Conectar

Ver Versão Completa : como tirar o tambor de freio?

Amauri Marques Farias
08/09/2008, 11:21
ola galera 4x4 to com uma f-75 ano 1981
ainda com os 4 freios a tambor.
os freios estao ruins mas nao consigo tirar os tambares das rodas.
existe algo que tenha que fazer alem de
tirar a roda e tentar puxar o tambor??

ja dei martelada ja fiz uma especie de saca polia com um macaco no meio e o saca polia moeu todo e o tampor ficou la inteirinho??
tem algum segredo algum parafafuso?
abraços..

akio nishikawa
09/09/2008, 12:17
Vc. soltou o freio estacionário (rodas trazeiras)?Na face interna tem uma regulagem tipo catraquinha, talvez ela esteja prendendo as lonas no cubo da roda.Solte essa regulagem com uma chave de fenda.Se não resolver, use TNT que deve resolver(só pra descontrair, desculpe!)!
Abração!

Amauri Marques Farias
09/09/2008, 12:40
ja sim ..
ja ate tirei o cabo todo e nada..
eu vou tentar achar um estrator de cubo

jijoe_78
09/09/2008, 13:00
Ôpa!
Blz Amauri?
Você cosegue girar o tambor na mão com o carro sem o freio de mão e desengatado?
Se não, vc pode estar mesmo com a sapata prendendo os tambores e aí vale rever a regulagem que o Akio mencionou. É a regulagem de folga entre a sapata de freio e o tambor.
Se vc consegue rodar o tambor na mão, limpe bem onde se tem a junção do dico do semi-eixo e o tambor passando um óleo desingripante em seguida. Essa junção é demarcada por um vinco. Depois com um martelo pesado ou marreta, vai dando umas pancadas moderadas nessa região que falei enquanto puxa a panela para fora. Faça isso girando a roda para soltar em todas as partes por inteiro e não emperrar ainda mais.
Umas pancadinhas na beirada da panela (que fica bem próximo do espelho de freio) também ajuda.
[]´s!

dinhorlf
09/09/2008, 13:16
ja sim ..
ja ate tirei o cabo todo e nada..
eu vou tentar achar um estrator de cubo

ola amauri, alguns carros vinham com dois parafusos no tambor, entre os estojos da roda, eles são de fenda cabeça chata.

mas o seu eixo que modelo? se af for 81 o modelo e da foto 01, se tiver sido trocado e da foto 02.

da foto 01 basta colocar uma alavanca nesse furo como na foto 02.
do outro (03) sim talvez voce tenha que usar um saca

t+

dinhorlf
09/09/2008, 13:28
corrigindo amauri, não são dois:parede: parafusos e sim tres veja nova foto, so que isso não e da F ok

dinhorlf
09/09/2008, 13:35
faltou afoto,

Amauri Marques Farias
10/09/2008, 15:24
sim o meu é parecido com a da foto um com um buraco para fazer alavanca. mas nao tenho nenhum parafuso de cabeça chata para tirar..
ja amacei a chave de boca e ele nem mexeu ,ja dei porradas em tudo ahehea ja passei quase meia lata de wd e nada.. ela gira sem problemas com a mão mesmo.
vou tirar umas fotos, e vou tentar arruma um saca polia com algum mecanico muito obrigado pelas dicas. vou tentar tirar das outras rodas para saber se é complicado assim mesmo ou essa que esta travada. posto se tiver alguma novidade

akio nishikawa
10/09/2008, 16:50
As vezes o tambor de freio da sua viatura ta com desgate, ai fica um degrausinho nas bordas do tambor, assim os patins de freio ficam presos nesse degrausinho, por isso ele deve estar rodando livre, mas ao puxa-lo, ele engastalha nesse degrausinho...

Amauri Marques Farias
16/09/2008, 16:10
acredito que seja isso..
akio.
mas como tirar nestes casos?

akio nishikawa
16/09/2008, 20:13
Puxa ao máximo que vc. conseguir o tambor de freio, coloca uma chave de fenda entre a parede do tambor de freio e a lona, de forma a fazer uma alavanca, tentando fechar a mesma(fechar os patins).Ao mesmo tempo, vai forçando o tambor pra fora e girando.É um pouco trabalhoso, requer um pouco de malabarismo mas foi assim que eu consegui tirar a minha...Se vc. conseguir tirar assim, dá uma olhadinha que provavelmente vai existir um desgaste no tambor, formando um rebaixo (degrau).Aconselho trocar as panelas de freio se realmente estiver desgastado....Boa sorte!

F. França
16/10/2008, 11:01
Pra tirar esses tambores realmente é um saco, isso que o akio falou ai em cima dá certo pois aqui tiramos esses dias desse jeito, o malabarismo é grande, mas se tiver as ferramentas certas não tem erro.

BOA SORTE!

ABRAÇOS TRILHEIROS A TODOS

Caiogaucho
09/01/2009, 15:26
Após ter mandado revisar os freios do Lego (meu CJ5), ao tirar ele da garagem, ao descer em ponto morto de ré, ele andou um pouquinho e deu um tranco e parou, como se eu tivesse pisado no pedal. E foi a roda traseira.
Vc poderia colocar foto onde fica esta "catraquinha"? Como é a regulagem? Ela aproxima e afasta as lonas??

abs

Caio

Vc. soltou o freio estacionário (rodas trazeiras)?Na face interna tem uma regulagem tipo catraquinha, talvez ela esteja prendendo as lonas no cubo da roda.Solte essa regulagem com uma chave de fenda.Se não resolver, use TNT que deve resolver(só pra descontrair, desculpe!)!
Abração!

akio nishikawa
09/01/2009, 18:02
Oi Caio!
Acho que no modelo dos CJ não tem essa regulagem por catraquinha.Se tiver, fica num orifício retangular meio comprido, , onde vc coloca a chave de fenda e faz o movimento pra regular a catraca. fica no lado interno da roda, no espelho.
Se eu achar alguma foto te passo, mas tenho quase certeza que o CJ não tem esse tipo de regulagem...
Pra destravar a roda, creio que vc deve ir um pouquinho pra frente um pouquinho prá traz, provavelmente seu jeep ficou algum tempo parado, ou vc lavou e parou molhado, já aconteceu comigo tambem....Acho que se vc esquinchar agua no tambor e dar uns toquinhos pra frente e prá traz tb. solta.
Valew!

Caiogaucho
10/01/2009, 14:40
Valeu Akio!
Achei a "catraquinha", o meu CJ tem!! Acabei retirando o tambor e vi que a sapata/lona quebrou-se numa das carreiras de fixação com rebites e acavalou!! Substitui a lona e ficou OK!

Abs
caio

ruralbraba1965
12/01/2009, 11:34
E ai cara, ja conseguiu tirar o tambor???

Se não, coloque duas espatulas de molas, uma de cada lado, entre o tambor e a sapata de freio. Depois use um saca se tiver, e mete porrada no meio do tambor, que ele pula para fora..:idea: