PDA

Ver Versão Completa : Troca do fluído da Direção Hidráulica- Alguém sabe?



mbm4x4
13/09/2008, 20:01
Da série faça voce mesmo, por acaso alguém sabe como se troca o fluído da direção hidráulica da Sportage??:idea:
Gostaria de meter a mão e fazer eu mesmo. Existe diferença entre a DH das a Diesel para as gasolinas??
A minha é a gasolina. Verifiquei que o fluído já esta com uma coloração meio escura e como já estou com ela as uns dois anos acho que esta mais que na hora de troca-lo.
Gosto de mecanica e sempre que posso tento aprender algo novo... Se alguem puder dar umas dicas do procedimento de troca eu pago umas cervejas depois...hehehe:concordo::grin::mrgreen:
Grande abraço a todos
Mateus.

mbm4x4
15/09/2008, 12:29
E ai pessoal?
Pesquisei aqui no Forum e achei o tópico criado por Alexpioli na area das Picapes 4x4.:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36570&highlight=fluido+dire%E7%E3o+hidr%E1ulica+troca
Agora já tenho uma idéia de como proceder.
Se alguém tiver alguma dica a mais para contribuir, ainda dá tempo, pois não realizei o serviço ainda.
Vou me informar no manual do carro sobre a especificação do fluído da DH e efetuar a compra.
Dpois é pegar a caixa de ferramenta e tomar coragem para meter a mão.
Valeu
Mateus

Nava
15/09/2008, 17:54
Olhe amigo, qdo fui trocar a mangueira alta pressao o pessoal sangrou o sistema. A maneira mais fácil é tirando o retorno, mas se entrar ar na bomba v fica uma meia hora pra retirar o ar e eu particularmente achei isso ruim...

Sugestao: faça vc mesmo a visita a uma loja especializada e pague o serviço. Se edr zica, e custa caro, vc tem a NF deles e boa...nao vale o risco.

mbm4x4
17/09/2008, 21:49
Valeu NAVA.
Também tava pensandp que poderia tirar a mangueira de cima (retorno) e ligar o motor, a medida que o óleo ia saindo pelo retorno em um recepiente separado, eu ia colocando fluido novo no reservatorio.
Ai surgiu umas dúvidas:
-Ao colocar fluido novo, automaticamente ,ele já seria contaminado pelo velho que esta dentro. Certo?
-Como faria a limpeza do reservatório(telinha)
-Como saberia qdo o fluido ja estaria totalmente renovado.
Este deve ser um tema difícel, frente ao número de respostas que obtive.
Enquanto não me sentir confiante para realizar o serviço, vou adiando a empreitada.
Não é uma coisa urgente, apenas manutenção preventiva. acredito que trocando os fluidos evita ter que trocar peças mais tarde.
Valeu mais uma vez.
Abraço
Mateus

Nava
18/09/2008, 19:02
Se vc consultar o manual vai ver que vc nao precisa mexer nisso...abandone. Todos os componentes e aneis oring sao dimensionados para este oleo e para este trabalho. Muito dificil dar problema. Só na magueira pq fadiga, pega lama, agua, sol, calor...

mbm4x4
18/09/2008, 22:06
NAVA,
Obrigado mais uma vez.
Dizem que em time que esta ganhando não se meche...De repente vou usar esta máxima.hehe
Vou deixar quieto por enquanto, fiz um teste para verificar a tonalidade e verifiquei que ele esta avermelhado, mesma cor do novo.
Por isso que gosto deste site e principalmente a galera das Sportage. Todos sempre passam as suas opiniões e impressões sobre as nossas dúvidas.
Valeww
Mateus

ALEXANDRE MIETTI
12/03/2009, 16:47
Olhe amigo, qdo fui trocar a mangueira alta pressao o pessoal sangrou o sistema. A maneira mais fácil é tirando o retorno, mas se entrar ar na bomba v fica uma meia hora pra retirar o ar e eu particularmente achei isso ruim...

Sugestao: faça vc mesmo a visita a uma loja especializada e pague o serviço. Se edr zica, e custa caro, vc tem a NF deles e boa...nao vale o risco.

Fala Nava, blz, achei esta mensagem perdida, esta mangueira que vc trocou é uma que passa vindo sentido do reservatório de óleo da d. hidraulica e passa por debaixo do radiador?
A minha tá vazando começou a vazar hoje, vc tem o código ou alguma especificação dela? Tem idéia do preço tb?
O mecanico diz que tem um cara que recondicione ela, +/- R$ 100,00, não sei se vale a pena.

Té +

Costa Junior
13/03/2009, 13:32
Fala Nava, blz, achei esta mensagem perdida, esta mangueira que vc trocou é uma que passa vindo sentido do reservatório de óleo da d. hidraulica e passa por debaixo do radiador?
A minha tá vazando começou a vazar hoje, vc tem o código ou alguma especificação dela? Tem idéia do preço tb?
O mecanico diz que tem um cara que recondicione ela, +/- R$ 100,00, não sei se vale a pena.

Té +

Há cerca de 6 meses atras, notei que qdo girava a direção fazia um barulho. Levei no mecanico e ele constatou ser a mangueira da direção hidraulica. Na autorizada custava 450,00. Consegui numa loja especializada em mangueiras, a 45,00 na época.Eles me pediram a velha. Não sei se para ver o modelo, ou para recondicionar.
Costa Junior

Nava
13/03/2009, 23:30
Eu troquei esta ai que fica debaixo do radiador. Levei num aloja hidrulica e usaram os terminais e trocaram a mangueira. Só que tem de ser exatamente do mesmo tamnho pois senao fica vibrando e coemça a fazer um zunido carcateristico de DH.

Paguei 180 conto.

ALEXANDRE MIETTI
14/03/2009, 19:47
Eu troquei esta ai que fica debaixo do radiador. Levei num aloja hidrulica e usaram os terminais e trocaram a mangueira. Só que tem de ser exatamente do mesmo tamnho pois senao fica vibrando e coemça a fazer um zunido carcateristico de DH.

Paguei 180 conto.


É, pelo que pesquisei hoje, o jeito é levar para recondicionar mesmo, o valor médio que encontrei é de R$150,00, a nova nem fui atras, mas pelo que vc consultou R$450,00 dói muito...
Meu mecanico disse, 50 da mão de obra mais 100 da mangueira, vai ser o jeito.
Valeu.

Nava
15/03/2009, 23:56
Esse preço ta bom...mande ver que vai ficar bom e acaba essa M de vazamento.

João Ribas
23/02/2015, 11:41
Olá, alguém sabe o procedimento correto para trocar o fluído da direção hidráulica da kia grand sportage 2001 turbo diesel? agradeço as dicas.

edy1100
01/08/2019, 22:55
pessoal , no meu caso, a principio era só trocar a mangueira vazando . Levei em especializado de DH e nao ficou bom , pelo contrario , tudo funcionava bem e agora estou perdendo a bomba . Em fim , sabem se a Bomba de fluido da DH de outro carro serve na sportage 2000 Gasolina ? abraço

mfdomingues
21/08/2019, 20:49
Se a sua for tdi pode tentar do Suzuki Grand Vitara diesel, motor mazda. Se for gazu talvez do Clarus.

Porque não compra dela mesmo? O Rafael, ou o Marcelo (SP e SC) tem muitas peças