Conectar

Ver Versão Completa : Defeito localizado. Como resolver???

adrsh88
07/09/2008, 23:20
Olá pessoal! Venho tido um problema de superaquecimento com minha Cherokee Sport 98...
Já limpei o sistema de arrefecimento, troquei o fuido na proporcao certa, vávula termostatica q abre antes do normal, enfim tudo p/ deixar redondinho...
Mas a danada é uma chaleira.. hehe acho que descobri o pq, qndo passa dos 100 o eletroventilador arma um pouco e desarma, continuando acima de 100, bem acima... e com o ar ligado o eletroventilador tmb fica ligando / desligando... em meu marea, ligou o ar o outro ventilador fica ligado direto! creio que na cherokee é assim... e ai.. dicas de como resolver??

gutoxj98
07/09/2008, 23:30
Ja trocou a tampa do radiador ??? pq se ela estiver ruim tbem aquece.

abs

acosta
08/09/2008, 09:52
A minha XJ aqueceu qdo estava subindo os morros da Pedra Grande em Atibaia. Como tinha acabado de trocar o liquido de arrefecimento, seguindo a proporção 50/50, achei estranho. Tudo bem que estava exigindo demais da garota na subida e ainda com ar ligado. Descobri depois que isso aconteceu devido a pequenas bolhas de ar no sistema (foi o que me disseram).
Depois de borbulhar o reservatório um pouquinho, esperei esfriar e segui em frente sem problemas (com o ar desligado desta vez!!:mrgreen:). Pode ser que as tais bolhas então tenham saído (achismo puro!).
Observei que a temperatura passou a ficar mais estável desde então, fica entre a duas marcas próximas a 100ºC (inferior e superior) mesmo abusando da viatura. Antes subia um pouco mais rápido e as vezes passava a primeira marca após o 100, mas depois do ocorrido, nunca mais passou.

adrsh88
08/09/2008, 13:04
Tampa trocada, original MOPAR, bomba de agua trocada, tudo verificadinho... somente saber o pq esse maldito eletroventilador n fica ligado direto qndo precisa...

BADIA
08/09/2008, 13:21
Sempre existe a possibilidade de acionamento manual, no painel. Badia

adrsh88
08/09/2008, 13:53
acionamento manual no painel???
eu somente sei do ar quente, existe outro??

samukanvas
08/09/2008, 14:35
Tampa trocada, original MOPAR, bomba de agua trocada, tudo verificadinho... somente saber o pq esse maldito eletroventilador n fica ligado direto qndo precisa...

Fica ligado direto quando o ar liga. A minha faz isso.

Abs

RAFAEL KIPPER
08/09/2008, 18:25
Ola!
Quanto ao eletro ventilador, ele trabalha em conjunto com o ar condicionado apesar de se vc fizer uma direta no sensor de temperatura do motor ( fica na carcaça da termostatica ) o eletro ventilador vai ficar ligado direto ( pode ser feito em caso de emergência, ou ate colocar uma tecla detro do carro para acionar ). Eu uso o AR direto assim o eletro ajuda a manter a tempreatur mais baixa, na minha antiga L200 o sistema é igual.
Quanto a valvula termostatica tirei ele pois aqui em Goiânia o calor é forte e outra a minha men abrir nao abria pois o motor comesava a borbulhar e a mangueira superior do radiador tava geladinha.
Outra solução é a colocação de saidas de ar em cima do capo, nosso colega Marcelo aqui de Goânia colocou e me disse que o carro tem trabalhado cerca de 10 graus mais frio. Ainda por cima ficou com uma aparencia boa, pretendo colocar na minha.Ele utilizou as do caminhao volvo, compra em qualquer loja de asesorio para caminhao.:concordo: Acho que é as que usam no trolle.
Espero ter ajudado!

RAFAEL KIPPER
08/09/2008, 18:30
:putz:Já ia esquecendo, se nao tiver gas no sistema do ar condicionado, ou qualquer defeito no sistema do Ar, o eletro ventilador nao vai acionar.

