Conectar

Ver Versão Completa : Problemas no engate da tração

lucram5
02/09/2008, 15:33
Caros amigos,

Como já informei em outros tópicos aqui, sou novato em 4X4 e estou com o seguinte problema na minha Ranger 05/05 3.0 Turbo 4X4: Quando engato a 4X4H e começo a andar tanto pra frente quanto pra traz começa a estralar no eixo trazeiro, não sei bem o local exato. E para não ser enganado por mecânico esperto espero que vcs possam me orientar para não ser lesado. Grato

Luciano Martins

Rogerrm
02/09/2008, 15:49
Em qual lugar você andou? asfalto terra, barro...

lucram5
02/09/2008, 16:08
Andei com ela tracionada somente em estrada de chão.

Edintruder
02/09/2008, 16:46
Reduz ela e veja em qual situação dá o estalo, então com o veículo na lenta em 1a reduzida, desce e escuta de onde vém o ruído ou pede para alguém dirigir enquanto tu escutas o estalo. Tens que dizer exatamente em que situação isso ocorre.

MarBO
02/09/2008, 17:55
lucram5

Antes do teste verifique se voce tem todos os pneus na mesma medida pois a velocidade de todas as rodas tem de ser a mesma do contrario voce com certeza tera estes estalos pois o conjunto da frente estara em rotação direfente da de tras forçando o sistema.

Boa sorte

rogeriomasih
02/09/2008, 21:23
Bem Lembrado, Marcelo.

Edin, pode ser problema na corrente de acionamento?

Luciano, isso sempre aconteceu ou foi depois de algum acontecimento?

lucram5
03/09/2008, 08:28
Reduz ela e veja em qual situação dá o estalo, então com o veículo na lenta em 1a reduzida, desce e escuta de onde vém o ruído ou pede para alguém dirigir enquanto tu escutas o estalo. Tens que dizer exatamente em que situação isso ocorre.
Edintruder,
Fiz o procedimento que vc orientou e descobri que o barulho vem das rodas traseiras esquerda e direita. Também notei que o barulho só começa depois da primeira esterçada no volante, pois se eu tracionar e não esterçar o volante e andar o barulho não aparece.
Grato pela atenção.

Luciano Martins

lucram5
03/09/2008, 08:51
lucram5

Antes do teste verifique se voce tem todos os pneus na mesma medida pois a velocidade de todas as rodas tem de ser a mesma do contrario voce com certeza tera estes estalos pois o conjunto da frente estara em rotação direfente da de tras forçando o sistema.

Boa sorte
Marcelo,

As medidas dos pneus são as mesmas nas quatro rodas.

lucram5
03/09/2008, 08:54
Bem Lembrado, Marcelo.

ROGERIOMASIH,
Como comprei ela recentemente e não tenho nenhuma experiência com carro a diesel e muito menos 4X4 só notei agora. Foi em uma viagem que fiz pro interior e tive que acionar a tração 4X4H.
Obrigado pel atenção.

Allan Nielsen
03/09/2008, 14:04
Edintruder,
Fiz o procedimento que vc orientou e descobri que o barulho vem das rodas traseiras esquerda e direita. Também notei que o barulho só começa depois da primeira esterçada no volante, pois se eu tracionar e não esterçar o volante e andar o barulho não aparece.
Grato pela atenção.

Luciano Martins

Luciano,
supondo que sua percepção esteja correta, e a sua falta de experiencia em 4x4:

A Ranger, como a maioria dos 4x4 não possui diferencial central, portanto o 4x4 so pode ser usado em condições de piso de baixa aderencia ou seja piso escorregadio. O motivo é que para compensar a diferença de velocidade de uma roda dianteira para uma traseira em curva, uma das rodas tem que derrapar, o que fica dificil com boa aderencia no piso forçando todo o sistema de tração.

Como vc disse que em linha reta isto não ocorre, significa que o problema surge apenas quando há diferença de rotação entre as rodas dianteiras e traseiras. O que pode ser apenas condições normais.

Aqui no forum tem diversos colegas de Brasilia, vc pode tentar contato com alguns deles pra te ajudar no sentido de identificar se vc tem realmente um problema, ou apenas é a caracteristica do veiculo.

Abs

lucram5
03/09/2008, 14:12
Luciano,
supondo que sua percepção esteja correta, e a sua falta de experiencia em 4x4:

A Ranger, como a maioria dos 4x4 não possui diferencial central, portanto o 4x4 so pode ser usado em condições de piso de baixa aderencia ou seja piso escorregadio. O motivo é que para compensar a diferença de velocidade de uma roda dianteira para uma traseira em curva, uma das rodas tem que derrapar, o que fica dificil com boa aderencia no piso forçando todo o sistema de tração.

Como vc disse que em linha reta isto não ocorre, significa que o problema surge apenas quando há diferença de rotação entre as rodas dianteiras e traseiras. O que pode ser apenas condições normais.

Aqui no forum tem diversos colegas de Brasilia, vc pode tentar contato com alguns deles pra te ajudar no sentido de identificar se vc tem realmente um problema, ou apenas é a caracteristica do veiculo.

Abs
Boa Idéia Allan,
E como não quero ser passado pra traz por nenhum mecânico esperto, se alguém de brasília quiser socorrer um amigo forista agradeço muito.
Agradecimentos antecipados.

Allan Nielsen
03/09/2008, 14:19
duplicou.............

Pequeno jr
03/09/2008, 14:28
Lucas, acho que amanhã na hora do almoço tem como ver o que está ocorrendo na sua Ranger.

O meu mecanico fica no SIA trecho 4 próximo a Govesa revendedora da Mahindra. Se quiser a gente vai lá ver o que está acontecento, sendo que eu acho que não é problema algum pois vc esta tentando esterçar o voltante com o veículo traçado.

lucram5
03/09/2008, 16:31
Lucas, acho que amanhã na hora do almoço tem como ver o que está ocorrendo na sua Ranger.

O meu mecanico fica no SIA trecho 4 próximo a Govesa revendedora da Mahindra. Se quiser a gente vai lá ver o que está acontecento, sendo que eu acho que não é problema algum pois vc esta tentando esterçar o voltante com o veículo traçado.
Pequeno Jr,

Posso te pegar então na hora do almoço, isso se vc puder, manda por favor pro meu e-mail o seu endereço e o horário. lucram5@gmail.com
Muito obrigado,

Luciano Martins

Gugu7
03/09/2008, 21:11

Pequeno Jr. vê se vc me tira essa dúvida:
A diferença entre a Ranger XL e XLT estao nos acessorios , Parachoques cormados da XLT, aros de ferro e banco inteiriço na dianteira na XL, etc...
e a XLS ??? :pensativo:
É que estou pesquisando no jornal uma 2.8 e vejo o pessoal pedindo quase o mesmo na XLS e na XLT.
Edin se vc puder dar umas dicas também, eu agradeço.
Valeu

PY5KJ
04/09/2008, 09:13
prezado amigo, sua camioneta está certamente com pneus diferentes (medidas) na dianteira e trazeira. Provavelmente são pneus gastos. Verifique e cuidado para não danificar a caixa de transferência, que não irá aguentar.
boa sorte

Allan Nielsen
04/09/2008, 10:16
prezado amigo, sua camioneta está certamente com pneus diferentes (medidas) na dianteira e trazeira. Provavelmente são pneus gastos. Verifique e cuidado para não danificar a caixa de transferência, que não irá aguentar.
boa sorte

Neste caso o problema tambem aconteceria andando em linha reta, que pela descrição do Luciano não acontece.

Abs

lucram5
04/09/2008, 10:31
Allan,
Acho que me espressei mal, o que acontece é que o barulho só começa depois que traciono e faço uma curva, e depois o mesmo permanece mesmo em linha reta.

Edintruder
04/09/2008, 16:12
Pequeno Jr. vê se vc me tira essa dúvida:
A diferença entre a Ranger XL e XLT estao nos acessorios , Parachoques cormados da XLT, aros de ferro e banco inteiriço na dianteira na XL, etc...
e a XLS ??? :pensativo:
É que estou pesquisando no jornal uma 2.8 e vejo o pessoal pedindo quase o mesmo na XLS e na XLT.
Edin se vc puder dar umas dicas também, eu agradeço.
Valeu

Na XLT tem Air Bag, que vale cada centavo!
Na XLT tem também acabamento das portas, porta objeto nas portas, console central, vidros e retrovisores elétricos de série, rodas de alumínio, faróis de neblina, párachoques e grade cromados.

A XLS substituiu a XL, então tem o mesmo padrão da XL.

shimomoto
04/09/2008, 22:17
Na XLT tem Air Bag, que vale cada centavo!
Na XLT tem também acabamento das portas, porta objeto nas portas, console central, vidros e retrovisores elétricos de série, rodas de alumínio, faróis de neblina, párachoques e grade cromados.

A XLS substituiu a XL, então tem o mesmo padrão da XL.

E a XL hoje tem acabamento basico de tudo e o unico opcional é o ar condicionado.

Abs!

shimomoto
04/09/2008, 22:20
boa sorte

PY5KJ;

Tudo bem? Era voce que tinha uma L200 que adaptrou um intercooler de Gol turbo? (acho que era no topico do Bruno Sander - L200 2007). Como se comportou sua adaptação?

Abs!!!!

lucram5
05/09/2008, 09:11
Pessoal,
Obrigado pela ajuda, hoje vou ver se levo a viatura em um mecânico que foi indicado, espero que não seja nada. Quando tiver o diagnóstico eu coloco aqui neste tópico.

Luciano Martins

Edintruder
05/09/2008, 16:20
Antes de 2002, tinha as XLT, XL e Standard que eram apenas "Ranger", que tinham até os retrovisores pequenos. Essa std virou a XL, e a XL passou a XLS.

Gugu7
06/09/2008, 13:53
Antes de 2002, tinha as XLT, XL e Standard que eram apenas "Ranger", que tinham até os retrovisores pequenos. Essa std virou a XL, e a XL passou a XLS.
Valeu Edin.
Acho que o negócio é tentar logo uma XLT .
:concordo:

rogeriomasih
06/09/2008, 16:40
E aí, descobriu o problema?

dudu83
06/09/2008, 19:54
E a XL hoje tem acabamento basico de tudo e o unico opcional é o ar condicionado.

Abs!

na xl o ar condicionado, direcao hidraulica e preparacao p/ som sao de serie, nao tem opcionais de fabrica.... a unica diferenca pra xls sao trio eletrico, vidro eletrico e retrovisor eletrico...

shimomoto
07/09/2008, 00:06
Valeu Edin.
Acho que o negócio é tentar logo uma XLT .
:concordo:

Gugu;

A grande vantagem da 2.8 XLT é que em qualquer ano ela tem TGV.

De fim de 2001 até meados de 2002, todas tem TGV e diferencial 4.10:1. Depois disso, apenas as XLT e Limited tem TGV e todas tem diferencial alongado para 3.73:1.

Abs!!!

na xl o ar condicionado, direcao hidraulica e preparacao p/ som sao de serie, nao tem opcionais de fabrica.... a unica diferenca pra xls sao trio eletrico, vidro eletrico e retrovisor eletrico...

Dudu;

Tem XL sem ar condicionado. Codigos G721 G727 e G733. Só não sei se alguém compra...

Abs!!!

FernandoCBS
07/09/2008, 12:17
Pessoal,
Obrigado pela ajuda, hoje vou ver se levo a viatura em um mecânico que foi indicado, espero que não seja nada. Quando tiver o diagnóstico eu coloco aqui neste tópico.

Luciano Martins

Luciano,
Eu estava exatamente com esse problema, só que era em uma S10.
Uma informação a mais que eu tinha era que mesmo em linha reta só que no barro ela tambem fazia.
Tambem não confio mujito nos mecanicos, ainda mais aqui que a cidade é pequena.
Eu tambem achei que era diferencial, mas tinha quase certesa que era no dianteiro.
Eu mesmo desmontei e não achei nada de errado.
Joguei a caixa de tração pro chão, e bingo...Desmontei ela e a corrente estava folgada.
Com isso em terreno firme não exigia muita força na corrente, mas em cruvas e no barro, ela trabalha com mais "peso" sobre ela.
Troquei a corrente que estava banba, a engrenagem ficava pulando dente por isso, e resolveu o problema.
Se for isso mesmo, procura a corrente no baretaautopeças, o Edintruder que me deu a dica quando precisei. Paguei 500 no bareta (perfeita), e na agencia tava apenas 1250.
Cuidado tambem com o mecanico, ele pode querer trocar as engrenagens tambem, alegando que o conjunto todo esta gasto, mas as engrenagens são de materialmais duro que a corrente, trocando somente a corrente pra mim deu certo, o conjunto de 2 engrenagens e corrente ficava em 3150 na agencia, e no bareta tinha a caixa montada por 2500.
Dsculpe algum erro ou termo usado ai, mas nunca fui bom em Portugues...kkkkkkk
Abraços a todos....

Maurobdf
07/09/2008, 12:58
Bem Lembrado, Marcelo.

Olá, a minha ranger 2001 4x4, depois que esquenta não engata a tração, para engatar novamente só no outro dia depois que ela esfria. Pode ser este problema na corrente? O que fazer? Abraços.

rogeriomasih
07/09/2008, 13:09
Oi, Fernando.

aqui ninguém precisa ser bom em português e nem em computação. O importante é participar com o objetivo de querer ajudar os colegas, exatamente como vc está fazendo.

Já tinha escutado relatos similares, relacionados com folga nessa corrente, estava achando que o caminho poderia ser por aí.

A ranger de um colega apresentava um problema parecido, mas somente quando estava com a LOW engatada e em areia bem frouxa, ou seja, somente quando o conjunto estava sendo muito solicitado.

Deve ter algum tópico aqui do fórum falando sobre esta corrente.

Edintruder
07/09/2008, 20:22
Sempre que tiver estalo, procura primeiro o defeito nas Rodas Livres se houver, e depois vai para a corrente da CT.
Se tiver problemas para engatar, daí é direto no motor da tração. No meu deu um probleminha e como eu não suporto mexer em elétrica automotiva, resolvi tirar o sistema elétrico, porém se eu tivesse como ficar uma semana seem a Ranger eu estou com vontade de tirar a CT e Fazer o acionamento como na L200RS, que é uma haste que corre longitudinal à picape, e passaria o sistema de cabos para varão, o que fica muito melhor.
Terei que colocar cabos mais grossos, pois um deles mostoru sinais de desgaste, e como é fino sei que vai ceder com o tempo. Preciso um sistema que exija manutenção dos cabos no mínimo em intervalos de 1000 acionamentos de reduzida, o que ficaria muito bom. Já usei a trãção um monte de vezes, acredito que mais de 300 vezes pois tem chovido muito por aqui e o barro tem pegado para chegar em casa.

shimomoto
07/09/2008, 21:05
Sempre que tiver estalo, procura primeiro o defeito nas Rodas Livres se houver, e depois vai para a corrente da CT.
Se tiver problemas para engatar, daí é direto no motor da tração. No meu deu um probleminha e como eu não suporto mexer em elétrica automotiva, resolvi tirar o sistema elétrico, porém se eu tivesse como ficar uma semana seem a Ranger eu estou com vontade de tirar a CT e Fazer o acionamento como na L200RS, que é uma haste que corre longitudinal à picape, e passaria o sistema de cabos para varão, o que fica muito melhor.
Terei que colocar cabos mais grossos, pois um deles mostoru sinais de desgaste, e como é fino sei que vai ceder com o tempo. Preciso um sistema que exija manutenção dos cabos no mínimo em intervalos de 1000 acionamentos de reduzida, o que ficaria muito bom. Já usei a trãção um monte de vezes, acredito que mais de 300 vezes pois tem chovido muito por aqui e o barro tem pegado para chegar em casa.

Edin;

Presentinho para você. A vista explodida da BW1350/1354

Abs!!!

lucram5
08/09/2008, 08:51
E aí, descobriu o problema?
Não, ainda não. Levei em um mecânico que pediu pra eu deixar a viatura pois ele teria de analisar, não coloquei muita fé no mesmo, pois parecia não ter a mínima noção do que estava acontecendo, daí não deixei lá. Vou ver se encontro outro mecânico.
Assim que conseguir posto aqui qual era o problemas. Caso tenha alguém de BSB que conheça um bom mecânico de confiança favor me passar o endereço completo.
Obrigado pela atenção de todos.
Luciano Martins

lucram5
08/09/2008, 08:54
Luciano,
Eu estava exatamente com esse problema, só que era em uma S10.
Uma informação a mais que eu tinha era que mesmo em linha reta só que no barro ela tambem fazia.
Tambem não confio mujito nos mecanicos, ainda mais aqui que a cidade é pequena.
Eu tambem achei que era diferencial, mas tinha quase certesa que era no dianteiro.
Eu mesmo desmontei e não achei nada de errado.
Joguei a caixa de tração pro chão, e bingo...Desmontei ela e a corrente estava folgada.
Com isso em terreno firme não exigia muita força na corrente, mas em cruvas e no barro, ela trabalha com mais "peso" sobre ela.
Troquei a corrente que estava banba, a engrenagem ficava pulando dente por isso, e resolveu o problema.
Se for isso mesmo, procura a corrente no baretaautopeças, o Edintruder que me deu a dica quando precisei. Paguei 500 no bareta (perfeita), e na agencia tava apenas 1250.
Cuidado tambem com o mecanico, ele pode querer trocar as engrenagens tambem, alegando que o conjunto todo esta gasto, mas as engrenagens são de materialmais duro que a corrente, trocando somente a corrente pra mim deu certo, o conjunto de 2 engrenagens e corrente ficava em 3150 na agencia, e no bareta tinha a caixa montada por 2500.
Dsculpe algum erro ou termo usado ai, mas nunca fui bom em Portugues...kkkkkkk
Abraços a todos....
Amigo FernandoCBS,
Obrigado pelas orientações, vou ver se consigo o mecânico e passar sua experiência pra ele, quem sabe eu consigo resolver meu problema. Acho que vai ser isso mesmo. Valeu.
Luciano Martins

NGDaniel
26/01/2010, 18:09

Pequeno,
Barulho quando esterça traçado é normal ?

