Ver Versão Completa : Engesa FII - ViraLatas
Já tem 05 anos a montagem de meu jipe. É um Engesa.
Apresento a todos o ViraLatas. Tudo junto e no plural. Legítimo produto brasileiro.
Modelo: Engesa FII
Ano de fabricação: 1987
Eixos: Toyota Bandeirante
Diferencial: 37:9
Câmbio: 05 marchas, Pick-up Chevrolet, A20
Caixa de tranferência: Jeep Willys, com flange DeepTec
Motor: GM, 6 cil, 250 S
Combustível: Álcool
Ainda não está pronto, faltam muitos detalhes e, posteriormente, vou ter que desmontar boa parte para finalizar a pintura.
É um demorado começo. Mas vale cada minuto.
[]´s
É um ViraLatas puro sangue!!!!!!
É um ViraLatas puro sangue!!!!!!
Valeu, Kim! :concordo:. E obrigado pelas dicas. Já tô pensando em futuro distante na colocação de uma capota de aço, seguindo seu roteiro.
[]´s
Opa, terei o maior prazer em ajudar no que for preciso!
Me foram vendidos o chassis, a lataria e o documento. Veio tudo num caminhão cegonha, da cidade de Boa Vista, RR.
Queria que o ViraLatas tivesse um desempenho bom, durabilidade e baixo ruído. Por isso optei por motor GM, 6 cilindros, movido a álcool.
Sistema de alimentação por injeção: FuelTech AsPro-1F
Bicos: Siemens, 60 lbs/h. Total de 06 bicos.
Corpo de borboleta: FabriPower
Cabeçote: retífica Kaef
Válvulas: retrabalhadas, com 03 ângulos (adm) e 02 ângulos (esc)
Comando: Engine Racing, 274 x 274 x 108
Molas de válvulas: duplas, Iskenderian
Tuchos: mecânico, Iskenderian
Bobina: Accel Super Coil, 45.000V
Cabos de vela: Accel 8.8 mm
Rodas: BBS 15 X 10
Pneus: BF Goodrich AT 33 X 15
Freio Dianteiro: a disco, Varga (Toyota Band)
Freio Traseiro: a disco, SuperBreak (Toyota Band)
Bancos: Audi A3
Volente: Motolita
Instrumentos: Cronomac
Capota: de lona, Pissoletro
JUNINHO_BITTENCOURT
10/09/2008, 07:15
Meus parabens pelo engesa amigo, o jipão bom.
Compramos um faz 2 messes, porem nem puder andar muito, 2 semanas so na cidade e ja foi pra oficina. hehe, da uma olhada ai:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43081
Notei que o seu tem eixo de band., eu comprei um par de eixos desse e estou colocando.
Toda as peças da suspenção ( aquele acento da mola que tambem prende o amortecedor, os braços, etc ) vc tirou dos eixos originais engesa? ou mandou fazer?
E como ficou seu engesa de arrancada e velocidade final? ja que o eixo da toy é mais longo que a maioria dos jeeps.
No aguardo e meus parabens novamente.:concordo:
Meus parabens pelo engesa amigo, ... Notei que o seu tem eixo de band.... Todas as peças da suspenção ( aquele acento da mola que tambem prende o amortecedor, os braços, etc ) vc tirou dos eixos originais engesa? ou mandou fazer? ... como ficou seu engesa de arrancada e velocidade final? ja que o eixo da toy é mais longo que a maioria dos jeeps.
Juninho,
Procurei idéias aqui no Fórum, falei com Dr. Guilherme Abreu, Edú Velo, Luis Cláudio, Marco Gnechi e escolhi o que mais se aplicava ao caso do ViraLatas. Muito obrigado pelo elogio. Acho que está ficando legal.
Os eixos de Band foram adaptados pelo Roberto Gaiotto, da Oficina Gaiotto, de Salto, SP, fone 011 4029 5698. Ele fez os modelos, manda cortar chapas com oxicorte, e depois dobra e solda no conjunto. Ficaram muito bons. O carro tá bem equilibrado. Fale com ele. É bem caprichoso.
Poucos fazem observação das diferenças de relação de diferencial de veículos com motorização Diesel X Otto. Você matou um ponto importante. Embora eu tenha me utilizado de uma relação de redução diferencial Band 4,11:1, que é a mais curta à venda no mercado, os pneus de 33' deixam a relação total muito longa. Teoricamente fazendo as contas com todas as reduções, o comportamento desta relação câmbio + diferencial + pneu 33, traria o mesmo comportamento de uma Pick-up A20. Na prática, nas marchas baixas o comportamento está bom, mas a 5a. marcha está longa. O veículo se comporta como se trabalhasse com um over-drive. Qualquer subidinha já faz necessária uma marcha mais reduzida. Eu gostaria de um comportamento mais nervoso para o ViraLatas.
Abração e boa diversão com seu Brutus.
JUNINHO_BITTENCOURT
11/09/2008, 07:21
Isso mesmo que irei fazer, mandar cortar em oxi e colocar as novas peças no eixo da band. :concordo:.
Quanto a relação agora fiquei preocupado, :(, a configuração minha é motor toy 14b, caixa toy 5 marchas e agora os eixos tb, tenho um amigo aqui,com essa configuração em uma camper, porem ele turbinou o 14b, ficou parecendo um mwm, muito forte, mesmo com os pneus 33 parece que vai empinar a camper quando arranca forte.
Agora no meu caso, com pneus 38'' :cry:, parece que a coisa vai complicar, se ficar fraco, vou turbinar e intercular o motor, se não adiantar, em ultimos casos nem que eu tenha que fabricar uma relacao mais reduzida no cnc :(.
Muito obrigado pela atenção amigo, ja deixo o convite pra vir a fenajeep ano que vem. hehe
Abração
Elmer_Jeep
11/09/2008, 09:57
Me foram vendidos o chassis, a lataria e o documento. Veio tudo num caminhão cegonha, da cidade de Boa Vista, RR.
Parabéns pela viatura, comprou quando aqui em BV ? Era do INCRA ou IBAMA ?
[]'s
Parabéns pela viatura, comprou quando aqui em BV ? Era do INCRA ou IBAMA ? ... Valeu, Elmer! Na realidade ele veio da Superintendência de Combate a Endemias. Comprei do Sr. Oliveira, dono da Toyocap, aqui de Sampa. O ViraLatas tinha uma função muito nobre e arriscada. Matava mosquitos... :mrgreen:
[]´s
Elmer_Jeep
12/09/2008, 09:26
Legal cara, o pessoal da Toyocap já esteve aqui na minha oficina, sempre que tem leilão eles vem aqui em RR.
Vi os detalhes do motor, o cabeçote me parece que foi retrabalhado, e os cilindros/pistões ainda estão na medida original ?
[]'s
... Vi os detalhes do motor, o cabeçote me parece que foi retrabalhado, e os cilindros/pistões ainda estão na medida original ?
