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Ver Versão Completa : Ajuda Motor Arranque motor 4 cc OHC



simtesch
14/09/2008, 22:29
Pessoal,
Gostaria de uma ajuda para solucionar um problema crônico do meu Jeep OHC 4cc. Tenho problemas com o arranque desde sua aquisição, nisso já foi trocado o induzido, as buchas, a placa carvões, automático e bobina de campo, bateria 70amp,etc. O mesmo nunca tem um desempenho bom, parece ratiar, pesa ao ligar e principalmente com motor quente,sempre!!!não sei se é defeito em algum componente ignição, fiação,etc!!!outra coisa quando o "ponto" é ajustado precisamente com a lâmpada o carro pesa e não liga de jeito nenhum, tem que atrasar um pouco para ficar mais ou menos ok(ligando pelo menos com certa dificuldade). Será que este motor pode ter sido armado errado, algum vacilo montagem cabeçote ou coisa parecida???????peço ajuda a vcs do fórum que são craques!!!! o sistema ainda é original com platinado e condensador(novos)

Roland

rubensx
14/09/2008, 23:09
fala roland?

Caramba isso é um problema crônico do OHC...

Me disseram que usar motor de arranque de corsa fnciona, agora se isso funciona mesmo e como se faz essa adaptação eu realmente num sei

espero que alguém tenha a solução, isso é uma coisa que eu logo mais terei de me preocupar tb

Cacá
14/09/2008, 23:39
Mistééééééério! Hahahaha, mais um pro Clube dos OHC Sem Partida! Dá uma olhada se tem algum fio ligado do relé do arranque ligado em um pólo da bobina. Segundo especialistas, é o chamado "fio de reforço" do arranque. Eu fiz no meu. Resolveu 90%, mas às vezes ainda falha :putz:Principalmente com o motor quente. Tinha um tópico aqui falando disso, mas eu nao achei. Devo ter umas fotos desse fio aqui, amanha vou procurar e posto, blz?


[s], estacionando sempre na descida :mrgreen:

Carvalho
15/09/2008, 06:31
Roland,
Tive exatamente esse mesmo problema, inclusive, usando bateria de 70A.O pulo do gato está no induzido, se Bosch ou Wapsa(são diferentes) ,vendem-se o do chevette, que é muito parecido,entretanto, o curso para partida é pequeno.Peguei catálogos antigos em uma loja e descobri a referência certa.Nunca mais tive problema.....seja com partida fria ou quente.

ZYKAO
15/09/2008, 08:08
Roland,

Já um jipe com o problema parecido com o seu e oerro estava em fazer o terra no motor utilizando o coletor de escape, de uma olhada se tem algum terra ligado no coletor de escape, com a alta temperatura, ele pode causar esse problema que relatou, se estiver ligado lá, desconcete e ligue em outra parte do motor (caixa seca, bloco, etc.).

Boa sorte.

rubensx
15/09/2008, 08:46
Roland,
Tive exatamente esse mesmo problema, inclusive, usando bateria de 70A.O pulo do gato está no induzido, se Bosch ou Wapsa(são diferentes) ,vendem-se o do chevette, que é muito parecido,entretanto, o curso para partida é pequeno.Peguei catálogos antigos em uma loja e descobri a referência certa.Nunca mais tive problema.....seja com partida fria ou quente.

Carvalho, nesse caso onde achou o induzido correto? quais os sintomas do seu carro quando estava com esse problema?

Engraçado, lembro-me do meu voyage que viajando com o carro depois de tempo de viagem se eu parasse e tentasse ligar logo em seguida o motor de arranque sumia!!! só voltava com o carro frio huahuauha mas ai eh algo bem diferente...

Cacá
15/09/2008, 09:33
O arranque fica a 2 cm da saida do tubo do coletor de escape. Será que o problema é esse de alta temperatura? Se passar uma fita de amianto no tubo poderá ajudar?


[s],

Dodger
15/09/2008, 09:46
fala roland?

Caramba isso é um problema crônico do OHC...



PROBLEMA CRÕNICO DE OHC FORA DE PONTO.

Experimente colocar seu motor no ponto certo(recomendado no manual) e depois me fala o que aconteceu. 90% dos OHC que tem por aí tão com o ponto lá nas alturas para o motor "render mais" aí todos falam que o motor é ruim de pegar quente. Pq este motor estando adiantado, e num precisa ser lá muita coisa, já é dureza fazer pegar quente.

Mas no caso do motor do amigo pode ser outra coisa, já que ele falou que colocou no ponto certo e num pega, mas é bom verificar sincronia direitinho antes de sair trocando um monte de coisas.

Santoro
15/09/2008, 09:53
isso q eu ia falar, meu ohc pega no estalo , nunca tive problema com meu arranque , so desgaste natural, isso ae é tipico de motor fora do ponto .

Wanderson Braga Neves
15/09/2008, 10:54
FAZ O SEGUINTE:

troca este motor de arranque, ou melhor.

1º tire o motor de arranque leve até um ferro velho, e fale para o cara o seguinte: amigo meu motor de arraque de meu DEL REY, tá fudido e eu tê sem dinheiro para arrumar, acho que sai mais barato te comprar um, ( :discordo:Nunca, mais nunca,nem se colocar você no pau de arrara você fale que e de Jeep:rolleyes:) ai ele vai trazer um novinho em folha, você paga, pega e leva e coloca no lugar e plug end play. falou!!!:dance:

Cacá
15/09/2008, 11:19
Eu ja tinha tentado isso, como nao tenho o manual, levei no mecanico pra ele botar no ponto. Segundo ele, o ponto é 9 graus. Confere?


[s]

Carvalho
15/09/2008, 11:33
Não resta dúvida que o ponto muito adiantado força muito o arranque,entretanto,o meu é taxado e, já tava ficando meio desesperado(mesmo dilema do colega) pois já tinha colocado tudo novo....foi aí que um amigo, dono de uma auto elétrica, me mostrou em bancada a diferença que faz um induzido parecido vs o correto.Quanto a referência posso depois procurar...a marca é ZEM,pois Bosch e Wapsa não fabricam +

Dodger
15/09/2008, 23:49
FAZ O SEGUINTE:

troca este motor de arranque, ou melhor.

1º tire o motor de arranque leve até um ferro velho, e fale para o cara o seguinte: amigo meu motor de arraque de meu DEL REY, tá fudido e eu tê sem dinheiro para arrumar, acho que sai mais barato te comprar um, ( :discordo:Nunca, mais nunca,nem se colocar você no pau de arrara você fale que e de Jeep:rolleyes:) ai ele vai trazer um novinho em folha, você paga, pega e leva e coloca no lugar e plug end play. falou!!!:dance:

vc tem certeza disso? eu nunca ouvi falar dessa possibilidade. Nunca vi um arranque de Del Rey de perto pra saber.
Vc já fez isso ou viu alguém fazer?

abraço

Santoro
16/09/2008, 08:37
depende do del rey, eu tenho um q e motor ap , mas nunca reparei no alternador dele .

rubensx
16/09/2008, 08:56
vc tem certeza disso? eu nunca ouvi falar dessa possibilidade. Nunca vi um arranque de Del Rey de perto pra saber.
Vc já fez isso ou viu alguém fazer?

abraço

é me parece que é do motor antigo, pois do AP não serve mesmo nem parecido é

me disseram do motor de arranque do corsa, mas eu tb não cheguei e comparei... de fato são motores de arranque mais fortes e mais atuais que o original, já até pensei em um high-torque mas é baratinho sabe?

Wanderson Braga Neves
16/09/2008, 09:33
OLHA SÓ O QUE FEZ O MEU MECA.

tirou aquela capa seca do meu motor, pegou a do marverick, colou cabo de embreagem da f100, trocou o rolamento embreagem (ou colar), ficou mais macia do que meu gol.

tirou o meu arranque e "ele" disse que era o del rey, so paguei pela mão de obra e pelo arranque (MO= 30,00 arraque = 55,00) o coserto do meu 120,00 e ainda ficaria defazado.

simtesch
16/09/2008, 12:00
É pessoal,
Pelo jeito dever ser uma praga mesmo!!!!Carvalho vc disse que talvez possa ser o "induzido", achei um bosch novo e parece que era do Chevette antigo mesmo. Para esse motor o Wapsa não serve né?vou mandar desmontar a parte cima motor para verificar o sincronismo do mesmo, tb vou ver aquela dica do fio "extra" para ajudar o arranque!!!!!Fds vou num desmanche ver essa dúvida se Del Rey serve mesmo, se tiver mesmo pescoço compro pra ver!!!!!!!!!Obrigado pelas dicas!!!!vamos esperar mais Sábios para nossas dúvidas!!!abs

Roland Tesch

simtesch
16/09/2008, 12:13
Cacá,
Quando vc fala desse relé é o mesmo que "automático" do arranque né???Vou verificar e caso não tenha instalar um!!!!obrigado

Roland



Mistééééééério! Hahahaha, mais um pro Clube dos OHC Sem Partida! Dá uma olhada se tem algum fio ligado do relé do arranque ligado em um pólo da bobina. Segundo especialistas, é o chamado "fio de reforço" do arranque. Eu fiz no meu. Resolveu 90%, mas às vezes ainda falha :putz:Principalmente com o motor quente. Tinha um tópico aqui falando disso, mas eu nao achei. Devo ter umas fotos desse fio aqui, amanha vou procurar e posto, blz?


[s], estacionando sempre na descida :mrgreen:

On cô vô, cê num vai
16/09/2008, 13:59
Tinah esse problema no meu e coloquei o motor de partida do Opala 6cc. Nunca mais deu problema, seja quente ou frio.

rubensx
16/09/2008, 14:06
OLHA SÓ O QUE FEZ O MEU MECA.

tirou aquela capa seca do meu motor, pegou a do marverick, colou cabo de embreagem da f100, trocou o rolamento embreagem (ou colar), ficou mais macia do que meu gol.

tirou o meu arranque e "ele" disse que era o del rey, so paguei pela mão de obra e pelo arranque (MO= 30,00 arraque = 55,00) o coserto do meu 120,00 e ainda ficaria defazado.

perai deixa entender.. o que diabos está feito agora?

vc deixou o arranque do del rey?

no meu caos nem adianta falar ao certo pois eu estou usando o cambio da ranger logo acho que vou pro arranque da ranger mesmo, quer ver não pegar essa desgranha

Jeep83
16/09/2008, 21:51
Tinah esse problema no meu e coloquei o motor de partida do Opala 6cc. Nunca mais deu problema, seja quente ou frio.

Mas como foi feita essa adaptacao ? o arranque do OHC e opala nao sao intercambiaveis.
Tem fotos ?

Cacá
16/09/2008, 22:16
Cacá,
Quando vc fala desse relé é o mesmo que "automático" do arranque né???Vou verificar e caso não tenha instalar um!!!!obrigado

Roland

Roland, desculpe, é isso mesmo, "automático". Ia tirar uma foto hoje mas a minha maquineta não deu partida. Mas a ligacao é: um fio ligando o pólo de baixo do automático ao positivo da bobina. Só isso. No meu, esse pólo do automatico estava vazio, foi fácil. Procurei aqui no Fórum e não encontrei, mas quem me deu a dica se nao me engano foi o Fontana. Vou procurar melhor, ok? Boa sorte!

