PDA

Ver Versão Completa : CArburardor X Economia



hederi
23/08/2004, 09:46
Como o Carburador pode economizar gasosa ?
quais os pontos a serem observados ?

Rogério Barthy
23/08/2004, 10:23
Estou querendo saber tbm, já que a minha viatura está gulosa demais e fazendo aproximadamente 4 Km/l. Qual seria a indicação de um carburador que fosse o menos guloso ?

jose neto
24/08/2004, 08:54
Troquei recentemente o motor da minha viatura, usava o 4.1 GM alcool,
troquei pelo da SILVERADO á gasolina(alcool) e até agora é só alegria....
motor novo tecnologia nova, não me arrependo em nada, compensa em mutito.....espero ter ajudado.

Alessandro Henrique
24/08/2004, 09:10
O carburador ajuda na economia de combustível, se estiver corretamente regulado.
O modo como o veículo é utilizado, influencia muito no quisito economia, sendo que o motorista tem muito a contribuir neste sentido.
Deve-se verificar à princípio se os difusores e os giclês (orifícios calibrados) estão de acordo com o especificado.
Verifique se o parafuso de marcha-lenta está ajustado, alguns mecânicos preferem deixar o motor acelerado (borboleta de aceleração levemente aberta) ao invés de ajustar o parafuso...
Verifique estado das juntas...
Verifique se o ejetor consegue vaporizar a gasolina ...
Verifique, se for o seu caso se existe aquecimento na base ou no pé do carburador, e se está funcionando.

Scacca
24/08/2004, 11:09
Que motor estamos falando e que carburação?

[]'s

hederi
24/08/2004, 12:53
Que motor estamos falando e que carburação?

[]'s

6c 2.600

Scacca
24/08/2004, 13:31
Tenho um desses, mesmo reguladinho ele bebe bem.

Coloca um carburador 2E ou 3E que vai render de 10 a 15% mais.

No meu por enquanto nao vou trocar pois uso pouco e tenho pouca grana. Depois que eu deixar tudo bonitinho eu vou colocar um 2E nele.

Por enquanto vou trocar reparo completo pra beber um pouco menos.

Comprei o reparo completo semana passada e paguei 25 reais.

Se vc nao pretende trocar a carburação o melhor q tem a fazer é limpar, trocar reparo e regular tudo bonitinho.

Mais te adianto que faz no maximo 6 Km/L, no meu pé vai de 5 pra baixo.

[]'s

Marcos ET
24/08/2004, 18:15
Vam polemizar? hehe

Quer um pouco mais de economia com um pouco mais de trabalho?
Motores seis cilindros tem um problema crônico, pela diferença de distância entre os cilindros nº.1 e 6 (das pontas) e cilindros nº3 e 4 (do meio) com relaçao ao carburador, desta forma, para o motor trabalhar bem, os cilindros das pontas trabalham com mistura pobre, enquanto os do meio trabalham "afogados", somente os nº.2 e 5 trabalham bem...

Como minimizar? pode-se instalar dois carburadores, um para os primeiros três cilindros e outro para os três finais... desta forma, a distribuição de combustível fica mais homogênea, sem condensar combustível nos cilindros mais distantes do caburador, nem sacrificar o rendimento dos cilindros mais próximos para manter os outros funcionando... para esta adaptação, o ideal é colocar a tubagem do nº.1,3,4,6 mais reta, em direção direta aos coletores, enquanto as tubagens nº.2 e 5 (mais próximas) devem ter uma pequena curva, aumentanto o comprimento da tubagem e gerando o chamado maior "fator de carga" (aumento do arrasto dentro da tubagem), para que a distribuição seja ainda mais equilibrada. (da mesma forma que nos escapamentos dimensionados, que tem cuvas para compesar a diferença de comprimento entre os tubos).

Claro que este sistema exige regulagem mais afinada, com equalizador (como nos velhos VW bi-carburados) e outras cozitas, mas este sistema bem dimensionado (você poderá usar carburadores bem menores que os originais!) pode melhorar o consumo e aumentar o rendimento do motor...

