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Ver Versão Completa : Troca da Coifa Homocinética & Dúvida sobre Estalos na Direção



gustavoom
08/09/2008, 11:49
Olá Pessoal!

Antes de mais nada, gostaria de lembrar a todos o modelo da minha pickup, uma Toyota Hilux 2001, motor Diesel 2.8 Aspirado e tração nas quatro rodas MANUAL, ou seja, para acionar a tração é preciso descer do carro, girar um dispositivo em cada roda dianteira e passar a marcha de tração.

Troquei os óleos e filtros de minha caminhonete após a ajuda de vocês no outro tópico que eu havia aberto. Agora, estou precisando da ajuda em um outro problema que o mecânico que fez esse serviço na hilux descobriu:

As "Coifas Homocinéticas" estão "rasgadas", fazendo a graxa escapar e permitindo que sujeira agarre nas juntas, o que poderia fazer elas estragarem! O mecânico me recomendou troca-las urgentemente, me cobrando uns R$250,00 pelo serviço e mais R$36,50 por cada coifa.

Infelizmente, ele me disse que não poderia fazer esse serviço no sábado, o que me preocupa um pouco, pois não poderei acompanhar o serviço, precisaria deixar o veículo durante a semana...:-|

Bom, agora a segunda parte, não sei quando essa coifa foi "rompida", mas algo me chamou atenção, esse carro foi comprado quando ainda tinha 50.000km rodados, hoje, está com 130.000km e desde que foi comprado, ao acoplar as rodas dianteiras (girando o dispositivo nelas), principalmente quando ligo a tração, se giro toda a direção do veículo para manobrar com o carro parado, ele faz alguns "ESTALOS"!! Que foram considerados normais por mecânicos quando fui consultar um mecânico ao ouvir o estalo pela primeira vez... É normal mesmo esse modelo da Hilux fazer esses estalos ou seria algum desgaste na Homocinética?:pensativo: (espero muito que seja normal...hehehe:roll:)

PS: As coifas ainda estão com graxa e não parecem muito sujas, além disso, só escuto o estalo com as rodas dianteiras "acopladas".

Agradeço desde já a todos!
Gustavo

JAIME
08/09/2008, 12:02
Opinião minha,

1 - Troca da coifa.
Absurdo cobrar este valor por um serviço tão simples. Procure outro mecanico.

2 - Estalos
Se o seu carro não tem diferencial central, e me parece que é o caso(me parece, porque a Band não tem)), não pode usar a tração em piso aderente sob pena de não só estalar, mas quebrar algum componente do sistema. Tração é feita para ser usada em piso escorregadio. à exceção dos carros de tração permanente, com diferencial central.

silviocesar
08/09/2008, 12:15
Ouvi dizer que a coifa do Monza serve aqui mesmo no Fórum.

Segundo a dica que lí, retire a coifa e dê uma de João sem Braço na loja de borrachas com a coifa, pergunta se ele tem uma coifa igual ou similar e se o cara perguntar de que carro é diga que não sabe e que é para uma amigo. hehehehehehe

A coifa vai ficar por uns R$30 a R$50 segundo pesquisa.

Será que a coifa dá pra trocar em casa mesmo de forma simples ?

Abçs

Silvio

gustavoom
08/09/2008, 14:05
Agradeço as respostas!
Não sabia que o valor estava caro, os mecânicos me disseram que demoraria muito tempo para fazer o serviço, pelo menos umas 5 horas!

Quanto a trocar em casa, acho meio dificil, não é preciso retirar as duas rodas e desmontar muita de coisa?

A coifa em sí eu já encontrei pelos R$36,50 em uma loja de peças da Toyota.

PS: É claro que eu não fico manobrando com o carro tracionado na garagem de casa, foram apenas alguns testes! Imagino que seja o caso mencionado como nas bandeirantes.

Gostaria de mais informações...
Valew
Gustavo

silviocesar
08/09/2008, 14:11
Gustavo,

Sou do RJ, me passa por favor o contato da loja que achou as coifas.

