PDA

Ver Versão Completa : Roda livre - peças internas



Nava
01/09/2008, 17:52
Moçada, socorro!

Quebrei minha RL na ultima trilha, vide foto. Ela tem 3 perninhas e agora tem só uma. Pensei em fazer um pingo de solda, mas parece que nao é aço...

Alguem teria as rodas livres automaticas ae paradas/danificadas para me fornecer esta peça?

Liguei em tudo qto é lugar e nao tem partes avulsas...se alguem souber indicar on detenha...otimo.

Abraço.

Nava
01/09/2008, 22:17
Outro post tinha um camarada que disse ter comprado por 180 conto o par da manual...nao consegui achar...se alguem souber qual post e o nome da loja, me informem urgente!

RILDO FILHO
02/09/2008, 15:07
Amigo, este material é estanho, você tem que recompor os pinos de travamento para que fiquem na mesma posição e altura dos originais com solda especifica para estanho. Se você conseguir ela vai funcionar normalmente. (estanho é o mesmo material usado nos carburadores antigos)

Abraços,

Rildo Filho

MarcSport
02/09/2008, 17:59
Outro post tinha um camarada que disse ter comprado por 180 conto o par da manual...nao consegui achar...se alguem souber qual post e o nome da loja, me informem urgente!

Não existe nova e manual a esse preço, deve ter comprado usada, o que não desabona o produto, o problema é encontrar quem tenha para vender...
[]s

Nava
02/09/2008, 19:03
cara, pode ser aluminio, estanho nao é...

Amostardeiro
02/09/2008, 19:27
Moçada, socorro!

Quebrei minha RL na ultima trilha, vide foto. Ela tem 3 perninhas e agora tem só uma. Pensei em fazer um pingo de solda, mas parece que nao é aço...

Alguem teria as rodas livres automaticas ae paradas/danificadas para me fornecer esta peça?

Liguei em tudo qto é lugar e nao tem partes avulsas...se alguem souber indicar on detenha...otimo.

Abraço.

Nava

Larga de "pão durismo" e compra uma AVM manual, eu tenho estas peças , mas estão fu....s como as da tua vtr.

Abraço

Nava
02/09/2008, 23:54
Falei como eng da AVM hoje e le me disse que as RL originais da ki anao aguentam nada pq sao de aluminio, qq cois gastam ou quebram.

As AVM sao de aço microfundido e temperado...mas o mais barato custa 550 conto...é grana boa heim...vou ver no desmanche amanha...

MarcSport
03/09/2008, 09:28
Acho que as manuais custam perto de 450, tem a opção de importar uma Warn que deve chegar aqui um pouco mais baratas.

mbm4x4
03/09/2008, 11:15
Para quem quiser ou puder esperar...
No final de dezembro estarei indo para Los Angeles e comprarei pelo menos 3 pares de RL warn para Sportage e 3 miolos da ventuinha termica (sem as pás) para revender aqui no forum.
Já tenho todas especificações técnicas para compra, abaixo segue as imagens das peças.
Se alguém se interessar por algo me avise. Estarei aceitando encomendas.
Forte abraço
Mateus

Nava
03/09/2008, 21:57
muito tempo em 4x2...

Nava
13/09/2008, 18:16
Usinei nova peça e montei. Ficou zero de novo! Desmonte a outra e só troquei a graxa. Dura ainda mais uns 5 anos....

Pantarotte
19/09/2008, 15:45
Claro que não é de estanho. O estanho é usado para pequenas soldagens, como fios de radios por exemplo. Se fosse de estanho ou chumbo derreteriam em altas temperaturas, ou torceriam ao minimo esforço.Se for amarelada sera latão ou bronze. Carburadores são feitos de antimonio.
Pantarotte

EDuarte
20/10/2008, 11:46
Todos se preocupam apenas com as RLs, mas existe outro componente que tambem influencia e muito no seu funcionamento. Na parte traseira do eixo entre a cruzeta e o suporte da roda, existe um retentor que muita gente não sabe da sua existencia, mas quando esta com problemas a roda não engata ou fica falhando no engate e 99% das vezes que entra agua no sistema, é por ali. Digo isso por experiencia propria.
No desenho em anexo é a peça nº 20.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
20/10/2008, 12:39
Caro Eduarte,

O caso do gleison pode e deve ser este retentor mesmo, a RL dele não acoplava de jeito nenhum, lubrificamos e passou a acoplar, como ele rodou a graxa deve ter se espalhado, agora escapando vácuo pelo retentor ora ela acopla, ora não.
Muito boa a sua dica!:dance:

Robinho da Jaguatirica

EDuarte
20/10/2008, 13:11
Caro Eduarte,

O caso do gleison pode e deve ser este retentor mesmo, a RL dele não acoplava de jeito nenhum, lubrificamos e passou a acoplar, como ele rodou a graxa deve ter se espalhado, agora escapando vácuo pelo retentor ora ela acopla, ora não.
Muito boa a sua dica!:dance:

Robinho da Jaguatirica
É exatamente o que acontecia com a minha !!!
[]s
(DU)

Nava
20/10/2008, 21:31
E aquele projeto das rodas vacuo-manual, como está?

Robinho da Jaguatirica
21/10/2008, 09:00
E aquele projeto das rodas vacuo-manual, como está?

Oi Nava,

Está caminhando bem, nesta sexta irei a um galpão de uma loja de peças 4x4 usadas para procurar as borboletas, usarei este tópico para postar as soluções e lançar as dúvidas.
Uma das soluções da mano-vácuo é a anulação da solenóide levando a mangueira até algum lugar escondido debaixo do painel e instalando uma válvula manual, funcionaria assim:
-4x4 válvula aberta passando vácuo para as RL.
-4x2 válvula fechada, assim não corro mais o risco de andar com o cardã dianteiro girando em 4x2.
A válvula a ser usada é muito simples, 1/4 de volta aciona a menina, baratinha e vai funcionar, só não sei se tenho que manter o sinal na solenóide mesmo anulada.


Boa lama!