Pequeno jr
27/01/2010, 09:30
Daniel não se pode estarçar com a viatura traçada. Veja que já falamos isso lá atrás deste tópico.

VC fazendo isso, cuidado para qualquer hora desta de não voar a sua caixa de transferência pelos ares.

NGDaniel
27/01/2010, 10:16
Daniel não se pode estarçar com a viatura traçada. Veja que já falamos isso lá atrás deste tópico.

VC fazendo isso, cuidado para qualquer hora desta de não voar a sua caixa de transferência pelos ares.

Valeu... o manual da viatura é dubio e mal redigido, fala que veiculos utiliatarios tem centro de gravidade maior e por isso não podem ser esterçados da mesma forma que veiculo de passeio, MAS NÃO FALA NADA QUE ISSO TAMBEM NAO DEVE SER FEITO COM O VEICULO TRAÇADO, muito embora seja no topico explicando sobre o funcionamento do 4x4...

Eles traduzem muito mal traduzidos os manuais....

Ahh, se não fosse esse forum...

Muais uma vez, Pequeno, muito obrigado.

Edintruder
27/01/2010, 13:50
Quando faço curvas fechadas, (sempre em pisos de baixa aderência conforme o manual), eu procuro sempre acelerar de forma que não gere esforços inversos ao sentido de rodagem dos pneus, porém o pneu com menos aderência acabe patinando. Acredito que nesse caso a tensão sobre a transmissão se reduza bastante.

dudas_308w
28/01/2010, 19:57
Acho que deve ter uns 3 ou 4 topicos sobre problemas no engate da traçao..
O meu, esta no seguinte pé:
- nao chega energia na CT. Os fios estao integros.
- nao chega energia na caixa de reles (shift motor relay) e ela esta ok, e funciona alimentada "na mão".
- a chave de posiçao (4x2 - 4x4H - 4x4L) foi trocada por uma que funciona em outro carro, e nada ocorreu.
- todos os fusiveis inspecionados, e nada queimado.
Ou seja, um fio partido em algum lugar.
Agora, qual?
:pensativo:

dudas_308w
28/01/2010, 20:05
Edin,
se vc aceita uma sugestão, e ainda tiver problema na CT, eu revi o seu projeto com as polias e cabos, mas acho que vc deve usar outro material da bicicleta...
uma corrente, uma coroa pequena, depois os cabos flexiveis.
Faça um eixo com a coroa dentada, e use uns 30cm no maximo de corrente. Emende um cabo flexivel de cada lado da corrente, e a corrente acionando o eixo da coroa que entra na CT. Dessa forma, a parte que "enrola" é de corrente, ficando as pontas (cabos flexiveis) só para tracionar. Acredito que isso vai durar os seus 1000 acionamentos. :dance:

Eu vou bater cabeça com a eletrica mais um pouco, antes de radicalizar. :putz:
pelo menos achei o topico certo, com os fios e diagramas.
E o nome nao podia ser mais sugestivo..rs.rs..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45779&page=9

Edintruder
28/01/2010, 23:55
Dudas, não tinha pensado nisso. Realmente assim deva durar muito mais mesmo.
Informação arquivada no cérebro! rsrsrsr!

Ricardo Zovedi
17/10/2017, 10:20
Bom dia irmão. Tenho um ford ranger 2001, 4x4, a diesel. Eu acho que vc não teve problemas não. A minha já foi aberta cinco vezes e na última encontramos o problema. Realmente a corrente estava bamba(folga). Sinceridade, não sei que tipo de corrente trocar, pois já é a quarta corrente. Foi trocada a última nova na caixa e durou apenas um mês e meio até apresentar o problema novamente. Vou abrir pela sexta vez e ver como está a corrente. Não sei mais o que fazer sabia.

Ricardo Zovedi
17/10/2017, 10:30
Bom dia irmão. Tenho um ford ranger 2001, 4x4, a diesel. Eu acho que vc não teve problemas não. A minha já foi aberta cinco vezes e na última encontramos o problema. Realmente a corrente estava bamba(folga). Sinceridade, não sei que tipo de corrente trocar, pois já é a quarta corrente. Foi trocada a última nova na caixa e durou apenas um mês e meio até apresentar o problema novamente. Vou abrir pela sexta vez e ver como está a corrente. Não sei mais o que fazer sabia.

Francisco Casal
17/10/2017, 14:56
Só irá parar de se incomodar quando colocar a corrente original ford, pode ser usada ou nova, desde que seja original!