Elmer,
Apenas uma brunida nos dutos de admissão e o trabalho nas válvulas. Quanto a pistões, cilindros e virabrequim, passei tudo para sobremedida 0,25mm. Este motor era de uma caminhonete. Apesar de judiado ao limite, quando o adquiri, ainda rodava bravamente. É impressionante a resistência destes bichos.
[]´s
Mais um fase II daqueles de volta à ativa........ :palmas:
dalmo cruz torres
13/09/2008, 11:11
Luca, parabéns pelo Engesão, muito bom mesmo. Queria te perguntar umas coisas sobre o motor; tá fazendo quantos quilometros por litro? Sobre a injeção, que coletor de admissão vc usou? Onde acho esse corpode borboletas?
Eu estou querendo montar um 4.1 mas com vistas a manter a perfornance original com o máximo de economia. O que vc sugere?
... , parabéns pelo Engesão, muito bom mesmo. Queria te perguntar umas coisas sobre o motor; tá fazendo quantos quilometros por litro? Sobre a injeção, que coletor de admissão vc usou? Onde acho esse corpode borboletas? Eu estou querendo montar um 4.1 mas com vistas a manter a perfornance original com o máximo de economia.
Dalmo,
Você acertou em cheio no problema da injeção. Coletor de admissão. Tô usando um coletor da Engine Racing, http://www.engineracing.com.br/, que tive que ir modificando aos poucos, até conseguir um funcionamento equilibrado do motor.
Pode parecer estranho, mas meu carro ainda não está com o velocímetro instalado, e falta afinar a regulagem. Chuto que tá fazendo uns 3km/l. Mais adiante, tentarei um coletor da FabriPower "011 3858 1037" , que já possui os dutos compartimentaddos, regularizando o fluxo por cilindro.
Pretendo falar sobre a preparação da injeção, no fórum dos Engesa´s.
Portanto, se vc puder, sugiro vc espere eu terminar o acerto do motor do ViraLatas, prá ver que bicho dá. :parede:
E obrigado pelo elogio.
[]´s
dalmo cruz torres
14/09/2008, 20:57
Luca, ficarei aguardando seus posts com mais informaçãoes, valeu.
Valeu, Elmer! Na realidade ele veio da Superintendência de Combate a Endemias. Comprei do Sr. Oliveira, dono da Toyocap, aqui de Sampa. O ViraLatas tinha uma função muito nobre e arriscada. Matava mosquitos... :mrgreen:
[]´s
O meu fase II era exterminador de mosquitos também....
Tenho até o suporte da caixa traseira que saía de fábrica para carregar os apetrechos na traseira (ui).
Mais um fase II daqueles de volta à ativa...
O meu fase II era exterminador de mosquitos também. Tenho até o suporte da caixa traseira que saía de fábrica para carregar os apetrechos na traseira ... Pois é, Caveso. Tava no "osso" e vai voltar a rodar. Têm 07 vidas estes nossos brinquedos. Valeu..!
[]´s
zguilherme
17/09/2008, 10:21
e as novidades da viatura em? ta de parabens parceiro, ficou muito bom!
e as novidades da viatura em? ta de parabens parceiro, ficou muito bom!
Zé Guilherme,
Neste fim de semana já vou por o velocímetro em funcionamento e tentar mais um acerto novo na injeção. Depois vou iniciar a desmontagem para a pintura final.
Abração :concordo:
JUNINHO_BITTENCOURT
08/10/2008, 11:16
Amigo, estou colocando os eixos de toy no meu engesa, da uma olhada no problema que me deparrei:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=709396#post709396
O eixo da toy é 5 cm mais curto que o original engesa, no seu engesa, pos algum espacador de roda? mudou off set da roda? pra compensar essa diferença?
* se preferir pode responder no meu topico, no link acima.
No aguardo, obrigado.
ramiro_eli
08/10/2008, 22:59
Queria que o ViraLatas tivesse um desempenho bom, durabilidade e baixo ruído. Por isso optei por motor GM, 6 cilindros, movido a álcool.
Sistema de alimentação por injeção: FuelTech AsPro-1F
Bicos: Siemens, 60 lbs/h. Total de 06 bicos.
Corpo de borboleta: FabriPower
Cabeçote: retífica Kaef
Válvulas: retrabalhadas, com 03 ângulos (adm) e 02 ângulos (esc)
Comando: Engine Racing, 274 x 274 x 108
Molas de válvulas: duplas, Iskenderian
Tuchos: mecânico, Iskenderian
Bobina: Accel Super Coil, 45.000V
Cabos de vela: Accel 8.8 mm
Rodas: BBS 15 X 10
Pneus: BF Goodrich AT 33 X 15
Freio Dianteiro: a disco, Varga (Toyota Band)
Freio Traseiro: a disco, SuperBreak (Toyota Band)
Bancos: Audi A3
Volente: Motolita
Instrumentos: Cronomac
Capota: de lona, Pissoletro
Show de bola a configuração do motor e o volante Motolita!:palmas::palmas::palmas:
De fato instalar i.e. multi ponto no cabeçote do Opala é meio complicado. Algumas pessoas recomendam tirar o cabeçote do motor e soldar "divisórias" nos dutos geminados de admissão, assim um cilindro não "come" o combustível do outro.
Pretendo em breve instalar uma Fuel Tech no Devasso, e quem está me assessorando no assunto é o Eraldo, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da FT F1-Pro.
Se ainda está enfrentando algum problema, converse com ele: 11 7730-6006
Ralado/SP
17/10/2008, 15:16
Luca,
Parabéns pela máquina... estamos caminhando para uma configuração bem parecida nas máquinas, porém meu motor será 6cc básico.
Assim que puder coloque vários detalhes, pareceres e particularidades da viatura.
Abraçones
Ralado
PS: você já tem idéia do consumo da sua viatura????
pos algum espacador de roda? mudou off set da roda? pra compensar essa diferença?
Juninho,
Meu jipe está com um espaçador de alumínio, de 12,5 mm, em cada roda. Aumento total de 2,5cm. Mas, somente precisei colocá-los, pois as rodas BBS 10x15 pol raspavam internamente nas pinças de freio.
Abração
... Algumas pessoas recomendam tirar o cabeçote do motor e soldar "divisórias" nos dutos geminados de admissão, assim um cilindro não "come" o combustível do outro... quem está me assessorando no assunto é o Eraldo...
Ramiro,
Vc tá bem assessorado. Também fui ajudado pelo Eraldo. Mas também peguei boas dicas do Jaime Gulinelli, que foi engenheiro da Bosch. A conclusão é exatamente esta. Um cilindro rouba do outro e o motor nunca fica equilibrado.
Penso em fazer o que você citou. Retirar fora o cabeçote, soldar umas divisórias entre as "janelas" dos cilindros e comprar um coletor do Sr. Fabri, que já tem divisão interna. Um duto para cada cilindro. Mas tô suspeitando, que "equilibradinho", "redondinho", não vai ficar nunca. E tenho bons motivos para isto.
[]´s
...Parabéns pela máquina... estamos caminhando para uma configuração bem parecida nas máquinas, porém meu motor será 6cc básico... você já tem idéia do consumo da sua viatura????
Ralado, obrigado pela força. Vamos nos falando e trocando idéias. Tenho muita dificuldade em achar tempo para mexer no meu jipe, por isto a demora.
Particularmente, acho que vc está certo em manter original o motor do seu jipe. Vai funcionar bem e custar pouco.
Sim, medi o consumo real. Está em 3,1km/l de álcool. Sei que está ruim. Mas minha preocupação é deixar o motor bem equilibrado em todas as rotações. Além disso, pelo que fiz nele, acho que deveria render bem mais. Não está todo o "canhão" que imaginava.
Abração
Aproveitando a "explosão" da Caixa de Transferência Jeep, desmontei e retirei todo o acabamento e acessórios, mandei o ViraLatas para pintura final.
Relatei a quebra da Caixa de Transferência no Fórum dos Jeep´s. Eu nunca soube de algo parecido.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1287 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1287)
Seguem fotos do ViraLatas parcialmente desmontado na oficina de pintura.
[]´s
Luca,
Sua carroceria é lata ou fibra?
Estou no mesmo estágio que você: pintura e elétrica...
Haja saco...rss
... Sua carroceria é lata ou fibra?..
Lata (de lixo) legítima. Nada de fibra.
[]´s
E tem foto do volante motolita????
É o motolita fabricado pela lenker?
E tem foto do volante motolita???? É o motolita fabricado pela lenker?
Motolita original. Comprei há tempos, ainda antes do jipe, he, he, he .... Às vezes aparece um prá vender no Mercado Livre.
Logo vou ter fotos do painel devidamente montado, com o volante.
[]´s
Seguem fotos do painel finalizado. Projetei e modifiquei de forma que os instrumentos principais ficassem devidamentoe posicionados no interior do volante. Instrumentos secundários ao lado, assim como as luzes espia e as teclas de acionamento.
Instrumentos são da Cronomac. Encomendei com o Arnaldo, da Tecnac (011 3258 1252/5860, Rua da Consolação, 2596, SP/SP). Técnico sério e competente. Homem de ofício. Pedi as escalas deslocadas, por puro capricho.
Quem fez o retrabalho na fibra do painel, foi o Mauro, "japa" gente finíssima. Especialista em recuperação de carroceria de Puma. A oficina, sem nome (011 3672 3340, Rua Dr. Augusto de Miranda, 873, SP/SP), parece um depósito de Pumas empilhados para restauro. Expliquei o que eu queria, fiz um desenho técnico com as medidas e ele fez.
As chaves são Koestal. Comprei na Calil Distribuidora, loja que o amigo Marcos Gnecchi indicou no tópico Painel Engesa. Mas, sinceramente, acho que vale mais a pena fazer como o Fredão sugeriu. Comprar e instalar um conjunto já pronto, com moldura, ao invés de instalar um botão por vez, na fibra.
[]´s
Bacana demais seu painel, Luca! :palmas:
Em breve mudarei o do meu para adicionar instrumentos pro motor diesel, e vou copiar o seu.
Se não for indelicado, poderia me passar contato de onde comprou e valores dos instrumentos cronomac?
Abração
Elmer_Jeep
14/07/2009, 10:09
Tá muito legal esse volante.
A coluna de direção é de que ?
Supercharger
14/07/2009, 14:49
A coluna parece de vectra escamoteável.
Bacana demais seu painel, Luca! Em breve mudarei o do meu para adicionar instrumentos pro motor diesel, e vou copiar o seu. Se não for indelicado, poderia me passar contato de onde comprou e valores dos instrumentos cronomac? Valeu, Caveso..! Pode copiar a vontade. Quem fez o painel foi o Mauro e os instrumentos Cronomac foi o Arnaldo. Recomendo ambos. Os endereços estão no corpo da mensagem. Quanto ao preço dos instrumentos, já não me lembro mais, pois faz bastante tempo. Mas acho que é cotação Cronomac, mesmo. Talvez algum acréscimo pelas modificações que eu pedi.
[]´s
Tá muito legal esse volante. A coluna de direção é de que?
Elmer,
A coluna me foi vendida como do Monza, 1993. É escamoteável. Mas talvez o Supercharger tenha razão, quando diz que é do Vectra.
O volante é um original Motolitta.
[]´s
Bom, foram-se praticamente 06 meses de espera para poder finalmente usar o carro no dia-a-dia, mas não deu certo. Entre quebra da caixa de transferência, seguida da quebra da caixa de câmbio, alteração no projeto da barra que liga a caixa de direção aos braços das mangas de eixo Toyota Band, terminei por descobrir que a retífica do motor foi mal feita. Resultado, foi-se o motor em plena reta e baixo giro. Oficina, novamente.
O motor estava muito judiado, quando o refiz. Como a retífica foi mal feita:evil:, é possível que não mais haja material em sobremedia, para aguentar uma nova retífica. Aí, só mesmo um outro motor.
De toda forma, posto as fotos do carro já pronto.
Anexo fotos da caixa de tranferênca Willys quebrada. Já falei um pouco sobre isso, no Fórum dos Jeep´s. Nunca tinha visto nem ouvido falar sobre este tipo de quebra.
Basicamente manobrei o jipe sobre terra batida, arranquei forte, mas sem dar trancos. Buuum. Foi-se a caixa e todo óleo para a terra. Não ouve danos internos, de nenhum tipo. Nem aos componentes Deep-Tec (ufa). Depois de refeita, voltou a rodar normalmente.
[]´s
ramiro_eli
26/07/2009, 18:48
Luca,
Que baita cag@da...
Com o Devasso tb passei por varias situações parecidas.
O importante e não deixar o desânimo vencer e bola pra frente.
Se quiser tenho alguns bons contatos de preparadores e mecânicos de mão cheia para o GM250. Não são baratos, mas não vão arrancar o seu fígado e o trabalho e perfeito.
Caso queira me avise ou me ligue.
O painel ficou espetacular! Parabéns!
Conheço tanto o Arnaldo como o Mauro e ambos trabalham muito bem.
Abraço!
... Que baita cag@da... Com o Devasso tb passei por varias situações parecidas. Ramiro,
Agradeço pela ajuda. Acho que vou precisar, sim. Eventualmente, se vc souber quem tenha, precisarei de um virabrequim. Quem sabe até de um bloco...:evil::evil:
Jamais poderia imaginar que retificar um motor de caminhão, de projeto mais velho que meu avô, causasse dúvida ou dificuldade.
Amanhã vou ouvir do artista a "expricação" para os erros cometidos. Também saberei a quantas andam as medidas dos cilindros e do colo do virabrequim.
[]´s
Duda Lopes
27/07/2009, 07:49
Luca,
Parabens pela Viatura, esta um Espetaculo.:palmas:
Quanto ao motor, não tem garantia:?:
Que situação chata hein, mas como disse o Ramiro, bola pra frente e não desanima.
