torcer...
Baseado em quê que falo isso!!!
Baseado em reforços de chassis que fazemos nos jeeps, tem gente que faz o barreamento do chassis, que é soldar uma barra chata em cima e em baixo da longarina do chassis, para dar maior resistência ao chassis e consequentemente desmobilidade, rigidez ao mesmo!
Eu particularmente barreei com barra de 3/16" e achei que ficou bom... então veja, chassis de jeep willys já tem sua espessura (que não sei qual é, mas não deve passar de 3/16"), e a gente ainda faz o reforço com outra barra chata... os que fazem com a barra de 1/4 o jeep fica bem rígido... então reanalise essa questão, dependendo do peso do seu conjunto esse chassis com barra de 3/16 pode ser frágil demais e apresentar uma fadiga antes do esperado! (como acontece com os willys, que trincam facilmente).
Parabens pela iniciativa, sabemos que é difícil encabeçar um projeto de tamanha magnitude...
Eu tiro pelo troller que quando começou era bem artesanal, chassis tubolar, carroceria de fibra, motor AP 1.8 VW, câmbio, reduzida e eixos de cherokee sport, e saia um projeto caro, mas teve seu sucesso e conseguiu alavancar, depois vieram as modernidades nacionais mas infelizmente eu acho que eles fugiram da filosofia de que precisariam baratear o projeto, no meu entender vc importar conjuntos mecânicos dos EUA era bem mais caro do que montar com eixos nacionais... então teoricamente o preço de custo era pra ter caído (na verdade deve ter caído), mas o preço de venda não, fez foi aumentar em consequencia do motor a diesel!!! Enfim... marketing de vendas!
Forte abraço e força no projeto!
PAblo
Fedesign
21/07/2014, 18:40
Não entendi exatemente o que quer saber... seria a posição e quantas barras ao longo do chassis, é isso?
Essa espessura da barra U não é pouco para o que pretende colocar em cima? Aliás, o que pretende colocar em cima desse chassis? Motor, câmbio, carroceria, quais eixos, etc e tal... dependendo do peso eu acho que uma barra de 1/4" seria melhor... eu digo isso mas o engenheiro deve estudar bem essa questão... pois chassis ao contrário do que muitos pensam e praticam deve torcer sim!!! não pode ser mole demais, mas tem que torcer...
Baseado em quê que falo isso!!!
Baseado em reforços de chassis que fazemos nos jeeps, tem gente que faz o barreamento do chassis, que é soldar uma barra chata em cima e em baixo da longarina do chassis, para dar maior resistência ao chassis e consequentemente desmobilidade, rigidez ao mesmo!
Eu particularmente barreei com barra de 3/16" e achei que ficou bom... então veja, chassis de jeep willys já tem sua espessura (que não sei qual é, mas não deve passar de 3/16"), e a gente ainda faz o reforço com outra barra chata... os que fazem com a barra de 1/4 o jeep fica bem rígido... então reanalise essa questão, dependendo do peso do seu conjunto esse chassis com barra de 3/16 pode ser frágil demais e apresentar uma fadiga antes do esperado! (como acontece com os willys, que trincam facilmente).
Parabens pela iniciativa, sabemos que é difícil encabeçar um projeto de tamanha magnitude...
Eu tiro pelo troller que quando começou era bem artesanal, chassis tubolar, carroceria de fibra, motor AP 1.8 VW, câmbio, reduzida e eixos de cherokee sport, e saia um projeto caro, mas teve seu sucesso e conseguiu alavancar, depois vieram as modernidades nacionais mas infelizmente eu acho que eles fugiram da filosofia de que precisariam baratear o projeto, no meu entender vc importar conjuntos mecânicos dos EUA era bem mais caro do que montar com eixos nacionais... então teoricamente o preço de custo era pra ter caído (na verdade deve ter caído), mas o preço de venda não, fez foi aumentar em consequencia do motor a diesel!!! Enfim... marketing de vendas!
Forte abraço e força no projeto!
PAblo
Ola Pablo, boa noite,prazer. O eixo sera Dana 44, transmissao Eaton, A carroceria sera de fibra 4mm, Sobre o motor estamos na duvida pois o motor a diesel é muito caro e subiria o preço final do jipe, estava pensando no 2.4 da S10, o reforço seria como este da foto. So o meio do chassis onde ira tambem o reforço estava pensando em rebita-lo ou parafusar para nao ficar extremament rigido e quebrar.471443471444
Fedesign
21/07/2014, 18:46
Ola Pablo, boa noite,prazer. O eixo sera Dana 44, transmissao Eaton, A carroceria sera de fibra 4mm, Sobre o motor estamos na duvida pois o motor a diesel é muito caro e subiria o preço final do jipe, estava pensando no 2.4 da S10, o reforço seria como este da foto. So o meio do chassis onde ira tambem o reforço estava pensando em rebita-lo ou parafusar para nao ficar extremament rigido e quebrar.471443471444
O chassis inteiro foi construindo com o AÇO SAE 1010/1020 3/16 mias ess reforço interno que sera colocado por dentro471445So nao sei a cirunferencias distancia de uma da outra, desses buracos que sero feitos na barra, pois ja vi varios jipes com essas circunferencias buracos no lado de dentro do chassis. No caso a do meio do chassis a MAIOR seria REBITADA e nao soldada.
Essa técnica é muito usada por construtores de hot rods, chama encaixotamento do chassis...
fica bem rígido, eu não vejo problemas em o chassis não trabalhar mais como o original do jeep, a suspensão não será mais a original, não é mesmo :concordo:
Ainda mais que o serviço aí da fot está muito bem feito.
