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Ver Versão Completa : motor maxion no JPX fotos e problemas



Bruno Adriano
11/09/2008, 01:13
Galera,

Finalmente meu CARMA está chegando ao fim... afinal desde 2006 me f#D#### com o jota

Bom,

Adaptei o motor MAXION 2.5 (motor 8K (apenas do motor e peças para adaptar na transferência, mas com nota fiscal) + adaptação 2K (com todos os gastos inclusos))

Tentar andar com o jota .. não tem preço... ou tem...

A configuração atual é:

Motor MAXION 2.5 ano 2000 (peças) + bloco zerado
Caixa original Peugeot BA/75 (acho que é isso)
Reduzida original do jota
Radiador original do jota
Reservatório de expansão do radiador original do jota
Sensores painel originais do jota
Lift na carroceria de 10 cm com calços de borracha (os calços são de algum caminhão Mercedes. Não trepida nada e deu uma boa erguida no carro)
Bancos de couro do Corolla


A questão é: depois que eu ligo o carro e deixo em marcha lenta por uns 20 a 25 minutos a luz de óleo acende!

Quando peguei o carro, depois da adaptação do motor, mandei fazer a elétrica toda, mas o eletricista adaptou ou sei lá o que, o sensor de temperatura do motor MAXION com a luz de óleo do painel... será que isto tem haver???? Outra coisa, o termômetro original do jota, não passa do nível AZUL!

CONSIDERAÇÕES

Quando a luz do óleo acende, vi que a água do radiador está bem quente, mas não está “fervendo”, pois consigo enfiar o dedo no reservatório de expansão (por pouco tempo) sem queimar.

Já drenei toda a água do sistema de arrefecimento (algumas vezes) e limpei o radiador.... (na verdade deixei, eu tirei ele e deixei de molho dentro de óleo diesel..rs.. .mais foi a única idéia...) quando tirei o diesel de dentro do radiador para lavar e recolocar o radiador no lugar, a água saiu bem “enferrujada”.. depois que eu fiz isso, o carro passou a demorar um pouco mais para acender a luz do painel. Atualmente a água continua “enferrujada” mas bem mais clara...

As ventoinhas originais permaneceram, mas só são acionadas manualmente (interruptor do painel)... e mesmo quando acionadas a luz não apaga!

Já verifiquei o nível do óleo e está no nível normal!

A única solução que vejo agora é comprar um sensor de temperatura original do motor MAXION, colocar no lugar e rezar para o sensor atual estar marcando errado!

E então depois desta novela alguém pode me dar (ops) uma luz?

O radiador original do jota atende este motor? Sim ou não? Caso não qual radiador atende??? Eu vi na Murari um com maior capacidade.. ..

Será o sensor de temperatura que ta desregulado? ?????...

Dúvidas... e dúvidas e muita falta de tempo...

Valeu

Bruno

Bruno Adriano
11/09/2008, 01:22
seguem mais fotos do motor e dos calços..

Beto
11/09/2008, 10:49
Legal seu J, tenho um j com a mesma configuração, só a relação do diferencial mais longa, pq. fica muito curto esse motor com 5,38, como meu uso é para viagens e tal, preferi colocar mais longa.
Agora qto. a luz de oleo, se estiver ligado certo, pode ser q. seu motor estaja ruim, perdendo pressão, qdo. o oleo esquenta ele falta pressão no vira, nos mancais, mas instala um relogio de pressão de oleo, ou mesmo manda o meca verificar pra vc.
ou alguma cagada do autoeletrico.
Qto. ao sensor de temperatura o meu esta instalado o sensor do J no maxion, bem na frente do motor na parte de cima, quase encosta no capo. Acho mais facil trocar o sensor do q. trocar o relogio.
Mas parabens tá bem bacana o J, boa sorte.

Bruno Adriano
11/09/2008, 21:39
Legal seu J, tenho um j com a mesma configuração, só a relação do diferencial mais longa, pq. fica muito curto esse motor com 5,38, como meu uso é para viagens e tal, preferi colocar mais longa.
Agora qto. a luz de oleo, se estiver ligado certo, pode ser q. seu motor estaja ruim, perdendo pressão, qdo. o oleo esquenta ele falta pressão no vira, nos mancais, mas instala um relogio de pressão de oleo, ou mesmo manda o meca verificar pra vc.
ou alguma cagada do autoeletrico.
Qto. ao sensor de temperatura o meu esta instalado o sensor do J no maxion, bem na frente do motor na parte de cima, quase encosta no capo. Acho mais facil trocar o sensor do q. trocar o relogio.
Mas parabens tá bem bacana o J, boa sorte.

beto, tudo beleza....

velho o radiador do jota atdne este motor ??? pois estou pensando trocar o meu... vc tem fotos...posta ai umas fotos do motos e do sensor.....


