Ver Versão Completa : Motor 2.8 Td Na Explorer ...da?
Bom dia,
Caros amigos Foristas estou precisando de um auxílio ou memso idéias.
Após ter lido bastante material aqui no Fórum, tenho uma oferta de um Motor 2.8 TD.
Com isso, estou pensando em realizar a adaptação na Ex 1993 4x2, ja que estou muito afim de uma 4x4 e que gosto muito do estilo Ex 1994 para trás.
Gostaria de aproveitar o Cambio que mandei recondicionar a pouco e tem uma garantia estendida, claro se isso for possível, devido a cruva de torque. Alguem sabe o quanto aguenta esse câmbio?
Ou mesmo se desisto e vendo e parto para uma outra máquina?
Visto que li alguns tópicos, porém, não com a Ex.
E de quebra se conhecem alguem daqui de Sampa que pode dar uma ajuda nesse possível projeto.
Márcio T
09/09/2008, 12:56
O EDEM2008 colocou um 2.5 HSD na Explorer dele. Talvez ele possa ajudar.
O EDEM2008 colocou um 2.5 HSD na Explorer dele. Talvez ele possa ajudar.
Ok,valeu Macio
mandei uma mensagem para ele, se pode me ajudar...
De qualquer maneira, alguem por aqui São Paulo??? com essa modificação?
Alguem que tenha um Motor desses facil??
Abraços
EDEM2008
10/09/2008, 08:27
Caro amigo Kbral,
Mecanicamente é possivel sim. Legalmente não, pois sua Ex é 4x2, ou seja a resolução nº 262 de 14 /12/07 do CONTRAN que faz referência à portaria nº 23 de 06/06/94 do extinto DNC (você encontra tudo no site www.denatran.gov.br (http://www.denatran.gov.br/)) diz que no tocante à troca de combustível de gasolina para diesel só é permitido para veículos 4x4 originais de fábrica que atendam as exigências alí descritas. No caso da Explorer 4x4, se encaixa devido a sua denominação de "jipe" ao ser importada.
Vamos agora partir para a mecânica:
1- O Motor Coube Certinho No Cofre ( Patilhas E Tudo Mais).
2- A Caixa De Mudanças Da Explorer Foi Aberta, E Retiraram Todas As engrenagens De Dentro. Daí, Pegaram Uma Caixa De Ranger Sem Engrenagens (só O Bloco) E Colocaram As Engrenagens Da Explorer, Tudo Isso Para Não Ter Que Fazer Uma Flange.
3- Na parte elétrica nós sabemos que a Explorer é rica em acessórios e sensores, tivemos que perder alguns entre os quais, o piloto automático.
Kbral, o carro ficou nota 1000, rodo quase 4000 Km/mês, e a economia é excelente.
Qualquer coisa que precisar, pode postar. Mando pelo e-mail meu nº de telefone ok?
Abraços!
Nota: Quero te dizer que não conseguiria tanto acerto se não fosse o pessoal do fórum, são todos nota 1.000.000!
Caro amigo Kbral,
Mecanicamente é possivel sim. Legalmente não, pois sua Ex é 4x2, ou seja a resolução nº 262 de 14 /12/07 do CONTRAN que faz referência à portaria nº 23 de 06/06/94 do extinto DNC (você encontra tudo no site www.denatran.gov.br (http://www.denatran.gov.br/)) diz que no tocante à troca de combustível de gasolina para diesel só é permitido para veículos 4x4 originais de fábrica que atendam as exigências alí descritas. No caso da Explorer 4x4, se encaixa devido a sua denominação de "jipe" ao ser importada.
2- A Caixa De Mudanças Da Explorer Foi Aberta, E Retiraram Todas As engrenagens De Dentro. Daí, Pegaram Uma Caixa De Ranger Sem Engrenagens (só O Bloco) E Colocaram As Engrenagens Da Explorer, Tudo Isso Para Não Ter Que Fazer Uma Flange.
3- Na parte elétrica nós sabemos que a Explorer é rica em acessórios e sensores, tivemos que perder alguns entre os quais, o piloto automático.
