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Ver Versão Completa : Motor com pistão de ÁGUA



kmoretto
19/08/2004, 16:34
All,

O que os EMA ( Engenheiros Mecânicos Automobilísticos ) acham disto...

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/010170040716.html

Pedro Bachir
19/08/2004, 22:24
All,

O que os EMA ( Engenheiros Mecânicos Automobilísticos ) acham disto...

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/010170040716.html

ospra!!!! :D

achei muito legal o motor, mas não entendi muito bem como funciona o pistão feito de água.... será que alguém poderia me explicar???? :roll: :?

Sukys
20/08/2004, 01:01
...não entendi muito bem como funciona o pistão feito de água.... será que alguém poderia me explicar????

Uai, funciona como qualquer outro tipo de pistão, indo prá frente e prá trás!
:lol: :lol: :lol:

Motor de pistão liquido é coisa do passado, bom mesmo é este aqui:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/010170030318.html

Pedro Bachir
20/08/2004, 10:08
...não entendi muito bem como funciona o pistão feito de água.... será que alguém poderia me explicar????

Uai, funciona como qualquer outro tipo de pistão, indo prá frente e prá trás!
:lol: :lol: :lol:

Motor de pistão liquido é coisa do passado, bom mesmo é este aqui:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/010170030318.html

hahahahhahaa, isso eu entendi, mas como a agua fika lah??? com as altas temperaturas a água não evapora e sai do mtr pela válvula de escape, junto com os gases do escape??? :?

antecipadamente obrigado... :D

kmoretto
20/08/2004, 14:40
... mas como a agua fika lah??? com as altas temperaturas a água não evapora e sai do mtr pela válvula de escape, junto com os gases do escape??? :?


Apenas chute: :oops:

Não deve ter altas temperaturas pois a própria água já resfria, isto considerando que a água pode circular e não gerando vapor ela não sai pela válvula de escape. :roll:

Sukys
21/08/2004, 00:22
Apenas chute:

Não deve ter altas temperaturas pois a própria água já resfria, isto considerando que a água pode circular e não gerando vapor ela não sai pela válvula de escape.


Diga-se de passagem, chute digno de medalha olímpica! :shock:

Quer dizer então que se houver água dentro do cilindro ela fica lá, quietinha, só balançando de um lado para o outro, e só sai quando se transformar em vapor?
A única forma disso acontecer é colocando uma plaquinha bem perto da válvula de escape com os seguintes dizeres: "saída proibida para água em estado liquido".
O difícil vai ser ensinar água a ler e obedecer! :lol:

1º Uma válvula aberta é o mesmo que um buraco e no ciclo de exaustão o que estiver dentro do cilindro vai sair, seja gás, liquido ou sólido em suspensão.

2º Motor à combustão é uma máquina térmica e se não houver gradiente de temperatura não existe funcionamento.


No site do inventor fala-se em "pistão liquido" e a não ser que tenha passado batido não li nenhuma referência descrevendo este liquido como sendo água. Por sinal, o que menos existe por lá é informação e o único desenho (ruinzinho, por sinal) não dá para esclarecer xongas.
O link que eu passei é uma grande viagem na maionese e considerando que veio da mesma fonte sobre o pistão liquido não dá para levar este assunto à sério, a não ser que apareçam informações precisas à respeito.

Abraços,

leovalle
21/08/2004, 01:27
No site do inventor fala-se em "pistão liquido" e a não ser que tenha passado batido não li nenhuma referência descrevendo este liquido como sendo água. Por sinal, o que menos existe por lá é informação e o único desenho (ruinzinho, por sinal) não dá para esclarecer xongas.
O link que eu passei é uma grande viagem na maionese e considerando que veio da mesma fonte sobre o pistão liquido não dá para levar este assunto à sério, a não ser que apareçam informações precisas à respeito.
Abraços,

O texto fala em água sim, veja: "Imagine um motor a combustão, como os utilizados em carros e caminhões, que tenha o dobro do rendimento, tenha apenas seis peças móveis e cujo pistão tenha sido substituído por nada além de ... água. Pois esta é uma tecnologia que vem sendo pesquisada por mais de 10 anos e que agora consegue chegar definitivamente ao mercado."

O pricípio é claro que é possível, já que o piston tem função de comprimir o combustível, e no caso a água faz esse papel. Agora como eles fazem isso, é claro que vai estar no site de mão beijada. Tomara que que de certo.

A reportagem cita o site http://www.liquidpiston.com/ como sendo dos inventores.

[]'s

Sukys
21/08/2004, 02:42
O texto fala em água sim, veja: "Imagine um motor a combustão, como os utilizados em carros e caminhões...

