Ver Versão Completa : Buraco na Aceleração rápida.
matrakaum
07/09/2008, 12:25
Bom dia,
Amigos já li algo parecido aqui mas não encontro, por isso peço ajuda.
É o seguinte. O Caroço ficou uma semana parado..eu tentei trocar o platinado e como não entendo bulufas arriei duas baterias e ele não pegou.
Ontem, sábado, chamei o mexanico que fuçou, fuçou e depois de "regular" o platinado, "regular" o ponto, de orelha diga-se de passagem, deu um tranco e o caroço pegou.
Só que agora toda vez que vc. precisa dar uma acelarada rápida ele parece que afoga...sabe, quase morre.
Mas se vc. ir acelerando devagarinho ele vai.
Gostaria de saber o que pode ter acontecido.
E aproveitando - alguém aí sabe um meca em carapicuíba que saiba por o distribuidor no ponto mas com aquela lâmpada...não confio em coisas de orelha.
Obrigado.
GIOVANNI LUIS
07/09/2008, 13:21
Ate onde eu sei, existem algumas alternativas, mas para poder opnar melhor vc deveria descrever um pouco mais. Como por exemplo, essas falhas acontecem quando vc da um pisao de uma so vez ate o "Talo"? E quando vc pisa no acelerador ate o "Talo", so que quando vc faz isso "gradativamente", nao apresenta essa falha?
leopoldo
07/09/2008, 14:52
1- Esse 'BURACO" corresponde a uma bomba de aceleração presa ou valvula entupida.
2- Existe uma forma de regular o "distribuidor com platinado na mão":
- coloca o motor na posição ponto morto superior = faisca na 1º vela = posição marcada na polia do girabrequim.
- vc confere esta posição removendo a tampa e verificando a coincidência da posição do rotor com o pino da tampa para o cabo da vela 1.
- pois, bem. coloca a tampa no lugar e prende as travas.
- solta o cabo que vem da bobina e deixa a ponta bem perto do bloco do motor.(1cm).
- solta o parafuso do distribuidor, mas não tira. só o suficinete para o distribuidor girar naquela orelha de regulagem.
- Olha a polia do girabrequim e coloca a marcação entre 5 e 10º, girando a polia pela correia.
- agora, vc gira o distribuidor devagar do batente anti-horário ao horário. (se ele normalmente gira no sentido anti-horário senão, faz o contrário)
- quando pular faisca na ponta do cabo solto, vc aperta o parafuso.
Sergio Rocha
07/09/2008, 15:09
1- Esse 'BURACO" corresponde a uma bomba de aceleração presa ou valvula entupida.
2- Existe uma forma de regular o "distribuidor com platinado na mão":
- coloca o motor na posição ponto morto superior = faisca na 1º vela = posição marcada na polia do girabrequim.
- vc confere esta posição removendo a tampa e verificando a coincidência da posição do rotor com o pino da tampa para o cabo da vela 1.
- pois, bem. coloca a tampa no lugar e prende as travas.
- solta o cabo que vem da bobina e deixa a ponta bem perto do bloco do motor.(1cm).
- solta o parafuso do distribuidor, mas não tira. só o suficinete para o distribuidor girar naquela orelha de regulagem.
- Olha a polia do girabrequim e coloca a marcação entre 5 e 10º, girando a polia pela correia.
- agora, vc gira o distribuidor devagar do batente anti-horário ao horário. (se ele normalmente gira no sentido anti-horário senão, faz o contrário)
- quando pular faisca na ponta do cabo solto, vc aperta o parafuso.
HEHEHEHE Regulei muitas vezes os fusquinhas, lá pelos idos dos meus 18/20 anos.
[]':palmas:
turboroe
07/09/2008, 15:24
Eu chuto que o problema é na bomba de aceleração do carburador.
Deve estar entupida ou presa.
Matraka, passei por isso a umas 2 semanas e no meu caso era o pistão do carburador que estava travado no fundo.
Faz o seguinte, tira o filtro de ar e sobe encima do jeep de uma forma que voce consiga ver as saidas de gasolina dentro do carburador, assim que estiver vendo, de umas aceleradas puxando o cabo com a mão e olhe uma saida na lateral do carburador que é a saida do injetor de gasosa quando voce da aquela primeira pisada no acerelador
Da uma olhada aqui que conversamos sobre isso e coloquei umas fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43780&highlight=carburador&page=3
[]s
matrakaum
08/09/2008, 15:52
Giovanni é isto mesmo. Qdo piso de uma vez no acelerador aparece o tal "buraco".
Leopoldo, acho que devo morder minha língua, a julgar pelo procedimento de aferição do ponto que vc. descreveu. O mecânico realmente fez da mesma maneira que vc. descreveu. Colocou a faísca na primeira vela e depois testou vendo se tinha faísca no cabo correspondente.
Agora como faço para averiguar a bomba de acelaração e/ou o pistão do carburador?
Agradeço à todos a ajuda.
Um abraço,
turboroe
08/09/2008, 18:38
Giovanni é isto mesmo. Qdo piso de uma vez no acelerador aparece o tal "buraco".
Leopoldo, acho que devo morder minha língua, a julgar pelo procedimento de aferição do ponto que vc. descreveu. O mecânico realmente fez da mesma maneira que vc. descreveu. Colocou a faísca na primeira vela e depois testou vendo se tinha faísca no cabo correspondente.
Agora como faço para averiguar a bomba de acelaração e/ou o pistão do carburador?
