PDA

Ver Versão Completa : Cabo de aço para guincho mecânico

Bob
24/08/2004, 11:58
Pessoal, alguém conhece alguma loja que venda cabos de aço? Preciso trocar o que está no meu guincho e pelo meu bairro e arredores não encontrei nenhuma loja, somente de cordas.

Abraço.

Eduardo Velo
24/08/2004, 12:08
Costumo comprar aqui :

Copafer fone 11 4996 6000
TUDO PARA A INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO
Av. dos Estados, 4.555 - Sto. André - SP

[]s...

Bob
24/08/2004, 12:15
Valeu pela dica Edu. Vou ligar para lá.
É na terra da minha sogra...
Algo de bom tinha que ter lá....

ehehehehe... Abraço.

EduardoLang
24/08/2004, 12:59
Grande Bob,

Na elastobor tem cabos de aço para venda, só não sei se terá na medida que vc precisa ! ! !

Dá uma procurada no site da Telefonica.com.br e procura por elastobor ! ! !

Se eu não me engano, as lojas ficam na ponte do socorro Santo Amaro ! ! !

AH!

O tel é 5523-8899
5522-6209
5522-8745

Dá uma ligada e pergunta.

AH!!!! Complementando, eles trabalham com todo e qualquer tipo de borrachas, mangueiras, fazem mangueiras de pressão e inclusive, eles colocam aqueles anéis no cabo de aço para travar o gancho ou simplesmente fazer aquela argola na ponta do cabo com uma anilha por dentro ! ! !

Os caras são muito gente fina ! ! !

Pra vc ter uma idéia, coloquei uma bateria auxiliar em meu diplomata 6cc 88 e o cabo que liga as duas baterias coloquei um cabo de 10 mm e o terminal para acoplar na bateria, os caras prensaram pra mim na máquina ! ! ! Ficou show de bola e me custou R$ 3,00 . :shock: :shock:

AH!!!!

Se vc quiser cabo de aço em espessura de mais ou menos uns 10 mm, tenho muitos metros em casa. Esses cabos eram utilizados em elevadores e foram trocados por medida de segurança preventiva.

Posso fazer um preço bem baratinho ! ! ! ! e a elastobor foi quem colocou as anilhas e os ganchos nele.

Ficaram show ! ! !

sds

Beto
24/08/2004, 13:27
Qual a capacidade desses cabos? Vc. tem um de uns 30m? Consegue especificar melhor o cabo? Até mais....

EduardoLang
24/08/2004, 14:16
Cara,

Tenho rolos de mais de 30 m porém não sei te dizer bem ao certo a capacidade do cabo ! ! !

Só sei te dizer que era usado em elevador de prédio e que a espessura dele é de mais ou menos uns 12 mm.

Bem, o elevador é para uma capacidade de 15 pessoas ou mais ou menos 1.050 KG.

Certamente o cabo utilizado pelo fabricante tolera no mínimo três vezes esse peso, pois tem também a tara do elevador e o peso do cabo esticado, dentre mais.

Se vc quiser dar uma olhada no cabo, é só mandar uma MP que marcamos um dia, OK????

AH!!!!

Tenho rolos de mais ou menos uns 70 a 80 metros de comprimento ! ! !

sds

Beto
24/08/2004, 14:25
Beleza, vou ver se consegui descobrir a capacidade desses cabos, dai se interessar agente marca. Valeu....

elcio
24/08/2004, 15:58
Pessoal:

sera que esses cabos ja nao estao "cansados"?
pergunto isso pois os cabos dos elevadores aki do predio foram trocados e descartados por esse motivo.
entao perguntei pro tecnico da Atlas/Villares o que eles iriam fazer com os cabos usados e ele me falou que seriam descartados no ferro velho, pois ja nao serviam mais pra nada, mas que poderiam, talvez, serem sub-utilizados em alguma tarefa nao muito pesada e que nao ofereça risco as pessoas.