Robinho

mbm4x4
21/10/2008, 10:45
Grande Trojão
Muito legal esse projeto das RL Manu-vácuo. Parabéns.:palmas:
Me responde uma dúvida:
Qdo estamos com a viatura original(rl à vácuo), e elas começam a apresentar defeito, isto é, ora acoplam, ora não acoplam, ficam dando estalalos ou as vezes entram de um lado (ui)e não entram do outro(ui).
Este mau funcionamento durante um período não é mais prejudicial para os componentes da transmissão do que simplesmente trava-las e evitar que fique dando essas infalsas???
Outra dúvida, o que estraga a transmissão é andar apenas com um lado travado. Ou se trava os dois lados ou deixa-os destravados.
Digo isso porque com os sistema original de RL as vezes ocorre de apenas um lado desacoplar e a pessoa andar por vários e varios dias com apenas uma roda travada e isso sim danifica o conjunto de transmissão dianteiro.
Qual a sua opinião a respeito???
[]s
Mateus

Oi Nava,

Está caminhando bem, nesta sexta irei a um galpão de uma loja de peças 4x4 usadas para procurar as borboletas, usarei este tópico para postar as soluções e lançar as dúvidas.
Uma das soluções da mano-vácuo é a anulação da solenóide levando a mangueira até algum lugar escondido debaixo do painel e instalando uma válvula manual, funcionaria assim:
-4x4 válvula aberta passando vácuo para as RL.
-4x2 válvula fechada, assim não corro mais o risco de andar com o cardã dianteiro girando em 4x2.
A válvula a ser usada é muito simples, 1/4 de volta aciona a menina, baratinha e vai funcionar, só não sei se tenho que manter o sinal na solenóide mesmo anulada.


Boa lama!


Robinho

Robinho da Jaguatirica
21/10/2008, 12:21
Grande Trojão
Muito legal esse projeto das RL Manu-vácuo. Parabéns.:palmas:
Me responde uma dúvida:
Qdo estamos com a viatura original(rl à vácuo), e elas começam a apresentar defeito, isto é, ora acoplam, ora não acoplam, ficam dando estalalos ou as vezes entram de um lado (ui)e não entram do outro(ui).
Este mau funcionamento durante um período não é mais prejudicial para os componentes da transmissão do que simplesmente trava-las e evitar que fique dando essas infalsas???
Outra dúvida, o que estraga a transmissão é andar apenas com um lado travado. Ou se trava os dois lados ou deixa-os destravados.
Digo isso porque com os sistema original de RL as vezes ocorre de apenas um lado desacoplar e a pessoa andar por vários e varios dias com apenas uma roda travada e isso sim danifica o conjunto de transmissão dianteiro.
Qual a sua opinião a respeito???
[]s
Mateus

Alohhhhhhaaaaa!!!!!!! Mateus,

O maior problema de travar as RL's é a partir dos 110km/h, o cardã e diferencial começam a vobrar, claro que essa vibração detonará os rolamentos e cruzetas, no mais por pouco tempo acredito que somente o combustível é que aumenta, que nem tanto é assim.
com o Gleison está ocorrendo o que acho extremamente perigoso, elas estão acoplando involuntariamente, a solenóide está passando vácuo direto independente do 4x2, parece que o tal retentor está furado, então quando ele precisa do 4x4 ora acopla, ora não, é a graxa que às vezes está vedando a passagem do retentor. Imagine a viatura a 100km/h e as RL's resolvem acoplar sem aviso?:parede::parede::parede: Todo o conjunto corre riscos, cardã com as cruzetas, diferencial, rolamentos, heterocinéticas, ponta do eixo, engrenagens da RL, tudo pode moer pelo tranco que poderá causar.
A solução pode ser travar as RL's até resolver a caca, sabendo que a partir dos 100 km/h o conjunto sofre, ou simplesmente anular a solenóide, este último foi o que eu e o glaison fizemos, tiramos a mangueira da solenóide, a minha que é relativamente nova mas está escapando vácuo direto, vou levar a mangueira até debaixo do painel e fazer uma ligação direta com válvula manual no meio, quando eu quizer o vácuo, abro a válvula que estará interligando o compressor às RL's, assim nunca mais precisarei da solenóide, um ítem a menos pra dar problemas, no mais serão somente mangueiras e lubrificação, além do tal retentor.
O projeto manu-vácuo será utilizado somente quando a RL não engatar com o vácuo, uma vez que sabemos que não existem problemas conhecidos na caixa.


Forte abraço!


Robinho

mbm4x4
21/10/2008, 12:46
Boa Trojão.
Valeu pela resposta. Dentro em breve estarei contribuindo com a pesquisa científica de voces doando as minhas RL´s para pesquisa.hehe
Fazemos um contrato que se patentiar a sua invenção, terei direito a uma pequena porcentagem nos lucros pela doação feita.hehehe
Tá fechado???
[]s
Mateus

Robinho da Jaguatirica
21/10/2008, 18:50
Mateus,

Muito boa a idéia dos lucros, já tenho até um palpite para o nome da peça: Roda Livre Manu-vácuo Alohhauaisô!:mrgreen:


Boa lama!


Robinho

mbm4x4
21/10/2008, 19:16
Tá fechado então Trojão.:dance:
Já vou começar gastar por conta, pois vamos ficar ricos...hehehe
Só tem um probleminha. As pesquisas vão ter que esperar até final de janeiro pois até lá ainda estarei usando as minhas antigas.
[]s
Mateus
(sócio da Alohauaisô):mrgreen:

Nava
23/10/2008, 20:38
Aconteceu comigo essa de uma RL estar travada e a outra engatou...dá um puta tranco....dai fiquei andando a 4x4 mesmo...até chega em casa.

Tio Eddie
23/10/2008, 21:50
Galera,

Algum de vocês saberia me dizer onde encontro a RL AVM manual 460K para a sportage 95 diesel? Além disso, alguém saberia me dizer se os modelos AVM 460K e 460 são iguais? no site da AVM, aparentemente são... ( http://www.avm.com.br/products2.htm#rodas2 )

A Berinjela, Sportage de um grande amigo está precisando de RL's novas, ainda mais agora que ganhou um BL de 2"!!!

Desde já agradeço

Abraços

Eddie

Nava
23/10/2008, 23:23
Tio, liga direto na AVM, além deles te passarem certo o modelo (neste caso uma é auto e a outra manual) vao te indicar o lugar perto de sua casa que tenha elas.

A que ele tem é automatica ou manual? O que quebrou nela? Se for a engrenagem com 3 pnios eu tenho uma nova aqui.

Tio Eddie
23/10/2008, 23:31
Tio, liga direto na AVM, além deles te passarem certo o modelo (neste caso uma é auto e a outra manual) vao te indicar o lugar perto de sua casa que tenha elas.

A que ele tem é automatica ou manual? O que quebrou nela? Se for a engrenagem com 3 pnios eu tenho uma nova aqui.

Nava,

Antes de mais nada, grato pela pronta resposta!
A Sportage NÃO é minha :stop:, mas sim de um amigo, ainda bastante neófito no mundo 4x4.

Sei com toda a certeza que ela não está tracionando a dianteira e que certamente parte do problema são as RL.

A RL que está na sportage é automática (não faço idéia se o acoplamento é mecânico ou a vácuo)

Na medida do possível, venho tentando ajudar/orientar o Luciano (dono da vtr) para que ele gaste as latinhas da maneira mais objetiva possivel!

Se a vtr fosse minha já tinha debulhado o eixo dianteiro, entendido o funcionamento e dado um jeito de fazer funcionar até chegar as RL manuais...:twisted:

Ah, ele se convenceu que a vtr precisava de um BL depois do noss passeio sábado passado... vou colocar 2 links dos videozinhos...hehehe

NÃO TENHO INTENÇÃO NENHUMA DE DENEGRIR A SPORTAGE OK :concordo:

http://www.youtube.com/watch?v=gJPdEdnkao4
http://www.youtube.com/watch?v=3RdpPTRATgg

Mais uma vez agradeço a atenção!

Abraços

Eddie

Robinho da Jaguatirica
24/10/2008, 11:11
Faltou Braço!!!:mrgreen:

mbm4x4
24/10/2008, 12:26
Faltou a tração estar funcionando. ...Ela esta somente tracionando na traseira.

mbm4x4
24/10/2008, 13:26
Fala Tio Eddie!!
Sei que voce é defensor das Sportages...Tenho acompanhado o tópico da ECO4WD e vi que voce defende a turma da "Beringela"..hehehe
Falando das RLs ...
Existe diferença entre as AVM manuais para a Sportage 95 (sistema automatico mecanico) e as 99...(sistema automatico à vácuo).
As AVM para 95: modelo 460k
as AVM para 99...modelo 460.
Meu amigo esta trocando as RL originais de sua sportage 95 pelas AVM manuais e me alertou sobre isso.
As AVM modelo 460k vem com um conjunto de porcas que não estão presentes no modelo.460.
Espero ter ajudado
[]s
Mateus



Nava,

Antes de mais nada, grato pela pronta resposta!
A Sportage NÃO é minha :stop:, mas sim de um amigo, ainda bastante neófito no mundo 4x4.

Sei com toda a certeza que ela não está tracionando a dianteira e que certamente parte do problema são as RL.

A RL que está na sportage é automática (não faço idéia se o acoplamento é mecânico ou a vácuo)

Na medida do possível, venho tentando ajudar/orientar o Luciano (dono da vtr) para que ele gaste as latinhas da maneira mais objetiva possivel!

Se a vtr fosse minha já tinha debulhado o eixo dianteiro, entendido o funcionamento e dado um jeito de fazer funcionar até chegar as RL manuais...:twisted:

Ah, ele se convenceu que a vtr precisava de um BL depois do noss passeio sábado passado... vou colocar 2 links dos videozinhos...hehehe

NÃO TENHO INTENÇÃO NENHUMA DE DENEGRIR A SPORTAGE OK :concordo:

http://www.youtube.com/watch?v=gJPdEdnkao4
http://www.youtube.com/watch?v=3RdpPTRATgg

Mais uma vez agradeço a atenção!

Abraços

Eddie

Gleison BH
24/10/2008, 16:44
Fala Tio Eddie!!
Falando das RLs ...
[]s
Mateus

Travar a RL da SPORTAGE é relativamente simples até ele comprar as AVM. Mateus, se não me engano vc travou as suas e tem um desenho com o esquema em um dos fóruns da área da Sportage.

Se vc conseguir localizar, posta o endereço para o Tio ver. Pois é bem simples travar: é só trocar a mola lugar...

mbm4x4
24/10/2008, 19:04
Gleison,
As RLs da minha viatura é a vácuo(ano 2000).
As RLs da "beringela" do amigo do Tio Eddie são mecanicas. (ano 95).
Infelizmente só sei como se trava as de modelo a vácuo.
Mas tenho certeza que algum Sportager mais experiente logo passará por aqui e dará o caminho das pedras.
Na automatica a vácuo é bem simples mesmo de travar. É so inverter a posição da mola que existe dentro da carcaça e esta pronto.(vide fotos).
PS. as fotos não são minhas...créditos ao fotógrafo.
[]s
mateus


Travar a RL da SPORTAGE é relativamente simples até ele comprar as AVM. Mateus, se não me engano vc travou as suas e tem um desenho com o esquema em um dos fóruns da área da Sportage.

Se vc conseguir localizar, posta o endereço para o Tio ver. Pois é bem simples travar: é só trocar a mola lugar...

Robinho da Jaguatirica
24/10/2008, 19:13
Galera,

conforme prometido, fui hoje à loja de peças usadas off-road, :( não encontrei a borboleta que queria, agora me resta ir a uma loja de parafusos para tentar achar alguma coisa que sirva.:confused:
:idea: Idéias, palpites, pitacos, são bem vindos.:pensativo:


Forte abraço!


Robinho

Nava
24/10/2008, 21:26
Trojao, precisa dizer como é o lugar que vc quer adaptar...

tem aqueles botos de máquinas, feitos em baquelite...masd tem de ver o que vc ta precisando...tamanho do alojamento, etc.

Ideia nao falta!

Nava
24/10/2008, 21:30
Tio Eddi, as RL auto mecanica tem a carcaça lacrada. As RL auto tem dois "filtros" para liberar pressao na hora do vacuo. Pra travar as RL auto mecanica, basta pegar um pedaço de mangueira de 4 mm, cortar do tamanho e montar ele sore a RL e aparafusar de novo. Ele vai forçar a mola para dentro e vai trava a RL, sem danificar nada. O ideal é tirar o anel trava pequeno e desmontar ela, sacando a engranagem com 3 perninhas (que aciona o conjunto) pra nao quebrar as ditas...poe só a borachinha lá pra afastar a molo e boa.

Nava
24/10/2008, 21:32
A engrenagem de perna é a da primeira Pg. Tem um topico que sugeri o modelo de manual/vacuo e lá da de ver a ponta da carcaça com os furos...fucça que vc acha.

Tio Eddie
25/10/2008, 21:10
Tks Mateus,

Ajudou e muito!!!
Vou alertar o Luciano que o modelo para a Berinjela é a AVM 460K!!!

Abraços

Eddie

Tio Eddie
25/10/2008, 21:11
Gleison,
As RLs da minha viatura é a vácuo(ano 2000).
As RLs da "beringela" do amigo do Tio Eddie são mecanicas. (ano 95).
Infelizmente só sei como se trava as de modelo a vácuo.
Mas tenho certeza que algum Sportager mais experiente logo passará por aqui e dará o caminho das pedras.
Na automatica a vácuo é bem simples mesmo de travar. É so inverter a posição da mola que existe dentro da carcaça e esta pronto.(vide fotos).
PS. as fotos não são minhas...créditos ao fotógrafo.
[]s
mateus

Mais uma vez, TKS galera :dance:

Eddie

Tio Eddie
25/10/2008, 21:16
Tio Eddi, as RL auto mecanica tem a carcaça lacrada. As RL auto tem dois "filtros" para liberar pressao na hora do vacuo. Pra travar as RL auto mecanica, basta pegar um pedaço de mangueira de 4 mm, cortar do tamanho e montar ele sore a RL e aparafusar de novo. Ele vai forçar a mola para dentro e vai trava a RL, sem danificar nada. O ideal é tirar o anel trava pequeno e desmontar ela, sacando a engranagem com 3 perninhas (que aciona o conjunto) pra nao quebrar as ditas...poe só a borachinha lá pra afastar a molo e boa.

Nava, pela tua descrição, o sistema da RL auto da Sporttage me lembra muioto o da RL auto da F1000.
Quando eu comprei a milona, em 1006, dei uma geral nas RL's e as fiz funcionar até que achei as AVM manuais para troca, mas por mais cuidadoso que fui ao fazer os reparos, as RL auto não aguentaram 26 dias de campo, com uso pesado 4x4 e a vtr carregando uns 750kg..:twisted:

Quando abri para trocar pelas AVM manuais, sairam cacos de RL auto...:mrgreen:

Vamos ver se o Luciano se anima a por a mão na graxa, pois so mandar pra oficina, haja $$

Abraços

Eddie

Nava
27/10/2008, 20:58
Entao, depois que desmontei fiquei na duvida, pq a unica coisa que pode pifar nelas é a engrenagem verde...a das perninhas, e com ela acoplada nao tem folga e nao solta nem fud....

O que eu notei é que o que pode danificar no uso é vc puxar pra frente e depois ir com tudo pra tras...ela tem uma pequena folga entre uma coisa e outra, pois é a folga dopinhao e da tcase deixa o carda parado, ou seja, a RL tende a desengatar. Se for for de leve no pé pra ir pra frente e pra tras, cara, nao solta.

Acho legal a manula pq vc pode desengatar dentro e tá imediatamente em 4x2, pra cavocar mais...ligou ja ta engrenado.

Pescador4x4
30/08/2009, 17:31
Para quem quiser ou puder esperar...
No final de dezembro estarei indo para Los Angeles e comprarei pelo menos 3 pares de RL warn para Sportage e 3 miolos da ventuinha termica (sem as pás) para revender aqui no forum.
Já tenho todas especificações técnicas para compra, abaixo segue as imagens das peças.
Se alguém se interessar por algo me avise. Estarei aceitando encomendas.
Forte abraço
Mateus
Mateus,
Vc chegou a comprar as RL's Warn? Qual é a referência para a Sportage? Desde já obrigado! Abs.

mbm4x4
30/08/2009, 20:22
Me arrependi amargamente de não comprar as RL´s warn. Fui na loja off-road warehouse, vi o preço, us$180 .referencia warn 60247.
Tem no site da warn inclusive o arquivo do tutorial de instalação.
Tinha na época outras prioridades para o dinheiro que levei e acabei deixando de lado.
Aqui o pessoal fala que a Jipebras vende as AVM manuais por r$450,em fevereiro quando estava lá o dolar aqui tava uns 2,30 então no final preferi comprar aqui as AVM qdo sobrasse um dinheiro.
Segue o arquivo para voce dar uma olhada.
[]s
mateus


Mateus,
Vc chegou a comprar as RL's Warn? Qual é a referência para a Sportage? Desde já obrigado! Abs.

Pescador4x4
30/08/2009, 21:14
Rapaz,
Muito legal o guia de instalação. Valeu mesmo! Vou tentar ver com um colega q viajar se consegue trazer...Abs!

Humberto_lima
01/09/2009, 13:37
Olá!

Eu consertei a 4x4 na Stern - Kia em SP e as peças ficaram mais barato que na oficina. Faça uma cotação lá: 3714 4224

Sds, Humberto.

Nava
01/09/2009, 21:03
Sim, mas consertou o que do 4x4?

Humberto_lima
02/09/2009, 11:14
Foi consertado o sistema de acionamento da tração dianteira e revisão nas rodas livres. O eu passei a informação da oficina por que todas as peças vieram rápido e com preço bom. Não custa nada fazer a cotação.
Saudações e boa sorte.

Lucena04
14/09/2009, 16:08
Em anexo um tutorial sobre rodas livres.

Lucena04
14/09/2009, 23:52
Pelo que eu entendi se andar com roda livre travada em modo 4x4 e o câmbio 4x2 o eixo vai continuar girando, a direção vai continuar pesada e a única diferença é que não vai ter tração nas rodas dianteiras, é isso mesmo? Tem algum benefício em andar com as rodas livres travadas no modo 4x4 e com o câmbio em 4x2?

MarcSport
15/09/2009, 08:36
Pelo que eu entendi se andar com roda livre travada em modo 4x4 e o câmbio 4x2 o eixo vai continuar girando, a direção vai continuar pesada e a única diferença é que não vai ter tração nas rodas dianteiras, é isso mesmo? Tem algum benefício em andar com as rodas livres travadas no modo 4x4 e com o câmbio em 4x2?

Com as RLs travadas e TC em 4x2 a direção não fica pesada, não se nota diferença.
Quando eu chego a uma trilha eu aciono as RLs e depois engato o 4x4, muitas vezes vc passa por alguns trechos com alta aderência como asfalto ou grandes rochas ou mesmo trechos de deslocamento entre trilhas, nesse caso eu desengato o 4x4 e mantenho as RLs acionadas.

Lucena04
15/09/2009, 09:26
Com as RLs travadas e TC em 4x2 a direção não fica pesada, não se nota diferença.
Quando eu chego a uma trilha eu aciono as RLs e depois engato o 4x4, muitas vezes vc passa por alguns trechos com alta aderência como asfalto ou grandes rochas ou mesmo trechos de deslocamento entre trilhas, nesse caso eu desengato o 4x4 e mantenho as RLs acionadas.

Valeu :concordo:
Então dá pra manobrar (esterçar o votante) sem problemas em piso firme com as RLs travadas e a TC em 4X2?
Então pq não deixar a RL travada direto e controlar o acionamento do 4x4 pela TC em vez de ficar travando e destravando manualmente pelas rodas? :pensativo:

EDuarte
15/09/2009, 10:03
Valeu :concordo:
Então dá pra manobrar (esterçar o votante) sem problemas em piso firme com as RLs travadas e a TC em 4X2?
Então pq não deixar a RL travada direto e controlar o acionamento do 4x4 pela TC em vez de ficar travando e destravando manualmente pelas rodas? :pensativo:
Da pra rodar normalmente com as RLs acionadas e a TC desengatada, o diferencial dianteiro cumpre seu papel numa boa, o problema em rodar com a TC engatada no asfalto é que ela não tem diferencial.
Se deixar as RLs engatadas direto causa desgaste prematuro dos componentes da tração dianteira, são muito frageis, não foram desenvolvidos pra uso permanente.
[]s
(DU)

MarcSport
15/09/2009, 10:19
Valeu :concordo:
Então dá pra manobrar (esterçar o votante) sem problemas em piso firme com as RLs travadas e a TC em 4X2?
Então pq não deixar a RL travada direto e controlar o acionamento do 4x4 pela TC em vez de ficar travando e destravando manualmente pelas rodas? :pensativo:

Sim, dá para manobrar como quando desacionadas.
Deixando sempre travadas, vai desgastar todo o sistema que fica após a TC, além da chance de trepidação (que alguns membros do Fórum relataram) em altas velocidades devido a desbalancemanto do cardã.
Alguns carros saiam de fábrica sem RL, com o sistema sempre travado (queixo duro)

Lucena04
15/09/2009, 17:50
Então dá pra engatar a RL uma vez só e desengatar quando acabar a brincadeira.
Valeu :concordo:

Pescador4x4
21/09/2009, 17:20
Quando instalamos o sistema RL manual da AVM/WARN temos que desligar o sistema a vácuo na Sportage à gasolina, e nas a diesel temos apenas q isolar, pois o motor depende do mesmo? Isso é correto? Abs.

Chico Almeida
29/09/2009, 00:52
Boa noite, pessoal.
Estou indo contra a correnteza mas... vamos lá... . Estou pensando em voltar a instalar o sistema RL original da Sport 95, devidamente limpo, lubrificado e ajustado! O que me dizem? Quero esclarecer que meu uso em fora de estrada é de mínimo pra nenhum (tenho muita pena e pouco $$$ pra colocar um carro desses na lama!!!). Tenho instalado o sistema manual e, na única vez que precisei, quando vi, já estava na "lama", aí foi uma cagança geral (fui a uma festa com a família e, vcs podem adivinhar como cheguei!!!) mas fui assim mesmo (casa de amigos, sabe como é, banho tomado, roupa emprestada e o resto é festa...). O sistema original é tão ruim assim??? Garantia ZERO??? Falando nisso, vcs poderiam me passar o esquema (ou sequência) de montagem do sistema??? Nessa parte da transmissão confesso ser bastante leigo, pois nunca havia visto o sistema internamente!!!

Podem apedrejar, ehehehehe
Abraços a todos,

Chico Almeida
29/09/2009, 00:58
Pessoal, mais uma coisa. Se eu for fazer a troca mesmo, gostaria de saber como é o esquema de aperto dos rolamentos dianteiros, Alguem pode me informar como fazer? Fui naquele Site da Kia mas, confesso que fiquei perdido, podem ajudar???

Mais uma vez, abraços,

Lucena04
29/09/2009, 15:10
Pessoal, mais uma coisa. Se eu for fazer a troca mesmo, gostaria de saber como é o esquema de aperto dos rolamentos dianteiros, Alguem pode me informar como fazer? Fui naquele Site da Kia mas, confesso que fiquei perdido, podem ajudar???

Mais uma vez, abraços,
Na pág anterior desse mesmo tópico tem um tutorial de como instalar a RL Warn (eu achedito que deve ser a mesma coisa para instalar qualquer outra) só que é em inglês. Sei que tem uns parafusos que se apertar muito forte depois não consegue tirar mais.
Na pág anterior tb tem um tutorial sobre RL, como funciona internamente e explica as vantagens e desvantagens de cada sistema.
A minha Sport tem o sistema original e como pretendo utilizá-la para trilha pretendo mudar as RLs para manual. A sua é AVM? Quanto tempo está com ela? Se vc está querendo voltar ao original dependendo a gente pode fazer um rolo. Qualquer coisa me manda uma MP.
:concordo:

Nava
29/09/2009, 22:20
Chico, sua questão é muito relevante e nao tem nenhum manual que ensina certinho e sabe pq? Pq cada esportage tá montada de um jeito.

Qdo vc comprar as AVMs, se for a manaul, veja bem certo como os rolamentos sao fixados na posição de ajuste e antes ainda, verifique se os rolamentos agulha do centro do cubo (lado homocinetica) ainda existem.
Faça um ageral em tudo, pq desmontar depois é um saco.
Ainda, muito, mas muito cuidado com o aperto dos parafusos torx da roda livre avm. Vc NAO deve apertar. Encostou de leve é suficiente, pois eles sao conicos e a carcaça de aluminio deforma e gruda de um jeito...meu amigo...

Faça um passo-a-passo e desmonte tudo, limpe a speças e vai remontando com graxa nova de bissulfeto, ajuste bem e nunca mais vai se incomodar.

Gleison BH
01/10/2009, 14:18
é sempre bom conferir o aperto dos parafusos da rl, pois eu perdi a minha uns 04 meses depois de instalada. Por sorte vi poucas horas depois, fiz o trajeto inverso e por graça de deus achei a danada (era a noite e a peça é preta)...

Já o robinho perdeu a dele na trilha e teve que comprar outra... Menomale que foi do willys que é um catiquim mais barata...



faça um passo-a-passo e desmonte tudo, limpe a speças e vai remontando com graxa nova de bissulfeto, ajuste bem e nunca mais vai se incomodar.

Nava
01/10/2009, 21:09
Bem lembrado: loctite sem dó nos parafusos GRANDES.

Chico Almeida
01/10/2009, 21:12
Lucena, Nava e Gleison.

Pessoal, valeu pelos comentários :concordo:. A RL que pretendo instalar é a original do carro, não estou muito certo de que vou trocar por enquanto (estou meio sem tempo!!!), e verificando as mesmas, uma delas está com aquela peça de 3 ressaltos desgastada como se tivesse sido torneada, faltando uma parte no lado oposto aos ressaltos mas sem ter tocado nos dentes internos. Estou pensando em fazer uma arruela de latão encaixando por pressão no local (não sei se expliquei direito!!!). As outras peças estão como novas!!! Será que funciona??? Como se lubrifica aquele mecanismo todo??? Posso mandar graxa à vontade??? :pensativo:

Abraço a todos,

Lucena04
01/10/2009, 23:53
Lucena, Nava e Gleison.

Pessoal, valeu pelos comentários :concordo:. A RL que pretendo instalar é a original do carro, não estou muito certo de que vou trocar por enquanto (estou meio sem tempo!!!), e verificando as mesmas, uma delas está com aquela peça de 3 ressaltos desgastada como se tivesse sido torneada, faltando uma parte no lado oposto aos ressaltos mas sem ter tocado nos dentes internos. Estou pensando em fazer uma arruela de latão encaixando por pressão no local (não sei se expliquei direito!!!). As outras peças estão como novas!!! Será que funciona??? Como se lubrifica aquele mecanismo todo??? Posso mandar graxa à vontade??? :pensativo:

Abraço a todos,
Eu ainda não entendi qual RL está atualmente na sua VTR, é a manual AVM?

Chico Almeida
02/10/2009, 03:26
Fala Lucena, bom dia!!!!

Pois é, tenho a AVM Manual instalada e a original guardada, quando comprei o carro já estava assim e o antigo proprietário me cedeu várias coisas que foram trocadas mas, numa emergência podem ser usadas. Então passeando no fórum, vi diversos comentários e fotos e fui analizar e após entrar numa fria como já contei, cheguei a esta dúvida (ou seria certeza!!!) de voltar para a automática original. Só tenho dúvidas na sequência de montagem e lubrificação por não ter visto este sistema aberto até hoje!!!! Na realidade, nunca haviam me apresentado este sistema. Tenho um Niva 4x4 full time que não tem isso aí fica-se sem procurar saber como é!!!

Um abraço,

Lucena04
02/10/2009, 14:03
Fala Lucena, bom dia!!!!

Pois é, tenho a AVM Manual instalada e a original guardada, quando comprei o carro já estava assim e o antigo proprietário me cedeu várias coisas que foram trocadas mas, numa emergência podem ser usadas. Então passeando no fórum, vi diversos comentários e fotos e fui analizar e após entrar numa fria como já contei, cheguei a esta dúvida (ou seria certeza!!!) de voltar para a automática original. Só tenho dúvidas na sequência de montagem e lubrificação por não ter visto este sistema aberto até hoje!!!! Na realidade, nunca haviam me apresentado este sistema. Tenho um Niva 4x4 full time que não tem isso aí fica-se sem procurar saber como é!!!

Um abraço,
Boa Tarde!

Então, se vc já tem as originais guardadas então fica mais fácil ainda. Se vc estiver com receio em fazer a instalação e a manutenção das RL é melhor levar em um mecânico que meche com 4x4, não deve ser muito caro a instalação das RL.
:concordo:

Gleison BH
02/10/2009, 15:02
Chico, acho a maior loucura essa história de tirar a AVM funcionando e colocar a original que vc nem sabe se está legal. E mesmo se estiver, com certeza uma hora não vai funcionar... e mesmo que vc use uma vez por ano, justamente na hora que for precisar não sabe se está ok...

O único inconveniente da AVM é descer para acionar.

Ora, vc pode acionar a roda livre 20km ou 30km antes de entrar na terra e só acionar a alavanca do 4x4 na hora da terra..

Ou seja, vc gira a AVM e trava a RL, mas não liga a tração.

No dia do casamento que vc comentou, deveria ter feito isso. Na hora que saiu de casa, já acionar a AVM...

Num mexe com troca não sÔ!!!!!!!! :concordo:

Pescador4x4
02/10/2009, 21:33
Concordo 100% com o Gleison...voltar para as originais com todos os seus problemas não faz o menor sentido, ainda mais no seu caso, q pretende usar uma vez na vida, aí sim é q não vai funcionar. A minha só deu galho uma vez e já encomendei a AVM manual. Ficar naquela expectativa: "será q engatou?".
Essa me fez lembrar do uso da reduzida, muitos não utilizam a reduzida e vão apenas de 4x4, mas quando precisam de força...já é tarde demais até para reduzida...Abs!

Chico Almeida
03/10/2009, 01:23
Lucena, Gleison e Pescador,

Valeu pelos comentários e preocupações:concordo:. Na verdade não tenho muita certeza de que vou trocar..... de qualquer forma, vcs sabem como é a lubrificação daquele treco todo :putz:??? Todas as peças estão como novas, acho que foram bem pouco usadas ou todas trocadas e depois resolveu pôr as AVM. O dono anterior era muito rigoroso com manutenção, eu diria até "chato". eheheheheh

abraços a todos,

Nava
06/10/2009, 17:39
Roda livre AVM NAO pode ser lubrificada. Basta um WD dentro sem excesso. Na parte de engrenagem, que fica lacrada ao cubo, graxa de rolamento. Só.

Nao troque AVM por automatica...melhor vc se incomodar em descer do carro e engatar o 4x4 do que descer do carro com chuva, pisar no barro 12km para chamar um trator...escolha!

A roda livre automatica mecanica que vc citou que tem um aparte gasta, o ideal é fazer em antimonio, pq senao gasta udo de novo devido ao atrito das molas. Vai fazer de latao e vai durar duas semanas. Essa medida tem de ser exata, senao escapa ao menor sinal de esforço dando trancos ao sistema todo. Esta sim lubrificar com graxa, sem exagero.

Chico Almeida
06/10/2009, 20:17
Roda livre AVM NAO pode ser lubrificada. Basta um WD dentro sem excesso. Na parte de engrenagem, que fica lacrada ao cubo, graxa de rolamento. Só.

Nao troque AVM por automatica...melhor vc se incomodar em descer do carro e engatar o 4x4 do que descer do carro com chuva, pisar no barro 12km para chamar um trator...escolha!

A roda livre automatica mecanica que vc citou que tem um aparte gasta, o ideal é fazer em antimonio, pq senao gasta udo de novo devido ao atrito das molas. Vai fazer de latao e vai durar duas semanas. Essa medida tem de ser exata, senao escapa ao menor sinal de esforço dando trancos ao sistema todo. Esta sim lubrificar com graxa, sem exagero.

Boa noite, Nava.
Valeu pelas dicas:concordo:. Rapaz, que escolha mais maluca vc jogou pra mim... 12 Km de pé na lama..... kkkkkkkkkkkk!!!!!!!! Tô fora :mrgreen:!!!!!!!
Me diz outra coisa: Mexendo nas RL, obrigatóriamente mexerei com aperto de rolamentos dos cubos??? Ou são coisas independentes??? Acho que depois que satisfizer minha curiosidade, vou deixar as AVM manuais mesmo!!!

Abraços,

Marlo
07/10/2009, 07:57
...........r minha curiosidade, vou deixar as AVM manuais mesmo!!!
Abraços,


Quando tive problemas com as RL originais (como todos tiveram) coloquei as AVM automáticas e até hoje está tudo ok. Não uso muito. Coloquei as originais para vender. O alvo? Alguém que tem as originais, quebrou uma e não que investir para trocar tudo. Acho até que foi alguém aqui do fórum que comprou (maselétrico) para tirar peças. Fica com as AVM e sei lá.....vende estas originais. Até para não ficar tentado a coloca-las.:concordo:

Júlio C. A. Santos
07/10/2009, 13:36
Boa noite, Nava.
Valeu pelas dicas:concordo:. Rapaz, que escolha mais maluca vc jogou pra mim... 12 Km de pé na lama..... kkkkkkkkkkkk!!!!!!!! Tô fora :mrgreen:!!!!!!!
Me diz outra coisa: Mexendo nas RL, obrigatóriamente mexerei com aperto de rolamentos dos cubos??? Ou são coisas independentes??? Acho que depois que satisfizer minha curiosidade, vou deixar as AVM manuais mesmo!!!

Abraços,


Olá Chico,

Existe uma peça para travar os rolamentos dianteiros. O problema é que quando se substitui as rodas-livres originais pelas AVMs essa peça que trava os rolamentos não é mais utilizada, aí dá folga nos rolamentos. Dá uma olhada na matéria que publiquei no tópico rolamentos...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58768

Obs.: Nas Sportages com RLs a vácuo o sistema de aperto dos rolamentos é diferente.

Abraço :concordo:

Chico Almeida
07/10/2009, 15:21
Olá Chico,

Existe uma peça para travar os rolamentos dianteiros. O problema é que quando se substitui as rodas-livres originais pelas AVMs essa peça que trava os rolamentos não é mais utilizada, aí dá folga nos rolamentos. Dá uma olhada na matéria que publiquei no tópico rolamentos...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58768 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58768)

Obs.: Nas Sportages com RLs a vácuo o sistema de aperto dos rolamentos é diferente.

Abraço :concordo:

Fala Julio, valeu pelo caminho!!!:concordo:
Essas peças que vc cita, eu tenho e estão perfeitas. Agora, o que está me preocupando é o torque ou o "ritual" para ajustar os benditos rolamentos, se ficarem folgados, vão pro saco e, se ficarem presos demais, ídem....:pensativo:

Abraço,

Pescador4x4
07/10/2009, 16:32
Finalmente instalei as RL's AVM 460... quem tiver interesse nas Rodas Livres originais a vácuo da Sportage estão a venda, as duas estão em perfeito estado, e são da marca Warn, quem diria essa eu não sabia... Manda uma mensagem privada, Abs.

Nava
07/10/2009, 16:37
Ritual dos rolamentos que eu vi fazer na minha:
- remontou tudo com graxa nova.
- apertou o rolamento.
- iniciou batidas com macete de plastico no cubo de roda e girando...vai assentando o rolamento e saindo a graxa. Aperta mais...vai batendo, aperta...dai verifica se nao ficou estrangulado e boa.

Abraço

Chico Almeida
07/10/2009, 21:59
Ritual dos rolamentos que eu vi fazer na minha:
- remontou tudo com graxa nova.
- apertou o rolamento.
- iniciou batidas com macete de plastico no cubo de roda e girando...vai assentando o rolamento e saindo a graxa. Aperta mais...vai batendo, aperta...dai verifica se nao ficou estrangulado e boa.

Abraço

Nava, valeu pela ajuda. Pensei que fosse utilizado torquímetro como no Niva. Assim acho meio trabalhoso pois se ficar muito apertado, tem que desmontar novamente.

Abraço,

Henrique Petropolis
02/12/2010, 00:00
Ja a mais de uma semana desmontei a roda livre automatica da SPT 95 e para surpresa tava tudo taõ novo e sem desgaste aparente nas peças ,o que eu resolvi lavar tudo para constatar e engraxar para montar ,mas ao testar as rodas com elas no ar levantado a frente com o macaco , eu girava a homocinetica com a mão por tras da roda e descobri que a apenas do lado motorista acoplava e desacoplava numa boa e sem falhar ,achei que tinha ate montado algo errado ,mas desmontei e fiz um confere e tudo ok!
mas depois eu resolvi tirar o mecanismo que fica fixado no fundo do eixo do lado carona que não acopla e nenhuma circunstacia !
sendo que do lado carona saiu sem tirar a trava e quando então me confrontei que faltava ali um mecanismo de acionamento E

deixo em anexo as fotos e que ainda tiver esse mecanismo ai parado que queira me vender eu compro ,pois ta tudo muito novo demais para trocar tudo !


http://img138.imageshack.us/img138/2218/01122010185.jpg
By henriquepetropolis (http://profile.imageshack.us/user/henriquepetropolis) at 2010-12-01



http://img203.imageshack.us/img203/4125/01122010184.jpg
By henriquepetropolis (http://profile.imageshack.us/user/henriquepetropolis) at 2010-12-01



http://img254.imageshack.us/img254/1985/01122010183.jpg
By henriquepetropolis (http://profile.imageshack.us/user/henriquepetropolis) at 2010-12-01



http://img89.imageshack.us/img89/1586/01122010178.jpg
By henriquepetropolis (http://profile.imageshack.us/user/henriquepetropolis) at 2010-12-01



http://img153.imageshack.us/img153/1407/pict0066l.jpg
By henriquepetropolis (http://profile.imageshack.us/user/henriquepetropolis) at 2010-12-01

Nava
12/01/2011, 23:26
Amigo, estas peças são em antimonio e estão assim como novas devido unicamente ao tipo de material.
Uma vez troquei uma peça destas que quebrou da minha por aluminio e durou 3 dias...em aço um mes.
Cuide bem delas desengatando sempre com marcha a ré.

cdias
13/01/2011, 12:19
Caros amigos, li bastante sobre a tração da Sportage aqui no forum. Tenho uma 98/99 com tração a vácuo, sou o terceiro dono, está com 80.000 km originais e pelo que soube, nunca fez uma trilha.

Pelos testes que fiz em casa, ela não está engatando a tração. Troquei as mangueiras do vácuo, que estavam furadas, soprei (ouvi um ploc dentro do cubo) e chupei (não ouvi nada) . Tirei a mangueira, para ver se sentia alguma coisa, pedi para minha esposa engatar a tração com ela parada e nada.

Antes de mexer na tração em si estou querendo eliminar as outras opções. Será que pode ser a solenóide ? Como posso testar ela ? Só encontro na Kia ou existe no mercado para comprar ? Qual o nome correto da peça ?

Só para esclarecer, meu uso é 90% urbano, pretendo apenas, de vez em quando passear com ela na areia da praia, portanto, pretendo manter a tração original e não partir para as rodas livres manuais. Se tiver que começar a esquentar muito a cabeça pretendo partir para uma Grand Vitara.

Agradeço qualquer ajuda.
Abraços a todos.

EDuarte
13/01/2011, 14:13
cdias,
Se for usar raramente a tração sempre terá problemas, a solenoide por ficar parada costuma travar, as mangueiras ressecam e o retentor interno da roda responsavel por segurar o vacuo estraga com muita facilidade, principalmente na areia devido ao fato de ficar esposto.
Não perca seu tempo...

[]s
(DU)

Henrique Petropolis
15/01/2011, 02:25
cdias,
Se for usar raramente a tração sempre terá problemas, a solenoide por ficar parada costuma travar, as mangueiras ressecam e o retentor interno da roda responsavel por segurar o vacuo estraga com muita facilidade, principalmente na areia devido ao fato de ficar esposto.
Não perca seu tempo...