Agradeço à todos a ajuda.
Um abraço,
O amigo ali de cima respondeu ja
"Faz o seguinte, tira o filtro de ar e sobe encima do jeep de uma forma que voce consiga ver as saidas de gasolina dentro do carburador, assim que estiver vendo, de umas aceleradas puxando o cabo com a mão e olhe uma saida na lateral do carburador que é a saida do injetor de gasosa quando voce da aquela primeira pisada no acerelador"
Em minhas palavras:
*Liga o jeep e deixa ligado por uns +- 1 minuto, depois desliga.
*Tira o filtro de ar e olha pra dentro da entrada de ar do carburador
*pega o cabo do acelerador com a mão e puxe-o como se estivesse pisando no pedal.
Se vc fizer isso e não aparecer um esguicho de gasolina em algum lugar perto da borboleta do carburador é porque a sua bomba de aceleração (ou pistão, ou diafragma, seja como for) está entupida.
Pra limpar, tenta o seguinte:
entra no jeep e dá várias pisadas no acelerador... mas tem que ser aquelas pisadas com maldade, o mais rápido q vc conseguir. Só não vai com o pé até o fundo pq senão vai machucar o batente do carburador. Dá umas 10-15 pisadas e vê se não desentupiu.
Se assim não funcionar, só abrindo e limpando com ar comprimido mesmo... aí ja é trabalho pra alguém com algum conhecimento em carburador. Se resolver abrir vc mesmo (caso não saiba lidar com carburadores) é bem provável que vá dar caca.
joão k. chikui
08/09/2008, 19:14
Se estiver injetando normal , mesmo assim estiver engasgando ao se acelerar repentinamente , pode ser que esteja um pouco atrasado para a quantidade de alcool que tem na sua gasolina.
altairjunqueira
30/10/2008, 21:40
Eu tava com um problema parecido, quando pisava até o fundo ele amarrava e se apertasse devagar ele ia.
Numa ida ao mecânico ele descobriu que o carburador estava abrindo o segundo estágio muito cedo, então qualquer apertadinha no acelerador a mistura ficava muito rica, e o consumo tava alto.
Outro problema era que quando o jipe ficava parado mais de 2 dias, ele custava a pegar. Até bateria nova eu coloquei.
No final das contas a bobina tava ruim, e foi trocada.
Isso mais o segundo estágio regulado, resolveu o problema.
rctorrezam
30/10/2008, 21:48
O procedimento descrito pelo Leopoldo serve para BF161 com ignição eletrônica?
matrakaum
15/12/2008, 17:28
Voltando ao velho problema.
Me expliquem, para eu entender, como funciona o DFV 228. Eu teorizei este final-de-semana sobre o assunto.
Eu acho que a entrada de gasola, aquele tubinho onde vai a mangueira que vem da bomba de comb, enche aquela cuba do bura aonde vai a bóia.
Daí aquele pistãozinho puxa a gasola enviando a mesma para o giclê. É isto que acontece?
Eu pergunto, pois, pode ser que o fato do caroço ter este buraco é devido a bóia estar baixa ou furada e não deixa a cuba encher de combustível.
Procede?
matrakaum
17/12/2008, 09:20
Ô galera...ninguém vai me responder não...será que a pergunta que fiz é tão estúpida assim???
Matrakaum,
Eu sou novato, mas vou contar minha experiência. Meu CJ5 tb tem o BF 161 e carburador DFV 228. Ele apresentava uma falha na aceleração a partir da marcha lenta. Explico melhor: com o motor em lenta se pisasse com vontade ele quase morria, parecia que afogava, depois emparelhava. O resto funcionava bem. Abri o carburador diversas vezes e fui trocando idéias com o pessoal aqui do fórum. Resumindo: Acertei o ponto, limpei o carburador, conforme orientação do pessoal. Li tb o manual do mecânico Willys (http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm (http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm) ). O que fiz, que a princípio não era o recomendado foi mexer na regulagem de mistura. A recomendação e de fechar o parafuso totalmente (comprimir toda a mola) e depois abrir 2 voltas e meia. Pois bem. a minha falha na aceleração só parou quando eu fechei um pouco esta regulagem (ficou algo em torno de 2 voltas abertas). Talvez por algum desgaste no pé do carburador ou na agulha da regulagem deu essa diferença.
Agora vou er quanto vai dar o consumo da "criança".
PS. Não me acho em condições de falar sobre o funcionamento do DFV. O que sei é só o que li e ouvi do pessoal aqui do fórum. Com a palavra os mais experientes.
Abraços.
matrakaum
17/12/2008, 19:51
O meu tava c/ duas voltas abertas, o ar. Mas não dava lenta nem c/ reza brava.
No domingo, fuçando, eu pus a aceleração alta aí regulei o ar, abri o ar e qdo a aceleração aumentou eu deixei. Depois fui fechando a aceleração até ficar c/ uma lenta linda...mas a maldição do buraco continua...a coisa tah tão séria que até para subir a rampinha da garagem dá trabalho.
Charles_Curitiba
19/12/2008, 14:24
Amigão, esta é uma historia que tenho que contar dando risada....também quase fui vitima de um mexanico desses, que regulam distribuidor com a orelha (e o cara devia ser surdo pelo jeito)..heheh..é o seguinte, vamos direto ao ponto...