[]´s

Wallace
24/08/2004, 18:37
Acho bom vocês verificarem isso muito bem.
Um guincho de 9000 lbs deve ter um cabo que suporte mais de 4 toneladas...
E esse cabo ai foi descartado por não ser seguro para 1 tonelada...
Lembrando que não vai caber 30 metros de cabo de 12 mm em 99,9% dos guinchos.
E que esse cabo deve ser mais pesado, etc e tal...

Bob
25/08/2004, 17:32
Belez, vou verificar o elastobor também...
O lance é verificar qual o tipo de cabo, o material, diâmetro e calcular a tensão que ele aguenta e bater com o que o fabricante diz.
Abraço.

cristiano
11/01/2005, 09:17
Tem algumas dicas boas aqui...

http://www.uor.com.br/dicas/cabos.htm

Gomes Neto
11/01/2005, 10:42
Fala Galera!!!
Belê?!!!

Eu trabalho entre outras coisas com cabos de aço e tenho algumas infs que podem ajudar.
Os cabos de aço são encontrados em diversas conformações:

:arrow: No que diz respeito às dimensões:
Os mais comuns variam de 1/16" (1,60 mm) a 2" (50,80 mm) [aproximadamente]

:arrow: No que dis respeito à formação (quantidade de pernas e de fios em cada perna):
6x7, 6x19, 6x25, 6x37, 6x41 e ainda ( 8x19 e 19x7, especiais).

:arrow: No que diz respeito à "alma" (centro do cabo):
Fibra, aço ou PVC, (varia a resistência).

:arrow: No que diz respeito ao acabamento:
Polido ou Zincado.

Independentemente do diâmetro adotado, que obviamente é indicado segundo a carga de trabalho a que será submetido, o cabo utilizado neste tipo de equipamento (que utiliza carretel),devem ter uma conformação de maior quantidades de fios por perna porque é mais maleável.
Sendo assim, um 6x37 ou 6x41 seriam ideais.
Exemplo: Um cabo 6x41 alma de fibra 3/8", resiste a uma carga de 7.500 Kgf. Já o de alma de aço resiste 8.060 Kgf.
O fato de ele ser zincado pode prolongar a vida útil do cabo, ideal para quem enfia ele na lama.

Em resumo se você me disser o diâmetro do cabo que trabalha em seu guincho, eu posso te dizer a capacidade e até alguma idéia de cu$to.

[s] Ps. Num to querendo vender nada!!!
:mrgreen: :mrgreen:

marcelino
15/02/2005, 17:27
Senhores

Não sei se o problema foi resolvido mas gostaria de contribuir informando um fornecedor de cabos no Ipiranga (SP):

CARL STAHL fone 6914-7100 www.carlstahl.com.br fale com SUZY OLIVEIRA

O pessoal é muito simples e podem lhe ajudar a achar um cabo compatível com o original do seu guincho, como o Wallace citou o cabo deve possuir qualidades bem específicas para o trabalho...

um abraço a todos

leovalle
15/02/2005, 18:55
Wallace,

essas informações mais aí em cima não torna mais interessante trazer os guinchos sem o cabo, barateando seu preço de revenda, já que o cabo aumenta sobremaneira o valor do frete?

Aí depois o cara se vira e coloca até mesmo um cabo melhor com o gancho que mais lhe agrada.

[]'s

Wallace
15/02/2005, 23:02
No nosso caso não
Acabamos pagando mais barato que isso ai.
E não muda nada o frete, já que os guinchos vem de navio.
Mesmo os de reposição é vantagem importar.
Lembra que ainda tem que incluir no preço os olhais, gancho, transporte, etc.

marcelino
16/02/2005, 07:56
Pessoal

Cabo de aço é coisa séria, somente recomendo a troca por outro se o ORIGINAL não estiver disponível....Devemos pensar que a economia de alguns trocados pode danificar um equipamento realmente muito caro e querido (ou seja o guincho e a viatura)

um abraço

leovalle
16/02/2005, 11:45
Pessoal

Cabo de aço é coisa séria, somente recomendo a troca por outro se o ORIGINAL não estiver disponível....Devemos pensar que a economia de alguns trocados pode danificar um equipamento realmente muito caro e querido (ou seja o guincho e a viatura)

Na verdade não falava de economia nesse sentido, mas no preço total do frete. Trago guinchos tb, só que por via aérea e me é cobrado frete por kg e em U$.

Existem também opções de cabo infinitamente superiores aos originais dos guinchos o que não quer dizer que tem que ser mais caros.

As próprias empresas comercializam cabos superiores aos originais dos guinchos, como os sintéticos; nesse caso são muito mais caros.

[]'s

Franco
18/02/2005, 09:44
Então tá, seguinte.... :D

Basicamente o que se usa no esporte são cabos 5/16" , 3/8" e 7/16", sendo do menor para o maior 5/16" (8mm) cabo padrão para 90% dos guinchos eletricos até 9000 lbs. Todos os mecámicos e hidraulicos devem usar pelo menos cabos com 3/8" ( 10mm) de diametro até 15000 lbs ou 5000 Kgf de tração, e o suprasumo utiliza então cabo 7/16" (11 mm) acima de 15000 lb ou 6500 KGF de tração.
Não viaja na hora de comprar o cabo, quanto mais grosso o cabo, menos vai caber no guincho e cabo galvanizado aguenta em média 10% MENOS que cabos polidos, por causa do ataque quimico do processo de zincagem eletrolítica. ( Informação da engenharia da CIMAF). Cabos com alma de aço só existem polidos e embora mais resistentes são mais duros e não "deitam" tão bem sobre o carretel do guincho.
Normalmente os guinchos eletricos requerem um terminal na ponta do cabo para a sua devida fixação o que faz com que voce tera um trabalho extra na hora de repor um cabo de um guincho elétrico. Solução ai pode ser um terminal olhal da linha elétrica, como se fosse um fio eletrico. É clarto que ele não vai aguentar tração, mas para enrolar as primeiras tres voltas segurando o cabo com a mão serve. dai em diante tracione o carro.

E sempre bom lembrar que quando o cabo é novo, ele não esta muito afim de ser enrolado em um carretel tão pequeno, com tendencia de embaralhar ao soltar o carretel. Ai so resolve um metodo padrão enrolar duas ou tres veses TODO o cabo com tração elevada, digamos 50% da carga nominal. Uma rua no morro com um poste é o idela para isso. Após enrolar duas ou tres vezes o cabo, ele ja esta mais conformado e aos poucos vai deitar em cima do carretel.

falou.... :wink:
Franco

Wallace
18/02/2005, 13:09
Só para referencia :
HDW K 3000, 4,8 mm
HDW 6000 E, 7,2 mm
HDW 8000 E, 8 mm
HDW 9000 G, HDW 8500 Pro e HDW 9500 Pro, 8,3 mm
HDW 12.500 Pro, 9,2 mm

Tatão
21/02/2005, 11:06
alguem ja usou ou viu de perto daqueles cabos de kevlar???

vi um anuncio numa revista mas não to achando mais a dita cuja...

será que é muito mais caro,??? mais seguro??? compensa???

Bomba
22/02/2005, 14:06
Os bons são de que material?
Coletes à prova de bala, eu sei que são de Spectra... mas não sei se esse tipo de fibra é adequado para cabos de tração como os de guincho...
[]s,

Wallace
23/02/2005, 00:56
Tem de varios nomes algumas vezes nomes diferentes mas são os mesmos materiais.
Depende mais do fornecedor.
Posso estar falando alguma besteira mas é algo assim:
O Kevlar é o nome comercial da Aramida que é o material propriamente dito.
Tem o Polietileno em algumas variações que tem inumeros nomes comerciais no mercado. Estes é que estão sendo usados nos cabos sinteticos para guincho.
Estas ultimas tendem a ser mais leves e maleaveis que a Aramida e ainda tem quase o dobro da resistencia.