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Ver Versão Completa : Cambio MANUAL da Cherokee SPORT



carlosee
13/09/2008, 18:09
Amigos,

Gostaria de algumas informações a respeito da Cherokee Sport que é equipada com cambio manual:

- Este cambio é parrudo ou quebra "facil"?
- Empurra pneu 33 numa boa?
- Existe peças de reposicao no Brasil?
- O conjunto de embreagem aguenta bem a "estupidez" do motor? A Caixa de transferencia é igual da automática?
- Existe algum outro carro no Brasil que utilize este mesmo cambio?

Se possivel, gostaria que os proprietarios ou conhecedores de Cherokee Sport com Cambio manual colocassem aqui alguns comentarios a respeito desta configuraçao que é pouco comentada. Dei uma pesquisada no forum e nao encontrei nada a respeito.

Obrigado pela atencao de todos!

BADIA
14/09/2008, 19:33
Carlos, depois de duas Chekaas auto, fiz uma 95 mecânica e trilhei com ela cerca de 01 ano com 31 e depois com os 33mud.
Os eixos, pelo menos o traseiro é original dana 44, mais robusto que as automáticas.
Na realidade o que tens que te dar conta que um carro feito para rodar originalmente com pneus bem menores e com banda de rodagem bem mais finas, ao mudares a configuração para pneus maiores em diâmetro, com maior peso e com uma largura maior de atrito ao solo e consequente tração irá forçar e muito todo o sistema se suspensão, fixação da mesma, carcaça dos eixos, mioleira dos eixos (pinhão/coroa), cardâns, amortecedores, freios, motor, etc.etc.
tendo isso presente e se queizeres minimizar em partes esses efeitos nocivos ao desempenho para quais estas peças foram projetadas pelo fabricante te prepara para grandes investimentos ou trocar de carro em curto espaço de tempo, cerca de 12 meses de trilhas pesadas.
Quanto a comparação da caixa automática e a mecânica, vou dar minha opinião de leigo e usuário, sem muito compromisso com a verdade absoluta:
- A caixa automática tem o dobro da capacidade de esforço que uma mecânica, parece que a AT tem capacidade de esforço de 1.500kg e a mecanica 900kg;
- A embreagem da mecanica será o grande cancer do carro, apresentando fadiga, desgaste prematuro, além de "sujar" pelo acesso de agua e barro, diferente da automática em que a embreagem fica banhada em óleo constantemente;
- Na minha opinião a caixa AT é muito mais fácil de levar na maioria das trilhas HARD, principalmente aquelas que precisamos de muito controle de tração;
- Na Cherokee o maior problema que vejo nas caixas automaticas é a falta de 1 marcha. Quando vais subir alguma duna em que entras em velocidade, mesmo na posição 2, ela quase na saida irá chamar a primeira marcha e atolando. Isso pode ser resolvido com um pequeno esquema elétrico que possibilita uma chave seletora a ser instalada no console que permite fixar a 1 marcha; Esse esquema copiei de um forum de um site gringo sobre Cherokees, procura aqui no forum tópico AJUDA DOS EUA que postei, dai fica animal, quase completa;
- para terminar arrisco a dizer que se fizeres a instalação bem feita da elevação dos supiros das caixas e diferenciais, trocares as relações por mais curtas, tu nunca vai mexer na caixa AT e vais trocar mais de uma embreagem por ano na caixa mecânica.
Era isto, espero ter ajudado. Badia


Amigos,

Gostaria de algumas informações a respeito da Cherokee Sport que é equipada com cambio manual:

- Este cambio é parrudo ou quebra "facil"?
- Empurra pneu 33 numa boa?
- Existe peças de reposicao no Brasil?
- O conjunto de embreagem aguenta bem a "estupidez" do motor? A Caixa de transferencia é igual da automática?
- Existe algum outro carro no Brasil que utilize este mesmo cambio?

Se possivel, gostaria que os proprietarios ou conhecedores de Cherokee Sport com Cambio manual colocassem aqui alguns comentarios a respeito desta configuraçao que é pouco comentada. Dei uma pesquisada no forum e nao encontrei nada a respeito.

Obrigado pela atencao de todos!

carlosee
15/09/2008, 11:00
Badia! Obrigado pelas dicas...

No caso, estamos falando em uma cherokee com eixos D44 do Troller (moderno, 6 furos, flutuante e disco nas 4) e Lift Procomp de 8".

