PDA

Ver Versão Completa : Problemas com a embreagem da Ranger 3.0



bacol
08/09/2008, 19:59
Olá pessoal,

Primeiramente, é um enorme prazer participar de tão esclarecedor fórum, e anuncio minha participação buscando ajuda de vocês colegas picapeiros como eu...
Tenho um Ranger 2006 CD 4x4 Diesel - XLT, (Km 67. 706), acordei nesta quinta passada 04/09/2008 com uma surpresa:
Meu carro não engatava nenhuma marcha.
Pensei comigo: Como pode isso estar acontecendo se ontem o guardei em perfeitas condições. Notei que a o problema era com a embreagem que não permitia que realizasse a passagem de marchas, e comecei a bombear o pedal. O mesmo após umas 30 bombeadas me permitiu que realizasse as mudanças de marchas. O que me intriga é que após isso o carro fica normal o dia inteiro, quando guardo o veículo e vou sair no outro dia o mesmo tem que passar pelo precedimento de bombeamento.
A questão se tornou o seguinte: O meu veículo disponibiliza do serviço Ford Mobility até Janeiro de 2009, então nessa manhã preferi acionar o serviço ja que o carro estava imobilizado. Vi um certo interesse da ford em dizer que era desgaste natural mas que estaria mandando um guincho para removê-lo a autorizada mais próxima para verificação. Ao chegar lá o procedimento foi o seguinte:
1 Check list
2 Ordem de serviço com a seguinte reclamação ( O carro não entra as marchas) e pediu que aguardasse até amanhã que sairia o diagnóstico.
Quando estava saindo, verifiquei que um dos funcionário tentara colocar o carro pra deslocar-se (o veículo desligado em marcha e dando partida, sem a embreagem) por umas três vezes. Me dirigi até o consultor e pedi que o mesmo acrescentasse na OS o acontecido.

Bom, gostaria que me ajudassem da seguinte forma:

1 Tenho direito a substituição de peças da trasmissão pela ford mobility?

2 O que por ventura pode ter acontecido com o veículo para o mesmo não está realizando a troca de marchas e só realizar as mudanças após vários bombeamentos?

3 O que por ventura pode ter acontecido no momento em que o funcionário forçou o carro tentando ligar por três vezes com o carro em marcha?

shimomoto
08/09/2008, 21:23
Olá pessoal,

Primeiramente, é um enorme prazer participar de tão esclarecedor fórum, e anuncio minha participação buscando ajuda de vocês colegas picapeiros como eu...
Tenho um Ranger 2006 CD 4x4 Diesel - XLT, (Km 67. 706), acordei nesta quinta passada 04/09/2008 com uma surpresa:
Meu carro não engatava nenhuma marcha.
Pensei comigo: Como pode isso estar acontecendo se ontem o guardei em perfeitas condições. Notei que a o problema era com a embreagem que não permitia que realizasse a passagem de marchas, e comecei a bombear o pedal. O mesmo após umas 30 bombeadas me permitiu que realizasse as mudanças de marchas. O que me intriga é que após isso o carro fica normal o dia inteiro, quando guardo o veículo e vou sair no outro dia o mesmo tem que passar pelo precedimento de bombeamento.
A questão se tornou o seguinte: O meu veículo disponibiliza do serviço Ford Mobility até Janeiro de 2009, então nessa manhã preferi acionar o serviço ja que o carro estava imobilizado. Vi um certo interesse da ford em dizer que era desgaste natural mas que estaria mandando um guincho para removê-lo a autorizada mais próxima para verificação. Ao chegar lá o procedimento foi o seguinte:
1 Check list
2 Ordem de serviço com a seguinte reclamação ( O carro não entra as marchas) e pediu que aguardasse até amanhã que sairia o diagnóstico.
Quando estava saindo, verifiquei que um dos funcionário tentara colocar o carro pra deslocar-se (o veículo desligado em marcha e dando partida, sem a embreagem) por umas três vezes. Me dirigi até o consultor e pedi que o mesmo acrescentasse na OS o acontecido.

Bom, gostaria que me ajudassem da seguinte forma:

1 Tenho direito a substituição de peças da trasmissão pela ford mobility?

2 O que por ventura pode ter acontecido com o veículo para o mesmo não está realizando a troca de marchas e só realizar as mudanças após vários bombeamentos?

3 O que por ventura pode ter acontecido no momento em que o funcionário forçou o carro tentando ligar por três vezes com o carro em marcha?

Bacol,

1-) Acho que não tem direito a substituição, pois o sintoma não tem nada com a transmissão e a garantia já se foi.

2-) Atuador da embreagem (o sistema é hidraulico). Aqui no fórum tem inumeros casos semelhantes ao seu.

3-) Provavelmente nada demais.

Abs!!!

Jera
08/09/2008, 22:02
não sei oq acontece com a embreagem da ranger.....
a minha embreagem desde os 50milkm faz um ronco quando dou uma pequena forçada nela. tipo quando o carro está com pouca força e aí pisamos na embreagem para o carro andar...e estou hj com 116milkm e esse barulho continua mas não prejudicou as trocas de marchas.
desde muito tempo atras a ranger estava dando trancos quando eu tirava o pé do acelerador e pisava novamente. nessa hora dava uns trancos bem fortes, em 4a marcha principalmente. hj fui na ford e passaram o scanner no carro e constou que o sensor eletrico da embreagem (acho que é isso mesmo) estava com problema. trocaram o sensor e agora o carro nao da tranco nenhum mais! está uma maravilha agora. nao da mais tranco em marcha nehuma.

outro assunto:

mas hj parei na ford pq desde sabado aconteceu 3x da ranger ficar sem força. andava, mas ficava sem força e nao passava de 2500rpm...mas aí era só desligar e ligar o carro que ele funcionava normalmente dps. e aí na concessionaria o scanner acusou o erro na embreagem e um erro no sensor do turbo. parece que foi um erro no chicote do módulo que acusava erro no turbo que estava com defeito. mas foi só soldar um pino novo no chicote do módulo que o carro voltou a funcionar normalmente.

silvioaquino
09/09/2008, 13:38
não sei oq acontece com a embreagem da ranger.....
a minha embreagem desde os 50milkm faz um ronco quando dou uma pequena forçada nela. tipo quando o carro está com pouca força e aí pisamos na embreagem para o carro andar...e estou hj com 116milkm e esse barulho continua mas não prejudicou as trocas de marchas.
desde muito tempo atras a ranger estava dando trancos quando eu tirava o pé do acelerador e pisava novamente. nessa hora dava uns trancos bem fortes, em 4a marcha principalmente. hj fui na ford e passaram o scanner no carro e constou que o sensor eletrico da embreagem (acho que é isso mesmo) estava com problema. trocaram o sensor e agora o carro nao da tranco nenhum mais! está uma maravilha agora. nao da mais tranco em marcha nehuma.

outro assunto:

mas hj parei na ford pq desde sabado aconteceu 3x da ranger ficar sem força. andava, mas ficava sem força e nao passava de 2500rpm...mas aí era só desligar e ligar o carro que ele funcionava normalmente dps. e aí na concessionaria o scanner acusou o erro na embreagem e um erro no sensor do turbo. parece que foi um erro no chicote do módulo que acusava erro no turbo que estava com defeito. mas foi só soldar um pino novo no chicote do módulo que o carro voltou a funcionar normalmente.




Jera, tudo beleza!
Quanto que vc pagou pelo serviço da embreagem e do turbo?
a minha ranger também tá apresentando o mesmo problema com a embreagem, quando tiro o pé ela da um solavanco(tranco).

Raposo
09/09/2008, 15:19
Meses atrás aconteceu a mesma coisa. Já relatei aqui no Forum. Parei no Barrashopping e quando voltei não entrou mais marcha nenhuma. Você ainda sabia que bombeando o pedal poderia entrar marchas. Eu que não sabia morri na grana do reboque. O problema foi embreagem, troquei disco, platô e atuador hidráulico; tem que trocar também o cilindro mestre do pedal da embreagem e o rolamento do eixo primário.
Pesquisa bastante porque o preço da embreagem é uma facada.
Boa sorte!

Jera
09/09/2008, 18:14
Jera, tudo beleza!
Quanto que vc pagou pelo serviço da embreagem e do turbo?
a minha ranger também tá apresentando o mesmo problema com a embreagem, quando tiro o pé ela da um solavanco(tranco).

fala silvio!

foi o sensor da embreagem. é uma peça que fica embaixo do painel....custou 170,00 reais +-.
o problema não foi no turbo em sí, mas sim no sensor do chicote no módulo que avisa sobre defeitos no turbo que estava com defeito. o chicote é cheio de pinos iguais aos cabos que temos no computador. tiveram que apenas soldar um novo pino e aí o carro voltou a funcionar normalmente.
com mão de obra + a peça da mebreagem saiu tudo 260,00 reais....

silvioaquino
09/09/2008, 18:24
fala silvio!

foi o sensor da embreagem. é uma peça que fica embaixo do painel....custou 170,00 reais +-.
o problema não foi no turbo em sí, mas sim no sensor do chicote no módulo que avisa sobre defeitos no turbo que estava com defeito. o chicote é cheio de pinos iguais aos cabos que temos no computador. tiveram que apenas soldar um novo pino e aí o carro voltou a funcionar normalmente.
com mão de obra + a peça da mebreagem saiu tudo 260,00 reais....

Jera, sai até barato, aqui qualquer serviço e muito caro na concessionária(aqui só temos uma), até para agenda e dificíl.
Quanto ao tranco vc ouvia a onde? ouço bastante proxima a transmissão.

Jera
09/09/2008, 18:30
se vc olhar para a peça vc vai achar...170 reais nesse pedaço de plastico?!?!? é uma peça que cabe na palma da mão. mas nao achei caro pq esse pedaço de plastico resolveu um problemão.
isso mesmo silvio. é um tranco que dá no cardã. mas acontece só quando acelero, solto e acelero novamente. em 4a marcha é bem forte. nao acontece nas trocas de marchas. depois que troquei o sensor posso pisar de qualquer jeito no acelerador que ela não dá mais trancos.
aqui em bsb a hora do serviço são 105,00 reais.

bacol
09/09/2008, 22:51
Olá amigo, o que teve que trocar pra realizar esse up grade na sua Ranger? Deve tá um vapor....Quanto gastou?

thiago_a
12/09/2008, 17:31
Meu irmão tem uma Ranger 3.0 também, e ela apresenta os 2 problemas citados: solavanco na 4a marcha (que é um problema muito chato) e quando eu viajo nela com ar ligado a turbina para de funcionar e o carro não desenvolve de jeito algum. Vou tentar resolver os problemas trocando o sensor de embreagem e o sensor do chicote do módulo também. Obrigado pessoal.

rod07
16/09/2008, 07:47
Galera,

Minha Ranger está com um problema semelhante: quando estou tirando o pé da embreagem e acelero escuto um barulho (um tranco). Acontece principalmente quando troco da primeira para segunda e da segunda para a terceira. Só não acontece quando mudo de marcha e não acelero depois (em um declive por exemplo). Detalhe: a viatura está com somente 6000 Km. Se alguém tiver uma sugestão agradeço. Não quero chegar na Ford sem a mínima noção do que está acontecendo.
Abraços.

cbridi
16/09/2008, 08:54
Sobre os trancos, leiam: folga do cardã ranger 4x2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19628). A minha tem esse tranco desde sempre (há 8 anos), acontece pelo motivo citado pelo Walter no tópico postado. Tente trocar de marchas sem deixar a rotação cair, dando um leve toque no acelerador durante a passagem de marchas, o estalo deve sumir.

[]'s

rod07
16/09/2008, 10:43
Prezado Bridi

No meu caso parece que o tranco é mais forte se eu acelerar mais após a mudança de marcha. Quando não acelero (em uma descida por exemplo) não escuto o barulho. O que pode estar acontencendo ? Li o tópico que você indicou e parece que pode ser problema nas cruzetas. Mas será que isso acontece em um carro com baixa KM ?

Abraços,
Rodrigo.

cbridi
16/09/2008, 14:07
No segundo post do tópico citado, o Walter Cassitta explica o que ocorre. Comportamento "característico" da Ranger, não é folga nem nada.

rogeriomasih
17/09/2008, 16:00
Meu irmão tem uma Ranger 3.0 também, e ela apresenta os 2 problemas citados: solavanco na 4a marcha (que é um problema muito chato)

o solavanco relatado é quando se esta de 4a e pisa na embreagem para passar a 5a?

Acabei de comprar uma ranger 3.0 05/05 e estou estranhando essa passagem de marcha.

fellipece
27/09/2008, 18:07
Cada dia gosto menos de ranger. A minha, entre outros varios defeitos, dá ate pra frescar quando se está de 4a marcha e tira e coloca o pe do acelerador. Da varios solavancos, parece que ta dando coice. Fora o estalo quando se passa marcha com rapidez, ou o freio que nao funciona bem, ou ela sair da pista quando o chão tem asfalto ruim, ou a turbina nao funcionar... Mas pelo menos tenho um carro

Jera
27/09/2008, 18:45
dá ate pra frescar quando se está de 4a marcha e tira e coloca o pe do acelerador. Da varios solavancos, parece que ta dando coice. Fora o estalo quando se passa marcha com rapidez, ou o freio que nao funciona bem, ou ela sair da pista quando o chão tem asfalto ruim, ou a turbina nao funcionar... Mas pelo menos tenho um carro

quanto aos trancos, na minha troquei o sensor da embreagem que fica abaixo do painel e aí os trancos pararam....170,00 reais....
dançar um pouco em estrada ruim, é normal em quase todas picapes. a l-200 é a que menos dança. freio nao funcionar bem e turbina nao funcionar nunca ouvi falar....leva na ford e passa o scanner que pelo menos a turbina deve aparecer o defeito.

shimomoto
28/09/2008, 20:48
Cada dia gosto menos de ranger. A minha, entre outros varios defeitos, dá ate pra frescar quando se está de 4a marcha e tira e coloca o pe do acelerador. Da varios solavancos, parece que ta dando coice. Fora o estalo quando se passa marcha com rapidez, ou o freio que nao funciona bem, ou ela sair da pista quando o chão tem asfalto ruim, ou a turbina nao funcionar... Mas pelo menos tenho um carro

Como o Jera falou...tem varias coisas.

Mas uma coisa é fato: Picape não foi feita para passar as marchas com rapidez. Carro com cardã queira ou não dá tranco mesmo se não souber passar as marchas corretamente ou no caso de aceleração em baixas rotações. Meu primeiro carro foi uma perua Marajó e era exatamente a mesma coisa: O carro não gostava de passar as marchas rapidamente, dava trancos se errasse a marcha, etc. etc.

Não culpe a Ranger. Qualquer outra faria a mesma coisa.

Abs!

Raposo
29/09/2008, 17:50
Como o Jera falou...tem varias coisas.

Mas uma coisa é fato: Picape não foi feita para passar as marchas com rapidez. Carro com cardã queira ou não dá tranco mesmo se não souber passar as marchas corretamente ou no caso de aceleração em baixas rotações. Meu primeiro carro foi uma perua Marajó e era exatamente a mesma coisa: O carro não gostava de passar as marchas rapidamente, dava trancos se errasse a marcha, etc. etc.

Não culpe a Ranger. Qualquer outra faria a mesma coisa.

Abs!
Concordo com o Shinomoto. Há que se levar em conta a tração traseira com o diferencial sem peso algum encima. É pura questão de disciplinar os pés. Com a minha primeira pick up eu levava uma surra para não dar tranco. E era a gasolina. A Natasha, que é diesel, é muito pior, por ter mais torque. O conselho que eu dou é passar a marcha devagar para cair o giro do motor, colar o pedal da embreagem no assoalho e não esticar demais as marchas. Quando uma pessoa que não está acostumada com pick up dirige a Natasha dá vontade de chorar, tamanho são os trancos no diferencial.
Abraços!
Em tempo: A Ranger é ótima.

bird
30/09/2008, 10:24
Boa esta dica do sensor da embreagem

quando eu reclamava dos trancos durante a garantia ninguém das concessionárias mencionou isso...

meu grilo é com os trancos que ela dá estando em velocidade constante (nem acelerando, nem reduzindo) mas basta apertar ou soltar o acelerador um pouco que isso some na hora.

mas é um problema chato pacas... parece que o carro falha

eu sempre creditei isso a uma espécie de ressonancia por conta da folga do diferencial... seria isso mesmo?

abs,

Bird - Ranger 3.0 2005 XLT

marcosviana
30/09/2008, 17:36
Cara eu nao tenho do que reclamar da minha ranger
é uma 08 limited 4x4
só que o atendimento da ford center aqui em maringá é péssimo a neguinha com 6002km tive que fazer toda a embreagem
platô, disco, cilindro e sensor de rotação
sendo a minha primeira pickup nao tenho mta experiencia no assunto
gostaria de saber se o tal do atuador nao deveria ter sido trocado junto? ja que o estrago foi feio
lembrando que eu tive que pagar... 3.100 reais
a ford alegou que nao foi desgaste natural, nao cabendo garantia, já tem processo correndo mas mesmo assim me indigna
mas concordo com muitos que admiram a ranger, meu pai ja teve 2 que aguentaram bem na fazenda, a unica coisa que nao me agradou foi o atendimento ford, talvez seja local, espero que sim
abraços

Allan Nielsen
30/09/2008, 18:59
com 6002km tive que fazer toda a embreagem
platô, disco, cilindro e sensor de rotação

lembrando que eu tive que pagar... 3.100 reais
a ford alegou que nao foi desgaste natural, nao cabendo garantia,

Desgaste natural a garantia não cobre, mas 6.000Km? explica isto pra gente.

Alegaram o que? mau uso?

bird
02/10/2008, 13:20
Oi Jera,

comigo tb é assim mas o curiosos é que é um probema intermitente...

queria saber como funciona o tal sensor da embreagem para saber se ele poderia ajudar a melhorar outros trancos menores (parece falha) quando vc está em vel constante sem acelerar ou reduzir...

absm

[QUOTE=Jera;686388]não sei oq acontece com a embreagem da ranger.....
a minha embreagem desde os 50milkm faz um ronco quando dou uma pequena forçada nela. tipo quando o carro está com pouca força e aí pisamos na embreagem para o carro andar...e estou hj com 116milkm e esse barulho continua mas não prejudicou as trocas de marchas.
desde muito tempo atras a ranger estava dando trancos quando eu tirava o pé do acelerador e pisava novamente. nessa hora dava uns trancos bem fortes, em 4a marcha principalmente. hj fui na ford e passaram o scanner no carro e constou que o sensor eletrico da embreagem (acho que é isso mesmo) estava com problema. trocaram o sensor e agora o carro nao da tranco nenhum mais! está uma maravilha agora. nao da mais tranco em marcha nehuma.

Pequeno jr
02/10/2008, 13:58
MArcos,

Acho que a concessionária ai te enganou e feio. A sua é 08/08 e tem garantia até 2010.

Jera
03/10/2008, 02:31
fala bird.

a ranger desde os 50 e poucos mil km tb tem essas pequenas falhas....só acontece de vez em quando quando se está em vel constante. no inicio acontecia bastante quando o motor estava frio.....mas hj só acontece de vez em quando quando ando bem de leve a vel contante quase nao pisando no acelerador mas é só tirar o pé ou pisar um pouquinho a mais que essa pequena falha desaparece.

pra mim isso é coisa da bomba de combustivel ou alguma coisa relacionada ao combustivel. pq ja tirei o tanque da ranger 3 vezes....e sempre quando monto o tanque de novo essas falhas voltam a aparecer com mais frenquencia. mas dps de 1 ou 2 tanques elas diminuem....

até hj não tive problemas com essas falhas, desde que elas apareceram ja rodei 70milkm e o carro está perfeito. ja passaram o scanner no carro e nao constou nada.
hj em dia quase não acontece mais....

o sensor na embreagem é pra trocar quando vc sente o tranco no cardã. são bem fortes....chega dar dó do carro. faça o teste andando em 4a marcha a uns 60-70km/h...pisa, solta e pisa novamente no acelerador. se vc sentir uns trancos bem fortes é melhor vc trocar o sensor da embreagem e se vc nao sentir tranco nenhum e sim uma desaceleração e aceleração bem suave o sensor está ok.

abraços!

Oi Jera,

comigo tb é assim mas o curiosos é que é um probema intermitente...

queria saber como funciona o tal sensor da embreagem para saber se ele poderia ajudar a melhorar outros trancos menores (parece falha) quando vc está em vel constante sem acelerar ou reduzir...

absm

bird
03/10/2008, 14:25
Oi Jera,

comigo está assim de vez em quando os trancos são bem fortes mesmo.

este sensor, se estiver com problema, acusa no scanner?

e pelo visto só tem nas concessionárias , né?

abs,

bird
03/10/2008, 17:35
Oi Jera e quem mais possa ajudar,

queria entender como é que funciona esse tal sensor da embreagem e se aventual falha dele é detectada pelo diagnóstico eletrônico.


abs,

Doug
19/09/2010, 19:13
Pessoal é muito facil resolver esse problema de tranco na embreagem da ranger. O sensor não tem nada dentro a não ser uma chave deslizante que pode estar oxidada ou com mola quebrada. A minha tava com a mola quebrada, comprei outra e pronto problame resolvido. Custo R$ 2,00 das duas molas e 30 minutos de serviço entre descobrir o defeito e arrumar.

1º - Procure no pedal da embreagem um sensor ( uma caixinha preta presa no cabo).

2º - Retire o plug dessa caixinha.
3º - Com a ajuda de uma chave de fenda média solte as travas da caixa e abra a tampa.
4º - Retire com cuidado verifique o problema. se for mal contato, limpe bem e recoloque a peça, se for as molas quebradas só comprar.

As medidas das molas são: comprimento 60mm
largura 6,5mm
Recoloque tudo no lugar e teste, vc vai economizar uma grana.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=244746&stc=1&d=1284934282