Kbral, o carro ficou nota 1000, rodo quase 4000 Km/mês, e a economia é excelente.
Qualquer coisa que precisar, pode postar. Mando pelo e-mail meu nº de telefone ok?
Abraços!
Nota: Quero te dizer que não conseguiria tanto acerto se não fosse o pessoal do fórum, são todos nota 1.000.000!
Muito Obrigado
EDEM2008
Voce me deixou contente, mas ao mesmo tempo meio triste...
Pois, a única solução de continuar com o Projeto seria eu trocar a máquina por uma 4x4, onde sera que arrumo uma boa troca agora??
Vou correr atrás da bola agora ...
Eu tava com idéia de passar ela para 4x4, mas acho que sera mais fácil trocar ok??
abrços
Caro amigo Kbral,
Abraços!
So uma pergunta... voce poderia informar mais ou menos o Custo do Projeto??
Se não me engano tem que ser 4x4 com caixa de redução!!!
Abs
Sergio
Ola Bello,
Pois é ja estava tudo meio programado, porém, o que o EDM2008 disse é verdade, vou ter muita encrenca,
vou troca-la por uma 4x4 promero depois retomo o p´rojeto
abraços
EDEM2008
12/09/2008, 11:36
Bom dia Kbral,
De fato o Bello tem razão, tem que ter a reduzida, é o caso da explorer que tem low, higth e normal.
Quanto ao custo, girou em torno de R$ 6.500,00, dando o motor v6 como parte do pagamento.
Abraços!
É o preço até que não esta mal não...
Voce esta utilizando um Cambio Automático ainda ou colocou um Manual?
Por que a caixa da Ranger Manual, coube as engrenagens do Automático?
Vou ver se oV8BASICO faz algo com troca no meu, isso se eu realmente for ficar com ela...
Tem um amigo nosso aqui do fórum que esta vendendo um Engesa vamos ver o que sai desse mato... ai continuo projeto nele...
Apesar de achar a Ex... bem mais estilo né
Abrços
EDEM2008
15/09/2008, 21:56
Olá, amigo Kbral!
Nossa explorer é com cambio mecânico. Não tenho conhecimento de alguém ter feito a adaptação de motor diesel em explorer automática, isso porque, com certeza, a sincronização das mudanças/giro do motor, são bastante diferentes. Mas já estou pensando em comprar outra explorer 4x4 mais nova, e trocar o motor para diesel. Fica show. Imagine o conforto x economia? a nossa é uma 97 e não troco por nada.
Na época, fiz uma avaliação com uma hilux sw do mesmo ano, resultado:
uma hilux sw 97, em boas condições de conservação, estava em torno de R$ 47.000,00, a nossa explorer estava avaliada em R$ 25.000,00 mais R$ 6.500,00 do motor diesel igual à R$ 31.500,00.Já achei R$ 45.000,00 e não vendo. Tudo isso por conta da valorização do motor diesel em relação ao v6 a gasolina, sem falar no conforto da explorer.
Abraços!
Realmente EDEM2008, o conforto é indiscutível da Explorer, estou querendo uma 4x4, devido a impossibilidade de que falou tambem e devido a grandes pesquisas aqui no Fórum, estou pensando em dar uma investida numa Engesa e depois mais para frente pegar um Explorer só para passeios e Viagens ...
Quem sabe qdo voce for vender a sua?? rsrs
Eu tentaria icar com ela sem dúvidas
Ela é umprojeto que ainda vou colocar em prática+CA+ 33" = MARAVILHAS
Realmente ficará o CARRO
Abraços
amigo
Caro, EDEM
Só uma dúvida, mesmo no Documento do Veículo estar descriminado como JIPE, não condições de realizar essas alterações?
Primeiro colocar um 4x4 nela e depois passar para o outro passo do projeto??
DEsculpas pelas perguntas, pois ainda quero tentar antes de realmente ter que troca-la, só falta os freios para ficar ótima e colocar buchas em PU, para perfeição..