Nao estou pretendendo este carro para trilhas "Hard" ... talves uma trilha média, facil, ou um simples passeio no FDS. E durante a semana, o uso seria cotidiano.

Sei das inumeras vantagens do cambio automatico... ja tive contato com todos os tipos (antigos e ultimos modelos) apesar de nunca ter testado um cambio automatico na trilha. Porém, o meu gosto ainda ainda fica em cima dos mecanicos. A minha principal duvida, é a respeito de peças de reposição para este... e alem disto, se existe outro veiculo no mercado que utilize este mesmo cambio. Me disseram que a Dakota V8 é equipada com o mesmo cambio da Cheroka manual... alguem sabe se esta informação é correta!??? Desgaste de embreagem eu sei que existe... porém, se o conjunto de embreagem custar quase 1/8 do carro e tiver de ser trocado a cada 365 dias... neste caso o assunto começa a ficar complicado.

Estou procurando uma XJ para comprar. Será um veiculo que na minha mão, nao irá rodar mais de 1500 km por Mês... salvo uma viagem esporadica em um feriado prolongado, ou final de ano... Por este motivo, estou tentando colher todas as informações possiveis para nao ter arrependimento e surpresas posteriores...

Aguardo mais sugestoes dos amigos!

Um abraço a todos,

BADIA
15/09/2008, 11:25
Sou fã deste carro por vários motivos a começar pelo custo benefício. Visita o tópico que postei sobre Kit de suspensão, aqui na nossa lista, que usamos aqui no sul e dos testemunhais de vários foristas sobre os problemas de rachaduras no monobloco, exatamente onde são fixadas as suspensões.
Eu nunca tive este tipo de problema nas 3 sport que fiz, mas dei-me conta que nunca trilhei mais de um ano com elas, talvez por isso não tenha convivido com este grave problema.
Volto a te afirmar, se tiveres opção, vai de cambio AT. BADIA


Badia! Obrigado pelas dicas...

No caso, estamos falando em uma cherokee com eixos D44 do Troller (moderno, 6 furos, flutuante e disco nas 4) e Lift Procomp de 8".

Nao estou pretendendo este carro para trilhas "Hard" ... talves uma trilha média, facil, ou um simples passeio no FDS. E durante a semana, o uso seria cotidiano.

Sei das inumeras vantagens do cambio automatico... ja tive contato com todos os tipos (antigos e ultimos modelos) apesar de nunca ter testado um cambio automatico na trilha. Porém, o meu gosto ainda ainda fica em cima dos mecanicos. A minha principal duvida, é a respeito de peças de reposição para este... e alem disto, se existe outro veiculo no mercado que utilize este mesmo cambio. Me disseram que a Dakota V8 é equipada com o mesmo cambio da Cheroka manual... alguem sabe se esta informação é correta!??? Desgaste de embreagem eu sei que existe... porém, se o conjunto de embreagem custar quase 1/8 do carro e tiver de ser trocado a cada 365 dias... neste caso o assunto começa a ficar complicado.

Estou procurando uma XJ para comprar. Será um veiculo que na minha mão, nao irá rodar mais de 1500 km por Mês... salvo uma viagem esporadica em um feriado prolongado, ou final de ano... Por este motivo, estou tentando colher todas as informações possiveis para nao ter arrependimento e surpresas posteriores...

Aguardo mais sugestoes dos amigos!

Um abraço a todos,

carlosee
15/09/2008, 21:49
OK!

Obrigado pelas dicas Badia. Quase tudo esta me levando a comprar uma XJ AT Original... a unica coisa que ainda nao me deixar 100% a vontade é o fato de ser AT.

Porém, apesar de uma coisa ou outra, tenho interesse em saber mais a respeito da Cheroka com cambio manual... a Automatica ja foi e ainda é bastante discutida aqui no forum, porém creio que seria do interesse de todos maiores informações a respeito da Manual... entre elas peças de reposição, custo de manutenção e peças de outros carros que servem nela e diferenças entre um carro e outro. (Ainda estou curioso pelo que comentaram a respeito do cambio da XJ Manual ser Igual ao da Dakota V8.) O cambio da XJ a gasolina é o mesmo da Diesel?

Por favor, todos aqueles que tiverem qualquer tipo de "relaçao" com uma XJ com este tipo de mecanica/configuração, postem aqui comentarios.

