Ver Versão Completa : Qual óleo de motor misturar no tanque ?
silviocesar
08/09/2008, 13:13
Boa tarde,
Mais de uma vez me recomendaram e ouvi sobre misturar 1lt de óleo de motor num tanque cheio de diesel.
Qual óleo utilizar e qual a frequência de se fazer isso?
Abçs!
Silvio
RJ - SR5 1998
ate onde EU ouvi fazer isso resseca todo o sistema, não sou adepto, talvez em motores mais antigos de certo.
Tbem ouvi sobre querosene no diesel, caminhoneiros fazem muito, mas penso da mesmo forma que o oleo.
Já ouvi falar desta técnica e conheci uma S10 que tinha o motor cansado e usava óleo de motor no tanque para lubrificar o sistema. Não sei dizer o efeito que realmente dá e não acredito que seja muito útil pois deve diminuir o poder de queima do diesel. Já em relação à querosene, me informaram que limpa os bicos e a bomba e aumenta o desempenho, porém tenho medo de que venha a ressecar ou "derreter" as mangueiras e demais componentes de borracha e plástico. Nunca usei nenhum dos dois, porém acredito que limpeza e lubrificação maior seriam alcançadas com o uso de aditivos ao diesel e ao cárter (que já uso e recomendo).
Abraços a todos.
Eduardo Aguiar
08/09/2008, 16:33
A melhor coisa é não arriscar! Use aditivos recomendados para limpeza! O Maxdiesel da bardhal é uma boa opção.
silviocesar
08/09/2008, 16:39
E como vai esse MaxDiesel um por tanque ?
Qual frequência utilizar ?
Silvio
Maxdiesel é um aditivo para limpeza dos bicos injetores e só. Custa em media R$ 14,00, vc acha ate por 12,00. Usa um por tanque em media a cada 3 tanques.
Eduardo Aguiar
08/09/2008, 22:53
Wdoc e Silvio,
Eu uso o maxdiesel a cada tanque! Geralmente abasteço com 60 litros e ponho o max. Lá no quarto ou quinto tanque é que eu não coloco. É como usar um diesel aditivado.
Eduardo
Eu tenho preferido abastar com diesel podium do que usar o maxdiesel. Gosto muito do Bardahl Booster mas o custo e a dificuldade de achar (32,00/500ml) estão me desanimando.
Eduardo Aguiar
09/09/2008, 09:06
Wdoc,
Eu sempre que viajo para Sao Paulo, abasteço com Diesel podium em Campinas (Rodovia dos Bandeirantes - Posto Campeão). Aqui na minha região (São Carlos) não tem o podium! E o jeito é abastecer no posto do EXTRA (mais confiável) e usar maxdiesel.
Acho que usando podium, não há necessidade de usar mais nada!
Um abraço.
Allan Nielsen
09/09/2008, 09:24
A BI e bicos são lubrificados pelo proprio diesel, e como nosso diesel é uma BOMBA (tem muita nafta), alguns bombistas recomendam adicionar oleo lubrificante de forma a aumentar a vida destes componentes. Isto nada tem a ver com limpeza e aumento de cetano, que é o que faz a maioria dos aditivos.
A recomendação é de qualquer oleo lubrificante de motor (dos mais baratos) na proporção de 0,6 a 1% (1/2 lt pra cada 50 lts de diesel), o lubrificante deve ser colocado antes do abastecimento para mistura bem. No Rio muitos motoristas de van tem usado, alguns usam oleo 2 tempos.
Abs
bittcorp
09/09/2008, 10:31
Wdoc,
Eu sempre que viajo para Sao Paulo, abasteço com Diesel podium em Campinas (Rodovia dos Bandeirantes - Posto Campeão).
Um abraço.
Eduardo,
Qual o valor do Diesel Podiuem nesse posto Campeão ???
[ ]´s
Wdoc,
Eu sempre que viajo para Sao Paulo, abasteço com Diesel podium em Campinas (Rodovia dos Bandeirantes - Posto Campeão). Aqui na minha região (São Carlos) não tem o podium! E o jeito é abastecer no posto do EXTRA (mais confiável) e usar maxdiesel.
Um abraço.
Eduardo
conheço bem ai, morei um tempão e meus pais ainda estão ai.
Sempre abasteci no Castelo na rodovia....
silviocesar
09/09/2008, 10:40
Segue o site do Pretrobras do Diesel Podium com a lista de Postos http://www.hotsitespetrobras.com.br/dieselpodium/pop.htm
Abçs
Silvio
RJ - SR5 1998
Eduardo Aguiar
09/09/2008, 14:53
Bittcorp,
Não tenho certeza, mas acho que a última vez que abasteci no posto campeão (em agosto/2008), o litro do diesel podium tava R$ 2,21. E o diesel comum tava R$ 1,99.
Esse posto é da própria Petrobrás, não é só a bandeira franquiada.
Um abraço.
Eduardo Aguiar
09/09/2008, 14:57
Wdoc,
Bom saber que tu és da área! Quando tu véns aqui por São Carlos? Qual é a tua viatura?
