PDA

Ver Versão Completa : Parachoque tubular



11/06/2003, 20:44
Ola,

Após ir ajeitando o meu samurai, como por exemplo hoje que fiquei no meu primeiro prego, quando a transmissão 4x4 travou no N (neutro) e não consegui mais andar, estou pensando em fazer uns parachoques personalizados (tubulares) para o Samurai, pq assim não preciso gastar na parte elétrica e os farois, os quais uns estao com a lanterna quebrada e outros não funcionam etc. Assim faria tudo do zero.

Portanto, já fiz um esquema do parachoque dianteiro e gostaria da atenção de voces, para ver se é viavel. As medidas não tenho certeza ainda, mas creio que as duas principais do parachoque seriam 2 1/2 polegadas. Tambem estou em dúvidas onde colocar o pisca e lanterna, já que quero algo resistente, mas também com um certo grau de "boniteza", como diria Zé Ramalho. Talvez deixando um espaço entre os dois "tubos" principais para colocar as lanternas, ou alguma outra sugestão que alguma alma caridosa e criativa possa me dar.

OBS : Fiz o desenho baseado nos diagramas do Keko - CJ5 (usuário do forum), espero que ele não se incomode.

du
11/06/2003, 20:51
Ojaneri,

Não sou bom de desenho, mas repare que os Samurai mais preparados tem problema nas pontas do parachoque.

Pense em um parachoque com as pontas mais curtas, ou bem menores.

Abraços Du.

11/06/2003, 21:03
Ola Du,

Acho que meu desenho não ficou muito claro, mas o parachoque seria dobrado após a medida A. Ou seja, a medida B seria (quase) que total na lateral do veiculo, como se fosse o original.

Isso pq daria para aproveitar os parafusos de fixação originais do parachoque que são nessa lateral, e reforçava com outro apoio do parachoque soldando uma peça que parafussasse no chassi (no caso dois, uma para cada longarina).

du
11/06/2003, 21:19
Ojaneri,

Deu para entender o desenho, mas pelo que vejo por aí, o pessoal faz ao contrário, eles não curvam as pontas para trás, e muitas vezes cortam as pontas.

Repare na foto do Samurai do Bill (da licença Bill).

No link http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=521

É a foto "jun09-05.jpg"

Abraços Du.

billj
12/06/2003, 08:13
Se você quiser usar qualquer pneu de tamanho razoável, então terá que cortar fora aquelas pontas de fixação. Se quiser usar pneus realmente grandes, terá que jogar o eixo dianteiro para frente, complicando mais ainda a continuação em vida daquele suporte.

Abraços,

13/06/2003, 14:13
Hoje orçei o material e encontrei os seguintes preços que considero serem ótimos:

Vara de 6 metros de AB Vapor 2 1/2" (Ferro tubular) = R$ 120,00 (Galvanizado)
Vara de 6 metros de AB Vapor 1 1/4" = R$ 53,00 (Galvanizado)

Creio que com uma vara de 6 metros eu consigo fazer os dois parachoques, dianteiro e traseiro, e com o tubo de 1 1/4" eu faço um quebra mato em cima do parachoque dianteiro.

Amanha vou ver se orço a solda numa oficina perto da empresa. =)

billj
13/06/2003, 15:07
Hoje orçei o material e encontrei os seguintes preços que considero serem ótimos:

Vara de 6 metros de AB Vapor 2 1/2" (Ferro tubular) = R$ 120,00 (Galvanizado)
Vara de 6 metros de AB Vapor 1 1/4" = R$ 53,00 (Galvanizado)

Creio que com uma vara de 6 metros eu consigo fazer os dois parachoques, dianteiro e traseiro, e com o tubo de 1 1/4" eu faço um quebra mato em cima do parachoque dianteiro.

Amanha vou ver se orço a solda numa oficina perto da empresa. =)


Cano de água é para encanar água. Tubo estrutural é para fazer estruturas........

Qual é que você está fazendo mesmo?!?!? :P :D



barra de 06 metros de tubo estrutural HREW 1 1/2" = ~ R$ 50 no Brasteel - Marcos - Vila Prudente - 6107-2444

BTW, soldar tubo galvanizado é suicídio. O processo solta fumaça tóxica..... :shock:

13/06/2003, 15:35
Ae Bill,

Viu o que acontece quando um (quase) cientista da computação resolve se meter em engenharia? Usa os termos tudo errado, rs.

Mas bem, como não pretendo mudar a tubulação de água aqui de casa, creio que seja estrutura tubular mesmo. Infelizmente não estou em Sampa, e o preço por aqui em Fortaleza-CE deve ser um pouco mais caro mesmo.

Entao descarto o AB e procuro por estrutura tubular. Amanha irei ver isso, que bom que voce me avisou antes =)

E legal o toque do galvanizado, apesar de não ser eu que irei soldar, não quero ficar com peso nas costas da morte de alguem =)

LuizCabral
23/03/2004, 19:09
Bill, algum motivo especial em ter mudado o parachoque do seu carro ou foi so pq achou este atual mais bonito mesmo?

billj
24/03/2004, 08:42
Bill, algum motivo especial em ter mudado o parachoque do seu carro ou foi so pq achou este atual mais bonito mesmo?

Três motivos:

1) Troquei o guincho de um Warn 5000 para um Work 12000, que é maior.

2) Queria incorporar uma barra "stinger" para tentar evitar eventuais tombamentos frontais. Já quaaaaaaaaase fiz isso e é uma sensação nada agradável.

3) Como agora tenho uma dobradeira de tubo, poderia fazer alguma coisa mais bonita......

Abraços,