Ver Versão Completa : Carburador, Velas e Filtro de Ar
Olá pessoal, estou com um problema que gostaria de compartilhar com voces pra quem sabe alguma luz do que pode estar acontecendo.
Meu jeep ficou pouco mais de um mes parado refazendo a parte eletrica, na ora de dar a partida o bicho não tava querenco pegar, descobri que o carburador tava com problema e limpei ele também. O que esta ocorrendo, é que depois da limpeza do carb. ele parecia estar meio travada como se alguma vela tivesse ruim, pois bem, tirei todas as velas e limpei(elas são praticamente novas). Agora parece que deu uma melhorada no trabalho do motor, só que esta dando um pipocos no escapamento direto, isso acontece quando dou uma pisada rapida no acerelador e tiro o pé, logo que tiro o pé ele estoura.
Depois de horas observando, notei que quabto tiro o filtro de ar de cima do carburador os pipocos quase somem e até o som do motor melhora. Ele esta com um filtro de ar do opala que o antigo dono adaptou, porem ele tinha uns furos na parte debaixo(o cara deve ter feito isso) que passavam ar para o carburador sem passar pela entrada certa do filtro, e nesse meio tempo da limpeza do carburador acabei fechando esses burados por achar que podia entrar sujeira na boca do carburador.
Sera que o infeliz do antigo dono fez estes rasgos justamente porque esse filtro não dava conta nesse motor ???? E a solução mais porca e barata era furar o filtro ???
Desculpem ai o livro, mais tinha que contar do começo pra voces entenderem.
[]s fedendo a gasolina e fumaça.
victor massinha
03/09/2008, 08:53
bem, eu nao sei se a culpa é toda do filtro de ar, mas um filtro de ar do opala pode ser que esteja meio que sufocando a entrada de ar no motor consequentemente o mesmo tem que "forçar" mais. uso no meu jeep um motor do opala 4cc e mesmo assim coloquei um filtro de ar seco do caminhãozinho mercedes que se asemelha ao das band tambem pelo fato de eu usar snorkel no jeep que dificulta um pouquinho a entrada de ar.
se vc quiser é uma boa pois ajuda em muito a entrada de ar no motor e num ferro velho nao deve custar mais que 30 conto.
abraço...
victor massinha
03/09/2008, 08:57
vai ver que os "pipocos" sao isso, quando é exigido maior aceleração o motor precisa de ar mais rapido para poder carburar se a entrada do mesmo estiver dificultada pode ser que venha a dar umas falhadinhas pois mandou mais combustivel do que conseguiria entrar o ar.
eu acho que é isso...
bem, eu nao sei se a culpa é toda do filtro de ar, mas um filtro de ar do opala pode ser que esteja meio que sufocando a entrada de ar no motor consequentemente o mesmo tem que "forçar" mais. uso no meu jeep um motor do opala 4cc e mesmo assim coloquei um filtro de ar seco do caminhãozinho mercedes que se asemelha ao das band tambem pelo fato de eu usar snorkel no jeep que dificulta um pouquinho a entrada de ar.
se vc quiser é uma boa pois ajuda em muito a entrada de ar no motor e num ferro velho nao deve custar mais que 30 conto.
abraço...
Esse do caminhão mercerdes é parecido com o da kombi que alguns comentam por aqui ? Os que consigo achar nos desmanches daqui são os de kombi e o da S-10, só não sei se esse de S-10 vai caber, só vi em fotos. Alguem sabe ?
Rafaminc
04/09/2008, 11:11
Teu filtro deve estar muito sujo e estrangulando a entrada de ar. Por isso o motor está trabalhando afogado. Tenta tirar o filtro puchar o afogador um pouco e tentar dar umas aceleradas para ver se não dá os mesmos estouros.
No meu BF eu coloquei um suporte para filtro do Corcel I, que usa o mesmo da Kombi, mas estou pensando em emendar os tubos e colocar dois em série, para dar mais vazão de ar.
Abraço
victor massinha
04/09/2008, 11:48
este da kombi eu ja tive! é bom tbm mas o que eu coloquei agora é um maior ainda, se eu tiver algumas fotos dele aqui eu posto! só sei que quando coloquei eu ja fiz para eu nao ter problema de sufucar a entrada de ar. ele chega ser ate um pouquinho maior que um da troller a diesel:mrgreen:.
abraço....
Amigão, esse estouro que dá seria algo como pré-ignição? Ou afogamento? Se vc retirou o filtro de ar e melhorou, UMA DAS causas pode estar aí, justamente neste estrangulamento. Pela falta de ar, o carburador pode estar lançando uma mistura extremamente rica para ser queimada, só que sem ar suficiente, a combustão fica comprometida e aí esse excesso resulta no estouro. Uma outra coisa que vc pode tentar, também, é trocar os cabos de vela. Pode ser que estejam velhinhos e, portanto, gerando faísca insuficiente. Isso acontecia com o meu jeep, principalmente no retrocesso. Era uma metralhadora a gasolina :mrgreen: Coloquei cabos novos e os estouros sumiram.
Por falar em motor, qual é o seu motor?
Abração,
Fala Cacá, beleza.
Ja estou procurando um filtro maior, dei uma volta no quarteirão sem filtro hoje e adeus estouros, só um ou 2 de vez em quando sai da garagem e nada mais.
O meu motor é o BF e os cabos e velas são novos.
Valeu !!
Então beleza, Wcas, manda uma meia calça da patroa na boca do bura e esquece essa bobagem de filtro de ar :mrgreen:. Brincadeiras à parte, uma voltinha no ferro velho deve resolver seu problema, ou então quem sabe trocar o elemento filtrante por um com maior vazão, como o do opala 6 cilindros.
Sucesso aí e bom finde!
Então beleza, Wcas, manda uma meia calça da patroa na boca do bura e esquece essa bobagem de filtro de ar :mrgreen:. Brincadeiras à parte, uma voltinha no ferro velho deve resolver seu problema, ou então quem sabe trocar o elemento filtrante por um com maior vazão, como o do opala 6 cilindros.
Então o meu filtro é o do opala 6cc, achei estranho não dar conta, mais vai saber né, é tanta variavel pra influenciar nisso que nem vou ficar procurando cabelo em ovo, vou dar esse pra um amigo que tem opala, ja que o filtro ta novo e vou colocar o da S-10.
Ha, um verona que eu tinha rodou um bom tempo com uma meia calça porque a mangueira tava ruim e soltava pedaços que caiam direto no jiglê de lenta.
Walter, o filtro do Opala atende perfeitamente o BF uma vez que a cilindrada do Opala 6 cil. é maior que do BF e do Opala 4 cil. se equivale, mas tome cuidado com a qualidade do elemento filtrante. Nos filtros de 2ª linha não é raro encontrar problemas de vedação, deficiência na filtragem ou excesso de restrição, e o excesso de restrição causa diminuição de potência e até back fire (estouros no carburador) causados pela mistura ar/combustível extremamente pobre.
Mas antes de condenar o filtro, se retirando o dito os estouros continuam, mesmo que em menor frequência, pode ser que o problema não esteja no filtro e sim no carburador.
Os estouros acontecem com o motor em rotação constante ou só na aceleração?
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Sukys, não entendo tanto quanto vc, nem mesmo sou do ramo de mecânica, mas vou dar um chutão.
1) O filtro está interferindo no fluxo de ar, é sabido.
2) Ora, se tirando o filtro o fluxo melhora e os estouros diminuem, significa que alguma coisa mudou 90 e poucos %.
O chute: Esse % que sobrou não pode significar uma base do carburador solta ou empenada? Sem o filtro, esse pequeno empenamento perde feio em termos de vazão para a boca aberta do bura. Voilá, com o filtro, há gargalo, e o motor chupa o ar por tudo quanto é furinho. Um empenamentozinho qualquer vira um canudinho de ar.
