Ver Versão Completa : Barulho Na Cixa De Transferencia
RAFAEL KIPPER
06/09/2008, 12:18
OLA
TENHO UMA CHEROKEE SPORT QUE QUANDO ACIONA O PEDAL DO FREIO DA UM RONCO E QUANTO MAIS ALTA A VELOCIDADE MAIS ALTO O RONCADO ( MISTO DE CHIADO COM BATIDA )
TROCADO: PASTILHAS DE FREIO, DISCO DE FREIO, CUBOS DE RODA, CRUZETAS DO SEMI-EIXO,VERIFICADO CARDÃ DIANTEIRO ( BALANCEADO)
E NADA DE SUMIR O BARULHO
AO RODAR COM ELA SEM O CARDÃ DIANTERIO SUMIO O BARULHO ( PROVAVELMENTE SERIA A CORRENTE DA CAIXA DE TRANSMISAO )
COMPREI A CORRENTE NOVA E TROQUEI, POREM CONTINUA COMO SE NAO TIVESE MECHIDO EM NADA.
RETIREI A TAMPA DO DIFERENCIAL DIANTERIO SO PARA DESCARGO DE CONCIENCIA MAS ESTA TUDO OK
:parede:JA SE FORAM QUASE 2MIL REAIS QUE ESTAVA RESERVADO PARA O KIT E PNEUS 33.
:roll: ALGUEM PODERIA ME AJUDAR ?
OBRIGADO.
cFelipelf
06/09/2008, 17:38
Amigao nao sei se o seu caso era igual o meu... da uma olhada nesse topico.
Se nao for, acho que voce ja pode ate ter olhado, se nao, tenta dar uma averiguada no nivel dos oleos tanto do cambio automatico quanto da caixa de transferencia.
Mas como voce falou que sem o carda dianteiro o barulho desaparece...
Mas pelo que entendi o barulho so aparece quando voce freia?
RAFAEL KIPPER
06/09/2008, 21:10
Obrigado pela atenção
Realmente ja tinha lido seus topicos
porem o tal barulho so aparece quando freia, e quando retirado o cardã ou o carro estando no elevacar não aparece o barulho.
Amigo Rafael, pelos sintomas que tu descreveu o problema só aparece quando tu aciona o freio certo?
Quando acionamos os freios, todo o peso do carro em movimento sofre resistência a inércia fazendo o eixo dianteiro recuar ou seja empurra para trás, alguns milimetros, contra os tirantes, bieletas, buchas, amortecedores e calços, por isso êles tem seu desenvolvimento prevendo esse "retorno" milimetrico de ação nas freadas.
Se ao tirares o cardân dianteiro o problema sumiu, com certeza o eixo ao sofrer a força da inércia, deixou de "empurrar" esses componentes, buchas e calços de caixa, suportes de motor etc. Tive dois problemas parecidos, o primeiro com minha Band que depois que levantei, quando freiava fazia um ruido forte de coisa raspando. Depois de muito procurar descobrimos que era o cabo de segurança do cardâ traseiro que estava raspando nele depois da mudança de angulo, na Sport a coisa foi mais fácil mas não menos dramática. A primeira que fizemos para calçar os 33", isso a + ou - 10 anos, usamos apenas calços nas molas, isso tirou o cardã traseiro de posição de tal maneira que fazia com que o suporte da cruzeta junto a sobre caixa raspasse no encaixe do cardâ na caixa. teu carro tem suspensão original? Se sim minha dica é: pega uma barra de ferro, pé-de-cabra ou espatula de trocar pneus e força cada componente da suspensão dianteira e traseira, os calços de caixa e sobre-caixa, motor etc. todos que tiverem componente borracha, acho que vais encontrar alguma coisa ai com folga em excesso que provavelmente provocaria op ruido.espero ter ajudado. Badia
OLA
TENHO UMA CHEROKEE SPORT QUE QUANDO ACIONA O PEDAL DO FREIO DA UM RONCO E QUANTO MAIS ALTA A VELOCIDADE MAIS ALTO O RONCADO ( MISTO DE CHIADO COM BATIDA )
TROCADO: PASTILHAS DE FREIO, DISCO DE FREIO, CUBOS DE RODA, CRUZETAS DO SEMI-EIXO,VERIFICADO CARDÃ DIANTEIRO ( BALANCEADO)
E NADA DE SUMIR O BARULHO
AO RODAR COM ELA SEM O CARDÃ DIANTERIO SUMIO O BARULHO ( PROVAVELMENTE SERIA A CORRENTE DA CAIXA DE TRANSMISAO )
COMPREI A CORRENTE NOVA E TROQUEI, POREM CONTINUA COMO SE NAO TIVESE MECHIDO EM NADA.
