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Ver Versão Completa : Esquema elétrico do motor de tração da Ranger



rubensx
08/09/2008, 14:01
Pessoal tudo bem??

venho aqui invadir um pouquinho o espaço das rangers e ford explorers pedir uma ajuda...

Seguinte, estou adaptando no meu cj todo o conjutno de cambio e 4x4 da ranger com acionamento eletrico (sei que eh meio ruim mas primeiro vou testar ele ligado assim depois penso em colcoar o sistema de cabos de aço se der muita meleca).

Logo estou com a t-case da borgwarner e de acionamento eletrico com aquele soquete de milhares de fios, precisava saber as voltagens e sinais de todos eles para criar um chaveador para ele já que é uma adaptação...

Outra coisa é aquela duvida que não quer calar... (já pesquisei em varios topicos mas ainda não conclui) esse acionamento elétrico é muito ruim mesmo? tem algo que seja possivel diminuir as falhas? ou me aconselham colocar manual com cabos?? tem algum kit?


obrigado e desculpem o transtorno ;-)

Rogerrm
08/09/2008, 14:11
O sistema eletrico não é ruim desde que você saiba usar, Você faz missão submarino no seu jeep? (se fizer nem coloca)

O Walter Casitta, tem Ranger 7anos e falhou pq levaram o motor eletrico, Edintruder com 5 anos falhou, A minha falhou a primeira vez agora em 2008(Ranger 1998, não entra a reduzida...

Basta vc usar ele regularmente para não oxidar os contatos internos, não mergulhar ele na agua... Acho que é so isso...

rubensx
08/09/2008, 15:39
fala roger, obrigado pela ajuda

deixa entender ele 'e mau vedado?? (hummmm estou pensando em fazer uma vedação melhor)

acho dificil chegar ao nivel do motor pois o jeep está bem levantado mas derepente passar por uns riachos pode causar problemas... no mais qual a regra pra usar ele???

alguém sabe as ligações de cada fio?? preciso montar a chave seletora

abraços

Rogerrm
08/09/2008, 16:42
O esquema eletrico vou ficar te devendo, Apenas a reduzida tem regra, embreagem e freio acionados depois vira a chave...Esse problema da reduzida, nem te preocupa pois acontece só nas nossas viaturas mais velhas com longos anos de uso, e garanto que se for feita a fiação toda nova , uma instalação bem no capricho, apesar de ser pra trilha vai durar bastante até te dar problema...

Pegar água e tal tudo bem, mas submergir ele na água acho que ele não guenta... E também era bom fazer uma proteção de alumino pra ele, pra evitar de pegar pedra/galhos e etc. O chicote deixar bem escondido pra evitar de "enroscar" em outra coisa...

Boa sorte

rubensx
08/09/2008, 17:40
entendindo ;-) é, apesar de estar fazendo do zero minha t-case veio de uma explorer 93, logo tem seus anos de uso vou revisar tudo antes de colocar...

existe alguém usando o sistema de cabos?? algum acionamento mecânico?

Bom... sobre fazer a peça vedada... (porque creio que em algum momento ela possa ficar embaixo de água pois não fica tão fora do normal passar por lameiros e agua meio que cobrindo a roda...


vou tentar vedar ele completamente já que está fora vou ver o que crio aqui, derepente vira uma peça que ajude a todo mundo nisso

(ps - a do troller não é igual??? o pessoal num mete na agua sem do etc?)

Rogerrm
08/09/2008, 18:44
entendindo ;-) é, apesar de estar fazendo do zero minha t-case veio de uma explorer 93, logo tem seus anos de uso vou revisar tudo antes de colocar...

existe alguém usando o sistema de cabos?? algum acionamento mecânico?

Bom... sobre fazer a peça vedada... (porque creio que em algum momento ela possa ficar embaixo de água pois não fica tão fora do normal passar por lameiros e agua meio que cobrindo a roda...


vou tentar vedar ele completamente já que está fora vou ver o que crio aqui, derepente vira uma peça que ajude a todo mundo nisso

(ps - a do troller não é igual??? o pessoal num mete na agua sem do etc?)

O Edintruder tem o acionamento a cabo, manda MP pra ele, o do Troller acho que é igual sim, mas muita gente bota a cabo, talvez pq o eletrico falha...

rubensx
08/09/2008, 20:15
valeu pela dica Roger... puxa terei de alterar eu não tenho o modulo de tração logo fazer ligação direta do motor não vai ser muito legal...

pensnado em um acionamento diferente.... :pensativo:

Rogerrm
09/09/2008, 14:12
Faz por cabos então é bem confiavel, use cabos bem grossos para que não te deixe na mão

Com a caixa de transferencia fora do veiculo acho que é melhor de se bolar um projetinho com roldanas e tal

Edintruder
10/09/2008, 00:40
Respondi para o Roger em MP, porém com o uso na água e no barro acabou ficando pesado demais e acabou arrebentando um cabo no final de semana. Hoje coloquei um cabo 1/16" bem mais resistente, mas o sistema ficou muito pesado a ponto de não conseguir colocar a reduzida...
Estou na dúvida se deixo assim ou retorno para o elétrico, que no momento estou pensando em tentar consertar o motor novamente, e se não conseguir, vou colocar um botão do estilo de vidro elétrico como alguém fez aqui e apertar o botão até acender a luz correspondente no painel.

O melhor ainda seria tirar a CT, abrir ela e trocar o sistema de haste rotativa por haste deslizante como na L200RS.

Allan Nielsen
10/09/2008, 09:19
Respondi para o Roger em MP, porém com o uso na água e no barro acabou ficando pesado demais e acabou arrebentando um cabo no final de semana. Hoje coloquei um cabo 1/16" bem mais resistente, mas o sistema ficou muito pesado a ponto de não conseguir colocar a reduzida...
Estou na dúvida se deixo assim ou retorno para o elétrico, que no momento estou pensando em tentar consertar o motor novamente, e se não conseguir, vou colocar um botão do estilo de vidro elétrico como alguém fez aqui e apertar o botão até acender a luz correspondente no painel.

O melhor ainda seria tirar a CT, abrir ela e trocar o sistema de haste rotativa por haste deslizante como na L200RS.

Edi,

Sem duvida vc é um dos que fazem e sabe fazer. Convenhamos, em termos de pickups os norte americanos são imbativeis, principalmente nos quesitos conforto e desempenho; até o sucesso dos asiaticos deve-se ao mercado norte americano.

Acho que esta mudança pra cabos ou varão é um retrocesso (tirando é claro o desafio de fazer). O problema não esta na parte eletrica mas sim na blindagem do sistema, ou melhor na agua que jogamos lá. Eu nunca permiti que dessem jato de pressão no cofre do motor e CC+CT, nem na velha Band; prefiro que o barro fique lá. Volte o sistema eletrico e seja feliz.

Abs

Márcio T
10/09/2008, 13:26
valeu pela dica Roger... puxa terei de alterar eu não tenho o modulo de tração logo fazer ligação direta do motor não vai ser muito legal...

pensnado em um acionamento diferente.... :pensativo:

Olá, Rubens.

Dá para montar o acionamento por relé, pois só é necessário inverter a polaridade dos fios amarelo e laranja para inverter o sentido de rotação do eixo. O problema estaria em identificar quais contatos do sensor de posição que marcam cada posicionamento do eixo e fazer um "permissível" no relé (fim de curso). Acho que com a TCase aberta dá para verificar. Me arrependo de não ter feito um "laboratório de testes" quando desmontei minha TCase, pois hoje tenho diversas dúvidas com relação ao funcionamento interno que só com experimentação para esclarecer...

Sua TCase é uma BW1354? Quantos fios no conector? Tem um fio marrom para acionar o acoplamento magnético interno? Há algum tempo, troquei o motor da TCase da Ranger de um amigo (o eletricista lixou a placa e quebrou um dos contatos) e as ligações elétricas eram iguais à da minha Explorer. Quer dizer, na Explorer o conector é quadrado, a TCase é uma BW4405, as opções são AUTO/4H/4L, mas as ligações elétricas eram iguais. Depois descobri (aqui) que tem Ranger sem acoplamento magnético da reduzida...

Edintruder, como você resolveu o problema de posicionamento do eixo com o acionamento por cabo? São só as 2 posições no fim do curso do motor? Sua TCase tem acoplamento magnético?

As fotos são de uma Ranger modificada para seleção manual. Parece que o acionamento (deslizante) é de F250.

Edintruder
10/09/2008, 13:43
Allan, o sistema de disco estava intacto, o motor elétrico estava realmente muito limpo, pois abri e fechei apensa, apenas troquei a graxa, mas o diabo não quis funcionar, então acredito que o problema possa estar no chicote de ligação do motor e não no motor, porém tenho pavor de procurar defeito em sistema elétrico, e para mim é mais prazerozo fazer um sistema todo novo do que procurar um simples fio entupido!!! EHeheh!
Mas com certeza o sistema elétrico é muito bom e terei que fazê-lo funcionar novamente...

Walter L. L. Casitta
10/09/2008, 14:04
Allan, o sistema de disco estava intacto, o motor elétrico estava realmente muito limpo, pois abri e fechei apensa, apenas troquei a graxa, mas o diabo não quis funcionar, então acredito que o problema possa estar no chicote de ligação do motor e não no motor, porém tenho pavor de procurar defeito em sistema elétrico, e para mim é mais prazerozo fazer um sistema todo novo do que procurar um simples fio entupido!!! EHeheh!
Mas com certeza o sistema elétrico é muito bom e terei que fazê-lo funcionar novamente...

Edi, coloca um cabo de aço de 4mm direto no eixo e um Knob na outra ponta dentro da Ranger. Tudo que você tem que fazer é ir torcendo o cabo através do knob até o 4x4 ou reduzida engatar...

Rogerrm
10/09/2008, 14:08
Edin, agora preciso abrir o motor, e se não for aqueles contatos vou ter que deixar a viatura parada numa eletrica aqui na cidade vizinha,

Mas me diz, qual a causa do sistema ficar pesado?

@Edit@

Tava com maior vontade de fazer esse sistema caso fosse o modulo GEM estragado (caro demais), e colocar a alavanca atras do banco ( cabine simples tem um espeço legal atras do banco!)

Edintruder
10/09/2008, 16:13
Walter, pensei nisso também pois da outra vez tinha dado a idéia, mas por vezes tem que fazer esforço para entrar quando os dentes não estão alinhados, então a resistência ao giro da haste por vezes é grande e o cabo não dará conta.

Roger, acredito que o sistema ficou pesado apenes pelo atrito do cabo nas paredes do conduite, pela ação da água e barro, e agora pelo cabo mais grosso.

Marcio, para a posição fiz um batente ajsutável preso no console, aonde marca a 4x4Hi. Para reduzir é preciso deslocar a alavanca para a direita e empurrar para frente até o final do curso de movimento. O problema é que ficou muito duro.

Rogerrm
10/09/2008, 16:29
E como o pessoal dos Trollers faz para não ficar extremamente pesado?

Edin, se vc for querer fazer um esquema com motor de vidro eletrico e tal, não seria melhor vc dar uma olhada no chicote?! ou pega e substitui ele de uma vez, vc vai trocar eletrica por eletrica...

rubensx
11/09/2008, 19:13
Olá, Rubens.

Dá para montar o acionamento por relé, pois só é necessário inverter a polaridade dos fios amarelo e laranja para inverter o sentido de rotação do eixo. O problema estaria em identificar quais contatos do sensor de posição que marcam cada posicionamento do eixo e fazer um "permissível" no relé (fim de curso). Acho que com a TCase aberta dá para verificar. Me arrependo de não ter feito um "laboratório de testes" quando desmontei minha TCase, pois hoje tenho diversas dúvidas com relação ao funcionamento interno que só com experimentação para esclarecer...

