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Ver Versão Completa : Que oléo Usar na troca do Gran Vitara ?



Marco-Maga
11/09/2008, 21:55
Olá amigos, como sabem estou com o meu Gran Vitara 5p 2.0 16v a pouco tempo, gostaria de saber que oléo posso usar na troca, eu tinha uma Palio Adventure que eu usava oléo mineral e trocava a cada 3500 km.

A minha Gran Vitara esta com 80.000 km.

Queria saber se posso usar oléo mineral :?:

Oléo sintetico não cria borra no motor :?:

Queria saber a opnião dos amigos!!

Abraços!!!

Poc
12/09/2008, 09:17
Vc deve usar o óleo que o manual recomenda, mas, eu só uso óleo mineral, não gosto desses óleos que vc coloca e esquece porque só vai ser trocado com 20.000 Km, mas é *"minha opinião"*.
[]s.

Alfredo Stavale
12/09/2008, 09:27
te contarei um segredo, use o que estiver escrito no manual!

se está escrito xixi de camelo, USE!

eu uso sintético da motul no meu carro. É muito caro, mas é a minha escolha!

faça a sua! veja as opções dentro das especificações do fabricante, você só escolhe a marca.

Divirta-se!

Pedrinha
12/09/2008, 09:40
Se vc pegou um carro com 80 mil km rodados e não sabe que óleo era usado antes, use sempre o óleo mineral, recomendado pelo fabricante. Jamais use óleo sintético se o carro nunca viu este tipo de óleo antes. O óleo sintético tem um maior poder de detergência. Em carros bem rodados sem histórico de trocas e óleos utilizados, se vc usa um óleo sintético, "podem" aparecer umas batidas estranhas no motor (folgas). Se vc roda pouco (percursos inferiores a 30 km), procure trocar sempre o óleo e o filtro de óleo de seu carro entre 3500 e 5000 km. Para quem não sabe, esta utilização do carro é considerada "uso severo" do equipamento. O óleo de motor em uso, também tem período de validade. A maioria dos fabricantes recomenda a troca do óleo até completar 6 meses de uso. Após este período, os aditivos começam a perder suas propriedades.

[]s. :concordo:

Marco-Maga
12/09/2008, 11:39
Se vc pegou um carro com 80 mil km rodados e não sabe que óleo era usado antes, use sempre o óleo mineral, recomendado pelo fabricante. Jamais use óleo sintético se o carro nunca viu este tipo de óleo antes. O óleo sintético tem um maior poder de detergência. Em carros bem rodados sem histórico de trocas e óleos utilizados, se vc usa um óleo sintético, "podem" aparecer umas batidas estranhas no motor (folgas). Se vc roda pouco (percursos inferiores a 30 km), procure trocar sempre o óleo e o filtro de óleo de seu carro entre 3500 e 5000 km. Para quem não sabe, esta utilização do carro é considerada "uso severo" do equipamento. O óleo de motor em uso, também tem período de validade. A maioria dos fabricantes recomenda a troca do óleo até completar 6 meses de uso. Após este período, os aditivos começam a perder suas propriedades.

[]s. :concordo:

Obrigado!!! A todos que expressaram a sua opnião.

Então peguei o carro numa concessionaria GM e não sei que oleo ex dono usava apesar do ser de unico dono. E tb nem sei que oleo a concessionaria colocou.

Pois queria saber se posso usar oleo mineral, pq sempre usei nos meus carros e sempre troquei com 3500 o oléo e na segunda troca o oléo com os filtros....

Outra pergunta, os GV´s e Tracker tem historico de baixar oléo?

Não que a minha esteja, é só pra saber....e poder controlar o meu carro.

Fico no aguardo de mais depoimentos....

Abraços!

Pedrinha
12/09/2008, 12:31
...sempre usei nos meus carros e sempre troquei com 3500 o oléo e na segunda troca o oléo com os filtros... Não faça isso. Troque sempre o óleo e o filtro juntos. O filtro de óleo é um ítem barato demais p/ vc ficar economizando (se for este o motivo). O motor agradece!