[]'s
Pablo.pinto2007
22/07/2014, 09:55
O chassis inteiro foi construindo com o AÇO SAE 1010/1020 3/16 mias ess reforço interno que sera colocado por dentro471445So nao sei a cirunferencias distancia de uma da outra, desses buracos que sero feitos na barra, pois ja vi varios jipes com essas circunferencias buracos no lado de dentro do chassis. No caso a do meio do chassis a MAIOR seria REBITADA e nao soldada.
Perfeitamente... show de bola, agora entendi o reforço ao qual se referiu!!!
É uma incógnita no meu entender... o que se pode fazer é montar com um reforço e pronto... buracos dispostos simetricamente e o resultado será o estudo futuro... mas acredito que como o Tuna falou aí, ficará bem seguro!!!
Abraços!
Pablo
inaciocm
22/07/2014, 11:04
Não cheguei a estudar sobre o assunto, mas sei que existe um calculo onde se determina a influencia de furos em chapas. Geralmente é utilizado para se determinar a resistência das chapas da fuselagem de aviões quanto a quantidade de rebites/parafusos que fixam as mesmas.
Acho que seria esse calculo a ser considerado...
Mas como disse, não sei mto sobre esse tema em especifico.
Caso semelhante, é o calculo utilizado para se determinar a quantidade de material que pode ser removido de um tubo sem que se perda a resistência do mesmo. Esse é levado em considareção para se determinar qual tubo utilizar na fabricação de cardans e aplicações do tipo.
Acho que o Leopoldo é o cara mais indicado pra te ajudar nesse assunto.
Willian Del Piero Rocha
22/07/2014, 11:20
Resistencia de chapas e reforços de chassis não é minha praia ,mas como usuário não gosto desse reforço em que a longarina fica fechada ,mesmo com os furos ,já que é para um jeep visando a utilização no off road ,e até trabalho pesado ,aquilo com o tempo vai acumulando sujeira e barro ,facilitando o aparecimento de ferrugem e tal. Facilitaria mais um reforço com a longarina aberta.
inaciocm
22/07/2014, 11:35
Tbm compartilho da mesma ideia... Ou faz tudo fechado, tubular, ou faz aberto com reforços somente nos pontos necessários. O tipo de construção também dependerá do tipo de suspensão que sera utilizada, pois como sabemos, a rigidez do chassi influencia no trabalho da suspa.
Fedesign
22/07/2014, 15:58
Não cheguei a estudar sobre o assunto, mas sei que existe um calculo onde se determina a influencia de furos em chapas. Geralmente é utilizado para se determinar a resistência das chapas da fuselagem de aviões quanto a quantidade de rebites/parafusos que fixam as mesmas.
Acho que seria esse calculo a ser considerado...
Mas como disse, não sei mto sobre esse tema em especifico.
Caso semelhante, é o calculo utilizado para se determinar a quantidade de material que pode ser removido de um tubo sem que se perda a resistência do mesmo. Esse é levado em considareção para se determinar qual tubo utilizar na fabricação de cardans e aplicações do tipo. Acho que o Leopoldo é o cara mais indicado pra te ajudar nesse assunto.
Ola Inacio é isso mesmo que estava pensando pois quero que o meio do chassis onde vai o reforço possua furo maiores para torcer sem perder a resistencia. Leopoldo nao conheço tem como vc passar e-mail ou algo assim dele? Abraços obrigado.
Fedesign
22/07/2014, 16:16
Resistencia de chapas e reforços de chassis não é minha praia ,mas como usuário não gosto desse reforço em que a longarina fica fechada ,mesmo com os furos ,já que é para um jeep visando a utilização no off road ,e até trabalho pesado ,aquilo com o tempo vai acumulando sujeira e barro ,facilitando o aparecimento de ferrugem e tal. Facilitaria mais um reforço com a longarina aberta.
Ola Willian, boa tarde, mas mesmo utilizando uma pintura anti corrosiva? Pois irei fazer os furos primeiramente nas Vigas de papel Parda (Um papel grosso parece papelao, é Papel com filetes de madeira) para depois dai tirar o modelo para o aço. cmo eu fiz no chassis. Depois de desenhos e ED SoliWorks fiz um modelo em tamanho real. E agora estou constuindo em aço.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471539d1406056124t-reforco-do-chassi-moto_0410.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471539d1406056124-reforco-do-chassi-moto_0410.jpg) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471540d1406056174t-reforco-do-chassi-moto_0413.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471540d1406056174-reforco-do-chassi-moto_0413.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471541d1406056233t-reforco-do-chassi-moto_0418.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471541d1406056233-reforco-do-chassi-moto_0418.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471544d1406056283t-reforco-do-chassi-moto_0426.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471544d1406056283-reforco-do-chassi-moto_0426.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471545d1406056312t-reforco-do-chassi-moto_0428.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471545d1406056312-reforco-do-chassi-moto_0428.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471546d1406056359t-reforco-do-chassi-moto_0433.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471546d1406056359-reforco-do-chassi-moto_0433.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471547d1406056394t-reforco-do-chassi-moto_0443.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471547d1406056394-reforco-do-chassi-moto_0443.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471548d1406056444t-reforco-do-chassi-moto_0449.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/471548d1406056444-reforco-do-chassi-moto_0449.jpg)
:palmas::palmas::palmas:
Me arrependo de não ter feito um chassi assim...
Quem sabe quando for um 4-link..
[]´s
inaciocm
22/07/2014, 17:02
Leopoldo não conheço tem como vc passar e-mail ou algo assim dele? Abraços obrigado.
Cara, também não conheço...
O que posso te passar é o link da pagina do jeep dele...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1754-entendendo-o-jeep-do-leopoldo.html
bem como o perfil aqui do forum...
Ver Perfil: leopoldo - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/574.html)
Manda uma MP que ele deve responder!
Fedesign
22/07/2014, 20:48
[]´s Obrigado Fugger, da trabalho que nossa rsrs. comecei em 2012 com pesquisas depois desenhos depois desenho 3D desenho tecnico etc.