Sua TCase é uma BW1354? Quantos fios no conector? Tem um fio marrom para acionar o acoplamento magnético interno? Há algum tempo, troquei o motor da TCase da Ranger de um amigo (o eletricista lixou a placa e quebrou um dos contatos) e as ligações elétricas eram iguais à da minha Explorer. Quer dizer, na Explorer o conector é quadrado, a TCase é uma BW4405, as opções são AUTO/4H/4L, mas as ligações elétricas eram iguais. Depois descobri (aqui) que tem Ranger sem acoplamento magnético da reduzida...

Edintruder, como você resolveu o problema de posicionamento do eixo com o acionamento por cabo? São só as 2 posições no fim do curso do motor? Sua TCase tem acoplamento magnético?

As fotos são de uma Ranger modificada para seleção manual. Parece que o acionamento (deslizante) é de F250.


olá marcio, a minha é a 1354, conector redondo (num contei os fios) e era de uma explorer 1993 (eu importei a t-case) usada mas funcionando, chegou em duas parte o motor eletrico e todas as peças "externas" em uma caixa e a T-case propriamente dita em outra... gostei do sistema mecanico da f250 mas não entendi direito como funciona tme mais informacões???

o Edintruder me deu umas idéias sobre a t-case para criar sem o modulo GEM (que eu não tenho)

vcs teriam mais algumas dicas em relação a isso????

o que posso fazer aqui é desmontar e mandar fotos de tudo o que me pedirem porque ela está parada e tranqulamente tneho tmepo o suficinete par aisso (jah que +/- + 6 meses de jeep desmontado)


enfim

rubensx
11/09/2008, 19:17
Allan, o sistema de disco estava intacto, o motor elétrico estava realmente muito limpo, pois abri e fechei apensa, apenas troquei a graxa, mas o diabo não quis funcionar, então acredito que o problema possa estar no chicote de ligação do motor e não no motor, porém tenho pavor de procurar defeito em sistema elétrico, e para mim é mais prazerozo fazer um sistema todo novo do que procurar um simples fio entupido!!! EHeheh!
Mas com certeza o sistema elétrico é muito bom e terei que fazê-lo funcionar novamente...

Ed, como faria com motor de vidro eletrico??? não seira aproveitavel o proprio motor original?

porque acho que seria dificil fazer o motor virar só o necessario pra engatar cada seleção.... como seria?

Edintruder
12/09/2008, 01:15
Bem, começei a revisar novamente todo o sistema do motor elétrico da tração e descobri o defeito por acaso. Tinha quebrado o fio amarelo dentro da tampa de pvc, então removi direto da placa de circuito dos contatos e coloquei outro fio. E está novamente com o 4x4 elétrico novamente ativo. Amanhão vou retirar o console e a alavanca e voltar para o original...

O esquema de ligação que eu notei é o seguinte:

1° trilha (externa) Lilás: sinal de posição para trocar entre 4x4Hi e 4x4low e vice versa;
2° trilha Branco: sinal para mandar o motor de 4x2 direto para 4x4low porém pára o motor quando chega em 4x4low;
3° trilha Marrom e Branco: limite de 4x2 (para parar o motor quando chega em 4x2);
4° triha Laranja e Branco: posição de 4x4hi (para o motor quando chega em 4x4hi);
5° trilha (interna) Amarelo: Trilha contínua direta. Acredito que seja o fio que manda corrente para a placa e distribui o sinal para os demais fios de acordo com a posição que o disco se encontra.

O motor para quando o sinal é interrompido no fio correspondente. Enquanto o sinal está passando o movimento continua.

Depois tem um fio amarelo e um laranja direto para o motor aonde a polaridade é invertida pelo módulo GEM.


Rubens, no caso de um motor de vidro elétrico, tens que fazer trocar a polaridade entre os fios laranja e amarelos do motor, e fazer uma forma de ler os sinais que recebe de retorno do disco, por exemplo, botando um + no fio amarelo e interpretar que quando a luz 4x2 está apagada (fio Marrom e branco sem retorno) é a posição que está o motor, quando apertares o botão, é so acompanhar quando apagar o sinal do fio Laranja e Branco, é sinal que está em 4x4hi, quando seguires o curso para reduzir, nesse momento o fio lilás vai dar sinal e acenderá a luz indicadora, e é só seguir apertando até ela apagar novamente.

O problema é que o motor tem um batente e se insistir pode quebrar esse batente interno, o que tem que ter cuidado com o uso de um botão de vidro elétrico separado de um sistema de bloqueio de relés, por meio desses retornos + que o sistema tem.

Se der para fazer as polaridades em botões separados ficaria mais fácil, pois tens:
> um botão para acionar 4x4hi e alimentado pelo fio laranja e branco, quando o sinal parar o botão perde corrente;
> outro botão para 4x4low que funciona da mesma forma alimentado pelo lilás;
> outro botão para retornar para 4x2 alimentado pelo marrom e branco que quando chega em 4x2 ele perde o sinal e corta o relé.
Não esquece que na tua caixa tem o fio marrom que deve receber + sempre que o fio amarelo receber o + também.

Allan Nielsen
12/09/2008, 10:07
Edi,
Que bom que vc encontrou o fio entupido :mrgreen:.

Agora o melhor é que vc levantou que fio que liga onde, isto com certeza vai ajudar muita gente que tiver problema nesta area. :palmas:

Pra quem tá pretendendo usar essa Tcase em outra aplicação, uma forma simples de inverter a polaridade do motor sem usar reles, é usando uma chave de dois polos ou tambem conhecida como HH (facil de encontrar).

+ o>>>>> A <<<<<o -
- o>>>>> B <<<<<o +

O motor fica ligado no ponto central (A e B), quando vc vira a chave pra esquerda coloca positivo em A e negativo em B, quando vira pra direita inverte. Desta forma pra esquerda o motor gira num sentido (ligar 4x4) e pra direita no sentido inverso (desligar 4x4).
Existe esta mesma chave HH chamada momentanea; a chave esta sempre no centro (desligada) e so liga enquanto vc estiver presionando-a, vc presiona o botão pra um lado o motor gira num sentido e presionando pro outro lado o motor gira invertido.


Abs

Rogerrm
12/09/2008, 14:13
Bem, começei a revisar novamente todo o sistema do motor elétrico da tração e descobri o defeito por acaso. Tinha quebrado o fio amarelo dentro da tampa de pvc, então removi direto da placa de circuito dos contatos e coloquei outro fio.

O que falta pra mim, e retirar essa maldita tampa de PVC para poder ver dentro dos contatos do motor qual fio escapou, pq o sensor da embreagem está funcionando o do freio (não sei como testar :?:) e o motor funciona muito bem entre 4x2 e 4x4H (nunca falha) mas o que preciso e de uma chave TORX c/furo, ou pegar essa chave que tenho e tentar furar na furadeira de bancada...

Edin qual a chave que vc usa pra abrir essa tampa?

Márcio T
12/09/2008, 21:03
O esquema de ligação que eu notei é o seguinte:

1° trilha (externa) Lilás: sinal de posição para trocar entre 4x4Hi e 4x4low e vice versa;
2° trilha Branco: sinal para mandar o motor de 4x2 direto para 4x4low porém pára o motor quando chega em 4x4low;
3° trilha Marrom e Branco: limite de 4x2 (para parar o motor quando chega em 4x2);
4° triha Laranja e Branco: posição de 4x4hi (para o motor quando chega em 4x4hi);
5° trilha (interna) Amarelo: Trilha contínua direta. Acredito que seja o fio que manda corrente para a placa e distribui o sinal para os demais fios de acordo com a posição que o disco se encontra.


Olá, Edintruder. As minhas dúvidas são exatamente nesta configuração. Você está certo quanto à trilha 5 - que é o sinal "comum", mas todas as outras trilhas servem para retornar sinais de posição (que agem como permissíveis) e ainda não consegui entender a função de cada uma. :pensativo:
Aliás, nem é a função isolada delas, mas a combinação de informações que faz o GEM saber qual posição o eixo da TCase e o qual ação tomar (girar o motor horário/anti-horário, energizar/desenergizar o acoplamento magnético). Por exemplo, se você olhar as trilhas, vai ver que a TCase não vai de 4x2 para 4x4L direto, pois obrigatoriamente passa pelo 4x4H. O maior problema é que, dependendo do modelo da TCase, as placas de posição são diferentes.

Rubens, fiquei curioso e estou pesquisando. Acho que é possível montar um esquema interessante mesmo sem o GEM. Veja se a placa do motor é igual à da foto. Se você tiver fotos da TCase e puder enviar...

Allan, dá até p'rá usar a chave HH, mas acho que a corrente de acionamento do motor é alta (se não me engano o fio é 18AWG). Então é melhor com relé - principalmente porque vai ter que usar um esquema com permissíveis para o fim de curso.

Roger, se você não quer comprar a T20, acho que pode tentar "aparar" o pino da cabeça Torx com uma broca - é mais fácil que furar a chave.

rubensx
13/09/2008, 12:39
Caramba a coisa aqui tá ficando complexa....

vamos lá

minha duvida é quanto aos fios quais tme de ligar e parar para cada opção (acho que já foi explicado mas nÀo estou entendendo bem) - lembrem-se eu nÀot enho uma ranger e nunca sequer vi o modulo gem estou apenas com a T-Case e o motor em mãos

Logo tiro fotos e mostrare como está ela todinha

O que imagino, sabe quando compramos aquelas centralinas de vidro elétrico e trava de portas? que manda sinal ou inverte? pois é por coicidencia eu tenho uma dessas que eu ia instalar pra fechar o teto solar do meu civic e acabou por ficar aqui da POSITRON

será que com uma centralina dessas de 4 portas por exemplo (a minha é para duas) não consigo jogar os sinais certos?

Pelo que entendi do motor saem fios dos leds para saber as posições... aquias seriam eles tb? pois posso criar um bloqueio por sinal assim que tal led acende o motor para automaticamente!


pelo visto é mais que possivel, sei que vai dar trabalho, mas meu jeep tá muito modificado já além de ter alongado ele então vmaos pras cabeças!


Ed dá uma olhada na MP se tiver alguns infos a mais me passa (pra não tumultar o topico)

Mas os botões de vidro elétrico eu tenho 3 de gol GTI faz um tempão aqui o modulo tá largado vou postar as ligações desse treco da positron

olhem isso:


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76378635-centralina-positron-tr111-em-ate-12x-no-mp-evolutionstore-_JM

ou isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80530318-chicote-espaguetado-para-travas-eletricas-4p-com-centralina-_JM

ou isso

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79955472-kit-centralina-trava-auxiliar-p-funco-de-travardestrava-_JM


enfim estou com uma dessas nas mãos e derepente o que acham?

EDIT - pessoal o meu aqui é um sistema de TEMPORIZAÇÃO de vidros eletricos :-D positron SW222

http://www.positron.com.br/imprensa.asp?section=imprensa&id=54&ano=2004
http://www.paulistasom.com.br/loja/produto-85785-1111-Modulo_Automatizador_de_Vidro__Positron_SW222
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/modulo-de-vidros-eletricos-positron-sw222-para-carros-2-port-UCL8YVVBSI

enfim isso temporiza a subida dos vidros, logo.... se eu fuçar nesse treco

Edintruder
13/09/2008, 16:18
Pessoal, eu me liguei de uma coisa, eu troquei a posição de 4x4low com 4x2 quando fiz esse esquema, pois eu não tinha percebido que o disco funciona pelas costas e não pela frente, então estou corrigindo...


O esquema de ligação que eu notei depois de passar o efeito do álcool é o seguinte:

1° trilha (externa) Lilás: sinal de posição para trocar entre 4x4Hi e 4x2 e vice versa;
2° trilha Branco: sinal para mandar o motor de 4x4low direto para 4x2 porém pára o motor quando chega em 4x2;
3° trilha Marrom e Branco: limite de 4x4low (pára o motor quando chega em 4x4low);
4° triha Laranja e Branco: posição de 4x4hi (pára o motor quando chega em 4x4hi);
5° trilha (interna) Amarelo: Trilha contínua direta. Acredito que seja o fio que manda corrente para a placa e distribui o sinal para os demais fios de acordo com a posição que o disco se encontra.

