PDA

Ver Versão Completa : ranger 4x4 2001 xl diesel



sandror9
12/09/2008, 11:18
Bom dia companheiros, adquiri uma ranger a diesel pouco tempo e ainda estou aprendendo sobre ela, tambem tenho uma s10 97, senti uma diferença gritante na suspensão, é isto mesmo? a ranger é mais "dura" qua a s10? também achei mais barulhenta, na caçamba podem ser colocados alguns calços para que ela não faça tanto barulho? agradeço a todos a ajuda...

Edintruder
12/09/2008, 12:57
Sim, a suspensão é mais "firme". A bateção na traseira surge por folga nas travas laterais da fechadura da tampa. Basta regular ou trocar a borracha do batente da trava que silencia tudo.

RAMADE
12/09/2008, 16:48
Bom dia companheiros, adquiri uma ranger a diesel pouco tempo e ainda estou aprendendo sobre ela, tambem tenho uma s10 97, senti uma diferença gritante na suspensão, é isto mesmo? a ranger é mais "dura" qua a s10? também achei mais barulhenta, na caçamba podem ser colocados alguns calços para que ela não faça tanto barulho? agradeço a todos a ajuda...

Pessoal,
Tb sou novo no fórum e feliz proprietário de uma Ranger 2001 4x4 2.5TD, quase 100% careta e com 90.000km e estou na mesma situação... Cheio de dúvidas e querendo deixar a VTR tinindo para começar a viajar com a esposa e o neném e fazer umas trilhas leves para começar.

Adquiri o carro na semana passada de um conhecido e está muito muito muito conservada (vou colocar uma foto em breve). Em primeiro momento não pretendo usar em trilhas violentas, apenas um areial em Cabo Frio e coisas do gênero, talvez Aiuruoca ou Bahia (so por pena de arranhar a pintura, ela tá muito nova :concordo:).

Estive lendo este fórum durante uns 4 ou 5 dias antes de entrar e percebi que a rapaziada é realmente expert no assunto de 4x4. (Se eu pudesse contratava um "Personal Aconselhator sobre Ranger Tabajara" :grin:).

Bom, as minhas princiapis duvidas são:

Correia dentada e demais polias:
O Manuel manda com 120000Km mas queria saber se devo me preocupar com isso agora. E não encontrei nenhuma referência para este serviço aqui no Rio de Janeiro (observei no forum que a troca mal feita pode comprometer o motor). Verifiquei no site da MWM os representantes e fiz um orçamento com 3 deles, sendo que o melhor foi uma oficina chamada PKL automecânica (R$ 829,00 com TUDO até liq. de arrefecimento, esticadores e engrenagem), queria saber se alguem tem referência sobre esta oficina.

Embreagem:
Embora não esteja patinando achei ela um pouco alta, ou seja o motor só traciona quando ela já está quase em cima. Estranhei mas nada de anormal.

Direção:
A direção aparentemente está OK, os pneus são Pirelli 235/75 x 15 Scorpion S/T 30lbs (futuro próximo BF 31"), mas de vez em quando sinto a direção um pouco dura na hora de manobrar o carro (não é sempre) e quando acelero ela fica leve (pode ser um defeito?)

Fluídos lubrificantes e suspensão:
Notei que o pessoal do forum mencionam a troca dos fluídos (dif e cx) DH e freio. Eu gosto de colocar molykote (dif e cx) e nao pretendia trocar pois o carro nunca fez trilha. Pretendo apenas levar numa oficina para verificar a suspensão (reaperto) e lubrificar os rolamentos das rodas e demais ítens (alguém conhece alguma oficina de confiança no Rio?).

Ah substití as lâmpadas do painel por leds brancos (dica do fórum).. Ficou bonito e original mas nada muito diferente (depois vou postar o susto que tomei no dia).

Acho que o meu maior problema é encontrar uma oficina de confiança no Rio para manter o carro em excelente estado. As concessionárias são caras e não são sinônimo de um serviço bem executado.

Agradeço a ajuda dos experts e desculpem o texto gigante.

duardobruno
12/09/2008, 16:49
Bom dia companheiros, adquiri uma ranger a diesel pouco tempo e ainda estou aprendendo sobre ela, tambem tenho uma s10 97, senti uma diferença gritante na suspensão, é isto mesmo? a ranger é mais "dura" qua a s10? também achei mais barulhenta, na caçamba podem ser colocados alguns calços para que ela não faça tanto barulho? agradeço a todos a ajuda...

Amigão, acho que tenho NoHow (escrevi certo?) pra te ajudar. Tive uma S10 97 e agora tenho ranger 4x4 2001 tb. Realmente, a ranger é mais firme, não é dura, segundo minha namorada e minha mãe, acham até confortável... Mas ela não é dura, é firme. A S10 tem hora que parece uma barca a deriva, não que eu não goste de S10, tenho boas lembranças da minha. Outra coisa é barulho, se tá com barulheira na caçamba, é bom olhar a fechadura da tampa traseira como disse o Edin. Tb é bom olhar os calços da carroceria. Não é normal ela fazer barulho não. Bata um óleo no feixe de molas que deve melhorar tb.


Brother bizú de todos os rangeiros deste forúm, o número 1 dos bizússsss:
TROQUE A CORREIA DENTADA!!!!
RÁPIDO, ASSIM QUE VC LER ESTE POST.
Mas faça em um oficina de primeira, pq não pode perder o ponto do carro não, tem que ser serviço bem feito. Se vc pesquisar no fórum, vai ver que aconteceu isso comigo e foi um prejuizo só. O maxion 2.5 é excelente, forte, desenvolve bem na estrada, mas tem q dar manutenção. Troque os filtros e o óleo, sempre, sempre, SEMPREEEEE, com no máximo 5000 km. Não ultapasse muito os 3400 giros, rode de olho no conta giros. Com estas dicas vc vai só curtir a ranger. Ah, e não caia na besteira de ficar poupando o 4x4 não. Entrou na terra, liga o 4x4. Sempre que pegar um barrinho qualquer, liga o 4x4, pra lubrificar o sistema.

Abraços e boa curtição!

Allan Nielsen
13/09/2008, 09:57
Ramade,

parabens pela compra, a Ranger é uma excelente pickup e com algum conhecimento vc não terá nenhum problema. Se é sua 1° pickup aconselho a manerar o pé ate ganhar experiencia. As pickups passam muita segurança ao motorista, mas não é um sedan; é muito mais pesado, centro de gravidade alto, e se "fugir" da mão é muito mais dificil de recuperar. Aqui no forum vc acha tudo sobre Ranger. Boa sorte com a viatura.



Adquiri o carro na semana passada de um conhecido e está muito muito muito conservada (vou colocar uma foto em breve).

O historico de um veiculo usado é muito importante, principalmente pickup. Converse com o antigo dono e anote tudo que ele ja fez de manutenção corretiva e preventiva. Encontrar uma Ranger diesel com 7 anos de uso e 90k km é uma raridade, vc encontra muitas mas com quilometragem falsa; pois é raro alguem comprar uma pickup diesel pra andar 1.000km por mes.



Correia dentada e demais polias:
O Manuel manda com 120000Km mas queria saber se devo me preocupar com isso agora. E não encontrei nenhuma referência para este serviço aqui no Rio de Janeiro (observei no forum que a troca mal feita pode comprometer o motor). Verifiquei no site da MWM os representantes e fiz um orçamento com 3 deles, sendo que o melhor foi uma oficina chamada PKL automecânica (R$ 829,00 com TUDO até liq. de arrefecimento, esticadores e engrenagem), queria saber se alguem tem referência sobre esta oficina.


A Ford manda trocar com 120k km, a International fala em 96k km pra Ranger e 120k km pra F1000. Eu sugiro que se o historico do carro é claro e sempre bem cuidado, que vc rode um pouco veja se realmente ela te atende e é o que vc quer, e dai faça a troca.
Com relação a oficina (mesmo sendo autorizada) procure referencia, acompanhe o serviço, certifique-se que estão usando peças originais, peça tudo por escrito e guarde as notas fiscais do serviço e peças. Converse com o dono/gerente, a quanto tempo estão estabelecidos, ande pela oficina veja limpeza e ferramentas, converse com mecanicos (informalmente) a quanto tempo trabalha no local, etc etc.



Embreagem:
Embora não esteja patinando achei ela um pouco alta, ou seja o motor só traciona quando ela já está quase em cima. Estranhei mas nada de anormal.


A embreagem (disco/plato) rodam em condiçoes normais mais de 200k km. O problema é o maldito atuador que fica dentro da caixa seca, e pra trocar dá um trabalho do cão. Mais uma vez veja o historico se ja foi trocado (apenas pra ter noção). Aqui não há nada a fazer. Alguns gostam de trocar o fluido, mas como o atuador vai mesmo dar problema eu esperaria.



Direção:
A direção aparentemente está OK, os pneus são Pirelli 235/75 x 15 Scorpion S/T 30lbs (futuro próximo BF 31"), mas de vez em quando sinto a direção um pouco dura na hora de manobrar o carro (não é sempre) e quando acelero ela fica leve (pode ser um defeito?)


Eu falo sempre isto, e muitos caem de pau. Alteração de medida de pneu a menos que seja para um uso especifico so tras prejuizo: perda de torque, aumento de consumo, maior esforço e desgaste da suspensão, etc. Aconselhe-se com que usa.
Com relação a direção, com o tempo ela perde um pouco a eficiencia em baixa rotação do motor. Faça a troca do oleo e limpeza do deposito de oleo, pois tem uma tela no fundo que costuma entupir. Aqui no forum tem o procedimento.



Fluídos lubrificantes e suspensão:
Notei que o pessoal do forum mencionam a troca dos fluídos (dif e cx) DH e freio. Eu gosto de colocar molykote (dif e cx) e nao pretendia trocar pois o carro nunca fez trilha. Pretendo apenas levar numa oficina para verificar a suspensão (reaperto) e lubrificar os rolamentos das rodas e demais ítens (alguém conhece alguma oficina de confiança no Rio?).


Dê atenção ao fluido arrefecimento, troqueo pelo menos uma vez ao ano. Não use agua com cloro. Eu uso o fluido da International (R$10) e agua mineral (garrafão).

A troca do fluido de freio é uma boa (é muito simples de fazer), veja o estado das pastilhas/disco.
Oleo do diferencial pode ser trocado. Alguns falam em 100k km, Ford USA fala em 100k milhas (160k km), e alguns dif é lifetime. Use o oleo correto.

A Ranger não tem pontos de lubrificação (rolamento das rodas são blindados). Veja o estado das coifas, dê atenção par coifa do cardan dianteiro. Veja folgas de pivos, buchas e bieletas, re-aperto de suspensão é folclore de mecanico.

Troque na quilometragem correta oleo e filtros; use os corretos.

Boa sorte.

Edintruder
13/09/2008, 16:36
Ramade, é isso aí mesmo! A embreagem é auto ajustável e sempre parece boa, mesmo quando não presta mais. Ela pifa de um minuto pro outro. Trocasse a marcha funcionaou, na próxima vez que fores trocar ela simplesmente não funciona, mas como o sistema é hidráulico, é auto-ajustável e sempre de excelente funcionamento. Não perde o sono com isso que dura muitos milhares de km.

A DH mostra sinais da idade dessa forma aí, segue os conselhos do Allan que com certeza vai durar além do que duraria.

Sandro e Ramade, bem vindos ao fórum e vocês estão no lugar certo, apenas postem aqui qualquer dúvida antes de cair nas mãos dos mexânicos que estão esperando para meter a mão no bolso de vocês!

RAMADE
13/09/2008, 18:20
Obrigadaço Allan e Edintruder.

As dicas foram fundamentais para mim. :palmas:

Eu ja tive uma Ranger 99 CE a gasolina mas infelizmente como o Allan falou eu não manerei o pé e conseguí empenar a suspensão da bichinha. Na verdade eu tava com a calibração muito alta pq tive que carregar umas coisas e daí caí numa pequena costeleta numa curva (não estava correndo) e a Ranger rodou na pista e caiu numa vala de escoamento de agua. Com a queda a ssuspensao ficou toda avariada... fiquei tão p. que vendi o carro que eu gostava tanto.

Sobre a Ranger atual, realmente foi um achado e comprei no susto. Por incrível que pareça, mesmo sendo o 4o dono ela etá com 89000km. Tudo nela ainda é original, o dono anterior (meu amigo) trocou o oleo da DH recentemente e por estar parada trocou o esticador da Poli-V que travou no dia que eu fui pegar. Sempre o oleo do motor e filtros com intervalos de 5000km. De resto ele não mexeu mais em nada.

Desmontei o painel todo para tirar um cabelo, limpar a sujeira e colocar uns leds e tava tudo lacrado. No motor não se vê sinais de desmonte e parafusos com a cabeça escariada. Por baixo (levantei hoje) tudo OK e lambrecado de anti ruste do antigo dono (que não acho mais em lugar algum), só o pivot inferior dos dois lados com uma pequena folga (já tinha 2 da ranger antiga em casa :D), mas parece que a troca tem que arrancar a balança do carro e levar pro torno.

Falei do rolamento pq o manual da Ranger menciona algo sobre a graxa de sabão de litio para lubrificação de um tal rolamento dianteiro.

A dica do Allan sobre o pneu é válida e concordo plenamente... mas a existe o lado da emoção incontrolável de ver a vtr mais alta e com pneus BF. mas realmente so vou usar ocasionalmente quando for para Cabo Frio.

Ja que você mencionou, como faço para trocar o liq. de arrefecimento em casa e sem fazer besteira? Quais mangueiras devo retirar e como faço para não ficar ar no sistema?

Abraços,

Ramade

Allan Nielsen
13/09/2008, 19:20
Ramade,

se o esticador da polly-V travou, aconselho vc trocar a correia dentada, o pessoal se preocupa com a correia mas o problema é quase sempre o esticador, e se um travou......

A troca do pivo inferior é simples, não precisa tirar a balança. Tem ferramenta pra tira-lo no local, quando não tem a ferramenta o proprio peso do carro ajuda.

Pra trocar o liquido de arrefecimento, o metodo mais simples é retirar a mangueira inferior do radiador. Neste caso a agua que esta no motor permanece lá (motor frio), dai vc solta a mangueirinha superior do radiador pro ar sair e enche o tangue de expansão (+-3lts dagua mais o aditivo). Se o liquido estiver muito sujo tem que abrir o parafuso de dreno do motor. Eu prefiro trocar do radiador e se necessario trocar novamente num prazo menor, pois acaba limpando o motor. Mantenha o liquido sempre limpo e aditivado, a saude do motor tai, pois se o aditivo não estiver correto a corrosão fura os selos.

Boa sorte

Edintruder
13/09/2008, 19:46
Eu faço o mesmo procedimento que o Allan para trocar a água do Radiador.

No caso do tensor da poli-V, ele fica exposto á água, e por isso ele apresenta chiado e posterior desgaste. Já troquei esse rolamento 2 vezes, e só coloco rolamento blindado a prova d'água que não te dá dor de cabeça.´É bem rápido e fácil de trocar esse rolamento e custa R$16,00.

O rolamento do tensor da correia do AC ocorre o mesmo, e o esticador é o mesmo da correia dentada do Chevette.

No caso do tensor da correia dentada, ele fica protegido da água e basta trocar junto com a correia dentada que não tem susto.

RAMADE
13/09/2008, 19:47
Ramade,

se o esticador da polly-V travou, aconselho vc trocar a correia dentada, o pessoal se preocupa com a correia mas o problema é quase sempre o esticador, e se um travou......

A troca do pivo inferior é simples, não precisa tirar a balança. Tem ferramenta pra tira-lo no local, quando não tem a ferramenta o proprio peso do carro ajuda.

Pra trocar o liquido de arrefecimento, o metodo mais simples é retirar a mangueira inferior do radiador. Neste caso a agua que esta no motor permanece lá (motor frio), dai vc solta a mangueirinha superior do radiador pro ar sair e enche o tangue de expansão (+-3lts dagua mais o aditivo). Se o liquido estiver muito sujo tem que abrir o parafuso de dreno do motor. Eu prefiro trocar do radiador e se necessario trocar novamente num prazo menor, pois acaba limpando o motor. Mantenha o liquido sempre limpo e aditivado, a saude do motor tai, pois se o aditivo não estiver correto a corrosão fura os selos.

Boa sorte

Ok Allan, na verdade vou trocar a dentada sim, estou pesquisando o melhor lugar para não levar "fumo".

Ok quanto ao Pivo, vou levar em outra oficina que mexa com suspensão tb achei que dava pq a posição dele ajuda, mas acho que tem que aquecer para dilatar e poder retirar ja que o peso todo da frente recai sobre ele.(opinião do leigo).

Entao para trocar a agua do radiador:
1- Retiro a mangueira inferior do radiador
2- Retiro a mangueira superior do radiador
3- Monto as mangueiras de novo e coloco o líquido novo no reservatório de expansão.

Preciso retirar mesmo o reservatorio de expansao para limpar e vou aproveitar a deixa, na verdade os 3l que voce menciona é a quantidade de liquido do radiador + reservatório?

Existe um parafuso de plástico na cabeça do conjunto. É esse o suspiro do sistema? preciso retirá-lo?

Obrigado mais uma vez.

shimomoto
14/09/2008, 00:57
Ramade,

parabens pela compra, a Ranger é uma excelente pickup e com algum conhecimento vc não terá nenhum problema. Se é sua 1° pickup aconselho a manerar o pé ate ganhar experiencia. As pickups passam muita segurança ao motorista, mas não é um sedan; é muito mais pesado, centro de gravidade alto, e se "fugir" da mão é muito mais dificil de recuperar. Aqui no forum vc acha tudo sobre Ranger. Boa sorte com a viatura.



O historico de um veiculo usado é muito importante, principalmente pickup. Converse com o antigo dono e anote tudo que ele ja fez de manutenção corretiva e preventiva. Encontrar uma Ranger diesel com 7 anos de uso e 90k km é uma raridade, vc encontra muitas mas com quilometragem falsa; pois é raro alguem comprar uma pickup diesel pra andar 1.000km por mes.



A Ford manda trocar com 120k km, a International fala em 96k km pra Ranger e 120k km pra F1000. Eu sugiro que se o historico do carro é claro e sempre bem cuidado, que vc rode um pouco veja se realmente ela te atende e é o que vc quer, e dai faça a troca.
Com relação a oficina (mesmo sendo autorizada) procure referencia, acompanhe o serviço, certifique-se que estão usando peças originais, peça tudo por escrito e guarde as notas fiscais do serviço e peças. Converse com o dono/gerente, a quanto tempo estão estabelecidos, ande pela oficina veja limpeza e ferramentas, converse com mecanicos (informalmente) a quanto tempo trabalha no local, etc etc.



A embreagem (disco/plato) rodam em condiçoes normais mais de 200k km. O problema é o maldito atuador que fica dentro da caixa seca, e pra trocar dá um trabalho do cão. Mais uma vez veja o historico se ja foi trocado (apenas pra ter noção). Aqui não há nada a fazer. Alguns gostam de trocar o fluido, mas como o atuador vai mesmo dar problema eu esperaria.



Eu falo sempre isto, e muitos caem de pau. Alteração de medida de pneu a menos que seja para um uso especifico so tras prejuizo: perda de torque, aumento de consumo, maior esforço e desgaste da suspensão, etc. Aconselhe-se com que usa.
Com relação a direção, com o tempo ela perde um pouco a eficiencia em baixa rotação do motor. Faça a troca do oleo e limpeza do deposito de oleo, pois tem uma tela no fundo que costuma entupir. Aqui no forum tem o procedimento.



Dê atenção ao fluido arrefecimento, troqueo pelo menos uma vez ao ano. Não use agua com cloro. Eu uso o fluido da International (R$10) e agua mineral (garrafão).

A troca do fluido de freio é uma boa (é muito simples de fazer), veja o estado das pastilhas/disco.
Oleo do diferencial pode ser trocado. Alguns falam em 100k km, Ford USA fala em 100k milhas (160k km), e alguns dif é lifetime. Use o oleo correto.

A Ranger não tem pontos de lubrificação (rolamento das rodas são blindados). Veja o estado das coifas, dê atenção par coifa do cardan dianteiro. Veja folgas de pivos, buchas e bieletas, re-aperto de suspensão é folclore de mecanico.

Troque na quilometragem correta oleo e filtros; use os corretos.

Boa sorte.

Allan

É uma boa coisa trocar oleo de diferencial e cambio, mesmo que o manual diga ser "life time".

Todos os carros meus eu troco o oleo do cambio e do diferencial a cada 50 mil km e em todos eles algo aconteceu em comum: As marchas ficaram melhores de engatar, o oleo "velho" estava com cara de "oleo velho" e no caso especifico da Ranger, achei que ela está fazendo menos ruido de engrenagem.

Abs!!!

Edintruder
14/09/2008, 09:09
Ok quanto ao Pivo, vou levar em outra oficina que mexa com suspensão tb achei que dava pq a posição dele ajuda, mas acho que tem que aquecer para dilatar e poder retirar ja que o peso todo da frente recai sobre ele.(opinião do leigo).


Ramade, para trocar os pivôs inferiores é muito simples, basta soltar a homocinética e o parafuso do pivô inferior e afstar da balança. O pivô é apenas encaixado, então tira o anel de trava e com uma marreta e um ferro vai batendo que sai para baixo. eu levei cerca de 30min para trocar cada um. para colocar os novos, eles vêm com uma capa de plástico para auxiliar na montagem, então basta calçar sobre um taco de madeira firme e plano e ir baixando o macaco devagar que o pivô encaixa. depois coloca o anel trava e monta tudo de novo.
o mais demorado disso tudo ainda é levantar o macaco e tirar a roda...

Allan Nielsen
14/09/2008, 11:17
Ok Allan, na verdade vou trocar a dentada sim, estou pesquisando o melhor lugar para não levar "fumo".

Ok quanto ao Pivo, vou levar em outra oficina que mexa com suspensão tb achei que dava pq a posição dele ajuda, mas acho que tem que aquecer para dilatar e poder retirar ja que o peso todo da frente recai sobre ele.(opinião do leigo).

Entao para trocar a agua do radiador:
1- Retiro a mangueira inferior do radiador
2- Retiro a mangueira superior do radiador
3- Monto as mangueiras de novo e coloco o líquido novo no reservatório de expansão.

Preciso retirar mesmo o reservatorio de expansao para limpar e vou aproveitar a deixa, na verdade os 3l que voce menciona é a quantidade de liquido do radiador + reservatório?

Existe um parafuso de plástico na cabeça do conjunto. É esse o suspiro do sistema? preciso retirá-lo?

Obrigado mais uma vez.

Na correia dentada, use correia, polia e esticador original International, as demais correias, rolamentos, esticadores etc podem ser paralelos desde que de 1° (Gates, Dayco, Goodyear, Thinken, SKF, Koyo etc); mesmo assim compare preço, normalmente na International os preços são bons.

Com relação ao pivo, o Edi quase já trocou ele pra vc.

Agua do radiador:
Entao para trocar a agua do radiador:
1- Retiro a mangueira inferior do radiador
2- Retiro a mangueira superior do radiador - mangueirinha fina do lado esquerdo, é apenas pra sair o ar do radiador
3- Monto a mangueira inferior e coloco o líquido novo no reservatório de expansão. Tenha atenção ao prender esta mangueira, de forma que ela fique bem fixa, pois se ela soltar vaza toda a agua em alguns segundos e as vezes nem sobe o marcador de temperatura do motor, pois não há mais agua em contato com o sensor.
4- ligue o motor, faça a agua circular e complete o nivel.
5- coloque a mangueirinha do radiador

No dia seguinte confira o nivel, pois costuma baixar por ar disolvido na agua.

O parafuso plastico é pra tirar ar do motor, não aconslho a mexer pois ele quebra com facilidade e esta no mesmo nivel do radiador.

Abs

Allan Nielsen
14/09/2008, 11:37
Allan

É uma boa coisa trocar oleo de diferencial e cambio, mesmo que o manual diga ser "life time".

Todos os carros meus eu troco o oleo do cambio e do diferencial a cada 50 mil km e em todos eles algo aconteceu em comum: As marchas ficaram melhores de engatar, o oleo "velho" estava com cara de "oleo velho" e no caso especifico da Ranger, achei que ela está fazendo menos ruido de engrenagem.