RETIREI A TAMPA DO DIFERENCIAL DIANTERIO SO PARA DESCARGO DE CONCIENCIA MAS ESTA TUDO OK
:parede:JA SE FORAM QUASE 2MIL REAIS QUE ESTAVA RESERVADO PARA O KIT E PNEUS 33.
:roll: ALGUEM PODERIA ME AJUDAR ?
OBRIGADO.
RAFAEL KIPPER
07/09/2008, 22:14
Amigo, Badia!
Obrigado pela atenção.
A suspenção da XJ áinda é original e o barulho so aparece quando se freia a mais de 30km/h, como as rodas levantadas não é posivel verificar o barulho pois o sistema trabalha sem força.
Suas dicas sobre as buchas dos trirantes seria a minha ultima alternativa pois realmente as buchas superiores estao completamente estouradas, poderia o tirante superior jogar a inclinaçao do eixo dianterio mudando o angulo de saida da flange do cardã transmitindo uma certa vibração para dentro da caixa de transferencia provocando o tal barulho.
Vou trocar ainda esta semana as bucha e verificar os calços do motor a cambio, torço para ser isso pois o barulho nao é caracteristico de buchas com defeito.
Novamente obrigado ao conteraneo gaucho, pois sou de Porto Alegre mas vivo em Goiânia desde 98.
cFelipelf
08/09/2008, 12:58
Amigo, Badia!
Obrigado pela atenção.
A suspenção da XJ áinda é original e o barulho so aparece quando se freia a mais de 30km/h, como as rodas levantadas não é posivel verificar o barulho pois o sistema trabalha sem força.
Suas dicas sobre as buchas dos trirantes seria a minha ultima alternativa pois realmente as buchas superiores estao completamente estouradas, poderia o tirante superior jogar a inclinaçao do eixo dianterio mudando o angulo de saida da flange do cardã transmitindo uma certa vibração para dentro da caixa de transferencia provocando o tal barulho.
Vou trocar ainda esta semana as bucha e verificar os calços do motor a cambio, torço para ser isso pois o barulho nao é caracteristico de buchas com defeito.
Novamente obrigado ao conteraneo gaucho, pois sou de Porto Alegre mas vivo em Goiânia desde 98.
A minha de onde pra hoje apareceu um barulho muito parecido, exatamente como voce descreveu abaixo, tenho quase certeza ser problema nas buchas... as minhas esta quase tudo estourado.
Fui numa oficina especializada em fazer borrachas eles me passaram o orçamento:
- 4 Buchas do tensor (braço) inferior-->R$ 160,00
- 4 Buchas do tensor (braço) superior->R$ 180,00
- 2 Borrachas estabilizador dianteiro--->R$ 30,00
- 6 " de bieleta dianteira ------------->R$ 80,00
- 2 batedor dianteiro----------------->R$ 70,00
- Mao de obra----------------------->R$ 90,00
----------------------------------------------------
SUB-TOTAL R$ 610,00
desconto R$ 60,00
------------------------------------------------------
TOTAL --->R$ 550,00
Ainda vou saber se o preco esta bom... e se realmente vou fazer la!
Ronaldo B.
08/09/2008, 13:02
Por esse preço compensa verifcar na rockauto, se bobear sai mais barato importar, sem falar na qualidade.
[]´s
Amigos, sempre verifiquem a possibilidade de mandar fazer ou trazer de fora esses kits em poliuretano/tecnil ou outro material mais resisitente e duravel. Badia
RAFAEL KIPPER
08/09/2008, 17:18
E ai! Felipe
To achando meio puchado os valores.
No meu caso vu trocara apenas as superiores, peguei R$ 27,00 cada uma porem são Made in China.
As da bieleta vou trocar apenas as borachinhas que pode por as do opala chevete ou s10 so temque reabrir o furo de 8mm para 10mm me custou R$ 0,50 cada.
No Mercadolivre voce encotra o kit por menos de R$ 200,00 so nao sei as marcas mas deve ser chinesa.