vlw

bruno

MARCOS AFONSO
12/09/2008, 08:53
Fala BRUNO,
Bela opção, con certeza agora vai andar de j.
Alguns comentarios:
parece que a luz do oleo que acende não é do oleo e sim da temperatura, se tiver paciencia dá para pegar o fio no painel e segui-lo para ver onde esta ligado, ou mais facil, ir até outro eletricista para conferir.
no caso do radiador, o melhor é mandar varetar o seu antes de troca-lo, ou outra opção boa, coloque um pouco de querozene na agua, ande uns dois ou tres dias, troque a agua novamente colocando querozene repetindo essa operação por umas 3 vezes, ai troque somente por agua rode um pouco e troque novamente agora colocando aditivo apropriado, não use aqueles baratilhos demais, procure em peças de caminhão que tem aditivos bons.
Endoço as palavras do BETO melhor opção é sensor do J com marcador do J, e se realmente a luz que acende é do oleo, para tudo e vai para oficina pois sua bomba de oleo esta ruim ou tem desgaste nas bronzinas, ou ate mesmo defeiro no filtro de oleo, o que não é prudente andar assim.
Tambem não deixe a ventoinha apenas no botão coloque-a ligada ao cebolão e mantenha o botão para emergencias, e acredito que o radiador do J seja compativel com seu motor maxion.
Abraços
MARCOS.....

Fernando César Ximenes
12/09/2008, 18:42
Galera,

Finalmente meu CARMA está chegando ao fim... afinal desde 2006 me f#D#### com o jota

Bom,

Adaptei o motor MAXION 2.5 (motor 8K (apenas do motor e peças para adaptar na transferência, mas com nota fiscal) + adaptação 2K (com todos os gastos inclusos))

Tentar andar com o jota .. não tem preço... ou tem...

A configuração atual é:

Motor MAXION 2.5 ano 2000 (peças) + bloco zerado
Caixa original Peugeot BA/75 (acho que é isso)
Reduzida original do jota
Radiador original do jota
Reservatório de expansão do radiador original do jota
Sensores painel originais do jota
Lift na carroceria de 10 cm com calços de borracha (os calços são de algum caminhão Mercedes. Não trepida nada e deu uma boa erguida no carro)
Bancos de couro do Corolla


A questão é: depois que eu ligo o carro e deixo em marcha lenta por uns 20 a 25 minutos a luz de óleo acende!

Quando peguei o carro, depois da adaptação do motor, mandei fazer a elétrica toda, mas o eletricista adaptou ou sei lá o que, o sensor de temperatura do motor MAXION com a luz de óleo do painel... será que isto tem haver???? Outra coisa, o termômetro original do jota, não passa do nível AZUL!

CONSIDERAÇÕES

Quando a luz do óleo acende, vi que a água do radiador está bem quente, mas não está “fervendo”, pois consigo enfiar o dedo no reservatório de expansão (por pouco tempo) sem queimar.

Já drenei toda a água do sistema de arrefecimento (algumas vezes) e limpei o radiador.... (na verdade deixei, eu tirei ele e deixei de molho dentro de óleo diesel..rs.. .mais foi a única idéia...) quando tirei o diesel de dentro do radiador para lavar e recolocar o radiador no lugar, a água saiu bem “enferrujada”.. depois que eu fiz isso, o carro passou a demorar um pouco mais para acender a luz do painel. Atualmente a água continua “enferrujada” mas bem mais clara...

As ventoinhas originais permaneceram, mas só são acionadas manualmente (interruptor do painel)... e mesmo quando acionadas a luz não apaga!

Já verifiquei o nível do óleo e está no nível normal!

A única solução que vejo agora é comprar um sensor de temperatura original do motor MAXION, colocar no lugar e rezar para o sensor atual estar marcando errado!

E então depois desta novela alguém pode me dar (ops) uma luz?

O radiador original do jota atende este motor? Sim ou não? Caso não qual radiador atende??? Eu vi na Murari um com maior capacidade.. ..

Será o sensor de temperatura que ta desregulado? ?????...

Dúvidas... e dúvidas e muita falta de tempo...

Valeu

Bruno

Bruno,

Em primeiro lugar, levaria a viatura rebocada a uma boa oficina mecânica e mandaria medir a pressão de óleo do motor. Cfe.o resultado do teste é q partiria para as providências outras cabíveis. Qto. ao radiador do j atender ou ñ o motor maxion eu examinaria a capacidade do radiador utilizado em viaturas q utilizam esse motor e compararia com a capacidade do radiador do j. Para medir com eficiência a temperatura do líquido de arrefecimento o melhor é um termômetro de mercúrio. Boa sorte.

Daniel Webber
12/09/2008, 21:03
Olá Bruno, adaptei um maxion da ranger num jpx, o sensor de pressão do óleo usei o do jeep, ele funciona assim, quando não tem pressão de óleo a luz do óleo liga pois o sensor está aterrado,(normalmente fechado), quando o motor liga há pressão de óleo e o sensor abre o circuito, desligando a luz no painel. O sensor de temperatura funcionou bem com o sensor original do motor. Seu eletrecista provalvelmente instalou um sensor de temperatura no fio da luz do óleo e aí pode acontecer o seguinte, estes sensores normalmente diminuem sua resistência conforme aumenta a temperatura e assim conforme o local que ele adaptou o sensor, no circuito de água ou óleo, conforme o motor vai aquecendo chega um momento que a menor resistência interna do sensor faz circular uma corrente elétrica que liga a luz do óleo no painel.
Daniel

Bruno Adriano
13/09/2008, 11:13
tô aqui na expectativa esperando um mecanico que vem ver a bomba de oleo do motor...

sobre a mangueira que tá isolada estou vendo para adaptar que o getulio fez no jota dele

vou ver também a possibilidade de seguir a adaptação que o gustavo passou pelo email do clube do jota...


no anexo tem as fotos...

resultados so a tarde

bruno

Beto
15/09/2008, 19:30
Tudo bom Bruno, qto. as fotos preciso tirar, dai eu te mando, qdo. a briga da luz de oleo, q. não sabe se é oleo ou da temperatura da agua, tenta achar onde ele ligou a temperatura da agua, tira o fio e aterra ele direto, se ascender a luz do oleo matou o problema, caso contrario vai ver q. o problema é mais embaixo.
Qto. o radiador uso do J, só não sei se é o maior da murari, acredito q. não, pq. qdo. peguei já estava adaptado, mas ele não esquenta não, nem em viagem, q. é o maior uso e nem brincando em trilha.
Até hj esquentou uma vez só pq. furou o radiador, fora isso quase chega na metade, dai a ventoinha liga e já cai pra menos de 1/4.

tem uns videos dele no youtube
www.youtube.com.br/betokessler

evandro421197
05/12/2008, 17:47
olá, há muito tempo venho tentando postar meu problema neste fórum, finalmente agora estou conseguindo, todos os problemas aqui citados tem a ver com meu problema tb.

Vamos ao problema.
motor AP 2.0 gasol.

1 - Com uma fumacinha na descarga, pouca quase imperceptível. (mais gosto das coisas 100%). Mandei reparar geral, para corrigir este problem, veja o que aconteceu depois disso.

2 – Agora, quando o motor esquenta(à temperatura de dispara a ventuinha) a luz do óleo se acende.

3 - O mecânico abriu retificou, trocou bomba, óleo, pistãos, juntas, até velas, etc. tudo que era necessário para deixá-lo novo de novo.

4 - Agora, depois de tê-lo mexido no motor, ficou com este problema.

5 - Já verificou fiação, filtro, cebolinha do óleo, mais não tem jeito. (2ª vez que abre o motor e não acha nada) todas as medidas certas.

6 - Faz pouco tempo que fiz o motor ele é zerinho,

7 - Acontece que esquentou (temperatura de disparar ventuinha) a pressão cai e a luz do óleo acende, só apaga quando eleva para alta rotação (acelerando).

8 – O mecânico abriu novamente o motor que ele já havia feito, não encontrou nada de errado medidas todas certa e agora?

9 - Esse experiente forum fala na tal válvula de bypass, mais meu mec disse que nesse motor não tem, porque alguns motores não vem com essa válvula que fica junto do filtro de óleo.

10 – É verdade? Alguém tem uma luz? Vc tem uma luz?

11 – Meu mec. Disse que estão entupidos 2 dos 4, uns tals de jeet cooler, (esguinchos) que bombeia óleo para dentro do motor. São quatro parafusos com os jeet coller. Obs.: essas peças não se encontra em nenhum lugar no mercado. Pedir da fábrica e vai fazer séculos sem respostas. Mais talvez não seja isso né.

Muito agradecido antecipadamente, vcs são dez, é muito bom compartilhar com quem entende o que fala.

Beto
05/12/2008, 18:00
estranho, ela ascende na marcha lenta, ou mesmo com uns 2000rpm?? tive problema com um motor 2.2 da besta, dai tive q. trocar as bronzinas do vira.
Bom manda o mecanico desmontar denovo e levar na retifica q. ele fez o bloco e mandar os caras analisarem, tem alguma coisa errada.
Instala um relogio de pressão de oleo e vai acompanhando qdo. a pressão baixa.

Chiari
19/12/2008, 18:39
olá, há muito tempo venho tentando postar meu problema neste fórum, finalmente agora estou conseguindo, todos os problemas aqui citados tem a ver com meu problema tb.

Vamos ao problema.
motor AP 2.0 gasol.

1 - Com uma fumacinha na descarga, pouca quase imperceptível. (mais gosto das coisas 100%). Mandei reparar geral, para corrigir este problem, veja o que aconteceu depois disso.

2 – Agora, quando o motor esquenta(à temperatura de dispara a ventuinha) a luz do óleo se acende.