Abs!!!

Concordo Daniel.

Eu troco de acordo com o "uso" do veiculo. Na Ranger troquei todos com 100k km. E recentemente tive que trocar o retentor do pinhão, então foi trocado novamente do dif tras.

E aproveitar pra ver o estado do dif. Uma folga na pre-carga do pinhão e rolamento das planetarias se corrigidas a tempo não trazem consequencia nenhuma. Alem é claro o uso do oleo correto, e por incrivel que pareça este é o erro mais comum; confira sempre!

Abs

RAMADE
14/09/2008, 20:28
Valeu mais uma vez gente.

Vou seguir os passos do Edintruder e trocar eu mesmo o Pivot na semana que vem. Já arrumei um macaco a oleo e a ferramente de precisão (marreta) para o caso o Pivot ficar teimoso :-D. Ja que vou levantar o carro vou aproveitar e fazer a troca do oleo da DH pelo Texamatic B.

O Pivot que eu comprei (original argentino) não tem capa de plástico... vem o pivot dentro de um saquinho plástico, uma porca e só... Nem o contrapino e nem a trava.

O Aditivo do motor eu vou comprar amanha e ja arrumei uma agua de nascente (sem cloro) para fazer a mistura e seguir o passos do Allan.

Com relação a correia eu vou aguardar os 96000km ou 100000km mesmo. Dei uma olhada nas demais correias e ainda estão em bom estado. Até lá dá para achar uma oficina de confiança.

Acabei de tirar as fotos da viatura para vocês (foto noturna:pensativo:)... Assim que comprei tinha uns arranhões na pintura e eu mandei dar um polimento cristalizado e ficou sensacional, 99.9% dos arranhões saíram e ela ficou quase zerada senão fossem duas pequenas mocinhas nas portas. Aproveitei e coloquei essa grade de aço inox para esconder o buraco da grade original e proteger o radiador...

Não sou muito fã de acessórios supérfluos mas confesso que na loja que eu fiz o polimento tinha um volante da Shutt que era show de bola.

Deem uma olhada no volante GT3 da Shutt.
http://www.shutt.com.br/loja/abertura/v1/index.php?pro_id=364

Abraços a todos.

shimomoto
14/09/2008, 20:33
Concordo Daniel.

Eu troco de acordo com o "uso" do veiculo. Na Ranger troquei todos com 100k km. E recentemente tive que trocar o retentor do pinhão, então foi trocado novamente do dif tras.

E aproveitar pra ver o estado do dif. Uma folga na pre-carga do pinhão e rolamento das planetarias se corrigidas a tempo não trazem consequencia nenhuma. Alem é claro o uso do oleo correto, e por incrivel que pareça este é o erro mais comum; confira sempre!

Abs

Allan;

Completando seu ponto de vista, um amigão meu (e meca também) diz a seguinte frase: "Óleo é barato. Caro é ter que fazer motor, câmbio, diferencial..."

Mudando de assunto: Voce falou que trocou os lubrificantes da sua Ranger. Qual marca colocou?

Na minha devido a ter atolado a frente dela num brejo, troquei os óleos do cambio, CT e diferencial dianteiro. Usei o Lubrax Gold 75W90 GL-5 na dianteira e o Lubrax ATF OHX49.

Agora no diferencial traseiro, vou trocar agora (60 mil km) mas to em busca do aditivo Sturacco para colocar junto.

Abs!!!

Allan Nielsen
14/09/2008, 21:59
Allan;

Completando seu ponto de vista, um amigão meu (e meca também) diz a seguinte frase: "Óleo é barato. Caro é ter que fazer motor, câmbio, diferencial..."

Mudando de assunto: Voce falou que trocou os lubrificantes da sua Ranger. Qual marca colocou?

Na minha devido a ter atolado a frente dela num brejo, troquei os óleos do cambio, CT e diferencial dianteiro. Usei o Lubrax Gold 75W90 GL-5 na dianteira e o Lubrax ATF OHX49.

Agora no diferencial traseiro, vou trocar agora (60 mil km) mas to em busca do aditivo Sturacco para colocar junto.

Abs!!!

Grande Daniel,
pela propriedade que vc escreve aqui, sempre tecnicamente embasado tenho certeza de que vc conhece lubrificantes melhor que ninguem. Mas acho importante ver quem melhor atende a região, e pelo que vc usa deve ser a Petrobras. Eu gosto dos produtos Texaco, pois apresentam um dos melhores custo/beneficio; mas acabei comprando Motorcraft (Texaco) por comodidade e paguei R$10 tanto no ATF quanto no 80W90 (vai entender autorizada).

Acho que vai ser dificil encontrar o sturacco, vc pode encomendar na Ford, vão dizer que não tem, vc insiste dai vão te apresentar um valor absurdo.

A Texaco tem o Multigear LS mas é 85W140. Ouvi dizer que a Motul tem, mas não sei se é verdade.

Não sei o quanto vc "usa" o LSD, mas é bem provavel que com 60k km eles já não estejam tão eficientes. To anexando um catalogo de lub da Ford, vc verá que tem muitos veiculos como Ranger e Explorer usando 85W140 mesmo com o Ford 8.8; mas como se diz na gringolandia it´s up to you. Faça uma consulta a Dana.

Eu uso na pickup Band da roça oleo 140 nos dif (fabricante recomenda 80W90), mas é sempre numa condição de força e baixa rotação; a menos de 1 ano abri o dif traseiro depois de mais de 20 anos de trabalho para troca do rolamentos (estourou um do pinhão) e a coroa/pinhão estavam perfeitos.

Abs

Allan Nielsen
14/09/2008, 22:04
Ja que vou levantar o carro vou aproveitar e fazer a troca do oleo da DH pelo Texamatic B.


O oleo ATF deve atender a especificação MERCON, se for usar Texaco deve ser o Texamatic 7045.

Abs

shimomoto
14/09/2008, 22:25
Grande Daniel,
pela propriedade que vc escreve aqui, sempre tecnicamente embasado tenho certeza de que vc conhece lubrificantes melhor que ninguem. Mas acho importante ver quem melhor atende a região, e pelo que vc usa deve ser a Petrobras. Eu gosto dos produtos Texaco, pois apresentam um dos melhores custo/beneficio; mas acabei comprando Motorcraft (Texaco) por comodidade e paguei R$10 tanto no ATF quanto no 80W90 (vai entender autorizada).

Acho que vai ser dificil encontrar o sturacco, vc pode encomendar na Ford, vão dizer que não tem, vc insiste dai vão te apresentar um valor absurdo.

A Texaco tem o Multigear LS mas é 85W140. Ouvi dizer que a Motul tem, mas não sei se é verdade.

Não sei o quanto vc "usa" o LSD, mas é bem provavel que com 60k km eles já não estejam tão eficientes. To anexando um catalogo de lub da Ford, vc verá que tem muitos veiculos como Ranger e Explorer usando 85W140 mesmo com o Ford 8.8; mas como se diz na gringolandia it´s up to you. Faça uma consulta a Dana.

Eu uso na pickup Band da roça oleo 140 nos dif (fabricante recomenda 80W90), mas é sempre numa condição de força e baixa rotação; a menos de 1 ano abri o dif traseiro depois de mais de 20 anos de trabalho para troca do rolamentos (estourou um do pinhão) e a coroa/pinhão estavam perfeitos.

Abs

Allan;

Puxa, muito obrigado pelo elogio!!!! Você também é um cara que percebe-se "manjar" muito e percebe-se que todas suas informações e opiniões são bem embasadas!!!! Parabéns!

Voltando ao caso do óleo, eu honestamente prefiro o Texaco. Anos atrás a revista 4 Rodas testou todas as principais marcas de oleo lubrificante 20W40 API-SJ e o Havoline foi o que propiciou maior limpeza do motor, estabilidade quimica, enfim, foi o que apresentou o melhor desempenho (lembro-me que das marcas conhecidas, os piores eram os da Castrol). Mas a Petrobrás é o que tem maior disponibilidade aqui em Garça. Só como curiosidade, tive que encomendar o Ursa TDX!!!!

Agora voce deu uma boa ideia: Farei uma consulta a Dana sobre qual o oleo correto a ser utilizado. O Track-lock já foi para o espaço mesmo:pensativo::pensativo::pensativo: (50 mil km).

Ah...e antes que eu esqueça: Valeu pelo arquivo da Motorcraft!

Um grande Abraço!!!

RAMADE
15/09/2008, 23:11
Ramade, para trocar os pivôs inferiores é muito simples, basta soltar a homocinética e o parafuso do pivô inferior e afstar da balança. O pivô é apenas encaixado, então tira o anel de trava e com uma marreta e um ferro vai batendo que sai para baixo. eu levei cerca de 30min para trocar cada um. para colocar os novos, eles vêm com uma capa de plástico para auxiliar na montagem, então basta calçar sobre um taco de madeira firme e plano e ir baixando o macaco devagar que o pivô encaixa. depois coloca o anel trava e monta tudo de novo.
o mais demorado disso tudo ainda é levantar o macaco e tirar a roda...

Pois é Ed fiz o que voce falou hoje... Fiquei tão alucinado para trocar seguindo as suas dicas mas infelizmente não tinha em meu arsenal aquela chave de caixa para tirar a homocinética... Morri em 100 pratas pro cara da loja trocar pra mim, dá um trabalhinho mas e fácil de trocar. Coloquei a peça nova que vem com contrapino ao contrário da anterior que a porca é autotravante (acho que é isso). A peça nova entrou relativamente fácil não precisou dar muitas pancadas para ela acamar (achei estranho) mas como ela tinha uma trava acho que acama depois de andar com o carro (acho que ela é cônica e por isso fica justa). Do lado do motorista ela levou mais pancadas, pois estava mais justa que a do lado do carona (as peças eram iguais de origem argentina e a balança virgem).



Agua do radiador:
Entao para trocar a agua do radiador:
1- Retiro a mangueira inferior do radiador
2- Retiro a mangueira superior do radiador - mangueirinha fina do lado esquerdo, é apenas pra sair o ar do radiador
3- Monto a mangueira inferior e coloco o líquido novo no reservatório de expansão. Tenha atenção ao prender esta mangueira, de forma que ela fique bem fixa, pois se ela soltar vaza toda a agua em alguns segundos e as vezes nem sobe o marcador de temperatura do motor, pois não há mais agua em contato com o sensor.
4- ligue o motor, faça a agua circular e complete o nivel.
5- coloque a mangueirinha do radiador


Bom com relação a água do radiador beleza!!! Acabei agora de trocar sob uma leve garoa e segui os passos ensinados pelo Allan (a agua estava terrível), após retirar as mangueiras conectei a mangueira de casa ao sistema e deixei por uns 5 minutos até a agua sair clara. Comprei o aditivo Radiex-1922 (R$12,00) pois achei o melhor custo benefício nesta fase, pois pretendo trocar de novo a agua daqui a 1 mês daí coloco um aditivo mais nervoso tipo o AC DELCO (R$ 20,00). O problema maior foi arrancar a abraçadeira inferior tive que tirar a roda do carro para trabalhar melhor. Por sorte eu tinha uma abraçadeira de aço inox larga que serviu como uma luva. Da próxma vez não vai ser tão trabalhoso.

Como o sistema estava muito sujo coloquei 2 litros de radiex e 4l de agua. Amanhã se o nível baixar vou completar somente com Radiex.

Infelizmente a Shutt não tem o acabamento do volante para adaptar ele na Ranger, somente na Ranger ano 98. :putz:Fiquei doido com aquele volante.

Agora vou partir para os pneus BF 31x10,5 achei aqui no Rio a R$ 420,00 (base de troca) e R$ 480,00 na bucha.

LEONARDORAZO
16/09/2008, 01:37
Ramade, costumo fazer a manutnção da minha viatura no Recreio, na oficina four by four, eles são especializados em 4x4 pp a diesel...
o tel é 2486-8633 e 2490-2685
Boa sorte

RAMADE
16/09/2008, 15:03
Ramade, costumo fazer a manutnção da minha viatura no Recreio, na oficina four by four, eles são especializados em 4x4 pp a diesel...
o tel é 2486-8633 e 2490-2685
Boa sorte

Beleza sempre notei essa oficina mas nunca levei o carro lá... Tudo no Recreio é caro mas vamos lá se é de confiança vale o preço...