Abrçaos
Por favor, qual seria o consumo de uma Explorer com um motor diesel MWM 2.8?
Seria mais indicato instlar , conforme já foi dito neste tópico, cambio e T-case de Ranger diesel 4x4 doque na caixa hidraulica original ?
A perda de parte da eletronica , não tronaria a viatura mais confiavel e de simples manutenção além da economia em relação a verção V6, favorendo a confiabilidade para longas viagens.
Esta transformação tornaria em outras palavras um novo veiculo muito mais confiavel e de manutenção muito mais simples?
mak (SP/ZN)
17/11/2008, 13:39
Seria mais indicato instlar , conforme já foi dito neste tópico, cambio e T-case de Ranger diesel 4x4 doque na caixa hidraulica original ?
A perda de parte da eletronica , não tronaria a viatura mais confiavel e de simples manutenção além da economia em relação a verção V6, favorendo a confiabilidade para longas viagens.
Esta transformação tornaria em outras palavras um novo veiculo muito mais confiavel e de manutenção muito mais simples?
dependendo do ano da explo vc terá de usar a Tcase original no lugar do da ranger... as 98 tem 2 sensores de velocidade que a centralina da 4x4 leva em conta.
cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 03:20
:putz:tem certeza que agora só pode ser feita a adaptação para diesel em "jipes" originais de fábrica??? o jeito é apelar para a "cabritagem" então...
Marcelo(Natal-RN)
19/11/2008, 10:31
É possivel,um amigo meu que faz essas trocas de motor gasolina por diesel fez numa Explorer 95 4x2,ele tinha uma sucata de Ranger 2.8 PS,colocou tudo,diferencial,reduçao...tudo e falou que o chassi é identico.
mak (SP/ZN)
19/11/2008, 12:15
É possivel,um amigo meu que faz essas trocas de motor gasolina por diesel fez numa Explorer 95 4x2,ele tinha uma sucata de Ranger 2.8 PS,colocou tudo,diferencial,reduçao...tudo e falou que o chassi é identico.
Bate tudo mesmo... mas numa 4x2 é fria porque não dá pra regularizar.
mak (SP/ZN)
19/11/2008, 12:28
:putz:tem certeza que agora só pode ser feita a adaptação para diesel em "jipes" originais de fábrica??? o jeito é apelar para a "cabritagem" então...
"Cabritagem" pra que? compra uma 4x4 e faz direito...
A lei diz claramente:
- É possivel apenas a adaptação do diesel em utilitarios com capacidade de carga superior a 1 tonelada. EXCETUA-SE os veiculos que possuam denominação MISTO/JIPE que possuirem 4x4 e caixa de redução originais de fabrica.
O problema é: Seguindo o que diz a cartilha dos detrans só pode Utilitário e com capacidade de carga acima de 1 Tonelada porque na cartilha NÃO CONSTA e eles nem olham os dois parágrafos do artigo que tratam das excessões. Imprime o artigo todo e leva junto quando for fazer a documentação porque vai precisar debater o assunto com o cara que atrás do balcão.
Se tiver escrito MISTO/JIPE no campo ESPECIE/TIPO do dcto fica bem mais facil... se não estiver pode ser necessário entrar com mandado de segurança... vai depender de como a autoridade de transito da cidade que for feita a documentação interpretar.
Outro detalhe: Se vc fizer a documentação numa cidade e tentar transferir o carro para outra cidade/estado pode ser que a transferência não seja aceita e dar uma bela confusão entre os ciretrans.
mak (SP/ZN)
19/11/2008, 12:43
O consumo fica praticamente igual ao de uma ranger cabine dupla com o mesmo motor.
O mais "FACIL" é instalar o powertrain completo porque o Cambio automatico das explorers é controlado pela centralina do motor á gasolina... se vc vai tirar ele, perde o controle... logo mete logo o mecanico original.
A tcase é melhor manter a da explorer por conta da mudança nos chicotes e módulos de controle.
relação de coroa e pinhão do diferencial poucos dão atenção mas também é importante. as Gasolinas tem relação mais longa que as diesel e o carro acaba ficando mais fraco nas arrancadas. o Ideal é manter o cjto original da diesel que é mais curto.
Essa idéia de "confiabilidade" sem eletrônica é opinião pessoal... antigamente injeção eletrônica botava medo em qualquer um e hoje todo mundo sabe que injeção não é bicho de 7 cabeças... vc tem que conhecer o seu carro... defeito dá em qualquer tipo... como vc usa e como faz a manutenção é que faz a diferença.
Somos jipeiros e jipeiros tem que manjar de mecanica e eletrica também... Temos que nos habituar a estudar um pouco a elétrica do carro e perder medo de fios porque eles vieram pra ficar.
cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 21:43
"Cabritagem" pra que? compra uma 4x4 e faz direito...
A lei diz claramente:
- É possivel apenas a adaptação do diesel em utilitarios com capacidade de carga superior a 1 tonelada. EXCETUA-SE os veiculos que possuam denominação MISTO/JIPE que possuirem 4x4 e caixa de redução originais de fabrica.
O problema é: Seguindo o que diz a cartilha dos detrans só pode Utilitário e com capacidade de carga acima de 1 Tonelada porque na cartilha NÃO CONSTA e eles nem olham os dois parágrafos do artigo que tratam das excessões. Imprime o artigo todo e leva junto quando for fazer a documentação porque vai precisar debater o assunto com o cara que atrás do balcão.
Se tiver escrito MISTO/JIPE no campo ESPECIE/TIPO do dcto fica bem mais facil... se não estiver pode ser necessário entrar com mandado de segurança... vai depender de como a autoridade de transito da cidade que for feita a documentação interpretar.
Outro detalhe: Se vc fizer a documentação numa cidade e tentar transferir o carro para outra cidade/estado pode ser que a transferência não seja aceita e dar uma bela confusão entre os ciretrans.
"cabritagem" que eu falei seria adaptar a carcaça da explorer num chassi de alguma caminhonete 4x4 capotada... em florianópolis ja vi fazerem isso com rural, montando a carcaça em chassis de hilux... e geralmente numa suv consta como camioneta, então é utilitário (a kia e alguns importadores independentes se aproveitaram dessa brecha para trazer minivans 4x2 a diesel, como a kia carnival e a mercedes-benz r320cdi)... aí pode mesmo se não carregar 1000kg, se for 4x4... pode até ser convertida para 4x4... e em 2002 saiu uma série especial da blazer a diesel, dti, só 4x2...
Elmer_Jeep
20/11/2008, 16:23
"cabritagem" que eu falei seria adaptar a carcaça da explorer num chassi de alguma caminhonete 4x4 capotada... em florianópolis ja vi fazerem isso com rural, montando a carcaça em chassis de hilux... e geralmente numa suv consta como camioneta, então é utilitário (a kia e alguns importadores independentes se aproveitaram dessa brecha para trazer minivans 4x2 a diesel, como a kia carnival e a mercedes-benz r320cdi)... aí pode mesmo se não carregar 1000kg, se for 4x4... pode até ser convertida para 4x4... e em 2002 saiu uma série especial da blazer a diesel, dti, só 4x2...
Então da proxima vez explica antes porque o termo não soa muito bem...
[]'s
cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2009, 01:00
ficaria boa uma com câmbio automático... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43271 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43271)
Jon Explorer 96
05/03/2009, 01:50
Ola pessoal, nunca tive carrões, e olhando os topicos comprei uma explorer xl 96 cambio manual.
Mas já estou com problemas, podem me ajudar?
A caixa de transferencia estorou toda a bobina de fios de cobre e uma engrenagem....tem concerto? fica caro?
Ela esta no GNV, porem gastando muito....Pensei em colocar motor diesel, fica bom? Quanto vou gastar? qual melhor motor?
O carro esta muito barulhento..."bate muito"... uma barulheira só...
Notei que sai muito de frente...é normal?
Abraço!!