[].
Elmer_Jeep
27/07/2009, 09:57
Luca, tá muito bonito o Engesão, nem dá pra acreditar que saiu daqui de RR como sucata, hehehe.
Qual a marca da capota ? está muito legal também.
[]'s
LUca,
O engesão ficou maravilhoso!!!!!!
Bom ver mais um fase II de volta à ativa!
Quanto ao motor: tem que rolar garantia do serviço, não?
Quanto à t-case: não foi potência demais despejada sobre ela?
Abração
Como disse lá no inicio, Puro sangue!
Caramba, o seu engesa ficou maravilhoso!
Parabéns pelo trabalho, dedicação e perceverança!
Ficou Duka!
Abraços.
Kim.
Luca, Parabens pela Viatura, esta um Espetaculo. Quanto ao motor, não tem garantia..
Obrigado pelo "Espetáculo", Duda. De fato, procurei caprichar. Tirei as idéias, daqui do Fórum. Garantia? entre ficar pronto o motor, eu conseguir montar, acertar a injeção, por prá rodar, etc., foram-se 2 anos inteirinhos. Neguinho nem quer saber. Vai arder no meu bolso.
Luca, O engesão ficou maravilhoso!... Quanto ao motor: tem que rolar garantia do serviço, não?
Obrigado, CAVESO. Valeram as trocas de idéia com vc. Quanto ao motor, é a velha hitória paraguaia "La garantia soi jo".
Mas agora, falta pouco. Hoje, o bloco do motor e o vira foram levados para a retífica Zago, lá em Osasco, SP. Amanhã sai o laudo.Tô querendo mais que o motor fique bom prá botar prá acelerar :evil:.
[]´s
Luca, tá muito bonito o Engesão, nem dá pra acreditar que saiu daqui de RR como sucata, hehehe. Qual a marca da capota ? está muito legal também. É, Elmer. Sucatão matador de mosquitos. Em breve matador de estradas. A capota é da Pissoletro. Fui no basicão, para evitar (mais) surpresas. Mais prá frente, vou seguir as dicas do Kim e adaptar uma de aço.
[]´s
Como disse lá no inicio, Puro sangue! Caramba, o seu engesa ficou maravilhoso! Parabéns pelo trabalho, dedicação e perceverança! Ficou Duka!..
É isso, Kim. Perseverança, quase teimosia, mesmo. Estava relutando em colocar as fotos, antes do ViraLatas estar andando regularmente. Mas a espera estava sendo longa. Distribuí para os colegas do Fórum. Obrigado pela sua ajuda. Como disse, os próximos passos serão instalar uma capota de aço, engenheirar um freio de mão a disco, ...
[]´s
Duda Lopes
29/07/2009, 12:15
Neguinho nem quer saber. Vai arder no meu bolso.
Que chato Luca, mas não desanima, depois que a Viatura estiver andando e você colocar ela na estrada, vai ser só alegria.
[].
Opa Luca!
Sobre a engenharia do freio de mão a disco, eu sei como fazer, e ficar independente do freio acionado pelo pedal.
Nada de cardam.
Abraços.
Kim.
Alexandre Souto
29/07/2009, 13:30
Luca, ta de parabens com a Viatura cara, ficou fina demas!!!!
Mas nao desanime com este problemas, sabemos que o bolso que doi no fim é o nosso :parede: , ja passei por isso com um ZUK e infelismente nao adianta chorar o leite derramado.... agora é bola pra frente e Viralatas na trilha se sujando!!!!!
Grande abrasss e tudo de bom!!!!
:palmas:
Luca,
Uma solução bacana pra freio de mão que vi aqui no fóruma há pouco é essa: http://www.jegs.com/p/Wilwood/Wilwoo...57779/10002/-1 (http://www.jegs.com/p/Wilwood/Wilwoo...57779/10002/-1)
Pensei em fazer algo parecido usando uma pinça de kadet ou golf só como freo de estacionamento..
...eu sei como fazer, e ficar independente do freio acionado pelo pedal... Kim,
Os freios do ViraLatas são a disco nas 4 rodas. Porém é eixo de Toyota, e não há pinça adaptável, com freio de mão. Pelo menos que eu saiba. Inclusive, falei com o Mauro, da SuperBreak.
Mas se você tiver umas idéias, tô de mente aberta. Pode passar a receita.:concordo:
[]´s
...Pensei em fazer algo parecido usando uma pinça de kadet ou golf só como freo de estacionamento...
Caveso,
Sim, é o que tenho em mente. A mesma idéia teve o ElmerJeep, só que em caixa de transferência Band. A minha é caixa Jeep Willys. Você tem ou já viu algo parecido?
[]´s
...ta de parabens com a Viatura cara, ficou fina demas!!!! Mas nao desanime com este problemas...
Valeu, Alexandre..! Obrigado pelo elogio. Já andei xeretando na sua FOrDINHA, também. Projeto "animal". O ronco tá lindo:evil:. Quero ver pronta.
Mas não tô desanimado, não. É que não tá havendo notícia boa.
Hoje falei com o passoal da retífica Zago. Disseram que a ovalização dos cilindros é de 0,05 mm e que o raio de arredondamento nos cantos do colo do mancal do virabrequim, estão abaixo do mínimo recomendável. Não sei se 5 centésimos de ovalização no cilindro é muito. Eu acho que é pouco. Também não sei se o raio de arredondamento vai trazer acúmulo de tensão em demasia e provocar a quebra do virabrequim. Acho que não.
Mas entre achar e não fazer nada (remontar o motor) e não achar e acreditar no que estão falando (retificar o motor), há uma diferença de R$ 1,5 mil. :putz:
O pior é que a empresa retificadora me foi indicada como boa. Mas num tô acreditando neles. Por que será?
Vou lá, falar com eles.
[]´s
Sobre a receita do freio de mão hidraulico.
Material necessário:
01 par de pinças compatível com o disco;
01 cilindro de freio simples, como o de fusca, brasília, jeep;
01 par de suportes adaptados para as 4 pinças nas duas rodas trazeiras;
Flexivel e
Cano de freio.
Procedimento:
Faça uma adaptação técnica para que a alavanca do freio de mão acione o cilindro de freio, bem como a fixação do mesmo à carroceria.
Monte as pinças concomitantemente às pinças do sistema de freio. (tipo o sistema de duas pinças por roda).
Funcionamento:
Quando acionar a alavanca, esta acionará as pinças secundárias, que travarão a roda.
É para uso com o veículo parado.
Bem, muitos defenderão que o sistema não funciona, pois já usaram o sistema de válvulas, e acaba soltando.
No sistema anteriormente citado, quase sempre é usado com sistema a tambor, onde o cilindro de roda não aguenta pressão por períodos prolongado.
Também, ao meu ver, tem o problema da termodilatação, onde o fluído pode aquecer pelo uso do mesmo, e quando acionado, está aquecido, após um período parado, pode esfriar, acosinando a retração do fluído e assim soltar o freio.