Rodrigo Baratti
22/07/2014, 22:20
Amigo,
Porque não parte pra um chassi totalmente fechado, com tubo retangular.
Mas simples, rápido e barato.
1942 Willys MB, Gen III Build. - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/jeep-willys/777868-1942-willys-mb-gen-iii-build.html)
[]'s
Fedesign
23/07/2014, 10:35
Amigo,
Porque não parte pra um chassi totalmente fechado, com tubo retangular.
Mas simples, rápido e barato.
1942 Willys MB, Gen III Build. - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/jeep-willys/777868-1942-willys-mb-gen-iii-build.html)
[]'s
Ola Rodrigo bom dia, sim,pensando em produzir mais, pois pretendo fabricar artesanalmente, acredito que seja melhor sim. Mas como ja fiz este assim vou terminar este prototipo, pois servira de base para testar suspensao e outros elementos. Os outros farei com perfil fechado retangular mesmo. Minhas postagem e fotos aparece aí no site pra vc ver? pois ontem postei fotos do chassis, do modelo em papelao e hoje fui olhar ja nao esta mais. estranho:putz:.
Rodrigo Baratti
23/07/2014, 16:22
Ola Rodrigo bom dia, sim,pensando em produzir mais, pois pretendo fabricar artesanalmente, acredito que seja melhor sim. Mas como ja fiz este assim vou terminar este prototipo, pois servira de base para testar suspensao e outros elementos. Os outros farei com perfil fechado retangular mesmo. Minhas postagem e fotos aparece aí no site pra vc ver? pois ontem postei fotos do chassis, do modelo em papelao e hoje fui olhar ja nao esta mais. estranho:putz:.
Entendi!
Vi as fotos ontem e não sei porque não estão disponíveis.
[]'s
Fedesign
23/07/2014, 16:27
Entendi!
Vi as fotos ontem e não sei porque não estão disponíveis.
[]'s
Ola Rodrigo, mandei um e-mail para o site vou aguardar a resposta, estranho nao entndi isso, sumiu tudo.
Fedesign
23/07/2014, 16:51
[]´s
Obrigado Fugger, da trabalho que nossa rsrs. comecei em 2012 com pesquisas depois desenhos depois desenho 3D desenho tecnico etc.
47165747165847165947166047166147166247166347166447 1665471666471667
Fedesign
28/07/2014, 19:49
Cara, também não conheço...
O que posso te passar é o link da pagina do jeep dele...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1754-entendendo-o-jeep-do-leopoldo.html
bem como o perfil aqui do forum...
Ver Perfil: leopoldo - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/574.html)
Manda uma MP que ele deve responder!
Vc sabe qual a espessura do aço que é usado para fazer o chassis do ENGESA ou do MARRUÁ?, pois quero fazer mais um depois do prototipo e sera com perfil fechado. Sei qu no novo TROLLER T4 é este: Chassi/Tipo
Longarinas de perfil retangular
Chassi/Dimensões
100X50X3 mm Chassis/ Tipo Longarinas de perfil retangular, Chassis/dimensoes 100X50X3mm. Peguei em um site falando das especificaçoes do novo Troller.
inaciocm
28/07/2014, 23:52
Vc sabe qual a espessura do aço que é usado para fazer o chassis do ENGESA ou do MARRUÁ?, pois quero fazer mais um depois do prototipo e sera com perfil fechado. Sei qu no novo TROLLER T4 é este: Chassi/Tipo
Chassi/Dimensões
100X50X3 mm Chassis/ Tipo Longarinas de perfil retangular, Chassis/dimensoes 100X50X3mm. Peguei em um site falando das especificaçoes do novo Troller.
Cara, essas medidas ficarei devendo...
Fedesign
29/07/2014, 11:01
Cara, essas medidas ficarei devendo...
Ola Inacio bom dia, sim compreendo, eu mandei uma pergunta no forum do Engesa aqui. Sobre o reforço lembra? entao eu fiz os furos etc mas nao coloquei ainda no chassis, sabe to pensando em comprar a viga novamente e colocar por dentro mas nao como eu t mostrei aqui, e sim uma viga U por dentro da outra sabe seria duas vigas U uma dentro da outra no mesmo sentido sabe. To pensando muito nessa questao de acumulo de sujeira etc, apesar d ser um prototipo e irei fazer outro chassis com perfil fechado mais adiante. To fazendo um jipe para quem gosta d jipe mesmo sabe estilo mais rustico simples, design simples Por isso entrei no site aqui fiz cadastro, pois quero fazer mais proximo no que voces do site forem falando para mim sabe. Abraços
valmirjunior
30/07/2014, 10:05
Fedesign, minha singela opinião é fazer o chassi todo fechado como nos Javalis, você ganha tempo, a resistência fica enorme e não irá sobrar cantos para juntar lama e criar ferrugem.
Aqui no fórum eu li um post sobre quem fez o chassi todo fechado.
Uma dica para pesquisa Produtos - Cinfel (http://www.cinfel.com.br/produtos.php?c=11&categoria=chassi)
Fedesign
30/07/2014, 13:54
Fedesign, minha singela opinião é fazer o chassi todo fechado como nos Javalis, você ganha tempo, a resistência fica enorme e não irá sobrar cantos para juntar lama e criar ferrugem.
Aqui no fórum eu li um post sobre quem fez o chassi todo fechado.