3 - O mecânico abriu retificou, trocou bomba, óleo, pistãos, juntas, até velas, etc. tudo que era necessário para deixá-lo novo de novo.

4 - Agora, depois de tê-lo mexido no motor, ficou com este problema.

5 - Já verificou fiação, filtro, cebolinha do óleo, mais não tem jeito. (2ª vez que abre o motor e não acha nada) todas as medidas certas.

6 - Faz pouco tempo que fiz o motor ele é zerinho,

7 - Acontece que esquentou (temperatura de disparar ventuinha) a pressão cai e a luz do óleo acende, só apaga quando eleva para alta rotação (acelerando).

8 – O mecânico abriu novamente o motor que ele já havia feito, não encontrou nada de errado medidas todas certa e agora?

9 - Esse experiente forum fala na tal válvula de bypass, mais meu mec disse que nesse motor não tem, porque alguns motores não vem com essa válvula que fica junto do filtro de óleo.

10 – É verdade? Alguém tem uma luz? Vc tem uma luz?

11 – Meu mec. Disse que estão entupidos 2 dos 4, uns tals de jeet cooler, (esguinchos) que bombeia óleo para dentro do motor. São quatro parafusos com os jeet coller. Obs.: essas peças não se encontra em nenhum lugar no mercado. Pedir da fábrica e vai fazer séculos sem respostas. Mais talvez não seja isso né.

Muito agradecido antecipadamente, vcs são dez, é muito bom compartilhar com quem entende o que fala.


Olá, acho que vc deveria dar uma olhada na válvula termostática que pode estar enroscando, ou mesmo pode estar sem e com o BY pass aberto, ai é aquecimento na certa.

Abraço.

Chiari
19/12/2008, 18:40
Olá, acho que vc deveria dar uma olhada na válvula termostática que pode estar enroscando, ou mesmo pode estar sem e com o BY pass aberto, ai é aquecimento na certa.

Abraço.

Faltou uma palavra, pode estar SEM A VÁLVULA e com o by passa aberto, ai é aquecimento na certa.

Abraço,.

MARCOS AFONSO
22/12/2008, 13:00
Fala CHIARI, blz,
vai ai um palpite; esses motores ap tem uma bronzina no comando que toca o "distribuidor" e bomba de oleo, e muitos mec não dão muita importancia para ela, mas quando o motor aquece, dentro do normal ( não superaquece ), obviamente afina o oleo e onde tem folga maior, haverá maior fuga de oleo diminuindo a pressão que chega na cebolinha, e por isso a luz acende.
tambem não sei se é o caso do ap, ( agora não lembro se ele tem ), mas na entrada do filtro de oleo tem uma valvula de retenção que tambem pode gerar essa situação.

Ps. os tais bicos entupidos,( tambem não recordo de ve-los no ap ), em minha opinião não farão a pressão diminuir, mas sim aumentar por não permitirem a passagem de oleo.
boa sorte no seu quebra cabeça, e espero que solucione definitivamente esse problema.

Abraços........

nelson gaspar
16/09/2009, 09:22
alguem sabe informar qual o melhor cabo de acelerador para ser usado no J com motor maxion 2.5.

netto mietto
16/09/2009, 12:55
nelson meu amigo usa o mesmo cabo de acelerador do jpx no motor maxion

gvogetta
06/10/2009, 01:53
Caro Bruno,


E daí, descobriu a solução para a luz do óleo que estava acendendo?
Como ficou o caso? Posta resposta no tópico...

Saudações curiosas :pensativo:

JPXJYK
29/10/2009, 15:50
Ola Bruno, esses calcos da carroceria sao os mesmo que uso. Realmente sao perfeitos pro J, sao calcos de Motor Mercedes e SCANIA. Na oficina que uso, existem jipes rodando com esses calcos a mais de 10 anos sem nunca terem estragado.

So nao entendi uma coisa, vc disse que eles tem 10cm, pelos catalogos so existem ate 5,5cm, que foi os que comprei, sao identicos aos das suas fotos, vc nao se enganou com a altura? Ou existem mais altos mesmo?

Abracos

diegaf
11/11/2009, 20:24
vc ainda tem o motor original, se positivo e tem interesse em vender, qual o preço e condiçoes do motor?

Bruno Adriano
11/03/2010, 16:52
galera...realmente descupem... eu andava meio longe do forum.. na verdade entrava mas não logava e tinha esquecido deste topico... e ficar sem respostas é...

sobre o aquecimento levei na oficina e a bomba de oleo estava com defeito... troquei a bomba e .. . nunca mais a luz indicativa acendeu!

sobre a temperatura levei em outro eletricista e ele refez as instalações e trocou o sensor... e nunca mais a luz de temperatura acendeu!


atualmente o jota está OK ..estou no processo de lincenciar a troca do motor (com nota fiscal)..contatos com despachantes etc...etc...

coloquei pneus VJ 900 da Pneus Ost e ficou show... hoje a noite vou postar as fotos...