Nesse sistema, o fluído não aquece, pois as pinças não trabalham, então não haverá dilatação.
O gasto da pastilha será mínimo.
O sistema de vedação de um cilindro de pinça é superior ao cilindro de roda.
Sendo assim, vejo uma grande viabilidade nesse sistema.
Abraços.
Kim.
ps.: se funcionar, acertamos o royalty.:mrgreen:
Luca e Kim,
Pensei em algo parecido com a explanação do Kim acima, só que ao invés de acionar o sistema hidráulicamente, usar cabo mesmo.
Elmer_Jeep
30/07/2009, 10:40
Sim, é o que tenho em mente. A mesma idéia teve o ElmerJeep, só que em caixa de transferência Band. A minha é caixa Jeep Willys. Você tem ou já viu algo parecido?
[]´s
Pra tcase willys tem o kit do Berga
Sobre a receita do freio de mão hidraulico. ...
...Monte as pinças concomitantemente às pinças do sistema de freio. (tipo o sistema de duas pinças por roda). ps.: se funcionar, acertamos o royalty.
Mestre Kim, quanto ao royalie, tá fechado. Já tô em dívida por conta da capota de aço. Mas o problema no eixo que tá no Engesa é que não mais sobra espaço para pinça nenhuma. Simplesmente não cabe mais nada pindurado na flange do eixo traseiro.
Eu tô achando mais viável, mesmo, a solução que o CAVESO sugeriu. Que eu penso que é no cardã. Lá eu tenho espaço e já tem a "panelinha" de freio de mão Willys, que não funciona prá nada. É enfeite.
Pra tcase willys tem o kit do Berga
Grande Elmer..! Como gostaria de poder mostrar meu motor para você avaliar e me dizer o que fazer. Você tem o contato do Berga?
Abração
Luca!
Elmer = RR
Berga = RS
Eu = PR
rsrsrsrs
Luca! Elmer = RR Berga = RS Eu = PR rsrsrsrs
É, Kim, mais uma prova de que jipeiro vai a todo lugar.:concordo:
[]´s
Aproveitando que o motorzão tá no hospital, estou postando algumas fotos do sistema de alimentação. A foto abaixo é de 2007, quando achava que bastava um corpo de borboletas contendo bicos injetores, um bom gerenciador de injeção, produtos de qualidade, e o caso estava resolvido. Não foi bem assim.
A foto mostra o conjunto inicial, que montei em 2007, composto de um coletor da Engine Racing, de alumínio, com sistema de aquecimento na base e um corpo de borboletas, feito pela Fabri Power. O corpo de borboletas simula o saudoso Webber 40 IDF. Pena que somente tenho uma foto deste início de projeto. Contava com dois bicos injetores nele, mas estão por detrás do corpo de borboletas, portanto invisíveis. Dois venturis de 48MM, cada.
Este sistema nunca funcionou bem. Somente permitia ao motor virar adequadamente, com misturas riquíssimas até regimes médios. Depois ficava equilibrado, "limpava" o funcionamento e o motor girava direito. Mas era difícil lidar. Vivia apagando e quando "limpava", saia feito um rojão.
Aos poucos percebi e aprendi falando com Eraldo Bueno, representante técnico da FuelTech, com o Jaime Gulinelli, da GT Racecars de Campinas, e com o Ramiro Eli, que o que ocorria era a condensação do combustível na base do coletor. Não ia "mistura" para os cilindros mas um monte de ar e um monte de álcool escorrido, sem estar devidamente pulverizado. A queima era deficiente e boa parte do combustível era jogado fora. Além disso a distribuição era imperfeita devido à disposição dos cilindros, o que ocasionava encharcamento dos cilindros 3 e 4, alguma regularidade no 2 e 5, e secura no 1 e 6. Prá complicar um pouco mais o cilindro 2 roubava do 1 e o 5 roubava do 6.
Esta bagunça permanecia até uns 3.000 rpm. Depois disso, a turbulência no interior do coletor passa a ser tão grande que acaba formando uma mistura. Vai tudo de qualquer jeito prá dentro da câmara e o motor vira corretamente. Nunca soube o consumo de combustível, com este conjunto.
Após muita conversa e uma centena de quilômetros rodados, foi possível perceber que o melhor a fazer era trazer os dois bicos que estavam instalados corpo de borboletas, e mais 4 bicos adicionais, para a área de saída do coletor. Neste local foram instalados 2 bicos por "boca", num total de 6 bicos, bem na beirada, tão inclinados quanto possível de forma a direcionar a injeção do combustível mais diretamente sobre o final do fluxo, já mais próximo à válvula de admissão. O corpo de borboletas passou apenas a controlar o fluxo de ar e nada mais. Mas teve o diâmetro dos seus venturis reduzidos para 30 mm, para facilitar a mistura, mesmo com as borboletas inteiramente abertas (WOT).
Também foram feitas paredes divisórias internamente em cada ramo do coletor. Formando dutos longos, desde a base do corpo de borboletas, foi possível dividir o fluxo de ar em 6 partes iguais (idealmente, na prática impossível) de forma a impedir que um cilindro roubasse fluxo do cilindro vizinho. Só aí me lembrei que a GM havia enviado o motor 4.100 do Omega, para ter a injeção desenvolvida pela divisão Lotus, na Inglaterra. Por isso o coletor de ar do velho Omega/Silverado 4.100 tem 6 dutos que se iniciam de um lado do motor, passam por cima dele e retornam para dentro do motor, perfazendo uma longa volta. O fluxo é muito mais regular.
Após estas alterações o motor do ViraLatas voltou bem mais equilibrado, já com uma marcha lenta praticamente "lisa", enchimento progressivo desde 700 rpm até 4.000 rpm.
Esqueci-me de informar que, desde o início, cada bico permite vazão de 60 lb/h.
Seguem fotos do conjunto já modificado e algo surrado.
[]´s
Mais algumas fotos. Um detalhe que me esqueci de comentar acima. Já cheguei a rodar sem o aquecimento da base do coletor. Sem problemas.
A ser confirmado futuramente.
[]´s
dalmo cruz torres
02/08/2009, 18:01
Luca, em motores diesel, o combustível que entra na camara sem ser nebulizado, acaba por "lavar" as paredes do cilindro, terminando por fundir o motor. Será que não foi isso que estragou o seu motor?
... em motores diesel, o combustível que entra na camara sem ser nebulizado, acaba por "lavar" as paredes do cilindro, terminando por fundir o motor. Será que não foi isso que estragou o seu motor?
Dalmo,
O problema naquele instante eram as bielas. O ruído que me fez parar o motor foi de biela "batendo". Posteriormente a retífica confirmou que não houve ajuste nos mancais de biela.
Mas você acertou. As paredes de alguns cilindros já estavam prematuramente desgastadas. Não mais havia marcas das raias da retífica. E a explicação é a que vc deu, devido ao excesso de combustível houve lavagem da lubrificação das paredes dos cilindros.