1)primeiro, pega teu carburador (espero que seja Weber) original e procura um cara bom mesmo em carburação, leva só o carbura, junto com um jogo de junta SABó. Fala pro cara dar uma geral, dar um jato de ar, limpar tudo que é tatú de dentro das galerias do carburador. Troca inclusive a boia e pede pro cara deixar a boia ligeiramente mais baixa (ajuda a evitar afogamentos). A Boia mais baixa fecha a agulha mais cedo. Se a agulha não fecha, ele afoga e vaza toda aquela gasolina pra fora do carburador (e também uma parte em excesso pra dentro do motor). Pede pro cara achar um giclé 27, o original se não me engano era 25 (medidas de giclé) só que na época a gasolina era 100% pura. O 27 ou 28 vai trabalhar bem com a gasosa podre que nós temos...mas ele vai fazer uns 6 na cidade e uns 9 no maximo na estrada. Não vejo outra forma, talvez seu Jjipe esteja engasgando pelo fato do Gicle ser baixo demais pra gasolina ruim.
2) feito isso, pega teu distribuidor (se for Wapsa é melhor, bosch é meio enrolado) e procure numa loja de peças um platinado e um condensador NOVO, de preferencia naquelas lojinha bem suja, de peças de carros mais velhos, que tem um tiozinho no balcão. Procure de preferencia um platinado ICESA, não é mais fabricado mas as vezes esses tiozinhos tem umas galinha-morta jogada. Se não, pega o Platinac mesmo. PLATINADO E CONDENSADOR naõ esqueça. Acompanhe tudo hein meu, não deixa o cara fazer no escuro, a abertura do platinado tem que ter abertura no maximo entre 0,18 e 0,25 (18 decimos e 25 decimos de milimetro). Troque também a tampa do distribuidor e o avanço. O avanço é uma peça que vai dentro do distribuidor e é ligado ao pé do carburador por meio de um cano, tipo cano de freio. Essas aberturas ou folgas que me refiro tem que ser feito com aquelas laminas de folga, encontra isso em lojas de ferramentas.
3) depois de montado distribuidor e carburador, troque as velas e cabos...as velas tem que estar com uma abertura de 0,80 ( 80 decimos de milimetro, isso quer dizer que é menos que 1 milimetro de abertura da vela) Verifique também o estado do rotor que esta dentro do distribuidor, se for o caso substitua-o. Substitua as mangueiras de combustivel por mangueiras de Injeção Eletronica, facil de achar em lojas de autopeças. Procure uma loja boa. Coloque um filtro de combustivel antes da entrada no carburador.
4) Por fim, a regulagem do carburador e distribuidor, voce tera que ser ninja agora.....existe um parafuso da lenta, e um parafuso que regula o ar. Deixe o da lenta com umas 5 voltas de aperto,e o do ar (no pé do carburador) voce abre bem até quase sair(sentido antihorario). A partir deste ponto voce dá umas 7-8 voltas em sentido horario (aperto). Ainda não esta regulado. Pega o distribuidor e coloca aquela parte onde tem aquela fenda comprida por onde corre o parafuso do bloco, saca qual é? coloca na posição central. Liga o bicho. Vai fazer um esporro. Primeiro voce tera que achar o ponto com uma lampada tipo pistola estrobo. O distribuidor funciona com 3 graus acima do ponto morto superior. Este é o ponto. Ele funciona um pouco atrasado porque em alta rotação o avanço adianta um pouco o ponto, dae os 3 graus. Na polia do virabrequim tem as marcações, de uma olhada. Acertado o ponto volta pro carburador. Ai é de ouvido mesmo, aperta e afrouxa o parafuso do ar até voce ouvir o motor funcionando com relogio.
Eu fiz o meu sozinho, de tanto zé ruela de mexanico fazer merda. Esses caras não entendem mais disso, tem que ser mecanico das antigas que estão tudo aposentado ou voce faz voce mesmo..vai ficar pagando 100 conto toda vez que precisar..não dá né. Boa sorte amigão.
Bom dia,
Amigos já li algo parecido aqui mas não encontro, por isso peço ajuda.
É o seguinte. O Caroço ficou uma semana parado..eu tentei trocar o platinado e como não entendo bulufas arriei duas baterias e ele não pegou.
Ontem, sábado, chamei o mexanico que fuçou, fuçou e depois de "regular" o platinado, "regular" o ponto, de orelha diga-se de passagem, deu um tranco e o caroço pegou.
Só que agora toda vez que vc. precisa dar uma acelarada rápida ele parece que afoga...sabe, quase morre.
Mas se vc. ir acelerando devagarinho ele vai.
Gostaria de saber o que pode ter acontecido.
E aproveitando - alguém aí sabe um meca em carapicuíba que saiba por o distribuidor no ponto mas com aquela lâmpada...não confio em coisas de orelha.
Obrigado.
matrakaum
19/12/2008, 16:52
Kra isto foi uma aula!!!
A abertura das velas eu uso aquelas lâminas tb?
Mto Obrigado,
Charles_Curitiba
19/12/2008, 19:47
Se a boia estiver furada, ou algum caroço ou grão de areia impedir a agulha alojada na base da boia não fechar, ele afoga, vaza gasola pra caraio e vai pra dentro do carter...O Gicle é fixo, não tem regulagem, ele tem medidas que vão desde 20 até 32 s enão me engano..o original do willys me parece que é 25, mas pra gasosa podre nossa use o 27 ou 28...
Charles_Curitiba
19/12/2008, 19:54
~usa o mesmo..chama-se CÁLIBRE DE FOLGA, é que eu não lembrava o nome..heheheh boa sorte....se tiver duvidas, manda pra charlescosta@onda.com.br
Matrakaum, voce ja viu se o pistão não esta travado, como eu tinha falado ? Veja naquele topico de ajuda com carburador que tem umas dicas sobre isso.
matrakaum
20/12/2008, 16:34
Charles fui dar um "rolê" e o bicho parou...ainda bem que foi no bairro onde eu morava e onde minha família ainda mora.
Um antigo vizinho, mecânico, veio dar uma mão...tirou a parte de cima do bura e viu q tava encharcado de gasola...expliquei para ele do buraco...aí ele testou e disse que o biquinho, acho que era o giclê, da aceleração rápida não tava injetando..e não estava mesmo.
Tirou tudo limpou e aí começou a injetar.
tirou o pistãozinho e ele estava danificado...deu um jeito e montou.
Ficou c/ uma lenta linda..mas na hora de andar...Meu Deus..não sei como cheguei em casa.
Como não consigo saber que há algo errado e não ir lá acabar de estragar...eu fui.
Peguei o pistãozinho novo que eu tinha aki..eu havia ganhado qdo comprei o bura, e fui lá trocar...bom, marinheiro de primeira viagem..apanhei, mas montei.
E não é que o buraco desapareceu...ficou LINDOOOO...
Agora a pergunta:
- Aonde compro mais pistõezinhos destes?
Estou decidido colocar ignição.
E, talvez, vou trocar o cãmbio. Meu tio tem um, parecer ser o famoso câmbio da C10, disse que me vende baratinho e que tá revisado...acho que vou pagar uns 250. Aí vou colocar este câmbio tb.
E depois tenho que arrumar as molas..a coisa tah feia...principalmente na frente tah fazendo uns barulhos estranhos..parece que vai cair fora...
Um abraço,
P.S: Ganheio o final-de-semana só pelo fato de ter conseguido trocar o pistão..
Caro matrakaum!
Agora a pergunta:
Em qualquer autopeças!
Quer deixar o bicho violento?
Compra o pistão com a haste menor.
Leve o seu de modelo.
O que tem a haste menor, injeta mais, pois terá um curso maior no êmbolo.
Parece que é o do corcel.
Acho que algo perto de R$5,00, mais não mais do que R$ 10,00.
Abraços.
Kim.
Charles fui dar um "rolê" e o bicho parou...ainda bem que foi no bairro onde eu morava e onde minha família ainda mora.
Um antigo vizinho, mecânico, veio dar uma mão...tirou a parte de cima do bura e viu q tava encharcado de gasola...expliquei para ele do buraco...aí ele testou e disse que o biquinho, acho que era o giclê, da aceleração rápida não tava injetando..e não estava mesmo.
Tirou tudo limpou e aí começou a injetar.
tirou o pistãozinho e ele estava danificado...deu um jeito e montou.
Ficou c/ uma lenta linda..mas na hora de andar...Meu Deus..não sei como cheguei em casa.
Como não consigo saber que há algo errado e não ir lá acabar de estragar...eu fui.
Peguei o pistãozinho novo que eu tinha aki..eu havia ganhado qdo comprei o bura, e fui lá trocar...bom, marinheiro de primeira viagem..apanhei, mas montei.
E não é que o buraco desapareceu...ficou LINDOOOO...
Agora a pergunta:
Estou decidido colocar ignição.
E, talvez, vou trocar o cãmbio. Meu tio tem um, parecer ser o famoso câmbio da C10, disse que me vende baratinho e que tá revisado...acho que vou pagar uns 250. Aí vou colocar este câmbio tb.
E depois tenho que arrumar as molas..a coisa tah feia...principalmente na frente tah fazendo uns barulhos estranhos..parece que vai cair fora...
Um abraço,
P.S: Ganheio o final-de-semana só pelo fato de ter conseguido trocar o pistão..
Não falei que era o pistão que não estava bom,.rssssss. Não sou mecanico mais apanhei pra cassete com esse problema,.rssssss.
Matraca, os kits de reparo que comprei vem com uma regulagem para 3 alturas nesse pistão, eu coloquei na do meio.
matrakaum
21/12/2008, 10:29
Wcas aonde vc. comprou este kit?
Kim uma curiosidade: O que é aquilo na sua foto?
Vou comprar um novo pistão amanhã mesmo.
Wcas aonde vc. comprou este kit?
Kim uma curiosidade: O que é aquilo na sua foto?
Vou comprar um novo pistão amanhã mesmo.
Opa, são doios bifes de picanha!:mrgreen:
sobre o pistão, se não me engano, existe o com o retentor de couro, e com o retentor de material sintético, prefira este último.
Sobre pistão com regulagem, não conheço, mais é uma boa pedida!
Esse da foto é couro.
Fui lá fotografar para vc!
Abraços.
Kim.
Acho que foi na paulista4x4, mais faz mais de 1 ano então é melhor perguntar antes, pois tem varias marcar de kits de reparo.
Kim, fiquei mal tempão olhando essa foto pra perceber que eram carnes na brasa,.rsss.
6tem a mente poluída....
Aposto que pensou que era outra coisa!
Como em vez de picanha, fosse um alcatre.
matrakaum
22/12/2008, 09:38
Kim os que eu tinha aqui eram todos de couro...acho que é por isso que ele não aguenta né.