Uma dica para pesquisa Produtos - Cinfel (http://www.cinfel.com.br/produtos.php?c=11&categoria=chassi)
Ola Valmir sim compreendo,o chassis que estou fazendo é aço SAE 1010/1020 3/16 viga U, pois este reforço do meio que vai no meio da longarina no chassi (como foi mostrado nos desenhos anteriores aqui), eu ja fiz os furos, mas to pensando em comprar novamente a chapa e colocar fechada em tudo e fechar as extremidades tambem, mas falaram que o chassis tem que torcer e se ficar muito rígido quebra, pois ja gastei dinheiro e comprar tuo fechado agora novamente para começar a fazer o chassis de novo, complica rsrsrs, to pensando assim, nao fazer os os furos (ja fiz, comprar a chapa q vai dentro reforço e deixa-la fechada e fechar as extremidades e laterais ficaria tudo fechado). Este é um protótipo comprei os eixos dana 44, depois colocarei motor transmissao etc, depois um assoalho d madeira colocarei um banco irei fazer um teste no sitio d um amigo para ver como s comporta etc, este amigo meu tambem faz trilhas sugeri a ele andar tambem testar pois acredito que vcs jipeiros entendam muito mais do que eu que sou design e até do que engenheiro, tem um engenheiro junto comigo tambem, mas ele diz que tudo depende dos testes tambem e que vcs jipeiros que andam, emfrentam, obstaculos muitas vezes até sabem melhor do que eles, pois no computador projeto é uma coisa construir andar testar é outra, e acredito tambem que voces entendam melhor, sao os expert nesse assunto. O jipe sera basico, simples com soluçoes interessantes de acomodaçao de objetos em seu interior etc. O design exterior será simples e rústico, linhas simples e reta (para quando houver algum dano na carroceria de fibra, ficar mais facil para arruma-la. Depois dos testes etc dai farei outro chassis com tubo fechado como vc disse é mais facil mesmo, to vendo o trabalho que este ta dando rsrs, pois tubo fechado vc nao precisa fazer reforço comprar outra chapa etc. Pois dai fica mais facil pois o gabarito do chassis tambem esta sendo construido, dai é so cortar e soldar. Mandei e-mail para a CINFEL pois eu queria saber o tipo de aço espessura etc, no caso pedi do ENGESA FASE 1 eles me mandaram isso:
Fernando en na chapa 1/8# e aço SAE 1010/1020
tubo 120 x 60 ok.
Obs.: O produto não pode ser armazenado em local úmido ou que receba
chuva, o fundo PU em contato com a umidade pode ira criar pontos de
ferrugens. O fundo assim como o primer universal, ou seja, é utilizado
na preparação de superfícies, promovendo aderência e deixando um bom
acabamento para a pintura das peças, mais em contato com a umidade ou
chuva ira criar pontos de ferrugens.
O Troller 2015 tambem consegui o tipo de aço e espessura:
Chassi/Tipo
Chassi/Dimensões
100X50X3 mm
O jipe Javali tinha esquecido dele, vou dar uma pesquisada aqui tambem. a minha suspencao será feixes de mola, o motor penso no AP 2.0 ou 2.4 S10, para o prototipo, to pensando n flex da S10 tambem, pois acho q s usar o a DIESEL daí fica mais caro, nao quero que fique muito caro sabe, penso entre 55mil a 75mil. Nao sei vamos ver pois o a Diesel tem mais torque. Mas fique a vontade para falar aí amigo sem problema pode da sugestao sim. Grato.
valmirjunior
30/07/2014, 15:48
Fernando, esta historia de chassi trabalhar já gerou muita discussão, meu ponto de vista é que quem tem que trabalhar é a suspensão e não o chassi.
Tenho um bandeirante e um javali, o chassi da band tá com "bacalhau" (presente do antigo dono kkk) enquanto o do javali esta impecável.
Os dois usam feixe de molas, os dois são pesados e vibram pacas mas o javali esta com o chassi como saiu da fabrica.
Você esta no primeiro prototipo, já gastou com este chassi atual e pelas fotos esta muito bem feito, quando for partir para o "MK2" pense em utilizar uma longarina de seção retangular usando soldas somente nas deflexões, voce terá um produto mais resistente, com melhor acabamento e processo de construção muito mais rápido, economizando muita mão de obra.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/106111d1199704657-fabricar-chassis-ap4223894.jpg
Se um dia quiser dar uma olhada no chassi do javali me avisa, meu jipe fica em Araras, quase vizinhos kkk.
No que eu puder ajudar no seu projeto é só pedir, é muito bom ver pessoas como você com vontade de produzir um veiculo nacional.
Parabéns.
Fedesign
30/07/2014, 16:46
Fernando, esta historia de chassi trabalhar já gerou muita discussão, meu ponto de vista é que quem tem que trabalhar é a suspensão e não o chassi.
Tenho um bandeirante e um javali, o chassi da band tá com "bacalhau" (presente do antigo dono kkk) enquanto o do javali esta impecável.
Os dois usam feixe de molas, os dois são pesados e vibram pacas mas o javali esta com o chassi como saiu da fabrica.
Infelizmente não achei o post em que mostrava a construção de um chassi, lembro que era na área do toyota bandeirante.
Você esta no primeiro prototipo, já gastou com este chassi atual e pelas fotos esta muito bem feito, quando for partir para o "MK2" pense em utilizar uma longarina de seção retangular usando soldas somente nas deflexões, voce terá um produto mais resistente, com melhor acabamento e processo de construção muito mais rápido, economizando muita mão de obra.
Se um dia quiser dar uma olhada no chassi do javali me avisa, meu jipe fica em Araras, quase vizinhos kkk.
No que eu puder ajudar no seu projeto é só pedir, é muito bom ver pessoas como você com vontade de produzir um veiculo nacional.
Parabéns.
