PDA

Ver Versão Completa : Guincho - INSTALAÇÃO

Tio Eddie
12/09/2008, 21:37
PessoALL,

Sempre acompanho as discussões acalaoradas e intermináveis sobre guinchos elétricos X mecânicos X hidráulicos...
Mas até onde eu garimpei, poucos tópicos sobre instalação dos mesmos, tipo, onde, como, pq...

Dai me ocorreu a idéia de trocarmos experiências a este respeito...

Assim que eu concluir o processo e receber o controle remoto pelo correio:parede:, posto as fotos da instalação do guincho na Milona...

Abraços

Eddie

Tio Eddie
12/09/2008, 21:48
Só pra jogar "gasolina no incêndio"...rsrrss

Tio Eddie
13/09/2008, 17:49
Bem, mesmo sem "ninguem" animado com a idéia :pensativo:

seguem mais algumas fotos da instalação e do serviço terminado :palmas:

As veses serve de inspiração para um guincho embutido no para choques :concordo:

Abraços

joão k. chikui
13/09/2008, 19:15
Eddie
Parabéns pelo trampo , ficou 10!
Para aqueles que disserem que esse XD9000-i não vai aguentar , posso te dizer que essa Band CD que está no meu Avatar utiliza um há muitos anos e sempre deu conta do recado. O importante é ter bateria enorme , ou 2 médias e sempre trabalhar com o cabo nas primeiras voltas do carretel.
Sempre ando com 1 ou 2 patescas , mas , até hj não precisei .

Ué , o que aconteceu com teu controle remoto?

Glauco mendes
13/09/2008, 19:56
Show de bola Eddie, ñ vejo a hora de colocar um na minha band mas ainda tenho duvidas de qual seria a melhor opção (valores e capacidade).

Abs............

Tio Eddie
13/09/2008, 19:58
Tks João!:dance:

Confesso que adaptar o guincho foi bem tranquilo, mas recolocar o para-choque...:parede:

O controle sumiu de onde o vendedor do guincho o havia deixado, mas ele de maneira muito eficiente já encomendou outro que está a caminho...rsrs:concordo:

O guincho é um Warn X8000i e com seus 3600kg de capacidade MAIS uma patesca é extremamente adequado para o que preciso, fazendo que o guincho seja utlizidado com carga, sempre na primeira camada.

Revisei toda a elétrica da vtr e acredito que com o motor trabalhando, não terei nehuma dor de cabeça com a utilização do guincho.

De qualquer modo, acredito que o melhor guincho, independente do tamanho é aquele que equipa nossa viatura...hehhe :mrgreen:

Thunder_ot
13/09/2008, 20:09
Eddie, ficou massa! Só num sei como vc vai acoplar e desacoplar o guincho (soltar o cabo...)? :D

Tio Eddie
13/09/2008, 20:15
Eddie, ficou massa! Só num sei como vc vai acoplar e desacoplar o guincho (soltar o cabo...)? :D

Tks Gustavo!!!

Se vc olhar na última foto verá que fiz 02 cortes na grade de plástico. Com isso acesso com folga o freio do guincho, a tomada do controle e as conexões elétricas do outro lado, bem simples...:dance:

Meu eletricista revisou o circuito elétrico todo e está 100%:palmas:

Apenas ainda não revisei e lubrifiquei o cabo, mas o farei assim que chegar o controle...risos!!! (enrolar 30m de cabo de aço girando o carretel não dá né?! :parede:)

Abração

Tio Eddie
14/09/2008, 20:08
Glauco,

Tem umas receitas para calcular a capacidade do guincho, tipo peso do teu carro X2 ou X2,5, pois o arrasto deve levar em conta o peso do veículo mais o meio onde ele estiver atolado, além da inclinação da rampa, etc, etc, etc...

