Ver Versão Completa : Motor Ford Argentino
Pessoal, vocês sabem qual carburador pode ser adaptado nesse motor? O original me disseram que é Holley ( E-max), mas acho que é difícil de encontrar além do que tb disseram que não é econômico...
Tks
Marcos
oi Marcos.
sim, é um Holley.
sim, é dificil de encontrar.
sim ele NAO é economico,
mas é so alegria :twisted:
[]´s injetados.
Parece que fechamos as opiniões sobre o argentino.. Agora dá prá adaptar um carburador diferente nele? T
Vinicius Hauagge
25/08/2004, 14:15
já vi um com carburador do opala 6 cilindros.... mas nao sei como a adaptacao foi feita.... mas nao deve ser muito complicado nao, no maximo uma flange na fixação e olha lá....
como disse o Vinicius, acho que da pra adaptar o do opala 6cc, depende do pé do carburador, vc tera que fazer outro se nao me engano.
mas como larguei mao de carburador faz tempo, to meio por fora desse assunto.injeçao eh muiiiito melhor, com esse motor entao....
[]´s injetados
Elcio
Você diz que optou pela injeção, mas não entendi se você se refere a um motor já injetado ou se você adaptou injeção no argentino... Você tem uma receita para sugerir?
Grato pelas dicas
Marcos
oi Marcos:
o meu motor eh um 4.9i , ou seja, ja eh injetado "por natureza". :D
mas ate entao so tive motores com carburador.
devo confessar que deveria ter optado por injeçao antes....
acredito que se vc tenha um motor com injeçao, pode ser possivel passa-lo pra carburador, como ja vi neguinho fazendo.
mas o inverso creio ser impossivel, ou improvavel...
[]´s
Valeu Elcio!
O 4.9 é motor demais (em potencia, tamanho e peso!) para as minhas pretensões...se não der jeito no argentino acho que vou de Opala 4 cilindros
Tks
Marcos
Thiago Rodeghel
26/08/2004, 19:40
Bom teria q colocar um Solex 3e do Opala 6c, se não me engano, no mínimo :roll:
Ou então já partir para uma Weber 40 IDF ou IDA :) , mas aí tbm acho q não ajuda no consumo :roll:
[s]
leovalle
27/08/2004, 01:31
O da C10 dá anda a mesma coisa e é mais econômico, só que ele é mais alto. Você terá que colocar uma mangueira pegando no bocal e adaptar um filtro de ar. Pode ser o da Fiorino. A mangueira tem que ser mais dura, lonada de preferência ou com mola, pq na hora que o motor funciona, o bicho suga tudo e pode estranhgular a mangueira. Quando usei esse motor no meu antigo CJ, fiz o jogo na troca dando o holei + R$ 50,00.
Agora prepare-se par a quebradeira, pq são 182cv cada dia vai uma coisa da transmissão pro saco.
[]'s
PODE COLOCAR O ORIGINAL DO BF 161 , É SO AUMENTAR UM POUCO A GICLAGEM E O DIFUSOR(ACHO QUE É O MAIS BARATO PRA SE FAZER)
Dia, Leo!
Essa cavalaria toda que você tá falando é do 4.9, não é do argentino não, né? porque se for, tô fora... o CJ não vai aguentar...
[]'s
Marcos
Dia, Leo!
Essa cavalaria toda que você tá falando é do 4.9, não é do argentino não, né? porque se for, tô fora... o CJ não vai aguentar...
[]'s
Marcos
sim eh do 4.9 argentino e o CJ aguenta sim, agora a transmissao eh outra historia...
eu tive que reforçar o chassi, caixa de C10 (alias, sempre tive) e pe moderado pois a transmissao pode nao aguentar.
mas se vc usar o bom senso vai longe.
eu rodei com V8 por 2 anos e nunca tive problemas, apenas um carda entortado :shock:
[]´s
marco cruz
27/08/2004, 10:54
Pessoal,
tenho o 3,6l no meu CJ, com carburador Holley.
Não sei qto vc imagina fazer por litro de gasolina, mas para mim 6,5/7 km/l é suficiente para um motor 6 cilindros...
leovalle
27/08/2004, 13:15
Dia, Leo!
[]'s
Marcos
sim do 4.9 - injetado
o 3.6 carburado tem 162 cv, o que acaba dando na mesma. Você tem que trocar a caixa de transmissão pela da f1000, de preferência, sem necessidade de mexer no eixo piloto.
Se for usar essa motorização, terá que se disciplinar a não afundar o pé, circular quase que o tempo todo de 3ª.
Gosto de trilhas pesadas, não sei o uso que você faz e não sei também pq você está trocando o motor. Te digo que em minha humilde opinião vale a pena usar os originais 4 ou 6 cc e investir na transmissão, suspensão e diminuição do peso do carro. Acaba saindo mais barato e quando de reposição é só comprar em qualquer loja.
[]'s
marco cruz
27/08/2004, 13:31
Leo, acho que a info sobre cavalagem do 3,6 não está correta.
Se não me engano são 120 cv.
No meu caso, uso a transmissão e reduzida originais (nunca deu problema), câmbio clarck (4m) veio junto com o motor da F-1000, porém não troquei a relação (43:8).
Parece carro automático, vc não tira a 4ª para nada...
Eu acho um puta motor, e nunca tive problemas com peças (já troquei bomba d'água e de gasolina, e achei bem fácil).
leovalle
27/08/2004, 14:05
As informação realmente está errada. Retificando e acrescentando:
Motor da F100 argentina injetado 4.9 - 148 cv
Motor da F100 argentina carburado 3.6 - 138 cv
Motor da Ranger 4.0 americana - 162 cv
Motor da Blazer 4.3 - 182 cv
Ou seja, tudo moedor. :lol: :lol:
[]'s Leo
Paulo de Tarso
31/08/2004, 14:48
Eu uso carburador do OPALA 6CC, no meu Bernardão e está OK :!:
Eu tenho um motor desses no meu jeep. E troquei o Holley (furou o diafragma) por um DFV228, q ficou muito bão. (só não sei se ficou economico). Só precisa adaptar o cabo do acelerador. O flange é igual e a giclagem tb (esse carb era usado no opala 3800)
E com relação a potencia do motor, isso não é uma das maiores virtudes desse motor. O torque sim é que é legal... 28 Kgf/m, q é mais do que suficiente pra encarar qq trilha. E alem disso ele é um motor bem leve pra um 6 bocas. O problema é achar peças... pra isso tem q se usar a criatividade... já até adaptei o cachimbo do opala no distribuidor.. (e ficou jóia!)
Ok? :idea:
Paulo de Tarso
15/08/2005, 18:36
RETIFICANDO :twisted: :parede: TIVE DE VOLTAR PARA O HOLLEY. FOI UM PARTO ACHAR OS REPAROS. VOU TROCAR ESTE MOTOR POR UM AP OU MESMO UM DIESELZINHO. ABRAÇO JEEPEIRO
:D Desenterraram mais um tópico...
Um amigo meu tem uma F-75 com esse motor Ford 3.6, carburado, gasolina, câmbio 3M da C10, T-case Willys e dif. 43/8. Faz trilha quase todo fds, algumas delas pesadas (barro, não pedra), e é só alegria! Até hoje (cerca de 3 anos), não quebrou nada! :dance:
Outro amigo tem um Jeep com o 4.9, câmbio 5M Clark e T-case Willys. Quase nem anda... A última vez a T-case partiu ao meio, fazendo o cardã traseiro desaparecer no mato! :putz:
[]'s
Vinícius-RS
17/03/2007, 17:01
Desenterrando o tópico de novo!! Alguém pode me ajudar, to com problemas quanto ao gicle correto para usar no Holley do motor Falcon 3.6 argentino. O meu está com um muito grande. Falha, gasta, e dá um cheiro de gasolina...
Bastante gente por aqui está trocando pelo 3E mesmo, fica bom, mais economico. Vou experimentar colocar os giclês originais e ver como fica, senão vou ter que mudar também.
Abraços
Vinícius-RS
19/03/2007, 23:31
A propósito, alguém saberia me informar o número do gicle original do falcon? abraços
sei q e um topico antigo,mas p nao abrir outro, vou fazer a pergunt aqui mesmo:
to acabando de instalar um 3.6 e to querendo usar um radiador do dodge dart, sera que não vai ferver? qual o radiador recomendado? antes que alguem diga, to colocando um relogio da agua sim rsrsrs!!!
Ola gente!
Acabei de comprar esse falcon também...
Estou na procura de detalhes técnicos,como regulagem de válvulas,rebaixamento máximo do cabeçote,temperatura de funcionamento,quantidade de óleo,Pressão do óleo em baixa e alta...
Vou colocar o carburador webber 446 do opala (duplo),ótimo pra o Gnv!
Outra coisa..queria saber se a capa seca desse motor é a mesma tanto para o 4 como para o 5 marchas?
Abraços
Vinícius-RS
26/04/2007, 21:49
Fabbo! Eu coloquei o radiador do Opala 6 cilindros com vaso expansor do gol g3, e ventuinha elétrica... ficou bala, ainda não esquentou!
abraço
vinicius beleza?
Quanto pagou o radiador do opala seis?
Abraços
Vinícius-RS
26/04/2007, 22:30
Ae Zepi! A barbadinha de 80 mangos.... ;P
bah..que barato...barbadinha mesmo...masserá que eu consigo achar a esse preço ainda?
Vinícius-RS
26/04/2007, 22:36
Acho que em desmanches é mais. Comprei do mesmo cara que consegui o motor. Estava atirado junto...
abraço
Esse é de plástico e alumínio??
Amigos pergunta importante!
Qual filtro de óleo eu posso usar?Vi um mecânico de jipes dizer que pode ser usado do uno!Isso procede?A pressão do falcon não é bem maior?Teria um outro filtro compatível?Pergunto pois não deve ser fácil de achar,nem barato o filtro do falcon!?
Sei q para o 4.9i dá pra usar de trator ford..será que tem alguma opção?
abraços
Vinícius-RS
30/04/2007, 22:32
Zepi,
Meu radiador é de alumínio. Troquei o filtro esses dias, e realmente é igual ao filtro do uno sim!!! Coloquei este e ficou bala...
Cara, talvez precise de uma bomba de combustível, teria uma sobressalente?!? Vende? Vou examinar o jeep durante a semana e depois te respondo se precisarei mesmo.
abraço
bah num chegou o motor ainda...não sei se virá uma bomba de gasolina sobressalente..mas te aviso,poi quase não uso como o gnv...
E outra coisa...qualquer filtro do uno?1.0, 1.6?
abs
bah num chegou o motor ainda...não sei se virá uma bomba de gasolina sobressalente..mas te aviso,poi quase não uso como o gnv...
E outra coisa...qualquer filtro do uno?1.0, 1.6?
abs
filtro de óleo motor Falcon 3.6 PH8A ou W936/6
valeu fontana!
mas essa especificação é a do uno?pu do filtro original?
hehehehe!
Abraços
Overland
26/06/2007, 21:06
sei q e um topico antigo,mas p nao abrir outro, vou fazer a pergunt aqui mesmo:
to acabando de instalar um 3.6 e to querendo usar um radiador do dodge dart, sera que não vai ferver? qual o radiador recomendado? antes que alguem diga, to colocando um relogio da agua sim rsrsrs!!!
Eu uso no meu Jeep o radiador da F-75 com hélice de 6 pás de aço do Willys (pra não entortar como a de alumínio) e sempre funcionou muito bem, não uso válvula termostática, pois já tive problemas em outros motores por causa disso.
Ola gente!
Acabei de comprar esse falcon também...
Estou na procura de detalhes técnicos,como regulagem de válvulas,rebaixamento máximo do cabeçote,temperatura de funcionamento,quantidade de óleo,Pressão do óleo em baixa e alta...
Vou colocar o carburador webber 446 do opala (duplo),ótimo pra o Gnv!
Outra coisa..queria saber se a capa seca desse motor é a mesma tanto para o 4 como para o 5 marchas?
Abraços
Também uso carburador 446, gasta um pouquinho mais, mas o desempenho agrada e qualquer cutucada responde na hora. Esse motor saiu só com 4 marchas, portanto só uma capa seca.
Overland
26/06/2007, 21:13
Amigos pergunta importante!
