PDA

Ver Versão Completa : INJEÇÃO ELETRÔNICA



Nivagauderio
24/08/2004, 10:56
Pessoal,

Alguém sabe como é, quanto custa, quais os ganhos ou desganhos de se colocar uma injeção eletronica num niva? Estou de saco cheio de mexer com carburador, alguem por favor , me digam tudo o que sabem a respeito...Valeu, muito grato e abraços!!

philipps
24/08/2004, 13:01
ola meu amigo, olha sobre a injeção eletronica é maravilhosa, so que tudo tem seu preço.
os gastos com uma injeção são muito altos pq alem de vc ter que comprar um porção de pecinhas vc ainda vai ter que mandar blindar pq senao nao fizer pode ser que a injeção fique umida !!
foi isso que o meu mecanico disse quando eu iria colocar injeção no motor ap. acho que era isso tai o que eu sabia !! bele maninhu

Fabil
24/08/2004, 18:44
vc quer instalar injecao eletronica no motor original do Niva???? esquece.. ficaria inviavel....
sairia muito mais barato vc pegar um motor AP1.6 ou 1.8 injetado completo e colocar no Niva.. motor AP MI completo nos desmanches vc encontra em torno dos 1.500,00 , dai vc vai gastar com a mao de obra e flange p/ coloca-lo no Niva.... acho que por alto vai uns R$3.500,00 a 4.000,00 na brincadeira... mas fica show!!
T+

Sukys
25/08/2004, 01:14
Não existe injeção eletrônica para o Niva (e para todos os outros motores nacionais carburados) que seja na base do "plug and play", algo como um kit específico, mas existem duas possibilidades:

- Adaptar um sistema de injeção "doado" de algum outro motor com características semelhantes e retrabalhar todos os parâmetros de injeção para a nova motorização. Não é uma empreitada simples e o resultado final dependerá em muito da experiência do profissional que fará a adaptação dos componentes e a reprogramação do módulo de controle.

- Adquirir um módulo de injeção programável (importado) e, em função das suas características, instalar os componentes necessários. Comparado ao método anterior este trabalho oferece maior garantia de sucesso, desde que efetuado também por profissional competente, só que neste caso o custo será bem mais elevado.

Abraços,

Fabil
25/08/2004, 08:11
pois é Sukys.. eu já sabia dessas possibilidades, mas será que vale a pena gastar uma grana e instalar IE no motor do niva??? eu acho que nao, sai muito mais facil, confiavel e melhor colocar um AP MI....

T+

Nivagauderio
25/08/2004, 09:48
Pelo que to vendo a coisa vai ser complicada e cara!Sei que o niva 98 ja vem com injeção eletronica, não teria uma forma mais facil de adaptação se eu conseguisse as peças dele?

Fabil
25/08/2004, 15:41
na minha opiniao NAO: pq ?

- mesmo que vc ache um Niva98 num desmache ( o que vai ser mmuuuiiitttoooo dificil), os caras vao pedir uma fortuna pelo motor+IE ( motor AP MI em qualquer desmanche tem aos montes)

- mesmo usando a do Niva 1.7I , vc terá problemas com manutencao, pois pecas p/ esta injecao/motor nao se encontra facilmente e muito menos qualquer mecanico sabe consertar ( motor AP até bebum analfabeto sabe consertar e pecas vende até em camelô...heheh)

- preciso falar mais o só isso basta????
eu no seu lugar nem pensaria 2 vezes, colocaria logo um AP MI 1.6 ou 1.8 ( provavelmente um 1.6) que já é uma receita testada e aprovada por muitos niveiros.

T+

Sukys
26/08/2004, 00:23
Sei que o niva 98 ja vem com injeção eletronica, não teria uma forma mais facil de adaptação se eu conseguisse as peças dele?

Que eu saiba não houve importação "oficial" do Niva equipado com motor 1.7i e mesmo que tenha existido algum, provavelmente seria mais vantajoso vender o carburado e comprar o injetado, já que tal motor em desmanche não ficaria tomando pó em prateleira por muito tempo.

Quanto à adaptação faço o mesmo comentário, acho que o mais óbvio é partir para o VW AP e seus derivados, não só pela semelhança nas dimensões como também pelo custo de manutenção, coisa que muita gente se esquece na hora da adaptação.
Pode-se comprar ótimos motores (com baixa escala de vendas no Brasil) em desmanche por 1.000 ~2.000 reais só que existem componentes do motor e agregados que possuem vida útil ou pifam sem aviso prévio e muitas vezes não existe reposição no mercado paralelo, ficando como única opção a compra em loja autorizada (muitas vezes nem isso) e quando se encontra... lá vai a economia que se fez na compra do motor.