Qto aos estalos, a minha qdo engato 4x4 na dianteira(em reta) ouço um flec, flec, flec, flec, flec, flec (tipo um plástico batendo em algo), mais ainda não consultei mecânico.

abçs

Silvio
RJ - SR5 1998

gustavoom
08/09/2008, 14:59
Olá Silvio!

O lugar fica em São Cristovão, se chama ARAUTO, especializada em Toyotas. Telefone: 2589-5357

PS: Só vende as peças.

Mas deixa uma de cada lado pra mim hem :concordo:

Abraço

gustavoom
08/09/2008, 15:55
Pessoal,

Além das dicas acima, gostaria de saber alguma oficina aqui no Rio de Janeiro que saiba fazer bem o serviço para troca das coifas homocinéticas!

De preferência perto de São Cristovão ou perto de Botafogo, São Conrado e barra...

Obrigado

guilhermeabreu
08/09/2008, 18:19
GUSTAVOOM

A dica da coifa do MONZA foi eu que deu , mas por R$36,50 acho um valor justo , não sei qto custa a do MONZA , na época que comprei foi R$15,00 mas já tem 6 anos . Na época , a original TOYOTA me pediram em uma , apenas R$ 400,00 .
Qto ao preço da mão de obra , acho um pouco caro , mas não está muito caro tb não , se for uma oficina de confiança até vale a pena .

Trocar em casa é meio complicado , eu acompanhei a troca da minha , NÃO É TÃO SIMPLES NÃO e deve demorar umas 2 a 3 horas para trocar os dois lados , trabalhando direto sem parar .

OUTRA DICA MUITO IMPORTANTE :

Compra a graxa MOLICOTE com bissulfeto de molibidênio para ele usar , NÃO DEIXA ELE USAR GRAXA COMUM ou até a MARFAK que é muito boa , MAS NO MANUAL DIZ : " USAR GRAXA A BASE DE LÍTIO " , e esta da MOLICOTE é .

Não se espante , a graxa da MOLICOTE É MUITO CARA , MAS VALE A PENA , eu sempre uso ela nas HOMOCINÉTICAS e nos ROLAMENTOS DE RODA . Toda a vez que vou fazer estas manutenções , LEVO MINHA GRAXA MOLICOTE , e trago a que sobrou .

Qto aos estalos , a minha normalmente não tem , as vezes estala um pouco qdo vou fazer manobra e exterço até o fim , mesmo na terra ou barro .

Acho que se a sua esta estalando direto , já deva ser desgaste das homocinéticas .

valeriano
08/09/2008, 18:37
Olá Pessoal!

Antes de mais nada, gostaria de lembrar a todos o modelo da minha pickup, uma Toyota Hilux 2001, motor Diesel 2.8 Aspirado e tração nas quatro rodas MANUAL, ou seja, para acionar a tração é preciso descer do carro, girar um dispositivo em cada roda dianteira e passar a marcha de tração.

Troquei os óleos e filtros de minha caminhonete após a ajuda de vocês no outro tópico que eu havia aberto. Agora, estou precisando da ajuda em um outro problema que o mecânico que fez esse serviço na hilux descobriu:

As "Coifas Homocinéticas" estão "rasgadas", fazendo a graxa escapar e permitindo que sujeira agarre nas juntas, o que poderia fazer elas estragarem! O mecânico me recomendou troca-las urgentemente, me cobrando uns R$250,00 pelo serviço e mais R$36,50 por cada coifa.

Infelizmente, ele me disse que não poderia fazer esse serviço no sábado, o que me preocupa um pouco, pois não poderei acompanhar o serviço, precisaria deixar o veículo durante a semana...:-|

Bom, agora a segunda parte, não sei quando essa coifa foi "rompida", mas algo me chamou atenção, esse carro foi comprado quando ainda tinha 50.000km rodados, hoje, está com 130.000km e desde que foi comprado, ao acoplar as rodas dianteiras (girando o dispositivo nelas), principalmente quando ligo a tração, se giro toda a direção do veículo para manobrar com o carro parado, ele faz alguns "ESTALOS"!! Que foram considerados normais por mecânicos quando fui consultar um mecânico ao ouvir o estalo pela primeira vez... É normal mesmo esse modelo da Hilux fazer esses estalos ou seria algum desgaste na Homocinética?:pensativo: (espero muito que seja normal...hehehe:roll:)

PS: As coifas ainda estão com graxa e não parecem muito sujas, além disso, só escuto o estalo com as rodas dianteiras "acopladas".

Agradeço desde já a todos!
Gustavo


Vou aproveitar e perguntar sobre um problema que pode ou não estar relacionado com este...

Estou ouvindo estalos também, mas parecem ser apenas na suspensão dianteira direita. Só escutei até agora 1 vez: Descendo uma ladeira de cerca de 25º/30º aproximadamente.

Isto não acontece quando ando no plano, nem quando estou subindo ladeira. Ao menos não escutei ainda.

Se não me engano o carro não estava tracionado. O diferencial dianteiro estava blocado mas o 4x4 não estava ligado. A ladeira era de terra batida.

O meu zequinha disse que pode ser alguma bucha da suspensão que está com problema ou mesmo ser apenas a suspensão trabalhando, mas não estou querendo arriscar não.

Alguém tem alguma dica? Se não tiver nada a ver com o tópico, vou criar um outro separado para não fugir do assunto aqui. Postei mais pq achei que poderia ser parecido o problema.

guilhermeabreu
08/09/2008, 19:10
VALERIANO

Para mim ísto é o primeiro sinal de folga no pivô da suspensão , a minha apresentou este problema só qdo descia a rampa da calçada da minha casa e exterçava a direção para sair de casa , as vezes dava e as vezes não dava , levei no mecanico e ele condenou o pivô inferior da balança . Troquei acabou o estalo .

Torezan
08/09/2008, 19:22
Não conheço bem o sistema mas para testar e não pôr em risco o sistema de transmissão, acione apenas as roda-livres e deixe a alavanca interna em 4x2. Em seguida, tente esterçar e fazer o veículo andar para ver se o barulho continua. Na sequencia, inverta o sistema acionando apenas a alavanca interna e teste novamente. Até onde entendo, os veículos 4x2 de rua (automóveis) quando têm desgaste nas homocinéticas também estalam ao se fazer andar com a direção esterçada. Me corrijam se estiver errado.
Quanto à graxa citada (Molikote), é excelente e recomendo não só para a homocinética, mas para qualquer componente que não tenha contra-indicação a este modelo de lubrificante, se não quiser pagar o alto valor, tente a Bardahl, também será uma ótima escolha.
Abraços a todos.

gustavoom
08/09/2008, 21:32
Fiz os testes que você falou, e realmente, não é sempre que os estalos acontecem, e tem que ser com a roda livre acionada mesmo, parecido com o caso do guilhermeabreu", apenas de vez em quando principalmente com a 4x4 acionada!
Guillherme, muito obrigado pelas dicas! Vou verificar qual a Graxa que o mecânico vai usar, se não for nenhuma das citadas, eu compro na mesma hora uma delas!
Ainda não decidi onde irei fazer exatamente. Mas vou tentar fazer em algum lugar no sábado para eu acompanhar o processo!
Ah....depois do serviço, será preciso alinhar a direção e balancear as rodas né?

PS: Continuo aceitando dicas de oficinas no Rio de Janeiro que funcionem preferencialmente aos sábados...

Obrigado a todos!
Gustavo

Allan Nielsen
09/09/2008, 08:46
Gustavo,

O Guilherme já deu todas as dicas, apenas complementando:

A graxa vc acha em autopeças em S. Cristovão, e a Molykote BR2 Plus. A quantidade em cada coifa tambem é importante, pouca ele é expulsa para a parte esterna e muita força a coifa; a referencia é de 200 a 250 gramas por coifa (um mecanico experiente sabe). Não use aquela que acompanha algumas coifas meia boca.

