PDA

Ver Versão Completa : erguer com calcos



SERGIO MOLLO
12/09/2008, 10:20
Alguem pode me dizer, se colocando aquele kit para erguer a suspencao,vai alterar a cambagem(ficar+)?:pensativo:

shuther4x4
12/09/2008, 15:23
Alguem pode me dizer, se colocando aquele kit para erguer a suspencao,vai alterar a cambagem(ficar+)?:pensativo:

Vai alterar sim!

Prieto 4x4
12/09/2008, 16:02
Altera, mas tem regulagem. Existe uma "fixação" da suspensão ( não tenho a menor idéia de como se chama esta peça ), que tem várias arruelas que podem ser removidas ou acrescentadas para corrigir estas diferenças.
Prepare-se também para ter problemas com as homocinéticas. Muito provavelmente vão começar a estralar.

:concordo::concordo::concordo:

Cesar

Girti
12/09/2008, 18:24
Alguem pode me dizer, se colocando aquele kit para erguer a suspencao,vai alterar a cambagem(ficar+)?:pensativo:

Vai alterar, mas é só levar a um bom alinhador, para um novo alinhamento de direção. Não e recomendável levantar a suspensão dianteira mais de 2 cm, para não comprometer as homocinéticas.

jorgeffn
12/09/2008, 19:31
Aproveitando o tópico... quero fazer o caminho inverso.. quero baixar um pouco meu Niva.... já que comprei ele com a suspenção elevada... logo nas primeiros dias ele soltou o semi eixo... e na outra vez quebrou... como um camarada aqui do Fórum disse que isso pode ser efeito da suspenção elevada.. e como eu não sei se essa alteração foi feita com o devido cuidado, quero baixar a viatura... só que vou precisar comprar amortecedores novos... devido minha total ignorancia a respeito do assunto gostaria de saber um amortecedor que fica bom no Niva.. se ainda consigo os originais... ou se posso comprar algum modelo semelhante.. as vezes nem preciso baixar ele todo... posse deixar um pouco só mais alto... alguma dicas? e desculpa o total desconhecimento sobre o assunto

Girti
12/09/2008, 19:49
Aproveitando o tópico... quero fazer o caminho inverso.. quero baixar um pouco meu Niva.... já que comprei ele com a suspenção elevada... logo nas primeiros dias ele soltou o semi eixo... e na outra vez quebrou... como um camarada aqui do Fórum disse que isso pode ser efeito da suspenção elevada.. e como eu não sei se essa alteração foi feita com o devido cuidado, quero baixar a viatura... só que vou precisar comprar amortecedores novos... devido minha total ignorancia a respeito do assunto gostaria de saber um amortecedor que fica bom no Niva.. se ainda consigo os originais... ou se posso comprar algum modelo semelhante.. as vezes nem preciso baixar ele todo... posse deixar um pouco só mais alto... alguma dicas? e desculpa o total desconhecimento sobre o assunto

Jorge, antes de mais nada, não há porque você se desculpar, nenhum de nós nasceu sabendo, certo? :concordo:

Não é difícil encontrar os amortecedores originais do Niva, são da Cofap. Entretanto, posso recomendar, para a frente, os amortecedores pressurizados (Cofap Turbogás) do Diplomata 91/92, que são bem mais eficientes que os amortecedores normais. Com eles, a suspensão dianteira melhora bastante, e o Niva deixa de dar aqueles incômodos "pulinhos" ao passar por qualquer valeta. Entretanto, caso você resolva instalar os pressurizados, será necessário, antes de fazer isto, reforçar com solda os suportes dos mesmos, pois a chapa do local é fina, e não irá suportar por muito tempo a maior pressão dos amortecedores Turbogás.

Quanto à altura, não é recomendável que os calços levantem a suspensão dianteira mais do que 2 cm, pois isto irá forçar as homocinéticas, abreviando a sua vida útil.

Se eu fosse você, pedia para removerem todos os calços, para depois "começar do zero", ou seja, como se tivesse um Niva original.

Também será necessário verificar qual a medida dos pneus que equipam o seu Niva, se forem muito grandes, irão raspar na lataria, se os calços forem retirados.

Não hesite em perguntar, caso ainda tenha dúvidas!

shuther4x4
12/09/2008, 20:26
Aproveitando o tópico... quero fazer o caminho inverso.. quero baixar um pouco meu Niva.... já que comprei ele com a suspenção elevada... logo nas primeiros dias ele soltou o semi eixo... e na outra vez quebrou... como um camarada aqui do Fórum disse que isso pode ser efeito da suspenção elevada.. e como eu não sei se essa alteração foi feita com o devido cuidado, quero baixar a viatura... só que vou precisar comprar amortecedores novos... devido minha total ignorancia a respeito do assunto gostaria de saber um amortecedor que fica bom no Niva.. se ainda consigo os originais... ou se posso comprar algum modelo semelhante.. as vezes nem preciso baixar ele todo... posse deixar um pouco só mais alto... alguma dicas? e desculpa o total desconhecimento sobre o assunto

Jorge, já que ele está levantado, e se aparentemente estiver razoável, talvez seja mais viável você avaliar os pontos que precisam ser alterados para que fique confiável. Desde o tamanho da panhard até o dos semi-eixos. Com isso talvez você ga$te o mesmo, deixa ele mais alto, e com o serviço de acordo. Pense Nisso.
Fábio:concordo:

jorgeffn
12/09/2008, 20:28
Valeu Gil, por todas as dicas... já anotei tudo.... agora realmente esse caso do pneu eu já tinha pensado.... na verdade o Niva tá com roda 15 do Vitara (ou Samurai... sei lá... hehe) vou ver isso direito... na verdade era exatamente isso que tinha pensado em fazer... deixar ele na altura original para aí começar a pensar em algo... se deixo assim ou se levanto um pouco.... Obrigado mais uma vez...

jorgeffn
12/09/2008, 20:36
Fábio, pois é.. eu já tinha pensado em deixa-lo assim (na verdade o mecânico tb me recomendou deixar até os amortecedores ficarem ruins) mais eu estou achando que ele está "balançando" demais... com a traseira meio solta... e como o Niva é meu único carro, rodo com ele também dentro da cidade..... então acho que se eu abaixar ele um pouco, pode ficar melhor... mais confortável... a idéia era só abaixar um pouco... Vou juntar uma grana e fazer uma revisão na suspensão.. isso pode ajudar a ver como vou deixa-lo né... Muito obrigado pelas dicas e pela atenção!

shuther4x4
12/09/2008, 20:56
Fábio, pois é.. eu já tinha pensado em deixa-lo assim (na verdade o mecânico tb me recomendou deixar até os amortecedores ficarem ruins) mais eu estou achando que ele está "balançando" demais... com a traseira meio solta... e como o Niva é meu único carro, rodo com ele também dentro da cidade..... então acho que se eu abaixar ele um pouco, pode ficar melhor... mais confortável... a idéia era só abaixar um pouco... Vou juntar uma grana e fazer uma revisão na suspensão.. isso pode ajudar a ver como vou deixa-lo né... Muito obrigado pelas dicas e pela atenção!

Se for a bundinha:mrgreen: que está balançando, dê uma verificada nas buchas (braços), veja se o amortecedor está com ação e veja se a panhard não está deslocando o eixo traseiro, deixando ele instável!
Balançando a bundinha é perigoso!!!!!!:razz:
Abraços.

jorgeffn
12/09/2008, 21:11
hahhaha realmente.. aqui em Minas não tem esse trem de balançar a bundinha não.... só as garotas que devem fazer isso...... hahahahaha Pois é.. vou dar uma revisada completa na suspenção e depois falo os resultados.... Valeuuu

Girti
12/09/2008, 21:15
Valeu Gil, por todas as dicas... já anotei tudo.... agora realmente esse caso do pneu eu já tinha pensado.... na verdade o Niva tá com roda 15 do Vitara (ou Samurai... sei lá... hehe) vou ver isso direito... na verdade era exatamente isso que tinha pensado em fazer... deixar ele na altura original para aí começar a pensar em algo... se deixo assim ou se levanto um pouco.... Obrigado mais uma vez...

Eu também uso rodas de 15", mas da Mangels, para o Niva. Os pneus que eu uso são nas medidas 215/75 R15, e já ficam um pouco salientes demais. Pelas suas fotos, os pneus montados em seu Niva são maiores, o que pode contribuir para a "instabilidade" dele, além de aumentar o consumo e prejudicar o desempenho (que já não é aquelas coisas...).
Como as rodas do Vitara, quando montadas no Niva, ficam um pouco para fora demais, creio que a medida não deveria passar de 205/75 R15, embora eu já tenha visto Nivas com pneus na medida dos meus.

Suas fotos me trouxeram ótimas lembranças de minha viagem pela ER, em 2006, muito legais! Se quiser ver as fotos, acesse o link abaixo, quem sabe você também mata saudades! rsrsrs

http://girti.multiply.com/photos/album/7/Minas_Gerais_2006_-_Estrada_Real

Estou escaneando mais fotos, vou "reformar" o álbum em breve!

jorgeffn
12/09/2008, 21:53
Gil, o Niva veio com outros pneus, mas estavão muito carecas... eu comprei esses que estavam em um Samurai... mais daqui um tempo pretendo trocar novamente e colocar umas medidas que se encaixem melhor com a Viatura.... as vezes até rola de trocar as rodas... Valeu pelas dicas e pela atenção.... Sobre as fotos eu já tinha vistos as suas logo que iniciei aqui no Fórum... são muito bakanas viu... as paisagens mineiras sempre nos encantam né.. cada lugar mais lindo que o outro... na verdade a idéia de comprar um Jeep veio das minhas viagens por essas estradas de Minas... tem muito lugar bakana... tenho muita vontade de fazer a Estrada Real... mais meu sonho é um dia faze-la de bicicleta.... Agora em breve quero ir para o Parque Estadual do Rio Preto, passando pelo trecho de Conceição do Mato Dentro... Córregos... Milho Verde... (aquela sua foto nesse trecho da estrada com lama é uma das mais bakanas) dizem que tem umas paisagens incriveis... e uns vilarejos muito legais.... A gente pode marcar algum dia umas idas por essas montanhas mineiras!!!