PDA

Ver Versão Completa : Freio seletivo baratinho.



Zupa
03/09/2008, 23:22
Olha só como fiz um freio seletivo, ao custo final de R$ 15,00.

Usando:
02 chapas de ferro de 25cm cada.
02 tubo de ferro de 4 cm cada.
01 parafuso com poraca e ruela de pressão para substitui o eixo.
02 porcas para passar o cabo de freio.
Pedaços de baguete de janela pra servir de guia.
Quase tudo é isto é sucata de serralheria, não custa nada.

Como fazer:
Apare os batentes do freio para caberem as chapas
Faça o furo proporcional ao parafuso que irá usar numa extremidade
Solde o tubo na outra extremidade
Solde um pedaço de baguete (2 cm) sobre a manete de freio ou recorte os encaixes do cabo para guiar a posição de retorno das chapas
Solde mais 2 pedaços de baguete para guiar o cabo
Solde as porcas por onde vão passar os cabos observando a direção do movimento
Dê acabamento nas arestas cortantes
Monte e teste antes de pintar com spray comum
Pronto, tomara que funcione!!!

Zupa
03/09/2008, 23:27
Como sei que vão pedir fotos, lá vão elas.
Foto 1 - Serve apenas como referência pois sofreu modificações depois.
Foto 2 - Método de acionamento ( o cabo deve estar bem regulado)
Foto 3 - Sistema montado no carro

Kim
03/09/2008, 23:46
Deixa a Gurgel ver isso!!!!! hahahahahahahaha

Flávio Cadore
06/09/2008, 22:00
Zupa, simplesmente show de bola.

Herval Fonseca
07/09/2008, 18:37
Camarada.... Essa dica é realmente show... Valeu mesmo

rafaelcardoso
08/09/2008, 20:45
Mas este freio não fica muito pesado? Meu irmão mais novo tem na gaiola dele seletivo mas com sistema hidráulico, que deixa o freio muito macio e eficiente... com disco atrás então fica sem base...

Zupa
10/09/2008, 12:02
Pesado não fica não, princopalmente se o cabo estiver regulado e lubrificado. Rafael, o objetivo deste freio não é parar o veículo mas freiar parcialmente uma roda que esteja deslizando para que o diferencial transfira a rotação para uma roda que tem apoio. Isto só é necessário para quem não tem bloqueio de diferencial (coisa que todo jipe tem).

Este final de semana fiz um teste em uma trilha de pedras grandes e escorregadias, funcionou muito bem, e calculo a força utilizada em algo como levantar de 3 a 5 kg, dependendo do obstáculo. isto pra mim é leve.

BoaTrilha
10/09/2008, 14:10
Muito bom! parabens!!!!

já anotei a receita!!!!

Agnaldo Bottaro
11/09/2008, 13:57
Cara ficou show este freio, se voce soldar uma chapa perpendicular a alavanca de freio original para puxar os dois manetes que voce fez , a gaiola fica até com freio de estacionamento.Muito bom mesmo!!!

Luciano SHAKALL
11/09/2008, 16:53
"... Olha só como fiz um freio seletivo, ao custo final de R$ 15,00 ...
"... o objetivo deste freio não é parar o veículo mas freiar parcialmente uma roda que esteja deslizando para que o diferencial transfira a rotação para uma roda que tem apoio. Isto só é necessário para quem não tem bloqueio de diferencial (coisa que todo jipe tem) ...Muito bom, CAmaRAda :palmas: !
Só um adendo: Não são todos os Jipes que possuem bloqueio de diferencial não, ao contrário:
A graaaaande maioria NÃO TEM :discordo: ! Nem adaptado (devido ao custo), e tampouco original.
Alguns vem com LSD (Deslizamento limitado), como os Trollers e algumas Picapes.... Ajuda, mas não é a mesma coisa :rolleyes: !




"... este freio não fica muito pesado? ... "Cara, acho que fica tão pesado quanto puxar o FREIO-DE-MÃO "normal" com o carro em movimento,
por exemplo, para dar um "Cavalo-de-Pau" :pensativo: ....



"... se voce soldar uma chapa perpendicular a alavanca de freio original para puxar os dois manetes que voce fez , a gaiola fica até com freio de estacionamento ... Não entendi a observação :oops: !
Pelas fotos, a Gaiola dele JÁ POSSUI "Freio-de-Mão" :pensativo: ...

Falando no Freio-de-Mão....
CAmaRAda Zupa, quando você o puxa (alavanca "normal"), ela passa entre as duas "novas", ou ela "leva as duas novas junto"?
Teria como você postar fotos com o "Freio-de-Mão" puxado?

VALEU!!!

[]'s

Zupa
11/09/2008, 20:09
Ao acionar o freio de mão, ele automaticamentel eva as duas manetes já que elas "repousam" sobre o encaixe original dos cabos. Icialmenteusei um baguete como guia mas estava interferindo no movimento e forçando os cabos, então passei a lixadeira no encaixe de forma que as hastes repousem nele. dá pra ter uma idéia nas fotos mesmo, com o sistema desmontado.
Valeu pelas dicas sobre bloqueio, veja as pedrinhas que subi auxiliado pelo freio.