Um abraço a todos!

bitello
16/09/2008, 01:47
Também tenho uma XJ 97 4.0 com cambio manual e estou interessado em saber se existe um cambio nacional ou outro veiculo com peças similar.
Aproveitando, fiz a troca de óleo em um posto na minha cidade, o caro disse que o filtro de óleo e o mesmo do Fiat uno esta correto?

carlosee
16/09/2008, 10:09
Bitello,

Poderia postar pra gente a quanto tempo está com o carro? Qual o uso (cidade, passeio, trilha), que tipos/medidas de pneu usa, consumo, ja teve que trocar algum componente mecanico (embreagem, engrenagem de cambio ou coisa parecida), achou com facilidade ou nao. Roda +/- quantos KM por mes!?

Posta umas fotos da Cherokee pra gente!

Um abraço!

RFelipe
16/09/2008, 18:10
Caro,

Tenho uma Sport 2001 2.5 TD Manual. Comprei no início de 2007. Estou super satisfeito com o carro, acho que seja o melhor custo benefício de um SUV. Não faço trilha, mas gosto de andar na terra. Tive um pequeno problema na suspensão dianteira, estava batendo seco quando pegava um buraco maior. Troquei os amortecedores e algumas buchas e ficou 100%, não gastei 700,00 para trocar os 4 amortecedores (Monroe) e as buchas, achei barato. Outro problema que tive foi o de aquecimento, tive que trocar o mecanismo de disparo da ventuinha, ficou em 600,00. No mais, só alegria. Excelente carro, pequeno na cidade e, gigante na terra.
Abs,

gutoxj98
16/09/2008, 20:11
Carlosee

Se eu fosse voce, andaria nas duas antes de fazer a compra da XJ, pois eu ja andei na AUTOMATICA e na MANUAL, e fiz a opçao pela automatica, primeiramente pelo conforto que apresenta tanto em transito, estrada e Trilha, por incrivel que pareça esse cambio automatico é muito forte e bom, nada comparado a alguns cambios mais novos.

Para vc ter uma ideia, estou com um C4 Pallas aut, e o cambio é uma lesma se comparado a das XJ.........

Fora trocar embreagem de tempos em tempos.................e ficar trocando de marcha é legal, mas cansa pacas !!!!

vai de AUTO que é show.............

bitello
16/09/2008, 22:26
Carlosee.
Estou com o carro a pouco tempo, 3 meses, mas até o momento foi tranqüilo. Tirando o probleminha na bomba de gás, tive que trocar tudo, botei a blazer 6 cil.
O uso e dia a dia e passei + trilha leve.
A VTR esta com BF 31 mud , kit 3”, pára-choque ferro com guincho 8000. hoje com 69740 Km rodados.
Eu prefiro o cambio manual divido ao costume de uso. A embreagem esta meia boca, tripida quando vou arrancar, não sei se eu que arranco com o giro do motor muito baixo, pois antes dela tinha uma ranger diesel 2.8 e arrancava tranquilo. Vou levar para avaliar, se tiver que trocar em breve, ai eu posto como vai ser.
Vou tirar umas fotos em breve para mostrar a verdinha.
O consumo após a troca da bomba, velas, filtros e limpeza de bico, na cidade esta entre 5 Km/l e na estrada faz 6,5 rodando no maximo 100 Km/h..Rodo pouco por mês uns 1200 Km.

Até mais.

BADIA
17/09/2008, 11:28
All, por isso fico de cara quando dizem que as Cherokees e Grands são gastonas. Esse consumo da VTR do Bitello é o mesmo de qualquer TR4 2.0, e muitos veículos nacionais tipo a Meriva, basta lerem os tópicos postados por seus proprietários. E sinceramente o que oferecem nossos carros em conforto, segurança e desempenho deixam os outros SUVs no chinelo. Era isso. Badia


Carlosee.
Estou com o carro a pouco tempo, 3 meses, mas até o momento foi tranqüilo. Tirando o probleminha na bomba de gás, tive que trocar tudo, botei a blazer 6 cil.
O uso e dia a dia e passei + trilha leve.
A VTR esta com BF 31 mud , kit 3”, pára-choque ferro com guincho 8000. hoje com 69740 Km rodados.
Eu prefiro o cambio manual divido ao costume de uso. A embreagem esta meia boca, tripida quando vou arrancar, não sei se eu que arranco com o giro do motor muito baixo, pois antes dela tinha uma ranger diesel 2.8 e arrancava tranquilo. Vou levar para avaliar, se tiver que trocar em breve, ai eu posto como vai ser.
Vou tirar umas fotos em breve para mostrar a verdinha.
O consumo após a troca da bomba, velas, filtros e limpeza de bico, na cidade esta entre 5 Km/l e na estrada faz 6,5 rodando no maximo 100 Km/h..Rodo pouco por mês uns 1200 Km.

Até mais.

carlosee
19/09/2008, 09:11
Rs...

Nao sei exatamente o consumo dos outros Suv's, mas as Cherokas gostam bastante de Gasolina! Rs... Porém, tudo tem um custo... e este vale a pena!!! :-D:-D:-D

Andei em varios carros... estou quase fechando uma Automática. A unica coisa que fiquei "encucado" foi um barulho no eixo traseiro... tipo um "vummm vummm vummm vummm" que aumenta gradativamente conforme a velocidade do veiculo. Parece ser rolamento de roda baqueado... mas nao tenho certeza. O diferencial quando vai dar problemas costuma apresentar qual sintomas? Os rolamentos deste carro são faceis de encontrar ou sao especiais!?


Outra coisa que tenho deparado sempre, é que quando se engata a tração, ... ao desengatar a alavanca, a tração parece continuar engatada. O que deve-se fazer para um desengate bem sucedido da tração!???


Ninguem mais tem relatos/comentarios a respeito do cambio manual!?

Abraços!

BADIA
19/09/2008, 13:42
Não é pneu não? Gerealmente o ruido do rolamento é constante e aumenta conforme a velocidade, já o pneu com desgaste prematuro ou "dechapado" faz esse vrum, vrum, vrum como se tivesse um manchão na banda de rodagem.

O rolamento traseiro é tinkem, marca original, facil de encontrar em qualquert loja de rolamentos, mas sendo de primeira linha qualquer um serve SKF, FAG etc., foge dos chineses baratinhos, mesmo os tinkem made em china.

Na embalagem made in usa vem a instrução de montagem que eles tem lado certo para isso.

É possivel o ruido ser na coroa e pinhão, porém muito dificil. Isso é facil de identificar, anda na VTR, mantem 60km/h e coloca N, se o ruido continuar o mesmo com certeza é rolamento de roda, se parar 99% de certeza que é coroa e pinhão ou algum rolamento deste sistema, que também se encontram nas lojas especializadas.

espero ter ajudado.
Badia


Rs...

Nao sei exatamente o consumo dos outros Suv's, mas as Cherokas gostam bastante de Gasolina! Rs... Porém, tudo tem um custo... e este vale a pena!!! :-D:-D:-D

Andei em varios carros... estou quase fechando uma Automática. A unica coisa que fiquei "encucado" foi um barulho no eixo traseiro... tipo um "vummm vummm vummm vummm" que aumenta gradativamente conforme a velocidade do veiculo. Parece ser rolamento de roda baqueado... mas nao tenho certeza. O diferencial quando vai dar problemas costuma apresentar qual sintomas? Os rolamentos deste carro são faceis de encontrar ou sao especiais!?


Outra coisa que tenho deparado sempre, é que quando se engata a tração, ... ao desengatar a alavanca, a tração parece continuar engatada. O que deve-se fazer para um desengate bem sucedido da tração!???


Ninguem mais tem relatos/comentarios a respeito do cambio manual!?

Abraços!

carlosee
20/09/2008, 09:44
Ajudou e muito Badia! O problema nao é na Coroa/Pinhao nao... é rolamento mesmo. Porém, estive conversando com 2 mecanicos... e eles disseram que é "comum" ao detonar o rolamento, o semi eixo tambem ficar "detonado" (na pista de rolagem dos rolamentos) necessitando troca do mesmo. Alguem ja teve este problema e/ou sabe onde encontrar um Semi-Eixo com preço Digno!?

Cherokee Sport 98 4.0 Aut.

Será que vale a pena ja perder a cabeca e trocar das duas rodas?

O sistema de rolamentos da roda trazeira cherokee sport é igual das do Opala, Chevette (banhada com oleo de diferencial correto!?). Será que corre o risco de travar ou acontecer alguma sequela maior se eu permanecer rodando com o carro (pouco... 30km por dia) até as peças chegarem!?