Tem muita coifa vagabunda na praça, se a original for impraticavel, o uso de uma de marca (Sabo, Spicer etc) de outro veiculo que sirva na sua é a melhor saida; uma mecanica especializada em Toyota deve ter estas informações.

O serviço não é complicado mas dá bem trabalho, e é importante um mecanico caprichoso para limpar muito bem as articulações, pois se a coifa atual esta rasgada pode ter entrado areia.

Aproveite este serviço para verificar as outras articulações da suspensão e troque o que estiver com folga, de preferencia para trocar aos pares. Acompanhe o serviço, vc vai entender como funciona toda a suspensão dianteira, que é uma das partes mais vulneraveis de um 4x4 e validar a necessidade de troca de outras peças.

Eu não conheço nenhuma oficina aqui no Rio, mas tem uma que as vezes passo em frente que so tem Toyota; fica na estrada dos Bandeirantes na Curicica. Acho que eles são especializados em Hilux, vá la de uma olhada e faça um orçamento (não custa nada).

Boa sorte

silviocesar
09/09/2008, 10:38
opa,

segue o site dos caras http://www.toyomec.com.br/

Silvio
RJ - SR5 1998

gustavoom
09/09/2008, 14:08
Obrigado pelas dicas pessoal!

A coifa já vem com uma graxa mas vou procurar uma dessas outras descritas!
Infelizmente, essa oficina que vocês citaram, a Toyomec, também só funciona de segunda a sexta sendo preciso deixar o carro na oficina o dia inteiro. O que é totalmente fora de mão para mim, além de eu não poder acompanhar o serviço.
Ainda aceito outras sugestões de lugares para fazer a troca da coifa!

Obrigado,
Gustavo

guilhermeabreu
09/09/2008, 15:55
ALLAN

Tenho ótimas recordações de sua cidade , qdo era criança morava em LAVRAS - MG , e só tinha este caminho para ir para lá , da água mineral do alto da Serra da Mantiqueira , parada obrigatória , lembro-me perfeitamente do clima daí e dos excelentes queijos que compravamos aí e íamos comendo a viagem inteira .

Vc me fez lembrar da minha ótima infancia que tive , e sua cidade deve ser ótima para se morar .

ABRAÇÃO

Allan Nielsen
09/09/2008, 20:26
Guilherme,

A estrada de Itamonte a Eng. Passos continua exatamente a mesma a 50 anos, e a parada na garganta do Registro continua obrigatoria para aqueles que curtem a serra da Mantigueira. Tentei te mandar uma MP mas não consegui, vc tem um email?

abs

ruckert
09/09/2008, 20:30
Gustavoom,
Dá uma ligada pro meu mecânico(Alexandre). Ele trabalha aos sábados e domingos, pois está montando uma oficina na garagem de sua casa. Trabalhou na toyota por 7 anos e é especialista em hilux. É de confiança e não tem olho gordo. O preço dele é realmente diferenciado. Tel: 9718-1350.
PS: ele mora em São Gonçalo(próximo à Niterói), mas dependendo da disponibilidade dele pode ser que venha te atender no Rio (isso se vc tiver um espaço pra ele trabalhar, como uma garagem por exemplo)

Obs: se ele não fosse tão bom e sério com seu trabalho, eu não indicaria pra ninguém. E não levo nada$$ com isso, apenas a satisfação de ajudar quem precisa.
Abç e fica com Deus.

guilhermeabreu
09/09/2008, 22:59
CARO AMIGO ALLAN

Mandei uma MP pra vc agora .

dpab
10/09/2008, 12:18
Pessoal,

Além das dicas acima, gostaria de saber alguma oficina aqui no Rio de Janeiro que saiba fazer bem o serviço para troca das coifas homocinéticas!

De preferência perto de São Cristovão ou perto de Botafogo, São Conrado e barra...

Obrigado

Gustavo,
A Toyomec ( www.toyomec.com.br ) é perto da Barra, e especializada em nossas viaturas. Liga pra eles e consulte o preço do serviço. Se quiser, fale com o Marcos (dono) que foi indicado pelo Delfim, da SW4 preta. E chora um descontinho que ele é gente boa, hehehe...
Abração, Delfim.

Gabrielpol
10/09/2008, 21:12
Oi Gustavo, faz pouco tempo tive uma coifa cortada por linha de pipa.
Comprei um par de boa qualidade via internet no ZEZO 4x4 e levei numa oficina do tipo autocenter para efetuar a troca, o servico foi barato - R$ 60 por cada roda.
O problema e que eles nao sabiam montar de novo a roda livre, apos o servico dado como pronto nao engatava de jeito nemhum.
Afortunadamente eu sei como fazer e desmontei tudo de novo (so as rodas livres) remontei e fiz funcionar, as molas que interligam a engrenagem com o acionador estavam soltas.
O que quero disser e que e melhor seguir a dica dos amigos Delfim ou Ruckert e procurar um mecanico que tenha experiencia em roda livre.
Trocar homocinetica e rotina para a maioria dos mecanicos, mas no teu caso se o mecanico nao for experiente em 4x4 pode danificar teu conjunto de roda livre e o prejuizo e grande.
Paga mais caro pela mao de obra mas garante que vai ficar perfeito.
O estalo na dianteira quando gira todo o volante e "NORMAL", a minha tambem faz e acho que a maioria faz, o problema e com os fim de curso das rodas dianteiras, ou limitadores... acontece que a cabeza dos parafusos que regulam a distancia do fim de curso devem estar sem a protecao plastica ou com a mesma gasta e quando se esterza as rodas no maximo ou perto disto estas cabezas de parafusos raspam uma barra metalica que e o limitador da roda, se tivesse a protecao plastica em bom estado nao acontecia o atrito "metalico" ou estalo.
Nao e nada preocupante, so a "vergonha" do estalo quando todo mundo olha....
Claro que vale a pena verificar, as vezes o teu estalo e causado por outro problema e nao estamos falando do mesmo "estalo".
Boa sorte.
Gabriel.
Hilux SR5 1997.

gustavoom
11/09/2008, 09:54
Caros Ruckert, Delfim e Gabriel,

MUITO OBRIGADO pelas dicas e informações!!:concordo:
Seguirei o conselho de vocês ligando para as oficinas descritas, vou fazer o serviço apenas com alguém que entenda bem de 4X4 para não me arrebentarem as rodas livres. Fazer o serviço diretamente com o mecânico é interessante, porém não tenho garagem disponível para tal serviço e talvez possa faltar alguma ferramenta necessária, mas irei estudar essa possibilidade também...

Tentarei fazer o serviço nesse sábado, depois lhes darei um feedback!

Gabriel, realmente o estalo deve ser bobeira como o do seu veículo, mas pedirei para o mecânico dar uma olhada rápida!

As informações que me passaram, além do contato do mecânico e o da oficina, serão muito importantes para mim e para a manutenção do carro, anotarei tudo.

OBS: Se eu fechar o serviço com uma das indicações, podem deixar que vou falar quem me indicou.

Obrigado mais uma vez,
Fiquem com Deus!

Allan Nielsen
11/09/2008, 15:24
CARO AMIGO ALLAN

Mandei uma MP pra vc agora .

Guilherme, mandei um email ontem pro hotmail, recebestes?

abs

silviocesar
12/09/2008, 09:55
Quanto ao lance de troca das coifas o meu mecânico de Duque de Caxias/RJ que meche muito com Pickups Diesel me cobrou R$28,00 por cada coifa e R$120,00 pra trocar.

Ele me falou que são 4 coifas.

Devo trocar logo logo...

Att,

Silvio
SR5 98 - RJ