Bruno Adriano
11/03/2010, 16:54
Nelson eu tambem utilizei o mesmo cabo do jota

Bruno Adriano
11/03/2010, 16:57
vc ainda tem o motor original, se positivo e tem interesse em vender, qual o preço e condiçoes do motor?

eu até tenho várias partes do motor ... quando o motor estorou arrebentou varis peças inclusive o bloco e cabeçote de aluminio...

eu tinha acabado de comprar algumas peças na automix e ainda estou com as mesmas

Bruno Adriano
12/03/2010, 00:32
Ola Bruno, esses calcos da carroceria sao os mesmo que uso. Realmente sao perfeitos pro J, sao calcos de Motor Mercedes e SCANIA. Na oficina que uso, existem jipes rodando com esses calcos a mais de 10 anos sem nunca terem estragado.

So nao entendi uma coisa, vc disse que eles tem 10cm, pelos catalogos so existem ate 5,5cm, que foi os que comprei, sao identicos aos das suas fotos, vc nao se enganou com a altura? Ou existem mais altos mesmo?

Abracos

Vaz

realmente voc está certo, os calços são de 5,5cm ... rs...

Bruno Adriano
12/03/2010, 00:43
galera seguem fotos do jota com os pneus VJ900 265 r15 da pneus ost

falta o teste drive na lama...

leogc
12/03/2010, 10:02
opa....belo jota. parabens.

abs

Bruno Adriano
13/03/2010, 00:01
valeu elogio.. depois de anos e muita paciência $$.. ta ficando legal

o seu jota é dos meus espelhos.. afinal não vemos muitas fotos de jotas com capota de lona!

valeu

Martin Melcop
13/03/2010, 07:24
Bruno,

que molas vc esta usando?

Bruno Adriano
14/03/2010, 08:35
Eu tô utilizando o conjunto de mola e amortecedores oiginais do jota... as molas um dei um upgrad com spray..

andre_belem
14/03/2010, 09:25
Bruno...sua viatura tá muito bonita.
Duas questões:
- que tinta vc usou nas molas ? Estou afim de colocar uma laranja nas minhas (meu jota é amarelo)
- procurei as buchas e achei os coxins de carroceria (na net) da mercedes. São essas mesmo ? tens idéia de quando pagou ?

Abraços

Bruno Adriano
14/03/2010, 17:58
Bruno...sua viatura tá muito bonita.
Duas questões:
- que tinta vc usou nas molas ? Estou afim de colocar uma laranja nas minhas (meu jota é amarelo)
- procurei as buchas e achei os coxins de carroceria (na net) da mercedes. São essas mesmo ? tens idéia de quando pagou ?

Abraços

Andre´

velho a tinha se nâo me engano foi da marca colorgin color laranja.

como as molas eram pretas...eu tirei toda a graxa.. pintei antes com spray branco e fiz o acabamento com a cor laranja!

sobre os calços da carrocria..o carro já véio com eles depois da adaptação do motor, por isso nao sei quanto custaram.. tava tudo incluso... segundo Vaz, sao os mesos calços do motor de caminhoes scania e mercdes benz... vale a pena checar

andre_belem
14/03/2010, 20:59
Perfeito ! amanhã vou na loja perto do trabalho. Ela é especializada em caminhões.

Mais uma pergunta: analisando tuas fotos, percebi que vc tirou a bateria e colocou o filtro ali, certo ? para onde vc mandou a bateria ?
Essa é a modificação básica que eu quero fazer no meu (e colocar um bom snorkel).

Abraços
André

Bruno Adriano
14/03/2010, 23:34
Perfeito ! amanhã vou na loja perto do trabalho. Ela é especializada em caminhões.

Mais uma pergunta: analisando tuas fotos, percebi que vc tirou a bateria e colocou o filtro ali, certo ? para onde vc mandou a bateria ?
Essa é a modificação básica que eu quero fazer no meu (e colocar um bom snorkel).

Abraços
André

André,

a bateria eu coloquei naquela caixa atrás do banco do carona (lado do motorista)...e fiz uma tampa de fibra de vidro... como tinha no site do mundo jpx!

rapaz mas se for eisto eu aconselho procurar um BOM eletricista.. pois acho que subdimensionei os cabos e tô tendo uns problemas com perda de amperagem...

aliás esta é uma questão que eu queria levantar:

GALERA EU POSSO COLOCAR UMA BATERIA DE 100a NO JOTA.. TEM ALGUMA IMPLICAÇÃO SOBRE O SISTEMA ELÉTRICO????

duvidas...

leogc
15/03/2010, 10:19
Fala Bruno,

Realmente é raro ver os jotas de capota de lona por aqui....é bom ver um bem cuidado.