Edintruder
13/09/2008, 16:26
Márcio,
pelo que eu vi essa placa é presa direto na engrenagem de acoplamento da Ct. se esse motor é de explorer, pode ser que o motor da Ct do Rubens que tmabém é de explorer seja assim também.

Rubens, desmonta o teu motor e confere se bate com a foto do Márcio.
Nesse caso, pelo que eu me lembro o motor da explorer é 4x4 constante e o que faz acoplar o 4x4 é o sistema do fio marrom que magnetiza e encosta os discos de atrito. Mecanicamente só parte par 4x4low.

Sugiro que tire a tampa e confira se o funcionamento mecânico é só para reduzir ou funciona como na Ranger.

Pequeno jr
13/09/2008, 17:20
Allan, o sistema de disco estava intacto, o motor elétrico estava realmente muito limpo, pois abri e fechei apensa, apenas troquei a graxa, mas o diabo não quis funcionar, então acredito que o problema possa estar no chicote de ligação do motor e não no motor, porém tenho pavor de procurar defeito em sistema elétrico, e para mim é mais prazerozo fazer um sistema todo novo do que procurar um simples fio entupido!!! EHeheh!
Mas com certeza o sistema elétrico é muito bom e terei que fazê-lo funcionar novamente...


Uai Edi, não tava sabendo que a sua tinha dado problema.

Já fez o teste para ver se está chegando sinal na fiação que se engata o motor de trãção? Se ta cehgando sinal lá, o problema vai estar no motor de tração.

Um amigo que teve problema no motor do dele fez tudo o que manda lá no site do clube Ranger arrgentino e deu certo .. voltou tudo a funcionar como antes e no final, ele aproveitou e fez uma puta vedação no sistema.

Edintruder
13/09/2008, 20:04
Xi pequeno! deu problema, fiz um sistema de alavanca e cabo que deixei por cerca de um mês mas como ficou pesado demais pela ação de água e areia acabou arrebentando um cabo...

Porém quando olhei o motor com calma eu encontrei um fio quebrado e botei de volta o sistema elétrico.

Eu vedei tudo com silicone vermelho de bomba d'água, e os fios eu coloquei bastante cola quente.

rubensx
13/09/2008, 23:45
Fala Ed

vou fazer isso guentai que abro e tiro fotos decentes, vou ver se faço isso no domingo!

Putz será que rola de fazer chaveado tudo isso?

rubensx
15/09/2008, 12:22
ainda não abri estou pensando em buscar uma chavinha t-20 mesmo pra abrir o dito-cujo :-/

alguem tme o esquema de ligacões dos leds e etc? (tipo descrito mesmo tudinho de todos os fios?)

Edintruder
15/09/2008, 14:44
Rubens, mete uma serra e faz fenda nos parafusos e tira com chave de fenda comum. Podes ainda furar com uma broca 6mm e tirar as cabeças dos parafusos e com um alicate desaparafuso os corpos e coloca parafusos novos de fenda ou philips.

Rogerrm
15/09/2008, 14:47
Vou ter que achar essa chave T-20 não sei onde...

Quando abrir a tampinha, os fios já estão amostra?

Ou eu tenho que desmanchar mais um monte de coisa pra conseguir chegar neles?

To confiante que o meu problema seja um fio desengatado la dentro...

rubensx
15/09/2008, 14:51
Rubens, mete uma serra e faz fenda nos parafusos e tira com chave de fenda comum. Podes ainda furar com uma broca 6mm e tirar as cabeças dos parafusos e com um alicate desaparafuso os corpos e coloca parafusos novos de fenda ou philips.

Pois é Ed, farei isso vou usar minha furadeira DREMEL para "escariar" aquela saliência e abrir com as torx comuns que tenho... safadeza essa merda de parafuso!

bom dai terei idéia pr aonde correr!


outra duvida sei que não é do topico, mas eu estou colocando ela com flange em um cambio 4x2, pelo que notei preciso mandar no torneiro só mexer um pouquinho no entalhado... vou postar depois como eu fiz (ou tentei ao menos) se tiver infos sobre isso me passem por favor eheheheh :twisted::twisted::twisted:

Rogerrm
15/09/2008, 14:58
Meio Tenso tentar tirar aquele pininho!

Ainda mais na furadeira, pq é a mesma coisa que tentar furar a chave! E é foda pq eu tentei suahushuahsua

tentei cortar os pedaços de plastico em auto relevo pra tentar pegar com o alicate, tbm não deu...merda mesmo :@:@

rubensx
15/09/2008, 17:01
ah nem me fala roger... mardito seja duvido que com meus discos de corte e broca de ponta de diamante num mande pro espa'co esse tosquinho...

p#@@# a borgwarner tem de fazer o treco pra ninguém abrir?

Rogerrm
15/09/2008, 17:14
O problema é acertar o tal pininho, e não tirar os dentinhos do parafuso que ai vai ficar foda de tirar mesmo com chave!

Vo ter que dar um jeito de arrumar uma chave dessa...Não tenho nem idéia onde procurar...

Quando abrir a tampinha, os fios já estão amostra?

Ou eu tenho que desmanchar mais um monte de coisa pra conseguir chegar neles?

rubensx
15/09/2008, 17:21
bom eu ainda não sei mas achei a resposta para minha pergunta sobre os fios e vou postar aqui com diagramas:


em ingles, sorry guys!

Electronic Shift Control

Black Wire - Ground
Black With Orange Stripe Wire - From Electric Shift Control Module To Ground
Black With White Stripe Wire - Hot At All Times To Electric Shift Control Module
Brown Wire - Electric Shift Control Module To Transfer Case Assembly Shift Motor
Brown With White Stripe Wire - Electric Shift Control Switch (4-Lo) To Electric Shift Control Module And Instrument Cluster. Also Electric Shift Control Switch To Transfer Case Magnetic Clutch Coil
Dark Blue Wire - Electric Shift Control Switch (4-High) To Electric Shift Control Module
Gray Wire - From Electric Shift Control Switch (4-High) To Electric Shift Control Module And Instrument Cluster
Light Green Wire - Electric Shift Control Module To Transfer Case Speed Sensor
Light Blue Wire - From Electric Shift Control Switch Gray Wire (From 4-High) To Instrument Cluster And Rear Anti Lock Brake Module
Orange Wire - Electric Shift Control Module To Transfer Case Assembly Magnetic Clutch Coil
Orange With Light Blue Stripe Wire - Electric Shift Control Switch (4-Lo) To Electric Shift Control Module
Orange With White Stripe Wire - Electric Shift Control Module To Transfer Case Magnetic Clutch Coil
Pink Wire - To Transmission Neutral Safety Switch
Purple With Yellow Stripe - Electric Shift Control Module To Transfer Case Magnetic Clutch Coil
Red With Light Blue Stripe - From Neutral Safety Switch To Starting System
Red With White Stripe Wire - Neutral Safety Switch To Electric Shift Control Module
Red With Yellow Stripe Wire - Hot In Start Or Run Position To White With Purple Stripe Wire To Electric Shift Control Module
White Wire - Electric Shift Control Module To Transfer Case Magnetic Clutch Coil
Yellow With White Stripe Wire - Electric Shift Control Module To Transfer Case Assembly Magnetic Clutch Coil
Yellow Wire - Electric Shift Control Module To Transfer Case Assembly Shift Motor


agora é começar a brincar! vamos lá quem mais se habilita a me ajudar a criar um sistema chaveado pra isso?? (ahhh se o sukys tivesse saco e tempo hehehehe) mas eu consigo, vou desenferrujar meu multimetro, meu osciloscópio e meus livros de eletronica!

Márcio T
17/09/2008, 13:05
Márcio,
pelo que eu vi essa placa é presa direto na engrenagem de acoplamento da Ct. se esse motor é de explorer, pode ser que o motor da Ct do Rubens que tmabém é de explorer seja assim também.

Olá, Edintruder. A placa daquela foto é de uma Ranger. A TCase do Rubens (1354) é da Explorer mais antiga e não é 4x4 AUTO (é 4x2/4x4H/4x4L). Estou anexando uma foto da placa de uma 1354 para ele comparar.


alguem tme o esquema de ligacões dos leds e etc? (tipo descrito mesmo tudinho de todos os fios?)

Rubens, o problema é que estes diagramas elétricos (como todos os outros que vi) "morrem" no GEM e, na minha opinião, a dificuldade está exatamente em "decifrar" a lógica de funcionamento a partir dos sinais recebidos do sensor (por que 5 fios e mais de 10 combinações possíveis? Com certeza não é somente para identificar as 3 posições – 4x2 / 4x4H / 4x4L). Depois que descobrir isso, o resto é "trabalho braçal". :grin:

Se você não está com pressa, acho que dá p'rá chegar lá. Dá uma olhada na placa do motor e veja se é igual à sua. A boa notícia é que esta sua TCase é muito usada para montar uma doubler (1350+1354) e algum gringo já deve ter se aventurado nisso. Vamos ver.

Se puder, me envie uma foto da placa do motor, OK?

Márcio

rubensx
17/09/2008, 13:35
Pois eh ainda não tive tempo e vou comprar as ferramentas certas pra abrir o motorzinho.

Duvidas

1 - posso desmontar a t-case ??? (ela veio dos EUA e quero verificar tudo antes de montar, ouvi falar de balanceamento e etc no acoplamento magnético, como abro sem ferrar com tudo? tem algum macete?) não quero ferrar o balanceamento nem nada tem algum cuidado?

2 - preciso da P#@$#$ do modulo GEM então?? ferrou, pra achar um compativel

3 - o que seria um DOUBLER ???

sim a minha é apenas 4x2H - 4x4H - 4x4L

Rogerrm
17/09/2008, 16:23
Rubens, eu to comprando o jogo de 9 pçs torx com furo, 15 mais frete, que pra SP e de 9 reais, custa 25 reais o total pra ti...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78755157-jogo-de-chaves-torx-t10-t15-t20-t25-t27-t30-t40-t45-t50-_JM

Vo comprar pq ja procurei por aqui e não tem jeito

Ah lembrei, o fio marrom pode ser cortado e colocar um plug macho/femea depois?
Não há problemas de mau contato depois? pq senão eu corto o fio e ai eu dou um jeito de tirar nem que seja na marreta!

rubensx
17/09/2008, 20:19
opa acho que eh esse mesmo que vou mandar bala!

então não entendi o fio marrom pra abrir a t-case tme de cortar? (se vc se refere ao chicote o meu tinha um plug) ou vc se refere na parte de dentro??

a t-case tem problema de abrir toda? não tem aquele papo de balanceamento do acoplamento magnetico?

alguém me confirma por favor antes de eu fazer merda? hehehe

valeus

Márcio T
17/09/2008, 21:26
Pois eh ainda não tive tempo e vou comprar as ferramentas certas pra abrir o motorzinho.

Aproveita e compra também a Torx para abrir a TCase. Se puder, compre de boa qualidade (toda ferramenta vagabunda que compro, me arrependo).


1 - posso desmontar a t-case ??? (ela veio dos EUA e quero verificar tudo antes de montar, ouvi falar de balanceamento e etc no acoplamento magnético, como abro sem ferrar com tudo? tem algum macete?) não quero ferrar o balanceamento nem nada tem algum cuidado?

Que eu saiba, o balanceamento é do eixo cardan - o que, no seu caso, não vai fazer diferença.

Cuidados:
Não force o fio marrom;
Não desmonte a "embreagem" (peça 550 na vista explodida / foto 4405 116), retire completa e cuide para que fique montada;
Não force a caixa para separar as duas metades. Antimônio é f*. Não tente "enfiar" chave de fenda ou afins na junção das metades, a caixa tem algumas aletas na lateral que servem exatamente p'rá isso;
Use um torquímetro para fechar. Eu mesmo espanei algumas roscas e aí, só com insert (antimônio é leve, resistente e bom de fundição, mas é f*).