Lembrei de um fato: eu tinha uma saveiro a ar que sempre furava a bengalinha do coletor de admissão. Qualquer furinho ela peidava pra caramba!
[s], achando que chutei pra fora...
Cacá, entrada de ar abaixo da borboleta, quanto muito, causa problemas na marcha lenta, porque para ocasionar mistura pobre acima da marcha lenta é necessário um belo volume de "ar falso", e não é com qualquer furinho que isso acontece.
Por exemplo, soltando a mangueirinha do avanço à vácuo existirá entrada de ar falso, só que em alguns motores isso nem chega a alterar a estabilidade da marcha lenta, e acima desta rotação isso não faz a menor alteração no funcionamento de qualquer motor.
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Os estouros acontecem com o motor em rotação constante ou só na aceleração?
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Sukys, em marcha lenta fica tudo certo(pelo menos para o meu ouvido), o momento exato que acontece o estouro é entre o final da aceleração e a tirado do pé do acelerador.
Se mantenho um pouco acelerado pisando devagar também quase não ha estouros.
Ontem tirei o filtro e dei uma volta rapida, sem estouros, o unico que acontecei foi na primeira acelerada na saida da garagem e mesmo assim bem pequeno. Um mecanico aqui da vizinhança deu uma ouvida e achou que podia ser o filtro também, vamos ver né, ja queria trocar isso mesmo, se não for, ja terei um filtro fechado pelo menos.
Mando noticias.
o momento exato que acontece o estouro é entre o final da aceleração e a tirado do pé do acelerador.
Com estouro no escape e não no carburador, certo?
Se sim, isto pode ser de problema no circuito de aceleração súbita do carburador, por falta de vedação no pistão ou válvula de retorno emperrada, sempre aberta.
À distância é complicado e não descartaria até um problema de ignição, mas de cara daria uma checada neste circuito do carburador.
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Com estouro no escape e não no carburador, certo?
Se sim, isto pode ser de problema no circuito de aceleração súbita do carburador, por falta de vedação no pistão ou válvula de retorno emperrada, sempre aberta.
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Essa vedação do pistão seria o caso da junta não estar isolando aquela parte da cuba onde fica o pistão?
Sukys, abri ele hoje de novo e a junta parece perfeita.
Com a cuba cheia de gasolina dei umas puchadas no bracinho de aceleração, e quanto o pistão joga gasolina a valvula(vermelha) fecha e depois abre, porem mesmo quando a valvula fechada ainda vaza uma pequena quantidade de gasolina por cima(circulo vermelho). Não acho que isso não seja normal porque na parte do carburador que faz a tampa(foto2) com esta da foto(1) tem uma cavidade nessa parte que parece sem justamente um pequeno canal para a gasolina que sair por ali retornar ao pistão.
Uma duvida, voce sabe o que é aquele furo(circulo verde) al lado da valvula?? Não achei isso no manual.
PS. essas fotos foi antes da limpeza.
[]s
Walter, já mexi muito neste carburador mas a última vez foi há uns vinte anos (ainda bem) :-) e para lembrar a função do canal indicado só com o dito na mão.
Mas segue em anexo duas páginas do manual de serviço com a rotina de teste do circuito de aceleração súbita.
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Ja fazendo o teste do pistão para fechar o carburador novamente, na umtima bombada o pistão começou a emperrar no fundo, tirei ele novamente e percebi que ele estava emperrando porque a passagem entupiu, não sei como, de uma hora pra outra travou.
Preciso tirar aquela valvula de retorno de ar pra ver se consigo desentupir o canal, no manual tem um desenho de uma peça(490007), mais acho que isso nem deve existir mais, como faço pra tirar aquilo, tentei com uma chave bem fina dobrada mais não sai nem a pau. :sad:
[]s cheirando a gasolina de novo !!!rssss
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