Minha experiência de pouco mais de 15 anos de off road me ensinou que se vc tem um guincho com capacidade pouco maior que o peso do teu carro, conhece e sabe usar as técnicas disponíveis, nada que uma boa patesca (ou mais de uma) não resolvam.:dance:

Particularmente acho um pouco temerário aquela história de quanto maior o guincho melhor...com todas as ressalvas deste meu comentário.:twisted:

Aprendi que depois de atolado (não participo de competições) o que interessa é sair, se vai demorar 10 min a mais ou a menos, é detalhe...rsrs

Grande abraço e suce$$o na escolha to guincho para a tua Band:concordo:

Supercharger
14/09/2008, 20:32
Eddie,
quando instalei o guincho no meu Samurai fiz um relato com fotos, no meu site.

http://samuraitatu.googlepages.com/dicas06.html

Saudações,
Gustavo.

Tio Eddie
14/09/2008, 20:48
Gustavo,

Bem bacana as fotos no teu site, e especialmente os probleminhas encontrados na instalação!!!

Aproveito para perguntar, que tal o HDW? Era minha opção até surgir este warn imperdível e bem perto de onde moro...

Abração

Eddie

Tio Eddie
02/10/2008, 15:15
Ressucitando o tópico,

O controle de guincho chegou ontem e o pessoal do armazém 4x4 foi muito profissional e atencioso!!!

Aproveitando que chegou, o cabo foi inspecionado e reenrolado, tudo 100%

E hoje, após uma noite que choveu bagarai, derrubou árvores, entulhou duas pontes consegui (acidentalmente...rsrsrrs) "atolar" a milona numa rua onde está sendo construida uma galeria de drenagem, entrei 4x2 e nem me preocupei em traçar...

O guincho foi o brinquedo do dia...

Fotos das peripécias em breve!

Abraços

Eddie

Ronaldo Petri
02/10/2008, 17:43
Boa idéia este tópico!

Se alguém tiver fotos, relatos e possibilidades da instalação de guincho em rural e quiser colocar aí, eu agradeço, pois até o ano que vem a McLaren estará com um guincho também. :dance:

Milton Quindim
02/10/2008, 21:54
Boa idéia este tópico!

Se alguém tiver fotos, relatos e possibilidades da instalação de guincho em rural e quiser colocar aí, eu agradeço, pois até o ano que vem a McLaren estará com um guincho também. :dance:

todos os guinchos em rural e f 75 que vi até agora os caras cortaram o focinho.

Tio Eddie
02/10/2008, 23:18
UI!!!

Cortar o focinho, logoo que dá um charme todo especial a rural...

Eddie

Tio Eddie
20/10/2008, 17:08
Conforme prometido, videozinho do guincho sendo utilizado!!!
http://www.youtube.com/watch?v=gJPdEdnkao4
Abraços
Eddie

Supercharger
20/10/2008, 19:01
Aproveito para perguntar, que tal o HDW? Era minha opção até surgir este warn imperdível e bem perto de onde moro...

Eddie, é um guincho honesto. Funciona direitinho e nunca deu problemas, nem o meu nem os dos colegas de trilha que tem do mesmo modelo. A única coisa que posso criticar é que é lento em relação ao Tabor e aos demais de 1a linha. Mas como não atolo :mrgreen: não faz diferença ser mais lento. Na época que comprei a diferença de preço para os demais modelos era muito grande. Hoje não é tanto assim. Hoje em dia por uma diferença aí de uns 300 reais eu preferiria comprar outro modelo, talvez o Tabor. Mais do que isso ainda ficaria com o HDW.

Saudações,
Gustavo.

Tio Eddie
20/10/2008, 20:55
Tks pelos comentários Gustavo!