Leo, eu fiz referência ao site do inventor e o texto que você reproduziu não é de lá, é do site brasileiro que faz referência ao invento.
Só para tirar dúvida voltei ao site http://www.liquidpiston.com/ e não encontrei indicação nenhuma do tipo de liquido utilizado, se bem que, se água ou não água acho que isso é o de menos, frente a uma série de outros "detalhes" (ausência de válvulas, 6 ciclos de combustão por revolução, 6 peças móveis, etc. etc.)




O pricípio é claro que é possível, já que o piston tem função de comprimir o combustível, e no caso a água faz esse papel.

Pois de minha parte não vejo clareza alguma neste principío de substituir um pistão sólido por outro liquido, e se para você é algo tão claro assim gostaria que comentasse como é que se acopla a biela a um pistão liquido, observando que se houver algum tipo de anteparo entre o liquido e a biela, o anteparo é que será o pistão! :wink:

Abraços,

leovalle
21/08/2004, 10:03
Sukis,

Pensei que estivesse citando a reportagem no site brasileiro. Não conferí no do suposto fabricante.

Pela ilustração não dá pra ver o funcionamento das demais partes móveis, mas deduzi pelo mesma que a água desce e sobe por um tubo na base do cilindro, que deve estar conectado a biela. Fiquei pensando como seria esses 5 ciclos de combustão por revolução, mas as informações são poucas. Pode ser que haja a injeção de combustível 5 vezes pra cada 1 abertura da válvula de escape. É uma viagem muito doida, mas se pensarmos que o combustível não se mistura com a água, em tese, e que o combustível é mais leve, portanto permaneceria na superfície, com a explosão haveria a expansão dos gases empurrando a água pra baixo e assim provocando a movimentação da biela.

Claro que tudo está no campo das suposições, mas que deve ser possível deve, ou não haveria a tal reportagem.

[]'s

Sukys
21/08/2004, 15:03
...Pode ser que haja a injeção de combustível 5 vezes pra cada 1 abertura da válvula de escape


Leo,

Só mais um "detalhe" :wink: No site do inventor está escrito de forma bem clara que não existem válvulas!!!!!

No mais, é dificil dizer se é ou não possivel sem um minimo de detalhamento, e mesmo sendo possivel não existe garantia de que seja plausível.
Lá no site existe uma referência sobre um "prêmio de idéias" do MIT, onde o dito sistema ganhou sei lá em que categoria e também diz que já existe pedido de patente (pendente).
Oras, se ganhou um prêmio significa que o projeto teve apresentação pública, restrita talvez, mas com certeza divulgável pelo menos em seu principio de funcionamento. Se já existe a garantia de patente e se já houve uma divulgação sobre o principio de funcionamento, por que será que no site do próprio inventor não existem maiores informações, mesmo que elementares, que dêem um minimo de consistência ao invento?
Volto a dizer, mesmo sem saber nada sobre o invento o mesmo pode ser possível de ser feito porém não necessáriamente plausível, por algum motivo qualquer (tecnologia, interesse comercial, durabilidade, confiabilidade, e por aí vai.) e talvez não existam maiores informações justamente por isso.

Coisas desse tipo me deixam muito desconfiado e na imensa maioria das vezes não existe aplicação prática digna de nota, vale apenas como idéia.



Abraços,

haundrich
22/08/2004, 19:24
Também não entendi como funcionam os 6 ciclos por volta, olhando aquele desenhim de um cilindro com duas válvulas...

Mas, quanto a questão da água versus temperatura, lembro que simplesmente colocando aditivos corretos na água podemos alterar seus pontos de congelamento, e principalmente, de fervura.

Imagino que isso deve funcionar com no mínimo 2 cilindros. Imagine um "carter" cheio de água. Enquanto a água desce de um cilindro por causa de uma "explosão" em direção ao "carter, o outro cilindro acaba tendo compressão com a subida da água que vem do carter porque não tem aonde mais ir...

Agora não me pergunte como será extraído a força mecânica do movimento hidraúlico disso dai...

[ ]'s - Só falta outro cientista inventar um virabrequim a água...

Sukys
23/08/2004, 01:26
Mas, quanto a questão da água versus temperatura, lembro que simplesmente colocando aditivos corretos na água podemos alterar seus pontos de congelamento, e principalmente, de fervura.


Mas também lembro de que dentro de uma câmara de combustão a temperatura ultrapassa de longe o ponto de ebulição da água, passando fácil dos 1.000ºC. Haja aditivo! :wink:


Abraços,

DougBRSP
23/08/2004, 09:00
Este pelo menos já existe e funciona inclusive com pretensão de ser fabricado no Brasil:

Carro movido a ar:

O CICLO DO MOTOR MDI
- A - FASE DE COMPRESÃO:
No motor o ar atmosférico é comprimido até uma pressão de 20 bars. Com o pistão e fica transformado em ar quente de 400 ºC.
- B - FASE DE INJECÃO DE AR:
Assim que quando o pistão para, o ar comprimido dos cilindros é injetado no espaço do motor onde está o ar quente.
- C - FASE DE EXPANSÃO:
O ar é injetado criando uma maior pressão fazendo a ativação do motor.

http://www.motormdi.com/

kmoretto
23/08/2004, 09:02
Mas também lembro de que dentro de uma câmara de combustão a temperatura ultrapassa de longe o ponto de ebulição da água, passando fácil dos 1.000ºC. Haja aditivo! :wink:


Se for considerar a tecnologia do motor convencional, sim, só que não é o caso.

