Ver Versão Completa : qual motor fica melhor???
Boa noite pessoal, tenho procurado por um motor substituto para o jipão, que está ainda com o velho bf 161 original, tenho pensado muito no AP gasolina porém ainda não me decidi sobre a potência, 1.6 fica fraco pro jipão? dá prá colocar direção hidráulica? o 2.0 não é muito gastão??
eu penso que o 1.8 seria o ideal inclusive para acionar também a direção hidráulica vw.
Será que dá prá colocar aquele módulo de bi-combustível também nesta adaptação?
desde já grato pelas sugestões.
bom eu num aconselho AP masss ai vai
conhecido tme um AP totalflex 1.6 no jeep dele e anda normalmente, assim num sei os dotes offroads pois ele num usa pra trilha mas de toda forma o 1.6 parece meio fraco e faz 6km/l na boa, se for pra fazer 6km/l no alcool em AP 1.6 te aconselho um motor com capacidade maior de potencia!
pelo menos 2.0, logico que depende da relaçnao coroa e pinhão usada tb
Boa noite pessoal, tenho procurado por um motor substituto para o jipão, que está ainda com o velho bf 161 original, tenho pensado muito no AP gasolina porém ainda não me decidi sobre a potência, 1.6 fica fraco pro jipão? dá prá colocar direção hidráulica? o 2.0 não é muito gastão??
eu penso que o 1.8 seria o ideal inclusive para acionar também a direção hidráulica vw.
Será que dá prá colocar aquele módulo de bi-combustível também nesta adaptação?
desde já grato pelas sugestões.
O melhor é o q vc andar e gostar.. o ideal é tentar andar em jeeps com varias configurações q ver qual a que melhor te agrada
victor massinha
04/09/2008, 11:38
Fábrega;
a escolha do motor vai depender muito do uso do jeep, se ele vai ser para a cidade, trilhas ou viagens.
se vc for usufruir de seu cj mais na cidade um motor ap seria uma boa, mas eu já colocaria um 2,0 pelo menos. agora se for pegar umas trilhas pode colocar um 4cc do opala cuja força em baixas rotaçoes é melhor do que o ap e seu consumo se asemelha.
mas tbm não pode esquecer o que o cj60 disse ai em cima, o melhor é aquele que vc andar e gostar!
minha opiniao é esta, pois gosto muito de andar com o jeep na cidade principalmente nos dias de sol mas não abro mão de uma trilha num fim de semana, por isso acabei por escolher o 4cc do opala. o ap tbm é bom em trilhas mas é preciso acelerar mais!
a respeito da direçao vw ja vi jeep com elas e ficam otimas, mesmo com motores 1,8!
AP eu acho que tem que ser o 2.0
Mas pessoalmente acho que AP não combina com Jeep (pode até ser cisma minha, mas apesar de achar um ótimo motor, pra mim é motor de carro de passeio)
Hoje, entre os grandes eu optaria por um V6 de Ranger, Blaser, Silverado etc... Ou + antigo de opala
Entre os "pequenos" minha 1ª opção seria um 4cil 2.2 da Ranger seguido pelo do opala
victor massinha
04/09/2008, 14:31
Hoje, entre os grandes eu optaria por um V6 de Ranger, Blaser, Silverado etc... Ou + antigo de opala
Entre os "pequenos" minha 1ª opção seria um 4cil 2.2 da Ranger seguido pelo do opala
bem, eu não descordo que estes motores são excelentes sendo que minha vontade um dia é ainda ter um v6:twisted: mas estes são motores de aquisiçao mais cara e manutençao tbm! se for o caso de ter uma grana extra sobrando ja parte pra um destes, mas se nao for o caso vá de 4cc opala ou se preferir ap mesmo que consequentementes são bem mais baratos...
Boa Tarde fábrega!!
Já tive vários jeep, todos com motor original (6cil e 4cil). Recentemente optei pela troca de um 4cil original por um de opala 4cil à álcool, por questões financeiras(a retífica ficaria muito cara). Estou super satisfeito com o desempenho do motor que não deixa nada a desejar aos originais. Espero ter lhe ajudado.
Um abraço!!
Glauco Silva.
Eu uso o falcon 3.6 a álcool,
Nada a reclamar, torque de sobra, boa potência, confiabilidade, e no meu caso com pneus grandes, 5km/l de álcool, ou seja nada do que reclamar!!!!
Abraços sem feder gasolina...
HEBER CJ3B
04/09/2008, 15:36
Amigo O Motor Certo é O Ohc Da Ranger 4cc Gasolina
Motor Pequeno Forte E De Adptaçao Facil Ele Tem 121 Cv 8 Velas 2 Por Cilindro. A Cx Seca Dele é A Original Do Jeep 4cc Q é A Do Maverick No Meu Está Com Um Clarck 4 Mc E Reduzida Original Tmb O Radiador é O Original Tmb ..bom Fica Um Canhao O Jeep . Agora Se Vc For Colocar Um 6cc Ou Um V6 Ja Força Muito Seu Jeep As Engrenagens Ja Nao Vão Durar Muito..
Uma Boa Opçao Tmb é O Opala 4cc Vc Acha Peça Em Qualquer Lugar E Manutançao Barata
victor massinha
04/09/2008, 17:18
Eu uso o falcon 3.6 a álcool,
Nada a reclamar, torque de sobra, boa potência, confiabilidade, e no meu caso com pneus grandes, 5km/l de álcool, ou seja nada do que reclamar!!!!
Abraços sem feder gasolina...
motor tem de sobra e pé pra pisar sem dó tambem:mrgreen: hehe...
este jeepão do tuna ta roncando alto (pelo menos no asfalto) ainda não tive a oporunidade de andar junto com ele nas trilhas mas nao deve se fraco nao!
abraços...:concordo:
Eu uso um AP 2.0 gasolina (por enquanto, provavelmente amanhã ele passe a beber alcool)
Consumo 9km/l na estrada
7,5kml na cidade
no quesito força não tenho do que reclamar, e estou usando um cambio 3 marchas da C10
na estrada falta cambio, mas na cidade é legal empurrar os outros.
até seus 70 ou 80km/h anda como um santana 2.0 mesmo
na trilha se vejo um obstaculo que tenho que passar devagar, nem penso, já coloco reduzida (mais por polpar o conjunto mesmo)
tem vários jeep aqui na região com o 1.8 também
o 1.6 eu nunca vi num jeep
bem, é isso
joão k. chikui
04/09/2008, 18:45
Gosto muito do GM 151 alcool no Willys. Vai bem até com o cambio original.
Meu atual CJ3A está com Clark 260F ,piloto 16 dentes das antigas F1000 :Fica muito bom!
bem, eu não descordo que estes motores são excelentes sendo que minha vontade um dia é ainda ter um v6:twisted: mas estes são motores de aquisiçao mais cara e manutençao tbm! se for o caso de ter uma grana extra sobrando ja parte pra um destes, mas se nao for o caso vá de 4cc opala ou se preferir ap mesmo que consequentementes são bem mais baratos...
Ué ???? eu ja havia respondido isso, mas meu posti sumiu !!!
Vamos de novo :-)
Massinha, veja que tanto no 6 cil quanto no 4 eu coloquei a opção que considero boa e barata, que são os motores de opala, mas as outras opções são + modernas, leves e potentes (e o consumo é o mesmo).
Meu CJ hoje roda com o "original" Willys 3000 (na época divulgado como 140hp) e por enquanto não tenho o que reclamar da força do velhinho... Seu único vício é a bebida, mas não posso maltrata-lo após tantos anos de serviço, então deixo ele beber a vontade (5/6 km/l ;-)).
Porém, pelo que tenho lido, o dia que ele abrir o bico vai sair + barato partir para um motor novo do que a retífica completa (se for o caso).
Meu sonho de consumo é o Ranger V6 210Cv. O problema é que p trocar o motor tem que trocar o cambio, e daí ja aproveita p fazer um SPOA e ja aproveita p pintar e para isso, aquilo... e o que deveria ser uma economia se transforma em uma bola de neve e lá se vai seu cofrinho rsrsrsr
Hoje, acho que a compra mais racional e com melhor custo benefício é o Ranger 2.2 gasolina
é um motor moderno, leve, pequeno e com ótimo torque e potência. E o melhor é que é praticamente plug & Play.
É mais caro que um motor de opala, mas eu acho que vale a pena economizar em badulaques (farol de milha, inclinômetro...) e investir em um motor desses, que bem cuidado pode durar váaaaaarios anos
O único incoveniente é achar um desses :-) hahahahha
Thiago Rodeghel
04/09/2008, 19:18
Bom eu digo que motor bom é... ptz de novo esse tópico...:-P:mrgreen::mrgreen::mrgreen::lol::lol::lol:
[s]de AP
Gustavo de Olliveira
05/09/2008, 07:27
4cc OHC georgia , mas tem que ser bem feitinho...
Ou se possível a versão atualizada que saiu na ranger
Anda muito bem na cidade , na trilha, e dá prá viajar ser ficar louco com o consumo.
