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Ver Versão Completa : Disco nas 4 x Válvula Equalizadora



Zé Paulo
20/08/2004, 08:42
Bom dia galera!!!

Vou colocar freio a disco nas 4 rodas do meu jeepão (já até comprei o kit do Berga, só estou no aguardo) e pintou uma dúvida sobre como equalizar a freada da dianteira com a trazeira... dei uma boa fuçada nos tópicos antigos e pelo jeito, só com válvula equalizadora (me corrijam se estou errado).

Vi que alguns sugerem a da Band, outros da F1000... A questão é: Qual é a ideal??? Ou qualquer destas serve?!?!?! O meu freio vai ser pinça do santana na frente e tempra atrás...

Abração!!!!

Wallace
20/08/2004, 10:43
Vai depender da distribuição de peso do veiculo e dos pneus usados

Alessandro Henrique
20/08/2004, 10:49
Reforçando o que o Wallace disse, sendo que já vi muitos cj rodando sem válvula equalizadora com freios a disco,e sem problemas!

Alexandre Vaz Ferreira
20/08/2004, 11:20
E aí Zé

Eu uso os freio do Berga a disco na dianteira, a trazeira por enquanto é tambor e vou precisar de válvula , mas ainda tô sem.
O Berga me disse que geralmente não precisa válvula se for disco nas 4 rodas, portanto acho melhor tu instalar e ver como fica.

Toma cuidado na hora de testar, quando fui testar o meu, freiei com tudo numa estrada de terra e sem querer dei um cavalo de pau :shock: , quase virei o Jeep :lol: , vai devagar heim :wink:

Um abração

elcio
20/08/2004, 11:23
oi Ze:


por enquanto eu to sem valvula alguma.depende muito dos pneus.
eu vou rodar assim por enquanto, mas provavelmente usarei a da D20, se eu ver que for precisar.
vc pode usar qquer valvula, o que diferencia uma da outra eh a quantidade de pressao que ela vai deixar passar para acionar as pastilhas traseiras.
vc pode ir testando varias valvulas ate chegar a que te proporciona melhor equalizaçao.
tem uma valvula interessante usada nos tempra e outros carros mais sofisticados (sistema de pendulo, se nao me engano)que regulam a pressao dos freios traseiros de acordo com o movimento do carro, ou seja, conforme vc freia o carro ela regula automaticamente a pressao hidraulica nos freios traseiros.
eh um sistema interessante e caro, mas funciona melhor com carros de suspensao macia.

[]´s sem valvulas, por enquanto :shock:

Paulo Eduardo
20/08/2004, 13:36
Olá,


quando se faz um sistema de freios, a área dos cilindros traseiros tem que ser maior que dos dianteiros, isso por si só ja vai diminuir a pressão nas rodas traseiras:


:arrow: P= F/A então seria assim,

P é a pressão do fluido
F é a força que você faz no atuador (pedal)
A é a área do cilindro de roda
ex.
P=10kg/5cm2 = 2Bar e P=10kg/10cm2 = 1Bar

se os cilindros de roda forem compatíveis em tamanho com o peso e distribuição de peso do jeep, OK, vai ter um freio eficiente, desde que não carregue demais o carro. Pra quem costuma usar o jeep como transporte de carga, existem reguladores de pressão variáveis, á partir de uma mola interna, (comum principalmente em pick-ups) que podem ser adaptados no jeep.
Vale ainda lembrar que o volume do cilindro mestre tem que ser suficiente pra pressurisar todos os cilindros de roda, antes de dar fim de curso no pedal.

[]´s

Alessandro Henrique
20/08/2004, 14:01
Colega, ao contrário!
A pressão aplicada não varia em função da área do cilindro da roda!
Se você aumentar a área do cilindro, você está aumentando a força aplicada pelo mesmo.
P = F/A , sendo que a pressão tem origem no cilindro mestre. Esta é transmitida através do fluido até os atuadores.
Imagine que esta seja constante para efeito de análise, assim teremos
P = 10 kgf/cm²
F = ? desejamos saber
A = Área do êmbolo do atuador da roda, 2 cm² por exemplo.
asssim teremos:
F= P.A , F= 10 kgf/cm² . 2 cm²
F= 20 kgf

Se aumentarmos a área como citado:
P = 10 kgf/cm²
F= ?
A = 4 cm²
F= P.A, F=10kgf/cm² . 4 cm²
F = 40 kgf

então, como demonstrado matemáticamente, se aumentarmos a área do cilindro estaremos aplicando uma força maior!

Wallace
20/08/2004, 14:32
Não recomendo valvulas variaveis para uso que não seja no veiculo original. Uma das coisas levada em consideração na curva de trabalho da valvula é o entre eixos...

Existem valvulas usadas em competição que são regulaveis via um parafuso. São bem mais caras mais pode sair mais barata no final das contas.

O Alessandro está correto e o Paulo equivocado.

Paulo Eduardo
20/08/2004, 16:29
...
É, realmente a pressão que eu quis dizer, não a força aplicada nas rodas.