[]´s.
dalmo cruz torres
02/08/2009, 18:48
Luca, eu tive um problema parecido com o seu em um motor Ford 4.9 que tive, na época eu não consegui descobrir o que houve, só depois que comecei a mexer com motores diesel foi que eu entendi.
Luca, se vc souber de algum en gesa para reforma a venda me dá um alõ, pois eu estou atrás de um e não acho.
Seu jipe tá muito legal.
... se vc souber de algum en gesa para reforma a venda me dá um alõ, pois eu estou atrás de um e não acho. Seu jipe tá muito legal.
Ok, Dalmo. Muito obrigado. Se eu souber de um Engesa à venda, te falo.
[]´s
zguilherme
03/08/2009, 19:55
opa o meu ta a venda..... to com uns negocios aqui engatilhados, mas negocio fechado eh negocio pago kkkk entao, se quizer... da um alo... abracos... qualquer coisa zguilherme@yahoo.com.br
dalmo cruz torres
05/08/2009, 21:28
Zé, o seu jipão é um sonho, mas eu já tenho a mecânica diesel completa para colocar num, dái a procura por um aos pedaços.
dalmo cruz torres
07/08/2009, 12:35
Luca, com relação aos eixos da band, ficou boa a relação de marchas?
Dalmo,
Nas marchas baixas, ficou bom. Arranca como um carro de passeio e sai em rampa sem nenhum problema.
Nas marchas altas, não. Quase não dá prá usar 5a. Qualquer subida e tenho que passar 4a. marcha.
O ideal seria ter um diferencial um pouco mais curto. Ou ter calçado um pneu menor, tipo 31x10,5 pol.
A relação que estou usando no diferencial é de 37:9 dentes, ou seja, 4,11 x 1, a mais curta que encontrei prá Band. Procurei mais curta com a Coniflex, etc. Sem chance.
Pretendo, mais prá frente, comprar uma mais curta, nos EUA, acho que uns 4,50x1 tá de bom tamanho.
Abraço
dalmo cruz torres
07/08/2009, 21:45
Valeu Luca. E o Engesâo, já tá pronto?
Não, Dalmo. Ainda leva um tempo. Orçamento do motor aprovado. Tá retificando. Acho que até meados da semana que vem ele volta prá oficina prá montar. Aproveitei e encomendei com o Berga da UBD um kit de freio de mão a disco. Plug and play. Assim, quando terminar de montar o motor, também vai estar com freio de mão confiável. Assim espero.
[]´s
FernandoPedro
08/08/2009, 12:34
Olá Luca, tudo blz?
Você pode passar mais detalhes sobre esse freio de mão da UBD? Fiquei interessado.
Abs.
Você pode passar mais detalhes sobre esse freio de mão da UBD? ... Claro, Fernando. Tá na mão. Fale com o Berga, vulgo Adir Danielson, fone 055 3512 3991 e dê uma lida no tópico Kit de Freio UBD
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8756&highlight=freio+card%E3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8756&highlight=freio+card%E3)
Lá tem tudo sobre os produtos UBD - Ultra Berga Disk. O meu ainda não veio, pois o Berga pediu-me alguns detalhes por foto, só para certificação. Coisa de mestre de ofício:-D.
[]´s
Motor foi retificado. Zerado e montado no carro. Posto para funcionar, apareceu vazamento na gaxeta do virabrequim. Vejam foto com choro de óleo embaixo do carro.
Vou retirar o motor, desmontar o virabrequim de novo e reparar. Problema é que o virabrequim do motor do meu jipe tem o assentamento da gaxeta com um tipo de rosca invertida (foto) para repuxar o óleo de volta para o cárter. Na montagem anterior funcionou bem. Desta vez, não.
Então vou fazer enchimento com solda para ficar original. Depois vou colocar retentor bi-partido. Encontrei no Mercado Livre, da marca Felpro (foto). O que veio é um pouco diferente deste da foto. Possui duas orelha nas pontas, para evitar que gire junto com o virabrequim. Vamos ver...
[]´s
Caro Luca!
A capota de seu jipe ficou simplesmente linda!:concordo:
Já tenho um modelo para o fuzileiro.
Era isso que estava pensando em fazer, só que as portas serão metálicas.
Parabéns.
Kim.
Então vou fazer enchimento com solda para ficar original. Depois vou colocar retentor bi-partido.
[]´s
Luca,
Encher vira eu acho meio arriscado.
No meu, com a rosca estava gasta também, o pessoa da retífica afundou os fios da rosca no torno. Sacou?
Disseram que dá certo e até hoje tudo beleza por aqui!
VictorMedeirosRN
14/09/2009, 08:51
Parabéns pelo trabalho Luca.
realmente a viatura esta maravilhosa.
A capota de seu jipe ficou simplesmente linda! Kim,
É Pissoletro legítima. Nem um rebite a mais. Já te falei. Quando eu puder vou colocar de aço.
[]´s
Parabéns pelo trabalho Luca. realmente a viatura esta maravilhosa. Valeu, Victor:concordo:. As idéias saíram daqui do Fórum, mesmo.
[]´s
Encher vira eu acho meio arriscado. No meu, com a rosca estava gasta também, o pessoa da retífica afundou os fios da rosca no torno. Sacou?Disseram que dá certo e até hoje tudo beleza por aqui!
CAVESO,
Tenho receio de alterar qualquer especificação nas medidas e depois dar vazamento. Recomendaram-me uma empresa especializada na recuperação de virabrequins. Ainda não falei com eles.
Ao invés de encher, você fez um rebaixo? Tem cereza de que não foi feito um rebaixo e depois um enchimento e retífica?
[]´s
CAVESO,
Tenho receio de alterar qualquer especificação nas medidas e depois dar vazamento. Recomendaram-me uma empresa especializada na recuperação de virabrequins. Ainda não falei com eles.
Ao invés de encher, você fez um rebaixo? Tem cereza de que não foi feito um rebaixo e depois um enchimento e retífica?
[]´s
Luca,
Eles rebaixam só a profundidade do fio da rosca, entendeu?
A medida do eixo fica a mesma que está e afundam só o fio....
Mas cada caso é um caso.....se o seu desgastou demais, pode ser indicação de enchimento.
Converse com o Elmer aqui do fórum ou com algum cara de retífica.
Eles fazem isso todos os dias em vários motores...
Elmer_Jeep
15/09/2009, 09:43
Motor foi retificado. Zerado e montado no carro. Posto para funcionar, apareceu vazamento na gaxeta do virabrequim. Vejam foto com choro de óleo embaixo do carro.
Vou retirar o motor, desmontar o virabrequim de novo e reparar. Problema é que o virabrequim do motor do meu jipe tem o assentamento da gaxeta com um tipo de rosca invertida (foto) para repuxar o óleo de volta para o cárter. Na montagem anterior funcionou bem. Desta vez, não.
Então vou fazer enchimento com solda para ficar original. Depois vou colocar retentor bi-partido. Encontrei no Mercado Livre, da marca Felpro (foto). O que veio é um pouco diferente deste da foto. Possui duas orelha nas pontas, para evitar que gire junto com o virabrequim. Vamos ver...
[]´s
Essa rosca aí é gambi, o original são os frisos diagonais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=191140&d=1252880573
que podem ser refeitos no torno com uma ferramenta chamada Recartilhador.
Algumas infos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30419&page=26
[]'s
Elmer,
São esses frisos mesmo a que me referi acima. É que aqui o pessoal chama de rosca, rosca esquerda e etc....
O que eles fazem aqui é recartilhar como você mesmo disse...
Eu não encheria o eixo como propuseram ao Luca, o que vc acha?
A medida do eixo fica a mesma que está e afundam só o fio....CAVESO,
Não consegui entender. Melhor, você quer dizer que eles rebaixam até a altura da rosca? Vamos supor, se a profundidade for de 0,5 mm será rebaixado 0,5mm, é isto?
... Essa rosca aí é gambi, o original são os frisos diagonais...Elmer,
Você acha possível desfazer esta m... e recuperar o colo deste virabrequim?
[]´s
CAVESO,
Não consegui entender. Melhor, você quer dizer que eles rebaixam até a altura da rosca? Vamos supor, se a profundidade for de 0,5 mm será rebaixado 0,5mm, é isto?
Luca,
A gaxeta vai desgastando o eixo na região dos sulcos (ou rosca), fazendo que a profundidade deles diminua.
O que a retifica faz é aumentar novamente essa profundidade, cortando dentro do sulco, entendeu?
Elmer_Jeep
16/09/2009, 09:28
CAVESO,
Não consegui entender. Melhor, você quer dizer que eles rebaixam até a altura da rosca? Vamos supor, se a profundidade for de 0,5 mm será rebaixado 0,5mm, é isto?
Aquela rosca não existe, fizeram ela com a intenção de conter o óleo, mas se os frisos originais já quase desapareceram é porque este colo gastou, houve uma diminuição do diametro então não tem gaxeta que de jeito ali...
Elmer,
Você acha possível desfazer esta m... e recuperar o colo deste virabrequim?
[]´s
Eu não faria, se fizesse seria sem garantia pois um preenchimento em toda essa parte pode comprometer a região de apoio do volante e surgir uma quebra a longo prazo.
A Retífica pode até dizer que vai temperar o bixo etc e nao tem problema, bom, se te derem garantia tudo bem mas se for por sua conta e risco é melhor pegar outro e ficar tranquilo pois dai seu gasto vai ser menor e a durabilidade e confiança no motor se tornam maiores.
[]'s
O Elmer disse tudo aí.
Ele sabe tudo e mais alguma coisa do assunto.
No meu caso, que não houve desgaste acentuado no eixo, apenas aprofundei os sulcos.
Mas cada caso é um caso...
Ok, amigos, agradeço a aula. Somente abrindo prá ver o que está ocorrendo, mesmo. Vou retirar o motor e examinar com lupa. Procurarei verificar exatamente por onde está minando o óleo. Breve novas notícias.
...O que a retifica faz é aumentar novamente essa profundidade, cortando dentro do sulco, entendeu?
CAVESO, entendi. Só que os sulcos do virabrequim do motor do ViraLatas nem chegaram a desgastar. Foram feitos na primeira retífica. Rodaram apenas 300km. Sem nenhum vazamento. Somente após a segundo retífica é que começou a vazar.
...mas se os frisos originais já quase desapareceram é porque este colo gastou, houve uma diminuição do diametro então não tem gaxeta que de jeito ali... Putz, Elmer, eu nunca nem soube que havia um racartilhado, alí. Você saberia me dizer qual é o diâmetro mínimo especificado para local do assentamento da gaxeta? Pois se já estiver abaixo do mínimo, somente com um outro virabrequim.
[]´s
Bom, seguem fotos da gaxeta velha. Não consegui entender o que aconteceu. Não identifiquei um motivo aparente para o vazamento. A gaxeta ficou com um "beiço" que acho não ser correto. Penso que a gaxeta era de má qualidade. Ou será que a montagem foi incorreta?
[]´s
Neste fim de semana fui retirar o virabrequim já recuperado. Foi feito o enchimento de solda e retificado o local do assentamento da gaxeta. A empresa que fez a recuperação do virabrequim chama-se Sevama, www.sevama.com.br (http://www.sevama.com.br/) , fones 011 2721 4791 / 2724 0900.
Desta vez vou usar retentor bi-partido Felpro. Comprei no Mercado Livre, com Marco Muller, e-mail voldgarage@gmail.com (voldgarage@gmail.com) . Custou R$ 90,00.
Segue foto do virabrequim recuperado, já encaixado no bloco e com meio retentor instalado, e foto de meio retentor com a embalagem e número de referência.
Vai ficar de experiência. Se não der certo, vocês saberão.
[]´s
Elmer_Jeep
28/09/2009, 09:22
Bom, seguem fotos da gaxeta velha. Não consegui entender o que aconteceu. Não identifiquei um motivo aparente para o vazamento. A gaxeta ficou com um "beiço" que acho não ser correto. Penso que a gaxeta era de má qualidade. Ou será que a montagem foi incorreta?
[]´s
Pra vazar em tão pouco tempo soma-se o desgaste na pista + assentamento da gaxeta pois o processo de ajuste é um pouco delicado.
[]'s
Luca,
Qual a razão para o cara não ter feito os frisos no eixo?
Esse vedador fel-pro veda em superfície lisa, é isso?
Pra vazar em tão pouco tempo soma-se o desgaste na pista + assentamento da gaxeta pois o processo de ajuste é um pouco delicado.
Elmer,
O desgaste da pista, pode ser. Na realidade, tô achando que, quando fizeram a 2a. retífica, o operador deu uma passada com o rebolo, no local do assentamento da gaxeta. O que já estava gasto, mas funcionava, ficou pior e permitiu o vazamento. Pode até ter afiado e deixado mais vivos os cantos da rosca esquerda.
Quanto ao assentamento da gaxeta, eu estava presente. Foi feita com muuuiiiita calma. Montou, assentou, desmontou, cortou a pontinha da gaxeta..., montou, apertou, desmontou, cortou a pontinha..., etc, etc.
Quanto à garantia que você mencionou, Elmer, tenho 60 dias. Calafrios...
Se quebrar o vira, você será o primeiro para quem eu falarei. Sei que fui avisado, mas resolvi arriscar.
[]´s
Qual a razão para o cara não ter feito os frisos no eixo? Esse vedador fel-pro veda em superfície lisa, é isso? CAVESO, para dar perfeita vedação com o retentor a pista deve estar lisa. Não pode haver rugosidade. Se não for assim, vai vazar. Parece que este tipo de vedação, retentor bi-partido, foi usado em alguns modelos de motores, quando fabricados nos EUA. De toda forma, a vedação deverá ficar melhor.
