PDA

Ver Versão Completa : ruído no cardã



Eduardo Fróes
06/09/2008, 18:25
Tudo bem pessal,

venho notando já algum tempo que tanto na minha sportage quanto em outras, ocorre um ruído metálico na região do cardã no momento do arranque em 1ª e principalmente quando troca-se de 1ª para 2ª marcha. Alguem já reparou este ruído? Alguém sabe exatamente onde acontece esse ruído (spline do eixo, alguma cruzeta, no diferencial...?) Alguem sabe qual a causa? Existe algum risco de quebra ou desgaste que possa me deixar na mão? Qual a manutenção que deve ser feita?

Abraço a todos

Nava
06/09/2008, 20:53
Ouço um barulho que é da mola da embreagem...só isso.

Robinho da Jaguatirica
08/09/2008, 08:56
Além de alguns estalos na embreagem (cilindro) quando o cardã está seco também estala, nada que uma lubrificação de tempos em tempos não resolva.

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

rsnoda07
08/09/2008, 09:12
Tudo bem pessal,

venho notando já algum tempo que tanto na minha sportage quanto em outras, ocorre um ruído metálico na região do cardã no momento do arranque em 1ª e principalmente quando troca-se de 1ª para 2ª marcha. Alguem já reparou este ruído? Alguém sabe exatamente onde acontece esse ruído (spline do eixo, alguma cruzeta, no diferencial...?) Alguem sabe qual a causa? Existe algum risco de quebra ou desgaste que possa me deixar na mão? Qual a manutenção que deve ser feita?

Abraço a todos
Também tenho notado o mesmo barulho na minha vtr, parece que tem alguma folga no cardã. Vou levar num mecânico de confiança e posto o resultado. Abraços.

EDuarte
09/09/2008, 12:16
Se for um barulho fino quando se troca a marcha, tipo um "téim" ( é dificil escrever um barulho), é o cochim que segura o cambio e a t-case na travesse, quando se muda de marcha o cambio e a t-case recebem um pequeno tranco, coisa sutil que ocasiona esse barulho no cardã por ele ser oco. É só trocar esse cochim.
[]s
(DU)

Eduardo Fróes
10/09/2008, 21:14
Valeu chará! Vou dar uma olhada neste coxim e mando notícias.
Irei dar uma lubrificada também, mas acredito que não seja isto.
Quanto a embreagem, acho difícil ser ela, pois o ruído parece ser mais na parte traseira.
Valeu pessoal, se alguem tiver mais alguma dica... fala pra nós!

abraço

eduardo fróes

Vinicius4x4
11/09/2008, 09:12
talvez seja uma cruzeta...... sem lubrificação.... na minha Toyota, tinha um barulho semelhante ao citado aqui( condições que faz o barulho) e era uma cruzeta sem graxa e com folga.........

abraço a todos

anacris1000
11/09/2008, 14:31
Olá,

comprei meu Kia Sportage há uma semana e hoje quando eu li esse tópico achei o máximo pois eu também noto o barulho na mudança de marcha, mas a minha sensação é que falta lubrificação mesmo. Vou checar.
Ah, não estranhem o NIva na foto, pois eu entrei nesse site quqndo comprei meu NIva e agora comprei a Sportage, ainda tenho o NIva mas vou vender e ainda não tive tempo de tirar foto da Sportage, ela é preta também 1997 gasolina 2.0.

Robinho da Jaguatirica
11/09/2008, 14:39
Olá,

comprei meu Kia Sportage há uma semana e hoje quando eu li esse tópico achei o máximo pois eu também noto o barulho na mudança de marcha, mas a minha sensação é que falta lubrificação mesmo. Vou checar.
Ah, não estranhem o NIva na foto, pois eu entrei nesse site quqndo comprei meu NIva e agora comprei a Sportage, ainda tenho o NIva mas vou vender e ainda não tive tempo de tirar foto da Sportage, ela é preta também 1997 gasolina 2.0.


anacris1000, seje muito bem vinda ao mundo dos sportagers.:dance:

Costumo usar este barulho como dica para a lubrificação (parece uma martelada num ferro), sempre que começa, dou um jeito de lubrificar e o barulho some. Tem também o barulho bem fraquinho que é somente um "tec" em algumas mudanças de marcha, este é inofensivo mesmo, são os cilindros da embreagem.


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica!

Nava
11/09/2008, 23:10
a minha nao faz esse barulho nao...faz barulho de mola...e da embreagem.

Costa Junior
14/09/2008, 20:14
Tambem percebo este barulho. Mandei lubrificar, mas o barulho continua.
Fiquei intrigado.Vou pedir pro mecanico ver.


anacris1000, seje muito bem vinda ao mundo dos sportagers.:dance:

Costumo usar este barulho como dica para a lubrificação (parece uma martelada num ferro), sempre que começa, dou um jeito de lubrificar e o barulho some. Tem também o barulho bem fraquinho que é somente um "tec" em algumas mudanças de marcha, este é inofensivo mesmo, são os cilindros da embreagem.


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica!