Quanto a bateria, pode tranquilamente. Quanto aos cabos, use cabos de 50 mm2 para ligar a bateria lá atrás...para evitar problemas de perda de amperagem.

abs

icojavali2009
15/03/2010, 10:38
Galera,

Finalmente meu CARMA está chegando ao fim... afinal desde 2006 me f#D#### com o jota

Bom,

Adaptei o motor MAXION 2.5 (motor 8K (apenas do motor e peças para adaptar na transferência, mas com nota fiscal) + adaptação 2K (com todos os gastos inclusos))

Tentar andar com o jota .. não tem preço... ou tem...

A configuração atual é:

Motor MAXION 2.5 ano 2000 (peças) + bloco zerado
Caixa original Peugeot BA/75 (acho que é isso)
Reduzida original do jota
Radiador original do jota
Reservatório de expansão do radiador original do jota
Sensores painel originais do jota
Lift na carroceria de 10 cm com calços de borracha (os calços são de algum caminhão Mercedes. Não trepida nada e deu uma boa erguida no carro)
Bancos de couro do Corolla


A questão é: depois que eu ligo o carro e deixo em marcha lenta por uns 20 a 25 minutos a luz de óleo acende!

Quando peguei o carro, depois da adaptação do motor, mandei fazer a elétrica toda, mas o eletricista adaptou ou sei lá o que, o sensor de temperatura do motor MAXION com a luz de óleo do painel... será que isto tem haver???? Outra coisa, o termômetro original do jota, não passa do nível AZUL!

CONSIDERAÇÕES

Quando a luz do óleo acende, vi que a água do radiador está bem quente, mas não está “fervendo”, pois consigo enfiar o dedo no reservatório de expansão (por pouco tempo) sem queimar.

Já drenei toda a água do sistema de arrefecimento (algumas vezes) e limpei o radiador.... (na verdade deixei, eu tirei ele e deixei de molho dentro de óleo diesel..rs.. .mais foi a única idéia...) quando tirei o diesel de dentro do radiador para lavar e recolocar o radiador no lugar, a água saiu bem “enferrujada”.. depois que eu fiz isso, o carro passou a demorar um pouco mais para acender a luz do painel. Atualmente a água continua “enferrujada” mas bem mais clara...

As ventoinhas originais permaneceram, mas só são acionadas manualmente (interruptor do painel)... e mesmo quando acionadas a luz não apaga!

Já verifiquei o nível do óleo e está no nível normal!

A única solução que vejo agora é comprar um sensor de temperatura original do motor MAXION, colocar no lugar e rezar para o sensor atual estar marcando errado!

E então depois desta novela alguém pode me dar (ops) uma luz?

O radiador original do jota atende este motor? Sim ou não? Caso não qual radiador atende??? Eu vi na Murari um com maior capacidade.. ..

Será o sensor de temperatura que ta desregulado? ?????...

Dúvidas... e dúvidas e muita falta de tempo...

Valeu

Bruno
Faça um teste da pressão do óleo do motor com um manometro mecanico (direto no local do sensor(pera do óleo) na marcha lenta e com o motor aquecido não pode ficar em zero. tem que mostrar pelo menos 0,5 como minimo e pelo menos 3,0 como maximo.

icojavali2009
15/03/2010, 10:42
Faça um teste da pressão do óleo do motor com um manometro mecanico (direto no local do sensor(pera do óleo) na marcha lenta e com o motor aquecido não pode ficar em zero. tem que mostrar pelo menos 0,5 como minimo e pelo menos 3,0 como maximo.
Em geral a temperatura da agua não altera a pressão do óleo diretamente. Quando o motor ainda não está aquecido (com a agua fria) a viscosidade do óleo é maior e mostra mais pressão no mostrador. Quando é por luz de espia, não ascende. Quando a agua está quente diminui a viscosidade do óleo, caindo a pressão e a luz acende. e quando com mostrador mostra menor pressão.

andre_belem
15/03/2010, 12:38
Bruno,
com a bateria tão lá atrás, realmente como o Leo falou, se os cabos forem mal dimensionados vc perde amperagem com certeza. Qual a seção que vc usou neles ? Estou pensando em colocar a minha embaixo do banco do motorista.
Como vc fez o cabeamento do aterramento da bateria ? tem só um cabo ligado no chassis ?
Realmente tudo isso depende de um bom eletricista.

Abraços

gvogetta
17/03/2010, 23:58
André,

[...]

aliás esta é uma questão que eu queria levantar:

GALERA EU POSSO COLOCAR UMA BATERIA DE 100a NO JOTA.. TEM ALGUMA IMPLICAÇÃO SOBRE O SISTEMA ELÉTRICO????

duvidas...

Olá Bruno,

É perfeitamente possível usar baterias maiores (100 Ah) no jota sem danos ao sistema elétrico. Você terá que revisar o seu alternador, pois nada adianta uma bateria de maior amperagem sem um alternador capaz de mantê-la carregada. Pelo que sei ele deve gerar de 15 a 20% a mais do que a capacidade da bateria.