No ultimo final de semana viajei +- 600 Km , fez 5.5 / 6 Km / litro de ALCOOL
Passei em tudo na trilha e ainda levei todas as arrancadas nbo "Arrancadão na lama"
E a adapatação é mais fácil pois já é da "familia" dos originais .
Um abraço
HEBER CJ3B
05/09/2008, 09:06
4cc Ohc Georgia , Mas Tem Que Ser Bem Feitinho...
Ou Se Possível A Versão Atualizada Que Saiu Na Ranger
Anda Muito Bem Na Cidade , Na Trilha, E Dá Prá Viajar Ser Ficar Louco Com O Consumo.
No Ultimo Final De Semana Viajei +- 600 Km , Fez 5.5 / 6 Km / Litro De Alcool
Passei Em Tudo Na Trilha E Ainda Levei Todas As Arrancadas Nbo "arrancadão Na Lama"
E A Adapatação é Mais Fácil Pois Já é Da "familia" Dos Originais .
Um Abraço
Gustavoo... Vc Passou P Alcool O Motor Da Ranger??
Como Vc Fez? Ficou Bom ?
HEBER CJ3B
05/09/2008, 09:15
4cc Ohc Georgia , Mas Tem Que Ser Bem Feitinho...
Ou Se Possível A Versão Atualizada Que Saiu Na Ranger
Anda Muito Bem Na Cidade , Na Trilha, E Dá Prá Viajar Ser Ficar Louco Com O Consumo.
No Ultimo Final De Semana Viajei +- 600 Km , Fez 5.5 / 6 Km / Litro De Alcool
Passei Em Tudo Na Trilha E Ainda Levei Todas As Arrancadas Nbo "arrancadão Na Lama"
E A Adapatação é Mais Fácil Pois Já é Da "familia" Dos Originais .
Um Abraço
Eae Gustavo Blz?
Entao Vc Converteu O Motor Da Ranger P Alcool?
Ficou Bom?
O Que Prescisa Fazeer?
victor massinha
05/09/2008, 11:38
Ué ???? eu ja havia respondido isso, mas meu posti sumiu !!!
Vamos de novo :-)
Massinha, veja que tanto no 6 cil quanto no 4 eu coloquei a opção que considero boa e barata, que são os motores de opala, mas as outras opções são + modernas, leves e potentes (e o consumo é o mesmo).
Meu CJ hoje roda com o "original" Willys 3000 (na época divulgado como 140hp) e por enquanto não tenho o que reclamar da força do velhinho... Seu único vício é a bebida, mas não posso maltrata-lo após tantos anos de serviço, então deixo ele beber a vontade (5/6 km/l ;-)).
Porém, pelo que tenho lido, o dia que ele abrir o bico vai sair + barato partir para um motor novo do que a retífica completa (se for o caso).
Meu sonho de consumo é o Ranger V6 210Cv. O problema é que p trocar o motor tem que trocar o cambio, e daí ja aproveita p fazer um SPOA e ja aproveita p pintar e para isso, aquilo... e o que deveria ser uma economia se transforma em uma bola de neve e lá se vai seu cofrinho rsrsrsr
Hoje, acho que a compra mais racional e com melhor custo benefício é o Ranger 2.2 gasolina
é um motor moderno, leve, pequeno e com ótimo torque e potência. E o melhor é que é praticamente plug & Play.
É mais caro que um motor de opala, mas eu acho que vale a pena economizar em badulaques (farol de milha, inclinômetro...) e investir em um motor desses, que bem cuidado pode durar váaaaaarios anos
O único incoveniente é achar um desses :-) hahahahha
sem sombra de duvida reybelo este 4cc da ranger é uma ótima escolha! é economizar em acessorios para colocar um detes é um grande avanço! mas o prblema é aquilo que vc falou, é dificil de achar ao contrario de um 4cc do opala que em qualquer lugar tem! mas eu acho que se eu fosse colocar um motor mais moderno no massinha eu já partiria pra um v6:twisted:! se é pra fazer que se faça direito:mrgreen: o unico problema é $ ( que não esta sobrando) e achar um motor bonitinho com nota pois comprar coisa robada sem nota sem nada eu estou fora:discordo:.
mas é isso ai o esquema é esperar um pouco pra que consiga fazer tudo o que tenho vontade aos poucos pois se for para deixar e fazer tudo de uma só vez... ai fica complicado.
abraços...
Francisco Maciel
05/09/2008, 12:07
Eu pessoalmente não gosto do motor AP, apesar de ter um Santana. O motor AP não combina com jeep, fica bom somente no Santana... e econômia em jeep, é meio dificil.
Meu jeep tem motor GM151, o bom e velho motor de Opala 4cc, que apresenta um bom torque em baixas rotações, ao contrario do motor AP, que mostra seu torque em altas rotações... daí o motor por si só já começa a beber demais.
Não me preocupo com o consumo do meu jeep, mas da vez que resolvi medir o quanto o bicho tava bebendo na cidade, ele tava fazendo 7,46 Km/litro... isso com o velho guerreiro GM151. O Santana tem tração na dianteira e o Opala a tração era na traseira, o que necessitava de um pouquinho mais de potencia e torque pra retirar o carro do momento de inércia... é que nem um trem, se colocar a locomotiva atrás do último vagão, ela precisará de mais potência para empurrar o trem.
Você quer tirar a dúvida, pegue um jeep com motor AP e outro com motor de Opala 4cc e amarre os dois e engate a ré em ambos, daí vamos ver quem arrasta quem. :dance:
Carlão Rover
05/09/2008, 13:06
Baixo custo e bom desempenho: opala 4 cilindros.
Potência, torque, som de motor de verdade: 1.9 tdi VW/Audi.
Abraços
Sandro Abreu
05/09/2008, 13:09
Amigo,eu aconselho a colocar o motor 4cil do opala, por ser um motor de concepção mais antiga,condizente com a viatura,:lol:, sua rotação é mais baixa ,diminuindo o desgaste das peças moveis,não tem correia dentada para quebrar numa trilha,não tem muita eletronica para dar defeito quando vc passar por um rio ou levar no lava jato,qualquer mecanico com um arame e durepoxi arruma:pensativo:,fora o preço,meu primo esta vendendo um opala completo com direção hidraulica po 1200,00 reais.Eu acho que nenhum outro motor consegue melhor relação custo beneficio.
Bom eu digo que motor bom é... ptz de novo esse tópico...:-P:mrgreen::mrgreen::mrgreen::lol::lol::lol:
[s]de AP
porra thiago mas o seu num vale, eh 2.0 injetado bravo + supercharger perai neh??? hauhuahuahauhau
se tacar um supercharger no gm 151 óóóóóóóóóóóó que fica o bixo heim?
victor massinha
05/09/2008, 15:51
motor 151 com supercharger :shock::mrgreen::twisted:
ai caramba... acho que deve ficar bom:roll: hehe!!
Thiago Rodeghel
05/09/2008, 15:53
porra thiago mas o seu num vale, eh 2.0 injetado bravo + supercharger perai neh??? hauhuahuahauhau
se tacar um supercharger no gm 151 óóóóóóóóóóóó que fica o bixo heim?
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Acho q colocar motor de Opala 4c é não querer trocar o câmbio... Economiza nisso.
Depende de como se monta o AP em Jeep... dá pra se comparar com Opala 6c. Motor AP com um bom clark 4m ou 5m...
Qto a supercharger em Opala 4c contra um AP supercharger... acho q o AP ainda leva...
victor massinha
05/09/2008, 16:09
desculpe a ignorancia a respeito do assunto, mas com um supercharger vc não precisaria acelerar um pouco mais para poder usufruir de sua força? pois pelo o que eu saiba quanto mais na "maciota" vc toca o jeep melhor.
jeeponga
05/09/2008, 16:28
No meu cj3A estou com o motor opala (151) a gasolina com um Webber 44, cambio 3 marchas e reduzida original. Ficou um canhão, com resposta rápida e com força.
Thiago Rodeghel
05/09/2008, 17:10
desculpe a ignorancia a respeito do assunto, mas com um supercharger vc não precisaria acelerar um pouco mais para poder usufruir de sua força? pois pelo o que eu saiba quanto mais na "maciota" vc toca o jeep melhor.
http://www.youtube.com/watch?v=3R0ffj40QPA video explicativo como funciona um supercharger... força em baixa acho que corresponde a 80% de cambio e diferencial e reduzida... em minha opnião.
[s]
victor massinha
05/09/2008, 17:35
valeu thiago, mas nao tenho acesso ao youtube aqui no meu serviço:( mas assim que eu chegar em casa eu vejo! espero que esclareça minhas duvidas e parabens pelo jeep, eu o vi na frota e está show de bola!:concordo:
estou usando praticamente o mesmo conjunto mecanico que o jeeponga motor 4 do opala com uma webber 44 (beberrona) mas só que meu cambio é 4 marchas!! ele ta uma delicia de dirigir, super macio e com ronco delicioso!
abraço a todos...