Eu conheço o castelo! Muito bom!!!! Esse fim de semana mesmo eu jantei lá! Era aniversário de um amigo.
Um abraço.
A BI e bicos são lubrificados pelo proprio diesel, e como nosso diesel é uma BOMBA (tem muita nafta), alguns bombistas recomendam adicionar oleo lubrificante de forma a aumentar a vida destes componentes. Isto nada tem a ver com limpeza e aumento de cetano, que é o que faz a maioria dos aditivos.
A recomendação é de qualquer oleo lubrificante de motor (dos mais baratos) na proporção de 0,6 a 1% (1/2 lt pra cada 50 lts de diesel), o lubrificante deve ser colocado antes do abastecimento para mistura bem. No Rio muitos motoristas de van tem usado, alguns usam oleo 2 tempos.
Abs
A limpeza que me refiro, era feita com querosene segundo alguns, porém, nunca usei nem recomendo por não saber os reais efeitos. Os aditivos prometem limpeza e lubrificação do sistema, particularmente confio mais neles por serem desenvolvidos e testados para tais finalidades.
Será que o óleo não diminui o poder de queima do diesel?
O óleo 2 tempos não será mais prejudicial que os de 4 tempos, já que são destinados a motores a gasolina?
Abraços a todos.
Wdoc,
Bom saber que tu és da área! Quando tu véns aqui por São Carlos? Qual é a tua viatura?
Eu conheço o castelo! Muito bom!!!! Esse fim de semana mesmo eu jantei lá! Era aniversário de um amigo.
Um abraço.
Em media a cada 2 meses to por ai, as viaturas atuais L200 07 e Pajero 98 (canhão).
bittcorp
09/09/2008, 20:37
Bittcorp,
Não tenho certeza, mas acho que a última vez que abasteci no posto campeão (em agosto/2008), o litro do diesel podium tava R$ 2,21. E o diesel comum tava R$ 1,99.
Esse posto é da própria Petrobrás, não é só a bandeira franquiada.
Um abraço.
BLZ
Vou fazer um teste com esse Diesel... Esse posto fica no km 80, sentido interior --> Capital, né ???
[ ]´s
Bitt
Allan Nielsen
09/09/2008, 21:14
A limpeza que me refiro, era feita com querosene segundo alguns, porém, nunca usei nem recomendo por não saber os reais efeitos. Os aditivos prometem limpeza e lubrificação do sistema, particularmente confio mais neles por serem desenvolvidos e testados para tais finalidades.
Será que o óleo não diminui o poder de queima do diesel?
O óleo 2 tempos não será mais prejudicial que os de 4 tempos, já que são destinados a motores a gasolina?
Abraços a todos.
Torezan,
Nosso diesel quando sai da Petrobras já é uma merda, e pelo caminho vai recebendo mais porcaria, acho até que não deveria nem ser chamado de diesel, pois é um coquetel de diesel, nafta, parafina, alto teor de enxofre e agora pra acabar de esmerdalhar, tambem oleo vegetal; chega a ser vergonhoso. Ele serve bem para encher os cofres da estatal, estragar motores e a saude da população.
O lance de adicionar querosene vem do alto teor de parafinas, que no inverno (abaixo de zero) solidifica causando entupimento; o querosene disolve a parafina.
Eu acredito no beneficio de adicionar oleo lubrificante no diesel, e o percentual é baixo (< que 1%). Eu particularmente não faço porque acho uma chatice ter que ficar colocando oleo no tanque antes do abastecimento; mas sempre uso diesel aditivado. Com relação ao oleo 2T, o grande diferencial dele para o oleo lubrificante é dissolver rapidamente.
Abs
Eduardo Aguiar
09/09/2008, 21:29
bittcorp,
O posto é esse mesmo! entre São Paulo e Campinas existem 4 postos desses (posto campeão). 3 no sentido Sampa-Campinas e 1 no sentido Campinas-Sampa.
Depois que tu postas aqui o que tu achaste do diesel podium!
O lance de adicionar querosene vem do alto teor de parafinas, que no inverno (abaixo de zero) solidifica causando entupimento; o querosene disolve a parafina.
É isto aí.
No Sul do país, na época de frio, se você não colocar um pouco de queresone ao abastecer poderá passar um sufoco para dar partida de manhã...já aconteceu comigo :evil:! Inclusive, a maioria dos postos de lá têm uma bomba própria para abastecer com querosene...
Agora, com relação a óleo lubrificante no diesel...:pensativo:
Seguinte, a cada 10K eu adiciono um frasco de Tunap 332 num tanque (o último abastecimento antes de trocar o filtro de diesel). Até hoje nunca tive problemas com o sistema de injeção...
PS: maiores detalhes do produto no site: www.lumobras.com.br
ja faz + - 2 anos que venho adicionando oleo de moto 2 tempos, alguem me deu esta dica e faço a mistura ( proporçao = metade da utilizada em motos )e nunca tive problemas.