Fernando Magalhaes
08/09/2008, 20:07
Meu irmao vc viajou feio no lance da valvula termostatica, eu tbm moro em Goiania e ultimamente tem dado 37 graus facil facil de temperatura ambiente, minha XJ tbm nao tinha valvula ternmoistatica, soh q o porr.. do motor demorava um ano pra chegar na temperatura de trabalho gastando mais combustivel e funcionando abaixo da temperatura de trabalho ocasiona carbonização do cabeçote rapidim rapidim, coloquei a tal valvula original, acabou os problemas, se vc tiver duvida liga na Dodge service , la todo mundo eh ex Star Motors e sacam de JEEP como ninguem em GYN, abraço!!!!!

gutoxj98
08/09/2008, 22:24
Pode crer, se tiver com pouco gas no sistema do ar, ele nao vai funcionar, assim o ventilador tbem nao...........

seu sistema esta baixando agua ????...radiador com micro furo ???

abs

adrsh88
08/09/2008, 23:50
nenhum vazamento nada... vou verificar a carga de gás no ar essa semana sem falta

RAFAEL KIPPER
09/09/2008, 09:24
Meu irmao vc viajou feio no lance da valvula termostatica, eu tbm moro em Goiania e ultimamente tem dado 37 graus facil facil de temperatura ambiente, minha XJ tbm nao tinha valvula ternmoistatica, soh q o porr.. do motor demorava um ano pra chegar na temperatura de trabalho gastando mais combustivel e funcionando abaixo da temperatura de trabalho ocasiona carbonização do cabeçote rapidim rapidim, coloquei a tal valvula original, acabou os problemas, se vc tiver duvida liga na Dodge service , la todo mundo eh ex Star Motors e sacam de JEEP como ninguem em GYN, abraço!!!!!

Oi Fernando
Meu caso é diferente a minha valvula NÃO abria ( a mangueira superior fica gelada e a tempratura pasava dos 100 em poucos minutos )
Agora mesmo sem a valvula ela chega no 95 sem muita demora, porem ja tem um topico que trada do asunto de valvula, mas a soluçoa que fiz foi provisoria.
Já que mora em Goiânia poderia me ajudar, da uma olhada no topico BARULHO NA CAIXA DE TRANSFERENCIA, nao to quereno gastar mais nada com a cherokee enquanto não resolver este problema mais complicado.
Qual o telefone e endereço da dodge service?
Obrigado

Fernando Magalhaes
10/09/2008, 11:14
Prezado Rafael o endereco da Dodge Service eu vou te explicar como chega la, o fone tenho na minha XJ mas to em Sao Paulo trabalhando e soh volto para Goiania dia 20, olha fica na primeira rua a direita apos o viaduto q passa sobre a BR153 no Parque das larangeiras, vc passa sob o viaduto e entra na rua a direita na rotatoria , eles estao no final da rua, eles me disseram q tavam mudando para a rua de tras mas eh facil achar. Pode confiar nos caras, eles que receberam essas Cherokees em Goiania na decada de 90 os caras manjam muito e sao justos nos precos, vc chega la tem sempre 3 ou 4 XJ fazendo manutencao, vc sabe esse carro se der manutencao preventiva vc tem um trator nas maos, o q acontece eh q poucos lembram disso e usam ate acabar sem verificar oleos e fluidos. Esse lance da valvula foram eles me disseram q a XJ tem uma temperatura de trabalho constante q varia pouco com a variacao da temperatura ambiente, essa temperatura eh em torno de 100 graus celcius, o motor nao ferve pq o fluido ( EU DISSE FLUIDO 50% aditivo etilenoglicol BOM e 50% agua desmineralizada ) esta sob pressao do sistema, pois bem , sem a valvula o motor demora a chegar nessa temperatura e fica boa parte do tempo entre 90 e 80 graus. Cara eu demorei a aprender isso pq aki no Brasil todo mundo acha q quanto mais frio melhor, na XJ isso eh ERRADO, o motor deve trabalhar na temperatura ideal de 100 a 105 graus e ponto. Abraco

gutoxj98
10/09/2008, 21:00
To com uma valvula termostatica que abre a 160º F ou 71º C................ se te interessar te mando ela...........

Comprei duas pra deixar de estoque.............é da marca gates OK !!!!

abs

nzardo
12/09/2008, 13:31
Ad,

Com o ar ligado a ventoinha elétrica funciona direto.... verifique a instalação elétrica e de uma limpada no conector acima dessa ventoinha... e limpe os contatos do conector do sensor de temperatura também.... :concordo:

agsobral
31/10/2008, 20:34
Meu eletro ventilador não funcionava. Fui em várias oficinas e todas não souberam dizer o que era e queriam fazer ligação direta. Descobri que existe um relé, abaixo do farol direito (tem que desmontar parachoque e tirar o farol) que está no circuito elétrico do eletro ventilador e do arcond. Troquei e voltou a funcionar. Com o ar cond o ventilador fica ligado direto. Andando normal, quando o carro esquenta um pouco, certa de 105 graus, ele aciona. Problema resolvido. Abraço