Tutoriais:
http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=123542
http://www.explorerforum.com/forums//showthread.php?t=218430



1 - preciso da P#@$#$ do modulo GEM então?? ferrou, pra achar um compativel

Arráá. Veja a foto do comando que o gringo fez. Estou tentando ver se ele manda o esquema elétrico. O lance é complexo: Na verdade, as trilhas são um binário (aberto/fechado - 0/1) que formam um hexadecimal (por exemplo: 1100). Como cada posição gera um hexadecimal diferente, o GEM sabe sempre - e exatamente - onde o eixo está. Falta separar o que é importante do que é indispensável para montar o esquema dos relés.



# TRILHA 5 TRILHA 4 TRILHA 3 TRILHA 2 Função HEXA

1 1 1 0 0 2H C
2 1 1 1 0 E
3 1 0 1 0 A
4 1 1 1 0 E
5 0 1 1 0 4H 6
6 0 1 1 1 4H 7
7 0 1 0 1 5
8 1 1 0 1 NEUTRO D
9 0 1 0 1 NEUTRO 5
10 1 1 0 1 NEUTRO D
11 0 1 0 1 NEUTRO 5
12 1 1 0 1 D
13 1 0 0 1 4L 9


1 - o que seria um DOUBLER? É uma montagem em que junta 2 TCases: Pega a saída reduzida de uma caixa e joga como entrada na outra. Com as combinações, fica com uma enormidade de relações de redução - além da opção de reduzida integral ou só na traseira. Não conheço nada de trilha, mas deve ficar o bicho!


Tutorial:
http://www.sbe.mtu.edu/users/etvaugha/explorer/doubler1.htm


Ah lembrei, o fio marrom pode ser cortado e colocar um plug macho/femea depois?
Não há problemas de mau contato depois? pq senão eu corto o fio e ai eu dou um jeito de tirar nem que seja na marreta!

Não precisa cortar, dá prá desmontar no conector original: Basta remover a trava vermelha que fica entre os pinos do conector (puxe com um alicate de bico fino) e depois destravar o pino do fio marrom. Para destravar, use um clips ou uma chave de fenda de relojoeiro - eu tenho um picador daqueles que dentista usa para retirar tártaro. Se tiver dificuldade em visualizar, me avise que eu tiro umas fotos.

[]'s

rubensx
18/09/2008, 01:00
GRANNNDEEEEEE Márcio!!!

caraca conseguiu, se o gringo passar o esquema eu monto facilmente isso, de qual site é esse modulo GEM DIY?

rubensx
18/09/2008, 11:32
aliás vc tme o site onde vc tirou o link desse gringo maluco?/

bem facil fazer só precisava de mais detalhes posso fazer com uma plca decente e resolver de vez o problema

Rogerrm
18/09/2008, 12:29
Não precisa cortar, dá prá desmontar no conector original: Basta remover a trava vermelha que fica entre os pinos do conector (puxe com um alicate de bico fino) e depois destravar o pino do fio marrom. Para destravar, use um clips ou uma chave de fenda de relojoeiro - eu tenho um picador daqueles que dentista usa para retirar tártaro. Se tiver dificuldade em visualizar, me avise que eu tiro umas fotos.[]'s

Que tópico , Q-U-E T-Ó-P-I-C-O!!

Marcio, vou tentar tirar essa trava vermelha então, vai ser mais facil eu analisar ele na bancada, e se tiver solto algum fio, ele e soldado né? Pode ser com estanho?

Obs> Tópico 100% infos, ninguém puchando o assunto off topic ou zuando, que milagre!

rubensx
18/09/2008, 13:41
Que tópico , Q-U-E T-Ó-P-I-C-O!!

Marcio, vou tentar tirar essa trava vermelha então, vai ser mais facil eu analisar ele na bancada, e se tiver solto algum fio, ele e soldado né? Pode ser com estanho?

Obs> Tópico 100% infos, ninguém puchando o assunto off topic ou zuando, que milagre!

Fala Roger (minhas chaves estão chegando!!!)

Pode ser estanho sim, mas aconselho usar um ferro de solda dos grandes para não correr riscos de "solda fria" ok?

Lembre-se de criar conectores caso vc tenha certeza de que irá reabrir, se passar em uma loja de som automotivo vc consegue concetores individuais com proteção de silicone o que vem bem a calhar pro nosso caso!

caso seja uma emenda de fio, antes de soldar compre umas "capinhas" de fio que normalmente chamam-se "termo-retrátil" depois da solda vc colcoa a "capa" (termo retratil) em cima da parte emendada e com estanho e esquenta com esqueiro ! ;-) fica 100% o serviço e nnao corre o risco de mau contato!

vamos seguindo, o esquema de relês que o rapaz montou não me parece dos mais complicados, o maior problema que vejo é tamanho d aparafernália e não consegui entender o esquema de botões, já que usou um do tipo de vidro elétrico e outro como chave de liga-desliga

Outro detalhe, confirmado...

Meu cambio era da ranger 4x2, consegui a flange do 4x4 e a t-case, notei que o que impede acoplar o cambio 4x2 na t-case é a estria do entalhado que é alguns décimos maior, estou checando com meu torneiro maluco se ele consegue aprontar algo para colocar na estria menor da t-case mas provavelmente terei de arrumar um entalhado de 4x4... vou postar fotos dessa adaptacão... estou compartilhando as idéias caso alguém já tenha se aventurado toda ajuda é válida!


Marcos cade o gringo?

abraços...

Márcio T
18/09/2008, 20:13
Olá, Rubens.

Ele se chama John Griggs, usa o apelido N3ELZ no ExplorerForum, RRORC.com e BRONCOII.org . A Ranger dele está aqui: http://www.cardomain.com/ride/296394 .

Encontrei o DIY GEM aqui: http://www.rrorc.com/forums/showthread.php?t=37265 - onde ele "promete" postar o esquema elétrico assim que estivesse pronto. Só que o post é de maio... Mandei um e-mail p'rá ele, mas não tive resposta ainda.

Pela descrição do funcionamento que tem no post, ele só utiliza os comandos básicos: Giro do eixo 4x4H e depois 4x4L, e giro ao contrário para retonar para 4x2. Os sinais da placa de encoder servindo de permissível para o motor e cortando o relé quando o eixo tiver alcançado a posição selecionada. O botão preto (teto solar da Explorer, mas pode ser do vidro), quando pressionado para frente gira até 4x4H e pára. O botão vermelho habilita o 4x4L, que é acionado pressionando o botão preto para frente de novo. Apertando o botão preto para trás, volta direto para 4x2. Como ele próprio descreve, não é possível o acionamento em movimento (porque não consegue "enxergar" os pontos de neutro).

Não acho interessante fazer uma placa, pois a vantagem do relé é exatamente a robustez e a possibilidade de trocar somente aquele que der defeito. Além disso, mesmo com uma placa simulando o GEM, é preciso ter um módulo de relés, porque a corrente é alta para placa (o fusível do módulo de relés da TCase é de 20A e só no acoplamento magnético - fio marrom - deve ser uns 5A). Aliás, talvez não seja má idéia garimpar um GEM no ferro-velho.

Se cortar o fio marrom, pode soldar normalmente (a dica de solda fria procede) mas, então, aproveita e coloca um conector isolado (tipo macho-fêmea), que facilita as "próximas vezes" que tiver que desmontar o motor para manutenção.

De toda forma, envio as fotos de como retirar o fio do conector. Só tome cuidado para não quebrar a travinha interna.

[]'s

Márcio T
18/09/2008, 20:19
Continuando...





[]'s

rubensx
18/09/2008, 20:44
grannnde marcio muito obrigado!!!!

pois eh vou pensar num modulo, mas galera tah foda de achar, nego quer 1500 nessa jossa!!! vou importar custa 80 dolares um no ebay... pow ai num dá!

puxa a parte de engatar andando seria muito legal, mass e ai nesse sistema eu conseguiria fazer um 4x2 low tb?

Rogerrm
19/09/2008, 14:52
Continuando...



Marcio, dentro do motorzinho se o fio estiver solto, não pode ser soldado com estanho?

Não vou tirar o fio do chicote, tenho medo de me empolgar e arregaçar essa bagaça...

Prefiro comprar o plug macho e fêmea pq quando precisar retirar novamente, fica muito mais facil!!!

OBS> eu so não sei o que fazer se não puder usar estanho... Nã tenho instrumento de solta...

Márcio T
19/09/2008, 20:55
mass e ai nesse sistema eu conseguiria fazer um 4x2 low tb?
Rubens, eu tenho ainda algumas dúvidas quanto ao funcionamento deste modelo, principalmente com relação ao acoplamento magnético (fio marrom).

Numa BW 4405, que é das Explorer com AUTO/4x4H/4x4L (AutoTrack / TOD), funciona assim:

Os fios amarelo e laranja que vão no motor são de alimentação. É só 12V para girar o eixo e deslocar o garfo interno que coloca em HIGH / LOW. Invertendo a polaridade, gira para o outro lado.

Os 5 fios que vão na tampa do sensor (encoder) são para codificar e identificar a posição do eixo e informar ao GEM.

O fio marrom que vai direto no corpo da TCase serve para a embreagem magnética, que acopla o eixo dianteiro (4x4).


Na 4405, o acionamento do 4x4 (i.e., acoplar o eixo dianteiro) é feito por um comando independente da seleção de HIGH/LOW. Então, é possível separar e controlar. Por exemplo, basta colocar uma chave On/Off controlando o fio marrom que passa a ter opção de 4x2 reduzida. É chamado de brown wire mod (BWM).

No caso da 1354, o esquema é igual - exceto pelo fio marrom, que tem uma função parecida, mas que ainda não entendi direito :parede:. Vou descobrir.


Marcio, dentro do motorzinho se o fio estiver solto, não pode ser soldado com estanho?

Pode sim, é tranqüilo. Mas também é fácil testar se o motor está funcionando, basta alimentar com 12V os fios laranja e amarelo que vão no motor. Se não estiver funcionando e precisar abrir, estes fios vão no porta-escovas de carvão.


Não vou tirar o fio do chicote, tenho medo de me empolgar e arregaçar essa bagaça...

Prefiro comprar o plug macho e fêmea pq quando precisar retirar novamente, fica muito mais facil!!!

Acho uma ótima idéia colocar o plug macho-fêmea, vou fazer isso quando mexer de novo...

As fotos podem ajudar...

Rogerrm
19/09/2008, 22:27
Pode sim, é tranqüilo. Mas também é fácil testar se o motor está funcionando, basta alimentar com 12V os fios laranja e amarelo que vão no motor. Se não estiver funcionando e precisar abrir, estes fios vão no porta-escovas de carvão.

Acho uma ótima idéia colocar o plug macho-fêmea, vou fazer isso quando mexer de novo...

As fotos podem ajudar...

Marcio, o "Motor" funciona certinho, so ele nao engrenando a reduzida, ele vai e volta de 4x2 pra 4x4H sem problema nenhum...(o sensor da embreagem está funcionando, pq se nao o carro nao liga e o do freio nao sei como testar) eu creio que seja um dos 5 fios que escapou la dentro.

Marcio, tem probabilidade de ser o GEM?

Márcio T
19/09/2008, 23:23
Marcio, o "Motor" funciona certinho, so ele nao engrenando a reduzida, ele vai e volta de 4x2 pra 4x4H sem problema nenhum...(o sensor da embreagem está funcionando, pq se nao o carro nao liga e o do freio nao sei como testar) eu creio que seja um dos 5 fios que escapou la dentro.

Marcio, tem probabilidade de ser o GEM?

Roger, as posições são 2H, 4H e 4L? O motor gira normalmente para todas elas? O que acontece quando seleciona 4L? Tem tensão no fio marrom? Dê uma olhada no fusível (20A) que fica na caixa de fusíveis do compartimento do motor.

Melhor deixar o GEM por último. Não acho que seja o problema.

Boa sorte.
__________________________________________________ __________________________________________________ ________________
Correção: No post#41, onde está antimônio :discordo:, leia-se magnésio. :concordo:


Cuidados:
Não force o fio marrom;
Não desmonte a "embreagem" (peça 550 na vista explodida / foto 4405 116), retire completa e cuide para que fique montada;
Não force a caixa para separar as duas metades. Antimônio é f*. Não tente "enfiar" chave de fenda ou afins na junção das metades, a caixa tem algumas aletas na lateral que servem exatamente p'rá isso;
Use um torquímetro para fechar. Eu mesmo espanei algumas roscas e aí, só com insert (antimônio é leve, resistente e bom de fundição, mas é f*). ?

