Conectar

Ver Versão Completa : TR4 2006 gas - pode abastecer com álcool????

Alex SPI
03/09/2008, 09:27
Pessoal,

Pesquisei no fórum, mas não encontrei esta informação.

Estou prestes a adquirir uma TR4 2006 (gasolina) e gostaria de saber se é possível abastecê-la só com álcool ou pode dar algum problema?? E quais seriam os possíveis problemas??

Sei que o consumo vai ser menor ainda (aproximadamente 6Km estrada), mas na minha região o álcool é muito barato e compensa muito.

Ps. ela está com 40mil Km, unica dona, carro de cidade e estão pedindo R$ 58.000 na concessionária, tá no preço? é um bom negócio?

Obrigado.

Alex SPI

Vinicius4x4
03/09/2008, 10:56
Alex, pelo ano da tr4, ela não é flex!! neste ano, somente a gasolina.
então, o risco de fazer a viatura andar com alcool, é grande, ela pode até funcionar, mas tens grandes chances de dar sérios problemas na injeção eletronica e no catalizador da TR4.

então, com certeza não vale a pena, pois o dinheiro que vc iria economizar com o uso do alcool, vc gastará todo e mais um pouco, com a manutenção do veículo, pois não demorará mto para dar problemas.

abraço a todos

MANFREDI
03/09/2008, 12:43
Comprei a minha há uns 2 meses de agencia particular, 22000km, 2006 autom, completa, paguei 56.000,.
Também com concordo com o Vinicíus, vai estragar um monte de coisas e o custo depois será maior. A minha faz 6 km/l na gasolina.

MINTAO
09/09/2008, 14:03
Alex, boa tarde.

Já cheguei a colocar 50/50 na minha. 05 orig. gasolina. Andou sem problemas, mas resolvi parar de arriscar e mandei fazer a conversão para o álcool da seguinte forma:

Foi colocado aquele famoso aparelho eletrônico "Flex" com um seletor álcool/gasolina. Também funciona com gasolina se quiser.

Comprei o reservatório de gasolina para partida a frio do Tr4 flex original. O sistema foi montado com um pequeno botão para a injeção de gasolina um pouco acima da chave no contato.

O miolo (motorzinho) da bomba de combustível foi trocado por um mais forte, da flex, para que desse maior vazão sem o risco de queimar por esforço excessivo.

O resultado de tudo isso foi muito bom. O carro roda liso, sem buracos na aceleração e tá fazendo uma média de 6.0km/l na cidade. (O ar não fica ligado direto, mas tô sempre usando).

Problema: o injetor não está alimentando o motor com gasolina corretamente, na hora da primeira partida do dia. Isso foi uma falha do meu mecânico. Tá um pouco difícil de pegar pela manhã. Depois que pega e aquece um pouco o motor é só alegria. A falha já está sendo resolvida.

Obs. Ainda não fiz a média de estrada. Mas assim que fizer eu aviso.

Espero ter colaborado.
sds. Ricardo Minto

Alex SPI
09/09/2008, 17:26
Mintão,

Obrigado pelos esclarecimentos, mas me fala uma coisa:

Você disse que comprou o reservatório de partida a frio original, e fez toda adaptação, quanto custou tudo isso incluindo as peças (inclusive motorzinho) e a MO?

Uma curiosidade: vc tá gostando do carro? a manutenção é muito cara?

Ps. 6km/l no álcool acho muito bom, tenho um amigo com uma S10 2.4 gas. CD e converteu no álcool e tá fazendo 6 a 6,5 km/l na rodovia, na cidade ele nem quis fazer média. E olha que ele num chega onde a TR4 vai.

Me animei bastante.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Alex

MINTAO
10/09/2008, 09:20
Verdade Alex SPI, deixe de lado algumas infos básicas. Vamos lá:

Gastei R$ 700,00 com peças e serviços no mecânico que só não icluíram
o reservatório e a tampa. (que também é a original). O restante, aparelho flex, bomba de comb. e motorzinho do injetor estão inclusos na conta, mas
não sei os valores em separado.