Luciano SHAKALL
11/09/2008, 22:19
"... Falando no Freio-de-Mão ... quando você o puxa (alavanca "normal"), ela passa entre as duas "novas", ou ela "leva as duas novas junto"? ...
"... Ao acionar o freio de mão, ele automaticamentel eva as duas manetes já que elas "repousam" sobre o encaixe original dos cabos ...
Pode crê :concordo: !

Estou com a viatura parcialmente desmontada, e como vou fazer "serviço de freios" também,
vou instalar um sistema desses, e esse tópico, além do Freio de mão Independente (Gurgel) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21266) vão me ajudar bastante :dance: !

[]'s

marcelo cenora
12/09/2008, 10:36
aeee xupé... rssss vou mandar um desses tbm.... eu tava pensando em fazer hidráulico, mas esse seu sistema tá mais em conta, só não venha me cobrar royallities ahuahuahuahah

Agnaldo Bottaro
17/09/2008, 11:55
Pelo que deu pra ver os cabos de freio ficam presos as novas alavancas e não mais a alavanca central então se voce puxar o que seria a alavanca do freio de estacionamento ele não puxaria nada, se voce soldar por baixo da alavanca original uma barra chata que pegue as duas alavancas novas quando voce puxar o freio original ele vai puxar junto as duas alavancas e quando voce precisar freiar uma roda só é só puxar o manete lateral que ficou muito bom e fácil de fazer.Vou ser obrigado a fazer um destes pra minha gaiola.

Agnaldo Bottaro
17/09/2008, 12:03
Perdão não tinha visto que os suporte originais dos cabos tinham ficado na alavanca e que eles conseguiam puxar as novas alavancas.

Zupa
17/09/2008, 21:31
Testando o freio seletivo em um subidão do cacete, tendo em vista que estou com pneus 255/75/R15 e cambio original 1600 e motor fumando (pois é), notei que a trava do freio de mão original desencaixa se puxar muito, mas os freinhos continuam funcionando. Parece que resolvi este problema passando graxa nos cabos e direcionadores, além de diminuir ao máximo possível o curso do freio de mão. Antes o acionamento completo era com +/- 80°, agora está em 45°, mas tem de fazer mais força devido à alavancagem da alça. Qualque alteração, volto a informar.

Matheus MG
15/03/2009, 19:24
Olha só como fiz um freio seletivo, ao custo final de R$ 15,00.

Usando:
02 chapas de ferro de 25cm cada.
02 tubo de ferro de 4 cm cada.
01 parafuso com poraca e ruela de pressão para substitui o eixo.
02 porcas para passar o cabo de freio.
Pedaços de baguete de janela pra servir de guia.
Quase tudo é isto é sucata de serralheria, não custa nada.

Como fazer:
Apare os batentes do freio para caberem as chapas
Faça o furo proporcional ao parafuso que irá usar numa extremidade
Solde o tubo na outra extremidade
Solde um pedaço de baguete (2 cm) sobre a manete de freio ou recorte os encaixes do cabo para guiar a posição de retorno das chapas
Solde mais 2 pedaços de baguete para guiar o cabo
Solde as porcas por onde vão passar os cabos observando a direção do movimento
Dê acabamento nas arestas cortantes
Monte e teste antes de pintar com spray comum
Pronto, tomara que funcione!!!
pelas fotos nao entendi uma coisa
onde é a trava dessas açavancas(cremalheira)
ou nao trava e o copiloto tem q fica segurando ?

ZCC
17/03/2009, 00:26
Deixa a Gurgel ver isso!!!!! hahahahahahahaha

Gurgel Selectraction, venha nos ajudar!

http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/motor3/3/vanguard7.jpg

:mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
20/03/2009, 23:07
Meu irmão mais novo tem na gaiola dele seletivo mas com sistema hidráulico

quanto ele gastou nessa adaptação? pergunto só por curiosidade pq se eu for adaptar freio seletivo numa gaiola (ou numa kombi ou num baja...) vou acabar fazendo uma adaptação mais barata, mas achei interessante a idéia do sistema hidráulico... usou peças de moto na adaptação?

marcelo cenora
26/03/2009, 14:17
mas...coloquei esse sistema mas o carro tá parado ainda, nem testei pra ver como funciona... então pergunto, tem que parar o carro pra acionar o freio de uma roda ou pode acionar com a roda tracionando? penso eu que pode dar um tranco na outra roda que tá parada e a transmissão ir pro brejo.. how they do it? :pensativo:

cRiPpLe_rOoStEr
26/03/2009, 21:33
mas...coloquei esse sistema mas o carro tá parado ainda, nem testei pra ver como funciona... então pergunto, tem que parar o carro pra acionar o freio de uma roda ou pode acionar com a roda tracionando? penso eu que pode dar um tranco na outra roda que tá parada e a transmissão ir pro brejo.. how they do it? :pensativo:

pode fazer com o carro andando...