Já que o assunto é adaptação...

Outra situação que já está se tornando problemática até na compra de carros usados tem a ver com a ECU (módulo eletrônico de controle). Com esta onda fuçar nos módulos (e muitas vezes também nos sensores) para se tentar obter alguns HP's ou km/l a mais (ou então para "converter" o tipo de combustível) existe muita eletrônica fuçada e nem sempre é possível identificar com clareza (e resolver com certeza) o que foi alterado pelas "mãos de asno". :evil: Dependendo do que foi feito pode-se identificar o problema de imediato mas não é incomum o motor apresentar sintomas somente após algum tempo de uso e de forma completamente aleatória. Um dia ferve, outro dia falha, semana que vem diminui o rendimento, mês que vem não pega nem que a vaca tussa, e de repente volta a funcionar como se nada tivesse acontecido para em seguida repetir a dose, sabe-se lá quando.
E quem pensa que é só levar o módulo para algum "reprogramador de chip" "zerar" o mapeamento pode ter uma desagradável surpresa. Serviço bem feito via de regra pode ser desfeito mas tem muito aprendiz de feiticeiro que "prepara" módulo na base da tentativa e erro e mete a pata onde não devia, impossibilitando muitas vezes qualquer tentativa de voltar ao que era originalmente. E quando o chip é soquetado, menos mal, só que as atuais ECU's (cujo remapeamento requer a troca da memória) o dito é em tecnologia SMT e é soldado à placa, e dá para contar nos dedos da mão esquerda do Lula os profissionais que possuem estação de solda para componentes tipo SMT, o resto faz a troca com a mesma perfeição de quem solda calha de telhado em véspera de final de copa do mundo. :evil:

Outro problema é a troca de módulos. Existem ECU's onde a eletrônica é idêntica para um determinado tipo de automóvel mas que apresenta diferenças (muitas vezes sutis) na programação, justamente para atender as diversas versões de um mesmo modelo, como o ar condicionado, eletrônica de bordo, câmbio automático, potência e por aí vai. Todos os módulos podem ser identificados por uma etiqueta com o código do fabricante só que nem sempre quem vende (e muito menos quem compra) sabe fazer este tipo de identificação, e como não é todo mundo que tem a chance de visitar o desmanche com um lap top debaixo do braço para tentar identificar o que se está comprando, no final pode-se equipar o motor com uma bela ECU que custou merreca e que vai deixar o motor uma meleca! :evil:

Como este tipo de problema já se transformou em verdadeira praga para quem compra um carro usado o que não dizer para quem compra um motor em desmanche, já que muitos mecânicos usam justamente este lugar como "estoque" para testar e muitas vezes trocar módulos e sensores fuçados ou com funcionamento irregular.

Quem tem profissionais competentes e honestos à disposição pode adaptar e remapear o que bem entender, sem sustos. Já quem não tem...

Abraços,

Sukys
26/08/2004, 01:01
motor AP até bebum analfabeto sabe consertar e pecas vende até em camelô...

Fabiano, sem dúvida nenhuma o motor AP é uma ótima opção, mas não subestime o "espirito de porco" que existe debaixo de qualquer capô de carro injetado.:lol:
Hoje em dia, mecânico que não tem vários diplomas pendurados na parede (no lugar dos antigos calendários com mulher pelada) e um belo armário repleto de plugs, documentação e um bom Scanner (no lugar das garrafas de pinga) tem a mesma serventia de um astrólogo em começo de ano: só coleciona previsões furadas! :lol:


pois é Sukys.. eu já sabia dessas possibilidades, mas será que vale a pena gastar uma grana e instalar IE no motor do niva???

Aí vai do gosto de cada um, já que nem sempre o custo é o mais importante. Tem muita gente que não abre mão do velho e confiável motor BF como também tem gente que gostaria de ter sob o capô o que existe de mais moderno em termos de motorização.
Particularmente fico com o meio termo, juntando o que existe de bom nos motores antigos (durabilidade e confiabilidade) substituindo o carburador por algo eletronico que seja simples, funcional e que atenda as necessidades de uso, mas cada caso é um caso.

Abraços,