Outra pergunta, os GV´s e Tracker tem historico de baixar oléo? Em nenhum dos modelos que tive tive este problema. E olhe que eu tive alguns que eram senhores de idade.

Não que a minha esteja, é só pra saber....e poder controlar o meu carro.

Fico no aguardo de mais depoimentos....

Abraços!

[]d. :concordo:

Murillus
12/09/2008, 15:31
Não faça isso. Troque sempre o óleo e o filtro juntos. O filtro de óleo é um ítem barato demais p/ vc ficar economizando (se for este o motivo). O motor agradece


Peças substitutas Grand Vitara

http://suzukioffroad.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=84&Itemid=26

http://suzukioffroad.com.br/templates/rhuk_solarflare_ii/images/pdf_button.png (http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=84) http://suzukioffroad.com.br/templates/rhuk_solarflare_ii/images/printButton.png (http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&task=view&id=84&pop=1&page=0&Itemid=26) http://suzukioffroad.com.br/templates/rhuk_solarflare_ii/images/emailButton.png (http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&task=emailform&id=84&itemid=26) peças que consegui substituir no Grand Vitara 98 2.0 16v:

filtro de oleo..............................ford ka
pastilhas de freio .......................corcel 2
filtro de ar................................palio

VOVÔ DO TROLLER
12/09/2008, 16:12
Peças substitutas Grand Vitara

http://suzukioffroad.com.br/index.ph...d=84&Itemid=26 (http://suzukioffroad.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=84&Itemid=26)

http://suzukioffroad.com.br/templates/rhuk_solarflare_ii/images/pdf_button.png (http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=84) http://suzukioffroad.com.br/templates/rhuk_solarflare_ii/images/printButton.png (http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&task=view&id=84&pop=1&page=0&Itemid=26) http://suzukioffroad.com.br/templates/rhuk_solarflare_ii/images/emailButton.png (http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&task=emailform&id=84&itemid=26) peças que consegui substituir no Grand Vitara 98 2.0 16v:

filtro de oleo..............................ford ka A. (MODELOS ANTIGOS)
pastilhas de freio .......................corcel 2 B. ( TEM QUE RECORTAR E AJUSTAR)
filtro de ar................................palio C. (TEM QUE FAZER ADAPTAÇÃO).

Boa tarde pessoal. Com todo respeito às dicas do Murillus,no item A tudo bem, já usei, não uso mais pois o preço dos paralelos são baixos( paguei bem barato na Accioly). Obs. acho que não compensa.
B. também acho que não vale à pena pois é muito trabalhoso (tb pagueibaratinho na Accioly).
C. novamente acho que não compensa, pois tem que fazer adaptação no filtro original (tbem paguei um preço razoáves da auto Z).

Abçs e respeitado a opinião de todos. Válter

Marco-Maga
12/09/2008, 20:16
Pedrinha,

Não é questão de economia,é que acho que um filtro de oléo dura pelo menos 7500 km....mas se é pro bem do motor...posso troca-lo com 3500,4000, sem problemas...

Vi que citaram filtro de oléo alternativo, :discordo: se acha filtros (ar e oleo) para esse carro:?: Tem que usar esses adaptados :?:

Abraços!



[]d. :concordo:


Citação:
Postado originalmente por Marco _Maga http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=689195#post689195)
...sempre usei nos meus carros e sempre troquei com 3500 o oléo e na segunda troca o oléo com os filtros... Não faça isso. Troque sempre o óleo e o filtro juntos. O filtro de óleo é um ítem barato demais p/ vc ficar economizando (se for este o motivo). O motor agradece!

Outra pergunta, os GV´s e Tracker tem historico de baixar oléo? Em nenhum dos modelos que tive tive este problema. E olhe que eu tive alguns que eram senhores de idade.

Não que a minha esteja, é só pra saber....e poder controlar o meu carro.

Fico no aguardo de mais depoimentos....

Abraços!

JOFRAN
08/03/2010, 22:08
:mrgreen: AMIGOS FORISTAS,SAUDE E PAZ.

NA MINHA TRACKER USO O MOBIL 10-40.
AQUI EM CAMPINAS TROCO NO LUBRIBONI DA VILA NOVA.
LÁ ELE TEM TODOS OS FILTROS.ELE NÃO RECOMENDA USAR O DO FORD KA.COLOQUEI DA FRAMM.TROCAREI A CADA 5MKMS.SÓ USO A TKR SOCIALMENTE.NÃO FAÇO TRILHAS.8-).
ABS JOFRAN:concordo:.

Carloss
09/12/2012, 12:38
amigos, nenhuma das informações contidas aqui, batem com o que diz no manual, primeiro que com certeza o oleo usado no grand vitara não é mineral, ja que no manual especifica a troca a cada 10 mil KM, ou seja , ou seja Mineral não é mesmo.

estou em busca de informação da "marca" do oleo que eles utilizão. se alguem souber, fico grato. (não diz nada disso no manual).

obrigado

Carlos

fhilipe
21/12/2012, 14:38
amigos, nenhuma das informações contidas aqui, batem com o que diz no manual, primeiro que com certeza o oleo usado no grand vitara não é mineral, ja que no manual especifica a troca a cada 10 mil KM, ou seja , ou seja Mineral não é mesmo.

estou em busca de informação da "marca" do oleo que eles utilizão. se alguem souber, fico grato. (não diz nada disso no manual).

obrigado

Carlos


Carloss acho que você não leu muito o forum.
nem mesmo o manual.

la tem todas viscosidades que o tracker/grand vitara usa.
e precisa ser de no minimo SL, o que hoje permite usar SL e o SM (SM melhor)


aqui no forum tem muita informação, devido a gasolina ruim do pais, trocar a cada 10mil km mesmo em uso não severo, que seja mineral, semi sintetico, sintetico, lunar, de ouro seja la o que for vai dar borra.

aqui no Brasil se troca a cada 5mil km, e o filtro tambem a cada troca de oleo,
e pode sim ser mineral, semi sintetico, sintetico, e sempre a cada 5mil, essa de sintetico aguentar mais tempo que mineral é mito.

nas primeiras trocas de oleo eu usava os mais finos, agora no 60000km tenho usado o mais grosso 20w50 SM da mobil. e filtro em todas trocas de 5mil km.

procure pelo manual original do grand vitara (nao esse porco que a GM traz junto com o carro)
la explica até os niveis de viscosidade do oleo com o clima de onde o carro trafega, fino para climas frios com neve, e grosso para trocipal como o nosso.

jipezuki
21/12/2012, 16:34
Meu GV 2001 q está com 125.000 KM, tbem uso 20w50 e troco a cada 5.000 km rodados

Carloss
22/12/2012, 14:19
como assim? não entendi? no meu manual não tem nada especificado da GM, e sim da susuki ou SVB automotores do Brasil. este SVB é da GM achava que era "Susuki Veiculos do Brasil" esta sigla ? e li sim o manual, tanto que ja sei ate a pagina que deveria conter esta informação, no meu manual, esta em branco, talvez erro de impressão.

mas de qualquer forma a susuki respondeu a meu email , e o oleo correto, oleo mineral, jamais, estes carros não foram feitos para usar este tipo de oleo.

e aqui mesmo no forum ja li sobre as borras, varias discussões sim, e o oleo semi sintetico ganha, tanto do mineral quanto do sintetico puro, rs rs

vou pelo que diz a susuki , veja copia da resposta :


Prezado Sr. Carlos,

Agradecemos o envio de seu email,

Em atenção ao mesmo informamos que o óleo recomendado pela SZK para o veículo Grand Vitara é o 5W30 Eco Power, semi sintético. Estas especificações também são recomendadas para veículos com 57.000 KM.

Em caso de dúvidas estamos a disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
SVB Automotores do Brasil S.A
faleconosco@suzukiveiculos.com.br
SAC Suzuki - 0800 770 3380


outra coisa, quanto ao filtro de oleo, sim eu sempre troco eles com a troca de oleo. nunca deixo de trocar.

vlw

Carlos

becobeco
03/01/2016, 17:29
Amigos é um prazer participar aqui com vcs desse grupo.
Eu comprei a pouco tempo um suzuki grand vitara 2010 e fiz uma troca de óleo usando o 5w30 e pouco tempo depois fiquei escutando umas leves batidas vindo da parte frontal do motor internamente e fui a um mecânico e ele falou para que eu trocasse esse óleo pelo 15w40 e o barulho sumiu.
Passado alguns meses esta voltando novamente o barulho no motor e só quando eu dou partida pela manhã, será que ainda é o óleo que não procede.
Alguem pode me dar uma orientação ?