Cacá
16/09/2008, 22:25
All, não é exatamente o topico que eu participei, mas pode complementar a nossa discussão: "Esse fio é denominado de retorno do arranque. A função deste fio é enviar à bobina 12V puro(!) no momento que o arranque é virado."

O tópico é este (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33602&highlight=motor+arranque+partida), a partir do post #12.

[s],

turboroe
16/09/2008, 23:22
Várias coisas podem causar isso:

A falta desse cabo auxiliar de partida que td mundo fala (entre arranque-bobina) faz o motor não pegar quando quente. Se não tiver, coloque-o.

Ignição fora do ponto (se estiver muito avançado, o que não é o caso, pelo que li na descrição do problema)

Ignição fraca ou vazando (comum com platinado)

Aumento da compressão

Comando de válvulas fora do ponto.

Verifica esses itens, e se tudo estiver bom, o teu arranque provavelmente está ruim mesmo.

O meu tinha esse problema, coloquei o cabo auxiliar da bobina e um amplificador de ignição e agora ele pega na primeira girada, apesar de ainda girar meio fraco.
Seria bom se tivesse um motor de arranque melhor que servisse, mas não to entendendo se esse aí do Del Rey ou o do Opala 6cc foi colocado num OHC ou em outro motor.

Dodger
17/09/2008, 07:13
Se alguém tiver fotos destas adaptações de arranque em OHC eu agradeceria imensamente!!
Tem uns amigos apanhando com arranque, inclusive tem um quase vendendo o carro que tá parado a meses por falta de arranque...

Spina4x4
17/09/2008, 08:28
Pra quem quizer resolver seu problema esta aki a receita:
o amigo do vizinho do tio do meu primo fez !! rsrs brincadera...

na partida do OHC a bobina é enrolada com fio de aluminio 8 voltas +-
o segredo é enrolar com fio de cobre...12 voltas !!!

pronto, vc já tem uma partida turbo !!!
boa sorte

Spina4x4
11-4817-3315

Cacá
17/09/2008, 08:41
Pra quem quizer resolver seu problema esta aki a receita:
o amigo do vizinho do tio do meu primo fez !! rsrs brincadera...

na partida do OHC a bobina é enrolada com fio de aluminio 8 voltas +-
o segredo é enrolar com fio de cobre...12 voltas !!!

pronto, vc já tem uma partida turbo !!!
boa sorte

Spina4x4
11-4817-3315

Oi Spina, simples assim? É só abrir a menina e trocar o enrolamento? Vale pra qualquer uma?


Abs,


cacá

regisbellini
17/09/2008, 10:10
Então,

Desde que comprei o Jeep, meu OHC era ruim de partida, rodava devagar. Muito ruim de pegar. O problema era sempre a 1º partida. Depois de quente ia bem. Resolvi o problema trocando o alternador e a bateria. Hoje pega de primeira até em dias frios.

[]´s
Regis

Marcos ET
17/09/2008, 10:51
Me disseram que usar motor de arranque de corsa fnciona, agora se isso funciona mesmo e como se faz essa adaptação eu realmente num sei espero que alguém tenha a solução, isso é uma coisa que eu logo mais terei de me preocupar tb

Fomos nós que montamos o do Corsa... fica mto bom! só tem que mudar um pouco a furação de fixação do motor de arranque... para instalar ele no lugar certo, o ideal é travar a engrenagem de arranque pra frente para poder determinar o lugar exato do encosto da coroa e pinhão... marca-se tudo certim, solta-se a engrenagem e fixa-se o motor de arranque.... bom... no que montamos assim, tá lá desde 2006 sem problemas. alias, o motorzin é miuto mais forque doque este trambolho do OHC.... e aproveita muito mais a carga da bateria...

simtesch
17/09/2008, 20:48
Turboroe,
Me ensina esse procedimento do fio da bobina tb, liga o quê a onde?????????Não é o mesmo que o fio ligado na bateria ao automático do arranque?????Minha ignição tb é amplificada(transistorizada), e quanto ao ponto quando se regula com lâmpada "estroboscópica"(sei lá) não liga de jeito nenhum, pesa muito aí tem que atrasar um pouco no "ouvido"!!!!no aguardo

Roland Tesch



Várias coisas podem causar isso:

A falta desse cabo auxiliar de partida que td mundo fala (entre arranque-bobina) faz o motor não pegar quando quente. Se não tiver, coloque-o.

Ignição fora do ponto (se estiver muito avançado, o que não é o caso, pelo que li na descrição do problema)

Ignição fraca ou vazando (comum com platinado)

Aumento da compressão

Comando de válvulas fora do ponto.

Verifica esses itens, e se tudo estiver bom, o teu arranque provavelmente está ruim mesmo.

O meu tinha esse problema, coloquei o cabo auxiliar da bobina e um amplificador de ignição e agora ele pega na primeira girada, apesar de ainda girar meio fraco.
Seria bom se tivesse um motor de arranque melhor que servisse, mas não to entendendo se esse aí do Del Rey ou o do Opala 6cc foi colocado num OHC ou em outro motor.

simtesch
17/09/2008, 21:00
Spina 4x4,
Vc se refera a "bobina de campo" do arranque?onde posso fazer um serviço desses, qualquer elétrica rebobinamento de motores?????ficou bom mesmo???vale todas as dicas pois está enchendo meus canecos esse probleminha crônico!!!!!!valeu

Roland



Pra quem quizer resolver seu problema esta aki a receita:
o amigo do vizinho do tio do meu primo fez !! rsrs brincadera...

na partida do OHC a bobina é enrolada com fio de aluminio 8 voltas +-
o segredo é enrolar com fio de cobre...12 voltas !!!

pronto, vc já tem uma partida turbo !!!
boa sorte

Spina4x4
11-4817-3315

rubensx
17/09/2008, 21:17
Fomos nós que montamos o do Corsa... fica mto bom! só tem que mudar um pouco a furação de fixação do motor de arranque... para instalar ele no lugar certo, o ideal é travar a engrenagem de arranque pra frente para poder determinar o lugar exato do encosto da coroa e pinhão... marca-se tudo certim, solta-se a engrenagem e fixa-se o motor de arranque.... bom... no que montamos assim, tá lá desde 2006 sem problemas. alias, o motorzin é miuto mais forque doque este trambolho do OHC.... e aproveita muito mais a carga da bateria...

ahh mas eu sabia que somente alguém de outro mundo podia ter feito isso, se num eh com hidrogenio tinha de ser com doideras... ahuahuhuauahuha


cara isso eh fantástico se vc tiver fotos ou um desenho melhor explicativo por favor me manda que se bobear eh isso que vai rolar! (6) se quiser me passa no msn ;-)

abraços

marcelo nunes
17/09/2008, 21:21
O meu motor de arranque estava fazendo exatamente isso. Com o motor frio, ele girava e pegava de estalo.

Quente, só no tranco. Ficava pesado e não girava.

Liguei um multímetro na bateria e a tensão na partida, com motor frio, caía para 10,5 volts. Normal.
Com motor quente caía para 6,5 volts. Aí nem mobylette pega.

A solução veio de um auto elétrico aqui perto de casa: Os cabos da bateria, no momento da partida, ficavam tão quentes que mal dava para segurar. Especialmente o negativo.

Trocou os cabos por outros mais decentes, além da revisão trivial de escovas, e pronto. Funciona perfeitamente.

turboroe
18/09/2008, 16:00
Turboroe,
Me ensina esse procedimento do fio da bobina tb, liga o quê a onde?????????Não é o mesmo que o fio ligado na bateria ao automático do arranque?????Minha ignição tb é amplificada(transistorizada), e quanto ao ponto quando se regula com lâmpada "estroboscópica"(sei lá) não liga de jeito nenhum, pesa muito aí tem que atrasar um pouco no "ouvido"!!!!no aguardo

Roland Tesch


Pesquisa no fórum por motor de arranque ou algo do tipo
Tem Vários tópicos que falam sobre isso, mas um deles tem fotos e explica tudo direitinho.

O negócio é que tem um pino do motor de arranque que geralmente quebra e aí os mexanicos deixam assim mesmo. O lance é soldar um fio ali e ligar na bobina.
Procura pelas fotos, aí tu vai entender.

simtesch
19/09/2008, 22:50
Turboroe,
Procurei no site e não achei nada a respeito, ví muita coisa de arranque mas não ohc!!!!Espero ajuda dos que já fizeram essa adaptação, se puderem mandem fotos e detalhes de onde ligar!!!!
Estou no aguardo.
Roland




Pesquisa no fórum por motor de arranque ou algo do tipo
Tem Vários tópicos que falam sobre isso, mas um deles tem fotos e explica tudo direitinho.

O negócio é que tem um pino do motor de arranque que geralmente quebra e aí os mexanicos deixam assim mesmo. O lance é soldar um fio ali e ligar na bobina.
Procura pelas fotos, aí tu vai entender.

turboroe
20/09/2008, 20:42
aqui ó meu, lê todo esse tópico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26532&page=3

simtesch
20/09/2008, 21:51
Valeu Turboroe,
Pesquisei somente " Arranque" e não tinha achado isso!!obrigado!!!!mas nesse tópico que vc me mandou tem uma pequena confusão( na verdade o cara ensina a ligar esse tal fio de reforço, mas no + bobina ignição, e Cacá que parece que ligou no + Bateria e ficou ok tb, será a mesma coisa eletricamente falando??????)
amanhã vou ligar no + Bateria(pelo menos não torrou o jipe Cacá) e já pedi ao Fontana que ensinou para ele me confirmar o correto mesmo!!!

valeu
Roland


aqui ó meu, lê todo esse tópico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26532&page=3

Cacá
20/09/2008, 22:40
Roland! Não liguei no (+) bateria e sim (+) BOBINA!
É um fio que sai do polo inferior do arranque e vai direto para o (+) B-O-B-I-N-A!

:concordo:

turboroe
21/09/2008, 14:08
Valeu Turboroe,
Pesquisei somente " Arranque" e não tinha achado isso!!obrigado!!!!mas nesse tópico que vc me mandou tem uma pequena confusão( na verdade o cara ensina a ligar esse tal fio de reforço, mas no + bobina ignição, e Cacá que parece que ligou no + Bateria e ficou ok tb, será a mesma coisa eletricamente falando??????)
amanhã vou ligar no + Bateria(pelo menos não torrou o jipe Cacá) e já pedi ao Fontana que ensinou para ele me confirmar o correto mesmo!!!

valeu
Roland


E de que adianta ligar um fio que vem da bateria na própria bateria? hahaha

é no + da bobina.

simtesch
21/09/2008, 21:34
Turboroe,
Falei isso porque estava escrito, pode verificar!!!tb não entendo nada elétrica!!!!!Cacá ok entendi a dica, vou fazer!!!!Obrigado

Roland


E de que adianta ligar um fio que vem da bateria na própria bateria? hahaha

é no + da bobina.

turboroe
21/09/2008, 23:16
Turboroe,
Falei isso porque estava escrito, pode verificar!!!tb não entendo nada elétrica!!!!!Cacá ok entendi a dica, vou fazer!!!!Obrigado

Roland


hehehe, sem galho!
bota esse fio lá e vê se fica bão

Cacá
24/09/2008, 08:47
Raleto de agora cedo, 9h00.

Motor frio, primeira partida. Nhém-nhém-nhémmm... Deu pau, amoleceu o arranque.
Tirei os fios dos polos da bobina, havia um pouquinho de sujeira, os contatos estavam meio esverdeados. Dei uma lixada, limpei bem. Nova tentativa. bateu e pegou. :palmas:

Pode ter sido coincidência, mas fica aí o relato.