Com certeza um HDW me atenderia muito bem, assim como este Warn!
Abraços

Eddie

thiago rodrigues carvalho
22/06/2011, 22:01
Show de bola mesmo...

gostei muito, vou ver se consigo fazer um sistema desse pra 250

constantino.carvalho
14/03/2012, 23:59
Tirei o meu guincho hillpull do samuca, e vou colocar na minha ranger, alguem tem ideia de como fazer um suporte (berço) ?
Percebi q da pra fazer de embutir tipo o da F1000 milona, fica mais facil q o externo, alguem tem medidas projeto etc?

galeaum
20/03/2012, 12:03
Bom dia senhores, acho que este tópico é o melhor pra tirar minhas duvidas! bom tirando direta de instalação do guincho, tenho uma duvida que me deixa com uma pulga atras da orelha, O PESO DO GUINCHO, um guincho elétrico deve pesar uns 30 ou 40 quilos, isto colocado bem na frente do veiculo, acho que isto deve alterar o comportamento do veiculo! !gostaria de saber se é preciso recalibrar a suspenção, ou alguma coisa do tipo!!

grato

JEFFCATUNDA
20/03/2012, 12:08
Acompanhando...

Tio Eddie
20/03/2012, 12:18
Bom dia senhores, acho que este tópico é o melhor pra tirar minhas duvidas! bom tirando direta de instalação do guincho, tenho uma duvida que me deixa com uma pulga atras da orelha, O PESO DO GUINCHO, um guincho elétrico deve pesar uns 30 ou 40 quilos, isto colocado bem na frente do veiculo, acho que isto deve alterar o comportamento do veiculo! !gostaria de saber se é preciso recalibrar a suspenção, ou alguma coisa do tipo!!

grato

Galeaum,

Acredito que a grande maioria não faça nada na suspa dianteira, mas no meu caso, precisei redimensionar molas e amortecedores em função do peso do guincho constante na viatura.

A alavanca provocada pela posição do guincho além do peso dele mesmo acaba judiando de leve da suspensão dianteira, mas nada exagerado.

Na prática, medi a altura da viatura, instalei o guincho, medi de novo, e rodei um pouco antes de partir para ajustes (lembrando que rodo MUITO). Observei que com o guincho e suspa original dava fim de curso com mais facilidade. Ah, guincho + peito de aço no meu caso.

[]s

galeaum
26/03/2012, 09:16
Obrigado Tio Eddie! comecei a pensar nos guinchos agora que o preço deles ta bueno, mas tenho receio do peso la na frente, pois minha viatura é uma Hilux Sw4 e a suspensão dianteira e com barra de torção que pretendo utilizar a ela regulada no ponto mais alto, para deixar bem alta, e se por um guincho la na frente acho que é certo que vai arriar um pouco!!! vou esperar mais um pouco para ver esse questao do guincho!!!
abraço

Saulo Soraggi
30/04/2012, 13:48
Eddie muito bacana suas adaptaçoes e pela viatura.. sou leigo no assunto de guinchos.
Temos la em casa um troller que veio equipado com um guincho igual ao seu. enfim. mes passado fizemos uma trilha e precisei usar o danado do guincho, porem os cabos nao sao novos e tem alguns amassos entende? e quando o cabo do rolete de cima deu pressao e força o de baixo estava enrrolado torto, com isso esmagou o cabo deixando o beem estragado, eu e meu pai analizamos e percebemos que o cabo ficou de fato comprometido podendo arrebentar em uma situação de emergencia..

a pergunta que faço é a seguinte..

TEM COMO RECUPERAR ESSE CABO??

ONDE COMPRO UM CABO NOVO PRO MEU GUINCHO E CUSTA NA FAIXA DE QUANTOS REAIS UM CABO NOVO?

o nosso estragou mais ou menos na metade do cabo, ou seja terei mais ou menos no maximo uns 10 a 14 metros no maximo para puxar algum veiculo com o cabo estragado no rolete..

Saulo Soraggi
30/04/2012, 13:49
vou tirar fotos depois e postar para que tenham conhecimento de como esta meu cabo.. e se eh seguro contiunuar usando, pois tenho receio de usar e num acidente por fragilidade do mesmo ele arrebentar e causar ferimentos em alguem que esteja operando ou por perto..