Márcio T
05/03/2009, 23:42
A caixa de transferencia estorou toda a bobina de fios de cobre e uma engrenagem....tem concerto? fica caro?
Jon, pela descrição é o motor de acionamento da TCase. Custa uns US$100,00 no e-Bay ou na ROCKAUTO.
mak (SP/ZN)
06/03/2009, 12:53
Ola pessoal, nunca tive carrões, e olhando os topicos comprei uma explorer xl 96 cambio manual.
Mas já estou com problemas, podem me ajudar?
Ela esta no GNV, porem gastando muito....Pensei em colocar motor diesel, fica bom? Quanto vou gastar? qual melhor motor?
O carro esta muito barulhento..."bate muito"... uma barulheira só...
Notei que sai muito de frente...é normal?
Abraço!!
Tem que trocar a bobina do 4x4 e ver o que mais estragou. só abrindo e cotando as peças pra saber.
esse teu carro deve estar com problema grave de suspensão porque explorer tem uma estabilidade muito boa. Como vc disse que o carro "bate muito" com certeza vai ter que gastar uns trocos com isso...
Eu coloquei um diesel 2.5 numa das minhas e estou gostando muito... mas não é pra quem não entende algo de mecanica e não tem tempo.
Jon Explorer 96
07/03/2009, 00:19
Brigadão amigo!!!
Tem ideia do que vou gastar se tiver que mexer nessa 4x4?
Vi que o garfo (que faz entrar a tração) estragou, tambem uma engrenagem que usa duas ou tres esfera de aço para engatar, estourou no meio. E a bobina (monte de fio de cobre).
Ah, me refiro a ultima caixa, de onde já sai o cardam traseiro.
Vlw pessoal!!!
Tem que trocar a bobina do 4x4 e ver o que mais estragou. só abrindo e cotando as peças pra saber.
esse teu carro deve estar com problema grave de suspensão porque explorer tem uma estabilidade muito boa. Como vc disse que o carro "bate muito" com certeza vai ter que gastar uns trocos com isso...
Eu coloquei um diesel 2.5 numa das minhas e estou gostando muito... mas não é pra quem não entende algo de mecanica e não tem tempo.
Márcio T
08/03/2009, 20:32
Olá, Jon.
Desculpe a "atravessada" do post anterior, não me ocorreu que você poderia saber exatamente do que estava falando (da bobina interna da TCase e não do motor de acionamento).
Acho que você só vai conseguir estas peças importando. Há um tempo atrás estive pesquisando algumas opções de compra (barradas pela alta do dólar):
Shift Fork = US50,00
Clutch Coil Assembly (magneto) = US$70,00
Clutch Ball Ramp = US100,00
http://tbtrans.com/transfer_case.htm#ford_parts
http://www.drivetrain.com/parts_catalog/transfer_case_replacements_and_parts/bw4405.html
http://www.riversidegear.com/categories/transfer-cases-and-parts/ford-transfer-case-parts/4405-borg---warner-transfer-case-explorer---mountaineer/index.html
Só por curiosidade, o magneto "fritou"? O problema do garfo de acionamento é até comum, porque as guias de plástico se desgastam e acabam travando o disco. A quebra da ball ramp parece que está relacionada ao uso de pneus diferentes na dianteira / traseira.
Boa sorte.
Márcio
EDEM2008
11/03/2009, 08:43
Bom dia Mak,
você colocou os diferenciais (coroa e peão) da 2001 na manquinha?
como ficou o consumo x desempenho?
qual o custo?
Valeu camarada!
mak (SP/ZN)
11/03/2009, 12:35
Bom dia Mak,
você colocou os diferenciais (coroa e peão) da 2001 na manquinha?
como ficou o consumo x desempenho?
qual o custo?
Valeu camarada!
cara, eu peguei uma sucata completa de ranger... então acompanharam os diferenciais originais... eu aproveitei a C&P no eixo traseiro da EXPLO para manter os discos e coloquei o diferencial todo na frente... logo os custos vieram embutidos na sucata toda (R$11000) que incluiram motor/cambio/tcase completos + diferenciais + painel + mangueiras + reservatorios e tudo mais que foi interessante transplantar.
o Consumo eu vou te dizer que: eu enchi o tanque até a boca, rodei 311kms na DUTRA com velocidade de 90 á 110Km/h (odometro e velocidade aferidos no GPS) e depois voltei ao mesmo posto e na mesma bomba e completei de novo... entraram 19Litros... deu 16,3km/L...
bah! quando a esmola é muita o santo desconfia então vou refazer o teste... esperava uns 13km/L... 16 é bom demais pra ser verdade.
Desempenho:
Para CIDADE tá uma maravilha... o carro anda bem e facil... raros os momentos que vc tem que pisar forte no acelerador... é pisar na casquinha e manter 2000 giros o tempo todo... o carro anda solto... facil... liso...
NA ESTRADA a soma cambio da ranger + relações 4,56 + pneus 235 matam o carro acima de 125km/h... se vc fica a 3500rpm nessa velocidade o motor urra... eu não curto velocidade e 100km/h o cjto ficou show... mas em ultrapassagem as vezes é necessario um folego então seria bom um velociade um pouco maior sem ter a sensação que o motor vai cuspir valvulas... a meu ver um reescalonamento no cambio seria o ideal porque esse 2.5TDI tem um excelente torque dos 1800 aos 3000 giros... como isso é meio complicado na pratica vou colocar um jogo de pneus 255 que tenho pra ver se melhora um pouco.
Depois de acertar um meio termo de relação e desempenho no cjto original eu vou dar um pulo no bombista e pedir pra ele dar um totózinho na injetora e afinar o processo.
Só pra lembrar que esse motor tem praticamente o mesmo bloco do 2.8... então um upgrade quando ele cansar de girar em 2.5 será inevitavel! ;-)
mak (SP/ZN)
11/03/2009, 12:39
Brigadão amigo!!!
Tem ideia do que vou gastar se tiver que mexer nessa 4x4?
Vi que o garfo (que faz entrar a tração) estragou, tambem uma engrenagem que usa duas ou tres esfera de aço para engatar, estourou no meio. E a bobina (monte de fio de cobre).
Ah, me refiro a ultima caixa, de onde já sai o cardam traseiro.
Vlw pessoal!!!
Não tenho idéia dos preços destas peças...
mak (SP/ZN)
11/03/2009, 19:52
o Consumo eu vou te dizer que: eu enchi o tanque até a boca, rodei 311kms na DUTRA com velocidade de 90 á 110Km/h (odometro e velocidade aferidos no GPS) e depois voltei ao mesmo posto e na mesma bomba e completei de novo... entraram 19Litros... deu 16,3km/L...
bah! quando a esmola é muita o santo desconfia então vou refazer o teste... esperava uns 13km/L... 16 é bom demais pra ser verdade.
enchi o tanque de novo... deu 12,5km/L... devia ter bolha de ar no tanque...
EDEM2008
12/03/2009, 08:30
Valeu Mak,
Só uma dúvida, aos 80Km/h na 4ª, quanto está marcando seu conta-giros?. E na 5ª aos 100Km/h?
Brigadão companheiro!
marcos guardiano
16/03/2009, 14:31
Junior, vi o seu relato da explo diesel. Fiquei entusiasmado.!!
Tenhyo a minha 97 XLT 4x4, automática - gasolina e GNV. Roda bem, na cidade faz 5.5 a 6 km/mt3 e na estrada chega a 8,6km/mt.
Mas perdi a capacidade do porta-mala que pra mim eh importante.
Gostei da ideia do diesel, mas fica a pegunta... o barulho interno dos motores diesem, sempre incomodam muito, enquanto nos gasolina e GNV são quase imperceptiveis.
A minha preta eh uma joinha rara, exceto pela porradinha que dei agora na tampa traseira.
mas o projeto como um todo me animou...
e o tanque? também tem qwue substituir???
mas o que me preocupa mais eh o barulho.
Esse motor diesel que vc colocou... é de que marca? carro?
Valex Abrax...
Marcão