[]´s
Obrigado, amigos.
Parece bem melhor que as gaxetas tradicionais esse sistema aí Luca!
Bacana!
Pra vazar em tão pouco tempo soma-se o desgaste na pista ...
Amigos,
Sei que vocês me avisaram. Bom, montei o motor e fiz funcionar. Motor não vibra. Quase não tem ruído e o carro está muito bom. Porém, o vazamento pela vedação do mancal traseiro, persiste. :evil::evil:Vou ter que retirar o motor fora e verificar de novo o assentamento do retentor bi-partido. Acho que a pista de assentamento do retentor está com diâmetro mínimo abaixo da especificação de fábrica.
Alguém sabe dizer-me qual é o diâmetro mínimo da pista onde vai assentada a gaxeta traseira?
Aproveito e posto uma fotos do carro no atual estágio e do kit de freio de mão a disco UBD, feito pelo Berga. Funciona muito bem. Recomendo.
Obrigado e um abraço
Bacana o freio, Luca!
Pena ter vazado de novo..
No meu tirei o carter umas 5 vezes pensando ser o vazamento no vedador traseiro e era no mancal também...
Troquei a gaxeta e até hoje não vazou...
Caro amigo
os espelhos externos piscas e farois são de que carro?
abraços
Elmer_Jeep
03/11/2009, 18:47
Amigos,
Sei que vocês me avisaram. Bom, montei o motor e fiz funcionar. Motor não vibra. Quase não tem ruído e o carro está muito bom. Porém, o vazamento pela vedação do mancal traseiro, persiste. :evil::evil:Vou ter que retirar o motor fora e verificar de novo o assentamento do retentor bi-partido. Acho que a pista de assentamento do retentor está com diâmetro mínimo abaixo da especificação de fábrica.
Alguém sabe dizer-me qual é o diâmetro mínimo da pista onde vai assentada a gaxeta traseira?
Vou ver se consta isso no catálogo técnico, caso negativo tenho no estoque um virabrequim do 4 cilindros zero km de gaxeta dai eu vejo la a medida original.
[]'s
Vou ver se consta isso no catálogo técnico,..
Valeu a ajuda, Elmer.:concordo: Inestimável. Fico no aguardo.
[]´s
... Troquei a gaxeta e até hoje não vazou... CAVESO, Na 1a. retífica, meu motor ficou sem vazamento algum. Perfeito. Depois...
Quanto ao freio, é legítimo UBD. Bacana e além de tudo funciona. Não é gambi. Quem me deu a dica foi o Elmer_Jeep.
[]´s
Caro amigo os espelhos externos piscas e farois são de que carro?
caj,
Os faróis são originais Cibié, de VW Brasília. As lanternas são de carreta rodoviária, Random, de qualidadde a desejar, pois os originais com lente de acrílico não mais existem. Comprei tudo na Rota 4X4. Não foi caro.
Farol de milha são Hella. Comprei na Jipebrás. Os espelhos retrovisores são da Kombi Clipper. Comprei na Av. Duque de Caxias, no centro de Sampa. Tive que fazer pequena adaptação na base do espelho. Dei uma plainada e ovalizei os furos. Tudo para encaixar perfeitamente na furação original do Engesa. Não mudei nada na lata. Quando tiver tempo, se estes espelhos funcionarem a contento no trânsito, iriei a uma concesionária VW comprar retrovisores originais da Kombi. Estes que eu adaptei são bem "meia boca".
[]´s
Luca!
Para não esvirtuar o tópico de vendas, vim aqui, comentar sobre o limpador de parabrisas.
Estou colocando o motor gol, dentro do jipe.
Vi um engesa assim, e ficou muito bom.
Terá o passo-a-passo no tópico do fuzila.
Já tem um começo no álbum de fotos.
http://lh6.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/Sn20YInEN9I/AAAAAAAAEL4/fEsaOLR4vQ0/s400/07082009%28006%29.jpg
http://lh3.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/Sn20ebushkI/AAAAAAAAEMQ/qb6ath1OHXg/s400/07082009%28012%29.jpg
Falta a colocação do motor, será daqui uns dias!
...pois os originais com lente de acrílico não mais existem...
Existe sim!
http://lh3.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/TLoRiut607I/AAAAAAAAG84/eMh0nFLXOjM/s400/SAM_1448.JPG
Abraços.
Kim.
Kim,
O meu engesa veio originalmente com motor dentro do jipe (diferentemente do fase III do Edu Velo e outros que já vi), mas não sei se é do Gol (acho que é motor VW).
Se quiser posso tirar fotos pra você.
Esses braços e articulações que vc usou são de qual veículo?
São os mesmos originais engesa?
Abraços
Um item sobre o qual pouco falei foi a adaptaçao de freio a disco nas rodas trazeiras. Dado que o ViraLatas tem eixos de Band, utilizei um Kit da SuperBreak. Trata-se do kit que o Mauro fabrica para instalação no eixo dianteiro da Toyota Bandeirante. Cabe certinho no eixo traseiro, mas não há possibilidade de se adptar pinça com freio de estacionamento. As pinças são as mesmas do freio dianteiro da "Kombosa". Argumentei com o Mauro, àquela época, se não seria possível achar uma pinça que coubesse ali e previsse freio de estacionamento. Ele disse que não havia nenhuma com a mesma capacidade de frenagem e o kit da Kombi era bem potente. Era o que eu tinha, foi o que utilizei.
Bem, os freios do ViraLatas ficaram com excelente qualidade. Firmes, leves e de pequeno curso.
Mas, como toda adaptação, trouxe inconvenientes, ou seja, as pinças não puderam ficar assentadas na posição original (em pé, atrás do eixo) por conta das barras Panhard que amarram os eixos do Engesa, nem à frente, por conta do olhal de fixação do amortecedor. O olhais de fixação ficam em posição que interfere com a pinça. Resultado, tive que deslocar a pinça para cima, fazendo uma rotação no espelho.
Serviço simples. Funcionou muito bem. Dá para fazer o sangramento do cirtcuito sem sobra de bolhas nas câmaras. Acho que olhando as fotos dá prá ter uma visão mais clara da adaptação.
[]´s
NEUTON RAFAEL
09/09/2015, 22:02
Vou ver se consta isso no catálogo técnico, caso negativo tenho no estoque um virabrequim do 4 cilindros zero km de gaxeta dai eu vejo la a medida original.
[]'s
Estou nessa mesma situação de vazamento pela Gaxeta, porém, no eu caso trata-se de um Jeep Willyz 4 cilindros 1951, Virabrequim foi preenchido porém, nunca foi feito essa da Rosca Esquerda para auxiliar na retenção do óleo, o mecânico que pedi para fazer o serviço me informou que na retífica o cara propôs o recartilhamento ou a rosca á esquerda, o que me dizem? Elmer, estou interessado nessa informação da medida mínima, caso possua para o meu caso!
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