Arildo MT
04/01/2016, 10:44
Bem vindo, então de preferencia a usar óleo de viscosidade maior, cada motor tem suas particularidades (não é 100% igual a outro do mesmo modelo) eu usei 15w 40e filtro tecfil psl 134 era bom, mas as vezes fazia ruído na partida após longos períodos desligado, passei a usar o filtro mann e óleo 10w 40 e ficou uma seda, mas acho que a maioria vai de 10w 40 e 15w 40 e alguns funcionam melhor com 20w 50, quando comprei a tracker (GV ll) usava selenia semi sintético 15w40 fazia barulho de tucho na primeira partidade manha, após horas desligado, e após longos períodos (semanas) aumentava na primeira partida, e consumia 500 ml a cada 1000km em longas viagens, na cidade não consumia óleo, depois passei para br tecno semi 10w40, que maravilha, zero barulho, zero consumo, ficou perfeito em todas as situações,depois usei na ultima troca Ipiranga sintético 5w40, o motor ficou mais disposto, forte, econômico, porem voltaram os barulhos agora mais intensos,rodei poucos kms, vou adicionar militec e ver como fica, mas voltarei ao 10w40,não sei se a diferenças entre as marcas, porem as diferenças com as viscosidades são nítidas como interferem, então precisa encontrar um meio termo, outro detalhe, desde de que comprei a tracker (que erá bem cuidada) nunca vi sinais de borra no motor, porem ficava intrigado com a quantidade de óleo do carter na troca, no manual fala 5,4 + 200ml no filtro, porem incluindo carter e filtro só cabiam 5 l e ficava no máximo, então mesmo não vendo sinais de borra resolvi fazer flush ''caseiro'' (não estou incentivando a fazer), mas funciona,(500ml de dot, 3 não ataca borrachas, vedações, porem se houver pintura do carter, ou motor muito ''cansado'' poderá ter problema ao fazer flush) em cada umas das 03 ultimas trocas,deixando por uns 15 minutos junto com o óleo velho antes da troca, depois coloquei óleo barato pra rodar de 07 a 30 dias antes de trocar de novo colocando o óleo definitivo, na primeira vez o óleo estava normal e saiu preto depois do flush, na segunda vez saiu marom, na terceira vermelho tipo verniz, no recipiente que armazenei o óleo velho depois de 06 meses decantando, ficou uns 200ml de borra no fundo, após cada troca com flush, ou seja mesmo não tendo vestígios já havia um pouco de borra interna, na ultima troca 5l ficou acima do meio e abaixo do nível máximo, precisando completar mais 300ml pra chegar no nível, então a borra ocupava lugar do óleo e cabia menos óleo.

Chuva
04/01/2016, 17:14
Boa Arildo!!

Eu uso o 10w40 da mobil nos dois j20a, uma tracker e um gv3 e tá td bem. Não bate ou ouço nada de anormal.

Na proxima troca vou fazer a dica do Arildo com o 10w40 semi-sintético da BR tecno, apesar de eu torcer o nariz em tudo que tem vem da BR, e não é de hj.

Apenas a Tracker, como já é comum, ao ligar ouço um segundo da correia. Estranho o motor ser o mesmo e o óleo tb e não ouvir nada na GV3.. o que será que mudaram pra isso acontecer? Talvez alguma melhoria no sistema de polias, esticadores?

[ ]s

eder oliveira
04/01/2016, 20:18
Eu queria saber o motivo do motor da tracker ser abastecido com 5,6 lts. de oleo e o do GV que é o mesmo motor ser abastecido com 4,7 lts. Porque a diferença. Fiz troca de oleo e coloquei 5,0 e ficou acima da medida maxima da vareta. Será que causará algum dano?