Agora, a respeito da foto, eu tive dois pensamentos:
1 - Um rim...pode parecer brincadeira mas juro que achei que era um rim
2 - Bago de boi na brasa....kakakakaka....
Fico aliviado de saber que é picanha.
Um abraço,
Charles_Curitiba
23/12/2008, 09:07
Veio, desculpe o atraso..so vi sua mensagem agora..seguinte, o tal pistãozinho que o meca disse pra voce, ele não esta se referindo a agulha? (aquela pecinha que vai entre a boia e a tampa do Carbura?) Quanto a haste maior ou menor, usar a do corcel e tal...eu não recomendo, sugiro voce usar as peças proprias do carbura do Jipe. Trocar haste longa por haste curta, só vai melhorar a injeção de combustivel, talvez, o carro nenhum fica mais violento fazendo essa troca isso. Como disse antes, de tanto meca burro fazer merda eu aprendi e fiz sozinho, leva o carbura num cara fodão e fala pra ele dar uma geral, banho quimico e tals, põe tudo novo, verifica o gicle....outra peça que é bom vc dar uma verificada é a Bobina, ela é que manda a faisca pro distribuidor e este pras velas. Se estiver danificada, quando o carro fica quente ela corta corrente causa falhas de iginição. Pode inclusive queimar seu platinado portanto não é demais verificar ela.
Sobre suas alterações de cambio, o que posso dizer é o seguinte: Caixa GM + Motor Wyllis/Ford = Gambiarra. Porém, existem as gambiarras bem feitas denominadas ADAPTAÇÕES, e as mal feitas que chamamos de CHAXIXO. No caso das ADAPTAÇÕES, voce precisa fazer ou modificar a Capa-Seca (onde vai a Embreagem) e principalmente, o eixo piloto (sai da caixa de cambio e encaixa dentro da embreagem. O que ocorre é que o eixo piloto das caixas GM são mais curtos, ai entra os Chaxixeiros. Os Chaxixeiros são aqueles camaradas que dizem que sabem tudo e não fazem porra nenhuma direito. É o tal PATO (anda, voa e nada, mas faz tudo meia boca). Esses caras pegam e fazem uma emenda no eixo piloto, soldam a ponta pra ficar mais longa e alcançar a embreagem. Tremenda burrice. O eixo piloto é um metal duro, temperado e tratado com Carbureto, e bem diferente do metal de solda que vai ser aplicado AO REDOR para fazer a emenda, fora que pode ficar desbalanceado e torto além de sofrer extrema torção. Pra voce alongar, a unica forma é ir a um torneiro FODÃO e pagar caro pro cara fazer um eixo piloto novo e longo. È trabalho de longa data meu. Se voce quer mudar o propulsor, tente se manter na linha..ache num desmanche o motor e caixa da Ranger 4 cc com INJEÇÃO ELETRONICA,ai fica do caraleo. A Adaptação dentro da linha Ford-Wyllis é muito mais facil.
Quanto a Ignição eletronica, eu já li bastante a respeito, fui em feiras (Fenajeep por ex.) mas não vi nenhuma bem feita. Sei que existe, mas ainda ninguem me mostrou uma bem feita. O que os caras usam, é o distribuidor do Opala, com o Eixo Excentrico do Jeep (mandado fazer o eixo) e o sistema de ignição toda do opala 6cc. A desvantagem que eu vejo mano é que a ignição eletronica, se der pau, vc fica na rua mesmo, só guinchando. No caso do Platinadão velho de guerra, mesmo queimado voce consegue chegar num socorro. A desvantagem, se molhado vc tem que secar o bicho. E outra, vc não precisa ser nenhum tecnico em eletronica-eletrica pra arrumar. Mas, tenho curiosidade em colocar uma eletronica no meu jiponga pra ver o que rola.
abçs
Acho que foi na paulista4x4, mais faz mais de 1 ano então é melhor perguntar antes, pois tem varias marcar de kits de reparo.
Kim, fiquei mal tempão olhando essa foto pra perceber que eram carnes na brasa,.rsss.
Veio, desculpe o atraso..so vi sua mensagem agora..seguinte, o tal pistãozinho que o meca disse pra voce, ele não esta se referindo a agulha? (aquela pecinha que vai entre a boia e a tampa do Carbura?) Quanto a haste maior ou menor, usar a do corcel e tal...eu não recomendo, sugiro voce usar as peças proprias do carbura do Jipe. Trocar haste longa por haste curta, só vai melhorar a injeção de combustivel, talvez, o carro nenhum fica mais violento fazendo essa troca isso. Como disse antes, de tanto meca burro fazer merda eu aprendi e fiz sozinho, leva o carbura num cara fodão e fala pra ele dar uma geral, banho quimico e tals, põe tudo novo, verifica o gicle....outra peça que é bom vc dar uma verificada é a Bobina, ela é que manda a faisca pro distribuidor e este pras velas. Se estiver danificada, quando o carro fica quente ela corta corrente causa falhas de iginição. Pode inclusive queimar seu platinado portanto não é demais verificar ela.
...
abçs
Opa Charles_Curitiba!
Vejo que faltou alguma coisa em sua literatura.
O assunto aqui é "BURACO NA ACELERAÇÃO RÁPIDA"
Conforme postei fotos, não estamos falando de agulha, pois agulha é agulha, pistão da injeção rápida é pistão da injeção rápida.
Não se pode confundir as duas coisas, nem mesmo o mecânico mais fodão!