Rogerrm
20/09/2008, 00:01
Sim, 4x2 4H e 4L Marcio, o problema e a reduzida... por falta de uso ela parou de funcionar, logo so vai em 4x2 e 4x4 h o low nao entra..ou melhor o motor que nao engata a reduzida...

Vou olhar o fusivel, mas será que se ele estivesse queimado estaria funcionando 4x4 H?

rubensx
20/09/2008, 09:14
Acho uma ótima idéia colocar o plug macho-fêmea, vou fazer isso quando mexer de novo...

As fotos podem ajudar...

Entendi.... preciso abrir e tirar fotos da minha, uma coisa que notei é que meu motor de acionamento é um pouco diferente ele é todo de "magnesio" (ou aluminio) e percebo que entre as peças tem como se fosse uma junta de cortiça... :-/ estou achando aquilo passível de beber muita agua, logo estou imaginando como vedar tudo aquilo

chegando em casa posto fotos dela fechada (a torx ainda não chegou)

Consegui um contato com o Sandro Crestana que cria o acionamento SEM O MODULO GEM nos trollers aqui em sampa na zona norte mesmo, irei ligar pro rapaz essa semana e ver se consigo o esquema que ele faz, diz ele cobrar 150 reais, unico incoveniente desse sitema é que não é mais possivel acionar o 4x4 andando... (o que não vejo tanta desvantagem assim) masss

calma que logo chegamos lá adicionalmente vou tentar analisar bem e providenciar algum tipo de acionamento mecânico pra caso algo ocorrer...

Edintruder
20/09/2008, 13:24
Veda com cola de junta de motor ou silicone vermelho para juntas.

rubensx
20/09/2008, 14:48
Ed

devo fazer isso mesmo mas qual num foi a minha surpresa ao abrir esse motorzinho... o que acham do estado dele por ser de 1993 e comprado pelo ebay a t-case toda por 95 dolares? eheheheh

olhem isso:

(ps - tirei foto do soquete pra ver se é igual ao motorzinho nacional mesmo)

Márcio T
20/09/2008, 15:30
ou melhor o motor que nao engata a reduzida...

Rogerrm, o motor não gira até a posição de 4L ou gira mas não engata? A luz no painel fica piscando?


Vou olhar o fusivel, mas será que se ele estivesse queimado estaria funcionando 4x4 H?

Hmm, acho que você está certo. Esta TCase é mesmo bem parecida com a 4405: Uma parte do sistema faz o acoplamento do eixo dianteiro (não importa se em H ou L) e o outro faz o acoplamento da reduzida (H-L). O fio marrom serve para energizar uma embreagem magnética dentro da caixa que sincroniza o eixo dianteiro e o traseiro para permitir o acoplamento da engrenagem. Mas acho que só é necessário para acoplar em movimento (4H).

Se o motor gira para a posição de 4L, mas não há acoplamento da reduzida, o problema é interno da caixa (o garfo pode estar com as buchas gastas e não consegue posicionar corretamente o colar de redução). Você pode tentar tirar o motor e girar o eixo com a mão (na verdade, com uma chave), colocar na posição de 4L e ver se está engrenando a reduzida.

Se o motor não chega a girar para a posição 4L, pode ser um problema de permissível (deixando ainda o GEM de fora):

Sensor de acionamento da embreagem => Está OK, porque também é permissível para a ignição;


Botão de seleção 2H/4H/4L => Retire o conector e meça a resistência entre os pinos 2-3 (os dois do meio): 2H => Entre 3.700 e 4.100 Ohms;
4H => Entre 1.050 e 1.150 Ohms;
4L => Entre 340 e 380 Ohms.
Se estiver fora da faixa, o botão está com defeito (me avise que tenho).


Sensor de acionamento do freio => Se as luzes de freio estão acendendo, o sensor está OK, mas o circuito de informação para o GEM é separado do acendimento das luzes de freio. Verifique o fusível 9 da caixa de fusíveis do painel (foto).
Se as luzes de freio não estão acendendo, é possível que o sensor esteja com defeito. Verique se tem 12V entre os pinos 1-3 e 1-5. Fazendo um jumper entre os pinos 2-3 manda o sinal para o GEM que o pedal de freio está acionado. Jumper entre os pinos 4-5 acende as luzes de freio.

[]'s

Márcio T
20/09/2008, 15:37
Rogerrm, continuando com as fotos do sensor de acionamento do freio:





[]'s

Márcio T
20/09/2008, 16:03
Ed

devo fazer isso mesmo mas qual num foi a minha surpresa ao abrir esse motorzinho... o que acham do estado dele por ser de 1993 e comprado pelo ebay a t-case toda por 95 dolares? eheheheh

olhem isso:

(ps - tirei foto do soquete pra ver se é igual ao motorzinho nacional mesmo)

Rubensx, parece mesmo em excelente estado. Tomara que a TCase também esteja assim internamente. Ótimo negócio!

Este soquete é quadrado? Se for, é o da Explorer, porque o da Ranger é redondo.

Quanto ao controle, o gringo não respondeu...

Estive pensando e acho que para o uso que você vai fazer, não é necessário o GEM e dá até para simplificar o esquema de relés: Girar o motor nas 2 direções não é problema. Falta descobrir a posição certa que ele deve parar para engrenar 4H e 4L. Você poderia fazer uma "engenharia reversa" para resolver este problema de posicionamento: Girando o eixo da TCase para as posições 2H, 4H e 4L e verificando quais são os contatos abertos e fechados do encoder em cada uma delas. Daí, é só jogar no esquema dos relés como permissível / fim de curso. Acho até que daria para acionar 4H em movimento: É p'rá isso que a embreagem magnética serve. Esta TCase não tem sensor de velocidade não, né?

Vou dar uma olhada na foto da placa do encoder e tentar rascunhar alguma coisa, OK? Você poderia indicar qual posição está o pino do fim de curso que fica atrás placa? Ele está com um anel de plástico em volta?

[]'s

rubensx
20/09/2008, 17:39
perai perai vamos por partes uahauahuahu
realmente sobr eo pino não entendi memso


respondendo a pergutnas sim é 9segundo o gringo que me vendeu0 de uma explorer 1993 cambio manual e o conecotr dela é REDONDO ou seja temos alguma incongruência ai...

ela tem sensor de velorcidade sim na real ela tem o sensor magnetico (um treco preto com uma ponta de ferro magnetica) que deduzo eu que seja um identificador de ponto morto ou algo assim pra ele encaixar o 4x4 andando e tem o sensor de velocidade eletronico sim um plugo de 2 cabos nele


pois eh encontrei o modulo GEM por meros 200 reais enquanto apra fazer num eletricista 150 reais... num sei não acho que vou encarar o modulo + um rele de 50 mango

isso tudo aqui perto de casa acreditam?? na RECOFORD os caras são gente fina!

Rogerrm
21/09/2008, 17:59
Marcio, muito bom o seu material!

Perguntas> Preciso desmontar um bocado se coisa do painel pra chega na chave seletora?!

A luz do freio acende normalmente, o fusivel está OK, agora lembrei de uma historia longa... Já faz uns 2 meses, (ja fazia em torno de uns 5 meses que nao funcionava o 4L) com o pé na emb. e freio virei o botao direto pro LOW e de surpresa engrenou tranquilo, fiquei feliz (1 problema a menos ^^) depois na hora de voltar a chave ai nao acontecia nada! Só ficava em low! e fui obrigado a tirar esse fusivel... ai voltou ao normal de antes, 4x2 e 4x4H...

Não sei porque, mas to achando que o problema e um dos cinco fios solto dentro do motorzinho...

Ah, é o motor que nao gira, pq eu ja tirei ele e virei com o alicate até a reduzida e reduziu tranquilo...

Márcio T
21/09/2008, 22:16
Perguntas> Preciso desmontar um bocado se coisa do painel pra chega na chave seletora?!

Não, é só retirar 2 parafusos que ficam entre o som e o controle do ar condicionado. Depois puxa todo o conjunto p'rá frente. Afaste só um pouco (uns 10 cm) p'rá não desconectar o cabo da antena do rádio. Com cuidado, solte cada um dos conectores - cada um tem um tipo de trava diferente. Não se preocupe em identificar, pois não dá p'rá encaixar no local errado. Se tiver alguma dúvida, posso tirar umas fotos amanhã e postar aqui, OK?


Não sei porque, mas to achando que o problema e um dos cinco fios solto dentro do motorzinho...

É possível, vou ver no esquema elétrico se dá p'rá testar circuito aberto sem precisar abrir o motor, OK?


Ah, é o motor que nao gira, pq eu ja tirei ele e virei com o alicate até a reduzida e reduziu tranquilo...

Esta é uma boa notícia!
[]'s

Rogerrm
22/09/2008, 12:32
Obrigado novamente Marcio T, ta beleza, vo coletar essa infos e ir matando o problema um a um e aí chegar no ponto crítico! Já vou ir vendo se consigo imprestado um "ohmimetro" (nao como se escreve :D )

Obs: Que ano é essa Ranger? Gasolina ou Diesel?

rubensx
23/09/2008, 13:45
bom lá vem eu...

seguinte, troquei o entalhado e oficialmente meu cambio e tudo eh 4x4 original !!!!

e arrumei o modulo de 4x4 só que é aquele que tem tudo junto, 4x4, administra limpadores etc... questão...

o modulo depende de mais algum tipo da injeção eletronica pra funcionar?? será que posso colocar tudo que estou instalando no CJ nele?? (eh d euma ranger 4x4 2001) sei que ele tem aquele bip de porta aberta, limpador etc etc... na real alguém sabe exatamente tudo o que ele administra?

agora vai o projeto willys FORD

Márcio T
23/09/2008, 19:44
e arrumei o modulo de 4x4 só que é aquele que tem tudo junto, 4x4, administra limpadores etc... questão...

o modulo depende de mais algum tipo da injeção eletronica pra funcionar?? será que posso colocar tudo que estou instalando no CJ nele?? (eh d euma ranger 4x4 2001) sei que ele tem aquele bip de porta aberta, limpador etc etc... na real alguém sabe exatamente tudo o que ele administra?

Olá, Rubens. Desculpe, mas respondi sua MP antes de ver o tópico e saber que você conseguiu o GEM.

Perguntas:

Veio só o módulo GEM ou também o módulo de relés da TCase? O GEM controla a TCase através do acionamento de relés. Não dá p'rá fazer o comando direto, pois a amperagem é alta.

Veio com os conectores?

Você vai usar o GEM somente para acionamento da TCase, né?

Onde pretende instalar o módulo, botões, etc.?


O módulo GEM usa algumas outras informações para controlar a TCase (acionamento do freio, embreagem, velocidade, etc. Vou ver se dá p'rá "bypassar" tudo isso. Acho que pelo menos nisto vou poder te ajudar...

[]'s

Márcio

rubensx
23/09/2008, 21:05
Olá, Rubens. Desculpe, mas respondi sua MP antes de ver o tópico e saber que você conseguiu o GEM.

Perguntas:

Veio só o módulo GEM ou também o módulo de relés da TCase? O GEM controla a TCase através do acionamento de relés. Não dá p'rá fazer o comando direto, pois a amperagem é alta.

Veio com os conectores?

Você vai usar o GEM somente para acionamento da TCase, né?

Onde pretende instalar o módulo, botões, etc.?


O módulo GEM usa algumas outras informações para controlar a TCase (acionamento do freio, embreagem, velocidade, etc. Vou ver se dá p'rá "bypassar" tudo isso. Acho que pelo menos nisto vou poder te ajudar...