Além disso, revisar aterramento e cabos é essencial.

Abraço,

Mauriciolindoia
18/02/2011, 00:38
Pessoal, aproveitando este topico!
Estou adaptando um maxion 2.5 no meu J.
Usei um motor vindo de uma sprinter, aproveitei a caixa seca do J e alonguei o eixo piloto do cambio clark.
Ate ai tudo + ou -, levantei informações no forum, revelei fotos que o Getulio e o Leo Babinski mandaram, so que o FDP do mecanico, não seguiu nada, dai como sabem deu B....
Passei por problemas particulares e não acompanhei como deveria o serviço! E ainda resolvi dar o trabalho para um curioso!
Na ultima foto reparem a inclinação do coxim do motor! Inclinado desta forma esta certo????
Reparem nas primeiras a altura que ficou a carroceria, pois o motor ficou muito para frente, elevando o resto, e ainda a porcaria dos coxins da carroceria.
Ou seja, refazer tudo!!!!!
Tem hora que penso em vender tudo, guardar dinheiro e comprar já pronto.
infelizmente a $ do meu outro J se foi, para repor um assalto.
To a pé!!!!!
Abraços
Mauricio

Léo_Babiski
18/02/2011, 09:54
Maurício, já te passei por e-mail as fotos do suporte do mtr e da carroceria. Uma boa dica é fazer igual ao J do Martin (o meu é cópia do dele..rs).

Não ande nesse J com esses calços de carroceria nem com esse suporte do mtr. Dá para fazer coisa melhor.

Abs.

Marcelo R. A. da Cunha
18/02/2011, 10:17
Pessoal, aproveitando este topico!
Estou adaptando um maxion 2.5 no meu J.
Usei um motor vindo de uma sprinter, aproveitei a caixa seca do J e alonguei o eixo piloto do cambio clark.
Ate ai tudo + ou -, levantei informações no forum, revelei fotos que o Getulio e o Leo Babinski mandaram, so que o FDP do mecanico, não seguiu nada, dai como sabem deu B....
Passei por problemas particulares e não acompanhei como deveria o serviço! E ainda resolvi dar o trabalho para um curioso!
Na ultima foto reparem a inclinação do coxim do motor! Inclinado desta forma esta certo????
Reparem nas primeiras a altura que ficou a carroceria, pois o motor ficou muito para frente, elevando o resto, e ainda a porcaria dos coxins da carroceria.
Ou seja, refazer tudo!!!!!
Tem hora que penso em vender tudo, guardar dinheiro e comprar já pronto.
infelizmente a $ do meu outro J se foi, para repor um assalto.
To a pé!!!!!
Abraços
Mauricio

Mauricio esse motor não está posicionado corretamente ou a carroceria está demasiadamente alta, no meu com MWM levantei 2,5 polegadas, se quiser dar uma olhada no resultado final do meu pode clicar no link abaixo da minha assinatura.

Pelo que vi o mesmo deve ser recuado para poder baixar a altura do conjunto, mande fotos do final da caixa de transferência em relação a barra que fixa o triângulo traseiro e se possível do motor em relação ao diferencial dianteiro, fica um pouco complicado a distancia, mas vamos ver se posso ajudar de alguma forma.
:concordo:

Um abraço

Marcelo

netto mietto
18/02/2011, 22:44
eu ja vi gambiarra + assustei com essa o cara ta assassinando seu jota tire dela urgente o cara quase soldou os numeros do chassis.

Martin Melcop
19/02/2011, 07:05
Mauricio,

O motor nunca pode passar o eixo dianteiro, se isso ocorrer, vc terá sérios problemas de estabilidade e direcionais.
Correndo risco de vida.

netto mietto
19/02/2011, 20:28
mauricio tenho um amigo o mario que tem maxion 2.5 no jota dele perca algumas horas e venha para porto feliz ver o jota dele como ficou ai vc anda e tira fotos de todo o jeep ai vc pode fazer no seu o mario que adaptou o motor no proprio jeep dele garanto que vc nao vai se arrepender.

Mauriciolindoia
19/02/2011, 22:53
Amanhã, vou conversar com o cara que esta fazendo a funilaria e disse que pode arrumar o serviço!
Estou mandando mais algumas fotos, ainda na outra oficina.
Por outro lado, a carroceria esta sendo feita de acordo, a tinta foi toda removida e preparada, já esta com fundo, decidi colocar capota de fibra, sendo que ainda tenho a de lona, E fiz uma gaiola interna, que ficou boa.
Mas sinceramente, o carro ja esta em 20k, mas tenho vontade de derreter tudo, e mais para frente comprar um JPX pronto.
Tá sendo uma tortura, principalmente a falta de mão de obra especializada! Todas as dicas passadas tenho, guardada e repassada para o outro mecanico.
Vamos tocando
Abraços
Mauricio

Mauriciolindoia
19/02/2011, 23:11
Estas são fotos do que esta indo bem!

mirian
19/02/2011, 23:12
Mauricio,
Também conclui que comprar pronto é mais barato. O meu JPX custou R$18.000,00 e ja gastei R$38.000,00 nele e ainda nao esta pronto.