Esse problema já foi constatado, feito um paliativo, para posterior substituição da peça.
Sempre que posso, faço mecânica por paixão, pois minha formação acadêmica, e completamente outra, e ainda trabalho na parte agrícola.
Sobre trocar a haste, creio que nunca passou por essa experiência, não sabe o que possa ser, pois como estamos falando de BURACO NA ACELERAÇÃO RÁPIDA, o VIOLENTO dito, se refere à aceleração, não à velocidade final, pois para tal, deveria ter no mínimo uma preparação no carburador.
Caixa GM + Motor Wyllis/Ford
Você sabia que om cambio que saia nas D10, eram os mesmos da F4000?
Você sabia que os cambios das C10 A10 (4m) eram os mesmos das F1000 (4m).
Completando, você sabe que a linha doblo da fiat tem o motor gm que equipa a limha S10, vectra, corsa, ...?
E a adaptação de motor AP, cambio do chevette (clarck), + t-case4 Willys, seria uma aberração?
O que os caras usam, é o distribuidor do Opala, com o Eixo Excentrico do Jeep (mandado fazer o eixo) e o sistema de ignição toda do opala 6cc.
Essa adaptação não funciona!
O jeep é gira no sentido horário e o opala, como os demais veículos (exceto o monza), giram no sentido anti-horário.
Para funcionar, como já descrito, discutido e tudo mais aqui no fórum, deve-se pegar o corpo de distribuidor do monza (devido ao avanço), colocar a aranha do opala (6cil) e confeccionar o eixo.
Essa de colocar todo o distribuidor do opala não funfa...
Bem, essas são as minhas opinões...
Abraços.
Kim.
Charles_Curitiba
24/12/2008, 01:11
Nooossa mano, acho que sua literatura esta pior que a minha...bom, não posso deixar de ser ironico:
"Estadio lotado, times em campo, Kim´zão o bonitão VS. Charlão o destemido
vamos ao jogo
1) voce tem razao, o assunto é Buraco na Aceleração Rapida: 1x 0
2) se voce observar outras respostas, o Matrakaum fez um comentario sobre alteração de caixa....e eu, fiz o meu, não foi mudança de assunto nosso mas má interpretação sua. 1 x 1
3) Mecanico Fodão Vs. Profissional Especializado FODÃO: este ultimo é o cara que tem historico, procedencia, CURRICULO, ferramentas, e normalmente é bode véio, diferente do primeiro que normalmente aprendeu sendo curioso. Sei muito bem a diferença entre agulha e pistão. 1 x 2
4) Sua literatura não fala sobre sinonimos? Violento, no seu contexto refere-se a Potencia, apesar de voce dizer o contrario..e para Potencia, a unica forma caso não saiba, é alterando a taxa de compressão e a rotação do motor. Em nenhum momento toquei em velocidade final, não sei da onde voce tirou isso. 1 x 3
5) Cambio D10 = F4000??? igual onde? Cambios C10/A10 (4 m) = F1000....nossa meu, agora voce fez salada a provolone aqui, uma C10 usa a mesma configuração do caminhão C14, a A10 usa o mesmo motor e caixa do opala 6 cc Alcool, alias a A10 só saiu em meados de 83....F1000 pode ate ter uma dessas relações mas posso te garantir que os cambios não são os mesmos, além de ser uma motorização Diesel de baixa rotação, o que leva a alteração nas relações. 1 x 4
6) A linha Doblo da Fiat utiliza um motor 1.6, certo? Sera que voce não esta confundindo com o Fiat Idea que leva o 1.8 Flex que é o mesmo do Corsa 1.8 Flex? É o mesmo em função de um tipo de Joint Venture que as 2 marcas firmaram em 2005 pq a Fiat não conseguia ingressar no mercado dos flex acima de 1.6 cc, pq não tinha motor. Outra coisa, S10 usa 2.4cc omesmo do Vectra. Blocos diferentes. 1 x 5
7) Caixa Chevete + motor AP + T case Wyllis.....olha, isso pra mim é um Boggy com cara de Wyllis. Experimenta por um motor de geladeira numa bicicleta, fica igual. 1 x 6
8) Realmente vc esta certo no quesito do distribuidor do opala nunca vi uma ignição eletronica funcionado direito, e as adaptações com as citadas só vi em oficina....raras aparições em exposições. Bem, esse gol é seu. 2 x 6
9) prezado Kim, antes de desejar lhe um feliz Peru de Natal, e boas entrdas por tras em 2009, quero dizer que estou muito satisfeito em discutir com nobres dentro do forum. A troca de experiencias leva minha conclusão ao mesmo ponto: tenho que continuar a aprender sozinho e, se alguem pedir opinião terei prazer em atender. Apesar de ter tentado encontrar minha ferida sem sucesso, quero pedir desculpas se caso eu tenha encontrado a sua, não era pra voce os comentarios...o Matrakaum citou em uma das respostas " mecanico, ou meca...", ele se referiu a voce? eu acho que não. 2 x 7
abçs
Kim.[/quote]
...nossa, pra que tanta agressividade !!!! rsssss.
Uma lata de cerveja pra cada um só pra relaxarem. :concordo:
Lucas Nassif
24/12/2008, 10:45
:pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca:
matrakaum
24/12/2008, 10:58
Sem brigas amigos...Hojé é Natal...quer dizer amanhã..hehehe
Só uma coisa a Doblô 1.8 usa motor GM. Disto eu tenho certeza. E anda pacas...toh até pensando em comprar uma pra mim. Aliás, ela me lembra o Jeep...uma caixa de sapato sobre rodas...fazer curva c/ aquilo é uma experiência incrível...HAHAHAHAHa.