Thiago Rodeghel
05/09/2008, 17:47
valeu thiago, mas nao tenho acesso ao youtube aqui no meu serviço:( mas assim que eu chegar em casa eu vejo! espero que esclareça minhas duvidas e parabens pelo jeep, eu o vi na frota e está show de bola!:concordo:
estou usando praticamente o mesmo conjunto mecanico que o jeeponga motor 4 do opala com uma webber 44 (beberrona) mas só que meu cambio é 4 marchas!! ele ta uma delicia de dirigir, super macio e com ronco delicioso!
abraço a todos...
Valeu Victor... está em fase de montagem final agora...finalmente saiu da garagem... guinchado mas saiu:lol::lol::lol: Eu gosto do AP por ser leve, tem peças originais,paralelas e alta performance a vontade e de todo jeito, e várias formas de se mexer tanto aspirado ou turbo/blower. Além da injeção eletrônica...
Eu ia carburar meu AP, com 2 Weber 45 deitadas, mas aí coloquei injeção mesmo... Eu uso um Clark 5m e diferenciais 8x43... anda bem na estrada, mesmo com pneus 35 a média é de 90 a 100km/h com segurança. Na trilha liga a reduzida e pronto... vai numa boa. E é bom de economia, 6,5km/l na cidade (alcool)...
[s]
hahuahuah
bom o Supercharger faz vc ter mais torque em baixa e desempenho semelhante a do turbo mas sem o chamado TURBO LAG e tb linear coisa que o turbo não é e não consegue ser...
Thiago se vc pensar em sequer colocar um dedo nessa injeção eletronica eu juro que eu vou concluir meu projeto maligno e arrastar vc pelas orelhas daqui até o jalapão.... fueltech é outro nivel num vem falar de carburador naum ahuauhauhauhauh
Sobre o AP as vantagens são as que o thiago descreveu mas sinceramente (6) num sei se pega o torque em baixa igual a um gm 6 caneco não, mede no Dina do marcleo lá na MVS e me diz o KGFM que tá rolando ai e em qual faixa de giro ;-)
Thiago Rodeghel
05/09/2008, 23:04
hahuahuah
Thiago se vc pensar em sequer colocar um dedo nessa injeção eletronica eu juro que eu vou concluir meu projeto maligno e arrastar vc pelas orelhas daqui até o jalapão.... fueltech é outro nivel num vem falar de carburador naum ahuauhauhauhauh
Sobre o AP as vantagens são as que o thiago descreveu mas sinceramente (6) num sei se pega o torque em baixa igual a um gm 6 caneco não, mede no Dina do marcleo lá na MVS e me diz o KGFM que tá rolando ai e em qual faixa de giro ;-)
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
A culpa não é minha... eu nem vou mexer no módulo... só o Marcelo:twisted: (imagina...) Curvas de torque e potencia vão ser culpa dele...:mrgreen: e um pouco do blower... Aliás o que é carburador??? :lol::lol::lol: (BRINCADEIRA TURMA!!!) Eu quero ir nos Andes ainda... vou arrastar vc até lá...8)
Não digo em torque nas rodas, mas na trilha onde um enrosca o outro tbm tanto AP qto GM (considerando CJs identicos exceto o motor) Qto a giro alto, duvido q alguém aqui nunca encheu o pé, pra passar em um atoleiro... qtos olharam o conta giros nessa hora???:wink::lol::lol::lol:
Francisco Maciel
06/09/2008, 00:46
A grosso modo o Supercharge, seria um Blower miniatura, já que ambos tem como uma de suas funções principais, aumentar o torque do motor em baixas rotações. Com um bom Blower até um motor APerreio 1.0 empurraria um Jeep. Coloque um Blower em um quatro cilindros de verdade, como o motor GM151 e veja o que é torque, potência e adrenalina.
Afinal de contas é um motor que permite muitas receitas (vejam este link: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm ) além de ter uma câmara de combustão com um bom diâmetro, coisa que o AP não tem... Bla, bla, bla... comparar AP com GM151 e chover no molhado... 1000 X 00 pro GM151. :palmas::palmas::palmas::palmas::dance::dance::dan ce::dance:
Francisco Maciel
06/09/2008, 00:54
Ah... esqueci de comentar... se colocar um motor de Opala 6cc aí não tem pra ninguém. Se não gosta de carburador usa o da Silverado, que é o mesmo motor de Opala, só que com injeção eletrônia... Que ouvir um ronco de verdade, usa GM.
olha eu num diria que o AP não é bom, pelo contrario, mas pra EU ter um ap soh igual do thiago, menos que isso não huahuahua e olha que a grana que vai pra monta rum desses senta e chora viu...
Pow Thiagão nos Andes seria legal mesmo, o marcelo eh um safado ele deve ter algum spyware naquele pc dele para roubar nos numeros do Dina huahuahuahua
Agora sobre injeção... jah disse ateh o motor mais velho do mundo dá pra injeta rdepende de quanto quer gastar, o GM 151 dá pra injetar e fácil, o Opala 6 caneco então eu tneho um corpo de borboletas pra ele que fica muito bom num coletor especifico rpa injeção...
facil facil, o probelma eh que sai uma graninha considerável!
Thiago Rodeghel
06/09/2008, 09:13
Rubens
Capaz de eu chegar lá e o Marcelo ter roubado meu cabeçote para colocar no Gol dele:lol::lol::lol:... Mesmo um AP em Jeep, do meu amigo q dirigi, 2.0 carburado ficou muito bom... O Dino é aqui perto de casa:lol:;-) vai ser segredo os dados atingidos no dino...:lol::lol::lol:
A verdade é q motor bom é aquele barato, manutenção barata, q a gente pode bancar...:concordo: Eu pessoalmente já prefiro um motor mais moderno que o GM de Opala. Poderia ser um GM 2.0 de Vectra...
Isso é verdade dá pra colocar injeção em qq motor, depende de qto quer gastar... eu acho mais fácil já pegar um injetado, mas montar um a partir do zero... deve ficar muito bom tbm!!! Só leva um pouco mais de tempo e $$$
[s]
Thiago Rodeghel
06/09/2008, 09:21
A grosso modo o Supercharge, seria um Blower miniatura, já que ambos tem como uma de suas funções principais, aumentar o torque do motor em baixas rotações. Com um bom Blower até um motor APerreio 1.0 empurraria um Jeep. Coloque um Blower em um quatro cilindros de verdade, como o motor GM151 e veja o que é torque, potência e adrenalina.
Afinal de contas é um motor que permite muitas receitas (vejam este link: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm ) além de ter uma câmara de combustão com um bom diâmetro, coisa que o AP não tem... Bla, bla, bla... comparar AP com GM151 e chover no molhado... 1000 X 00 pro GM151. :palmas::palmas::palmas::palmas::dance::dance::dan ce::dance:
A grosso modo o Supercharge, seria um Blower miniatura ????
Expecificamente falando, SuperchargeR e Blower são a mesma coisa. Diferem em modelos e capacidade volumétrica
APerreio 1.0 ????
Não existe motor AP 1.0, motores VW 1.0 são chamados AT (excluindo os CHT Ford) e nenhum deles saiu com blower, apenas turbina.
comparar AP com GM151 e chover no molhado ?????
Vc está fazendo o q então:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[s]
Francisco Maciel
06/09/2008, 10:07
A grosso modo o Supercharge, seria um Blower miniatura ????
Expecificamente falando, SuperchargeR e Blower são a mesma coisa. Diferem em modelos e capacidade volumétrica
APerreio 1.0 ????
Não existe motor AP 1.0, motores VW 1.0 são chamados AT (excluindo os CHT Ford) e nenhum deles saiu com blower, apenas turbina.
comparar AP com GM151 e chover no molhado ?????
Vc está fazendo o q então:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[s]
Você já viu um Blower de verdade? Já viu o tamanho que é? Pois é, comparado ao seu SuperchargeR, ele fica parecido com o que? :palmas: E pelo que me lembro, eu não disse que os motores 1.0 saiam com Blower :pensativo:, apenas sugeri que se colocar um motor 1.0 com Blower, o mesmo é capaz de empurrar um jeep.
Amigo, eu estou apenas colocando lenha na fogueira, pois quero ouvir mais comentários, mais opiniões sobre motorização em jeep, já que por exemplo ninguém falou aqui dos bons motores a Diesel, como MWM Sprint ou o Maxion, ambos com potência e torque pra dar e vender. Mas já vi que se eu disser também, que motor a diesel é melhor que motor a gasolina, posso ser apedrejado pelos "experts" do fórum.
Venhamos e convenhamos o fórum é um espaço democrático, e todos temos o livre arbítrio para expressar nossas opiniões, desde que não haja ofensas aos membros, e pelo que li em todas as respostas anteriores, inclusive as minhas... ninguém ofendeu ninguém. O problema é que sempre vai haver pessoas que acham que sabem mais que os outros e acabam levando tudo para o lado pessoal.
A propósito, se eu for parar para corrigir os erros de ortografia dos outros, eu vou começar pelos seus, sr. Thiago, pois eSpecificamente se escreve com S e não com X.
