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Ver Versão Completa : Ajuda com Samurai 95 (Sist. Injeção)



Larus
22/08/2004, 23:21
Ola... meu problema comecou a alguns meses quando eu bati

o carro em uma vaga numa rodovia...

a parte frontal do carro ficou parciamente danificada...

com algum custo consegui as pecas que quebraram em sucatas

e em carros virados, tudo original, so que restou um problema

os sensores que ficam emcima da tampa do motor correspondentes

'a injeção eletronica, nao consegui recuperá-los, consegui um modelo

de um samurai 96+, entao desde entao meu carro nao ta funcionando

bem (Obviamente, os sensores nao sao para ele) venho aqui, pedir ajuda

de voces sobre as soluções, visto que nao consigo encontrar os sensores

para comprar em canto nenhum. Devo Carburar o carro? nao haveria

uma perda de Potencia em relação à injeção???

Grato...

alex_floripa
23/08/2004, 08:19
Larus,

Infelizmente não posso ajuda-lo, mas não vai faltar quem te dê alguma dica. Vc conseguiu peças de samurai em desmanches? Pode passar o telefone para mim (alex.rosa@previdencia.gov.br). Preciso comprar algumas partes de samurai e não encontrei nenhum em desmanche.
Obrigado
Alex

regis
23/08/2004, 13:08
Larus,

Peças para suzuki eu conheco um local onde tem a maioria delas....

www.suzucar.com.br

Fala com o Edvaldo ou o Mauro...eles tem quase de tudo...são especializados nisso...

Eu só não entendi direito qual foi o seu problema... que sensor que vc ta procurando.. é a propria TBI mesmo (O corpo da injeção)?

Abraços

Samurai_MOA
23/08/2004, 14:10
Procure tambem na Land Center (www.landcenter.com.br)! :wink:

Larus
23/08/2004, 21:31
veja sou leigo... no assunto

+ vmos la

os sensores que se danificaram sao aqueles

que ficam fixados na parte superior do motor

atras do radiador... que ficam presos a uma chama metalica

com todos eles... creio que eles sao responsaveis pelas

leituras de ar e mistura essas coisas...

Samurai_MOA
23/08/2004, 22:33
eh... tenta ve se pega mais detalhes, com essa explicação pode ser os sensores de temperatura da agua ou os da mistura de gases (que são muitos)... :roll:

Larus
23/08/2004, 23:28
ao total sao 3 sensores.... na mesma chapa

lembro q tem 1 azul e 1 vermelho

eu consigo na internet aqueles manuais

com a lista de pecas e vista explodida???

se eu arrumasse aquilo saberia dizer

precisamente quais as pecas...

Samurai_MOA
24/08/2004, 22:10
Num tem como tu conseguir uma digital e fotografar eles pra gente?

regis
25/08/2004, 08:20
ao total sao 3 sensores.... na mesma chapa

lembro q tem 1 azul e 1 vermelho

eu consigo na internet aqueles manuais

com a lista de pecas e vista explodida???

se eu arrumasse aquilo saberia dizer

precisamente quais as pecas...

Fala Larus,

Acho que sei quais são..... 3 presos na mesma chapa e os 3 perto da TBI, em cima do Cabeçote, olhando de frente pro carro do lado esquerdo da Tampa de válvulas certo?

Se for isso, são os dois reguladores de pressão (dosadores) e mais um outro que eu não lembro o que é......

Liga la pro Edvaldo ou o Mauro na SUZUCAR 0 xx 11 3744-9954 e fala com eles (pode falar no meu nome) e eu tenho certeza que eles tem isso lá.....

Agora, se eu não me engano,... o do 98 é igual... então se o seu carro ta falhando, as vezes é outra coisa....

Não é o aterramento do distribuidor com mal contato?

De uma olhada em todos os cabos de aterramento da injeção (Se não me engano são 3) e verifique se eles estão desoxidados e bem presos.

Abraços

regis
26/08/2004, 09:08
Consegui a figurinha do manual.....

Ta aqui.... agora é só vc indicar o que quer

Larus
26/08/2004, 23:34
Kra muito obrigado...

no meu samurai

apos a batida eu perdi...

ISC Solenoid Valve
Throttle opener VSV (Brown)
EGR VSV(Blue)



Alguem teria como me ceder esta mesma imagem do samurai

mais novo??? assim eu poderia dizer quais os sensores eu

tenho do novo samurai...

Larus
26/08/2004, 23:39
ao total sao 3 sensores.... na mesma chapa

lembro q tem 1 azul e 1 vermelho

eu consigo na internet aqueles manuais

com a lista de pecas e vista explodida???

se eu arrumasse aquilo saberia dizer

precisamente quais as pecas...

Fala Larus,

Acho que sei quais são..... 3 presos na mesma chapa e os 3 perto da TBI, em cima do Cabeçote, olhando de frente pro carro do lado esquerdo da Tampa de válvulas certo?

Se for isso, são os dois reguladores de pressão (dosadores) e mais um outro que eu não lembro o que é......

Liga la pro Edvaldo ou o Mauro na SUZUCAR 0 xx 11 3744-9954 e fala com eles (pode falar no meu nome) e eu tenho certeza que eles tem isso lá.....

Agora, se eu não me engano,... o do 98 é igual... então se o seu carro ta falhando, as vezes é outra coisa....