Claro, é tudo questão de opção!

Falowz!

Alessandro Henrique
24/08/2004, 21:04
Marcos,
Para utilizar mais de um carburador, será necessário substituir o cabeçote!
É possível utilizar o do Itamaraty, o problema é encontrar!
A adoção de mais de um carburador aumenta a potência e permite acelerações mais rápidas.
Deve-se estar atento a questão de rendimento! Uma potência mais elevada não significa um rendimento maior.
A questão do rendimento em máquinas térmicas é complicado. Perde-se muita energia. Basicamente aumentamos o rendimento ao evitar disperdício , ou seja, aproveitando ao máximo a energia liberada pela queima do combustível.
A propósito, o autor do tópico não estava perguntando sobre economia?

jose neto
25/08/2004, 08:39
Afinal de que motores estamos falando? GM 4.! ou BF?

Alessandro Henrique
25/08/2004, 08:58
Que motor estamos falando e que carburação?

[]'s

6c 2.600

Quanto ao motor, acredito que seja o BF-161 (2640cm³ aprox.).

Marcos ET
25/08/2004, 09:50
Marcos,
Para utilizar mais de um carburador, será necessário substituir o cabeçote!

Deve-se estar atento a questão de rendimento! Uma potência mais elevada não significa um rendimento maior.

A questão do rendimento em máquinas térmicas é complicado. Perde-se muita energia. Basicamente aumentamos o rendimento ao evitar disperdício , ou seja, aproveitando ao máximo a energia liberada pela queima do combustível.

A propósito, o autor do tópico não estava perguntando sobre economia?

Pois é Alessandro, é isso mesmo, só que usei mal as palavras, vamos trocar rendimento por eficiência ok? tava querendo falar que, melhorando a coleta de combustível, o motor é mais eficiente, consumindo menos combustível pra andar a mesma coisa entende?

trocar o cabeçote? ih, nao havia reparado nisso... pq? como é a disposição dos coletores??

Quanto a perda de energia, nao entendo onde causará alteração pra pior, já que a perda de eficiência térmica será minimizada nos cilindros 1,3,4 e 6 devido a melhor distribuição de combustível, e será a mesma no interior das câmaras 2 e 5. Apenas melhoraremos a queima nos cilindros mais distantes e mais próximos, o restante da perda de energia se dá nos pontos de atrito entre as partes mecâmicas que nao sofrerão alterações... nao é isso??

grande abraço! (sem querer sair do tema deste tópico! rs)

Alessandro Henrique
25/08/2004, 10:36
Olá Marcos,
O motor BF possui o coletor de admissão e cabeçote contruídos em uma única peça (fundidos). Desta forma, torna-se difícil colocar mais de um carburador.
Você está certo na questão referente a tubulação de admissão, os cilindros podem receber misturas diferentes, justamente pela maior ou menor distância até o carburador.
Instalando mais de um carburador evitamos que os cilindros mais próximos recebam uma mistura demasiadamente rica em função de sua proximidade (considerando uma boa regulagem e excetuando situações de aceleração), neste caso estaremos reduzindo o disperdício de combustível nestes cilindros. Desta forma fica também garantido que os mais distantes recebam o suprimento adequado.
O fato do carburador estar mais próximo aos cilindros à serem alimentados possibilita que o motor reaja mais rapidamente ao toque do pedal e que desenvolva uma potência maior já que o suprimento de combustível está garantido.
Com relação à economia, temos um ganho muito pequeno!
Para que o motor seja mais econômico é necessário evitar as perdas e garantir que todo o combustível admitido seja queimado. Para tanto é necessário uma boa regulagem do carburador, pode-se aumentar levemente a taxa de compressão, pode-se utilizar uma bobina mais potente, uma mistura mais pobre(perda de potência)...
Com relação às perdas por atrito, dissipação de calor, acionamento de sistemas auxiliares, pouco podemos fazer...

Sds.