Abs,

Spina4x4
30/09/2008, 09:13
Spina 4x4,
Vc se refera a "bobina de campo" do arranque?onde posso fazer um serviço desses, qualquer elétrica rebobinamento de motores?????ficou bom mesmo???vale todas as dicas pois está enchendo meus canecos esse probleminha crônico!!!!!!valeu

Roland


Ficou bom mesmo !!
qqr auto eletrica faz isso pra vc !!!
pode fazer que é garantido !!!

Jorge Dias Martins
30/09/2008, 14:15
Roland,
consultando o Manual de Servocos da Ford, eu tenho um de uma autorizada que fechou, discrimina o abaixo:

Rotacao da marcha lenta 750 rpm
Avanco inicial de ignicao (vacuo desconectado) 6 graus A.P.M.S

Possuo um cj 5 ano 81 e so tive problemas quando um retentor estragou ha muitos anos e inundou o motor de arranque de oleo. Hoje uso GNV, ignicao eletronica e mesmo parado por mais de mes, pega com o que digo ser meia volta do motor de arranque, portanto acredito que os motivos de problemas podem ser os mais variados possiveis, adaptacoes de pecas pelos "mexicanicos" e ate mesmo incompetencia dos mesmos com o passar do tempo e muitos curiosos. Consulte, aqui mesmo ha manuais de servicos, conferir tudo e colocar o mais original que puder. Nao posso afirmar com certeza porem eh possivel que este mesmo motor de arranque tenha sido usado em muitos outros veiculos como os Maverik, este motor Georgia era exportado de Taubate/SP para equipar Mustang, que sabe com o mesmo motor de arranque. Recentemente levei minha Quantum, bem nova e minha desde 0 km, a um eletricista para verificar a abertura eletrica da tampa do porta-malas e ele consegui mudar tudo, o limpador traseiro so funciona apertado e esguinchando agua, trava a mala pisando no freio etc... Quanto ao esguincho disse que poderia passar um fio e colocar um interruptor extra, pedi que parasse. Estou para levar a outro para desfazer todos os erros. Eh " tliste".

simtesch
01/10/2008, 21:41
Pessoal,
Obrigado pelas dicas todas!!!para minha surpresa o retentor do motor tb estava estourado e o arranque estava cheio de óleo motor, mandei limpar, troquei as escovas e vou fazer o "fio de reforço" como descrito( pois o solenóide de partida que está no lugar não tem 02 saídas, parece que é do Fusca, vou comprar um Chevette que é igual e instalar). E depois vou terminar verificar o ponto correto!!!!!deve ficar bom dessa vez!!!!valeu!!!!

Roland Tesch

CJR

mauro mureta
06/10/2008, 19:04
uma ajuda pessoal...
o meu ohc tava perfeito,de repente não estava pegando mais,
revisei o motor de arranque,e troquei a bateria,funcionou perfeito durante 3 meses,
parti pro alternador ,revisão no alternador ,blz, os dias estavam quentes pegou legal
esfriou,,,pronto surgiu o problema de novo,levei na oficina especializada ,regulagem do ponto que estava um pouco adiantado (poquissima coisa mesmo) e regulagem do afogador , blz tava pegando novamente,hoje que esta mais frio que ontem o bicho não pegou de novo, alguem sabe o que possa ser? não sei mais o que fazer nem onde levar
motor é ohc 4cc a alcool e tem injetor de gasolina manual,motor de arranque e alternador revisados ,bateria nova 65 amp.. nos dias quentes não da problema mas esfriou não vai mesmo
abraços

Cacá
06/10/2008, 19:59
Mauro, confere o ponto novamente. Se esta tudo novo e nao tem onde dar pau na parte elétrica, começa de trás pra frente...

:concordo:

mauro mureta
06/10/2008, 21:10
o ponto me parece estar bem regulado agora, ainda fica um incoveniente ....só vou conseguir leva-lo quando o dia estiver quente, que aí ele funciona, rss legal né, um jeep só para o verão, brincadeira a parte ja to ficando louco com isso,valeu caca, aguardo mais opniõens dos colegas ,caso alguem tenha passado por isso

NayCordeiro
31/05/2009, 17:31
Eu não aguento mais esse arranque. Já pensei diversas vezes em trocar todo o motor somente por causa do arranque. Agora mesmo fui sair no jeep todo ansioso. Vejam só: domingo à tarde, fazendo um solzinho massa... liguei o jeep pra testar antes de sair e pegou no estalo. Desliguei e entrei em casa. Quando terminei de lava-lo, que virei a chave ele ficou so tonhe...onhe...onhe.... QUESTAO DE MINUTOS!!! Não deu tempo nem de esquentar!! Já comprei a bobina do gol MI, mas não instalei, já coloquei ingnição eletrônica, bateria de 65 amp. e essa desgraça toda vez faz a mesma coisa.

Será que não tem jeito desse carro funcionar normalmente com esse motor de arranque? O OHC é show de bola, mas com esse arranque, mata qualquer um!!!

rubensx
31/05/2009, 23:10
original é uma merda releia o topico desde o começo e veja as opções

turboroe
01/06/2009, 09:42
Eu não aguento mais esse arranque. Já pensei diversas vezes em trocar todo o motor somente por causa do arranque. Agora mesmo fui sair no jeep todo ansioso. Vejam só: domingo à tarde, fazendo um solzinho massa... liguei o jeep pra testar antes de sair e pegou no estalo. Desliguei e entrei em casa. Quando terminei de lava-lo, que virei a chave ele ficou so tonhe...onhe...onhe.... QUESTAO DE MINUTOS!!! Não deu tempo nem de esquentar!! Já comprei a bobina do gol MI, mas não instalei, já coloquei ingnição eletrônica, bateria de 65 amp. e essa desgraça toda vez faz a mesma coisa.

Será que não tem jeito desse carro funcionar normalmente com esse motor de arranque? O OHC é show de bola, mas com esse arranque, mata qualquer um!!!


Ou ta faltando o cabo auxiliar de partida, ou teu carburador ta afogando o motor quando parado, ou tua ignição ta fora de ponto ou muito fraca.

Em todo caso, não precisa trocar o motor inteiro...
Coloca um arranque adaptado. Da pra colocar um de corsa e dizem que fica ótimo. Procura aí no fórum.

mauro mureta
01/06/2009, 14:54
salve amigos foristas,
eu consegui resolver meu problema,estava naquela caixinha que faz a regulagem de voltagem,o automático (alguem me coriija se estiver errado)
enfim...quando dava na partida a carga não era suficiente para girar o motor a ponto de pegar,e com ele frio ainda ficava pior, a solução foi bem prática,o meca tirou esse regulador colocou um alternador mais potente,que carrega mais a bateria mais rapido,agora pode fazer o frio que for pega de prima, e tb troquei os cabos de vela que estavam meia vida

NayCordeiro
12/06/2009, 01:04
Turboroe, eu já coloquei este fio auxiliar e o meu tem a ignição eletrônica. Agora eu coloquei a bobina do gol MI e melhorou muito o funcionamento. O mecanico sugeriu que eu trocasse o induzido do motor de arranque, comprando um original do jeep, pois o que ta rodando é um de chevette.

Quanto ao arranque do corsa, muitos dizem por aqui que não dá certo por ser muito difícel de adaptar.

turboroe
13/06/2009, 22:56
Turboroe, eu já coloquei este fio auxiliar e o meu tem a ignição eletrônica. Agora eu coloquei a bobina do gol MI e melhorou muito o funcionamento. O mecanico sugeriu que eu trocasse o induzido do motor de arranque, comprando um original do jeep, pois o que ta rodando é um de chevette.

Quanto ao arranque do corsa, muitos dizem por aqui que não dá certo por ser muito difícel de adaptar.

Não foi o que eu ouvi... ouvi dizer q era bem facil adaptação, e não duvido. Tem vários modelos de arranque pra corsa, de repente pegaram o errado ou não souberam adaptar direito.

Em todo caso, pode-se levar um gabarito da furação do arranque e comprar um adaptável em qualquer ferro-velho (de preferncia um arranque moderno).
To pra fazer isso faz tempo, mas botei ignição forte no meu motor e agora pega quase sem girar.

Dodger
14/10/2009, 19:26
Andei meio por fora da net e aqui do forum e esqueci de colocar as fotos do arranque do corsa no OHC.
ficou show de bola, o arranque do corsa tem metade do tamanho e peso do original, e o dobro da força, gira muito mais rápido tbém. Ah, e puxa muito menos da bateria tbém, pode bater na chave umas 15 vezes que a bateria num acaba, com o original se o motor num pegasse em 5 tentativas podia esquecer e arrumar outra bateria.

O Marcos ET que me passou as dicas e foi tranquilo adaptar. Aproveito para agradece-lo em publico pela atenção que ele me deu na época.

A coisa é simples, o arranque do corsa tem só dois parafusos de fixação o do ohc tem 3. Fica preso em 2 somente e fica OK, 1 vc fixa(o de baixo, perto do carter) e o outro tem que abrir o furo na carcaça do arranque, isso se faz como o bendix travado para fora pra vc verificar o ponto certo onde dá encaixe perfeito da engrenagem do arranque com a cremalheira, refaz o furo, aperta os parafusos ligas os dois fios e boa. Coloquei lá tem um bom tempo, coisa de uns 8 meses e tá perfeito.

Gastei uns 100,00 num arranque de Corsa praticamente novo. Já tinha gastado 180,00 no original e continuava uma bosta.

adaptação testada e aprovada:concordo:

Dodger
14/10/2009, 20:34
esqueci as fotos num tão grandes coisa pq o lugar é ruim mas dá pra ter ideia

Agallego
15/10/2009, 01:05
Dodger,

Esse motor de arranque é de que motor do Corsa, pedi para mecânico arrumar um e o ficinho é completamente diferente, deve ser do Corsa errado.

Dodger
15/10/2009, 01:27
Dodger,

Esse motor de arranque é de que motor do Corsa, pedi para mecânico arrumar um e o ficinho é completamente diferente, deve ser do Corsa errado.

Tem pequenas diferenças deacordo com o ano do corsa, mas os 3 que vi pra comprar eram quase iguais e acho que todos dariam pra instalar. Peguei o de um corsa 1.6 de 2003, o focinho é bem parecido com o do OHC, curso do bendix, engrenagem, tudo bate direitinho. Só a furação que deu diferente com o que o Marcos Et tinha falado, no dele teve que "rasgar" o furo superior para dentro(sentido motor) e no meu tive que rasgar para fora e ainda dei uma limada nas bordas dele para encaixar naquela chapa que vai entre a capa seca e motor, coisa pouquinha, provavelmente devido as alterações de ano pra ano do arranque do corsa. Vou ver se acho foto dele desmontado e coloco aqui.

ai a foto

Marcos ET
16/10/2009, 16:00
Poize Dodger! infelizmente até hoje ainda nao consegui postar as fotos! rsrsrsrs que vergonha! ainda bem que vc apareceu e sanou esta minha falha!
Fico feliz que sua adaptação tenha dado certo! como eu disse, ele puxa bem pouca carga de bateria, e é o "bixo da goiaba" na hora de colocar o OHC pra funcionar, pois (teoria minha, sem nenhum fundamento sério) sobra mais carga pra bobina....
Só lembra de dar uma olhada dvz em quando, pois qdo pegamos umas trilhas mais pesadas, alguns tocos, pedras ou outras coisas podem mover o motor de arranque do lugar correto, mas nao é nada grave! rsrsrs
Gde abraço!!!

NayCordeiro
19/12/2009, 20:29
Tem pequenas diferenças deacordo com o ano do corsa, mas os 3 que vi pra comprar eram quase iguais e acho que todos dariam pra instalar. Peguei o de um corsa 1.6 de 2003, o focinho é bem parecido com o do OHC, curso do bendix, engrenagem, tudo bate direitinho. Só a furação que deu diferente com o que o Marcos Et tinha falado, no dele teve que "rasgar" o furo superior para dentro(sentido motor) e no meu tive que rasgar para fora e ainda dei uma limada nas bordas dele para encaixar naquela chapa que vai entre a capa seca e motor, coisa pouquinha, provavelmente devido as alterações de ano pra ano do arranque do corsa. Vou ver se acho foto dele desmontado e coloco aqui.

ai a foto

Caro Dodger,

comprei o do corsa 1.0. Segundo o cara la da sucata, do 1.0 ao 1.8 é o mesmo motor de arranque. Mas eu quero saber se o BENDIX será o do corsa com 9 dentes ou tem como colocar o do OHC com 10 dentes??

Abraço

Dodger
20/12/2009, 05:47
Não mexe em nada no arranque do corsa, só furação de fixação e talvez uma limada nas bordas dele pra encaixar perfeito naquela lata entre capa seca e motor. o original vc guarda.

ps: Nas ultimas 3 semanas tô tendo que usar o carro no dia a dia. No minimo umas 10 partidas por dia e o arranque tá lá firme e forte.:concordo:

NayCordeiro
27/12/2009, 09:48
Instalei o danado!! As primeiras impressoes foram de que ele iria quebrar pelo barulho mais alto do q o original e é como se ele estivesse forçando muito, mas gira q é uma beleza.

Confesso q to com medo de a cremalheira quebrar o gogó do bixo por ter o bendix de 9 dentes.

É normal um barulho bem diferente do original junto de uma arrastada quando ele pega?

Marcos ET
28/12/2009, 10:23
Nay, nao sei nao... este barulho do motor de arranque, e esta "arrastada" que vc falou... será que vc nao comprou um motor com problemas no bêndix? pode ser que o motor seja mais novo, mas nao esteja totalmente funcional... será? na instalação daqui, nao tem nada de "barulho maior" nao.... pode ser tbem que o motor tenha ficado um pouco fora de posição....

Dá uma olhada, veja se ele está mesmo no lugar correto (bem posicionado), se estiver, veja se ele está com o funcionamento normal...

Gde abraço!

Dodger
28/12/2009, 12:34
O meu faz um barulho mais alto mesmo. mas não é como se arrastasse ou patinasse os dentes, só tipo um grito mais alto na hora de bater o arranque.
acho que isso é pq ele gira bem mais rápido e solto.

Já montei e desmontei algumas vezes, sem sinal de desgaste nos dentes do bendix nem na cremalheira do motor.

Unica zica foi que quando montei pela primeira vez, deixei ele muito pra dentro, ai raspava a carcaça do bendix na cremalheira, arranhou um pouco, coloquei arruelas pra afastar um pouco e ficou ok.

NayCordeiro
29/12/2009, 12:53
Nay, nao sei nao... este barulho do motor de arranque, e esta "arrastada" que vc falou... será que vc nao comprou um motor com problemas no bêndix? pode ser que o motor seja mais novo, mas nao esteja totalmente funcional... será? na instalação daqui, nao tem nada de "barulho maior" nao.... pode ser tbem que o motor tenha ficado um pouco fora de posição....

Dá uma olhada, veja se ele está mesmo no lugar correto (bem posicionado), se estiver, veja se ele está com o funcionamento normal...

Gde abraço!


Grande Marcos, valeu pela dica. Ele deve estar fora de lugar. O danado é que nem os parafusos nem a parte que encaixa na urna deixam ele se mover pra qualquer lugar.

O M.A ta em perfeito estado. Testei fora antes de comprar.

O importante é q fez meu jeep funcionar de novo!!!

Abraço

Amauri Marques Farias
06/01/2010, 22:55
opa galera eu fiquei empolgado com a ideia de fazer isso na minha f-75 pois a minha fritava bateria . na 4 partida ja nao tinha mais bateria o motor de arranque ficava quente de mais quando ele estava quente, enfrentava o mesmo problema que todos e ela tb nao ligava e o famoso fio de retorno nao funcionou para mim.

entao ja comecei
comprei o motor de arranque por 130
tinha 2 marcas para o corsa uma herts (acho que era essa a marca) e bosh
apesar da aparencia do herts estar melhor eu preferir o bosh
eu ja tirei o meu e tirei fotos do que eu comprei para que o pessoal tenha mais noçao e me ajude nas duvidas

++++como travar a engrenagem para frente para poder regular no volante??
e tirei fotos ai fica mais facil de
++++onde tem que abrir os buracos

abraços

Dodger
06/01/2010, 23:22
Tem que travar o bendix(engrenagem) pra fora, usei uma chapinha de aço pra travar ele. Encaixei ele (fixo pelo parafuso inferior), marquei o que tinha que mudar no furo de cima e depois tirei fora e destravei.

aproveita o furo de baixo, o de cima vc vai ter que "correr" ele um pouco pro lado.

Amauri Marques Farias
17/01/2010, 20:24
opa galera instalei mas o meu nao foi mar flores nao..
a parte de adaptaçaofoi relativamente tranquila

o problema e que o motor continua muito pesado
ele nao consegue nem fazer ligar. muito diferente do que todos relatam
e como se o motor de arranque fosse franco pra girar o motor
coloquei ate 2 bateria e nao fez muita diferença posso ter instalado errado?
dependendo do posicionamento ele pode nao conseguir rodar??
ajuda eu.

abraços

Dodger
17/01/2010, 20:59
Amauri,

O motor já tava pesado com o arranque velho? Motor tá no ponto certo? pq se tiver adiantado o motor pesa.

Ao girar o arranque o bendix num tá ficando prensado contra o volante não?
Mas o mais provável que as escovas do arranque estejam gastas(arranque usado).

Força o arranque de corsa tem se tiver OK, bem mais forte e rápido que o original por sinal.

verifique lá e vamos ajudando

abraço

Marcos ET
18/01/2010, 11:13
Força o arranque de corsa tem se tiver OK, bem mais forte e rápido que o original por sinal.

Posso até estar errado... mas considero isso "eficiência" pura!
Tbem acho que é o ponto de ignição errado e/ou escovas do motor de arranque....

Amauri Marques Farias
18/01/2010, 15:51
o motor de arranque depois que gira a engrenagem volta para a posiçao horiginal , não fica preso no volante.

o meu carro está realmente fora do ponto mas tirando os cabo da bobina não resolveria o problema, somente para testar o motor de arranque?? ou nao é bem assim


eu vou dar uma olhada nas escovas entao..
tomara que seja..

agradeço atençao e ajuda.

turboroe
18/01/2010, 16:11
Verifica a voltagem nas baterias também.
Não adianta nada ter 2 baterias se as duas estão arriadas.

O ideal da bateria carregada é estar lá pelos 12,5Volts

Se tiver com menos de 11Volts então a bateria pode estar ruim.

Amauri Marques Farias
18/01/2010, 16:44
estão boas.
inclusive eu ligando 1 e ligando as 2 a diferença foi muito pouca o motor continuou rodando lento.

o meu motor e o original a alcool . faz alguma diferença?

turboroe
19/01/2010, 02:55
estão boas.
inclusive eu ligando 1 e ligando as 2 a diferença foi muito pouca o motor continuou rodando lento.

o meu motor e o original a alcool . faz alguma diferença?

Confere o ponto de ignição... ponto adiantado pesa o arranque, como ja foi dito.

Experimenta atrasar o ponto um pouco e vê se pega melhor.

Isso acontece com o motor quente e frio ou só com o motor quente?

Amauri Marques Farias
20/01/2010, 08:42
hoje vou na loja trocar o motor de partida pra ve se e o problema no motor
espero que ele troque depois de ter alargado os furos..

Amauri Marques Farias
20/01/2010, 19:32
troquei o motor de arranque por outro mais novo. eo problema continua. e como se o motor tivesse muito pesado
nao sei o que pode ser.
abri outro topico para meu problema

Marcos ET
20/01/2010, 20:41
Bom, "estatisticamente" vamos pelo que NAO PODE SER...

Nao pode ser motor de arranque, pois é muito pouco provável que você tenha comprado dois motores ferrados (a nao ser que tenha encontrado um mesmo picareta que quer tirar vantagem de voce!)

Agora, veja os contatos da bateria, se a corrente tá "funfando" beleza...
Turboroe perguntou e vc nao respondeu se este peso todo acontece só com motor frio, ou se também ocorre com ele quente, ou só quando está quente...
Tira as velas fora do cabeçote e vira o motor... se pesar é sinal de que você tem algum problema mais "grave" por aih....

... este seu motor foi retificado recentemente?

Amauri Marques Farias
21/01/2010, 00:18
opa vamos la.

vou tentar o lance das velas depois.. boa ideia

ele ja da isso frio. quente eu ainda nao sei. ele ainda nao ligou eheh

nao esse motor nunca foi retificado e ate a pouco tempo tava funcionando beleza mas o motor de arranque original depois de quente nao dava partida por isso resolvi mecher trocar..
e o pior voltei com motor de arranque original , que funcionava quando estava frio, e ele tb ta consguindo girar o motor..

Marcos ET
21/01/2010, 10:04
... cara, acho que vc tá com algum outro problema aih... já que este motor "ainda não ligou"!

turboroe
21/01/2010, 10:09
opa vamos la.

vou tentar o lance das velas depois.. boa ideia

ele ja da isso frio. quente eu ainda nao sei. ele ainda nao ligou eheh

nao esse motor nunca foi retificado e ate a pouco tempo tava funcionando beleza mas o motor de arranque original depois de quente nao dava partida por isso resolvi mecher trocar..
e o pior voltei com motor de arranque original , que funcionava quando estava frio, e ele tb ta consguindo girar o motor..


Se o motor PEGA QUANDO FRIO e NAO PEGA QUANDO QUENTE então o problema provavelmente é a FALTA da alimentação auxiliar da bobina.
É um fio que vai ligado entre o + da bobina e um dos terminais do motor de arranque.
Sei que em algum lugar do fórum tem foto disso, só não sei aonde... da uma procurada.

NUNCA ligue o motor com algum cabo de vela solto... isso detona a bobina de ignição. Se queres testar se a culpa é do ponto de ignição, tira o + da bobina ou aterra o cabo de vela que sai da bobina. Repetindo: NAO LIGA O MOTOR SE ALGUM CABO DE VELA ESTIVER SOLTO!


Eu to apostando que isso é aterramento pobre. da uma lixada e limpa bem os contatos da bateria, tanto a bateria como os bornes.
Verifica se os cabos tão bem presos nos bornes, se não tem sujeira nem oxidação. Uma lixada na ponta dos cabos também ajuda.
Verifica o aterramento do motor de arranque na capa seca... sujeira entre eles faz um estrago no aterramento. Da uma lixada boa ali e usa parafusos novos GALVANIZADOS. Parafusos pretos não conduzem eletricidade.

Aterramento é sempre ignorado e sempre causa problemas.

turboroe
21/01/2010, 10:14
Explica direito o seguinte:

Com o motor de arranque original o motor pega?
Você somente trocou o motor de arranque pelo do corsa e agora ele não pega mais?

Amauri Marques Farias
21/01/2010, 13:21
primeiramente agradeço a atençao turmoroe

e o seguinte o meu motor e motor de arranque estava sem problemas para pegar frio.
mas na hora que esquentava o motor ele ficava pesado, ja tinha testado este fio na bobina e nada.. e tinha que esperar esfriar para consegui dar a partida denovo.
tentando resolver isto coloquei o motor de arranque do corsa e realmente a facil de instalar nao e nem um bixo de 7 cabeças;
coloquei ele e na hora ligar ficou no nhemmm nhemmmm (hehe) diferente do que todos relatam que era pra virar um canhao né.
ai troquei o motor de arranque pesando que era o que eu comprei no ferro velho que estava bichado.
o cara trocou pra mim e pegou um motor de arranque pela carcaça foi fabricado em 2008 entao de certa forma é novo coloquei no motor e ficou o mesmo nehmmm nhemmm nao conseguindo nem ligar o carro.
ai peguei o original coloquei denovo pra ver e pra minha surpresa ficou pesadao nao consegui dar partida como dava antes.


eu vou realmente refazer a parte eletrica do motor de arranque este fds e relato como ficou.

Amauri Marques Farias
23/01/2010, 20:26
FUNCIONOU!!!!!
SO FALTA DETALHES DE POSICIONAMENTO DO MOTOR DE ARRANQUE MAS TA 100 %
o porblema e igual falaram
aonde o motor de arranque fica preso estava muito sujo e tinha sido pintado tb.
entao tava indo pouco negativo para o motor de partida
tirei tudo limpei lixei e ainda fiz um fio extra de negativo ligando na carçada do motor e pronto .. meu ohc ta girando forte agora
obrigado a ajuda e recomendo o uso do motor de partida do corsa.

sera que alguem compra meu motor de partida original eahaehae

rodrigo.hoffman
31/01/2010, 12:09
Bom dia pessoal


Ta quase chegando a hora do meu OHC voltar a funcionar, entao resolvi comprar um motor de arranque do corsa.. Meu motor de arranque num tava ruim, mas devido as altas temperaturas eu nao sei como ele ficou :putz:

Ontem fui no ferro velho e por R$ 100,00 comprei o bixinho.. Com os dois arranques em maos comecei a analisar e tem algumas diferenças entre os dois.. Nada que seja muito complicado de resolver, mas acredito que precisam ser feitas para que a instalação fique 100%.. O focinho do corsa e maior que o orignal tanto no diametro, qt no comprimento. Acho que alguem comentou aqui que teve que limar pra encaixar na lata da capa seca. So que ai veem um problema? A parte que teria que ser limada (ponto A) tem cerca de 67mm de diametro e 5 mm de comprimento.. Fazendo isso ele encaixaria, mas o bendix estaria entrando esses 5mm a mais pra dentro da capa seca.. A distancia do (ponto B) até o (ponto C) e de aproximadamente 27mm (quase a mesma distancia do original)

Acho que foi o Dodger que comentou que ficou pegando na carcaça do bendix, ai ele colocou arruelas pra afastar um pouco.. Entao eu acho que alem de ter que rasgar o furo, tem que fazer uma junta com esses 5mmm a mais que ta passando, pra corrigir a distancia; e um anel de uns 3mm de espessura e medida externa de 65 e interna de 62 pra colocar no ponto B do arranque do corsa pra corrigir a largura que vai ficar menor agora do furo da capa seca :concordo:

Segue as fotos

NayCordeiro
06/02/2010, 18:25
Caros amigos,

instalei o motor de arranque do corsa e ficou um blz. Pegou durante alguns dias. Hoje ele resolveu ficar pesado igual ao original e não sei mais o que fazer pra o OHC pegar. Não sei se tenho problema com a caixinha de comando da ignição eletronica ou com alternador. So sei que já troquei tudo e esse carro nunca funciona que preste.

Mas nem tudo está perdido.

Já to procurando um motor completo pra tirar o Ford do jeep. Quero um carro de confiaça e com esse motor não adianta mais!!!

O problema de trocar todo o motor e que ou precisar de cambio, flange de adaptação e talvez relação de diferencial.

Desisti de mexer no OHC!!!

Dodger
06/02/2010, 19:33
Caros amigos,

instalei o motor de arranque do corsa e ficou um blz. Pegou durante alguns dias. Hoje ele resolveu ficar pesado igual ao original e não sei mais o que fazer pra o OHC pegar. Não sei se tenho problema com a caixinha de comando da ignição eletronica ou com alternador. So sei que já troquei tudo e esse carro nunca funciona que preste.

Mas nem tudo está perdido.

Já to procurando um motor completo pra tirar o Ford do jeep. Quero um carro de confiaça e com esse motor não adianta mais!!!

O problema de trocar todo o motor e que ou precisar de cambio, flange de adaptação e talvez relação de diferencial.

Desisti de mexer no OHC!!!

Cara, tira fora o arranque e veja se a carcaça do bendix num tá raspando no volante do motor, pq ai roda pesado por causa do atrito e ferra o bendix.
Quando montei da primeira vez tava assim, mas vi a tempo e coloquei duas arruelas para jogar pra fora o arranque e afastar um pouco o bendix do volante, dai girou solto e sem problemas por meses.
Hj mesmo o meu arranque estragou o bendix, o carro tava fazendo caixa e na hora de montar o arranque o mecanico não colocou as arruelas de afaste e adivinha? ficaram funcionando o motor e falaram que tava rodando pesado, quando cheguei lá já era tarde, a carçaca do benxix estragou pq ficou raspando no volante do motor...fazer oquê.

O OHC é realmente mais melindroso de mexer, mas jogar fora motor bom pra adaptar qquer coisa lá vc pode estar se precipitando.
Confira o ponto do motor, pq se ele ficar pouca coisa adiantado, quando fica quente já roda pesado pra KCT, se tiver muito adiantado pesa mesmo frio.
Sempre tive carro (maverick) e jeep com OHC e vou te falar, muito dificil te deixar na mão se estiver com manutenção em dia. tenho maverick 76 aqui que nunca abriu o motor pra nada e funciona só de mostrar a chave pra ele, nunca me deixou na rua, não bate, não fuma e num fala mal de ninguém, faz 7 por litro na cidade(cidade pequena e cheia de morro) e 11 na estrada e opala 4 cilindros nenhum acompanha ele..

Dodger
06/02/2010, 19:42
Bom dia pessoal

Acho que foi o Dodger que comentou que ficou pegando na carcaça do bendix, ai ele colocou arruelas pra afastar um pouco.. Entao eu acho que alem de ter que rasgar o furo, tem que fazer uma junta com esses 5mmm a mais que ta passando, pra corrigir a distancia; e um anel de uns 3mm de espessura e medida externa de 65 e interna de 62 pra colocar no ponto B do arranque do corsa pra corrigir a largura que vai ficar menor agora do furo da capa seca :concordo:

Segue as fotos

Ai sim ficaria perfeito:concordo:

Como falei no post acima, as arruelas que coloquei pra ajustar a distancia, o mecanico esqueceu de colocar quando voltou a caixa de marchas pro carro e fud$#u o arranque:parede::parede::parede:, ejehehehe! mas é isso ai, se tivesse feito tudo bunitinho como vc tá falando isso não teria acontecido.

falou!!

rodrigo.hoffman
08/02/2010, 13:54
Ai sim ficaria perfeito:concordo:

Como falei no post acima, as arruelas que coloquei pra ajustar a distancia, o mecanico esqueceu de colocar quando voltou a caixa de marchas pro carro e fud$#u o arranque:parede::parede::parede:, ejehehehe! mas é isso ai, se tivesse feito tudo bunitinho como vc tá falando isso não teria acontecido.

falou!!

Cara

Sabe que na teoria a coisa e bonitinha, mas na pratica e um pouco diferente :parede:... Como ja to chegando nos finalmente, ontem resolvi intalar o bixo. Olha daqui, mede, tira, coloca e descobri que fazer essa flange vai dar trabalho.. Entao como ja tem a experiencia da rapaziada aqui, fui no mais facil mesmo... Alarguei o furo de baixo (broca 9,5mm) e rasguei o furo de cima, pro lado de fora do motor... Como ja tinha comentado a parte aquela que nao entra na chapa que protege a capa-seca eu nao mexi, apenas peguei duas arruelas lisas de 3/8 e coloquei entre o motor de arranque e a chapa, asssim corrigi a distancia do bendix..

Tive que da uma esmerilhada na cabeça do parufuso que nao vai mais ser usado (que prende a chapa), senao ele fica batendo no arranque e qd apertava ele ficava torto.. No mais foi botar pro lugar e apertar

Essa semana espero conseguir montar o resto que falta pra botar o bixo pra rodar

Abraços

Amauri Marques Farias
09/02/2010, 17:04
mais um ohc com motor gmc ehehe
o meu ficou igual mas eu ainda coloquei um parafuso entre entre o motor de arranque e capa seca justamente pra ele dar uma inclinada ai o barulho ficou mais bonitinho..

rodrigo.hoffman
19/02/2010, 20:53
Pessoal

Finalmente depois de longos meses meu OHC voltou a berrar... O motor de arranque e sensacional... Devo ter batido no arranque no minino umas 20 vezes ate ele pegar, devido as varias mutações que ele sofreu nesse periodo de inatividade.. Foi o melhor R$ 100,00 que investi nele desde que comprei, e olha que ja foram muitos R$ 100,00 ate hj :-D

Valeu ai pessoal pela dica :concordo:

Abraços agora sem "nhenn, nhenn, nhennnnn"

hefepipe
16/03/2010, 18:17
Pessoal, não estou conseguindo regular o motor de partida do corsa no OHC, o motor de partida gira porém nem dá sinal de acoplamento no volante. Coloquei arruelas, rasguei o furo, de tudo um pouco e nada.
Só não consegui entender o modo de travar o bendix para fora e posicioná-lo na caixa seca para regular.
Não querendo encher o saco, vcs poderiam me dar mais detalhes deste acoplamento.

Abraços

Mais um cansado da partida do OHC

rodrigo.hoffman
17/03/2010, 00:27
Pessoal, não estou conseguindo regular o motor de partida do corsa no OHC, o motor de partida gira porém nem dá sinal de acoplamento no volante. Coloquei arruelas, rasguei o furo, de tudo um pouco e nada.
Só não consegui entender o modo de travar o bendix para forma e posicioná-lo na caixa seca para regular.
Não querendo encher o saco, vcs poderiam me dar mais detalhes deste acoplamento.

Abraços

Mais um cansado da partida do OHC

Cara

Estranho isso ai hein.. Vc testou esse motor de arranque na bancada pra ver o funcionamento??? No meu foi bem simples como ja relatei, mas cada caso e um caso.. Se gira mais o motor nao vira, o bendix nao ta alcançando a cremalheira.. isso e estranho pois o fucinho do M.A do corsa e maior que do original.. Assim poderia estar acontecendo de o bendix ficar pegando direto na cremalheira e não o contrario...
A respeito de travar o bendix eu vou sincero contigo.. Eu num fiz isso e acredito que num tem necessidade.. Depois de alargar o furo de baixo e de rasgar o de cima, vc prende o de baixo.. ai e so empurrar ele pro buraco na lata lá da capa seca e apertar o de cima.. :concordo:

Abraços

hefepipe
17/03/2010, 12:28
Cara

.....Depois de alargar o furo de baixo e de rasgar o de cima, vc prende o de baixo.. ai e so empurrar ele pro buraco na lata lá da capa seca e apertar o de cima.....

Abraços

Como procedo com estes alargamentos ?? O de baixo só aumento o diâmetro, certo ? e o de cima eu alargo ele em qual sentido, tendendo a girar o M.A. no sentido do motor ou para fora ??

Abraços

Dodger
17/03/2010, 12:47
Como procedo com estes alargamentos ?? O de baixo só aumento o diâmetro, certo ? e o de cima eu alargo ele em qual sentido, tendendo a girar o M.A. no sentido do motor ou para fora ??

Abraços

Poisé, para saber direito onde refurar na parte de cima, só com o bendix travdo pra fora. Eu puxei ele pra fora(não é fácil) e travei com um pedacinho de chapa. dai encaixa a engrenagem dele na cremalheira, prende o parafuso de baixo(não precisa apertar muito, então com o arranque na posição certa vc marca direitinho onde refurar.

hefepipe
17/03/2010, 18:29
Poisé, para saber direito onde refurar na parte de cima, só com o bendix travdo pra fora. Eu puxei ele pra fora(não é fácil) e travei com um pedacinho de chapa. dai encaixa a engrenagem dele na cremalheira, prende o parafuso de baixo(não precisa apertar muito, então com o arranque na posição certa vc marca direitinho onde refurar.

Mas Dodger, com ele encaixado, como faço para saber se é a posição certa, empurro até sentir que a engrenagem pegou na cremalheira ? Não dá para ver nada !!!

rodrigo.hoffman
17/03/2010, 20:26
Como procedo com estes alargamentos ?? O de baixo só aumento o diâmetro, certo ? e o de cima eu alargo ele em qual sentido, tendendo a girar o M.A. no sentido do motor ou para fora ??

Abraços

Entãoo

No furo de baixo é so alargar mesmo.. senão me engano o parafuso é 3/8 (usei uma broca 9,5mm).. O de cima, no meu caso se olhando de baixo, eu girei o M.A pro lado do motor, logo tive que rasgar o furo pro outro lado... Um jeito mais facil de travar o bendix e tirar o automatico, ai fica livre pra frente e pra tras... da pra testar o acoplamento puxando e empurrando o garfinho..

Abraços

Gustavo de Olliveira
12/05/2010, 11:11
Cara

Estranho isso ai hein.. Vc testou esse motor de arranque na bancada pra ver o funcionamento??? No meu foi bem simples como ja relatei, mas cada caso e um caso.. Se gira mais o motor nao vira, o bendix nao ta alcançando a cremalheira.. isso e estranho pois o fucinho do M.A do corsa e maior que do original.. Assim poderia estar acontecendo de o bendix ficar pegando direto na cremalheira e não o contrario...
A respeito de travar o bendix eu vou sincero contigo.. Eu num fiz isso e acredito que num tem necessidade.. Depois de alargar o furo de baixo e de rasgar o de cima, vc prende o de baixo.. ai e so empurrar ele pro buraco na lata lá da capa seca e apertar o de cima.. :concordo:

Abraços

GALERA , OQUE QUE "SEIS TÃO FAZENDO " ,
Como o meu arranque do OHC tava dando pau de novo , lembrei que vi aqui no forum que o do corsa dá certo.
Comprei o bicho e fui instalar .... oque acontece é ELE NÃO ENTRA NO BURACO !!!!!!!!!! Mas não criemos panico, desmonta o arranque, mede o buraco caixa seca e o fuchinho ( corsa ) taca no torno retira cerca de 1mm ( lá de onde pega e não deixa encaixar, não é da ponta , peloamordedeus) , vai testando até que ele entra no buraco , ESTA É A REGULAGEM.
No meu caso alarguei o furo de cima e rasquei o de baixo reto , deu certinho , o motor OHC só falta virar do avesso na partida rsrs.

osvaldo moura
12/05/2010, 11:27
Gustavo motor de arranque do corsa que ano, cara meu motor e ohc meu motor de arranque e 1.8 mesmo assim vira o ohc como se fosse um microondas cara não sei mais o que faço já pensei em colocar motor de arranque da ranger 2.5 mais em angra não acho nem a pau
socorrooooooooo,

rodrigo.hoffman
12/05/2010, 11:39
Gustavo motor de arranque do corsa que ano, cara meu motor e ohc meu motor de arranque e 1.8 mesmo assim vira o ohc como se fosse um microondas cara não sei mais o que faço já pensei em colocar motor de arranque da ranger 2.5 mais em angra não acho nem a pau
socorrooooooooo,

Amigão

Da uma lida no topico todo senão na pg 9 pra frente que vc vai ver que é mamao com açucar.. Cada um tem uma maneira de instalar mas é facinho, facinhooo :pipoca:...

[ ]´s

osvaldo moura
12/05/2010, 12:44
Amigão

Da uma lida no topico todo senão na pg 9 pra frente que vc vai ver que é mamao com açucar.. Cada um tem uma maneira de instalar mas é facinho, facinhooo :pipoca:...

[ ]´s

Obrigado Rodrigo vou sair a caça de um arranque de corsa 2003 espero encontrar logo em Angra temos uma enorme carência de tudo referente a veículos,:dance:

Dodger
12/05/2010, 13:10
Obrigado Rodrigo vou sair a caça de um arranque de corsa 2003 espero encontrar logo em Angra temos uma enorme carência de tudo referente a veículos,:dance:

Tenho um arranque do corsa aqui pra vender, tava no meu motor OHC e quando mexeram na caixa de marchas tiraram o arranque e recolocaram sem as arruelas de espaçamento, deram partida várias vezes assim, ai roçou o bendix. já troquei o bendix e tá guardado de reserva.

Como estou vendendo o carro, voltei o arranque original que tava bom.

se quiser te passo este do corsa que tem aqui, já tá com a furação refeita, só instalar com duas arruelas grossas e boa.

Gustavo de Olliveira
12/05/2010, 14:46
Olá Osvaldo , oque a turma faz é colocar um par de arruelas pra distanciar o arranque da caixa seca e poder instalar, a meu ver isso não é muito interessante pois cria se um vão pra entrar sujeira , além de que do jeito que fiz o arranque fica travado pelo encaixe do fucinho, do outro jeito ele fica preso só pelas orelhas do arranque ( mais sujeito a quebras), sendo que são só duas e uma delas ainda tem que rasgar...
a meu ver vale a pena o tabalho de desmontar e usinar o focinho
abc

rodrigo.hoffman
12/05/2010, 17:42
Olá Osvaldo , oque a turma faz é colocar um par de arruelas pra distanciar o arranque da caixa seca e poder instalar, a meu ver isso não é muito interessante pois cria se um vão pra entrar sujeira , além de que do jeito que fiz o arranque fica travado pelo encaixe do fucinho, do outro jeito ele fica preso só pelas orelhas do arranque ( mais sujeito a quebras), sendo que são só duas e uma delas ainda tem que rasgar...
a meu ver vale a pena o tabalho de desmontar e usinar o focinho
abc

Ae Gustavo

Não tenho duvidas que seu trabalho tenha ficado bom, eu mesmo sugeri uma flange pra fazer a adaptação... O uso de arruelas realmente é meio que uma "gambiarra" mas de qualquer maneira, mesmo se torneando o focinho tem que chegar o MA um pouco pra fora, pq o focinho e mais comprido tb.. Se deixar ele todo "enfiado" (uii:oops:) o bendix vai quase raspar na cremalheira qd pra dentro do MA e qd acionado vai quase passar... Com o tempo isso pode causar algum tipo de problema..

Osvaldo

O MA de arranque num precisa ser do Corsa 2003.. Vai la e pede um MA do corsa, senao me engano são todos iguais (o mwu acho que é um de Corsa 1000 1998). Um amigo meu mecanico disse que esses dias mexeu em um Corsa 16V e disse que a furação era igual, mas o motor era bem pequenoo.. Qq coisa que preciasr tamos ai pra ajudar

[ ]´s

Gustavo de Olliveira
13/05/2010, 08:49
Olá Rodrigo, O meu MA ficou todo enfiado rsrsrsrs
Tá girando perfeitamente, ou seja não pega em nada que não deveria.
Antes de colocar medi com o original e realmente o do corsa é um pouquinho maior, mas é só a ponteira do fucinho , o bendix trabalha quase no mesmo lugar do original.
Mas cada caso é um caso , cada adaptação é única.

Jeep83
06/06/2010, 11:24
Mas cada caso é um caso , cada adaptação é única.

Ola pessoal, complementando todo o conteudo ja falado.

--//--

Eu tambem ja sofri muito com arranque original do OHC...
Nas tantas tentativas descobri que parte do arranque do OHC é interambiavel com o arranque do chevette. Tirando o focinho, parte do resto consequi usar do chevette.

--//--

Alem do corsa, Uma outra adaptacao possivel: Motor de arranque de fiat FIRE. Usei o do palio fire. Veja fotos:
Diferenças em relacao ao corsa:
- Nao precisa usinar. O encaixe é 2mm menor do diametro.
- Acho que é mais dificil fazer as furaçoes, mas uma vez feito funciona direitinho.
Eu usei uma cx seca e a chapa de proteção para escolher a posição correta.
- Tem tres furos de fixacao, Fica mais bem preso.
- Nenhuma das furaçoes equivale com a original. Apenas uma é bem proxima.
- A potencia dos tres arranque (Corsa, Palio e OHC) é proxima. (em torno de 0.8kW)
--//--

Um assunto que precisa ser verificado:
O vendedor Operama me falou que existem duas vesoes de bendix (engrenagem) para OHC: 9 e 10 dentes. Acho que nao pode simplismente trocar um pelo outro.

Em outras palavras, acho que tanto corsa e fiat Fire funcionam bem so em OHC que tambem usa arranque de 9 dentes.

--//--

luis dal pra
23/07/2010, 19:17
Há uma solução que ajuda o arranque com o motor Ford OHC (Georgia) quente, pois a saída do cano de escape fica muito próxima ao motor de arranque, causando estes problemas relatados aqui, há uma cinta de aproximadamente 1" que suportam até 1260 graus célsius que ser for enrolada ao cano de escape podendo diminuir sensivelmente a temperatura no local, não deixando o motor de partida exposto a temperatura tão alta, estou restaurando um GPW 1945 e procurei muito esta cinta e agora consegui, que por ventura estiver interessando por gentileza postar o e-mail que entrarei em contato.
Um abraço,

manoel dario bohrer
17/09/2010, 19:59
Andei meio por fora da net e aqui do forum e esqueci de colocar as fotos do arranque do corsa no OHC.
ficou show de bola, o arranque do corsa tem metade do tamanho e peso do original, e o dobro da força, gira muito mais rápido tbém. Ah, e puxa muito menos da bateria tbém, pode bater na chave umas 15 vezes que a bateria num acaba, com o original se o motor num pegasse em 5 tentativas podia esquecer e arrumar outra bateria.

O Marcos ET que me passou as dicas e foi tranquilo adaptar. Aproveito para agradece-lo em publico pela atenção que ele me deu na época.

A coisa é simples, o arranque do corsa tem só dois parafusos de fixação o do ohc tem 3. Fica preso em 2 somente e fica OK, 1 vc fixa(o de baixo, perto do carter) e o outro tem que abrir o furo na carcaça do arranque, isso se faz como o bendix travado para fora pra vc verificar o ponto certo onde dá encaixe perfeito da engrenagem do arranque com a cremalheira, refaz o furo, aperta os parafusos ligas os dois fios e boa. Coloquei lá tem um bom tempo, coisa de uns 8 meses e tá perfeito.

Gastei uns 100,00 num arranque de Corsa praticamente novo. Já tinha gastado 180,00 no original e continuava uma bosta.

adaptação testada e aprovada:concordo:

Ola eu queria saber sobre qual arranque,de que corsa serve para adaptar no motor ohc 2.3 do cj5 quais sao os melhores, fui no ferro velho e cara de la me mostro arranque menor e mais fino que o original, ele me disse que era de corsa montana 1.8 o fucinho é bem parecido com o do motor original a diferença é que tem so dois furos mais daria para adaptar tranquilamente, a dúvida é se esse arranque é bom? obrigado

rubensx
17/09/2010, 20:22
manoel dá uma lida no topico que serve qualquer motor de arranque do Rodrigo por exemplo é do Corsa 1998 1.0 e tem gente que usou do 2003

rodrigo.hoffman
17/09/2010, 22:31
Ola eu queria saber sobre qual arranque,de que corsa serve para adaptar no motor ohc 2.3 do cj5 quais sao os melhores, fui no ferro velho e cara de la me mostro arranque menor e mais fino que o original, ele me disse que era de corsa montana 1.8 o fucinho é bem parecido com o do motor original a diferença é que tem so dois furos mais daria para adaptar tranquilamente, a dúvida é se esse arranque é bom? obrigado

Amigão

Vai lá no "shopping" e pede um arranque pro Corsa... Qualquer ano e motor serve...

Um amigo meu recentemente instalou no OHC dele um de Montana (igual esse que vc falou), que segundo ele e mais reduzido que dos outros Corsas.. Derepente faz ate sentido ser mais parrudo pelo motor ser maior que um 1.0.. Da impressão que ele gira mais que o meu, mas qq um deles vc vai ficar satisfeito :)..

[ ]´s

manoel dario bohrer
20/09/2010, 19:39
Amigão

Vai lá no "shopping" e pede um arranque pro Corsa... Qualquer ano e motor serve...

Um amigo meu recentemente instalou no OHC dele um de Montana (igual esse que vc falou), que segundo ele e mais reduzido que dos outros Corsas.. Derepente faz ate sentido ser mais parrudo pelo motor ser maior que um 1.0.. Da impressão que ele gira mais que o meu, mas qq um deles vc vai ficar satisfeito :)..

[ ]´s
Valeu obrigado! eu estava pesquisando na net sobre esse tal arranque num site e lá dizia que esse arranque tem aplicação para gm blazer 2.4 s10 e outros lá,o que me chamou atenção, é que um motor 2.4 deve ser pesado igual o ohc 2.3 por tanto deve ser um bom arranque, andei comparando as fotos do arranque corsa montana com o da s10 e da blazer 2.4 são praticamente identicos pelo menos na foto, outra coisa o cara lá do ferro velho me cobrou 250 R$ nesse arranque vi aqui no fórum gente falando que pagou 100 R$ é isso mesmo o é por que sou de Nova Friburgo interior do estado Rio de Janeiro e aqui tudo é mais caro? valeu um abraço

manoel dario bohrer
20/09/2010, 19:40
manoel dá uma lida no topico que serve qualquer motor de arranque do Rodrigo por exemplo é do Corsa 1998 1.0 e tem gente que usou do 2003

Valeu obrigado

rodrigo.hoffman
20/09/2010, 22:42
Valeu obrigado! eu estava pesquisando na net sobre esse tal arranque num site e lá dizia que esse arranque tem aplicação para gm blazer 2.4 s10 e outros lá,o que me chamou atenção, é que um motor 2.4 deve ser pesado igual o ohc 2.3 por tanto deve ser um bom arranque, andei comparando as fotos do arranque corsa montana com o da s10 e da blazer 2.4 são praticamente identicos pelo menos na foto, outra coisa o cara lá do ferro velho me cobrou 250 R$ nesse arranque vi aqui no fórum gente falando que pagou 100 R$ é isso mesmo o é por que sou de Nova Friburgo interior do estado Rio de Janeiro e aqui tudo é mais caro? valeu um abraço

Cara

Vai no de Corsa que num tem erro... Tem bastante por ai :pipoca:..

Como eu disse qq MA de Corsa (Hatch, Sedan, Wagon, Pickup) serve, 1.0, 1.6, 1.6 16V.. Agora R$ 250,00 num arranque usado e brabo hein... A não ser que o arranque fosse zerado!! Eu paguei R$ 100,00, mas acho que ate uns R$ 150,00 da pra pagar se tiver bem novinho :concordo:...


[ ]´s

manoel dario bohrer
23/09/2010, 18:31
Cara

Vai no de Corsa que num tem erro... Tem bastante por ai :pipoca:..

Como eu disse qq MA de Corsa (Hatch, Sedan, Wagon, Pickup) serve, 1.0, 1.6, 1.6 16V.. Agora R$ 250,00 num arranque usado e brabo hein... A não ser que o arranque fosse zerado!! Eu paguei R$ 100,00, mas acho que ate uns R$ 150,00 da pra pagar se tiver bem novinho :concordo:...


[ ]´s

Valeu amigo,era 2008, vou procurar em outros ferro velho, achei caro também mais se bom mesmo até vale a pena pois aqui fica em 300 R$ pra fazer o arranque original trocando tudo e ainda não fica muito bom, tenho um ohc que frio até vira bem pega numa só, mais quente vira pesado pra burro e não é ponto pois desligo os fios da bobina e continua a mesma coisa como se a compressão aumentasse, ou arranque ficasse fraco com a temperatura, mais sempre pega pois é ignição eletrônica e esta no ponto ate meio atrasado e carburação esta em ordem a , agora se afogar adeus, por isso que fiquei interessado no arranque do corsa. Valeu pelas dicas e desculpe pelo incomodo, e demoro a responder por que não tem net em casa! Um Abraço.

Flaibam
01/11/2010, 14:57
Depois de um ano e meio (assim que comprei, mandei fazer partida e alternador), o meu motor de partida original do OHC começou a apresentar quase todos os sintomas já descritos. O que mais me incomodava era o "motor pesado". Eu tirava a partida e ele funciona livre, rápido, quando ligado direto. Era só instalar e ele ficava pesado novamente.
A solução foi mais simples do que eu pensava: a bateria estava velha e não tinha carga suficiente. Às vezes carregava, às vezes não. A gente fica pensando numa série de problemas e a solução era coisa simples. Troquei a bateria e tudo voltou a funcionar normalmente. Motor de partida original OHC, feito por eletricista bom, não falha nem debaixo da água (já deixei ele quase meio metro submerso e o motor morreu - dei partida e funcionou).

NayCordeiro
01/11/2010, 22:42
Grande Manoel, tambem passo por a mesma coisa com o meu OHC. É o melhor do mundo quando pega. O problema é que nunca pega depois de quente. O negocio é, se for a taxa de compressao baixa como é que da jeito? Só na retifica? Ja coloquei o motor de arranque do corsa e gira bem danado. O problema é que faz um barulho feio quando vai girar... nao sei se por estar mal encaixado ou por outra coisa. O meu nao aguentou e quebrou o gogó rapidinho.

Flaibam, troquei td oq vc imaginar! Nao tem jeito. To suspeitando do ponto do distribuidor. Ate pq eh a ultima coisa q falta. Vou procurar a estroboscopica.

Abraços

Flaibam
01/11/2010, 23:57
....Ja coloquei o motor de arranque do corsa e gira bem danado. O problema é que faz um barulho feio quando vai girar... nao sei se por estar mal encaixado ou por outra coisa. O meu nao aguentou e quebrou o gogó rapidinho.

Flaibam, troquei td oq vc imaginar! Nao tem jeito. To suspeitando do ponto do distribuidor. Ate pq eh a ultima coisa q falta. Vou procurar a estroboscopica.

Abraços
Nay, o barulho estranho, que deve parecer com um gato engasgado, pode ser desgaste do bendix. Nada que um bom eletricista não possa arrumar. O ponto do motor é importante, mas o meu foi acertado no "olhômetro" e pelo ruído. Um mecânico sabe fazer isso sem a tal estroboscópica.
Eu ouço relato das pessoas que tentam resolver as coisas por si mesmas, e isso até que é legal. Mas chega uma hora que temos de pedir ajuda para os profissionais. Não há jeito.

Dodger
02/11/2010, 00:22
Grande Manoel, tambem passo por a mesma coisa com o meu OHC. É o melhor do mundo quando pega. O problema é que nunca pega depois de quente. O negocio é, se for a taxa de compressao baixa como é que da jeito? Só na retifica? Ja coloquei o motor de arranque do corsa e gira bem danado. O problema é que faz um barulho feio quando vai girar... nao sei se por estar mal encaixado ou por outra coisa. O meu nao aguentou e quebrou o gogó rapidinho.

Flaibam, troquei td oq vc imaginar! Nao tem jeito. To suspeitando do ponto do distribuidor. Ate pq eh a ultima coisa q falta. Vou procurar a estroboscopica.

Abraços

O barulho e quebra foi pq provavelmente vc não afastou corretamente o bendix da cremalheira, ele arrasta uma peça na outra e dá esse barulho estrnho, dai com tempo quebra.
Já te falei, poe seu motor no ponto.:concordo:

rodrigo.hoffman
02/11/2010, 15:15
Grande Manoel, tambem passo por a mesma coisa com o meu OHC. É o melhor do mundo quando pega. O problema é que nunca pega depois de quente. O negocio é, se for a taxa de compressao baixa como é que da jeito? Só na retifica? Ja coloquei o motor de arranque do corsa e gira bem danado. O problema é que faz um barulho feio quando vai girar... nao sei se por estar mal encaixado ou por outra coisa. O meu nao aguentou e quebrou o gogó rapidinho.

Flaibam, troquei td oq vc imaginar! Nao tem jeito. To suspeitando do ponto do distribuidor. Ate pq eh a ultima coisa q falta. Vou procurar a estroboscopica.

Abraços


O barulho e quebra foi pq provavelmente vc não afastou corretamente o bendix da cremalheira, ele arrasta uma peça na outra e dá esse barulho estrnho, dai com tempo quebra.
Já te falei, poe seu motor no ponto.:concordo:

Ae Nay

Ja te dei uns toques lá no tópico do Fênix e aqui no tópico aqui.. A respeito do barulho eu e o Felipe comentamos do posicionamento do arranque, que tem que ficar afastado um pouco da chapa que cobre a capa seca.. SEnão vai degolar o focinhoo, como aconteceu no teu

Atrase esse motor logo e veja como fica

[ ]´s

NayCordeiro
19/11/2010, 01:12
O barulho e quebra foi pq provavelmente vc não afastou corretamente o bendix da cremalheira, ele arrasta uma peça na outra e dá esse barulho estrnho, dai com tempo quebra.
Já te falei, poe seu motor no ponto.:concordo:

Grande Dodger, parece que as coisas estao clareando para o OHC. Tirei tudo da frente: radiador, helice correia lisa, tampa... e constatei que a correia dentada nao tinha sido colocada com o devido sincronismo das polias.