[]'s

Márcio


vamos lá: o modulo veio com conectores sim :-D vou providenciar um chicote decente e veio tb o rele do 4x4...

agora ele tem sensor na embreagem? no freio e onde mais? vou ligar tudo para não ter erro, apesar que me prometeram achar uma do troller que administra APENAS o 4x4, mas num sei se fica tão legal...

derepente seria legal

me falta apenas o botão e saco pra ligar todos os fios, mas os soquetes terei todos :-D

Edintruder
24/09/2008, 10:11
Esse painel central de comando é da Explorer.

rubensx
25/09/2008, 19:22
esse painel depende de quais coisas pra funcionar?? da injeção eletronica tb? ou somente do modulo 4x4 e tudo mais que tem na 2001?

edubelem
26/09/2008, 11:51
fala roger, obrigado pela ajuda

deixa entender ele 'e mau vedado?? (hummmm estou pensando em fazer uma vedação melhor)

acho dificil chegar ao nivel do motor pois o jeep está bem levantado mas derepente passar por uns riachos pode causar problemas... no mais qual a regra pra usar ele???

alguém sabe as ligações de cada fio?? preciso montar a chave seletora

abraços

Isso se vc usar frequentemente e vedar, provavelmente com silicone ou com algo parecido vc provavelmente não terá problemas, aconselho usar a chave original, anulando apenas a proteção que não permite o engate da reduzida com o veículo em movimento.

Abs e boa sorte,

Márcio T
26/09/2008, 13:22
Esse painel central de comando é da Explorer.

Olá, Edintruder. A foto foi só p'rá indicar onde estão os parafusos.

Rubens, tô colando os esquemas elétricos do GEM da Ranger, mas é 98. Tem um tópico de compartilhamento de CD's da Ranger que deve ter da 2001. De toda forma, dá p'rá ter uma noção dos controles.

Assim que tiver um tempo vou dar uma olhada e te aviso... Não tô conseguindo te acompanhar. :parede: Acho que você age mais rápido do que eu consigo pensar. :parede:

[]'s

Márcio

rubensx
26/09/2008, 13:27
Isso se vc usar frequentemente e vedar, provavelmente com silicone ou com algo parecido vc provavelmente não terá problemas, aconselho usar a chave original, anulando apenas a proteção que não permite o engate da reduzida com o veículo em movimento.

Abs e boa sorte,

opa edu valeu pela dica, mas vc num acha que pode causar algum dano engatar a reduzida em movimento??

Márcio T
26/09/2008, 13:32
Continuando....












[['s

rubensx
26/09/2008, 13:34
Olá, Edintruder. A foto foi só p'rá indicar onde estão os parafusos.

Rubens, tô colando os esquemas elétricos do GEM da Ranger, mas é 98. Tem um tópico de compartilhamento de CD's da Ranger que deve ter da 2001. De toda forma, dá p'rá ter uma noção dos controles.

Assim que tiver um tempo vou dar uma olhada e te aviso... Não tô conseguindo te acompanhar. :parede: Acho que você age mais rápido do que eu consigo pensar. :parede:

[]'s

Márcio


Marcio muito obrigado pelos esquemas... mas acho que emu modulo deve ser um pouco mais diferente... na verdade ele tem um monte de soquetes embaixo e ao lado (vou apanhar pra descobrir o que é o que...).

Mas já ajuda... o pior de tudo ao meu ver será se o modulo depende de alguma coisa extra pra funcionar, dai ferrou, tipo obrigatoriamente ele tme de usar o sensor de num sei onde da injeção...

Desculpa ser meio rapido, mas eu estou me achando até lerdo rpa resolver essa... aliás faz 2 fins de semana que nem relo no meu jeep, estou até depressivo! (chovendo demais e eu não possuo garagem coberta :-()

Bom, o que pensei, já que meu jeep terá portas de aço do CJ7, vou colocar até o sensor das portas eheheheh, resta saber qual painel eu poderia colocar para funcionar tudo completamente... será que um de ranger mesmo?

enfim prosseguindo e obrigado pela ajuda todas as infos que tiver eu agradeço muito

Márcio T
26/09/2008, 20:22
na verdade ele tem um monte de soquetes embaixo e ao lado (vou apanhar pra descobrir o que é o que...).

No módulo GEM propriamente são 4 conectores (C221, C222, C223, C224 - veja o esquema anexo), mas tem outros módulos auxiliares (4x4, ABS, etc.). Tira uma foto do que você tem.


o pior de tudo ao meu ver será se o modulo depende de alguma coisa extra pra funcionar, dai ferrou, tipo obrigatoriamente ele tme de usar o sensor de num sei onde da injeção...enfim prosseguindo e obrigado pela ajuda todas as infos que tiver eu agradeço muito

Realmente não é muito fácil definir quais são os intertravamentos, porque o GEM é um módulo eletrônico e não tem esquema descrevendo a lógica interna. Mas pode-se tentar. Por exemplo: O alarme de "PORTA ABERTA" usa um sinal (terra) que vem do sensor. Este sensor é NA (normal aberto), o que significa que a ausência do conector (falta de sinal) é interpretada pelo GEM da mesma maneira que "porta fechada". Neste caso, ele não iria interferir no funcionamento.


Bom, o que pensei, já que meu jeep terá portas de aço do CJ7, vou colocar até o sensor das portas eheheheh, resta saber qual painel eu poderia colocar para funcionar tudo completamente... será que um de ranger mesmo?

O que você está chamando de painel?

Com não sei se você está habituado com os esquemas elétricos da Ford, fiz um pequeno exemplo para facilitar o entendimento, OK?

Vamos em frente. Devagar, mas sem parar...

[]'s

Márcio

rubensx
26/09/2008, 22:11
painel de instrumentos mesmo, derepente eu coloco o painel todo da ranger se for conveniente (mais vantagens que desvantagens eheheh)

Marcio, vc é MESTRE nisso... muito obrigado não sabe o quanto esclareceu sobre a pinagem que não tenho dos conectores...

esse chicote que vc tem é um a mais sobrando seu ou eh foto de internet apenas?? leia MP sua...

sabe num ficaria mal ter um Willys 73 com tudo eletrico funcionando como uma explorer que tal??

Posso colocar todos os modulos, até mesmo de injeção eletronica se sfosse oc aso jah que uso o OHC 2.3 original da Ranger... mas acho ainda que programável seria melhor

vamos seguindo vou ver o que ligo a onde e vou tirar foto do modulo fechado e aberto para vcs!

rubensx
27/09/2008, 16:16
seguinte fotos do meu modulo GEM:


é da ranger 4x4 2001

se quiser posso definir melhor as fotos é que tava em um ambiente de pouca luz

como pode ver é meio extraterrestre mas alguns componentes discretos sugerem que o modelo da peça é o memso da 1999 ou seja, talvez de uma luz maior

novamente vamos angariar mais informações o topico tá fantástico

Rogerrm
07/10/2008, 18:24
Caras, serrei a cabeça dos parafusos do motorzinho maldito, e quando puchei aquela tampa esperando me deparar com um fio solto, tem que desmanchar mais um pedaço daquela merda pra chegar nos benditos fios! Como que se faz pra soltar aquela peça de plastico, e eu poder chegar no disquinho de contatos?

LUZ POR FAVOR!

Edintruder
08/10/2008, 00:03
Roger, com uma chave de fenda fina tu vai quebrando a beirada que segura a tampa por dentro.

Rogerrm
08/10/2008, 12:48
uhm, então e tipo um encaixe que não sai? Só quebrando mesmo aquelas beiradinhas?!

Edin, teu pobrema era um fio solto nessa plaquinha de contatos?

Rogerrm
17/10/2008, 16:29
Alguém aí posta a foto da beiradinha onde preciso quebrar (pois é um caminho sem volta :D) pra confirmar, o fio marrom da CT pode ser cortado e colocado um conector macho/femea nele?

Ah, já vi vcs falarem que é muito facil quebrar esse disco de contatos, isso ocorre na hora de separar ele da tampa de plastico?

Rogerrm
27/10/2008, 13:51
Se não for aqui o problema eu acho que vo fazer manual mesmo...

Ou deixar como está..

caraio...

mak (SP/ZN)
03/11/2008, 17:02
No módulo GEM propriamente são 4 conectores (C221, C222, C223, C224 - veja o esquema anexo), mas tem outros módulos auxiliares (4x4, ABS, etc.). Tira uma foto do que você tem.



Realmente não é muito fácil definir quais são os intertravamentos, porque o GEM é um módulo eletrônico e não tem esquema descrevendo a lógica interna. Mas pode-se tentar. Por exemplo: O alarme de "PORTA ABERTA" usa um sinal (terra) que vem do sensor. Este sensor é NA (normal aberto), o que significa que a ausência do conector (falta de sinal) é interpretada pelo GEM da mesma maneira que "porta fechada". Neste caso, ele não iria interferir no funcionamento.



O que você está chamando de painel?

Com não sei se você está habituado com os esquemas elétricos da Ford, fiz um pequeno exemplo para facilitar o entendimento, OK?

Vamos em frente. Devagar, mas sem parar...

[]'s

Márcio

Grande... O GEM controla a 4x4 nas rangers diesel 2.5? estou com todos os modulos fora do carro e nenhum dos codigos indica especificamente que é o controle do Motorzinho de acionamento...
Estou colocando o diesel 2.5 numa explorer 98 e pelo jeito vou ter que manter a Tcase 4405 da explo lá pra não precisar usar mais um modulo.

Tem como me arrumar uma copia desse CD onde aparecem os esquemas das rangers diesel?

Rogerrm
03/11/2008, 17:32
Mak me manda por MP seu endereço que eu lhe envio aquele DvD.


Galera, retirei a plaquinha aquela e os fios estavam todos conectados certinhos, proximo passo é testar a chave seletora se ela está "boa" ainda...

Agora alguém chuta o problema :D ?

rubensx
13/03/2010, 09:12
Revivendo o topico praticamente 2 anos depois eheheh


Marcio se ainda estiver por ai...

Seguitne depois de um tmepo tudo parado, tomando conta de varias outras cosias, voltei a fuçar no modulo GEM o que fiz é adquirir mais um modulo, que seria de uma Explorer 1994 heheeh tb pelo ebay...

Agora vou começar a fazer ligações pra testar...

Porque peguei a de 1994?

Simples ela controla SOMENTE o 4x4 e não mais aquele monte de cosias jutnas, que pro meu caso (um jeep come sses sisstema) é melhor para ter menos problemas elétricos possíveis

logo mais posto fotos da peça e começo testes...

Porém ainda não consegui um "data sheet" desse modulo para começar a estar em bancada.

Se alguém já fez isso sabe as ligações e puder contribuir, é o módulo que fica no porta-malas da explorer 1994, borg warner 1354

Adicionalmente aidna tenho o módulo GEM da 2001 parado... como segundo recurso, mas as ligações são bem diferentes de uma pra outra.

TylerNTL
13/03/2010, 10:38
Ruben,

Também já andei fuçando esses acionamentos elétricos da tração.

Já que vc vai usar ela em um jipe, acredito que não faça questão de uma série de intertravamentos necessários para um sistema desses, existentes em um carro para uso do público comum (que normalmente não tem idéia do que está fazendo ao acionar o botãozinho da tração) limite de velocidade para acionamento, intertravamento com embreagem e freio, etc.

Não daria para fazer o controle do acionamento usando um PIC + alguns relés+chave de acionamento?
Simplificando seria usar a criatividade para projetar como juntar essas peças e vc teria um sistema de acionamento simples, barato e de fácil manutenção.

rubensx
13/03/2010, 11:07
Ruben,

Também já andei fuçando esses acionamentos elétricos da tração.

Já que vc vai usar ela em um jipe, acredito que não faça questão de uma série de intertravamentos necessários para um sistema desses, existentes em um carro para uso do público comum (que normalmente não tem idéia do que está fazendo ao acionar o botãozinho da tração) limite de velocidade para acionamento, intertravamento com embreagem e freio, etc.

Não daria para fazer o controle do acionamento usando um PIC + alguns relés+chave de acionamento?
Simplificando seria usar a criatividade para projetar como juntar essas peças e vc teria um sistema de acionamento simples, barato e de fácil manutenção.