Chuva
05/01/2016, 08:51
Boooa pergunta!! kkk talvez alguma diferença em tamanho do carter por ex...

jessen beraldo
05/01/2016, 16:26
Boooa pergunta!! kkk talvez alguma diferença em tamanho do carter por ex...

Na Tracker que eu tinha, nunca consegui colocar mais que 5 litros de Óleo, as informações do Manual não batem, acho que o filtro, que no mercado é menor (capacidade) e bem mais barato do que aquele que a GM fornecia ou fornece deve influenciar.
Na GV sempre Bateu os 4,7 Litros.
O Óleo usado atualmente é Mobil Super 5w40 Sintético API SN. Que é o fornecido na CCS.

abç!

Sassagudo
05/01/2016, 21:26
Eu queria saber o motivo do motor da tracker ser abastecido com 5,6 lts. de oleo e o do GV que é o mesmo motor ser abastecido com 4,7 lts. Porque a diferença. Fiz troca de oleo e coloquei 5,0 e ficou acima da medida maxima da vareta. Será que causará algum dano?

Olá.

Independente da quantidade de óleo especificada NUNCA deve ser ultrapassada a marca de máximo. Pode acontecer de aumentar a pressão interna e assim provocar vazamentos e mais óleo na camara de combustão danificando o catalisador.

Quando troco o óleo coloco no meio da marcas de mínimo e máximo. E verifico frequentemente, mesmo sabendo que o meu veículo não baixa o nível. Se o seu motor não consome óleo vc acaba fazendo economia ao colocar menos óleo. Nas trocas de óleo o pessoal coloca o máximo para cobrar mais.

E o meio ambiente agradece.

Arildo MT
06/01/2016, 11:33
Na Tracker que eu tinha, nunca consegui colocar mais que 5 litros de Óleo, as informações do Manual não batem, acho que o filtro, que no mercado é menor (capacidade) e bem mais barato do que aquele que a GM fornecia ou fornece deve influenciar.
Na GV sempre Bateu os 4,7 Litros.
O Óleo usado atualmente é Mobil Super 5w40 Sintético API SN. Que é o fornecido na CCS.

abç!


Aqui na tracker também com 5 litros incluindo filtro, ficava no máximo, depois da limpeza interna do motor, com 5 litros ficava acima do meio, troquei o filtro, usava tecfil psl 134, cabia + - 200ml, passei a usar o mann w7 multi 3/4-s pouca coisa maior, mas tem muito mais absorção, enche 02, 03 vezes e o óleo desaparece dentro do filtro, com 250ml fica uns 3/4, não chega a encher, para rosquear sem derramar, uns 300ml enche, então passou a caber 100 ml a mais no filtro e 200 a mais no motor ficando 5,3 litro pra chegar ao máximo, isso com motor frio e após todo óleo ter descido, acho que só cabem 5,6 litros com motor limpo e tuchos descarregados, no caso da tracker com 15w40 e 20w50 faz um pouco de barulho de tucho na 1° partida após longo período desligado, com 10w40 zero barulho mesmo ficando semanas desligado, 5w40 uma barulheira danada por uns 3 segundos, vou ter que aumentar a viscosidade e voltar para o 10w40, mas cada caso é um caso, cada motor é diferente, adicionei 200ml (deveria ser 300ml) do famoso militec, por enquanto tenho percebido uma maior ''leveza'' no funcionamento do motor, desenvolve mais fácil, pisa menor no acelerador, 5% a menor de consumo nas ultimas medias, nada super ultra empolgante, mas faz diferença.

becobeco
09/01/2016, 15:26
Boa Arildo!!

Eu uso o 10w40 da mobil nos dois j20a, uma tracker e um gv3 e tá td bem. Não bate ou ouço nada de anormal.

Na proxima troca vou fazer a dica do Arildo com o 10w40 semi-sintético da BR tecno, apesar de eu torcer o nariz em tudo que tem vem da BR, e não é de hj.

Apenas a Tracker, como já é comum, ao ligar ouço um segundo da correia. Estranho o motor ser o mesmo e o óleo tb e não ouvir nada na GV3.. o que será que mudaram pra isso acontecer? Talvez alguma melhoria no sistema de polias, esticadores?

[ ]s




Oi pessoal, eu finalmente consegui falar por emai com a suzuki e os camaradas falaram o seguinte :


Olá Sr. Albérico,
Bom dia!

Em atenção a sua solicitação, informamos que o óleo indicado para o motor é o Mobil Super Sintético 5W-40.

Estamos a disposição para auxiliá-lo sempre que precisar.


Atenciosamente,
Pollyanna Sousa
Suzuki Veículos do Brasil
http://www.4x4brasil.com.br/forum/chrome-extension://lifbcibllhkdhoafpjfnlhfpfgnpldfl/call_skype_logo.png0800 770 3380
faleconosco@svb.com.br

Eu fiz a troca de óleo hoje e vou observar se meu motor vai continuar fazendo o tec tec tec quando ligo pela manhã.

Moura Debus
30/05/2019, 13:55
Boas pessoal que gostam de tecnologia a aventura, assim considero o suzuki grand vitara gviii, tenho um 2012 4x4 manual com 164.000km em perfeito estado fiz as revisões até 130.000km na autorizada e não faço trilha, agora quanto ao tec tec de manhã...troco óleo e filtro a cada 10mil km mas acrescento de 1 a 2 litros neste período, o suzuki consome sim a cada 5mil km até 1 litro, informação dos mecânicos da autorizada e confirmada no uso que faço...
O tec tec de manhã acontece qdo está baixando o nivel do óleo chegando a hora da troca.
Qto a dicas de mudança do óleo e período de troca a melhor dica é:
Consulta técnica em cada local que vc vai se prefere não confiar no que diz a marca que fez todos os testes de durabilidade dos seus carros, como é o caso da suzuki japonesa, aliás as marcas japonesas merecem minha confiança... Mas sempre procuro ampliar meus conhecimentos fora...então falo com representantes de óleos e tive uma informação bem interessante de um da mobil: No brasil basta ter 5% de sintético para o óleo ser sintético, nos eua e outros o minímo exigido e fiscalizado é de 20%
quer seu motor até 600 mil km use o especificado e verifique o nível a cada 2mil km completando se necessário sempre com o mesmo óleo.

Chuva
31/05/2019, 07:44
Boas pessoal que gostam de tecnologia a aventura, assim considero o suzuki grand vitara gviii, tenho um 2012 4x4 manual com 164.000km em perfeito estado fiz as revisões até 130.000km na autorizada e não faço trilha, agora quanto ao tec tec de manhã...troco óleo e filtro a cada 10mil km mas acrescento de 1 a 2 litros neste período, o suzuki consome sim a cada 5mil km até 1 litro, informação dos mecânicos da autorizada e confirmada no uso que faço...
O tec tec de manhã acontece qdo está baixando o nivel do óleo chegando a hora da troca.
Qto a dicas de mudança do óleo e período de troca a melhor dica é:
Consulta técnica em cada local que vc vai se prefere não confiar no que diz a marca que fez todos os testes de durabilidade dos seus carros, como é o caso da suzuki japonesa, aliás as marcas japonesas merecem minha confiança... Mas sempre procuro ampliar meus conhecimentos fora...então falo com representantes de óleos e tive uma informação bem interessante de um da mobil: No brasil basta ter 5% de sintético para o óleo ser sintético, nos eua e outros o minímo exigido e fiscalizado é de 20%
quer seu motor até 600 mil km use o especificado e verifique o nível a cada 2mil km completando se necessário sempre com o mesmo óleo.

Abaixo mais alguns detalhes sobre óleo para GV3:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-80.html#post2507200

jasonfloripa
07/12/2021, 13:47
Boa tarde, alguém poderia me adicionar em um grupo de whatsapp que comentaram que tinha de proprietários de Grand Vitara, comprei um que está parado desde março, vou buscar essa quinta, mas gostaria de tirar algumas dúvidas antes de andar com ele, do que fazer para não ter problemas, o que seria ideal fazer visto que o carro está 9 meses parado, antes de rodar ou mesmo ligar ele para não ter nenhum problema, sendo que o veículo estava funcionando normalmente. Muito obrigado, meu contato é o 48 991500484.