Tocaram em uma assunto interessante.
Aquele pistão só serve para a injeção rápida? O que é que injeta em baixa?
É aquela coisa c/ mola logo abaixo da bóia?
Quero agradecer, inclusive, por me tirarem uma dúvida. O Motor da A10 é o mesmo do Opala..
Agora outra dúvida. O motor 4cc da Ranger é melhor, no sentido de força, do que o 6cc do Opala ou o próprio BF?
Já aproveitando..que raios é a parede corta-fogo? É a parte que separa o habitáculo da caixa do motor? Se cortar ali para por o motor como é que fica? Fica aberto?
Podem ver que sou leigo total neh...é por isso que viciei aqui no fórum..
Aprendi e aprendo muito...já até fiz a parte elétrica sozinho..tudo copiado do amigo Wcas...
Aliás Wcas vc. viu as fotos do câmbio do Chevette?
Um abraço,
Lucas Nassif
24/12/2008, 11:09
Só uma coisa a Doblô 1.8 usa motor GM. Disto eu tenho certeza. E anda pacas...
E a versão Flex bebe pacas também!!! :mrgreen: :mrgreen:
Aquele pistão só serve para a injeção rápida? O que é que injeta em baixa?
É aquela coisa c/ mola logo abaixo da bóia?
Sim, só pra rápida..a cada pisada que vc dá ele injeta um pouco de gasola.
Tirando a tampa do carburador, vc vê uma haste com uma mola ,e tem um cilindro de aproximadamente 1cm de diametro.
Quero agradecer, inclusive, por me tirarem uma dúvida. O Motor da A10 é o mesmo do Opala..
Que eu saiba sim, com diferença só no comando. a A10 tem mais torque, enquanto o Opala tem mais potência.
O motor 4cc da Ranger é melhor, no sentido de força, do que o 6cc do Opala ou o próprio BF?
Aí eu já não sei, mas acredito que o GM6cil seja superior no quesito desempenho.
Já aproveitando..que raios é a parede corta-fogo? É a parte que separa o habitáculo da caixa do motor? Se cortar ali para por o motor como é que fica? Fica aberto?
Sim, é aquela chapa que divide o cofre do motor com o habitáculo. Quando corta, é só o meio dela, e depois contorna o motor com uma chapa nova.
:concordo:
7) Caixa Chevete + motor AP + T case Wyllis.....olha, isso pra mim é um Boggy com cara de Wyllis. Experimenta por um motor de geladeira numa bicicleta, fica igual. 1 x 6
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/FENAJEEP2008#5216359420402199026 e a próxima.
3) Mecanico Fodão Vs. Profissional Especializado FODÃO: este ultimo é o cara que tem historico, procedencia, CURRICULO, ferramentas, e normalmente é bode véio, diferente do primeiro que normalmente aprendeu sendo curioso. Sei muito bem a diferença entre agulha e pistão. 1 x 2
Que bom para você!!
Sobre: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=769909&postcount=22
Você responde:
4) Sua literatura não fala sobre sinonimos? Violento, no seu contexto refere-se a Potencia, apesar de voce dizer o contrario..e para Potencia, a unica forma caso não saiba, é alterando a taxa de compressão e a rotação do motor. Em nenhum momento toquei em velocidade final, não sei da onde voce tirou isso. 1 x 3
Não estou falando sobre sinônimos, ou qualquer outra coisa da língua portuguesa.
Temos que acertar nossa semântica, pois quando citei violento, foi na contextualização da aceleração rápida, isso, somente isso, somente para esguichar um pouco mais de comb. no momento da aceleração.
5) Cambio D10 = F4000??? igual onde? Cambios C10/A10 (4 m) = F1000....nossa meu, agora voce fez salada a provolone aqui, uma C10 usa a mesma configuração do caminhão C14, a A10 usa o mesmo motor e caixa do opala 6 cc Alcool, alias a A10 só saiu em meados de 83....F1000 pode ate ter uma dessas relações mas posso te garantir que os cambios não são os mesmos, além de ser uma motorização Diesel de baixa rotação, o que leva a alteração nas relações. 1 x 4
Vamos aos esclarecimentos.
Em 1983, compramos uma A 10, ela está equipada (esta andando até hoje em minha cidade) com um cambio 4m, clarck (clarquinho biscoito 4m), que equipava (quando fabricada) as A10, algumas C20 e as F1000 (somente as 4m, que a marcha ré era para o lado do volante).
As D10, saíram com o cambio 4m também, só que a marcha ré, engatava para o lado do porta luvas, a caixa dele é muito parecida com a do clarck 240V.
Esse mesmo cambio, equipava as F4000 4m, também é um clarck, só que 4m.
Não teve salada alguma caro amigo!
6) A linha Doblo da Fiat utiliza um motor 1.6, certo? Sera que voce não esta confundindo com o Fiat Idea que leva o 1.8 Flex que é o mesmo do Corsa 1.8 Flex? É o mesmo em função de um tipo de Joint Venture que as 2 marcas firmaram em 2005 pq a Fiat não conseguia ingressar no mercado dos flex acima de 1.6 cc, pq não tinha motor. Outra coisa, S10 usa 2.4cc omesmo do Vectra. Blocos diferentes. 1 x 5
Sobre a Fiat, reconheço, conheço pouco, acho que foi um trauma vivenciado por uma Fiorino que tive...