Pois é Thelmo, mais atrás nesse topico tme um link de um gringo que fez com relês uma caixa, problema é que o sistema que via no motor tem varios "poréns" e se for pra fazer bem simplista usaria o sistema via cabo de aço que é largamente utilizado nos trollers só de trilha...

Porém minha idéia é justamente ao contrário e criar um jeep "cidade/campo" nesse projeto, ou seja que ele seja meio que civilizado...

Pra vc ter idéia é um motor OHC no cambio da ranger 4x2 (alterado pra 4x4 com todas as peças) a t-case BW1354, eixos de rural, molas de bandeirante, esticado 37cm e terá protas com vidros e tudo porém "meia capota" conversível...

Logo a idéia é sim que o jeep seja bem funcional, apesar de saber que eletronica assim embarcada é um risco, penso que não vou fazer nada muito extremo com ele, mais passeios na terra e lama...

Por isso a intensão é que o sistema 4x4 seja eletrico e funcional, mesmo que porque, com a injeção eletronica que tenho estou pensando em fazer umas "interações" entre as duas...

Bom minha maior dúvida agora é, como criar um sistema simples de ligação, sendo que o sensor de velocidade já existe e o sensor de freio tb posso providenciar, só não sei se precisa de sensor na embreagem

Edintruder
29/04/2010, 09:07
O problema inicial do sistema da Ranger é o seletor. Se trocar o seletor por 3 posições aonde cada um fecha um faze, fica muito mais fácil bolar um sistema por relés. No momento que usar o botão da Ranger, somente com o módulo gem mesmo... O mais chato é fazer o sistema de retorno, aonde o relé precisa fazer a mudança de posição para o motor elétrico, nisso se leva mais 2 relés auxiliares para cada retorno... Num fórum americano tinha esse esquema pronto.

rubensx
29/04/2010, 18:43
O problema inicial do sistema da Ranger é o seletor. Se trocar o seletor por 3 posições aonde cada um fecha um faze, fica muito mais fácil bolar um sistema por relés. No momento que usar o botão da Ranger, somente com o módulo gem mesmo... O mais chato é fazer o sistema de retorno, aonde o relé precisa fazer a mudança de posição para o motor elétrico, nisso se leva mais 2 relés auxiliares para cada retorno... Num fórum americano tinha esse esquema pronto.

Ed eu falei com o gringo ele desistiu pois dava muito pau

link é esse:

http://www.rrorc.com/forums/showthread.php?t=37265

e a "cara" do treco é essa:

http://i290.photobucket.com/albums/ll271/n3elz/P1010134.jpg


Posições de pinos em que ele se baseou:

http://i290.photobucket.com/albums/ll271/n3elz/tcase.jpg

PS - Ed, viu o eixo dianteiro da F1000 com o claudio ximenez?

Walter L. L. Casitta
29/04/2010, 20:08
Ed eu falei com o gringo ele desistiu pois dava muito pau

link é esse:

http://www.rrorc.com/forums/showthread.php?t=37265

e a "cara" do treco é essa:

http://i290.photobucket.com/albums/ll271/n3elz/P1010134.jpg


Posições de pinos em que ele se baseou:

http://i290.photobucket.com/albums/ll271/n3elz/tcase.jpg

PS - Ed, viu o eixo dianteiro da F1000 com o claudio ximenez?

O cara do fórum errou ao conectar os reles diretamente aos contatos da chave do posição do motorzinho. A chave não aguenta acionar um relé diretamente ainda mais que a bobina do relé gera o que é chamado de força contra eletromotriz. A corrente normal para acionar o relé mais a FCE detona os contatos da chave e deve ser por isso que não ficou confiável. Melhor caçar um módulo GEM no desmanche...

SERGIO AUGUSTO
29/04/2010, 20:20
Olá a todos:
Para quem está adaptando T-CASE com comando elétrico(motor de acionamento e botão no painel)em alguma viatura, dá uma olha no link abaixo, que tenho certeza que resolve o problema de acionamento do motor, facil, facil. O cara desta empresa, De Pádua, já conversei com ele(ele fica em Brasilia), porque no trabalho que estou fazendo(preparando), de up grade no motor da DAK, uma das opções de turbina, é a TGV da Hilux, e ela tem acionamento eletronico, então passei o video de funcionamento da turbina pra ele, disse como eu quero o controle(passei as ideias do funcionamento), e ele tem como fazer uma das placas de controle que ele fabrica, operar o m oviemnto das palhetas do turbo, obviamente fazendo o "motorzinho"da turbina fincionar, da maneira que quero, imagine com o motor de acionamento da T-CASE. Vai ser fichinha pra ele, e isso é coisa relativamente barata, pois ele já tem as placas. No link já tem uma que com pouca alteração (ou nenhuma) funciona o motor da T-CASE, ou dois motores, quem sabe até por controle remoto,hehehe..
http://www.iorobotics.com/dc_motor.html
Abraços
Sérgio

rubensx
29/04/2010, 23:07
Então, no meu caso eu tneho o modulo GEM de uma 2002 e tenho (a opção que quero usar) o modulo de 4x4 da Explorer 1994...

Problema está sendo...

Não consegui o chicote original do modulo até a t-case e também não consegui entender o RAIO desse diagrama...

Assim, entender o que é mais ou menos sim, mas certeza não tenho nenhuma e é o meu medo de mandar pro saco os modulos...

Visto que vou usar outros botões não o seletor original da ranger e claro as distancias, fios e localização do modulo é totalmente diferente e estou sofrendo com isso...

Se tivesse a P#$% de um chicote montado e funcionando que eu pudesse caçar os fios com calma e anotar tudo seria mil vezes mais fácil...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=223121&stc=1&d=1272592682

o modulo é esse:

http://img.photobucket.com/albums/v121/Brandons/4wdmodule036.jpg

e ele tem até um botão de RESET:

http://img.photobucket.com/albums/v121/Brandons/4wdmodule002.jpg


que eu pretendo fazer um switch pro painel para emergencias num ficar "caçando" o reset dentro do jeep


aqui um descritivo com o modulo aberto e um "rebuild" nele:

Explorations Forum - Module 4x4 explorer '94 Rebuild (http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=234677)


que é da Explorer 94 separado do resto do carro, ele adminsitra somente o 4x4, muito mais simples que o GEM de 2001/2002 em diante, logo algum tipod e adaptação é muito mais viável com esse mais simples, porém, mesmo assim vai fico paca ainda

Bom o que entendi até agora...

1- o módulo tem saida pra kct e algumas inúteis já que não uso cambio automático
2- preciso de sensor de freio e de embreagem pra interligar o módulo certo?
3- só depois que a t-case engata realmente o 4x4H ou 4x4L que ela muda o led de 4x4H ou L e iso talvez seja um pouco complexo pra que eu reproduza sem o botão...
4- preciso interligar o sensor de velocidade da t-case também no modulo...


bom por enquanto estou na teoria e isso só vai mudar asism que o jeep estiver mais estruturado na oficina ai parto pros testes, mas continuo pesquisando pra já saber o que fazer, em tempo os leds indicacodres de 4x4 eu mandei fazer na GUSTER RACING que faz velocimetros digitais e etc

rubensx
29/04/2010, 23:47
faltou outra contribuição pro tópico:

Para testar o modulo segundo achei na net, preciso que alguém confirme é:

http://www.truckforum.org/forums/attachments/ford-truck-forum/4669d1262206465-93-explorer-wont-go-into-4wd-tcase.jpg

Com o carro desligado:

Desconecte os connectores B e C, Ligar a ignição e esperar 4 segundos para o modulo subir.
Depois aperte o botão de teste.

1- Se o LED não acender, o modulo está queimado ou com a energia cortada, verifique os fios ou troque o modulo.
2- Se o LED ligar e ficar 30 segundos aceso e depois apagar, há um erro dentro do modulo (circuito danificado).
3- Se o LED piscar 4x significa que está tudo ok.



pdf de diagnóstico do 4x4 da explorer:

Walter L. L. Casitta
30/04/2010, 07:53
Então, no meu caso eu tneho o modulo GEM de uma 2002 e tenho (a opção que quero usar) o modulo de 4x4 da Explorer 1994...

Problema está sendo...

Não consegui o chicote original do modulo até a t-case e também não consegui entender o RAIO desse diagrama...

Assim, entender o que é mais ou menos sim, mas certeza não tenho nenhuma e é o meu medo de mandar pro saco os modulos...

Visto que vou usar outros botões não o seletor original da ranger e claro as distancias, fios e localização do modulo é totalmente diferente e estou sofrendo com isso...

Se tivesse a P#$% de um chicote montado e funcionando que eu pudesse caçar os fios com calma e anotar tudo seria mil vezes mais fácil...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=223121&stc=1&d=1272592682

o modulo é esse:

http://img.photobucket.com/albums/v121/Brandons/4wdmodule036.jpg

e ele tem até um botão de RESET:

http://img.photobucket.com/albums/v121/Brandons/4wdmodule002.jpg


que eu pretendo fazer um switch pro painel para emergencias num ficar "caçando" o reset dentro do jeep


aqui um descritivo com o modulo aberto e um "rebuild" nele:

Explorations Forum - Module 4x4 explorer '94 Rebuild (http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=234677)


que é da Explorer 94 separado do resto do carro, ele adminsitra somente o 4x4, muito mais simples que o GEM de 2001/2002 em diante, logo algum tipod e adaptação é muito mais viável com esse mais simples, porém, mesmo assim vai fico paca ainda

Bom o que entendi até agora...

1- o módulo tem saida pra kct e algumas inúteis já que não uso cambio automático
2- preciso de sensor de freio e de embreagem pra interligar o módulo certo?
3- só depois que a t-case engata realmente o 4x4H ou 4x4L que ela muda o led de 4x4H ou L e iso talvez seja um pouco complexo pra que eu reproduza sem o botão...
4- preciso interligar o sensor de velocidade da t-case também no modulo...


bom por enquanto estou na teoria e isso só vai mudar asism que o jeep estiver mais estruturado na oficina ai parto pros testes, mas continuo pesquisando pra já saber o que fazer, em tempo os leds indicacodres de 4x4 eu mandei fazer na GUSTER RACING que faz velocimetros digitais e etc

Do ponto de vista de alguém que conhece um pouco de elétrica/eletrônica e do sistema de tração da Ranger/Explores as informações que você postou estão bem claras. Então vamos por partes. Qual ou quais são as dúvidas?

rubensx
30/04/2010, 20:33
Do ponto de vista de alguém que conhece um pouco de elétrica/eletrônica e do sistema de tração da Ranger/Explores as informações que você postou estão bem claras. Então vamos por partes. Qual ou quais são as dúvidas?

Bom eu nunca sequer vi isso montado mas blz...

algumas delas mais referente ao que falta de todo sistema

1- o modulo funcionaria por si só sem mais nenhum modulo conectado? (sem rler nada da injeção)?
2- qual conector é referente a o que? desculpe ams esse desenho é muito tosco e não refere os conectores (ao menos não que eu consiga entender).
3- O motor da t-case tb não entendi como ligar ai
4- precisarei usar switches no frio e na embreagem (nos pedais) pra adaptar no jeep?
5- por ultimo, entendi muito pouco de quais sinais a chave fecha ou abre para dar o sinal do led e de onde vem os sinais de leds 4x2-4x4H-4x4L

aho que por enquanto só isso eheheh :oops:

Walter L. L. Casitta
30/04/2010, 22:06
Bom eu nunca sequer vi isso montado mas blz...

algumas delas mais referente ao que falta de todo sistema

1- o modulo funcionaria por si só sem mais nenhum modulo conectado? (sem rler nada da injeção)?
2- qual conector é referente a o que? desculpe ams esse desenho é muito tosco e não refere os conectores (ao menos não que eu consiga entender).
3- O motor da t-case tb não entendi como ligar ai
4- precisarei usar switches no frio e na embreagem (nos pedais) pra adaptar no jeep?
5- por ultimo, entendi muito pouco de quais sinais a chave fecha ou abre para dar o sinal do led e de onde vem os sinais de leds 4x2-4x4H-4x4L

aho que por enquanto só isso eheheh :oops:

1- A menos que o esquema esteja incompleto, ele funciona independeste dos outros módulos do veículo. Você pode confirmar isso se não existir no módulo outro conector além dos que estão no esquema. São três conectores no esquema.

