PDA

Ver Versão Completa : Fazendo freio traseiro



vekia
03/09/2008, 19:48
Caros colegas e seus JEEP's

Há muito não venho buscando informações no forum, mas de qualquer forma ele é muito útil e legal para os principiantes em mecanica. Acabei a reforma do meu Jeep e agora acho que algumas coisinhas eu mesmo preciso fazer, como o freio traseiro. Meu mecanico de as dicas. O fato é que existem diversos tipos de fixação da panela e ponta de eixo conforme encontrei postado no forum. A minha acho que deve ser somente tirar a porca da ponta do eixo e a panela tá solta. Mas não tá. Tá é muito bem colada lá talvez há décadas. Sei tambem que podem haver outros dois tipos, um com a panela parafusada e outro que precisa usar uma ferramenta tipo saca-pino.

Olhando as fotos, alguem poderia me ajudar na árdua tarefa de descobrir como tirar a campana do freio.


Abraços a todos

Alexandre

vekia
03/09/2008, 19:53
Galera me esqueci de postar as fotos

leopoldo
03/09/2008, 20:40
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42089

páginas 4 e 5

vekia
03/09/2008, 21:38
Caro Leopoldo, muito obrigado.

tava analisando os topicos sugeridos e conclui que meu eixo é semi-flutuante chavetado e com a panela montada entre o espelho (flange com os parafusos da roda) e o cubo(A). Por este motivo devo sacar primeiro o cubo (B). Não tenho sacador, vou usar o artificio do soltar a porcar 1/8 e travar com a cupilha (C). Voce cita também um topico sobre cuidados com o eixo flutuante que pode matar.

1) voce concorda com minhas conclusoes (A), (B) e (C)
2) Quais cuidados eu devo ter ?
3) Após trocar as lonas posso considerar o processo de remontagem como sendo o inverso ?

Um forte abraço

Alex

leopoldo
03/09/2008, 22:46
1- não posso concordar pq vc não colocou foto da ponta do eixo, mas acredito em vc.
2- se vc exagerar ao soltar a porca e esquecer de por a coupilha o cubo pode sair passeando sózinho numa curva.
3- siga os passos descritos no tópico: Cuidado, seu eixo semiflutuante pode matar.

vekia
03/09/2008, 22:50
Ok Leopoldo

Vou colocar foto da ponta do eixo antes de mais nada. Quanto a porca e coupilha tenho a devida noção do risco. Preciso me interar do tópico sugerido

abraços

Elmer_Jeep
04/09/2008, 10:31
Tá é muito bem colada lá talvez há décadas. Sei tambem que podem haver outros dois tipos, um com a panela parafusada e outro que precisa usar uma ferramenta tipo saca-pino.

Olhando as fotos, alguem poderia me ajudar na árdua tarefa de descobrir como tirar a campana do freio.


Abraços a todos

Alexandre

Tem mais dicas aqui: Freio do Jeep (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24134&page=2)

troca de rolamentos do eixo traseiro , ajuda por favor (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4039)

[]'s pesquisadores