PDA

Ver Versão Completa : Cardã dianteiro do T4 2.004

carburador4x4
01/09/2008, 18:44
Moçada,

Meu T4 estava fazendo uns barulhos embaixo toda vez que eu ligava a 4x4 :shock: Aqueles famosos "tec, tec,tec, tec" que enchem o saco! :evil: Mas como eu ando pouco na viatura, só me lembrava do danado do barulho qundo estava em alguma trilha! :putz: Sábado desci uma trilha um pouco mais hard aqui em BH (Urubú Rei), aí a barulho aumentou de vez! Passou do simples tec, tec para um muito incômodo "trac, trac" bem alto! :shock:
Hoje levei o bichão na oficina e arranquei o cardã dianteiro! Eu já devo ter desmontado o cardã do meu Willys umas "trocentas" vezes, mas para minha surpresa o do Troller tem um mecanismo com duplas cruzetas na parte que sai da caixa de redução, e possui uma espécie de "luva" que une estas duas cruzetas! :putz: :putz: Não consegui entender para que tamanha complicação, mas vamos lá:... esta peça do meu fudeu-se, partiu-se! Vejam as fotos abaixo!
- O mecãnico me disse que tal peça custa algo em torno de R$ 1.800,00 :shock: :shock: É isto mesmo???? Existe algo paralelo ou só Troller mesmo?
- Outra coisa: o mesmo mecânico me disse queeu posso mandar o cardã em uma casa especializada (MG cardãns aqui em BH) e eles isolam tal peça, colocando o sistema de cruzetas simples em ambas as pontas do eixo! :pensativo: :pensativo: Procede tal informação?? Ele me falou que aguns T4 usam este sistema! Faz sentido?

JORGE DELMANTO
01/09/2008, 19:21
De fato, essa engenhoca que parece uma rotula de joelho, quando engripa, so trocando. Nao tem ponto de lubrificação e a lama vai se fixando ate quebrar

A Spice Dana so vendia o conjunto completo....algo em torno de 2000,00.

Hj ja vende a peça isolada!

Porém, para nao acontecer mais isso, aconselho a mandar fazer um cardan novo, com cruzetas nas pontas e com pontos de lubrificação (aqui em SP +-500,00) . Sucesso garantido e valor de eventual dano, irrisorio!!!

Abç

carburador4x4
01/09/2008, 19:26
Moçada,

- Outra coisa: o mesmo mecânico me disse que eu posso mandar o cardã em uma casa especializada (MG cardãns aqui em BH) e eles isolam tal peça, colocando o sistema de cruzetas simples em ambas as pontas do eixo! :pensativo: :pensativo: Procede tal informação?? Ele me falou que aguns T4 usam este sistema! Faz sentido?

Jorge,

Então esta informação procede, certo? Faço um cardã novo, "a la" Willys??

JORGE DELMANTO
02/09/2008, 06:50
Procede sim, e vc terá um cardan sempre bem engraxado!!!

Eu fiz isso no Gemadinha, q tem suspensão alterada - maior.

Assim q ficou pronto, fui ate BH conhecer e fazer a Galopeira!

Sem qq problema!

Abç

JapaTroller
02/09/2008, 09:29
No meu Troller deu o mesmo problema, eu comprei outro em sp, foi na tratorgama, conversa com o leandro! Ná época eu paguei axo que 680,00, deu certinho , num tem esse joelho ai não!!!!
Abraços

Elmer_Jeep
02/09/2008, 10:29
Pode remover o cv joint que não tem problema, ja fiz em alguns troller e tem varios aqui na região rodando com cruzetas simples.

Obs, use as cruzetas da C10, tem as mesmas dimensões e são mais resistentes que as do willys.

[]'s

carburador4x4
02/09/2008, 11:03
Procede sim, e vc terá um cardan sempre bem engraxado!!!

Eu fiz isso no Gemadinha, q tem suspensão alterada - maior.

Assim q ficou pronto, fui ate BH conhecer e fazer a Galopeira!

Sem qq problema!

Abç

Valeu Jorge! Vou fazer tal procedimento!
Eu encontrei com vocês na Galopeira, só que no dia eu estava no meu Willys! Pra quando vcs marcaram a ida dos Mineiros aí pra Sampa para completar o "intercâmbio"?? E qual trilha será feita?

carburador4x4
02/09/2008, 11:07
Pode remover o cv joint que não tem problema, ja fiz em alguns troller e tem varios aqui na região rodando com cruzetas simples.

Obs, use as cruzetas da C10, tem as mesmas dimensões e são mais resistentes que as do willys.

[]'s

Valeu Elmer!! :concordo: :concordo:
Agora, cá pra nós: tem que bater no engenheiro que criou tal engenhoca, de nome CV joint! Só de olhar dá para ver que é daquelas peças feitas para quebrar mesmo!!

carburador4x4
04/09/2008, 19:36

[]'s
Elmer,

Já refiz o cardã sem a CV Joint! :concordo: A casa é especializada em trabalhos de cardãs, e fez o balanceamento do mesmo! ;) Ficou bem legal, e vou instalar amanhã!

Mas alguém me disse que se retirar tal junta o cardã vai ficar vibrando! Procede?? :pensativo: :pensativo: :pensativo:

abreu
04/09/2008, 22:13
No meu 2004 fiz o mesmo servico...
Saiu um pouco mais caro, mas ficou excelente...

Quanto a vibracao, pelo contrario, o novo ficou muito bem balanceado, nao dava nem para notar se as rodas estavam ligadas ou nao.

Mas cuidado com o curso da suspensao! Usando-se cruzetas simples voce vai estar limitando o angulo de inclinacao maximo do carda...
No meu, o primeiro carda que fizeram quando a suspensao dava o curso maximo, a cruzeta batia naquele garfozinho que pega ela... Foi preciso fazer um novo com novos garfos...

Abracos

carburador4x4
05/09/2008, 16:28
Já refiz o cardã e já está instalado na viatura!
Paguei exatos R$ 250,00 e ficou muito bem feito, e balanceado!
Quanto à vibração, liguei a 4x4 e andei com o carro em várias velocidades, e não senti "nada" de vibração, nem em baixa, nem em altas velocidades! :concordo: :concordo:

alexvale2001
05/09/2008, 16:42
Já refiz o cardã e já está instalado na viatura!
Paguei exatos R$ 250,00 e ficou muito bem feito, e balanceado!
Quanto à vibração, liguei a 4x4 e andei com o carro em várias velocidades, e não senti "nada" de vibração, nem em baixa, nem em altas velocidades! :concordo: :concordo:

Carbura!
Me passa o tel/endereco da MG cardans! To precisando fazer um novo mais reforçado p/ o Xico. Só por precaução!!!

O cardan do Xulim é fino tb?? O do Xico parece um cabo de vassoura e todo mundo que vê acha estranho ...

Valeu!

carburador4x4
05/09/2008, 17:22
Carbura!
Me passa o tel/endereco da MG cardans! To precisando fazer um novo mais reforçado p/ o Xico. Só por precaução!!!

O cardan do Xulim é fino tb?? O do Xico parece um cabo de vassoura e todo mundo que vê acha estranho ...

Valeu!

Anota aí:

MG Cardans Com de Auto Peças e Mecânica Ltda

Rua Des Reis Alves, 230

Indústrias - Belo Horizonte - MG

PABX: (31) 3383-3971

Quanto ao cardan do Xulim, a grossura dle é normal, igual aos dos demais 4 cilindros que conheço! :pensativo: Se vc quiser, depois deixo vc medir a grossura do meu cardã! :twisted::twisted::twisted:

alexvale2001
05/09/2008, 17:27
Anota aí:

MG Cardans Com de Auto Peças e Mecânica Ltda

Rua Des Reis Alves, 230

Indústrias - Belo Horizonte - MG

PABX: (31) 3383-3971

Quanto ao cardan do Xulim, a grossura dle é normal, igual aos dos demais 4 cilindros que conheço! :pensativo: Se vc quiser, depois deixo vc medir a grossura do meu cardã! :twisted::twisted::twisted:

Valeu pela MG!!

Esse trem de medir cardã de outros eu TO FORA!!!

fugger
20/10/2008, 20:23
Pessoal

Alguém tem fotos detalhadas dessa cv??

[]´s

carburador4x4
20/10/2008, 20:50
Pessoal

Alguém tem fotos detalhadas dessa cv??

[]´s
Eis as fotos da encrenca!

Um abraço!

fugger
20/10/2008, 21:09
Carbura

Sem querer abusar, mas já abusando... vc não teria uma foto ihual a primeira, mas um pouo mais nítida? :mrgreen:

[]´s

moraespedro
21/10/2008, 10:13
Povo, sei que isso varia MUITO, mas...

com quantos km mais ou menos vcs tiveram problema no cardã??

[]

carburador4x4
21/10/2008, 19:34
Carbura

Sem querer abusar, mas já abusando... vc não teria uma foto ihual a primeira, mas um pouo mais nítida? :mrgreen:

[]´s

Infelizmenmte eu não tenho! E a peça danificada já foi para a sucata! :(

carburador4x4
21/10/2008, 19:35
Povo, sei que isso varia MUITO, mas...

com quantos km mais ou menos vcs tiveram problema no cardã??

[]
O meu carro está com 84.000 kms e o problema apareceu!!