Rogério Barthy
25/08/2004, 18:33
Opa ! o cabeçote de meu BF-161, tem o coletor de admissão separado do cabeçote, e o carburador é duplo estágio = bebe muiiiiiiito.
Como seria esse coletor para 2 carburadores e ainda quais seriam estes carburadores ? Onde conseguir esse coletor ? Fabricar ? e o custo ??
Devo levar a viatura para desmontar o carburador e verificar o que pode ser feito para diminuir o apetite voraz .

Alessandro Henrique
25/08/2004, 20:51
Rogério,
O coletor está ao lado do cabeçote, sendo que o cabeçote e coletor constituem uma peça única no caso do motor BF (foram fundidos assim!)
O AeroWillys e o Itamaraty utilizavam o mesmo motor BF, porém com coletor de admissão para dois carburadores. Também tendo sua admissão fundida ao cabeçote.
Para separá-los é necessário trabalho de usinagem. Seria necessário avaliar com mais cuidado para ver a viabilidade. Um coletor especial teria que ser criado para viabilizar outras adaptações...
Não entendi muito bem quando você disse que o seu coletor era separado. É parafusado?

Marcos ET
25/08/2004, 22:35
PessoALL, realmente esqueci de um detalhe... o valor gasto pra tal modificação...

existem outras saídas... (será?)
(tem um colega nosso da lista que deu a receita dele para um suuper jeep em economia, mas nao lembro o tópico, ele usa um motor OHC, parece que tá na média de uns 9Km/l na cidade... est areceita é dele)

Molikote para motores
Molikote para cambio
Modulo de faíscas múltiplas Alta Economia
redução dos Glichês do carburador
cabos de vela supressivos
distribuidor rigorosamente no ponto, e com o avanço correto
velas especiais (nao lembro quais)
rebaixo de cabeçote em 1mm

bom, acho que este kit é mais fácil que desmontar o motor e trocar coletores e coisa e tal...

Falow!

Danniel Pizatto
26/08/2004, 02:07
Existe um cabeçote com coletor separado, já vi foto aqui no fórum..

Parece que o 3.000 é assim também (coletor separado)

andretomasi
26/08/2004, 08:49
Fala gente,

Dêem uma olhada aqui que tem as fotos dos dois carburadores etc..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2286&highlight=

[ ]´s

Alessandro Henrique
26/08/2004, 09:28
Felizes dos sortudos que possuem um cabeçote destes! Isso é raridade...
Para os que o possuem, torna-se possível utilizar uma ampla gama de carburadores e melhor, mais de um !

Rogério Barthy
26/08/2004, 10:09
Correto ! O coletor de meu motor, é aparafusado ao cabeçote, igualmente ao coletor de escapamento. O carburador tem o pé com quatro parafusos e o coletor, com duas entradas para os três primeiros cilindros e para os três últimos e eis aí o meu problema. Primeiro estágio do carburador os três primeiros cilindros e ao entrar o segundo estágio, os outros três cilindros passam a ser alimentados.
Acho que o cabeçote é o do 3.000 e não sei qual o carburador que pode ser colocado alí. o que se encontra lá, parece-me que é um de opala (vou passar na oficina para saber o modelo e referência dele ou até a foto para podermos tentar chegar a uma solução.

Alessandro Henrique
26/08/2004, 10:38
Embora o carburador seja de corpo duplo, ele deve estar alimentando simultaneamente todos os cilindros, mesmo durante o acionamento do primeiro e segundo estágios.
Também é possível que os dois estágios possuam acionamento simultâneo, neste caso o primeiro corpo pode alimentar três cilindros e o segundo os restantes. Para isso é necessário um coletor de admissão especial.

Vinicius Bucco Rossot
28/08/2004, 23:58
Quando meu jeep estava com o motor 3000 do Itamaraty, coletor de admissão separado do cabeçote, utilizava o carburador duplo DFV 446.
Não dava nenhuma falta de combustível e respondia bem pra caramba, o motor sobrava em força nas trilhas e ainda tinha coletor de escape 6x2 com dois tubos até a saída, roncava bunito! 8)

Abraços!!