Thiago Rodeghel
06/09/2008, 11:31
Você já viu um Blower de verdade? Já viu o tamanho que é? Pois é, comparado ao seu SuperchargeR, ele fica parecido com o que? :palmas: E pelo que me lembro, eu não disse que os motores 1.0 saiam com Blower :pensativo:, apenas sugeri que se colocar um motor 1.0 com Blower, o mesmo é capaz de empurrar um jeep.
:lol::lol::lol:
hehehe depois eu q levei pro lado pessoal... Sr. Franciso, eu respeito pq vc é muito mais velho que eu. Vc supôs q corri o sr., não corri sua ortografia infelizmente devo ter sem querer teclado errado... (já que não sou professor pra fazer isso), mas é dificil explicar...
Mas sim, corrijo o sr. em quesito supercharger e blower, o sr sabe pq o tamanho de um Supercharger de um motor GMC/Detroit e de um modelo Eaton... se não fique sabendo que a tecnologia já chegou, justamente para reduzir o tamanho fisico, e aumentar a capacidade volumétrica... Estamos falando de um compressor tipo Roots... é igual comparar um PC de 20 anos atrás com um notebook atualmente;-)
Bom segue uma aulinha disso... Supercharger e blower são a mesma coisa!!!
http://www.youtube.com/watch?v=PPQ63LXiAQw
T+
Thiago Rodeghel
06/09/2008, 11:52
Nem falo mais nada, o VW AP tabela de dados, estamos comparando um motor 2.0 contra um 2.5:lol::lol::lol:(corrijam me se estiver errado)
VW
Potência máxima 110 cv
Rotação de potência máxima 5.200 rpm
Velocidade máxima 186 km/h
Rotação à velocidade máxima 5.200 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,6 s
Torque máximo 17,3 m.kgf
Rotação de torque máximo 3.400 rpm
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,54 g
Eficiência volumétrica na rotação de potência máxima 77,8 %
Eficiência volumétrica na rotação de torque máximo 88,9 %
GM
Potência máxima 84 cv
Rotação de potência máxima 4800 rpm
Velocidade máxima 125 km/h
Rotação à velocidade máxima 4470 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 28,0 s
Torque máximo 16,9 mkgf
Rotação de torque máximo 2600 rpm
Aumento recomendado na injeção de combustível - - - 66,7 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,22 g
[s] é só escolher
fala francisco pelo que li ele num quis dizer no TOM que vc entendeu mesmo que porque estava pelo msn com o thiago na hora e te garanto que num foi esse...
vamos lá
Existem varios tipos de BLOWER ou SUPERCHARGERS que no final são a mesma coisa e diferem na forma com que COMPRIMEM o ar para dentro do motor.
Todos são COMPRESSORES VOLUMÉTRICOS e todos tem seu coeficinete adiabático que é a capacidade de comprimir a quantidade X de ar sem esquentar tanto ele o que diminui essa capacidade (para entender melhor http://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_expansão_adiabática)
Os compressores podem ser do tipo ROOTS (aqueles que vc ve no filme do MadMax e mais usados em motores V8 chamados de DETROIT e atualmente mais evoluidos como os EATON M-45 e os fiesta supercharger que seria uma derivação do ROOTS original) que possuem duas espécies de engrenagens que nunca se tocam e as duas em giro fazem a compressão do ar, tem do tipo LISHOLM que consiste numa "rosca sem-fim" em formato de parafuso onde comprime o ar por esse método e é mais conhecido pelos da Mercedes também fabricados pela EATON, e pode ser do tipo CENTRÍFUGO que consiste em comprimir o ar através de uma "IMPELLER" ou rotor com pás dentro de uma cápsula em formato de caracol lembrando uma turbina, fabricados pela PAXTON, VORTECH, POWERDYNE etc.
Lembrando que a febre nos EUA hj em dia são os compressores CENTRÍFUGOS pelo coeficiente diabático, fácil instalação, rouba pouco espaço dentro do cofre do motor e é muito usado por nada menos que CARROL SHELBY que prepara seus mustangs SHELBY com superchargers e seus shelby-cobra tb, lembrando que isso é a tendência mesmo em motores muito novos, digitem PAXTON SUPERCHARGER no youtube e vejam os bolidos de 1970 a 2009 que usam o bixo ;-)
TODOS eles roubam ceca de 5cv do motor para funcionar mas entrega uma quantidade muitissimo maior de cavalaria. Todos tem sua coeficiência adiabática, que depende de qual esquenta mais ou menos o ar para comprimir e o que esquentar menos o ar tem sua eficiência maior obviamente.
As diferenças de instalação em relação um ao outro difere apenas no CENTRÍFUGO que se assemelha a uma turbina comum, necessitando de mufla de pressurização, valvula de alivio e retorno de óleo para o cárter devido sua posição pressurizando ar antes do corpo de borboletas. já seus irmãos de mesma idade, fazem o mesmo de forma diferente, instalados APÓS o corpo de borboletas e fazendo uso de flanges de adaptação, pressurizam ar, pós corpo de borboletas e não necessitam de valvulas bypass, alivio ou mufla de pressurização, os mesmos possuem óleo e lubrificação própria também.
Os 3 modelos são praticamente livres de manutenção, pois todos obedecem o giro estipulado pelo virabrequim do veiculo e girando sempre limitado aos regimes do motor, respeitando relação de polias e FREIANDO o memso junto ao motor também, o que difere do turbo drasticamente nesse ponto e o porque uma turbina tme sua vida útil comprometida mais rapidamente que um supercharger.
Somente lembrando, os blowers (superchargers) etc são projetos de +/- 1920, primeiramente aplicados em aviões para manter a pressão certa dentro dos motores devido a altura que os aviões voam e pela pressão atmosférica...
Instalar um blower, supercharger ou algo parecido em seu motor possibilita que vc suba uma montanha muito alta onde o ar mais rarefeito não vai influenciar tanto seu motor quanto se ele fosse apenas aspirado normalmente e terá menos problemas com perda de desempenho.
Qualquer motor é passível de ter um supercharger, basta que seja respeitado alguns limites e feito a instalação correta.
abraços e espero que tenha explicaod de forma simples algo que não é tão simples assim. ;-)
Thiago Rodeghel
06/09/2008, 12:05
fala francisco pelo que li ele num quis dizer no TOM que vc entendeu mesmo que porque estava pelo msn com o thiago na hora e te garanto que num foi esse...
abraços e espero que tenha explicaod de forma simples algo que não é tão simples assim. ;-)
X2:lol::lol::lol:
Aliás depois dessa explicação, o q é carburador???:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[s]
Thiagão, mas ai entre AP e GM (ou mesmo o OHC que eu estou usando) vale a regra do motor " subquadrado" que é a relação de diâmetro de cilindros com o curso deles.
Tirado do bestcars:
" Dependendo da relação entre o diâmetro e o curso dos pistões, o motor é chamado de superquadrado, quadrado ou subquadrado. Na prática, os subquadrados dão mais torque e potência em giros baixos, mas ficam mais "ásperos" em giros altos, enquanto que os superquadrados funcionam mais "macios" em alta, mas dão menos desempenho em baixa."
....
Ou seja o AP é SUPERQUADRADO enquanto o GM-151 e o OHC pertencem mais aos "SUBQUADRADOS" logo o AP precisa de mais giro para desenvolver mais potência (no seu caso Thiago, devido a sobre-alimentação que ocorre desde a marcha lenta ganha-se respostas mais rapidas aproximando mais o AP dos SUBQUADRADOS.
Por isso, o AP em jeeps (AP original) não é visto muito de bons olhos por muitos, devido a ser um motor mais de alta e tente a "limpar" nas faixas mais altas de giro por natureza, já o GM-151 é ótimo em baixa rotação, dependendo da adptação pode ser mais econômico que o AP e com mais TORQUE.
Logo não é bem achismo ou gosto pessoal, os motores tem concepções muito diferentes e foram fabricados para realidades diferentes e necessidades, torno a completar... o AP sobre-alimentado com a opção de blower e supercharger, torna-se mais próximo aos subquadrados o que satisfaz mais a necessidade de um Fora de Estrada
O papo é bem interessante e DEVE ser bem desenvolvido o problema que o AP tem uma legião de fãs (eu mesmo) que nem sempre veem todos os lados da moeda (que não é o caso do Thiago por conhecer ele tb)
ai vai sobre sub e super quadrados
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/curso.htm
Ufa....
dedos doendo
X2:lol::lol::lol:
Aliás depois dessa explicação, o q é carburador???:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[s]
huahuahuaahuuh
carburador, que eu me lembre...
ahhmmm eu vou rebater a pergunta...
O QUE É SPOA?
ops...
Thiago Rodeghel
06/09/2008, 12:28
Thiagão, mas ai entre AP e GM (ou mesmo o OHC que eu estou usando) vale a regra do motor " subquadrado" que é a relação de diâmetro de cilindros com o curso deles.
Tirado do bestcars:
" Dependendo da relação entre o diâmetro e o curso dos pistões, o motor é chamado de superquadrado, quadrado ou subquadrado. Na prática, os subquadrados dão mais torque e potência em giros baixos, mas ficam mais "ásperos" em giros altos, enquanto que os superquadrados funcionam mais "macios" em alta, mas dão menos desempenho em baixa."
....
Ou seja o AP é SUPERQUADRADO enquanto o GM-151 e o OHC pertencem mais aos "SUBQUADRADOS" logo o AP precisa de mais giro para desenvolver mais potência (no seu caso Thiago, devido a sobre-alimentação que ocorre desde a marcha lenta ganha-se respostas mais rapidas aproximando mais o AP dos SUBQUADRADOS.
Por isso, o AP em jeeps (AP original) não é visto muito de bons olhos por muitos, devido a ser um motor mais de alta e tente a "limpar" nas faixas mais altas de giro por natureza, já o GM-151 é ótimo em baixa rotação, dependendo da adptação pode ser mais econômico que o AP e com mais TORQUE.
Logo não é bem achismo ou gosto pessoal, os motores tem concepções muito diferentes e foram fabricados para realidades diferentes e necessidades, torno a completar... o AP sobre-alimentado com a opção de blower e supercharger, torna-se mais próximo aos subquadrados o que satisfaz mais a necessidade de um Fora de Estrada
AH eu vou colocar logo um V8:lol::lol: se tivesse manutenção barata... e grana pra alimentar ele.
Eu vejo o AP errado, tipo se usar um cambio original do Jeep 3m... Justamente pela faixa de torque, coisa que tinha mencionado antes q no Opala já não acontece isso. Mas com um cambio melhor escalonado... Eu só vejo maiores vantagens do AP, mesmo aparecendo com um giro um pouco maior a potencia e torque... o beneficio acho melhor (tem mais potencia e torque) . Só que o custo é maior, já que o motor de Opala é mais barato de comprar e adaptar.
O OHC em um Jeep q vi, achei muito bom... não dirigi, mas 2 Cjs de amigos meus, achei um motor muito bom, inclusive um deles com pneus 33.
[s]
o OHC é uma coisa a parte ele junta o quase melhor dos dois mundos...
tem a concepção do estilo e época dos motores GM-151 (torque em baixa etc) mas tem fluxo cruzado de cabeçote e algumas coisas muito boas (outras bem ruins).
Único defeito, talvez o defeito FATAL do OHC é custo de manutenção, motor caro mesmo e não tem conversa... infelizmente.
o OHC se bem preparado e bem explorado (corrigido seus defeitos como deve ser, pois originalmente ele chupa terra pra dentro dele) vc tem um motor muito forte, durável e com bom torque em baixo.... sobre-alimentado então :twisted::twisted::twisted::twisted:
aguardem ;-)
Francisco Maciel
06/09/2008, 20:43
Agora sim a discussão do assunto esta num nível mais técnico, o que pode elucidar, para nosso amigo que gerou o tópico, todas as dúvidas entre Motor GM, AP ou qualquer outro que ele vier a escolher.
Podem ter certeza de que não guardo raiva, mágoa ou qualquer outro sentimento menor, por qualquer um de vocês aqui no fórum, pelo contrário, eu tenho um grande respeito, afinal todos nós temos lama nas veias e compartilhamos de uma mesma paixão, independente de idade, raça ou credo.
O que eu espero deste e de outros fóruns é que quando alguém surgir como uma dúvida, igual a essa que nosso amigo teve, independente de já ter sido discutido ou não em outros tópicos. Que nós possamos esclarecer embasados em dados concretos, além da nossa experiência do dia-a-dia, pois apenas dizer que o melhor é o GM ou AP, pelo simples fato de ser GM ou AP não esclarece em nada, apenas desvirtua o tópico e gera mais dúvidas. De certo modo quis que a discussão chegasse onde chegou e espero agora mantermos essa linha.
Peço desculpas a quem quer tenha se sentindo ofendido com alguma coisa que escrevi até então e agradeço a todos que tentaram da melhor forma esclarecer as dúvidas do nosso amigo fábrega.
Boa noite a todos e tenham um bom final de semana.
Thiago Rodeghel
06/09/2008, 23:39
Agora sim a discussão do assunto esta num nível mais técnico, o que pode elucidar, para nosso amigo que gerou o tópico, todas as dúvidas entre Motor GM, AP ou qualquer outro que ele vier a escolher.
Podem ter certeza de que não guardo raiva, mágoa ou qualquer outro sentimento menor, por qualquer um de vocês aqui no fórum, pelo contrário, eu tenho um grande respeito, afinal todos nós temos lama nas veias e compartilhamos de uma mesma paixão, independente de idade, raça ou credo.
O que eu espero deste e de outros fóruns é que quando alguém surgir como uma dúvida, igual a essa que nosso amigo teve, independente de já ter sido discutido ou não em outros tópicos. Que nós possamos esclarecer embasados em dados concretos, além da nossa experiência do dia-a-dia, pois apenas dizer que o melhor é o GM ou AP, pelo simples fato de ser GM ou AP não esclarece em nada, apenas desvirtua o tópico e gera mais dúvidas. De certo modo quis que a discussão chegasse onde chegou e espero agora mantermos essa linha.
Peço desculpas a quem quer tenha se sentindo ofendido com alguma coisa que escrevi até então e agradeço a todos que tentaram da melhor forma esclarecer as dúvidas do nosso amigo fábrega.
Boa noite a todos e tenham um bom final de semana.
Mas naum dá nada...
[s]
o que é bom saber sempre quando for adaptar qualquer motor no jeep são os basicos em veiculos utilitarios...
1- motor DEVE aguentar trabalho arduo e sujo
2- motor DEVE ter torque em baixa, o maximo possível, é uma necessidade basica do jeep pela questão de economia e força
3- motor tem de ser dimensionado corretamente para seu cambio (de preferencia umvcambio robusto de picapes a;gp dp tipo que aguente bem cargas de peso e etc
4- pense sempre que a adaptação requer mudança estrutural de chassis, reforços (se o motor tiver muito mais torque ou potencia do que o anterior) e muda-se motor, mude cambio, mude cardans, veja relação coroa e pinhÀo, veja FREIOS, veja SUSPENSÃO e veja CAIXA DE DIREÇÃO
O que precisamos é para de "desvincular" o motor do resto do conjunto para barrar as quebras desnecessárias, adaptações mal-feitas e sem critério.
De nada adianta ter um motor de opala 6cc 4.4 turbo mexido se vc não tem cambio, cardan ou eixo pra transmitir essa potencia toda pro solo ou se que "limpar" o motor (ou seja ter a faixa de giro ideal) acima de 4 mil giros... isso só vai te causar problemas.
Historia rapida do forum!
Depois que achar os topicos vou citar melhor, o caso do robertojp que um dia apareceu no forum dizendo que queria um cambio clark 5 marchas se aguentava um motor AP turbo feito pela paula faria, todo preparado, com 500cv etc... O pessoal criticou e avisou, nÀoa diantar ter um motor desses, é muito motor, muita potencia, pouca estrutura e o motor só "limpava" aos seus 4 mil giros...
Ppis bem ele sumiu... meses depois temos um topico dele vendendo tudo do jeep escrito VOU VENDER MEU WILLYS E MATA-LO ANTES DE ELE ME MATAR ou seja... falei com ele por telefone inclusive, o memso correndo a cidade capotou por cima de um celta e bateu numa arvore, fraturou a tibia e ficará 8 meses sem andar...
Fatalidade? talvez, Inconsequência e motorização errada?? COM CERTEZA... O rapaz com um motor desses que tem de subir giro pra poder andar bem e sem pipocos e carregar o carro sempre subia os giros pra 4 mil ou mais, nessa não há ser humano que goste de carros que nÀo se empolgue e acelera mesmo. Dai temos o fatos de que o jeep NUNCA vai ser uma carro com estabilidade de umc arro de passeio e ABSOLUTAMENTE não há o que mantenha os dotes off-roads dele e o deixe com tanta estabilidade no ON-ROAD assim... Logo foi falta de visão do proprietário que por amis que dimensionou com 2 amortecedores por roda, suspensão bem feita e tudo do melhor, esqueceu o básico de motor SUPERDIMENSIONADO e um motor superquadrado para a aplicação completamente errada... quase lhe custou a vida...
Então por favor... ao invés de sair adaptando motor de honda civic, turbina de mitsubishi 3000GT suspensão com braços do skyline e cambio de BMW, PARE, pense... veja o que espera do carro, limite sua velocidade aos 130 a 140km/h, preze pela segurança e pelo projeto como um todo, isso explica porque o motor AP nem sempre é a melhor pedida se usado turbina e nÀo um suprcharger e porque d emotores com torque em baixa e até memso os MWM diesel...
abraços
Thiago Rodeghel
07/09/2008, 14:31
Ah sim, estamos falando de adaptar motores para suprir as necessidades...
No caso do Rubens e eu, são CJ com superchargers, são CJs totalmente refeitos, suspensão, cambio, freios, direção, etc... mas nada exagerado. Tudo devidamente dimensionado, e com muita pesquisa... alguns feitos por profissionais.
Por exemplo: direção hidraulica de S10, terminais de direção de F1000, cardans Dana, eixos dianteiros com freios a disco 4 pinças, eixo traseiro com freio a disco e kit flutuante, pedaleira suspensa, cambio clark 5m, painel de instrumentos reformulado, injeção eletronica programável, feixes de mola do CJ7, etc...
Não adianta pegar um motorzão e achar q é pra dar pau em carro turbo pelas ruas... O limite de um CJ, é 90 a 100km/h pelo menos no meu caso...
[s]
victor massinha
08/09/2008, 10:32
ok galera, mas que tal a gente falar agora de outros motores sem ser os de opala ou AP?
eu deixei o assunto rolar pois achei muito interessante a discussão pois são com estes dados técnicos que aprendo mais, e quem criou o tópico tambem:lol:.
mas como todos sabem não são só estes tipos de motores que equipam um 4x4, acho que o principal motivo do forum é discutir idéias para ajudar uns aos outros mostrando diferentes pontos de vista mas sempre respeitando uns aos outros.
então vamos lá;
acho que quando foi perguntado qual motor é o melhor, não se resumia somente a qualidade e sim tbm a custo beneficio.
meu ponto de vista em qualidade para trilha seria;
* 2.8 mwm, torque em baixas rotaçoes excelente, ótimo em travessias "aquaticas":mrgreen: e força de sobra pra tocar qualquer jeep, porem é pesado, custa caro, e tem que se gastar um dinheião para adapta-lo.
*V-8, (pra mim o que mais gosto) força sobrenatural, otimo torque em baixas rotações, ronco maravilhoso:dance:, porem tbm é pesado, um pouco carinho, e tem um problema, os motores V-8 nacionais tem problema na falta de alimentaçao de oleo do motor quando ele fica em posiçoes muito inclinadas, diferentes dos small blocks americanos.
*V-6 ranger, blazer, silverado etc.. baita de um motor mas como dito antes caro e dificil de achar.
* AP, nem preciso falar nada, é so ler tudo o que ja foi discutido anteriormente. (eu que defendo os motores opala fiquei com inveja do motor do thiago, ignorancia pura:twisted::mrgreen:)
* opala 4cc e 6cc idem ao de cima, é so ler o que já foi dito antes.
* motor ohc, excelente motor mesmo sendo sua concepçao mais antiga, e proporciona ótimo desempenho com algumas alteraçoes.
quem conhecer mais motores ai bom para trilha...
bem acho que já falei demais, se esqueci de alguma coisa ou se falei besteira me corrijam!:roll:
abraços a todos.
resalva para motores diesel, o detran de sampa não registra mais jeeps para diesel por causa da distancia de entre eixos, ou seja mwm turbodiesel em cj... sem chances no documento não dá...
olha motores aconselhaveis esses do massinha vale a pena conferir, tem tb os maxxion e perkins mas diesel e ao menos em sampa jah era a possibilidade...
partindo para os novos adaptaveis... o motor do vectra seria interessante... ou um de PAJERO V6.... me lembro de uma rural ter esse motor dentro dea era uma verde metalico escuro...
Sobre o OHC 2.3 original (que a ford atualizou e colocou nas rangers 4cc 2.3) esses eu sei bastante por ter um ;-)
O negócio é o seguinte, é caro mas se vc puder importar pecas da www.esslingerracing.com vc cria um monstro de motor, esse motor saiu nos eua no FORD PINTO (parecido com o maverick) e tb em alguns mustangs, originalmente turbinados, logo ele tem uma aceitação ótima a sobre-alimentação, seja turbina ou blower/supercharger...
o OHC é possivel injetar ele (tem gente que altera a injeção do santana e coloca, mas eu acho cagada fica gastão) sugiro gastar quase o mesmo e por uma fueltech ou pandoo (injeção programavel) o meu está com injeçnao pandoo, coletor trabalhado, 4 bicos, flauta especifica, corpo de borboletas duplo do GTI 96, mufla, supercharger, distribuidor com Hal, map, tps e algumas correções no sistema de vacuo dele para evitar alguns contratempos, tem os dutos de cabeçote e fluxo cruzado polidos tb...
cavalaria ainda não aferida ;-)
*V-8, (pra mim o que mais gosto) força sobrenatural, otimo torque em baixas rotações, ronco maravilhoso:dance:, porem tbm é pesado, um pouco carinho, e tem um problema, os motores V-8 nacionais tem problema na falta de alimentaçao de oleo do motor quando ele fica em posiçoes muito inclinadas, diferentes dos small blocks americanos.
Resalva...
sim ele tem problema de alimentação quando CARBURADO, eu aqui consigo injetar ele com injeção da pandoo programável e não tem mais esses defeitos ;-) coletor especifico tb, é verdade que é um pouco caro, mas compensa... é uma usina injetado fica lindo!
Sandro Abreu
09/09/2008, 12:33
Depois de tanta informação,estamos curiosos para saber quem é o vencedor,ap,ohc,gm,diesel,...qual motor vc escolheu .
Flávio Cadore
09/09/2008, 13:02
A Ranger saiu com um motor a gasolina, injetado e com duas velas por cilindro ( deve ser este 2.2 que o amigo falou) que serve certinho na caixa do JEEP, não precisa de flange, o bloco é o mesmo do antigo Maverick...só que...injetado, duas velas por cilindro e modernizado.
isso mesmo Flavio o motor 2.3 da ranger eh o memso mas com caberçote diferente
alexvale2001
09/09/2008, 14:28
...
....
Ou seja o AP é SUPERQUADRADO enquanto o GM-151 e o OHC pertencem mais aos "SUBQUADRADOS" logo o AP precisa de mais giro para desenvolver mais potência...
ADO! ADO! ADO! Cada um no seu QUADRADO!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk Num aguentei!:mrgreen::mrgreen:
Mas voltando ao assunto! Parabens a galera que tá discutindo isto tudo aqui! Estou pra trocar o motor do Xico e está sendo de grande valia p/ o leigo aqui!
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Estou lendo e relendo e... lógico, depois posto as minhas dúvidas!
ADO! ADO! ADO! Cada um no seu QUADRADO!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk Num aguentei!:mrgreen::mrgreen:
Mas voltando ao assunto! Parabens a galera que tá discutindo isto tudo aqui! Estou pra trocar o motor do Xico e está sendo de grande valia p/ o leigo aqui!
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Estou lendo e relendo e... lógico, depois posto as minhas dúvidas!
UHAHUAHUAHUAHUAHUAHU
cara que nojo funk não ahuahuahua
mas enfim tipo tb postei o que sei não sou dono da verdade, apenas passei pelo mesmo problema... qual motor usar de que forma fazer e fui pesquisar pra saber pr aonde iria depois de traçar minha reta estou indo planejado pra o que quero
alexvale2001
09/09/2008, 14:48
UHAHUAHUAHUAHUAHUAHU
cara que nojo funk não ahuahuahua
mas enfim tipo tb postei o que sei não sou dono da verdade, apenas passei pelo mesmo problema... qual motor usar de que forma fazer e fui pesquisar pra saber pr aonde iria depois de traçar minha reta estou indo planejado pra o que quero
Tb ODEIO funk!:evil::evil:
Aqui em BH isso toca tanto que já tá virando lavagem cerebral!!! Credo!!!
Tb tô tentando tracar minha reta!!
Adriano M
09/09/2008, 15:51
Fora o funk , mas voltando ,tenho um willys 51 com motor continental ,"acho",cam bio 3 marchas , estou andando com ele numa boa, só que esta parecendo que eu estou passando veneno da dengue, fuma muito,tenho um motor quatrocc do maveco,aquele azul, parado faz um tempinho. Vamos as perguntas: 1 faço a retifica do continentalou troco? Onde acho as peças p/ a retifica? 2 Se trocar pelo outo posso continuar com o cambio de 3 marchas? Ando pra caramba com o jeep quase todosos dias.
victor massinha
09/09/2008, 15:54
Resalva...
sim ele tem problema de alimentação quando CARBURADO, eu aqui consigo injetar ele com injeção da pandoo programável e não tem mais esses defeitos ;-) coletor especifico tb, é verdade que é um pouco caro, mas compensa... é uma usina injetado fica lindo!
legal:concordo:
ainda não tive a oportunidade de ver motor ford 305 ou outro v8 originalmente carburado com este tipo de sistema!! deve ficar show, pois motor V-8 não existe igual!! mas ainda assim ele pena um pouco no peso, mas compensa na força sem igual! agora seria ideal se tivessemos motores iguais aos americanos os 302 small block (bloco pequeno) da GM que tem metade do peso de um big block(bloco grande) estes consequentementes equipam praticamente toda a frota 4x4 dos eua e canada!! já pensou que legal ter um motor mopar bloco de aluminio v-8 no jeep!?:twisted: acho que colocava um escape dimensionado sem silencioso somente para escutar o ronco....:dance:
abraços a todos....
obs: acho que se eu fosse trocar meu motor hoje para MIM o que esta compensando mais hoje é um v-6 da ranger!msmo sendo apaixonado por um v-8.