Sobre a linha GM, generalizei mesmo, pois se formos levar ao pé da letra, há diferenças de blocos da linha 1.0, para até 2.0, e depois para a 2.2, são sutis mais existem.
Sei disso, pois havia comprado um motor com cambio do Vectra 16V parta colocar em um corsa que tinha, mais como haveria muitas modificações, acabei desistindo (acho que porque não conhecia o fórum ainda).
Sobre o meca, não foi a mim que ele se referiu.
Espero que continue a aprender sozinho, pois não sou nobre nesta área, aprendo todos os dias, e tenho a humildade e receptividade para isto.
Um feliz natal para vc e seus familiares!
E uma boa entrada em 2009!
Matrakaum!
Externamente, o motor do opala e A/C 10/20 são iguais, porem, existem peças diferentes internamente, como o comando de válvulas, onde o veicular, presa torque em alta, e o da pick up, presa o torque em baixas rotações.
Sobre a parede corta-fogo, é a que se referiu mesmo, para colocar alguns motores, deve-se recortar ali, mais depois confecciona-se uma proteção, que volta a fechar, deve ser um funileiro para tal!
Sobre o motor da Ranger e o GM, deveria ficar com o segundo, pois a manutenção e bem mais em conta e encontra fácil as peças.
Minha Ranger 4cc, 2.3 16V, estragou a embreagem, platô R$651,00, disco (não achei), rolamento da ponta do eixo piloto R$ 50,00 (mesmo do maverick e F75/jeep 4cc, bomba d'água, mesma do focus DHOC (não achei).
Resultado!
Natal a pé!!!!
ps.: Meu conhecimento é empírico, no quesito mecânica. A literatura, veio com a internet, e conseqüentemente o fórum com seus downloads.
Lucas Nassif
24/12/2008, 13:34
Não senhor!! :stop: :discordo: :discordo:
O Doblo tem o velho e bom 1.8 Flex da Gm Powertrain também, o mesmo que equipa corsa, montana, palio, ideia, palio locker, etccc!!! Num existe nenhum 1.6 Flex da Fiat não!
E o motor 2.4 da S10 também não é exatamente o mesmo do Vectra não, já que esse do Vectra é 16v, enquanto o da S10 é 8v.
Só esclarecendo: os motores GM 1.0/1.4/1.6/1.8 têm o mesmo bloco, e não lembro como esse conjunto de motores aí são chamados.
Já os 2.0/2.2/2.4 também compartilham o mesmo bloco...!
matrakaum
24/12/2008, 13:42
Então vou caçar um motor da A10...não quero velocidade no Caroço.
Referente ao gasto da Doblô..puts realmente é alto.
Eu fui em Santos, estou em Barueri, e Voltei c/ 55 reais de alcóol.
Três dias depois, fui c/ uma Kombi, tb. flex, voltei c/ 730kg, tudo c/ 19,90 do mesmo alcóol.
Mas uma coisa eu lhe digo: Nunca mais dirijo Kombi.
Matrakaum,...via a fotos sim,...te mandei um e-mail sobre o assunto.
Quando vier a Santos passe por aqui pra trocarmos umas ideias.
[]s
Lucas Nassif
24/12/2008, 18:09
(...)
Mas uma coisa eu lhe digo: Nunca mais dirijo Kombi.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Esses motores a álcool da GM sempre foram beberrões...O meriva daqui de casa faz 6 na city com alcool, e 8 na estrada!!
Uma vez numa viagem de 450km com média de 140/160km/h, ele fez 6.5km/l 100% estrada!! :mrgreen: :mrgreen:
Mas concordo com vc, mesmo assim deve ser muito melhor do que dirigir uma Kombi!:mrgreen:
:concordo:
matrakaum
27/12/2008, 13:15
Pergunta...
Aonde eu compro, encontro, estes gicleurs??? (não sei se é assim que se escreve).
eu procurei em auto-peças e até em desmanche mas não encontrei.
No desmanche encontrei um mas estava marcado 12!!!
Os gicles se encontra em lojas de carburadores e/ou injeção eletrônica.
Abraços.
Clandio
Pergunta...
Aonde eu compro, encontro, estes gicleurs??? (não sei se é assim que se escreve).
eu procurei em auto-peças e até em desmanche mas não encontrei.
No desmanche encontrei um mas estava marcado 12!!!
Opa!
Foi bem de festas?
Bem, sobre os giclês, já foi respondido, ele fica na manga misturadora (imagem 59), retira com uma chave 1/2".
Sobre o bura em sí, vai maqis uma ajuda:
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm
Especificamente a partir da página 55:
Aqui a 57 com uma mvisão geral:
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm
Vai olhando as páginas, ajudará bastante, o BF 161, usa o giclê 27.
Vai gostar bastante da página 63.
Abraços.
Kim.
matrakaum
27/12/2008, 17:37
Kim,
Abri o bura hj inteirinho, montei e funcionou, antes que pergunte...rs
Arranquei o gicleur, mas no bicho marcava 14..imagina minha kra.
Será que é diferença em grandeza métrica?
Mas ficou muito, muito bom...agora vou averiguar a bobina e distribuidor. Este último eu comprei um outro c/ o condesador externo. Não sei se é melhor.
Mas o fato é que já deu uma grande diferença só de limpar e regular o bura.
Um abraço,