Você ja trocou a dentada do seu carro lá? Que tipo de serviço ou serviços você já fez com os caras?

Abraços,

willys1960_ctba
02/02/2009, 08:20
Pessoal,

Na sexta feira deixei a Ranger para trocar as correias e por burrice minha e por não ter lido sobre equeci e o mecânico tbém não falou nada sobre trocar os esticadores.
Então fiquei com a seguinte duvida, a ranger ficou "estranha" após as trocas das correias, esta bem mais barulhenta, motor parece fora do ponto giro demorando pra subir mas caindo bem rápido, retomadas mais demoradas.
O que devo de fazer, nunca tive problemas com trocas de correias, sempre fiz essas trocas nessa oficina com todos meus carros, apenas a ranger deu esse problema.
Fiquei de levar o carro amanhã la pra ele ver o que pode ser, adiantou por fone que poderia regular o ponto dela pela bomba mas não acho que seja o caso. Enfom pessoal preciso de ajuda de vcs, o que devo fazer?

[]s

Walter L. L. Casitta
02/02/2009, 08:25
Pessoal,

Na sexta feira deixei a Ranger para trocar as correias e por burrice minha e por não ter lido sobre equeci e o mecânico tbém não falou nada sobre trocar os esticadores.
Então fiquei com a seguinte duvida, a ranger ficou "estranha" após as trocas das correias, esta bem mais barulhenta, motor parece fora do ponto giro demorando pra subir mas caindo bem rápido, retomadas mais demoradas.
O que devo de fazer, nunca tive problemas com trocas de correias, sempre fiz essas trocas nessa oficina com todos meus carros, apenas a ranger deu esse problema.
Fiquei de levar o carro amanhã la pra ele ver o que pode ser, adiantou por fone que poderia regular o ponto dela pela bomba mas não acho que seja o caso. Enfom pessoal preciso de ajuda de vcs, o que devo fazer?


Ficou fora do ponto...

willys1960_ctba
02/02/2009, 08:30
Pois é Walter foi o que imaginei, mas e agora o que devo de fazer?
Aproveito e troco os esticadores?
É possivel fazer o que ele falou, colocar o ponto através da bomba??

estou bem perdido e por saber que motor diesel é bem mais caro que gasolina, estou com medo de ter dado m....

Allan Nielsen
02/02/2009, 08:43
Volte lá e peça pra colocar no ponto. Este serviço no motor Maxion HS 2.5 parece muito simples mas não é, ele é chato, trabalhoso e requer experiencia. Pra colocar no ponto ele terá que praticamente refazer o trabalho, então aproveite e troque o esticador da dentada.

Acho que é responsabilidade de um bom profissional alertar o cliente da necessidade de troca desse esticador na troca da correia, a maioria dos clientes são leigos.

boa sorte

Walter L. L. Casitta
02/02/2009, 08:51
Pois é Walter foi o que imaginei, mas e agora o que devo de fazer?
Aproveito e troco os esticadores?
É possivel fazer o que ele falou, colocar o ponto através da bomba??

estou bem perdido e por saber que motor diesel é bem mais caro que gasolina, estou com medo de ter dado m....

M ainda não deu. Mas se piorou o meca fez coisa mau feita. Trocar as correias desse motor e chato devido as posições das peças e tem que ter muita paciência principalmente se não tiver as ferramentas específicas pra isso. A maioria não tem.

Podem ter ficado fora do ponto a BI ou o comando de válvulas ou os dois. Para posicionar a BI é moleza se tiver as ferramentas. pro comando tem que desmontar tudo de novo.

Com relação aos esticadores, num motor com o intervalo de troca da correia que é de 100.000 a 120.000Km seria bom trocar tudo para você poder rodar mais um 100.000Km sem se preocupar...

Sérgio Ricardo Jacobsen
02/02/2009, 08:51
Volte lá e peça pra colocar no ponto. Este serviço no motor Maxion HS 2.5 parece muito simples mas não é, ele é chato, trabalhoso e requer experiencia. Pra colocar no ponto ele terá que praticamente refazer o trabalho, então aproveite e troque o esticador da dentada.

Acho que é responsabilidade de um bom profissional alertar o cliente da necessidade de troca desse esticador na troca da correia, a maioria dos clientes são leigos.

boa sorte
Concordo, é bem por ai mesmo, a gente até sabe normalmente, mas o mecanico deveria ter avisado para fazer a troca, pois é procedimento normal.
abraço.

willys1960_ctba
02/02/2009, 09:42
Consultei agora na ford aqui em curitiba os tensionadores originais da Ford

Tensionador correia dentada - 323,00 com desconto de 30% foi para 225,00;
Tensionador correia dos comandos - 150,00 com desconto de 30% foi para 105,00;

isso peças originais Ford.

Mercado paralelo

Tensionador correia dentada - 212,00;
Tensionador correia dos comandos - 40,00 sem suporte;
marca Cobra.

[]s

Edintruder
02/02/2009, 10:07
Procura peças para o motor somente nos distribuidores MWM-International. Os preços são ridículos quando comparados na Ford.
Troca somente o tensor da correia de comando. O tensor da Correia de serviço dá para trocar o rolamento, cerca de R$15,00.
procura em qualquer endereço desses um representante da marca próximo de onde tu moras.

www.mwm.com.br, http://www.mwm.com.br/default.asp?su=6

Se a bomba ficar muito adiantada, liga fácil, mas quando acelera estoura e dá tranco no motor. de forma alguma pode ficar assim. Se ficar atrasado o motor demora um pouco pra ligar e fica muito sem fôlego. Até com o motor solta a rpm não sobe com vigor ao comando do pé...

willys1960_ctba
02/02/2009, 10:35
Edin

valeu pelas dicas, encontrei 3 lugares que trabalham com as peças originais aqui em ctba, problema que o valor deles ainda esta mais alto que os da Ford.
Vc indicaria usar as peças da Ford ou vale a pena a pagar a mais pela peça da MWM-International?