Ola Valmir boa tarde, nossa que bom é bom saber disso pois vc tm os dois modelos, por isso que fiz cadastro aqui no site para conversar dialogar com pessoas como voce que esta disposta a ajudar, dar dicas etc. Agora sim q o proximo sera em perfil fechado rsrsrsrs com as soldas como voce disse, nas deflexoes. Por isso que é bom conversar com quem entnde e tem o produto como voce que possui os dois modelos. S eu colocar tudo fechado como te falei comprar novamente as vigas que irao por dentro reforço e nao fazer furos soldar e fechar as extremidade da certo?. Pois dai ele ficara fechado sm os furos redondos. Nossa estou no projeto desd 2012 comecei com pesquisas depois design, design exterior interior , 3D desenho tecnico etc. Até a marca eu criei sabe, ja fui ver em patentes de nome etc. E tudo q estou fazendo esta sendo tudo digitado ja s foi 148 paginas rsrsrs va vendo e tm mais desenhos e fotos para colocar rsrs. No inicio era para o jipe ser empetecado sabe com vidros travas eletricos etc com design moderno urbano sabe, mas em meados d 2012 quando a Troller lançou o TRX vi muitas criticas falando que o jipe tinha ficado com cara de SUV etc e iria ficar mais caro, dai fui pesquisando mas ja tinha feito os desenhos etc do jipe moderno rsrs, dai mudei o foco, e hoje vejo q esta bem caro o Troller 110.990 o STARK parece q parou de produzir mas estao querendo voltar. Sim a cidade é perto até to pensando quando o jipe prototipo estiver pronto com carroceria etc, vc andar com ele para ver como s comporta pois voce faz trilhas sabe muito mais do que eu. Tenho tempo de termino em Dezembro esteja tudo pronto sabe, bom pretendo rs, sempre aparece coisas que nos atrasa tanto no financeiro como o tempo. Mas to pensando nisso comprar novamente a barra que vai por dentro, que fechara longarinas e nao fazer furo, soldar ela normal para ficar fechada e soldar as extremidades sabe. Obrigado amigo sua ajuda sera bem vinda sim.
valmirjunior
30/07/2014, 20:13
Fernando, se precisar é só chamar.
Quanto ao desenho externo, são dois públicos distintos, tem o pessoal que vai de 4x4 no shopping e tem o pessoal que não sai da lama, são distintos e nem sempre se misturam kkk.
Na parte mecânica eu posso dar minhas sugestões, na estética eu passo a vez kkkk.
O chassi que você fez esta muito bom, não precisa refazer tudo, como falei mude no protótipo 2 e evite gastos maiores agora.
As observações que fiz quanto ao atual chassi é que com o tempo terá ferrugem entre as chapas (estou falando anos).
Continue montando o seu projeto, teste, faça as mudanças necessárias, teste tudo novamente e quando for passar para o modelo final ou produção você muda para chassi fechado.
Esqueci de falar, tem os que dizem que o chassi fechado quebra ou racha e etc... Puxe os vídeos do javali do gardenal no youtube e aqui no fórum, usa eixos de band e motor st4 (acho, não lembro com certeza no momento), veja as peripécias que ele faz com a máquina, sem dó.
Fedesign
31/07/2014, 11:09
Fernando, se precisar é só chamar.
Quanto ao desenho externo, são dois públicos distintos, tem o pessoal que vai de 4x4 no shopping e tem o pessoal que não sai da lama, são distintos e nem sempre se misturam kkk.
Na parte mecânica eu posso dar minhas sugestões, na estética eu passo a vez kkkk.
O chassi que você fez esta muito bom, não precisa refazer tudo, como falei mude no protótipo 2 e evite gastos maiores agora.
As observações que fiz quanto ao atual chassi é que com o tempo terá ferrugem entre as chapas (estou falando anos).
Continue montando o seu projeto, teste, faça as mudanças necessárias, teste tudo novamente e quando for passar para o modelo final ou produção você muda para chassi fechado.
Esqueci de falar, tem os que dizem que o chassi fechado quebra ou racha e etc... Puxe os vídeos do javali do gardenal no youtube e aqui no fórum, usa eixos de band e motor st4 (acho, não lembro com certeza no momento), veja as peripécias que ele faz com a máquina, sem dó.
Ola Valmir bom dia, sim compreendo,entao vou continuar fazendo assim mesmo, entao ja vi falarem disso de rachar, trincar etc. O rapaz que esta fazendo e soldando para mim, ele é muito bom ele faz chassis d caminhao sabe, carroceria, prancha, coloca assoalho de madeira etc, ele compra os eixos suspençao e monta no que ele construiu, mas tudo com autorizaçao etc. Hoje irei pra la novamente. sabe a barra que vai perto do eixo traseiro? essa barra ela possui uma envergadura para passar o cardan, estou pensando em usar, uma barra mesmo reta e fazer uma circunferencia, um arco furando-a sabe, seria um arco furando a peça sabe, a altura da barra é 12.5 estou pensando em fazer este arco com com 5,3 de altura a base seria de 10cm, 5 para cada lado (do centro do arco, 5cm na base pra esquerda e 5 pra direita), mas vi bastante fotos de chassis em que ess arco uns fica no centro da barra outros mais para o canto. Este chasis q vc colocou bem legal é da Cinfel né, estou vendo agora nao tava conseguindo ver. Sim irei ver o video do javali, tenho uma revista quatrorodas de 1988 acho nao lembro, tem uma materia do javali vi alguns site aqui diz q ele é muito valente.
valmirjunior
31/07/2014, 11:37
Fernando, bom dia.
Quanto a barra reta que você mencionou, depende de alguns fatores como altura da suspensão, do motor, do cambio e quanto esta suspensão trabalha. Sobre a localização deste "arco" depende de qual eixo esta usando, com coroa e pinhão no centro ou lateralizado, tudo dependo do eixo que irá utilizar.
O chassi da Cinfel é um exemplo que eu mencionei, os jipeiros gringos mais "radicais" fazem um chassi muito próximo a este da Cinfel, só que bem mais reforçado.
Dois exemplos extremos:
IBEX DIY chassis kits by GOAT BUILT - Page 8 - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/complete-vehicles-sale/1042212-ibex-diy-chassis-kits-goat-built-8.html)
Offroad Design - Fullsize 4x4 Performance (http://www.offroaddesign.com/K5morph.htm)
valmirjunior
31/07/2014, 13:55
Este é muito bom tambem, uma picape toyota super modificada
Front Range builds a new Toy, from an old Toy, #44 - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/toyota-formula-toy-forum/562295-front-range-builds-new-toy-old-toy-44-a.html)
Fedesign
31/07/2014, 15:26
Fernando, bom dia.
Quanto a barra reta que você mencionou, depende de alguns fatores como altura da suspensão, do motor, do cambio e quanto esta suspensão trabalha. Sobre a localização deste "arco" depende de qual eixo esta usando, com coroa e pinhão no centro ou lateralizado, tudo dependo do eixo que irá utilizar.
O chassi da Cinfel é um exemplo que eu mencionei, os jipeiros gringos mais "radicais" fazem um chassi muito próximo a este da Cinfel, só que bem mais reforçado.
Dois exemplos extremos:
IBEX DIY chassis kits by GOAT BUILT - Page 8 - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/complete-vehicles-sale/1042212-ibex-diy-chassis-kits-goat-built-8.html)
Offroad Design - Fullsize 4x4 Performance (http://www.offroaddesign.com/K5morph.htm)
Ola Valmir boa tarde entndi, nossa esta sendo bem genial trocar ideia com vc, entao essa barra sera a última peça que colocarei no jipe, so quando colocar suspensao verificar a altura do motor etc que adicionarei ela no chassis, pois ele vai ficar sem pintura, depois que testar andar etc daí sim irei pinta-lo, pois nao adianta pintar etc depois precisar de cortar algo ajustar (e vai precisar né rsrsrsrs prototipo ja viu). Este chassis da Pirate é tubo redondo, legal tambem pensava q s usava mais em gaiolas bajas. O meu tera depois a estrutura tubular sabe, como no Stark e Troller.
Fedesign
31/07/2014, 15:42
Este é muito bom tambem, uma picape toyota super modificada
Front Range builds a new Toy, from an old Toy, #44 - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/toyota-formula-toy-forum/562295-front-range-builds-new-toy-old-toy-44-a.html)
Chique nossa o curso de suspençao dela é violento.Molas maiores aumentam o curo da suspeçao? Sobre o design exterior e interior do jipe ja terminei os desenhos faz tempinho, depois de varios desd 2012 rsrsrs, sabe, voce tem que contornar driblar peças que nao da para produzir como farol, lanternas, retrovisor entre outros, com o baixo custo, os desenhos finais ja estao pronto os que usarei para trabalhar na carroceria até a carroceria será tirada modificada d um jipe ja existente, mas que nao s produz mais (fazer a carroceria do zero, vai muito dinheiro tem que testar aerodinamica, fluxo de ar etc). Fiz até ciclo de vida do design do jipe sabe, depois d 4 anos, muda pequenas coisas, para choques, rodas (mas sempre sendo rustico, nada d para choque de plastico etc), depois de mais 4 anos daí ele muda por inteiro carroceria nova, um pouco maior mais largo. Mas mantendo o estilo de jipe mesmo, nada d jipe urbano rsrs, este ultimo eu m inspirei em veículos militares, tanques anfibios etc (os desenhos nao vou colocar aqui nao no site pois nem comecei na carroceria ainda e depois complica rsrsrs)
valmirjunior
31/07/2014, 16:01
Esta certo, começa pelo miolo, faz o carro andar e se comportar bem, a cobertura você adequa depois ao esqueleto.
Quanto a suspensão, nem sempre o tamanho da mola diz que o veículo terá uma grande curso, tem que ser levado em conta o peso, o tipo de mola, espessura e etc, para facilitar mire em um veículo de peso e tamanho compatíveis e teste no seu, trocando a mola por modelos maiores, menores, rígidos, até encontrar o equilibrio (ou entre em contato com uma fabrica de molas, os bons fabricantes tem como fazer uma mola sob encomenda com os requisitos que você pedir).
A gaiola que você viu nos primeiros sites é para mostrar que não existe torção, eles montam tudo visando rigidez máxima, no ultimo temos uma mistura, o chassi da picape foi reforçado e em cima do reforço foi colocado a gaiola travando tudo, elasticidade Zero, quem trabalha é a suspensão.
Fedesign
31/07/2014, 21:53
Esta certo, começa pelo miolo, faz o carro andar e se comportar bem, a cobertura você adequa depois ao esqueleto.
Quanto a suspensão, nem sempre o tamanho da mola diz que o veículo terá uma grande curso, tem que ser levado em conta o peso, o tipo de mola, espessura e etc, para facilitar mire em um veículo de peso e tamanho compatíveis e teste no seu, trocando a mola por modelos maiores, menores, rígidos, até encontrar o equilibrio (ou entre em contato com uma fabrica de molas, os bons fabricantes tem como fazer uma mola sob encomenda com os requisitos que você pedir).
A gaiola que você viu nos primeiros sites é para mostrar que não existe torção, eles montam tudo visando rigidez máxima, no ultimo temos uma mistura, o chassi da picape foi reforçado e em cima do reforço foi colocado a gaiola travando tudo, elasticidade Zero, quem trabalha é a suspensão.
Ola Valmir boa noite, nossa vc esta dando uma aula pra mim, muito bom. nao tinha em mente isso, tambem sobre algum veiculo com o peso parecido para colocaçao das molas troca-las por maiores menores até encontrar o equilibrio mesmo, pois acredito que nao pode ser muito duro e nem molenga tem que se adequar aos dois ficar meio termo acho. Consegui o telefone de um rapaz de Limeira ele fabrica varias peças para Toyota, Jeep, Scania, Volvo, mais adiante vou dar uma passada la. Sobre a rigidez entndi, pois o Troller novo pelas materias que eu li, diz ser bem rigido tambem, ainda mais com aquele space frame uma estrutura tubular de aço que vai fixada no assoalho depois é acoplada ao chassis deixando-o mais rigido nao sei s vc ja viu, nao sei como eles fixam essa estrutura no assoalho pois ela vem pronta montada sabe, vou colocar uma foto aqui pra vc ver.
472688 472689472690 se vc perceber bem no chassis tem os pontos de fixação onde seria fixada a carroceria. O meu sera soldado mesmo nao tnho essa tecnologia kkkkkk.
valmirjunior
01/08/2014, 08:58
Bom dia Fernando.
O Space frame do troller é um nome "bunitinho" para o "santo Antonio" kkkk, brincadeiras a parte o veiculo sendo de fibra ou teto de lona tem que ter algo para proteger os passageiros do veículo, alguns fazem uma gaiola por fora do veículo para proteger tambem a lataria quando tombam ou capotam na trilha
No caso eu entendo como space frame os primeiros veículos que mandei o link, uma estrutura firme que protege o usuário e dá uma resistência superior ao conjunto.
Quanto a soldar ou parafusar tudo depende da sua linha de produção (tempo) e da segurança que necessita (resistência), tem lugar que prefiro parafuso, tem local que nem penso e mando soldar, depende...
Estávamos falando em postagens anteriores sobre suspensão, vou deixar mais algumas dicas.
Este mostra que santo de casa faz milagre quando o assunto é suspensão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/12508-cuspinssao-co-molejo-espirral-pra-xipe.html
Aqui uma ótima discussão sobre qual a melhor suspensão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/117117-suspensao-4link-na-bandeirante.html
Este é do niva do Rodrigo, a suspensão que ele criou baseada nos desenhos do engesa e troller:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/117178-niva-odin-suspensao-troller-dana-44-pneus-33-2-10-m-de-altura.html
Outro produto que o Rodrigo criou, suspensão para Bandeirante:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/136392-band-suspa-mola-helicoidal-barra-panhard-2links.html#post2107419
Fedesign
01/08/2014, 10:54
Bom dia Fernando.
O Space frame do troller é um nome "bunitinho" para o "santo Antonio" kkkk, brincadeiras a parte o veiculo sendo de fibra ou teto de lona tem que ter algo para proteger os passageiros do veículo, alguns fazem uma gaiola por fora do veículo para proteger tambem a lataria quando tombam ou capotam na trilha
No caso eu entendo como space frame os primeiros veículos que mandei o link, uma estrutura firme que protege o usuário e dá uma resistência superior ao conjunto.
Quanto a soldar ou parafusar tudo depende da sua linha de produção (tempo) e da segurança que necessita (resistência), tem lugar que prefiro parafuso, tem local que nem penso e mando soldar, depende...
Estávamos falando em postagens anteriores sobre suspensão, vou deixar mais algumas dicas.
Este mostra que santo de casa faz milagre quando o assunto é suspensão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/12508-cuspinssao-co-molejo-espirral-pra-xipe.html
Aqui uma ótima discussão sobre qual a melhor suspensão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/117117-suspensao-4link-na-bandeirante.html
Este é do niva do Rodrigo, a suspensão que ele criou baseada nos desenhos do engesa e troller:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/117178-niva-odin-suspensao-troller-dana-44-pneus-33-2-10-m-de-altura.html
Outro produto que o Rodrigo criou, suspensão para Bandeirante:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/136392-band-suspa-mola-helicoidal-barra-panhard-2links.html#post2107419
Ola Valmir bom dia, nossa muito interessante mesmo, pelo que entendi (desculpe a ignorancia s eu estiver errado), A suspensao 4 link, é a mais cara, e tambem um pouco mais complicada para se fazer e tambem para se manter, acredito que em um jipe preparado pelo usuário ficaria bem legal, mas para a produçao ficaria meio complicado com tempo de construçao seria um investimento maior isso tambem afetaria o preço do jipe subiria. As molas helicoidais sao as que se encaixam melhor e fazem os "serviços, trabalhos" fora da estrada e na estrada, tornando o veiculo um pouco mais macio, como vi o rapaz falando da bandeirante dele.
Abri esse tópico para mostrar passo-a-passo a substituição da suspa da band com feixes de mola por mola helicoidal com barra panhard e 2links. É a mesma suspensão do troller e do engesa.
Inicialmente estamos trabalhando na traseira e fazendo ajustes para a perfeita acomodação da torre onde vai a mola e do link. Foi preciso ajustar os suportes de amortecedor e fazer um chanfrado na caixa da bateria, que no meu caso é debaixo do bando do motorista. O link traseiro pega um pouco.472732 472733
Bem interessante mesmo, este rapaz diz isso sobre a suspençao : Suspensão bem feita deve ser especifica para cada carro. Peso, entre-eixos, tamanho de pneu, potência do motor, tudo influência...
É basicamente assim, mais Link melhor, porém muito mais complicado de ser fazer.
A 2Link com Panhard é a mais simples e pode gerar resultados satisfatórios e com bom desempenho tanto on quanto off-road.
Uma 4Link é bem mais complicada e passa envolver mais o tipo de direção e sua geometria e também precisa ser construída por profissional, o que é raro no Brasil. A maioria que faz esse tipo de suspensão faz na tentativa e erro.
É auilo que vc m disse antes ver um jipe compativel com o peso para s ter noçao das molas suspencao etc, a partir daí ir trocando analisando para ver melhor o qual se adequa ao jipe. 4 link pelo que vi, acho que nao seria viavel, pelo fato d aumento de preço final do produto tempo de produçao etc. É bom deixar simples sabe e valente s quiser modificar como o niva do rapaz que ele postou aqui (ficou um monstro) daí modifica, sem ter que gastar muito (apesar que gastam bastante né)472738
Vc esta m ajudando bastante Valmir muito obrigado mesmo esta esclarecendo varias coisas, nao so como fazer etc mas como nao gastar muito tambem. Tem um engenheiro junto comigo, mas sabe como é nao fica nao s dedica inteiramente ao projeto pois ele tem as coisas dele etc. o primeiro engenheiro que estava comigo bem no inico do projeto, quando ainda eu nem sabia que tipi de aço comprar para s fazer o chassis, depois que passei o projeto pra ele, (sorte eu o chassis nao era este final, pois fui modificando etc, e nem o design do jipe tambem era o final), mas o cara sumiu com tudo, conversamos falou que iria fazer cotaçao de aço que tipo ia fazer calculos etc e sumiu, tentei entrar em contato nem e-mail tel, nada, e era um conhecido veja so. dai fui fazendo tudo sozinho cotaçao de peças aço tipo d aço fui conversar com este rapaz que é soldador e faz chassis d caminhao ali que fui aprendendo sabe, (lanterna, farol seta retrovisor (retrovisor de kombi rsrs) maçaneta externa de (Mercedez 710 rs) ja comprei sabe, so as lanternas traseiras que serao trocadas (colocarei do caminhao da volkz parecida com a do Troller antigo sabe). Esse engenheiro que esta comigo agora é noivo de minha prima, o cara entnde bem, mas é aquilo, tm os afazeres dele nao posso ficar em cima sabe dele tambem. Mas o que vc esta m passando aqui esta sendo muito melhor, pois fazer projeto computador etc é uma coisa e quem faz trilha tem experiencia nisso é melhor ainda, pois sabe das coisas etc.
Grato amigo.
valmirjunior
01/08/2014, 11:18
Tranquilo Fernando.
Quanto ao 4 link ou 2 link, esquece o 4 link...
O sistema 2 link e panhard (alguns chamam de 3 link) dá conta do recado, é mais barato, simples e rápido de montar.
Este Niva da foto é do Rodrigo da Odin4x4, foi feito com critério, coisa profissional.
Minha recomendação é já pensar como será a suspensão do seu projeto, nos casos acima mostrei como se adapta, mas como você esta montando o chassi já deixa projetado onde irá cada suporte.
Fedesign
03/08/2014, 17:36
Tranquilo Fernando.
Quanto ao 4 link ou 2 link, esquece o 4 link...
O sistema 2 link e panhard (alguns chamam de 3 link) dá conta do recado, é mais barato, simples e rápido de montar.
Este Niva da foto é do Rodrigo da Odin4x4, foi feito com critério, coisa profissional.
Minha recomendação é já pensar como será a suspensão do seu projeto, nos casos acima mostrei como se adapta, mas como você esta montando o chassi já deixa projetado onde irá cada suporte.
Ola Valmir boa tarde, sim antes eu estava pensando construir com JUMELOS, prendendo os feixes de mola na suspensao do jipe, mas pesquisei em alguns sites e diz
no site pesquisado sobre feixes de molas: . Mas esse item exerce papel importante nas aventuras fora-de-estrada e merece cuidado. Suspensões com molas helicoidais ou barra de torção não têm esse componente.O jumelo permite ao feixe de molas "mudar de tamanho" durante o trabalho de compressão e distensão da suspensão. Sem ele o feixe de molas não trabalharia corretamente.
como te disse quero faze-lo com molas helicoidais e pelo que vi nao serve com Jumelos. fazer como vc disse mesmo O sistema 2 link e panhard (alguns chamam de 3 link) com molas helicoidais.
472956472957
como este da foto acima. So nao sei cmo faço para comprar essa base que vai soldada no chassis (onde é fixada a molas no chassis). O eixo sera Dana 44 na frente e atras. Vc possui e-mail? acho melhor a gent conversar pelo e-mail, pois aqui ontem tentava t responder e nao conseguia na hora que ia t mandar resposta dava erro. A distancia entre os eixos ja tenho tambem, pois utilizarei uma carroceria ja existente (respeitarei a distancia entre eixos dessa carroceria), e modificarei ela para o jipe nao ficar uma copia.
valmirjunior
03/08/2014, 18:34
A base da mola você faz como parte integrante do chassi, vamos trocando ideia cabinelonga@bol.com.br
Vitor JAVA 90
27/08/2014, 16:55
Só para ressaltar o que o amigo Valmir disse... quem trabalha é a suspensão o chassis e a carroceria tem que ser o mais firme possivel.. quando vc vê willys se torcendo todo.. chassis para um lado carroceria para o outro, pode ver que os calços da carroceria estao tds estourados e a carroceria nao está oferecendo reforço ao chassis.. e tbm pq os jeep nao um estrutura mto forte... para ilustrar veja esta foto do javali original completamente torcido na erosao, note que a suspensao trabalha, porém o chassis e a carroceria estao perfeitamente alinhados...
475439
claro que está para nascer um jipe com chassis e carroceria mais forte que um javali... mais fica o exemplo.. mesmo um willys original bem cuidado nao é para torcer tanto assim... quem tbm nunca viu a porta de um willys se abrir quando o jipe passa em erosao.. torçao na carroceria. Muitos nem imaginam que existe este fato que vou relatar.. qualquer metal tem sua vida util reduzida, causada pela fadiga depois de varios anos sofrendo esforços mecanicos... ao fazer trilhas pesadas com calços frouxos ou até mesmo a suspensao em estado ruim que fique forçando o chassis em algum ponto, vc está matando o chassis, pois vai torce-lo onde nao deve e principalmente, torce-lo mais do que o projeto previu.. veja este cidadao neste video https://www.youtube.com/watch?v=Igj2AnpFzg0 ele nem deve imaginar o quanto está matando a estrutura deste jeep.. vejam como torce absurdos parece que a lata vai sair do chassis...