Mas, você está correto! A força é maior, lógico, mas com menor deslocamento do cilindro. E isso que eu postei, está escrito na Apostila de Freios Automotivos do SENAI-PR!!!!! Curso Técnico em Automobilística!!!

Exatamente assim:

" ...os primeiros veículos fabricados, dispunham de um sistema de freios que atuvam nas quatro rodas sem levar em consideração a carga suportada pelo eixo dianteiro e traseiro. Esse sistema não era adequado, visto que as rodas traseiras, que suportavam menor peso, travavam primeiro que as dianteiras. A primeira mudança efetuada foi o AUMENTO da área dos cilindros TRASEIROS para diminuir a pressão de frenagem."

" as pressões transmitidas são proporcionais à área das paredes que a recebem." Pascal.

E isso foi dito em sala de aula!! Pode-se pensar que, a diferença que vai haver no deslocamento dos cilindros dianteiros e traseiros, é que interfere no funcionamento do sistema. E que as pinças dianteiras encostam no disco antes, mas, mesmo assim, sem força, que só vai ser produzida quando houver contato de todas as pastilhas com os discos. E se aplicar pressão no fluido.

É isso aí pessoal, se eu estava errado, é por que estão ensinando errado no maior órgão de treinamento industrial do país!!!!Vou falar com meu professor de hidráulica e volto aqui.

[]´s indignados (não com colegas mas com a mensalidade de $390lts!!!)

Paulo Eduardo
20/08/2004, 17:12
uma figura tosca,

Thiago Rodeghel
20/08/2004, 19:18
Eu tenho freio a disco nas 4, da SBD :D

Não uso essa válvula equalizadora :wink: , use primeiro sem a válvula, faça um teste :) , se freiar belezinha, sem puxar para nenhum lado, nem precisa disso 8)

[s]

Wallace
20/08/2004, 21:00
Mas, você está correto! A força é maior, lógico, mas com menor deslocamento do cilindro. E isso que eu postei, está escrito na Apostila de Freios Automotivos do SENAI-PR!!!!! Curso Técnico em Automobilística!!!

Exatamente assim:

" ...os primeiros veículos fabricados, dispunham de um sistema de freios que atuvam nas quatro rodas sem levar em consideração a carga suportada pelo eixo dianteiro e traseiro. Esse sistema não era adequado, visto que as rodas traseiras, que suportavam menor peso, travavam primeiro que as dianteiras. A primeira mudança efetuada foi o AUMENTO da área dos cilindros TRASEIROS para diminuir a pressão de frenagem."

" as pressões transmitidas são proporcionais à área das paredes que a recebem." Pascal.

E isso foi dito em sala de aula!! Pode-se pensar que, a diferença que vai haver no deslocamento dos cilindros dianteiros e traseiros, é que interfere no funcionamento do sistema. E que as pinças dianteiras encostam no disco antes, mas, mesmo assim, sem força, que só vai ser produzida quando houver contato de todas as pastilhas com os discos. E se aplicar pressão no fluido.

É isso aí pessoal, se eu estava errado, é por que estão ensinando errado no maior órgão de treinamento industrial do país!!!!Vou falar com meu professor de hidráulica e volto aqui.

[]´s indignados (não com colegas mas com a mensalidade de $390lts!!!)

Não quero deixar você chateado, mas na minha experiência profissional tive muito contato com o Senai.
Uma das minhas funções era contratar estagiários principalmente do Senai para a empresa.
Invariavelmente na entrevista fica claro que eles achavam que sabiam tudo de tudo. O que obviamente não é verdade.
Como também fornecíamos programas CAD e CAM para o Senai tinha muito contato com os professores, pois tínhamos que treina-los no uso do programa, dar suporte etc e tal.
Sempre fiquei surpreso pelo baixo nível médio deles.
Eu era obrigado a dar curso para eles, pois ficaria chato para eles terem curso com um estagiário que eventualmente não tinha saído do Senai ainda.
Alguns simplesmente tinham uma dificuldade tremenda para aprender e um nível muito baixo mesmo.
Repare que a minha comparação é inclusive direta com operários sem curso técnico nenhum. Pois treinávamos tais funcionários de outros clientes.
Claro que também tinham alguns professores competentes.
Mas é muito comum em todos os tipos de escola em todos os níveis que muitos dos professores são profissionais fracassados em suas área. Onde não conseguiram um bom emprego (ou algum emprego) e acabaram por dar aulas.

O que foi dito em sala de aula está errado.
Seu raciocínio também, pois normalmente o freio dianteiro direto faz parte do mesmo circuito do traseiro esquerdo. Mesmo porque se não fosse assim não faria muito sentido ter uma válvula para regular a pressão dos freios traseiros.
Veja que isso também é uma falha de sua escola que não esta lhe ensinado a pensar, analisar, questionar e pesquisar o que você é informado.
Uma questão importante é você analisar se o seu professor de hidráulica conhece sistema de freios veiculares.
A área hidráulica é muito ampla (já trabalhei na área) e muitas vezes não tem nada a ver com sistemas de freio (a que trabalhei não tinha).
A matéria de freio automotivo que tive na faculdade foi uma das mais difíceis que tive; principalmente na parte de calculo e dimensionamento. E tive como professor o responsável pela área na Ford do Brasil. Nada como ter alguém que conhecia tudo na área.