victor massinha
09/09/2008, 16:07
Fora o funk , mas voltando ,tenho um willys 51 com motor continental ,"acho",cam bio 3 marchas , estou andando com ele numa boa, só que esta parecendo que eu estou passando veneno da dengue, fuma muito,tenho um motor quatrocc do maveco,aquele azul, parado faz um tempinho. Vamos as perguntas: 1 faço a retifica do continentalou troco? Onde acho as peças p/ a retifica? 2 Se trocar pelo outo posso continuar com o cambio de 3 marchas? Ando pra caramba com o jeep quase todosos dias.
ola adriano;
o motor do maverick é uma concepçao um pouco mais moderna que o continental, lhe proporcionndo maiores beneficios que o seu atual, não sei o estado do motor do maveco e sua disponibilidade de $$ mas acho que compensaria trocar pelo do maverick ou até mesmo sair a procura de um novo em bom estado pois as vezes so no que gastara na retifica (se o motor tbm estiver ruim) + a modificaçao fica caro! sei lá da uma perguntada para um mecanico de confiança para te dizer o estado do motor se vale a pena, pois o cambio vc pode usar o mesmo não sendo necessário a troca, e o motor do maverick é melhor que o continental.
bem já que vc usa o jeep bastante na cidade pq não poem um AP? ou um opala 4cc? isso tbm são ideias.opçoes citadas no topico é que nao faltam. ahhh ja coloca um V-8 logo:twisted::mrgreen::lol:!!!
abraços e boa sorte...
Adriano M
09/09/2008, 16:36
Blz Victor,
Vou partir p/ essasolução mesmo,eu gostaria dedeixar ele bem original mas é dificil,eu ando bem com ele ,vou mudar,obrigadosó precisava de um "impurãosinho" até mais.
Fala Adriano blz??
Bom vamos lá o motor do maveco está bom?? precisa fazer algo? sem duvida alguma é bem melhor que o continental mas é aquele problema de peças mais caras, tem bastante peça dele aqui: www.maveco.com.br a preços justos.
Na minha opinião colocava sem duvidas o continental pra fazer vai sair tão caro quanto coloca ro OHC de maverick que vc tem ai se estiver bom a flange pro cambio dele eh barata (ateh eu tenho sobrando aqui) e manda bala, se vier um cambio 4 marchas então melhor ainda
victor massinha
10/09/2008, 09:26
já que vc anda muito coloca um motor de lambreta:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
victor massinha
10/09/2008, 09:26
brincadeiras a parte acho que vc vai se dar bem com o motor do maverick!
boa sorte...
Adriano M
10/09/2008, 10:51
Rubensx,
Tenho um canbio 4 marchas(com o eixo entalhdo cumprido), mas esta com o "carretão" da segunda faltando uns 2 dentes,ele estava no maveco. Eutenho o con junto motor caixa e canbio, só que o maveco quando chegou, chegou puxado ,creio que o motor não deva estar muito bom, vou checar antes depois eu coloco umas fotos.
adriano, nesse caso quer um conselho de irmào???
pega esses dois motores vende como sucata ou pra retifica e compra um motor de opala 4cc a aclool vc vai sair muito mais feliz e de quebra ganha potencia e manutenção barata
compra um motor de opala 4cc a aclool vc vai sair muito mais feliz e de quebra ganha potencia e manutenção barata
Também concordo. :concordo:
victor massinha
10/09/2008, 14:41
mais um para concordar!!!
pelo visto motor de opala tá ganhando
se até o Folgado concordou eu nem pensava mais 2x...
não vale a pena reformar tudo vai dar um trabalho enorme e no final o motor do maveco 4cc sem ser sobrealimentado não tme desempenho melhor do que o GM 151
OHC - 2.3 - manutenção cara
GM 1451 - 2.5 - manutenção barata
ficou facil neh?
boa sorte, abraços
Adriano M
10/09/2008, 17:07
Sera feito,concordo com vcs , depois entro em contato para falar dos resultados, obrigado pela ajuda foi de muita valia, até.:mrgreen:
Miúdogeo
17/09/2008, 13:06
to colocando um falcon 3.6 no meu CJ5... será q a caixa de 4m original aguenta....
o resto eu sei que guenta...
megadeth
23/09/2008, 12:28
mais um para concordar!!!
Outro concordando!
leovalle
23/09/2008, 12:40
Tenho um motor de Ranger 2.5 twin-spark, 4c, com 20,5 kg de torque que é a evolução do 2.3 que saiu no Willys Ford. Injetado e completasso com periféricos, chicote e módulo:
R$ 4.000,00
to colocando um falcon 3.6 no meu CJ5... será q a caixa de 4m original aguenta....
o resto eu sei que guenta...
Cara, o resto guenta, mas a caixa original esquece, vc. vai pulverizá-la na primeira "chamada no talo", pra vc. ter idéia, com a caixa 3marchas da c-10 e desmanchei dois cardans o falquinho é nervoso...
abraço..
leovalle
23/09/2008, 16:05
Cara, o resto guenta, mas a caixa original esquece, vc. vai pulverizá-la na primeira "chamada no talo", pra vc. ter idéia, com a caixa 3marchas da c-10 e desmanchei dois cardans o falquinho é nervoso...
abraço..
Já usei o falcon e moí 3 caixas de C-10. O ideal m esmo é usar da D-20 pesada (caminhão).
Já usei o falcon e moí 3 caixas de C-10. O ideal m esmo é usar da D-20 pesada (caminhão).
Léo, o seu "pé" num conta, a minha já tá no ralo faz uns dois anos e tá bala, pra mim essa caixa é indestrutível, só sai pra entrar uma auto....8)
Abraços, sem quebras (toc, toc, toc...)
eniomurara
15/10/2008, 21:41
Desculpem a ignorancia, mas lí atentamente todo o tópico e na vasta relação de motores os de baixo custo são os AP o Opala 4CC. Depois vem os de alto custos e bem mais modernos e foram citados varios modelos. Até os V8 foram lembrados.
Pergunto:
O motor OPALA 6cc se encaixa em qual categoria ?
Ela é tão ruim assim que não entra na preferencia de ninguém ?
Seria pq é pesado demais, bebe demais, e tem manutenção cara demais ?
Ou quando vcs falam em 4.1 estão se referindo ao próprio ?
Grato...ENIO
Francisco Maciel
20/10/2008, 01:48
Desculpem a ignorancia, mas lí atentamente todo o tópico e na vasta relação de motores os de baixo custo são os AP o Opala 4CC. Depois vem os de alto custos e bem mais modernos e foram citados varios modelos. Até os V8 foram lembrados.
Pergunto:
O motor OPALA 6cc se encaixa em qual categoria ?
Ela é tão ruim assim que não entra na preferencia de ninguém ?
Seria pq é pesado demais, bebe demais, e tem manutenção cara demais ?
Ou quando vcs falam em 4.1 estão se referindo ao próprio ?
Grato...ENIO
Enio, quando a questão é motores, sempre vai haver divergências de opiniões.
Eu adoro os motores GM (acho que deu pra perceber nos meus posts aqui nesse tópico), e já pensei muito em meter um 6 canecos de opala no meu jeep. Putz fico imaginando o ronco lindo e inigualavel desse motor.
Eu pessoalmente não enquadraria o motor opala 6cc em outra categoria que não fosse a de bons motores.
A manutenção desse motor não é tão cara, afinal de contas depois que vc deixa um motor desses zerado, só precisará mexer nele na próxima encarnação. Quanto ao fato dele ser beberrão ou não tudo dependerá do estado do motor, tipo de carburação usada e outros aspectos, como uso de alguma receita para aumentar potência ou não.
Economia em jeep, como já disse antes, é algo que eu não busco, mas um motor desses, estando em bom estado é com uma regulagem boa fará brincando uns 5km/l na estrada.
Agora não se importe com a opnião alheia, o que vale é o seu gosto. Se vc quizer colocar uma turbina de avião no seu jeep, ninguém poderá lhe dizer que vc não pode. Siga suas vontades e faça o que quizer com a motorização do seu jeep, afinal não existe a receita ideal e sim muitas receitas que dependem unicamente no gosto e do bolso de cada um.
Abraços
Francisco Maciel
20/10/2008, 01:58
Para aqueles que acham loucura colocar um V8 ou 6cc de opala num jeep, dêem uma olhada nessa matéria da 4x4 e cia.
Reforço o que eu disse na resposta anterior. o que vale é a paixão, o gosto e o bolso.
Prieto 4x4
18/05/2009, 16:07
Pessoal
Meu motor BF 161, está pensando em se aposentar, por isso já estou considerando sua substituição.
No meu "profundo":mrgreen: conhecimento de mecânica. Baseado mais em impressões pessoais, não gosto da instalação de motores AP,por se tratarem de motores de "giro".
Prefiro motores com mais torque em baixa rotação.
A razão me indica o Opala 4cil, mas a emoção sugere o 6 "canecos".
Qual a impressão dos amigos sobre estes dois motores?
- Peso (o carro fica muito pesado?), potência (é muito mais que o 4cil?), consumo (duvido que gastem mais que o BF..), manutenção (isto é detalhe, pois Jipe não quebra :discordo:), etc...
Valeu.
Cesar
GPA-Airborne
18/05/2009, 16:44
Tens a um orçamento... ao menos estimado?
Sabe como é, como é um assunto um tanto quanto subjetivo, acho que dá para balizar as respostas pelo seu bolso!
Eu troquei meu BF por um Ap 2.0 injetado, só que ainda não o ajustei direito, a adaptação é muito recente...
leovalle
18/05/2009, 18:27
Pessoal
Meu motor BF 161, está pensando em se aposentar, por isso já estou considerando sua substituição.
No meu "profundo":mrgreen: conhecimento de mecânica. Baseado mais em impressões pessoais, não gosto da instalação de motores AP,por se tratarem de motores de "giro".
Prefiro motores com mais torque em baixa rotação.
A razão me indica o Opala 4cil, mas a emoção sugere o 6 "canecos".
Qual a impressão dos amigos sobre estes dois motores?
- Peso (o carro fica muito pesado?), potência (é muito mais que o 4cil?), consumo (duvido que gastem mais que o BF..), manutenção (isto é detalhe, pois Jipe não quebra :discordo:), etc...
Valeu.
Cesar
O Jotinha, aqui do fórum e de BH tá com um motor Ranger 4CC que é praticamente pnp, completo e tem ainda um câmbio automático já flangeado que foi recém revisado.
Prieto 4x4
19/05/2009, 10:40
O Jotinha, aqui do fórum e de BH tá com um motor Ranger 4CC que é praticamente pnp, completo e tem ainda um câmbio automático já flangeado que foi recém revisado.
E aí Leo, beleza?
Já estou em dúvida com duas opções, e vc me oferece a terceira???:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Já é um motor mais moderno que os de Opala, porém é um "investimento" mais alto. :pensativo:
Em todo caso, vou tentar um contato com o Jotinha e perguntar quanto ele está pedindo.
Valeu.
leovalle
19/05/2009, 11:16
E aí Leo, beleza?
Já estou em dúvida com duas opções, e vc me oferece a terceira???:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Já é um motor mais moderno que os de Opala, porém é um "investimento" mais alto. :pensativo:
Em todo caso, vou tentar um contato com o Jotinha e perguntar quanto ele está pedindo.
Valeu.
O Motor 4c Ranger Twin-Spark 2.5l (2 velas por cilindro) é a evolução do motor 2.3 que saiu nos CJ 4c.
Esse motor estpá com cerca de 40.000 km rodados e muito novo.
Vou falçar pro jotinha acessar o tópico.
Abs.
Bom dia a todos
Eu tenho em meu jeep um motor AP 1.6 Totalflex com toda a parte eletrônica instalada, inclusive tomada de diagnostico e code, Kit Turbo (turbina KKK16) bem pequena, cambio de chevette 5 marchas e relação 5.88 (9x53).
O que acho ?
Motor muito fraco, mesmo com kit turbo, torque muito baixo, as vezes tem que reduzir para sair em subidas.
Já comprei um bloco completo do 2.0 (golf), vou começar a mecher para instalar, vamos ver se melhora esse torque, porque mesmo com a relação super reduzida, essa é a relação da f85 não ficou bom.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Marcio
EduMendes
19/05/2009, 16:36
Tenho meu Jeep faz pouco tempo, mas já estou no 3 motor. Segue impressões:
1 - Motor BF 6cc > Muito bom, porem não é muito forte e gasta muito.
2 - Motor 4.1 de A-20 (carburado H34, Alccol) > Excelente motor, muito forte, dava show em todas as trilhas que fiz com ele......
3 - Motor de opala 250s (carburado H34, alccol) > Motor atual, sem palavras...... Muito forte e mais ágil que o anterior.
Resumindo, eu iria de opala 6cc carburado. Manutenção barata e mais simples que um injetado.
Abraço
ranger 2.5 sem nem pensar, custo x beneficio bom pra kct
Pablo.pinto2007
31/05/2009, 18:11
Bom dia a todos
Eu tenho em meu jeep um motor AP 1.6 Totalflex com toda a parte eletrônica instalada, inclusive tomada de diagnostico e code, Kit Turbo (turbina KKK16) bem pequena, cambio de chevette 5 marchas e relação 5.88 (9x53).
O que acho ?
Motor muito fraco, mesmo com kit turbo, torque muito baixo, as vezes tem que reduzir para sair em subidas.
Já comprei um bloco completo do 2.0 (golf), vou começar a mecher para instalar, vamos ver se melhora esse torque, porque mesmo com a relação super reduzida, essa é a relação da f85 não ficou bom.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Marcio
É, o motor que o amigo colocou, não poderia dar em outra coisa! o meu primeiro motor AP foi um 1.6 álcool,não andava nada, mas ele tava ruim aí troquei por um 1.8 também a álcool, tava rodando com um carburador miniprogressivo... bonzinho, andador pra caramba, só não sabia que tinha o cabeçote rebaixado, assim também né... aí esse foi pro saco, fumou aí fui refazer, tudo novo, motor zerado mas coloquei um comando 49G (gol GTI - de fábrica), ele abre mais as válvulas assim anda um pouco mais, e carburador 2E e todos sabemos que o motor 1.8 álcool é quase um 2.0 gasosa, em força. Em torque todos sabemos também que o motor AP tem o torque máximo em altas rotações (por isso a não preferência da maioria do pessoal do sudeste, que não anda em dunas, mas em trilha de lama). Nós aqui temos dunas o ano inteiro e apenas um pequeno período de lama, assim ele nos atende perfeitamente.
Mas pra contar a história completa, a caixa que eu usava a bem pouco tempo atrás era a original 3M 1ª seca, nunca quebrei (consumo 5,5km/L), agora coloquei a do niva 5M (consumo - ainda não fiz) (parece besteira né, mas me atende perfeitamente e já fiz umas coisas pesadas com ela, perfeita).
Um colega nosso tem um jeep CJ5 (que é mais pesado que o meu CJ3A) tem a mesma configuração de motor, mais câmbio de D-20 (animal)(e ele já consegui quebrar), instalou uma turbina, o carro era um animal de bonito, aquele chiado, coisa de louco, mas não adianta nada, pois sabemos que turbina só atende em altas rotações, o próprio motor tem essas características, então acho desnecessário colocar turbo em jeep, ele se arrependeu tirou e agora o carro é mais livre, anda melhor em trilhas, não falha!
Bom gente eu sei que escrevi quase um livro mas é apenas o meu testemunho, em relação ao motor que utilizo. Estou vendo que o motor da Ranger OHC é a evolução do antigo ford, e que parece ser um bom motor, não sei quanto ao preço (AP é bem em conta), mas se hoje tivesse bala na agulha e tivesse que trocar de coração colocaria esse aí...
Abraços!!!
Pablo CJ-3A - 1951 - Oligator!
alexandre roveri
01/06/2009, 23:22
É,.............., agora coloquei a do niva 5M (consumo - ainda não fiz) (parece besteira né, mas me atende perfeitamente e já fiz umas coisas pesadas com ela, perfeita). aí...
Abraços!!!
Pablo CJ-3A - 1951 - Oligator!
jisuscristo :rolleyes: qui mundo louco :razz: Eu tinha um Niva e coloquei uma caixa de chevette pois não tinha um fdp que a consertasse direito (aqui perto da minha casa)
Vc a coloca no jipe e diz estar na boa :pensativo: vai entender :parede:
Tenho um CJ5 com motor diesel um 2.8 turbo e estou montando um CJ3 com AP 2.0 sem duvida o diesel é mais forte não tem problemas com agua e tal o grande problema de motor forte e que o resto do conjunto tem que ser modificado para aguentar o ganho de torque e velocidade , por isso optei agora pelo motor AP , alem de ser mais barato montando um jeep leve ( um pouco mais equipado que o original ) vai muito bem na lama tenho pelo menos 3 amigos que tem e andam muito bem melhor que opala 4 , OHC , ou o 6cc willys.
Pablo.pinto2007
05/06/2009, 06:01
jisuscristo :rolleyes: qui mundo louco :razz: Eu tinha um Niva e coloquei uma caixa de chevette pois não tinha um fdp que a consertasse direito (aqui perto da minha casa)
Vc a coloca no jipe e diz estar na boa :pensativo: vai entender :parede:
É vai entender... aqui a caixa de chevette também é muito procurada e aceita, mas preferi a do niva, pois já vi gente colocar e nunca quebrar e quando quebra é igual a do chevette, compra logo outra e pronto...
Eu acho que o seu problema pode ter sido na própria caixa ok? outro problema é que tem gente que não sabe montar a caixa e aí pode ser qualquer uma, não vai aguentar mesmo!!!
No mais estou feliz com mesma!!!
Posto fotos da última em que ele ficou garrado, quebrei as planetárias e as satélites forçando a tirar... mas a caixa ficou na mesma!
Abraços!