Não é o aterramento do distribuidor com mal contato?

De uma olhada em todos os cabos de aterramento da injeção (Se não me engano são 3) e verifique se eles estão desoxidados e bem presos.

Abraços

Os sensores sao exatamente os que voce descreveu... o problema é que a chapa de sensores que eu tenho apenas 1 sensor encaixa no sistema do meu carro... entao 2 estao desligados... e isso ta gerando alguns incomodos no funcionamento... queria saber oq fazer se devo procurar os sensores do modelo de meu carro... ou se devo partir pra Carburar... ou o que fazer

regis
27/08/2004, 07:31
Eu pessoalmente compraria os sensores com o Edvaldo (Ja que tem disponível) e montaria a injeção novamente.....

Para mim a injeção (Principalmente um sistema preparado, até certo ponto, para agua como o do Samurai) é muito superior a um sistema carburado.

Vc ja ligou para o Edvaldo? Acredito eu que essas peças não são caras... então deve sair até mais caro vc carburar.

Eu ficaria com injeção mesmo, sem pestanejar.

Abraços

Larus
04/09/2004, 00:19
Vasculhando por aqui encontrei os seguintes sensores...

o Throttle opener vsv (Brown) so sarurai 95

o ISC solenoid Valvule do samurai + novo

e o EGR ESV blue do samurai + novo....

bom... liguei tudo e continuo com os problemas...

vasculhando os topicos antigos encontrei um

link para uma pagina do cabrito que tem

os codigos de falha da linha suzuki samurai

uma parte com os codigos de problemas da Injecao

colhidos pela Luz do Check Engine...

eu obtenho as leituras... 24 na maioria dos casos

e em algumas ocasioes 23

que sao....

23 Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
24 Falha no circuito sensor de velocidade.


]como devo investigar os problemas agora...
por onde comecar...

Grato mais uma vez pela ajuda

Sukys
04/09/2004, 01:28
23 Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
24 Falha no circuito sensor de velocidade.

...consegui um modelo de um samurai 96+, entao desde entao meu carro nao ta funcionando bem (Obviamente, os sensores nao sao para ele)

Sempre digo que análise de defeito à distância é um porre :? uma vez que mesmo os defeitos mais simples nem sempre tem a origem mais óbvia, mas como um palpite não piora a situação, vai o meu palpite. :lol:

No caso do Samurai não sei se o código 24 poderia acarretar em alguma alteração no funcionamento do motor mas com certeza o código 23 sim, e como o sensor foi trocado e não existe certeza se é compatível ou se está ok, a primeira providência seria comparar o seu valor.
Se conseguir esta informação pela internet já tem meio caminho andado, caso contrário encontre alguém que tenha Samurai e verifique o valor deste sensor (motor frio, multímetro na escala de Ohm ou kOhm) e compare o valor com o que está instalado em seu carro. Uma tolerância em torno de uns 10% pode ser desprezada.
Se o valor encontrado no sensor que está no seu carro for bem acima do valor original o dito é incompatível ou está danificado.
Se o valor for próximo ao original, muito provavelmente não existe problema com o sensor e sim com a fiação (ou conectores) que em algum ponto está interrompendo o envio do sinal à ECU. Não procure por curtos e sim por mal contato ou interrupção na fiação.

Trocando em miúdos "Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar" significa que o valor (em volts) do sinal que a ECU "está lendo" é superior ao máximo previsto. Numa situação comum (sensor original) seria um indicativo de fiação solta ou sensor interrompido internamente.

Não tenho a documentação do Samurai e embora já tenha fuçado um pouco neste carro não estou sequer lembrando que raios de sensor de velocidade é este (código 24). No que interessa para a ECU, sensor de velocidade tem a ver com câmbio automático ou limite de velocidade. Para o primeiro caso (câmbio) defeito neste sensor pode gerar problemas mas para o segundo (velocidade) na maioria das vezes passa batido ou quanto muito acende a luz de advertência, e só em poucos (raros) casos afeta o funcionamento do motor. Como o sistema de injeção do Samurai é relativamente simples, muito provavelmente este tipo de sensor não ocasiona interferências no motor.
Seja lá o que for, resolva primeiro o problema com o sensor de temperatura, que este sim ocasiona problemas de funcionamento, para então partir para o sensor de velocidade.

Larus
04/09/2004, 23:14
Ola... muito obrigado pela ajuda,,, s]os sensores aparentemente funcionaram

as luzes do check engine nao piscam mais

o problema agora é o seguinte:

o carro fica em marcha lenta normal...

quando acelero forte ele simplesmente morre...

sem ratear como se cortasse o combustivel...

eu coloquei um Manometro pra medir a pressao

da bomba no sistema e deu acima de 2bar...

todos os Cabos de Vela e Velas estao em ordem

nao sei + oq fazer... alguem sugere algo...

Grato Novamente

[]´

Sukys
05/09/2004, 00:29
Verifique o TPS, sensor que detecta o movimento da borboleta do acelerador.

Larus
09/09/2004, 08:36
Aewww... Mto grato a vcs...

os problemas de Injeção estao

totalmente solucionado...

a um CUsto proximo de

zero... gracas a voces...

muito obrigado...

:D :D :D :D :D :D :D