Paulo Eduardo
20/08/2004, 23:17
Olá Wallace,

com licença, mas a questão não é se eu sei ou não pensar. É que, se o senai esta fornecendo apostilas com essa informação, algo está errado, e não comigo, mas com o curso. Eu sou formado Biólogo pela UFSC, e estou cursando esse Técnico em automobilística por hobby. Já disse que o Alessandro está certo na afirmação dele, é o princípio de funcionamento da hidráulica, um menor esforço, com maior curso, para um esforço grande com menos curso. Isso é certo e lógico.
E esse desenho que eu postei, consta na apostila de freios, não de hidráulica, junto com essa citação de Pascal, e as outras que já mencionei.
Em hidráulica propriamente dita, consta a explicação do Alessandro.
Confesso que li e calculei todo o possível hoje, tentanto achar um motivo para oque eu falei na minha primeira msg, (retirado na íntegra do material do senai), e não achei. Pelo menos nada que pudesse ser aplicado a um sistema de êmbolos, como no freio. Então sou obrigado a concondar com vocês.
Realmente, tem na minha turma, pessoas de todos os níveis, mas o senai de ctba, tem uma exelente reputação e demanda nas empresas e montadoras da região, ao menos é isso o que eu
tenho visto e ouvido falar. Apesar de não ser curitibano.
E acredite, os professores, tanto de hid. como de freios, são ambos engenheiros e formados pela UFPR.
É triste pra mim e realmente inacreditável que estajam passando uma informação errada sobre um assunto tão delicado como freios. Vou ter aula com eles na semana agora e tirar isso a limpo, ou é certo ou não é!
E volto a dizer, tudo, absolutamente que eu disse antes, está em conformidade com o mat. didático fornecido pelo SENAI-PR, seja correto ou não, como foi explicado. E se for o caso escaneio tudo e posto aqui, na íntegra.

Aos colegas só posso dizer que no momento, estou com os dois pés atrás... e retorno nesse tópico depois de ouvir a explicação, ou justificativa dos professores.

[]´s não levando para o pessoal.

Wallace
21/08/2004, 00:11
Oi Paulo,

Não quis nem quero ofender você, ok.
Não me limito ao Senai nem aos técnicos não...
Tem muita faculdade e engenheiro que são muito ruins.
Só agora fui ver sua figura!
Você realmente olhou para ela?
Não achou nada estranho?
Tem um senhor absurdo lá... coisa que não precisa nem ser técnico não... claro que eventualmente pode parecer mais claro aos olhos e critica de um engenheiro.
Eu diferencio um bom técnico de um bom engenheiro da seguinte forma:
Um técnico vai ver uma norma e vai seguir a mesma... um bom engenheiro vai questionar, porque a norma recomenda isso.
Quando não se é bom engenheiro ou técnico nem se verifica a norma... :shock:

Voltando a figura... o que tem de errado...
na área maior...
2 cm por 2 cm = 2 cm2 ?
qualquer aluno de 1o colegial sabe que ou a área é 4, ou os lados são raiz quadrada de 2.
Se o lado tem 2 cm mesmo a área é 4 cm2 e a pressão é 2,5 kg/cm2...

Pelo visto a coisa é muito pior que pode parecer para você...

Mauro B.
21/08/2004, 18:01
Voltando a figura... o que tem de errado...
na área maior...
2 cm por 2 cm = 2 cm2 ?
qualquer aluno de 1o colegial sabe que ou a área é 4, ou os lados são raiz quadrada de 2.
Se o lado tem 2 cm mesmo a área é 4 cm2 e a pressão é 2,5 kg/cm2...


Bah, mas que absurda essa e as outras coisas postas pelo Senai....que decepção! :( O Alessandro e o Wallace estão corretos no que dizem, e eu estou com eles pq realmente é a verdade! :shock: Agora Wallace, para pegar no teu pé, se quiser ser preciosista, não podes tomar kg como unidade de força...pois é de massa! :lol: hihihi! :lol:

[]'s

Paulo Eduardo
10/09/2004, 01:37
Olá pessoal,

desculpem não ter voltado aqui antes, mas tive que viajar a trabalho e fiquei sem net por esse tempo todo.
pois é, eu realmente quebrei o pau la naquele senai por causa dessa história toda, e..., acredite quem quiser, o cara tentou de todas as formas possíveis me convencer de que ele e a apostila estavam certos! falou até da regulagem de distância das lonas e talz! sei lá ... pessoalmente essa história toda me deu mais motivação pra aprender, estudei tanto esse assunto que agora tô bem tranquilo. Mas a minha visão sobre o senai mudou muito. Que pena. Acho que se eu tivesse estudado sozinho não teria me confundido dessa maneira.
valeu ao Wallace e ao Alessandro pelo esclarecimento.

abraço a todos

[]´s