Pedro Bachir
23/08/2004, 14:26
Este pelo menos já existe e funciona inclusive com pretensão de ser fabricado no Brasil:

Carro movido a ar:

O CICLO DO MOTOR MDI
- A - FASE DE COMPRESÃO:
No motor o ar atmosférico é comprimido até uma pressão de 20 bars. Com o pistão e fica transformado em ar quente de 400 ºC.
- B - FASE DE INJECÃO DE AR:
Assim que quando o pistão para, o ar comprimido dos cilindros é injetado no espaço do motor onde está o ar quente.
- C - FASE DE EXPANSÃO:
O ar é injetado criando uma maior pressão fazendo a ativação do motor.

http://www.motormdi.com/

putz!!! muito legal esse!!!!! creio que o rendimento seja próximo de um mtr a combustão atual, pois o mtr com 500cc tem 25 cv, um com 1000cc teria(teóricamente) 50 cv, o que eh proximo ao mtr 1000cc fire que equipa os unos, que tem 55cv..... :roll:

vcs viram o mtr com 50 cv jah está sendo desenvolvido??? :D

Sukys
24/08/2004, 00:53
Se for considerar a tecnologia do motor convencional, sim, só que não é o caso.


Não é o caso por que?
O que ele tem de diferente não o exclui da categoria "máquina térmica" e como tal segue as leis da termodinâmica.
Sem gradiente de temperatura qualquer máquina térmica só tem utilidade como âncora de navio, e olhe lá... :lol:

Abraços,

Sukys
24/08/2004, 01:30
putz!!! muito legal esse!!!!! creio que o rendimento seja próximo de um mtr a combustão atual, pois o mtr com 500cc tem 25 cv...

E quanto custa cada hp deste motor movido à ar? :wink:

Embora apresente inovações em termos de eficiência esta idéia é antiga e continua esbarrando no grande problema dos motores alternativos: custo por km rodado, isso sem falar num monte de outros custos que devem ser levados em consideração.
Ar atmosférico é de graça mas ar comprimido não, ou alguém pensa que recarregar o reservatório de ar comprimido deste carro é o mesmo que encher pneu no posto, "de gratis"? :wink:
Para comprimir o ar precisamos de energia mecânica, que por sua vez precisa de energia química ou elétrica, que por sua vez precisam de outras fontes de energia, e quanto maior for o numero das etapas de conversão de energia maiores são as perdas, consequentemente maior será o custo final.

Adivinha por que é que este carro ainda não emplacou na Europa?
Quem respondeu que o custo por km rodado sai mais caro que os meios energéticos convencionais acertou pela metade. A outra metade tem a ver com poluição. :wink:

Abraços,

kmoretto
24/08/2004, 08:49
Se for considerar a tecnologia do motor convencional, sim, só que não é o caso.
Não é o caso por que?
O que ele tem de diferente não o exclui da categoria "máquina térmica" e como tal segue as leis da termodinâmica.

Estou querendo dizer que mesmo respeitando as leis da termodinâmica a tecnologia ( que não está clara ), deve ser diferente do motor convencional.




Quer dizer então que se houver água dentro do cilindro ela fica lá, quietinha, só balançando de um lado para o outro, e só sai quando se transformar em vapor?
A única forma disso acontecer é colocando uma plaquinha bem perto da válvula de escape com os seguintes dizeres: "saída proibida para água em estado liquido".

Pode se "dizer" para a água ficar no cilindro sem plaquinhas, não é porque não conhecemos que não funciona ( se quizer saber como, manda um e-mail para o pesquisadores http://www.liquidpiston.com/ :lol: :lol: )




O difícil vai ser ensinar água a ler e obedecer!

Mais difícil ainda é abrir a mente para novos conceitos, este motor pode não ser viável comercialmente e talvez nem funcionar, como outros, isto só o tempo dirá... :roll:

[]´s

Sukys
25/08/2004, 00:23
Pode se "dizer" para a água ficar no cilindro sem plaquinhas, não é porque não conhecemos que não funciona.

E na falta de conhecimento conceitual, qualquer afirmação inconsistente se transforma em verdade, não é mesmo? :wink:

Se "transformação isométrica" (que ocorre no ciclo de explosão) não for um termo conhecido realmente fica difícil entender o funcionamento de qualquer motor à combustão.