Gabriel_Bertinatto
30/04/2012, 14:52
amigo de uma olhada no tutorial que o glorioso KIM fez

Gabriel_Bertinatto
30/04/2012, 14:52
De posse de um martelo e uma marreta, deixei-o quase novo.

procede-se da seguinte forma:

Estica-se o cabo
https://lh5.googleusercontent.com/-Z9_7GkiukTM/T5xWr6g9gaI/AAAAAAAAJqc/ynAO71C8k20/s800/280420121561.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-gok9PNYxn_0/T5xWr7c-T2I/AAAAAAAAJqg/ZAlH00cupBg/s800/280420121562.jpg

Observe ode há defeitos, como esmagamentos, deformidades por excesso de tensionamento.
https://lh3.googleusercontent.com/-oXGiezqqEww/T5xWr91D5SI/AAAAAAAAJqs/Tdo29UkJKWc/s800/280420121564.jpg

Pegue uma marreta e um martelo, onde a marreta ser apoio, e o martelo será para bater.
Não são batidas fortes, serão constantes, com pouca força, até o cabo chegar no lugar.
https://lh3.googleusercontent.com/-9KhwJjt9cxg/T5xWsZGNbhI/AAAAAAAAJq4/JlfigEddpOg/s800/280420121567.jpg

Após o serviço, ficará assim.
https://lh5.googleusercontent.com/-Bu4M7ZTMRPk/T5xWsW0PRZI/AAAAAAAAJq0/XD66rQCSybs/s800/280420121566.jpg

Depois do serviço feito, passe óleo de motor em quase toda extensão do cabo.
Porque quase toda?
Não passe óleo na primeira carreira enrolada, essa tem que permanecer sem, para tem maior garra junto ao carretel
Eu passei óleo queimado de carro a gasolina, que é menos escuro, quem quiser passar óleo novo, tudo bem!
https://lh3.googleusercontent.com/-44JDCLRSAN0/T5xWs5YfBoI/AAAAAAAAJrI/Xdo8ucIewaM/s800/280420121569.jpg

Serviço pronto!!!
https://lh5.googleusercontent.com/-Pth82JMZwEE/T5xWstOaXPI/AAAAAAAAJrA/rIXQffapJKo/s800/280420121568.jpg

créditos: KIM

Tio Eddie
30/04/2012, 17:57
Eddie muito bacana suas adaptaçoes e pela viatura.. sou leigo no assunto de guinchos.
Temos la em casa um troller que veio equipado com um guincho igual ao seu. enfim. mes passado fizemos uma trilha e precisei usar o danado do guincho, porem os cabos nao sao novos e tem alguns amassos entende? e quando o cabo do rolete de cima deu pressao e força o de baixo estava enrrolado torto, com isso esmagou o cabo deixando o beem estragado, eu e meu pai analizamos e percebemos que o cabo ficou de fato comprometido podendo arrebentar em uma situação de emergencia..

a pergunta que faço é a seguinte..

TEM COMO RECUPERAR ESSE CABO??

ONDE COMPRO UM CABO NOVO PRO MEU GUINCHO E CUSTA NA FAIXA DE QUANTOS REAIS UM CABO NOVO?

o nosso estragou mais ou menos na metade do cabo, ou seja terei mais ou menos no maximo uns 10 a 14 metros no maximo para puxar algum veiculo com o cabo estragado no rolete..

Saulo,

Grato pelos elogios!

Quanto ao cabo, o tutorial do Kim funciona bem para PEQUENOS danos no cabo.

Amassados maiores e deformidades podem quebrar os fios do cabo, comprometendo de vez sua integridade.

Quanto a substituição, duas opções:

Cabo de primeira linha, na mesma medida do que equipa o guincho - mais caro, se acha em casas especializadas - Tende a durar mais e costuma ser mais seguro.

Cabos Genéricos ou xing ling - mais baratos, sempre na mesma medida do que equipa o guincho, em geral BEM mais barratos - tende a durar menos pois deforma com mais facilidade.

Teoricamente, tanto o cabo de p
rimeira linha quanto o genérico deveriam trabalhar na capacidade nominal para a bitola, mas há uma grande variedade de especificações sobre cabos.

Outra opção, mais cara mas com menos manutenção em termos de esmagamentos são os cabos sintéticos de Dyneema.

Qualquer coisa, estou as ordens.

[]s

Eddie