ZCC
28/03/2009, 00:35
Como o forista ae de cima disse, dá pra usar com o carro andando, só não acionar a alavanca de uma vez

inclusive, dá pra se divertir bastante com as alavancas, como por ex: fazer curvas sem tocar no volante e fazer o carro girar quase em torno do próprio eixo num zerinho

gui-haddad
02/06/2009, 22:15
Vou fazer esse esquema na minha gaiola...certesa, deve ficar muito show...mas ainda estou aqui matutando, como faz para travar as duas rodas utilizando a alavanca central?

Marcio samuca
02/06/2009, 22:41
Vou fazer esse esquema na minha gaiola...certesa, deve ficar muito show...mas ainda estou aqui matutando, como faz para travar as duas rodas utilizando a alavanca central?

imagine 3 astes lll, agora imagina a aste do meio com uma aste horizontal soldada no meio dela, e as outras duas acima da aste horizontal, quando puxar a do meio ela supende as outras duas acionando o frei de mao, mais ou menos isto ai da foto, sou pessimo para desenho mais acho que vai dar para entender

edoara
02/06/2009, 22:51
Vou colocar um desse no meu projeto "Satangos", tava pensando e preocupado nissa agora Relaxei total......
VLW :dance:

gui-haddad
03/06/2009, 21:42
MARCIO SAMUCA

Agora caiu a ficha aqui, mas surgiu um problema na minha gaiola...na hora que o serralheiro soldou o tunel dela os caninho se passa o cabo de aço do freio de mao deve ter ficado com alguma solda e o cabo nao passa...Oque devo fazer?vc tem alguma ideia??

Obrigado pelo desenho...valeuu
abraço

Marcio samuca
03/06/2009, 23:05
MARCIO SAMUCA

Agora caiu a ficha aqui, mas surgiu um problema na minha gaiola...na hora que o serralheiro soldou o tunel dela os caninho se passa o cabo de aço do freio de mao deve ter ficado com alguma solda e o cabo nao passa...Oque devo fazer?vc tem alguma ideia??

Obrigado pelo desenho...valeuu
abraço

vc teve muita sorte que foi o cabo do freio de mao, por que se fosse os cabos embreagem e aselerador teria que cortar denovo, mais o do freio de mão vc pode colocar um externo ao tuneo, indo ate o gaarfo, mais tem que ser soldado, ele não pode ficar movel.

gui-haddad
04/06/2009, 20:15
MARCIO SAMUCA
Nao tinha pensado nisso, vou falar com meu serralheiro para ele fazer um outro caninho soldado para passar o cabo.

obrigado

Vitor Gorte
11/11/2009, 22:10
tava pensando em fazer este sitema de freio na minha gaiola mais é o seguinte ela não possui "freio de mão" pois a estrutura e completamente tubular ... ai em baixo vou postar a foto de como é o meio dela alguem tem alhguma sugestão de como eu posso fazer ? :oops:

http://img217.imageshack.us/img217/7008/31001.jpg

guga100
03/12/2009, 12:17
daria para adaptar, em vez do acionamento mecânico, uma eletrovalvula na tubulação do fluido para cada roda, assim poderia ser acionada pelo painel, e a valvula poderia ficar la atras perto da roda ja, iria ficar leve (ao aperto de um botão)
seria um freio hidraulico.

vo faze na minha isso vitor, a minha tbm n tem freio de mão ^^ , so tenho que ver o diametro do cano do freio, e o preço da eletrovalvula.

se alguem souber o diametro interno e externo da tubulação original do fusca, ou brasilia iria ajudar muito =)

Fred Pessoa
15/12/2010, 22:49
dá uma olhada nesta foto! acho que iráajudar bastante, estou montando meu baja e irei fazer desta forma. Só não sei como vou colocar os cabos pois estou usando caixas de redução da kombi e os cabos do fusca ficaram curto não chega nos encaixes nos tambores.

CAPT GOTTLIEB
03/01/2018, 23:31
O freio seletivo do Gurgel parece ser mais confortável, porém bem mais difícil de fazer artesanalmente. Este freio do Zupa me parece muito funcional e bem mais simples de executar. Certamente já entrou na lista de melhoramentos da minha Gaiola VW 1600.

Ed31utc
04/01/2018, 09:56
Pode ser usado registro de alta pressão como esse da foto adaptado no cano de freio tipo trava carneiro 2 registro 1 pra cada roda pisando no freio e fechando os 2 trava pode ser usado em qualquer veículo sendo a disco ou tambor

cRiPpLe_rOoStEr
30/01/2018, 22:51
Pode ser usado registro de alta pressão como esse da foto adaptado no cano de freio tipo trava carneiro 2 registro 1 pra cada roda pisando no freio e fechando os 2 trava pode ser usado em qualquer veículo sendo a disco ou tambor

já vi fazerem essa adaptação para servir como um freio de mão improvisado, mas já não permite uma frenagem seletiva só de uma das rodas traseiras sem ter de pisar no pedal do freio

jonas_rocha
01/02/2018, 09:19
é só por 2 registros, 1 para cada roda.

CAPT GOTTLIEB
27/04/2018, 21:38
557956 557957 Freio seletivo