Mais difícil ainda é abrir a mente para novos conceitos...

E sem conhecer antigos preceitos, que utilidade tem uma "mente aberta"? Criar mitos? :wink:


Abraços,

Danniel Pizatto
25/08/2004, 04:05
Ar atmosférico é de graça mas ar comprimido não

A questão é parecida com a do hidrogênio como combustível. dá pra extrair H2 e O a partir da água, mas pra isso se gasta energia (mais do que a reaçao inversa - H2 + 0 > H20 - gera). não dá pra ir no Sol buscar hidrogênio.

Bom mesmo é se inventassem um motor à silício... :lol:

kmoretto
25/08/2004, 08:40
E na falta de conhecimento conceitual, qualquer afirmação inconsistente se transforma em verdade, não é mesmo? :wink:

Concordo, como leigo que sou nesta área :oops: não tenho condições e nem quero discutir as questões conceituais e não estou dizendo que oque está lá é verdade, postei este tópico para justamente discutirmos esta possibilidade com o pessoal que entende do assunto.



E sem conhecer antigos preceitos, que utilidade tem uma "mente aberta"? Criar mitos? :wink:

Imagina o que alguém com uma "mente aberta" e conhecendo antigos preceitos é capaz de fazer. 8)

Sukys,
Vamos voltar ao pistão d´água, para vc isto não é possível???

Sukys
26/08/2004, 01:10
Bom mesmo é se inventassem um motor à silício... :lol:

Motor de silício (eletrônico) ainda não mas motor em liga alumínio-silício (convencional) já tem faz um tempão! :lol:

Pelo que tudo indica ainda vamos conviver com cilindros e pistões por um bom tempo. No mais, o que promete são as células de combustível para acionamento de motores elétricos. Já existem diversas tecnologias bem avançadas, só que o custo e a durabilidade ainda não justificam um emprego em massa.
Existe também uma outra forma de armazenamento de energia que evoluiu muito nestes últimos anos, que são os super-capacitores. Já existem protótipos com a mesma capacidade energética (e mesmo volume) das baterias recarregáveis de níquel metal hidróxido (utilizadas em celular, por exemplo) com a vantagem de apresentarem menor perda por auto-descarga e vida útil muito mais longa. Por enquanto é coisa de laboratório mas, quem sabe...

Abraços,

Sukys
26/08/2004, 01:12
Sukys, Vamos voltar ao pistão d´água, para vc isto não é possível???

Vamos voltar sim, mesmo porque tenho interesse em tudo quanto é traquitana nova que aparece por aí.
Mas, além do pouco de informação que existe lá no site do inventor apareceu alguma novidade que dê condições de desvendar o mistério?

Abraços,

Milzon
09/08/2012, 12:34
Embora antigo esse tópico e quase morto, eu achei uma informação importante para quem, por ventura, ainda passar por aqui e ler o tópico.

Eu sempre achei intrigante essa história de pistão liquido e muito mal explicada. Demorou, mas achei a explicação de como o motor funciona. Agora, porque chamaram isso de “LiquidPiston” eu não sei, pois não tem nada liquido nele, ele é mais um motor rotativo.

Para começar não usa pistão que sobe e desce e sim um motor rotativo, como os Wankels o são; não usam nenhum liquido além do combustível; como diferencial faz cada uma das fases necessárias a um motor a combustão interna em locais separados.

Existe um compressor rotativo que comprime somente o ar a altíssimas taxas (como os diesel) em com pequeno compartimento fixo e separado, nesse compartimento é injetado o combustível que se autoinflama (novamente como o diesel), proporcionando uma queima completa em volume constante (parecido com os Otto) do combustível, depois esses gases hiperpressionados e quentes são descarregados em um expansor rotativo que promove a força do motor (uma expansão parecida com os Atkinsons). Tudo é feito em 3 locais distintos dentro do motor, cada um especializado em sua função.

O “LiquidPiston” é um motor rotativo, nem é liquido e nem é a pistão, vá entender.

Cheguei a achar um PDF sobre o assunto, mas agora só encontrei isso como referência:
Liquidpiston - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Liquidpiston)

Milzon
09/08/2012, 22:40
O PDF que explica do liquidpiston:

http://web.mit.edu/shkolnik/www/asmepaper/LP_ICEF.pdf (http://web.mit.edu/shkolnik/www/asmepaper/LP_ICEF.pdf)

Edsontroller
30/09/2012, 12:06
Achei que tem mais peças moveis que o convencional a pistão!!!!


E a durabilidade das peças moveis (que são bastante detalhadas)?? e que é o grande problemas dos moteres Wankels!!!


Talves com peça academica seja interessante, mas produtivamente....