[]s

willys1960_ctba
02/02/2009, 13:20
Procura peças para o motor somente nos distribuidores MWM-International. Os preços são ridículos quando comparados na Ford.
Troca somente o tensor da correia de comando. O tensor da Correia de serviço dá para trocar o rolamento, cerca de R$15,00.
procura em qualquer endereço desses um representante da marca próximo de onde tu moras.

www.mwm.com.br, http://www.mwm.com.br/default.asp?su=6

Se a bomba ficar muito adiantada, liga fácil, mas quando acelera estoura e dá tranco no motor. de forma alguma pode ficar assim. Se ficar atrasado o motor demora um pouco pra ligar e fica muito sem fôlego. Até com o motor solta a rpm não sobe com vigor ao comando do pé...

Quanto a estar pegando esta pegando rápido sem problemas assim como já estava, a unica coisa que notei mesmo foi que ela esta vibrando mais o motor e morrendo facil, se vou tirando o pé da embreagem ela já quer morrer o que antes não fazia, tanto que entrava em casa dessa forma e nem precisava acelerar.
Tbém não esta dando nenhum estouro e nem tranco.
Esta demorando mais as retomadas, giros caindo rapido nas trocas de marchas.

cbridi
03/02/2009, 01:18
Esses preços da Ford que você conseguiu estão muito bons, inclusive estão melhores que os preços MWM-International que tenho visto por aqui (normalmente acontece o contrário, o preço Ford é bem mais caro). Neste caso, compre os Ford!

[]'s

gabrielfarias
03/02/2009, 09:55
Caro Ramade,

Estarei indicando meu mecânico de confiança, já faço serviço com ele desde a minha 1ª ranger Xl V6 4.0, agora eu tenho uma XLT Turbo diesel, já fiz diversos serviços com ele suspenção, embreagem, caixa de marcha e alguns outros, na verdade ele mecânico da própria Ford.

Alexsandro - 21 9442-9632

Pode falar que foi indicado pelo Gabriel.

Edintruder
03/02/2009, 11:53
Realmente o sintoma é de estar com o comando fora de ponto cerca de 1 dente pelo menos.

Pode pegar original Ford que é aa mesma MWM-International com caixa Motorcraft.

willys1960_ctba
03/02/2009, 12:10
Edintruder

obrigado novamente, poblema resolvido, voltei hj cedo e ele refez o serviço, estava com um dente fora atrasado.

Mais uma vez agradeço ao forum e espero em breve estar ajudando a todos cm meus conhecimentos que vou adiquirindo por aqui....

Valeu a todos...

[]s

Edintruder
04/02/2009, 00:33
Passado o susto... ficou boa?

willys1960_ctba
04/02/2009, 08:21
Opa se passou.. rs

Como não tem muito tempo que estou com ela e carro usado é carro usado né.. eu nem ia trocar a correia pois o antigo dono me garantiu que tinha tocado não tinha nem 5 mil km, mas por sorte eu não acreditei nele e troquei, a correia não era mais original mas estava toda trincada e rachada em alguns pontos até meio comida. Os tensionadores estavam novos, apenas um trocamos que éra aquele que vc falou que dava só para trocar o rolamento, este estava ferrado.
Agora ela tem um pequeno vazamento de óleo na parte de traz do motor, mas é pouca coisa que só faz uma sujeirinha no chão, acredito que possa ser algum retentor ou é do respiro, mas vou tentar garimpar pra ver se acho.

PS.: Como estou comprando peças originais para substituição mas não estou fazendo o serviço na autorizada não estou preenchendo o manual dela, gostaria de saber se por acaso alguém ja possui uma planilha de manutenção, gostaria de estar marcando peças, valores, mão de obra, km, enfim ter algo para acompanhar afinal pretendo ficar com esse carro no minimo mais 5 anos...

[]s

Edintruder
04/02/2009, 09:39
Xi... Eu faço toda a manutenção da minha sem seguir manual nenhum...
Eu apenas presto atenção em algum sinal como ruído, chiado ou vazamento e corrijo antes que estrague de vez.

willys1960_ctba
04/02/2009, 09:52
Exatamente assim que faço com meu jeep willys, mas como ele é uma amante então melhor nem ver os gastos rs.
Com a ranger queria acompanhar pra ter noção de quanto tempo as peças aguentam, valores em média, etc etc etc..

Dependendo se não aparecer vou tentar bolar uma com mais calma...
O Mecânico que eu levo que pega no meu pé, segundo ele meu ouvido é foda, qualquer coisinha eu pego no pé dele pra arrumar, hehe

[]s

Walter L. L. Casitta
04/02/2009, 10:25
Xi... Eu faço toda a manutenção da minha sem seguir manual nenhum...
Eu apenas presto atenção em algum sinal como ruído, chiado ou vazamento e corrijo antes que estrague de vez.

X2!........

cbridi
04/02/2009, 11:06
Como não tem muito tempo que estou com ela e carro usado é carro usado né.. eu nem ia trocar a correia pois o antigo dono me garantiu que tinha tocado não tinha nem 5 mil km, mas por sorte eu não acreditei nele e troquei, a correia não era mais original mas estava toda trincada e rachada em alguns pontos até meio comida. Os tensionadores estavam novos, apenas um trocamos que éra aquele que vc falou que dava só para trocar o rolamento, este estava ferrado.

Sinceramente, eu teria trocado os tensionadores também.
Segunda (02/02) aproveitei o feriado aqui em Poa e troquei todos os tensores e todas as correias. A correia dentada antiga parecia nova e o tensor também, mas como haviam chegado aos 100.000 Kms troquei tudo e agora posso andar mais 100.000 Kms sem preocupação com esses itens. Comprei tudo na autorizada MWM-International, gastei menos de R$700,00 em peças. Foram 3 correias, 3 tensores e o rolamento da ventoinha que estava começando a roncar depois de 200.000 Kms rodados.

[]'s

Edintruder
04/02/2009, 11:21
O rolamento da ventoinha da minha também está pedindo troca, porém farei quando tiver que desmontar tudo por algum motivo. O risco de quebra da tampá é grande, então não dá para fazer o serviço com pressa nenhuma.

willys1960_ctba
04/02/2009, 11:26
Eu só não troquei realmente porque estavam bons, hj ela esta com 130 mil então sei que deve de aguentar mais uns 100 mil se me encomodar com isso...