So que encontrei dificuldade em encontrar a marca de sincronismo do virabrequim e do distribuidor. A do vira é aquela marca (seta) da tampa da correia? E a do distribuidor?:pensativo::putz:

To chegando perto...:-D

NayCordeiro
19/11/2010, 01:15
Rodrigo,

To tentando acertar o sincronismo das polias da correia dentada.

To em Fortaleza e vou voltar pra casa no final de semana pra ver isso.

Por enquanto, so posso passear no troller, subindo e descendo duna.

Um abraço

rodrigo.hoffman
19/11/2010, 22:18
Grande Dodger, parece que as coisas estao clareando para o OHC. Tirei tudo da frente: radiador, helice correia lisa, tampa... e constatei que a correia dentada nao tinha sido colocada com o devido sincronismo das polias.

So que encontrei dificuldade em encontrar a marca de sincronismo do virabrequim e do distribuidor. A do vira é aquela marca (seta) da tampa da correia? E a do distribuidor?:pensativo::putz:

To chegando perto...:-D

Explica melhor essa historia de correia fora do lugar??

A respeito do ponto ta aqui? http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81102

[ ]´s

NayCordeiro
20/11/2010, 00:12
Rodrigo,

o problema não é a contagem dos cilindros e sim as marcas de sincronismo das polias por onde passa correia dentada, conforme esquema anexado no motor OHC da ranger 2.3 94.

Comparando ao OHC do jeep, que é bem semelhante, quero saber onde ficam as marcas de sincronismo do jeep, pois não existem como o esquema em anexo.

A correia tava fora de sicronismo

Um abraço.

rodrigo.hoffman
20/11/2010, 00:22
Rodrigo,

o problema não é a contagem dos cilindros e sim as marcas de sincronismo das polias por onde passa correia dentada, conforme esquema anexado no motor OHC da ranger 2.3 94.

Comparando ao OHC do jeep, que é bem semelhante, quero saber onde ficam as marcas de sincronismo do jeep, pois não existem como o esquema em anexo.

A correia tava fora de sicronismo

Um abraço.

Cara..

Eu sei que não é contagem do cilindros, mas é que vc falou de marcas do virabrequim e distribuidor.. E la tem como fazer certinho..

A respeito do sincronismo da correia tem aqui o manual.. Mas é marca da polia do comando alinhado a marca do cabeçote.. A marca da polia do vira com a marca da tampa e a marca do distribuidor alinhado com a marca do rotor..

[ ]´s

NayCordeiro
21/11/2010, 09:35
Rodrigo,

agora sim!!! Só quando eu chegar em casa pra colocar esse esquema em pratica.

Valeu

Leonardo Raffi
14/08/2015, 17:45
FAZ O SEGUINTE:

troca este motor de arranque, ou melhor.

1º tire o motor de arranque leve até um ferro velho, e fale para o cara o seguinte: amigo meu motor de arraque de meu DEL REY, tá fudido e eu tê sem dinheiro para arrumar, acho que sai mais barato te comprar um, ( :discordo:Nunca, mais nunca,nem se colocar você no pau de arrara você fale que e de Jeep:rolleyes:) ai ele vai trazer um novinho em folha, você paga, pega e leva e coloca no lugar e plug end play. falou!!!:dance:

DEL REY e corcel da????

Marcos ET
14/08/2015, 18:31
DEL REY e corcel da????

Nem sempre... Del Rey 1.8 vinha com motor AP... Corcel era motor CHT...

Tem mais de dez anos que eu tinha prometido estas fotos, aqui estão as do Arranque do Corsa, que está instalado no Jeep de um amigo, com motor OHC... Até hoje nunca deu nenhum problema, sempre funcionou 100%!

Lopes
01/10/2018, 17:07
Boa tarde, estou adaptando o arranque do corsa no ohc, segui os passos que todos fizeram aqui, fiz flange, fiz com arruelas e etc, resultado é que ele esta comendo a cremalheira fazendo um barulho muito forte, claro que parei antes que tudo fosse de agua a baixo, ai pergunto para quem possa me ajudar, o bendix pode estar errado? existe um modelo que não de certo? tem um ano especifico? não encontrei essas informações ou não percebi, por favor, se alguem me der uma dica ficarei muito grato.abraços

Aristides Jr
02/10/2018, 18:26
Lopes, boa tarde!
Que chato quando dá errado, não é!
Não desanime! Este motor de partida vai melhorar muito o seu jeep!
Antes de desmontar, examine se não tem nada solto ou peças faltando.
Se aparentemente estive em ordem e mesmo assim o problema continua.
Desmonte para ver onde está pegando!
Envie fotos quando mais informações tivermos mais ajuda voce irá receber.

Sydney66
10/11/2018, 12:32
Alguém já testou o motor de arranque da Ranger 2.3L, ele não serve não?

Saulo Pereira
10/10/2021, 11:37
Olha eu aqui em 2021 com os problemas já reclamado aqui desde 2007... a diferença é que hoje em dia o MA (motor de arranque) do Corsa não custa mais os R$ 100,00 que a galera falava por aqui a 14 anos... hehehe...

Vamos a minha briga...

Peguei um cj5 em março deste ano e como de praxe, comecei a ajustar os pontos que necessitavam de reparo... seja motor, eletrica ou qq outra coisa pendente. Depois de rodar alguns meses o danado começou a estourar e perder força, literalmente do nada, logo botei a culpa no combustível, mas não era "só isto"... em um primeiro teste notei que a bobina do gol MI estava pifando... troquei... continuava estourando... ai vi que o cabo de vela numero 1 estava rompido internamente.... troquei.... a vela do mesmo cilindro estava bem prejudicada.... troquei... ai parecia estar tudo perfeito e como ele havia ficado muito tempo parado, forcei um pouco na partida para pegar... e ai começa outro drama...

Batia a chave e só vinha o tech tech do automatico... nada de giro.... tirei o MA original para ver o que estrago e para a minha infelicidade, tudo virou cinzas... fritou tudo quanto é cobre que estava lá...

Depois de alguns dias puto com o ocorrido eu resolvi vir aqui no forum para procurar solução para o problema... comprei o danado do MA do Corsa 2003, que agora custa R$ 350,00 e me joguei no processo de adaptação... depois de forçar um pouco mais do que deveria no aperto acabei quebrando a orelha do parafuso de baixo... e aqui estou eu... novamente puto por não haver conseguido resolver o problema, pensando se compro outro MA de corsa ou tento recuperar este que quebrei...

hahahhaha

FORD OHC 2,3 - certeza que vai dar trabalho, seja nos anos 70, 80, 90, 2000, 2010, 2020 ou infinito... hahahha

Marcos ET
10/10/2021, 17:41
Olha eu aqui em 2021 com os problemas já reclamado aqui desde 2007...
Vamos a minha briga...

hehehe mas aí é que está boa parte da diversão! kkkkk quem não tem problema não vive! kkk


Peguei um cj5 em março deste ano e como de praxe, comecei a ajustar os pontos que necessitavam de reparo... seja motor, eletrica ou qq outra coisa pendente. Depois de rodar alguns meses o danado começou a estourar e perder força, literalmente do nada, logo botei a culpa no combustível, mas não era "só isto"... em um primeiro teste notei que a bobina do gol MI estava pifando... troquei... continuava estourando... ai vi que o cabo de vela numero 1 estava rompido internamente.... troquei.... a vela do mesmo cilindro estava bem prejudicada.... troquei... ai parecia estar tudo perfeito e como ele havia ficado muito tempo parado, forcei um pouco na partida para pegar... e ai começa outro drama...

Sim... o ideal era trocar todo o conjunto de uma vez (pra que você não compre uma bobina nova, e seja danificada por um cabo velho, por exemplo). Dá uma olhada se vale mesmo a pena a bobina do MI...é que tem vários tópicos aqui mesmo no fórum falando sobre ela. Ela é ótima, mas o tempo de ignição dela é muito diferente daquelas originais do Jeep (mesmo com a caixinha da ignição eletrônica), por isso é bem comum elas queimarem logo.


Batia a chave e só vinha o tech tech do automatico... nada de giro.... tirei o MA original para ver o que estrago e para a minha infelicidade, tudo virou cinzas... fritou tudo quanto é cobre que estava lá...

Depois de alguns dias puto com o ocorrido eu resolvi vir aqui no forum para procurar solução para o problema... comprei o danado do MA do Corsa 2003, que agora custa R$ 350,00 e me joguei no processo de adaptação... depois de forçar um pouco mais do que deveria no aperto acabei quebrando a orelha do parafuso de baixo... e aqui estou eu... novamente puto por não haver conseguido resolver o problema, pensando se compro outro MA de corsa ou tento recuperar este que quebrei...

Tenta soldar com aquele pessoal que faz recuperação de rodas de liga-leve... aqui tivemos um problema semelhante (numa flange de colocar motor AP num cambio de Chevette) e a solda ficou excelente!

Quanto àquele motor de arranque que eu postei as fotos, já tem mais de 15 anos que tá lá funcionando sem problemas!

grande abraço!

Saulo Pereira
13/10/2021, 15:23
Consegui resolver a briga com o meu MA de corsa... aproveitei esta crise atual para incentivar o mecânico local aqui da cidade e todos saíram ganhando... além de ganhar a grana do serviço prestado, ele aprendeu um pouquinho sobre o universo dos cjs e eu sai com meu Mr. T de arranque funcionando...

Sydney66
13/10/2021, 19:39
Prezado Saulo, boa noite;

Esse MA do corsa é de que ano? É aquele da marca Remy? O que precisa para instalar ele corretamente? Pode descrever? Estou pensando em adquirir um como reserva. Meu MA ainda é o original Bosch e tenho um reserva da Wapsa.

Madcow
03/08/2023, 14:01
Prezado Saulo, boa noite;

Esse MA do corsa é de que ano? É aquele da marca Remy? O que precisa para instalar ele corretamente? Pode descrever? Estou pensando em adquirir um como reserva. Meu MA ainda é o original Bosch e tenho um reserva da Wapsa.

Bom, me obriguei a utilizar muito bem esse tópico aproveitando pra responder essa duvida a cima, sim esse remy é o original do corsa, REMY DELCO, tal como wapsa para motorcraft só que no mundo gm, paguei 250 reais no modelo exato semelhante ao da foto, duas arruelas grossas em cada lado, com furo maior que 3/8, furar com uma broca 10 mm pelo menos os dois furos originais, e ai só colocar no lugar e ver onde cortar, o exemplo da pagina anterior também ajuda bastante se basear, corta na lixadeira mesmo, coloca uma arroela um pouco maior aperta e tá feito, passa a fiação da mesma forma que era no antigo, entrar no carro e bater na chave, demorei menos de 45 minutos pra estar com o carro funcionando e com a conta bem mais feliz perto dos 960 reais que o auto eletrico passou para reparar o antigo sem trocar o induzido, em resumo 100% de sucesso, pretendo fazer a flange, mas como precisava usar a f100 hoje, foi a solução. em resumo resolvi um problema que demorou pra acontecer no meu ohc, o kit pra jogar no mato fica cada dia maior, solex H34 (entra holley bijet 2300), arranque, tanque de metal, freio dianteiro a tambor, assim que aparecer um 302 o ohc vai pro matooooo