Além disto, alguem aqui ja teve experiencia comprando direto da terra do tio Sam!? Chega em casa certinho? A receita nao fica "atrazando"? Compensa? Ou é um tiro no escuro!?

Abraços!

Ronaldo B.
20/09/2008, 14:52
Carlos,

Se for o ralamento da roda é tranquilo prá trocar, mas tem que trocar o retentor junto. Na Rockauto o rolamento se for difrencial Dana tá na faixa dos US$10,00 cada rolamento da Tinkem, o retentor deve tá na faixa de uns US$ 2,00 da Tinkem também. Eu troquei os rolamentos traseiros da minha XJ logo que comprei, um tava com um pouco de folga e aí já que tava desmontando troquei os dois, não tinha nenhuma marca no semi eixo, mas isso só dá prá ver na hora que desmontar mas não é comum ter que trocar o semi eixo por problema no rolamento.

Tanto os rolamentos quanto os retentores vc encontra aqui, é só ter o código do rolemento que vc pode pegar no site da Tinkem nos USA, que eu me lembre o retentor é o mesmo da Ranger, da marca Sabó vc vai pagar aqui uns R$ 20,00 cada um, o rolamento nacional não sei o preço, mas com o valor do frete, impostos e a alta do dólar não sei se vale a pena importar.

[]´s

BADIA
20/09/2008, 21:06
Carlos, o rolamento não "rola" no eixo, êle é colocado sob muita pressão, fica fixo, essa história de detonar o eixo é mentira, isso só acontece quando o rolamento quebra e funde no eixo.

Quando o rolamento é montado, ele entra sob pressão assim como o anel de segurança q acompanha o rolamento novo, algumas lojas vendem em separado, não reaproveita o anel velho, bota novo.

Pede prá olhar os semi-eixos e verifica primeiro se na "casa", no local, onde encaixa o rolamento há alguma porosidade, isso significa perda de material de contato que pode ser "enxido" por um bom torneiro e vai durar mais uma vida.

Em 99% dos casos que o desgaste é dos rolamentos os eixos estão zero-bala.

Badia


Ajudou e muito Badia! O problema nao é na Coroa/Pinhao nao... é rolamento mesmo. Porém, estive conversando com 2 mecanicos... e eles disseram que é "comum" ao detonar o rolamento, o semi eixo tambem ficar "detonado" (na pista de rolagem dos rolamentos) necessitando troca do mesmo. Alguem ja teve este problema e/ou sabe onde encontrar um Semi-Eixo com preço Digno!?

Cherokee Sport 98 4.0 Aut.

Será que vale a pena ja perder a cabeca e trocar das duas rodas?

O sistema de rolamentos da roda trazeira cherokee sport é igual das do Opala, Chevette (banhada com oleo de diferencial correto!?). Será que corre o risco de travar ou acontecer alguma sequela maior se eu permanecer rodando com o carro (pouco... 30km por dia) até as peças chegarem!?

Além disto, alguem aqui ja teve experiencia comprando direto da terra do tio Sam!? Chega em casa certinho? A receita nao fica "atrazando"? Compensa? Ou é um tiro no escuro!?

Abraços!

bitello
21/09/2008, 22:48
Pessoal, na sexta pela manha, fiquei sem embreagem, ao analisar o problema verifiquei que havia fluido no copinho do atuador da embreagem, mas o cilindro escravo que atua no “garfo” estava sem funcionar, consegui a peça em uma loja aqui na cidade, fornecedor SKF, R$ 220,00, fiz a troca do mesmo mas não consegui sangrar de jeito nenhum.
Levei até uma oficina de um mecânico antigo. Ele analisou e disse que poderia ser o atuador que estava ferrado, também comprei o atuador na mesma loja R$ 320,00. Mas ele só conseguiu sangrar retirando o copinho do atuador velho, mesmo assim, ficou meia boca.
Para informação o cilindro escravo novo não tem sangrador.
Também estive verificando o kit de embreagem disco, platô etc. nesta loja consegui a R$ 1200,00 + 200 mão de obra.
Estou precisando da junta da tampa de válvulas para retirar o vazamento.

carlosee
22/09/2008, 08:12
All,

Obrigado pelas informações! Se o semi eixo estiver ok, será uma excelente noticia, visto que andei cotando e o preço gira em torno de 4000 lts... :shock:

Alguem por acaso tem as medidas de rolamentos e retentores em mãos!? São 2 retentores e 1 rolamento por roda, correto!?