Abraços!
gutoxj98
08/09/2008, 22:41
Exatamente, este Kit sao 180 no mercado livre........................e veja com o NILTON ZARDO aqui do forum, ele se nao me engano tem um KIT em PU com todas as buchas importadas............
abs
180,00 + 90 MO = 270,00................metade do preço
Esse é o canal, instalei um kit desses em uma Cherokee 90 2 portas que fiz ha 10 anos e ela roda até hoje com êles. Marca Energy Suspension, acho, já faz tempo, só lembro que eram todas amarelinhas. Vale pena. Badia
Exatamente, este Kit sao 180 no mercado livre........................e veja com o NILTON ZARDO aqui do forum, ele se nao me engano tem um KIT em PU com todas as buchas importadas............
abs
180,00 + 90 MO = 270,00................metade do preço
cFelipelf
09/09/2008, 14:15
Amigos, sempre verifiquem a possibilidade de mandar fazer ou trazer de fora esses kits em poliuretano/tecnil ou outro material mais resisitente e duravel. Badia
Essas borrachas podem ser feitas de tecnil? Não é um material muito duro?
cFelipelf
09/09/2008, 14:18
E ai! Felipe
To achando meio puchado os valores.
No meu caso vu trocara apenas as superiores, peguei R$ 27,00 cada uma porem são Made in China.
As da bieleta vou trocar apenas as borachinhas que pode por as do opala chevete ou s10 so temque reabrir o furo de 8mm para 10mm me custou R$ 0,50 cada.
No Mercadolivre voce encotra o kit por menos de R$ 200,00 so nao sei as marcas mas deve ser chinesa.
Abraços!
Estou indo, provavelmente amanhã, em mais 2 locais que fazem borrachas de pneu, para ver custo.
Posto aqui o orçamento.
Valeu
cFelipelf
09/09/2008, 18:09
Pessoal,
Fiz o orçamento em outro lugar, vejam as diferenças absurdas de preços, detalhe usam o mesmo material:
- 4 Buchas do tensor (braço) inferior-->R$ 100,00
- 4 Buchas do tensor (braço) superior-->R$ 80,00
- 2 Borrachas estabilizador dianteiro---->R$ 30,00
- 6 Borrachas da bieleta dianteira ------>R$ 18,00
- 2 batedor dianteiro------------------>R$ 40,00
- Mao de obra------------------------>R$ 70,00
----------------------------------------------------
SUB-TOTAL R$ 278,00
desconto R$ 0,00 (Ainda vou tentar um descontim)
------------------------------------------------------
TOTAL --->R$ 348,00
Valeu!
Boa pergunta, não sei exatamente se o material é tecnil ou Poliuretano, sei que são duras paca e super resistentes. Badia
RAFAEL KIPPER
09/09/2008, 23:49
OLA!
Resolvido o problema do barulho quando acionava o freio, era realmente as buchas do tirante seperior que estavam estouradas e faio o eixo balançar transmitindo a vibraçao para o cardã e este para a caixa de transferencia ( a coitada não tinha nada a ver com a história, e tomava os solavancos).
Agora sim minha XJ está otima!:dance:
Obrigado aos que me ajudarão!
cFelipelf
10/09/2008, 07:37
Quero fazer na minha essa semana!
Esta com o mesmo problema...
Valeu!
Fernando Magalhaes
10/09/2008, 13:04
Prezado Rafael que bom que vc conseguiu resolver o problema do barulho na caixa de transferencia do seu Jeep, melhor ainda foi o seu bom senso de colocar aki para nos a solução do problema passo a passo, esse forum soh fica mais enriquecido com participantes assim como vc e ele ja me ajudou a resolver problemas antes mesmo de aparecer no meu Jeep, eh a chamada manutenção preventiva, notei q muitos dos problemas aki aparecem da mesma forma em varios Jeeps, com kilometragem semelhante, denunciando muitas vezes um desgaste e fadiga de material, visto q o ideal mesmo seria um acompanhamento da evolução do carro junto a marca fabricante Chrysler q por motivos diferentes cobram preços absurdos nas suas revisões, afugentando o consumidor. Eu fui ainda mais longe, estou compilando um manual com todos os problemas tecnicos que aki foram listados e tiveram soluções plausiveis aki tbm encontradas e postadas. Adianto q o Jeep Cherokee tem problemas q são tidos como calcanhar de Akiles como o caso do regulador de pressão de combustivel ,dos roncos no diferencial traseiro, superaquecimento do motor e descolamento do tecido do teto. Tbm tem problemas menores mas nao menos importantes, que sao os casos das buchas e desordem com sensores eletronicos diversos com enfase para o sensor de rotação e sondas lambdas, tirando isso todos os outros problemas sao resultados de notavel falta de manutenção, uso inapropriado e alteração de caracteristicas originais principalmente suspensão e pneus. No mais eh isso soh divertimento e alegria quando a gente passa do lado de carros de plastico como S 10 e Ranger, cruz credo me arrepio soh de pensar. JEEP There´s only one.
cFelipelf
13/09/2008, 18:20
Amigos,
Estou com um problema desse... eu tinha quase certeza que eram as buchas dos bracos que estavam estouradas... troquei tudo hoje... realmente nao tinha mas nada.... heheheheh!! mas o barulho continuou... Analisei embaixo do carro, pois so faz o barulho quando esta esta engatado no D e pisando no freio... ou o carro em movimento... e freiando....
