Ver Versão Completa : Tanque de Gasolina (conexões)
Pessoal, estou restaurando meu CJ3A 51 e refiz o assoalho do motorista, pois estava muito podre. Agora, tenho um tanque de combustível original e ele tem 2 canos, acredito q um é de saída e um de retorno do combustível, e , as saídas ficam bem em cima da travessa que fica abaixo do assoalho. . minha pergunta é, qual o tipo de espigão que tenho que colocar no tanque para ligar as mangueiras ?? acredito que tenha que ser um tipo de cotovelo que vai encaixado no tanque e dele ligar as mangueiras. . . alguém pode me passar as medidas ?? é que não veio nada no jeep e só tenho o tanque (novo) e o assoalho. . . .
Ainda estou com esperanças de colocar a tampa de moto na lateral do tanque. . .. se alguém puder também me dar algumas sugestões. . . .
[ ]´s
Júnior
Fabiano-SL
23/08/2004, 17:56
Fala Jota!
E o manual do cj3??? nem noticia do cara lá?
Bom respondendo sua pergunta:
Troquei o tanque do meu jeep também...(p/ o assoalho faltou $$$). Fiz a mesmo pergunta q vc aqui no fórum, depois dei mais uma pesquisada, é o seguinte: o tanque tem duas SAIDAS EM BAIXO:
A MENOR: vc coloca um nipel e um caninho (5 cm c/ flange). Podes colocar tubulação de inox ou borracha até a bomba de comb. (o pessoal do fórum não recomenda tubos de cobre, pq reage c/ gasolina...etc,etc...)
A MAIOR é um DRENO... eu coloquei um parafuso c/ junta...
Já vou lhe adiantando... tive que levar o tanque junto para achar o nípel...e levar o "tubinho" p/ fazer o flange.... ficou jóia!!!
Vc já achou a bóia? tem o marcador de comb. original? eu comprei tudo orignal (tanque, bóia, marcador) q eles vendem como "original" p/ jeep 1942 a 1955, mas não funcionou direito devido a altura da bóia x ohms...tive que FAZER uma bóia, aí sim (modéstia a parte) ficou show!!!
curiosidade: vc mandou fazer o assoalho ou comprou pronto?? Quanto ?? serviço e latarias???
falou!
Fala Fabiano. . . . o manual o cara vai me enviar essa semana. . . . após quase 2 meses de e-mails . . . . heheheehe
Quanto ao assoalho, como sou eu, meu cunhado e um amigo. . . . q a gente chama de engenheiro. . . . ele quem fez com uma chapa de aço 20 e ele fez o molde em papel pardo grosso e fez com a chapa. . . vou ver se tiro uma foto e te envio. . . ficou show de bola. . . . o cara fez a parati dele com tambor de aditivo para concreto. . . .fez todos os remendos com chapa. . . .
o tanque é novo e tem as 2 saídas tb, mas minha dúvida é que, como logo abaixo das saídas fica a travessa. . . e eu coloquei um ferro chato em cima das travessas dianteiras todas, é como vou colocar o nipple, já que teria que ser um tipo de cotovelo. . . mas a sua idéia já me ajudou . . .
[ ]´s
Júnior
Fabiano-SL
24/08/2004, 10:33
Fala Jota!
Quando chegar o cd, me passa os dados p/ depósito por e-mail ok!!
A cooperativa está de pé!!
Mas me diz uma coisa, olhei no meu jeep e não passa nenhuma travessa ali, acho que vc "se passou" um pouco na localização das travessas... as travessas ficaram certas nos calços do chassis?
Olha a foto no anexo que eu peguei em um site americano: veja na esquerda embaixo as duas furações (saída e dreno).
Mas tem solução: vc vai colocar outro bocal no tanque (moto), vai ter serviço de solda... pede para o cara trocar a posição da saída e do dreno...escapando na travessa.
[]'s
Marcos ET
24/08/2004, 18:00
Salve pessoALL, blz?
Jota, no meu CJ3A eu nao me preocupei tanto em achar cotovelos e etc... pois no meu tanque (que já tá mais que na hora de trocar, pq é o original de 53 anos de uso...) eu parafusei um pedaço da tubulação de freio de carro... tipo como se eu cortasse um pedaço de 5cm de tubo COM o terminal que rosca no burrinho de freio... no meu caso era a mesma rosca do tanque, foi plug'n play... aih é só colocar a mangueira de borracha no bico feito pelo "L" de metal (usei tubagem de freio de aço, nao de cobre!) com uma braçadeira... sem mistério!
quanto ao dreno, estou usando ele como retorno, vindo de um desborbulhador da linha Ford (corcel), pra drenar o tanque, é só soltar a mangueira...
espero ter ajudado ok? grande abraço!
Fabiano-SL
24/08/2004, 19:38
Olá Pessoal!!
quanto ao dreno, estou usando ele como retorno, vindo de um desborbulhador da linha Ford (corcel), pra drenar o tanque, é só soltar a mangueira...
Tche, acho o teu retorno embaixo não funiona...pois a pressão da gasolina do tanque é mais forte que a gasolina que vem pelo retorno...o melhor é fazer o retorno acima no tanque...eu furei a tampa da bóia e coloquei dois tubos (5cm): retorno (do desborbulhador) e respiro...se tem desborbulhador tem que ter respiro!
Bem lembrado: BRAÇADEIRAS ESSENCIAL!!
[]'s
LuizCabral
24/08/2004, 22:44
Jota, o pessoal ja deu as dicas ai...
Minha contribuição vai ser: Não use conecções nem nada de Cobre.
O cobre catalisa a oxidação da gasolina.
Abraços!
Marcos ET
27/08/2004, 12:07
Tche, acho o teu retorno embaixo não funiona...pois a pressão da gasolina do tanque é mais forte que a gasolina que vem pelo retorno...
...se tem desborbulhador tem que ter respiro!
[]'s
Fabiano, o retorno que vem do desborbulhador nao volta para o tanque por gravidade, volta "empurrado" pela bomba de gasolina, ele está instalado entre a bomba e o filtro (tenho dois, um antes e outro depois da bomba) de gasolina que vai pro carburador... oq o caburador nao consegue engolir, volta pro tanque...
Respiro? pra que?? a tampa do tanque nao veda nada mesmo.... :lol: :lol: hehehehehe
Fabiano-SL
27/08/2004, 12:26
Realmente a tampa não veda nada mesmo!
mister_d
04/10/2005, 18:42
Jota, o pessoal ja deu as dicas ai...
Minha contribuição vai ser: Não use conecções nem nada de Cobre.
O cobre catalisa a oxidação da gasolina.
Abraços!
Estou refazendo toda a tubulação do meu buggy, poderia me indicar que tipo de tubulação uso para o combustivel? Creio que vou usar alcool.
Valeu
Luciano de Castro
05/10/2005, 19:27
Mister D,
Use mangueira de plástico preta, própria para combustível. Resistente, barata, não dá vazamento nas conexões, é padrão em caminões a diesel e carros flex.
Boa sorte.
Lula
André-4WD
30/10/2005, 22:58
alguem poderia me falar o que precisamente acontece com uso de gasolina oxidada por cobre??
Essas conexoes metalicas de gás são feitas de cobre ou de zinco? Acabei colocando uma dessas no respiro do tanque.. Mas tem um bom pedaço de tubo de cobre (?) que sai do pescador do tanque ate quase a bomba de combustivel.
obrigado,
Andre