Devo levar o jeep no mecanico hoje. Se eu tivesse as medidas, ja comprava os rolamentos e retentores das 2 rodas para fazer uma revisão bacana e nao ter mais dor de cabeça. Caso contrario, terei que para que ele retire e eu tire as medidas para achar os rolamentos...

Se alguem tiver as informações nas mãos fica mais facil, :dance:!


Obrigado e grande abraço.

BADIA
22/09/2008, 09:50
As peças tem numeros de referencia internacionais gravadas em seu corpo, ou seja todos os rolamentos, velas e retentores entre outros com a mesma numeração tem a mesma utilização, como nos pneus e velas para citar as mais conhecidas, especificam sua classificação (se é blindado ou não, se é rolete ou esferas etc.) e suas medidas (largura, diâmetro interno o externo),com os numeros em mãos basta pedir nas lojas especializadas.
Aconselho mandar desmontar e comprares com as referencias na mão, há muita variedade de diferenciais utilizados nessas VTRs, assim não vais errar.
Não esquece, compra Timkem made in USA, vem com a instrução de montagem na embalagem.
Badia

carlosee
22/09/2008, 16:06
Vou acabar fazendo isto mesmo. A viatura irá ficar no estaleiro por uns dias...

Alguem sabe me dizer qual a maneira correta de "sacar" o rolamento do eixo!??? E depois para colocar o rolamento novamente!?

Abraço a todos!

BADIA
22/09/2008, 18:05
kkkkk, Já vi com extrator, prensa e marreta, todos funcionam.

Nunca com fogo.

Badia


Vou acabar fazendo isto mesmo. A viatura irá ficar no estaleiro por uns dias...

Alguem sabe me dizer qual a maneira correta de "sacar" o rolamento do eixo!??? E depois para colocar o rolamento novamente!?

Abraço a todos!

carlosee
24/09/2008, 12:38
PessoALL

A viatura está no estaleiro. Desmontei o eixo... e... para minha surpresa, cheguei a conclusao que o problema nao era no rolamento de roda (que estão perfeitos) e sim no rolamento do pinhão e coroa que estavam bastante judiados. Porém, vou aproveitar que ja estou com o carro parado e substituir "tudo".

Ja estou cotando os rolamentos... porém, creio que o serviço agora seja um pouco mais delicado... pois neste caso será necessário fazer um novo ajuste da coroa e do pinhão. Alguem sabe me indicar um profissional realmente habilitado para este tipo de serviço!?

Abraços!

BADIA
25/09/2008, 23:07
Aconselho a procurar alguma oficina especializada em preparação de carros de corrida, os caras estão acostumados trocar essas relações o tempo todo!

fabiano caxias
02/06/2010, 08:27
Opa tche
Como o topico é cambio manual da cherokee,eu gostaria de saber dos colegas se alguem sabe um contato ,precizo de todos os cincronizados da cx da cherokee sport 98,agradesso qualquer informação
_______________________
vitara 95 ap 2.0-eixos rural-33'' recap-100%
pickup willys 4.9i 5a drive em obras

Dorval
05/03/2017, 20:47
Opa tche
Como o topico é cambio manual da cherokee,eu gostaria de saber dos colegas se alguem sabe um contato ,precizo de todos os cincronizados da cx da cherokee sport 98,agradesso qualquer informação
_______________________
vitara 95 ap 2.0-eixos rural-33'' recap-100%
pickup willys 4.9i 5a drive em obras

Fabiano , tenho um wrangler 98 sport e também estou precisando dos sincronizados e engrenagem da segunda marcha. Vc conseguiu em alguma lugar???

tonatto
21/05/2017, 18:38
Reabrindo a discussão AT,s vs MT,s então,vamos supor que eu quisesse colocar um manual na minha GC 5.2 teria de começar por qual caixa ?Dakota V6 dá certinho a capa seca ?Outra coisa,Dakota é 4x2, como faz com a CT então ?Outra coisa, hoje fui engatar a reduzida,só arranhou e não engatava,desliguei engatei,e por 2 vezes quando iria engatar a marcha,escapava a alavanca da reduzida,tem óleo separado na reduzida?Onde vejo esse nível ?Obrigado.