Vi embaixo tenho quase certeza que é vibracao da descarga esta tocando numa peca e esta fazendo esse barulho, bem embaixo do motorista... amanha quando a descarga estiver fria... vou embuchar onde acho que esta encostando para ver se resolve.
Ja aconteceu isso com alguem? Alguma pista?
gutoxj98
14/09/2008, 19:02
Amigos,
Estou com um problema desse... eu tinha quase certeza que eram as buchas dos bracos que estavam estouradas... troquei tudo hoje... realmente nao tinha mas nada.... heheheheh!! mas o barulho continuou... Analisei embaixo do carro, pois so faz o barulho quando esta esta engatado no D e pisando no freio... ou o carro em movimento... e freiando....
Vi embaixo tenho quase certeza que é vibracao da descarga esta tocando numa peca e esta fazendo esse barulho, bem embaixo do motorista... amanha quando a descarga estiver fria... vou embuchar onde acho que esta encostando para ver se resolve.
Ja aconteceu isso com alguem? Alguma pista?
Vc pode estar com o coxim esquerdo do motor estourado tbem, que é muito comum, ai a CT fica quase pegando na travessa !!!!
da uma olhada lá neste coxim, embaixo do coletor !!!
abs
cFelipelf
14/09/2008, 20:05
Coloquei uma bucha numa das travessas da descarga quase no centro do carro, onde estava encostando e fazendo o barulho... e o barulho forte parou... mas acho que voce tem razao deve ser mesmo o coxim esq no motor, ainda sinto vibracao como se tivesse algo estranho... amanha vou averiguar e posto aqui resultados...
Valeu!
RAFAEL KIPPER
14/09/2008, 20:26
Coloquei uma bucha numa das travessas da descarga quase no centro do carro, onde estava encostando e fazendo o barulho... e o barulho forte parou... mas acho que voce tem razao deve ser mesmo o coxim esq no motor, ainda sinto vibracao como se tivesse algo estranho... amanha vou averiguar e posto aqui resultados...
Valeu!
Oi Felipe
Da uma olhada na travesa de proteçao da caixa de transferencia as vezes pode estar amasada e fica batendo bem embaixo dela, bastou tirar ela e desamasar, veja tambem o coxim da descarga perto do tanque de combustivel o meu estava com um parafuso mais comprido bastou trocar e sumio um dos barulhos.
cFelipelf
15/09/2008, 07:49
Oi Felipe
Da uma olhada na travesa de proteçao da caixa de transferencia as vezes pode estar amasada e fica batendo bem embaixo dela, bastou tirar ela e desamasar, veja tambem o coxim da descarga perto do tanque de combustivel o meu estava com um parafuso mais comprido bastou trocar e sumio um dos barulhos.
Vou dar uma olhada se esta amassado.. e checar esse coxim!
Estou tentando achar esse coxim que o Guto falou... nao estou achando!
Valeu
RAFAEL KIPPER
15/09/2008, 10:44
Oi Felipe
Já me falaram que as 97 da direto problema no coxim do motor, fica bem onde o Guto falou por baixo dos coletores , porem quem nao tem pratica não consege detectar se o coxim esta rachado ou esmagado ou deformado, as vezes so tirando ele para ver.
Como vc não conseguio nem achao o coxim leva no seu mecanico e pede para ele so dar uma olhada sem compromiso. ok!
cFelipelf
15/09/2008, 11:00
Oi Felipe
Já me falaram que as 97 da direto problema no coxim do motor, fica bem onde o Guto falou por baixo dos coletores , porem quem nao tem pratica não consege detectar se o coxim esta rachado ou esmagado ou deformado, as vezes so tirando ele para ver.
Como vc não conseguio nem achao o coxim leva no seu mecanico e pede para ele so dar uma olhada sem compromiso. ok!
Blz...
Vou ver se tiro um tempo na semana para fazer isso mesmo...
Valeu!