Reservatório comprado na concessionária: R$ 28,00 (que achei barato)

Tampa original, com válvula de alívio de pressão: 7,00 (a dos carros flex, parecida com a do radiador), comprada em uma loja de auto-peças especializada em mangueiras e mangotes.

O custo total então ficou em R$ 735,00.

O consumo é este mesmo 6km/l na cidade com álcool. Também achei que está bem satisfatório. Tô pondo álcool puro, mas às vezes incluo uns R$10,00 de gasolina. Tá rodando muito bem, o motor aceitou muito bem o álcool, como se fosse original. Um amigo fez isso numa Tucson e também está rodando sem trancos ou buracos de falha na aceleração. Ele usou o "FlexFuel". Acho que este aparelho é distrubuído em várias cidades. Eu fiz tudo aqui em Ribeirão Preto.

Vou fazer a revisão dos 50.000 em breve. Então ainda não sei como é o gasto com manutenção.
Estou gostando muito do carro. Tem boa estabilidade para um carro desta categoria. Quem está acostumado com carro de passeio vai estranhar um pouco a rigidez da suspensão, mas em 4x4 tem que ser assim. Também é ótimo em viagens, mas tem a quinta marcha muito curta. A uns 120 km/h, vai a mais de 4mil giros. Só não viajei depois da conversão pro álcool.

Abraço
Ricardo.

almir4x4
12/09/2008, 14:14
Olá; sei que o custo de adaptação p/ flex é bem menor; mas na minha TR4 coloquei GNV e o meu custo/km está igual ou menor que o de meu Celta 1.0 flex rodando no alcool. O único problema é o espaço ocupado pelo cilindro; no meu caso uso um cilindro de 15m3 e gasto +/- R$ 22,00 p/ rodar 200Km, ou seja, R$ 0,11/km. Outra vantagem é o desconto no IPVA, que em SP é de 25% (não sei em outros estados).

MANFREDI
18/09/2008, 16:56
Almir, como tá o rendimento dela com o GNV? Pergunto porque dizem que perde muito mesmo principalmente na A/T.

Zé Luis
02/10/2008, 17:05
Alex boa tarde, eu estou na terceira Pajero tive duas IO e agora uma TR4 03 automatica, em todas coloquei o conversor Fulflex com partida a frio eletrica,só ando com 50% de Alcool faço 6,5 na cidade e 8 na estrada e o pior ja andei só no alcool e ela pega normal pela manhã o carro fica mais forte e gostoso para dirigir só no alcool faço 5km cidade e 7 na estrada na IO que vendi rodei 40.000com alcool sem manutenção e sem problemas.
Abraço
Zé Luis

lamar
07/02/2010, 07:46
olhe eu tenho uma tr4 2004 eu converti ela para alcool com um kit new flex partida a frio me supreendi pois esse kit traz varois outros beneficio exemplo conta giro,temperatura,se esta no alcool ou gasolina,tensão da bateria,entre outros veja bem minha situaçao alcool em sinop mt r$1,85 por litro gasolina r$2,99 uma diferença de 61% no meu caso minha tr4 faz 5 km/litro com gasolina na cidade e 4km/litro com alcool na cidade uma diferença de 20% outro detalhe desse kit não prescisa alterar nada no veiculo nem colocar adptador nos bicos muito interressante

Pessoal,

Pesquisei no fórum, mas não encontrei esta informação.

Estou prestes a adquirir uma TR4 2006 (gasolina) e gostaria de saber se é possível abastecê-la só com álcool ou pode dar algum problema?? E quais seriam os possíveis problemas??

Sei que o consumo vai ser menor ainda (aproximadamente 6Km estrada), mas na minha região o álcool é muito barato e compensa muito.

Ps. ela está com 40mil Km, unica dona, carro de cidade e estão pedindo R$ 58.000 na concessionária, tá no preço? é um bom negócio?

Obrigado.

Alex SPI

mario veloso
07/02/2010, 23:14
Alex ,aqui no rio de janeiro por 58.000,00 vc compra uma tr4 2009 flex