Mauriciolindoia
21/02/2011, 00:41
Hoje estive na Cidade de Amparo, onde tem um J rodando com uma Maxion igual o meu, vindo de uma sprinter. Parece tudo tão simples, os calços foram feitos com aqueles tarugos de ???. E foram levantados em media de 6 a 7 cm. Tirei fotos, juntei as do Martin, Leo e as do Getulio e vou levar para um dos mercenarios, digo mecânico, para ver se ele da conta!
A unica diferença é que o cambio que ele usa é o peagout.
Abraços

Martin Melcop
21/02/2011, 06:09
Mauricio,

Esse esta melhor, porem não gostei que a polia esta bem em cima do triangulo. Pode tomar uma porrada facil.

Martin Melcop
21/02/2011, 18:09
Mauricio,

Quer fazer uma proposta na Enterprise? :D

Mauriciolindoia
21/02/2011, 21:30
Martin
Você acha que eu não pensei nisso!!!!!!
A um tempo atras, quando vc estava pensando na venda, seu comentario ficou martelando na minha cabeça!
Mas usei o $ para ajudar meu irmão, que passou um apuro com uns manos.
Agora o que tenho esta investido neste J.
Mauricio:parede:

Bruno Adriano
06/03/2011, 08:01
Amanhã, vou conversar com o cara que esta fazendo a funilaria e disse que pode arrumar o serviço!
Estou mandando mais algumas fotos, ainda na outra oficina.
Por outro lado, a carroceria esta sendo feita de acordo, a tinta foi toda removida e preparada, já esta com fundo, decidi colocar capota de fibra, sendo que ainda tenho a de lona, E fiz uma gaiola interna, que ficou boa.
Mas sinceramente, o carro ja esta em 20k, mas tenho vontade de derreter tudo, e mais para frente comprar um JPX pronto.
Tá sendo uma tortura, principalmente a falta de mão de obra especializada! Todas as dicas passadas tenho, guardada e repassada para o outro mecanico.
Vamos tocando
Abraços
Mauricio


Mauricio

realmente o mecanico barbarizou na adaptação (não entendo de mecanica) mas só de olhar a altura original do bocal do tanque em relação á carroceria levantada...

o custo de meu jipe está estratosférico... a frase que eu mais ouço é: dava pra comprar um troller zero... um pajerinho zero... o que eles não entendem é o apego que tenho com ESTE jipe. Eu sempre falo prefiro queimar ele e começar do zero!

sobre meu motor... estava com caixa original... mas em dezembro... na ÂNSIA de andar no bixo... andei com pouco oleo (tava com um pequeno vazamento, mas não dei importância) e ai a caixa detou-se que não serve pra mais nada... comprei uma de S10 4x4 e o mecanico está esperando chegar para colocar no lugar!

com esta mdedida ele vai tirar outros armengues que foram feitos durante a adaptação do motos (varetas, trambuladores de tudo que é jeito, etc.)

abraços

Maselinho
09/03/2011, 01:28
Amigo, poderia me informar de qual caminhão mercedes são os calços da carroceria ? Preciso trocar os calços do meu também, pra dar uma elevada na carroceria!

Obrigado

Pio
19/03/2011, 00:53
Caros Boa noite, nos casos de duvidas com relção a pressão do oleo o melhor e mediar a pressão com um manometro e finalizar de vez esta duvida, segue ai o circuito eletrico completo para verificar se o elétrico não se confundiu.

Pio
19/03/2011, 01:00
Caro Marcelinho, segue em anexo uma lista com uma serie de peças compativeis e outras dicas,

Mauriciolindoia
27/04/2011, 16:14
Pessoal
Novamente estou tentando colocar meu maxion no meu J, mas....
Gostaria de saber a inclinação que o motor deve ficar, pois estou colocando o motor rente a parede corta fogo, só que porem entretanto, todavia, contudo a caixa seca esta ficando proximo ao eixo cardã e tenho medo que eles batam(tem uma protuberancia como fosse o motor de partida). E tambem gostaria de saber qual caixa seca que deve ser usada com o motor maxion e o cambio clark 2215, pois estou usando caixa seca original do clark, uma frange e dai uma caixa seca do proprio motor maxion, este motor veio de uma sprinter.

Falta pouco para eu por tudo no meio da rua e tacar fogo!!!Dai era uma vez um J militar!!!
Abraço
Mauricio
Fiz a pergunta aqui e no yahoo, pois lá eu não sei anexar fotos.288974288975288976

netto mietto
27/04/2011, 18:19
mauricio...mande este jeep em alguma oficina que faça este adaptacao bem feita pelo jeito vc so ta rasgando dinheiro e nao esta resolvendo nada.