Ver Versão Completa : Freio ficando duro as vezes
rafaelfernandez
15/09/2008, 14:23
Ola amigos,
Ultimamente tenho notado que o freio da minha 110/02 de vez em quando fica duro e meio "lerdo". Me obrigando a fazer uma musculação basica para conseguir para o carro. Dependendo da freiada, passa a impressão de que nao vai parar. Fato mais comum em freiadas de emergencia ou longas, tipo: freiando na estrada para passar em uma lombada e tendo que pisar mais forte do que vinha pisando antes (sem tirar o pé do freio). O interessante é que logo apos ficar duro, se tirar o pé e pisar novamente o freio funciona normalmente.
Ja verifiquei pastilhas, pinças. Meu meca disse que a bomba de vacuo está boa, que o problema pode ser no hidro-vacuo. 1000 latinhas na tor off-road. :roll::shock::parede:
Nao quero sair trocando peças para tentar resolver, entao como sempre as dicas dos amigos serao muito valiosas.
[]´s
Rafael
Ola amigos,
Ultimamente tenho notado que o freio da minha 110/02 de vez em quando fica duro e meio "lerdo". Me obrigando a fazer uma musculação basica para conseguir para o carro. Dependendo da freiada, passa a impressão de que nao vai parar. Fato mais comum em freiadas de emergencia ou longas, tipo: freiando na estrada para passar em uma lombada e tendo que pisar mais forte do que vinha pisando antes (sem tirar o pé do freio). O interessante é que logo apos ficar duro, se tirar o pé e pisar novamente o freio funciona normalmente.
Ja verifiquei pastilhas, pinças. Meu meca disse que a bomba de vacuo está boa, que o problema pode ser no hidro-vacuo. 1000 latinhas na tor off-road. :roll::shock::parede:
Nao quero sair trocando peças para tentar resolver, entao como sempre as dicas dos amigos serao muito valiosas.
[]´s
Rafael
Rafael,
Já olhou cilindros mestre e escravo?
Faça um teste - ligue o carro com o pé pisando no pedal do freio - quando o motor ligar, o ideal é que o pedal do freio de uma pequena baixada. Se não baixar pode ser que estejam ai os seus pobrema.
Abs,
rafaelfernandez
15/09/2008, 19:24
Fala Marcelo,
Tenho quase certeza que o pedal baixa sim. Mas vou verificar amanha antes de sair. Caso nao baixe devo verificar os cilindros? E se baixar, o que mais procuro?
Obrigado pela ajuda.
[]´s
Rafael
M. Bueno
16/09/2008, 18:34
Rafel,
Vamos torcer p/ que não seja o que eu acho que é.
Tem um vazamento de óleo na bomba de vácuo da sua viatura??? Faça o seguinte teste: Vá até o hidrovácuo (aquela roda preta que tem atrás do reservatório de fluido de freio) e retire a mangueira de ar que alí se encontra, ela é encaixada, ligue o motor e verifique se está saindo uns jatinhos intercalados de ar alí, tipo, fuc, fuc, fuc, fuc, fuc, se não estiver saindo ar alí, ou se estiver muito fraquinho, o problema é na bomba de vácuo. Se for vc vai morrer com uns R$ 850,00 a R$ 1300,00, de acordo com a marca da peça que vc vai comprar.
Vão te falar pra sangrar o sistema de freio, vão falar pra vc trocar todo o fluido de freio, vão perguntar se vc não usou DOT3 no lugar de ter usado DOT4, mas se fosse isso o freio estava mole e não duro. Lembre-se qdo tem ar no sistema vc tem que bombar pra endurecer e parar e no seu caso, o freio fica duro e não pára, parece que o motor está desligado.
Até mais
rafaelfernandez!
O M. Bueno está certo, só concluindo o que ele escreveu.
Bem se fosse um veículo a gasolina/álcool, haveria uma alteração na marcha lenta, mais como é ciclo Otto...
Seu problema pode ser:
Servo freio com o diafragma furado, ocorrendo assim a ineficiência do conjunto, tornando o pedal pesado.
Característica: Como o diafragma está furado, ha uma entrada de ar além do normal, saturando assim a bomba de vácuo.
Conseqüência: O respiro do motor começará a assoprar bem mais, pois há uma entrada de ar além do normal dentro do motor.
Bomba de vácuo desgastada, ocasionando a insuficiência de depressão no servo freio.
Característica: Quando não há depressão suficiente (vácuo), o servo não consegue sua eficiência plena, deixando assim o pedal pesado para a frenagem.
Conseqüência: Com o uso um pouco prolongado do freio, pedal pesado, para o motor nenhum (a não ser que esteja vazando óleo).
Para saber se é a bomba de vácuo, com o veículo ligado, retite a mangueira do servo, e coloque o dedo na ponta.
Seu dedo deve ficar bem preso ali por sucção.
Penso que o ideal deveria ter um relógio no painel para que o motorista sempre tenha uma leitura, assim saberíamos quando há problema, igual às F4000 que usavam cuica.
Nas pick-ups ford, todo o sistema de ventilação funciona com vácuo. (quando liga o AC, AQ, direção do ar...)
Bem acho que é isso.
Abraços.
Kim.
rafaelfernandez
17/09/2008, 00:36
Amigos,
Verifiquei a mangueira do servo freio e há pressao sendo criada,apesar se nao ser muito forte(mas forte o suficiente para segurar a mangueira presa no meu dedo sem precisar segura-la), tipo um fluc fluc fluc como falou nosso amigo Bueno. Meu mecanico ja havia me dito que estava normal.
Há como verificar o estado do diafragma do servo-freio? Ou somente colocando um bom no lugar para ver se resolve o problema?
[]´s a todos e obrigado pelas dicas.
Rafael
rafaelfernandez
20/09/2008, 10:56
Amigos,
Problema resolvido.
Diagnostico: Micro rachadura perto dos parafusos que fixam o cilindro ao servo-freio.
Solução: Massa plastica.
Resultado: Freio como novo!!!
Mais uma vez agradeco pelo suporte dos amigos.
[]´s
Rafael
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