2- O esquema não mostras os conectores, mas apenas os pinos. Naquele arquivo que você postou (Explorer-Elec-Transfer-Case-Shift-Diagnostics.PDF) tem o desenho dos conectores que faltam no esquema com os respectivos pino indicados.

3- Siga as cores dos fios que estão no motor da CT. No esquema tem a indicação das cores dos fios (BR, Y, LG, LB...).
Em algum lugar no fórum eu postei uma tabela da Ford com as cores que correspondem as esses códigos.
Se não achar me avisa que tento achar aqui nos meus guardados. Confira se as cores dos fios do seu motor batem com as cores indicadas no esquema.

4- Isso é opcional, se não quiser colocar um interruptor nos pedais basta ligar o pino B1 no negativo da bateria e ter o cuido de parar o jipe quando for troca entre 4H e 4L.

5- A chave seletora vai ligada aos pinos C1 C2 e C3.
- Se nenhum desse 3 pinos não estiverem conectados o módulo estara em 4x2.
- Com o pino C1 ligado ao C2 e o C3 desconectado, o módulo vai para 4H.
- Com o pino C1 ligado ao C3 e o C2 desconectado, o módulo vai para 4L.

Vai postando as duvidas que vou tentando responder...

Daniel.Shimomoto
30/04/2010, 22:12
1- A menos que o esquema esteja incompleto, ele funciona independeste dos outros módulos do veículo. Você pode confirmar isso se não existir no módulo outro conector além dos que estão no esquema. São três conectores no esquema.

2- O esquema não mostras os conectores, mas apenas os pinos. Naquele arquivo que você postou (Explorer-Elec-Transfer-Case-Shift-Diagnostics.PDF) tem o desenho dos conectores que faltam no esquema com os respectivos pino indicados.

3- Siga as cores dos fios que estão no motor da CT. No esquema tem a indicação das cores dos fios (BR, Y, LG, LB...).
Em algum lugar no fórum eu postei uma tabela da Ford com as cores que correspondem as esses códigos.
Se não achar me avisa que tento achar aqui nos meus guardados. Confira se as cores dos fios do seu motor batem com as cores indicadas no esquema.

4- Isso é opcional, se não quiser colocar um interruptor nos pedais basta ligar o pino B1 no negativo da bateria e ter o cuido de parar o jipe quando for troca entre 4H e 4L.

5- A chave seletora vai ligada aos pinos C1 C2 e C3.
- Se nenhum desse 3 pinos não estiverem conectados o módulo estara em 4x2.
- Com o pino C1 ligado ao C2 e o C3 desconectado, o módulo vai para 4H.
- Com o pino C1 ligado ao C3 e o C2 desconectado, o módulo vai para 4L.

Vai postando as duvidas que vou tentando responder...

Walter;

por isso que eu gosto dos seus posts...mexendo com eletronica, entende dessas "bagaceiras" bem. Eu so entendo de soldar com estanho fio meia boa e descascado e mesmo assim olhe lá...heheheheh

Boa explicação. Bom seria colocar em algum lugar fixo este topico.

Abraços

felipealmeida
01/05/2010, 01:53
Nao seria melhor usar um acionamento mecanico?http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9655&highlight=acionamento+eletrico

Walter L. L. Casitta
01/05/2010, 08:26
Nao seria melhor usar um acionamento mecanico?http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9655&highlight=acionamento+eletrico

Acho que não existe uma solução definitiva. O que é simples num caso, pode ser complicado no outro. Então quanto mais alternativas melhor...

felipealmeida
01/05/2010, 17:59
Palanca nao tem erro! engatou ta engatado! A nao ser que tenham alguma restriçao em por uma palanca no assoalho

rubensx
02/05/2010, 14:20
1- A menos que o esquema esteja incompleto, ele funciona independeste dos outros módulos do veículo. Você pode confirmar isso se não existir no módulo outro conector além dos que estão no esquema. São três conectores no esquema.

2- O esquema não mostras os conectores, mas apenas os pinos. Naquele arquivo que você postou (Explorer-Elec-Transfer-Case-Shift-Diagnostics.PDF) tem o desenho dos conectores que faltam no esquema com os respectivos pino indicados.

3- Siga as cores dos fios que estão no motor da CT. No esquema tem a indicação das cores dos fios (BR, Y, LG, LB...).
Em algum lugar no fórum eu postei uma tabela da Ford com as cores que correspondem as esses códigos.
Se não achar me avisa que tento achar aqui nos meus guardados. Confira se as cores dos fios do seu motor batem com as cores indicadas no esquema.

4- Isso é opcional, se não quiser colocar um interruptor nos pedais basta ligar o pino B1 no negativo da bateria e ter o cuido de parar o jipe quando for troca entre 4H e 4L.

5- A chave seletora vai ligada aos pinos C1 C2 e C3.
- Se nenhum desse 3 pinos não estiverem conectados o módulo estara em 4x2.
- Com o pino C1 ligado ao C2 e o C3 desconectado, o módulo vai para 4H.
- Com o pino C1 ligado ao C3 e o C2 desconectado, o módulo vai para 4L.

Vai postando as duvidas que vou tentando responder...

Obrigado novamente Walter, estou tentnaod ilustrar o máximo não só rpa que eu entenda (algumas coisas até tinah idéia) mas pra que ajude outras pessoas que tentam se aventurar

Essencialmente mandei fazer um indicador de Leds na GUSTER com 4x2-4x4H-4x4L

agora pretendo usar seletores diferentes com botões mesmo...

Bom outra dúvida é se há como mexer no fio marron e criar um 4x2L ???

Realmente não achei ainda a relação de cores FORD mas ainda a procura...

só pra ilustrar os mostradores de led:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=223450&stc=1&d=1272820699

modificaram a leitura dos led e esse é o "hub" central do jeep com todos os leds desde setas até 4x4 e etc... (pedi para modificarem o layout)

Lembrando ue todos os leds dependem de sinal positivo para acender... será que vai funcionar?

Walter L. L. Casitta
02/05/2010, 15:04
A tabela é da Ford Brasileira. Não é exatamente igual ao do esquema, mas vai ajudar de qualquer forma.

Essa CT não permite 4x2L, mas 4x4L com as RLs desligadas fazem o mesmo efeito.

Os LDEs vão ter que ser modificados para acender com o negativo...

http://img88.imageshack.us/img88/2083/cores.gif

Mafu 03
15/05/2014, 20:38
Boa noite pessoal.

Sou novo no quesito caminhonetes e tenho uma Ranger XLT CD 2002 4X4.

Eu raramente uso a tração dela e nas vezes que usei, não tive problemas, tanto na 4X4 H quanto na L.

Porém, algumas vezes eu tento acionar a tração apenas para manter "ativo" e o botão não faz aquele barulho do relê.

Por mais que eu tente, com embreagem, freio, etc., o parece que o botão não faz contato.

Isso pode ser mal contato no botão?

Quando o contato da embreagem ou do freio falham o relê não faz barulho?

Aqueles problemas relatados em posts anteriores (de mal contato) também não tem acionamento do relê?

Desculpem todas as perguntas, mas fico com medo de ficar na mão quando realmente precisar da tração.

marco intheshadow
25/03/2015, 11:53
Bom dia. Pessoal estou com um problema, na minha explorer 97 tiraram o motor e cortaram o chicote dele. Por enquanto vou deixar assim travado em 4x4 auto mesmo, só precisava saber qual fio mando o sinal para a central entender que esta em 4x4 auto, e qual sinal mandar se positivo ou negativo.abraço

mak (SP/ZN)
26/03/2015, 15:56
Bom dia. Pessoal estou com um problema, na minha explorer 97 tiraram o motor e cortaram o chicote dele. Por enquanto vou deixar assim travado em 4x4 auto mesmo, só precisava saber qual fio mando o sinal para a central entender que esta em 4x4 auto, e qual sinal mandar se positivo ou negativo.abraço

não precisa... se o chicote esta cortado ela ja sabe que esta em AUTO e NÃO VAI ACIONAR A TRAÇÂO... vc esta em 4x2 e assim ficará até acertar o chicote.

Segue o esquema eletrico dessa parte para te dar uma ajuda.

marco intheshadow
27/03/2015, 10:27
Vlw obrigado mak...ontem desmontei a CT e só tem 3 posições 4x4 high , neutro, e 4x4 low. Ela sempre estava em hi , e a luz hi no painel neo ficava acesa. Estou querendo fazer um sistema caseiro de engate, mas gostaria que acendesse as luzes no painel. Só estou entrigado como fica o comportamento da central do 4x4... Sera que tem algum problema, ou ela só serve para não engatar a reduzir a em alta velocidade?

mak (SP/ZN)
13/04/2015, 14:47
Vlw obrigado mak...ontem desmontei a CT e só tem 3 posições 4x4 high , neutro, e 4x4 low. Ela sempre estava em hi , e a luz hi no painel neo ficava acesa. Estou querendo fazer um sistema caseiro de engate, mas gostaria que acendesse as luzes no painel. Só estou entrigado como fica o comportamento da central do 4x4... Sera que tem algum problema, ou ela só serve para não engatar a reduzir a em alta velocidade?

vai ter que cortar os fios la do chicote que vai a central de controle da 4x4 se usar o esquema manual... ai vc aciona as lampadas do jeito que quiser e ela para de gerenciar essa parte. VC tem certeza que a 4x4 esta acionada o tempo todo??? é uma solenoide eletromagnetica que trava o sistema na 4x4Hi... teoricamente só fica trancado por falha MECANICA. QUE ano é esse carro?

Joãomth
25/07/2018, 08:14
Bom dia pessoal! Sou novo aqui e estou precisando da ajuda dos senhores!
Comprei uma ranger 2009/2010 Limited TD com pouco mais de 300.000 rodados ( só comprei porque prefiro carros bem rodados, o pessoal gasta de verdade neles) mas ela veio com um problema simples porém dificio de se resolver aqui.
Os chicotes que conectam o motor a fiação do carro se partiram, e eu queria saber se algum de vocês poderia tirar umas fotos ou me dizer mais ou menos como é o esquema de ligação, porque eu já vi um post aqui mas as cores dos fios são diferentes dos meus! Fico no aguardo
( A minha são 7 fios que conectam)

Cláudio Ferro
02/04/2019, 10:22
Bom dia pessoal possuo uma Explorer ano 94 4x4 e gostaria do esquema eletrico da parte da tração, modulo, rele etc.... a minha fica acesa direto a luz do 4x4 e não esta engatando eletronicamentre, somente manualmente girando o eixinho por baixo...no aguardo e um abraço!

poderiam me enviar pelo whatsApp 35 98828 1277 ou pelo meu e-mail por favor claudioferro@hotmail.com

Pedrini
17/10/2023, 14:44
Saudações,

Participo dos tópicos como um leitor voraz e agradeço todas dicas que sempre puder aproveitar sobre manutenções, cuidados e aquisições.

Hoje como novo partícipe (oficialmente), venho buscar auxilio com os veteranos do Fórum.

Recentemente eu adotei um cachorro (SRD) e para minha sorte ele adora comer (destruir) qualquer coisa ou sistema que possua fios, e infelizmente ele destruí sistema de alimentação do Motor da Caixa Transferência Tração 4x4 da minha Ranger (3.0 ano 2011). (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3371194608-motor-caixa-transferncia-traco-4x4-ranger-1999-ate-2012-_JM)
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Foi destruído o chicote de alimentação que desce de dentro do carro (lado do motorista na direção do banco do motorista), com terminal de conexão (com sete fios, sendo 05 + 02), para ligar o Motor da Tração 4x4.

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Não consegui localizar imagem do chicote antes do conector.

Alguém já passou por algo parecido, ou tem o

Diagrama elétrico do Motor da Caixa Transferência da Tração que sirva a Ranger 3.0?

Obrigado e um abraço a todos.