Don_max
14/09/2008, 21:04
Olá

Um barulho parecido com o descrito acontece na minha viatura, descobri que o barulho está no catalisador quando troco de marcha principalmente da primeira para segunda marcha com o giro do motor mais alto uma peça solta dentro do catalisador vibra e faz este barulho .:pensativo:

rsnoda07
15/09/2008, 09:27
Levei a minha Vtr. no mecânico, foi feita a lubrificação e o barulho sumiu. Resultado: falta de lubrificação. Problema resolvido.

Chacal
16/09/2008, 14:59
Semana passada, minha sport estava com este barulho de "martelada em cano", o mecânico verificou que era a cruzeta que fica perto do diferencial, substituiu lubrificou e o barulho sumiu.

um grande abraço a todos

jorgemiranda
15/03/2009, 14:03
Tudo bem pessal,

venho notando já algum tempo que tanto na minha sportage quanto em outras, ocorre um ruído metálico na região do cardã no momento do arranque em 1ª e principalmente quando troca-se de 1ª para 2ª marcha. Alguem já reparou este ruído? Alguém sabe exatamente onde acontece esse ruído (spline do eixo, alguma cruzeta, no diferencial...?) Alguem sabe qual a causa? Existe algum risco de quebra ou desgaste que possa me deixar na mão? Qual a manutenção que deve ser feita?

Abraço a todos

Quando o meu pai comprou o meu Sportage ele tinha 1 ano e já fazia esse ruído o qual achei normal porque o carro tinha poucos km's estava completamente novo, foi comprado num concessionário da marca e ainda estava dentro da garantia.

Hoje que entendo um pouco mais de mecânica acho que o problema já estaria relacionado com a transmissão\diferencial. Com o passar do tempo o carro tornou-se mais difícil de conduzir a baixas rotações porque dá uns esticões e alguns estalos nas mudanças de engrenagem. Conforme já disse algumas vezes neste fórum ao calcar o acelerador ele faz um ruído que parece vir do diferencial...

Ontem levei o carro para mudar os quatro pneus e aproveitei para dar uma olhadela no braço da transmissão. Deitei a mão e verifiquei uma folga considerável. Aí entendi perfeitamente que essa é a causa dos solavancos e das pancadas... Fiquei muito preocupado.

Beto4x4
12/04/2009, 22:36
Olá companheiro Jorge! Gostei da foto da tua Sport! Envia uma foto ampliada para podermos ver melhor esta tua pintura personalizada, ok! Um abraço.

imoveisbranco
17/04/2009, 15:11
Se for um barulho fino quando se troca a marcha, tipo um "téim" ( é dificil escrever um barulho), é o cochim que segura o cambio e a t-case na travesse, quando se muda de marcha o cambio e a t-case recebem um pequeno tranco, coisa sutil que ocasiona esse barulho no cardã por ele ser oco. É só trocar esse cochim.
[]s
(DU)

a minha faz o mesmo barulho na troca de marcha,troquei uma cruzeta perto do diferencial e parecia ter resolvido,mas depois de uma semana voltou o barulho

andersoncolares
29/09/2009, 23:58
a minha faz o mesmo barulho na troca de marcha,troquei uma cruzeta perto do diferencial e parecia ter resolvido,mas depois de uma semana voltou o barulho
Pessoal, minha Gran SPT TDI 2000 faz um barulho estranho qdo me desloco de ré para uma manobra se a roda estiver virada para a esquerda. Caso faça uma saída virada para a direita não ocorre nada. Me parece que o barulho é no diferencial da tração dianteira direita. Caso algu´me tenha alguma idéia..a família agradece.

Abraços a todos

Glaicon
30/09/2009, 06:34
Olá companheiro Jorge! Gostei da foto da tua Sport! Envia uma foto ampliada para podermos ver melhor esta tua pintura personalizada, ok! Um abraço.

Não é pintura personalizada. É neve.
Nosso amigo está na terra do bolinho de bacalhau.:mrgreen:

Glaicon
30/09/2009, 06:41
Pessoal, minha Gran SPT TDI 2000 faz um barulho estranho qdo me desloco de ré para uma manobra se a roda estiver virada para a esquerda. Caso faça uma saída virada para a direita não ocorre nada. Me parece que o barulho é no diferencial da tração dianteira direita. Caso algu´me tenha alguma idéia..a família agradece.

Abraços a todos

Acontece quando o volante está totalmente virando para um dos lados?
Verifique as homocinéticas.:concordo:

andersoncolares
05/10/2009, 12:50
Acontece quando o volante está totalmente virando para um dos lados?
Verifique as homocinéticas.:concordo:
Isso mesmo Glaicon, ocorre quando viro o volante totalmente para a esquerda, e só para esse lado, e em marcha ré. Para frente não ocorre barulho, mas para trás parece que está quebrando tudo na roda direita. No alinhamento o mecanico me informou que o rolamento está com um pouco de folga e que devo trocar ambos os dianteiros. Caso alguém saiba onde encontrar com um bom preço. agradeço as atenções. Abraços a todos