Qual filtro de óleo eu posso usar?Vi um mecânico de jipes dizer que pode ser usado do uno!Isso procede?A pressão do falcon não é bem maior?Teria um outro filtro compatível?Pergunto pois não deve ser fácil de achar,nem barato o filtro do falcon!?
Sei q para o 4.9i dá pra usar de trator ford..será que tem alguma opção?
abraços
Encontrei o filtro original num posto aqui, é o mesmo dos Chrysler V8, paguei R$28 e é grande. Num outro posto tentaram me empurrar um pequeninho universal que dizem que serve, mas sei lá... Os fabricantes de filtro estão transformando tudo em universal, não sei o quão perigoso isso pode ser pro motor.
olá amigo Overland!
Acho que saiu sim caixa cinco marchas no falcon 3.6
Uma Clark 2205E, mesma da bonanza e F-1000 diesel..
Veja a tabela da Clark:
Overland
27/06/2007, 22:48
olá amigo Overland!
Acho que saiu sim caixa cinco marchas no falcon 3.6
Uma Clark 2205E, mesma da bonanza e F-1000 diesel..
Veja a tabela da Clark:
Tens razão, eu tava na cabeça com as primeiras versões do motor Falcon, mas assim como a C20/A20 também usaram os mesmos câmbios, aliás tem um amigo que "achou" esse câmbio CL-2215 (ré sincronizada) da F1000 por R$1500 num Ferro Velho aqui.
Overland
27/06/2007, 22:49
O problema é que a flange pra reduzida custa mais de R$800!!
Tens razão, eu tava na cabeça com as primeiras versões do motor Falcon, mas assim como a C20/A20 também usaram os mesmos câmbios, aliás tem um amigo que "achou" esse câmbio CL-2215 (ré sincronizada) da F1000 por R$1500 num Ferro Velho aqui.
Tem toda razão amigo...
E na verdade se está falando do flange da deeptec já está em mais de mil reais...
Meu sonho era achar esse câmbio clark,ou então colocar um auto de opala de 4 marchas...
Mas tá difícil de achar...
Abs
hiuri-4100
27/02/2008, 15:01
Amigo, vc fala do 4.9 argentino? Ele veio com algum coletor? Até onde sei este motor vinha antigamente nos Maverick´s 6cc 4.9, o que aconteceu com as F-1000 é que pegaram um motor antigo e colocaram sistema de injeção, as adaptações que ja vi em motorres 4.9 injetados é achar um coletor e carburador do maverick 4.9, é sotrocar o coletor e regular. Nunca vi adaptar injeção em motor de Maverick mas ja vi adaptar carburador em motor de F-1000 usando o coletor e carburador do meveco.
Espero ter ajudado...
maverick nunca saiu com 6L 4.9,nem carburado!
Abs
Overland
27/02/2008, 18:59
Tem toda razão amigo...
E na verdade se está falando do flange da deeptec já está em mais de mil reais...
Meu sonho era achar esse câmbio clark,ou então colocar um auto de opala de 4 marchas...
Mas tá difícil de achar...
Abs
Sim, mas a flange está custando R$860 na Deeptec, entrei em contato com eles na semana passada. Também tem a venda na Garra 4x4 e Josewal 4x4 por R$922 e R$940, respectivamente.
A propósito comprei anteontem um câmbio desse por R$1500.
Overland
27/02/2008, 19:07
Amigo, vc fala do 4.9 argentino? Ele veio com algum coletor? Até onde sei este motor vinha antigamente nos Maverick´s 6cc 4.9, o que aconteceu com as F-1000 é que pegaram um motor antigo e colocaram sistema de injeção, as adaptações que ja vi em motorres 4.9 injetados é achar um coletor e carburador do maverick 4.9, é sotrocar o coletor e regular. Nunca vi adaptar injeção em motor de Maverick mas ja vi adaptar carburador em motor de F-1000 usando o coletor e carburador do meveco.
Espero ter ajudado...
Noooossa senhora, daonde tu tirou essas informações???
Maverick teve 3 motorização, 4 cilindros 2.3 OHC, 6 cilindros 3.0 (antigo Willys "recauchutado", bem chutado) e o V8 5.0.
Já as F1000 começaram a sair com motor argentino 3.6 em 1985 ou 1986 a álcool. Em 1992 entrou o modelo Econo-Max, com coletores de admissão e escape diferentes e ficou até 1995 quando então entrou o motor 4.9 AMERICANO (esse não é argentino) que tinha injeção eletrônica, permanecendo até 1998.
Acho até que o 4.9 nem entra no Maverick! O 3.6 argentino já vi alguns adaptados em Maverick e ficaram bem apertados e o 4.9 é mais alto e mais comprido.
Os motores 3.6 (argentino) e o 4.9 (americano) são completamente diferentes um do outro, e ambos são completamente e muito mais modernos que o 6 cilindros do Maverick, isso que os dois motores são antigos, da década de 60... O 4.9 já tinha injeção eletrônica nos EUA desde o início da década de 80.
william artur pussi
29/02/2008, 14:10
Por falar no falcon 3.6L alguém poderia me informar o peso deste motor? Aliás estou querendo instalar tal motor ( carburador 3e a alcool do opala) em meu CJ5 que possui relação 47/11, será que o jeep ficará com um bom desempenho e boa velocidade final ?
Por falar no falcon 3.6L alguém poderia me informar o peso deste motor? Aliás estou querendo instalar tal motor ( carburador 3e a alcool do opala) em meu CJ5 que possui relação 47/11, será que o jeep ficará com um bom desempenho e boa velocidade final ?
Pelo que já aprendi no fórum, 47/11 fica com velocidade final até demais - ainda mais com um motor forte como esse que você quer colocar. A verdade é que Jeep não combina muito com velocidade - dependendo do que tiver sido feito na suspensão, principalmente. A vantagem de uma relação mais longa, é você poder trafegar a velocidades ainda compatíveis com a característica do Jeep, isto sem ter que esgoelar o motor. O meu CJ eu acho muito reduzido - com diferenciais 43/8, câmbio de 3 marchas com terceira 1:1 e pneus 31. E mesmo com essas relações é possível passar dos 100Km/h, mas a rotação vai lá nas alturas.
Diones Hartmann
29/03/2008, 22:57
PEEEERGUNTA, alguem tem o diagrama da injeção do 4.9I com distribuidor ? já localizei no forum, mas como não informa o arquivo, na hora da impressão não se lê a cor dos fios, (((((( SOS ))))))))). tô ferrado instalei o tal conjunto motor e Cambio na rural 4x4 + diferencial da Ranger 2.8 4x4 turbo. e o troço falha demora pra pegar já fritei motor de partida etc.......
Paulo.Adati
07/05/2008, 08:25
Olá.
Vi outros tópicos sobre cambio, mas pergunto nesse justamente por causa do motor Falcon.
Alguem utiliza esse motor Falcon 6c com cambio clarkette 5m ?
Certo da atenção de todos, agradeço.
Overland
07/05/2008, 19:32
Olá.
Vi outros tópicos sobre cambio, mas pergunto nesse justamente por causa do motor Falcon.
Alguem utiliza esse motor Falcon 6c com cambio clarkette 5m ?
Certo da atenção de todos, agradeço.
Clarkette seria caixa de Chevette?! Nunca vi, até mesmo porque de projeto esse câmbio nem poderia aguentar o torque do motor Falcon. Mas já vi sim com o câmbio de 5 marchas da F1000, um amigo de Mafra que fazia Raid com a gente tinha esse câmbio e ia muito bem, aliás, quando ele vinha para os Raids (rodando) fazia na estrada 10km/L na boa, usando quinta marcha, com pneu liso e relação 9x44.
Eu ia colocar esse câmbio, mas infelizmente comprei de um picareta que me vendeu um câmbio que estava com problema e agora to me ferrando pra conseguir meu dinheiro de volta! Assim acabei comprando a flange DeepTec para esse câmbio e que agora está sobrando.
Aliás, foi você que me fez uma pergunta no Mercado Livre, certo???
[]'s
Paulo.Adati
12/05/2008, 21:09
Olá Kleber
Fui eu sim, obrigado o retorno e sua opinião sobre o cambio.
Paulo
Overland
13/05/2008, 00:11
Olá Kleber
Fui eu sim, obrigado o retorno e sua opinião sobre o cambio.
Paulo
Não tens mais interesse no flange?