Rogério Barthy
08/09/2004, 11:04
O carburador que está instalado na viatura, é o SOLEX H-34 e não sei se pode ser substituido por um outro menos guloso.
Agora, tem-se a atenuante de que agora a viatura está utilizando GNV para que não seja tão custosa para rodar.

coloma
24/01/2008, 17:38
vcs estao me deixando desanimada ppois tenho um CJ5 e eu sei que bebe muito mas fazer o que !!!!!!motor de jeep é isso mesmo .A nao ser que passemos para o GNV vcs nao acham??

Marco
24/01/2008, 18:10
Tenho um desses, mesmo reguladinho ele bebe bem.

Coloca um carburador 2E ou 3E que vai render de 10 a 15% mais.

No meu por enquanto nao vou trocar pois uso pouco e tenho pouca grana. Depois que eu deixar tudo bonitinho eu vou colocar um 2E nele.

Por enquanto vou trocar reparo completo pra beber um pouco menos.

Comprei o reparo completo semana passada e paguei 25 reais.

Se vc nao pretende trocar a carburação o melhor q tem a fazer é limpar, trocar reparo e regular tudo bonitinho.

Mais te adianto que faz no maximo 6 Km/L, no meu pé vai de 5 pra baixo.

[]'s
Boa tarde pessoal, eu tenho um cj-5 com motor 2600cc com carburador original, aqui na cidade aonde eu moro ele esta fazendo media 7,3 aqui não existe transito somente lombadas e buracos, na rodovia faz 7,8 lembrando que uso cambio de tres marchas relação 4.89 e pneus 7.50,fiz a média varias vezes o minimo na cidade foi 6,8, usei outro carro pra fazer a kilometrgem certa pois meu jipe marca errado.O que eu fiz:regulagem de valvulas,calibragem dos eletrodos das velas,regulagem platinado,o carburador DFV 228 apenas conferi as medidas, pois quando erdei o jeep do meu pai ele estava queimando muita vela foi ai que decidir fazer uma geral, pois meu pai não deixava mexer :|

coloma
24/01/2008, 18:50
bom,eu fiz o mesmo comprei umas velas e reparo do carburador novo agora quero fazer o teste do bicho depois conto ai para vc se deu certo pois ele andava fazendo 5 km

mapuche
24/01/2008, 20:13
T BOM?
....HEDERI....JA TIVE UM SISTEMA ..O MELHOR Q JA VI EM ECONOMIA DE COMBUST........ASSIM....UMA BASILHAMEN FIXADO MUITO BEM AO MOTOR ....(chasis) esa basilha de boca grande tampa rosca... 2 furos..furo um ....nese furo uma tubulasao ao fondo do resipente com restrisao de entrada de ar...chicler...faz esa montagem...ese furo 1 ...entrada de ar ao resipente...furo 2...saida de ar....nesa saida de ar faz a instalasao pra colocar uma manguera...que vai conetar na base do carburador (ADMISAO DO MOTOR)...DO JEITO Q VA LIGADO O SISTEMA DE VACUO PRA O FREIO.....NESA BASILHA COLOCA 50% DE ALCOOL ETILICO ..SABE ESE ROSDADINHO DE LABORATORIO q da a chama bem limpinha.....50% de agua destilada....entao ..relasao um para um ...conclusao......o motor chupa atraves da amnguera...o gas do alcool redusido pela agua...o gas se produs por as burbulhas no fundo da basilha atraves do cano no furo um q esta ao fondo do alcool........logo de tudo esto funcionando redus os pasos de combust no carburador a 50% da pra redusir ate mas ....mas esto comesa a comprometer a temperatura do motor a explosao fica muito alta dentro o q fas o calor subir......vc consiguindo uma exelente mistura gas de alcool....combust....a saida da descarga ...(escapamento fica branca digamos q quemando apenas gaz produsido entra alcool e gasosa.....boa sorte:oops: