PDA

Ver Versão Completa : Consumo elevado



Hervé Roberto
23/08/2004, 15:11
Ola,

Acabo de adquirir um niva 90/91, e notei que o consumo esta muito elevado 5,5 km/l alguem poed me dar uma ajuda pra solucionar isso, por favor.

Valeu, abraços a todos.

Eduardo Velo
23/08/2004, 18:20
Dá pra melhorar um pouco mexendo em giclagem , mas perde rendimento .

As bocas de 1º e 2º estagio tbm influenciam , se forem acima de 24 mm chupam uma gasosa lascada ...

fora de pto , cabos de velas com fuga , comando desbalanceado , embreagem no osso ... são fatores que fazem gastar tbm ...

Pneus maiores dá falsa impressão de alto consumo , tem que verificar numa estrada se batem as km e aferir com um fator x ...

[]s...

Wallace
23/08/2004, 18:44
É isso mesmo.
Um Niva gasta tanto como um Cherokee... :shock:
Um tem pouco motor, outro tem muito, mas o consumo é exatamente o mesmo. Confirmado em varios passeios que já fiz com Nivas.
Mas isso só vale se o Niva estiver regulado, pois se não vai gastar mais que a Cherokee... :?

Niveiro X
23/08/2004, 18:52
realmente camarada. 5,5 tá muito até pro niva.

Quando chegar nos 6,5 tá normal :(

como o camarada acima citou, pode ser muita coisa, se vc der mais detalhes ajuda.

Hervé Roberto
23/08/2004, 22:46
Oi, valeu pessoal ja me deu uma ajuda legal, pra ter uma ideia, alguen pode me dar uma dica de oficina pra dar uma conferida nisso, qualquer mecanico eu fico preocupado de levar pode dar m...

Abraços

Renato Oliver
24/08/2004, 10:37
Opa e ai Roberto :?: :?:

O consumo do seu Niva não tá muito fora do normal não :shock:
Tenho também um Niva 92 e meu consumo não passa dos 6,0 Km/L :cry:
Já tentei fazer um monte de coisas para economizar, como por exemplo como disse o Edu Velo, diminuir a giclagem, mas ai aconteceu exatamente o que ele previu, o rendimento caiu demais :? :?
Apesar que meu Niva tá gastando um pouquinho a mais porque não consigo manter sua rotação nos 900 rpm ela só trabalha entre 1300 e 1500 rpm senão o bicho fica morrendo :shock: dai consome um pouquinho mais :oops:
Agora aproveitando o tópico aqui do colega, alguém que tenha Niva com motor AP, fica realmente mais forte?? e o consumo??
O caso é o seguinte eu tenho encostado um AP 2.0 alcool, porém além desse motor ser gastão de natureza estou achando demais para o Niva :roll:
Agora estou procurando um AP 1.8 ou 1.6 para colocar até o fim do ano, já estou viabilizando a compra do Kit de adaptação do motor e preciso decidir qual o melhor relação força x consumo desses motores, pensei em colocar motor a alcool, mas será que vale mesmo a pena :?: :?:
Valeu ai pessoal quem puder me dar uma :idea: eu agradeço :P :P

Niveiro X
25/08/2004, 18:54
Opa e ai Roberto :?: :?:

O consumo do seu Niva não tá muito fora do normal não :shock:
Tenho também um Niva 92 e meu consumo não passa dos 6,0 Km/L :cry:
Já tentei fazer um monte de coisas para economizar, como por exemplo como disse o Edu Velo, diminuir a giclagem, mas ai aconteceu exatamente o que ele previu, o rendimento caiu demais :? :?
Apesar que meu Niva tá gastando um pouquinho a mais porque não consigo manter sua rotação nos 900 rpm ela só trabalha entre 1300 e 1500 rpm senão o bicho fica morrendo :shock: dai consome um pouquinho mais :oops:
Agora aproveitando o tópico aqui do colega, alguém que tenha Niva com motor AP, fica realmente mais forte?? e o consumo??
O caso é o seguinte eu tenho encostado um AP 2.0 alcool, porém além desse motor ser gastão de natureza estou achando demais para o Niva :roll:
Agora estou procurando um AP 1.8 ou 1.6 para colocar até o fim do ano, já estou viabilizando a compra do Kit de adaptação do motor e preciso decidir qual o melhor relação força x consumo desses motores, pensei em colocar motor a alcool, mas será que vale mesmo a pena :?: :?:
Valeu ai pessoal quem puder me dar uma :idea: eu agradeço :P :P


Olá camarada. Como é esse motor que vc tem encostado? Tem injeção eletronica? Voce vende?

Renato Oliver
26/08/2004, 11:50
Opa e ai Niveiro X??

Esse motor que tenho é AP 2.0 carburado, saiu de um Santana que comprei capotado, tem o comando original do Santana que é o 049E, que tem pouco desempenho de arrancada e retomada mas é bom de final :shock: Julgo que ele seria melhor se tivesse o comando do GTS que é o 049G, que tem bom desempenho de arranque e retomadas porém no final o motor fica gritando muito :roll: :roll:

Agora vender não to afim pois posso usar alguma hora :oops:

Seu Niva tem motor original??? Ta querendo colocar o AP porque???
Não acha que o 2.0 é demais para o Niva não?? Já viu alguem que vende o Kit de adptação e o instale??

Valeu!!!

Niveiro X
26/08/2004, 20:49
Opa e ai Niveiro X??

Esse motor que tenho é AP 2.0 carburado, saiu de um Santana que comprei capotado, tem o comando original do Santana que é o 049E, que tem pouco desempenho de arrancada e retomada mas é bom de final :shock: Julgo que ele seria melhor se tivesse o comando do GTS que é o 049G, que tem bom desempenho de arranque e retomadas porém no final o motor fica gritando muito :roll: :roll:

Agora vender não to afim pois posso usar alguma hora :oops:

Seu Niva tem motor original??? Ta querendo colocar o AP porque???
Não acha que o 2.0 é demais para o Niva não?? Já viu alguem que vende o Kit de adptação e o instale??

Valeu!!!

o motor do meu é o orginal 1.6 com pistões de fusca :twisted: .
Tem uns 90 cv, mas como eu pego muita estrada faltam ainda alguns cavalos, embora pro barro seja ótimo!

Sou do seguinte pressuposto, potência nunca é demais 8)

Sei do criador do kit ap, o Rogério Bacelar. No site da aerocar tem o cel dele pra entrar em contato. Sugiro de que dê uma olhada lá.

Abraço

Fabil
26/08/2004, 23:06
ahhh ééé?? potencia nunca pode ser demais p/ vc.... mas explica isso p/ a sua caixa de cambio, reducao e eixos..heheheh

raciocine comigo... um carro cujo conjunto de transmissao foi projetado tendo como base um motor de 60cv e x de torque ( nao sei o torque no motor do niva), derrepente vc poe um AP2.0 com 116cv ( quase o dobro) e x+y de torque..... quem vc acha que vai sofrer com isso ???

T+

Renato Oliver
27/08/2004, 10:24
Então pessoal foi justamente essa a minha cabreiragem :?
Colocar um motor excessivo no conjunto cambio, caixa de transferência e derrepente estourar tudo :( Não que isso iria alejar, mas o trampo que daria arrumar outro conjunto e gastar dinheiro desnecessário :cry:
Conheço o Rogério Bacelar pessoalmente, ele tem a oficina a 6 quadras da minha casa, o descobri por um acaso, mas ele acabou inclusive virando meu cliente, sabe como é sou advogado e vou trocar algus serviços com ele :P :P
Vou decidir mesmo se coloco o 1.6 ou 1.8, vou dar preferência ao 1.6, pois mesmo sendo 1.6 por 1.6 mas acho que os cavalos e torque são bem diferente, o que já vai ajudar muito :wink: :wink:
Alguém aqui do fórum tem Niva com motor AP 1.6 que possa nos dizer como foi a mudança do desempenho :?: :?: Pretendo colocar o alcool, será que é melhor ainda :?:

Niveiro X
27/08/2004, 18:06
ahhh ééé?? potencia nunca pode ser demais p/ vc.... mas explica isso p/ a sua caixa de cambio, reducao e eixos..heheheh

raciocine comigo... um carro cujo conjunto de transmissao foi projetado tendo como base um motor de 60cv e x de torque ( nao sei o torque no motor do niva), derrepente vc poe um AP2.0 com 116cv ( quase o dobro) e x+y de torque..... quem vc acha que vai sofrer com isso ???

T+


sério?! :shock: hehe

Claro que iria precisar gastar um dinheiro a mais nessa alteração, mexer nos freios, câmbio, etc etc. Mas o jipe tá encostado, dá pra fazer aos poucos. Tem um cara na argentina se não me engano que deixou o niva dele um demonio de rápido, nos testes fez 0-100 em 12 seg.

E já que pro nivinha dá pra se adaptar de tudo, heeh

tform
02/09/2004, 09:27
E ae galera, meu niva está com carburador weber 460, ignição eletronica de santana, e o bixo faz uns 7,5 km/l na cidade e uns 9-10 na br

Hervé Roberto
06/09/2004, 14:48
Fala galera

tform, quanto custou estas adptações???
e agora o meu niva ta com cheiro de gasolina muito forte, + ou - de uma semana pra ca ficou forte demais de impregnar nas roupas, sacanagem

Eduardo Velo
07/09/2004, 09:23
A valvula do respiro deve estar bloqueada , fica sobre o paralama tras. lado carona , tem que tirar o papelão ...
O melhor é deitar o bco tras. pra frente e tirar a tampa do taanque pra inspecionr tudo ...

[]s...

tform
08/09/2004, 10:10
Hervé, não lembro mais pois faz um tempão, mas é simples, carburador weber 460 tem em todas as lojas de auto-peças, a ignição eletronica de santana tem em verro-velho, dai vc pega o eixo da ignição original do niva e coloca na do santana e pronto manda teu mecanico fazer alguns ajustes e o bixo fica a tampa, estou tentando descobrir uma forma nova que o bixo fica economico e com muita potencia, é uma peça que tem nos motores dos palios, quando eu tiver noticias colocarei aqui!

Hervé Roberto
08/09/2004, 16:03
Valeu,
Vou fazer uma pesquisa, e te digo se encontrei, tform.

Um abraço.

P.S. Agalera ta ajudando mesmo com as dicas valeu mesmo

Niveiro X
10/09/2004, 16:51
E ae galera, meu niva está com carburador weber 460, ignição eletronica de santana, e o bixo faz uns 7,5 km/l na cidade e uns 9-10 na br


fez milagre camarada!

Hervé Roberto
13/09/2004, 12:57
Po, niveiro não desanima, tudo é possivel, pelo menois nesse caso tem que ser. Senão to ferrado

Fabil
13/09/2004, 21:32
Ae Hervé...
sinceramente... nao espere mais do 6.5km/l na cidade.. isso muito bem regulado e com pé em cima.. só na casquinha do acelerador..hehehehh

PS: To vendendo um samurai 95/95 canvas... faz 10km\l na cidade... se quiser dar uma "debandada" dos camaradas,..... venha pros japas...heheheh

T+

tform
16/09/2004, 09:38
Ae Hervé...
sinceramente... nao espere mais do 6.5km/l na cidade.. isso muito bem regulado e com pé em cima.. só na casquinha do acelerador..hehehehh

PS: To vendendo um samurai 95/95 canvas... faz 10km\l na cidade... se quiser dar uma "debandada" dos camaradas,..... venha pros japas...heheheh

T+

Ei Fabil, Samurai fazendo 10km/l na cidade hehehehhe só se for em cima de uma cegonha :D

kmsgreccia
29/09/2004, 17:15
Ola,

Acabo de adquirir um niva 90/91, e notei que o consumo esta muito elevado 5,5 km/l alguem poed me dar uma ajuda pra solucionar isso, por favor.

Valeu, abraços a todos.

Hérvé vai ai minha dica, tenho um 92 e ja tive um 90, a dica é trocar os gigles de alta e baixa o original é 150 e 120 eu colocoquei gigle mini progressivo do passat carburador weber, o carro perde perdeu um pouco de arrancada mais passou a fazer 7 km litro e coloquei um kit gnv e passei a andar no gas 10 km por m3 de gas a um preço de R$1,05 o m3 do gas a medida dos gigles são 135 na alta e 115 na baixa troque tambem as velas e se o seu for com platinado tambem troque o platinado se sobrar uma grana aproveite e coloque uma bobina resistente de potencia maior com uma bateria de 70A a parte eletrica em bom estado ajuda muito tambem na queima

abraço kmsgreccia Rio de Janeiro

Hervé Roberto
01/10/2004, 21:42
Valeu kmsgreccia, vou tentar a sua dica assim que der em relação ao GNV pra mim ainda é sonho mas ainda consigo um, por enquanto vou ter que dar uma maneirada na uso do carro pra economizar.

um abraço
Hervé (Niva 10)

Hervé Roberto
12/11/2004, 21:09
Ae pessoal depois de muito tempo sem mexer nesse topico, voltei para dizer que acredito qe matei dois problemas de uma so vez, o cheiro de gasolina era meu tanque estava com tres mangueiras ruins, do bocal o q fazia a gasolina vazar logo no enchimento, a que vai para a bomba q jorrava combustivel direto pra fora e uma de respiro q havia se soltado do tanque e eu tive que mandar soldar.
As trocas foram feitas e agora o cheiro é quase imperceptivel e com os buracos tapados o consumo de diminuir, eu espero, agora vou correr atras de KIT GNV. Se alguem conhecer um lugar no Rio de Janeiro, que faça o serviço direito, barato e em suaves prestações, me diga por favor

"GRAUÇÁ 4x4"
30/11/2008, 17:27
SOCORRO !!!
O “GRAUÇÁ” continua consumindo 3,9 km/litro de gasolina !!!
O que tenho que fazer ???!!!
Aceito sugestões URGENTE !!!

O "Grauçá" usa motor original e pneu Militar 600 x 16.

pedrodoniva
30/11/2008, 20:43
SOCORRO !!!
O “GRAUÇÁ” continua consumindo 3,9 km/litro de gasolina !!!
O que tenho que fazer ???!!!
Aceito sugestões URGENTE !!!

O "Grauçá" usa motor original e pneu Militar 600 x 16.

Troca o carburador, troca as velas, tente nao pisar muito fundo =P
Vai fazer q nem eu... 7 km/l
Abraço

GARCIA/SP
30/11/2008, 22:53
SOCORRO !!!
O “GRAUÇÁ” continua consumindo 3,9 km/litro de gasolina !!!
O que tenho que fazer ???!!!
Aceito sugestões URGENTE !!!

O "Grauçá" usa motor original e pneu Militar 600 x 16.


Betão, uso o mesmo motor e o mesmo pneu que vc. O meu Niva faz uma média de 6,5km/litro de gasolina.
Medidas básicas a serem tomadas, nos eu caso: limpeza do bura, verificação/troca de velas e cabos, verificação do platinado, troca de filtros...e, por última, troca de meca...:mrgreen::mrgreen:

Abs
Renatão

shuther4x4
30/11/2008, 23:28
Betão, uso o mesmo motor e o mesmo pneu que vc. O meu Niva faz uma média de 6,5km/litro de gasolina.
Medidas básicas a serem tomadas, nos eu caso: limpeza do bura, verificação/troca de velas e cabos, verificação do platinado, troca de filtros...e, por última, troca de meca...:mrgreen::mrgreen:

Abs
Renatão

Será que não deveria inverter a ordem:?::?:
não resisti!!!!!
Abraços e boa sorte!!!