[]s
(DU)


Eu que digas ,pois roda livre que vem no carro original é um fracasso !

AVM sim esta é a roda livre , eu vi estes dias um fato curioso de uma carreta carregada de ford ranger tudas equipadas com roda livre AVM de fabrica e teve outra situação que vi foi a toyota comprada para fazenda de um conhecido meu ,pois o carro foi comprado zero km e com roda livre AVM manual de fabrica ,portanto se o produto fosse duvidoso as industrias de carros não ia equipar seus veiculos com estas rodas livres em serie !!

jonh-quest
24/06/2012, 08:29
Olá amigos. Tenho uma sportage 98 gasolina com roda livre manual da avm. Semana passada rodei mais de 100 km com a roda livre da roda direita em 4x4(a esquerda em 4x2). Alguma criança ou algum curioso mexeu lá. E eu realmente não ficava olhando toda hora pra ver se as RL estavam na posição correta(agora sempre verifico até pra ir na padaria). Depois disso começou a fazer um barulho na roda direita. É um barulho que parece ter a ver com rotação. Dá a impressão de um rolamento quebrado, porém o barulho não é constante. Sinto uma leve vibração quando o barulho aparece. Alguém tem idéia do que pode ser? O barulho pode ser na roda livre? Pode ser o rolamento agulha?
OBS:
1) Tração continua funcionando.
2) O barulho aparece em 4x2 tanto em baixa velocidade quanto em alta.(não percebi em 4x4, também bem dizer não usei em 4x4. Só pra ver se tava funcionando)

* Ressuscitei este tópico pra não criar outro(já tem vários sobre roda livre)

EDuarte
24/06/2012, 09:35
Olá amigos. Tenho uma sportage 98 ...

É bem provavel que seja o rolamento agulha, mas desmonte as RLs e de uma geral nelas, se continuar o barulho troque os rolamentos agulha.

[]s
(DU)

jonh-quest
24/06/2012, 18:26
É bem provavel que seja o rolamento agulha, mas desmonte as RLs e de uma geral nelas, se continuar o barulho troque os rolamentos agulha.

[]s
(DU)

Vou fazer isto Eduarte.

Algum cuidado especial na desmontagem e montagem das RL? Pra trocar os rolamentos, vou precisar tirar os discos? e a manga de eixo?

EDuarte
24/06/2012, 20:49
Vou fazer isto Eduarte.

Algum cuidado especial na desmontagem e montagem das RL? Pra trocar os rolamentos, vou precisar tirar os discos? e a manga de eixo?

As RLs é tranquilo, ja os rolamentos agulha tem que desmontar tudo e tirar a manga de eixo fora.
Não esqueça de trocar os retentores tbm.

Ps:. Não confunda rolamentos de roda com rolamento da tração (agulha).

[]s
(DU)

DouglasMac
25/06/2012, 23:47
Isso aí Edu, bem vindo quest!!

RegisBarcel
26/06/2012, 01:08
As RLs é tranquilo, ja os rolamentos agulha tem que desmontar tudo e tirar a manga de eixo fora.
Não esqueça de trocar os retentores tbm.

Ps:. Não confunda rolamentos de roda com rolamento da tração (agulha).

[]s
(DU)


Acho que os meus rolamentos também estão ruins.
No caso do rolamento agulha, ele pode ora fazer barulho e ora não?
Em cada lado(roda esq e roda dir) tem quantos rolamentos deste(agulha)?
Tentei entender no kiatechinfo, mas viajei.

Valeu

RegisBarcel
26/06/2012, 01:09
.....................

(EDITADO)
Mandei errado, ia mandar pro Edu
Foi mal! Mas não dá pra apagar...

EDuarte
26/06/2012, 09:18
Regis,
Pra saber se os rolamentos agulha estão ruins é só balançar a homocinetica, se a ponta de eixo tiver com folga ja era.
Em teoria se os rolamentos estão ruins deveria fazer barulho sempre, mas como sabemos, a pratica quase sempre é diferente da teoria.
É um rolamento agulha e dois retentores em cada roda, mas vem de fabrica com apenas um retentor.

[]s
(DU)

RegisBarcel
27/06/2012, 18:49
Regis,
Pra saber se os rolamentos agulha estão ruins é só balançar a homocinetica, se a ponta de eixo tiver com folga ja era.
Em teoria se os rolamentos estão ruins deveria fazer barulho sempre, mas como sabemos, a pratica quase sempre é diferente da teoria.
É um rolamento agulha e dois retentores em cada roda, mas vem de fabrica com apenas um retentor.

[]s
(DU)

Valeu, vou dar uma verificada

RegisBarcel
29/06/2012, 17:06
Regis,
Pra saber se os rolamentos agulha estão ruins é só balançar a homocinetica, se a ponta de eixo tiver com folga ja era.
Em teoria se os rolamentos estão ruins deveria fazer barulho sempre, mas como sabemos, a pratica quase sempre é diferente da teoria.
É um rolamento agulha e dois retentores em cada roda, mas vem de fabrica com apenas um retentor.

[]s
(DU)

Então, meu problema realmente era no rolamento agulha(os dois lados). Agora começa meu dilema: Nas auto peças especializadas em importados aqui do Rio, que são bem fracas, não achei o rolamento. Liguei pra concessionária e lá custa 395 reais cada. Uma facada! Alguém conhece um lugar que eu consiga achar a um preço mais acessível?

EDuarte
29/06/2012, 18:48
Então, meu problema realmente era no rolamento agulha(os dois lados). Agora começa meu dilema: Nas auto peças especializadas em importados aqui do Rio, que são bem fracas, não achei o rolamento. Liguei pra concessionária e lá custa 395 reais cada. Uma facada! Alguém conhece um lugar que eu consiga achar a um preço mais acessível?

Procura em casa de rolamentos, mas tem que pedir pelo codigo...
A ultima vez que comprei paguei 30,00 na concessionaria, mas ja faz uns tres anos.
[]s
(DU)

DouglasMac
29/06/2012, 19:18
Casa de rolamentos com amostra na mão (pegam pelo código), custam aqui em BH 49,00 cada - Ina/Timken

jonh-quest
30/06/2012, 20:17
Boa noite amigos. Só hoje é que consegui desmontar o possante...
Peguei as dicas acima de compra de rolamento em casas de rolamento, mas... no meu caso, nem vestigios achei do tal rolamento. achou que ele ficou, aos pedaços pelo caminho...

Confirmem pra mim, este rolamento fica atrás da manga de eixo? O rolamento é bem pequeno? Coisa de 3,3cm de diametro por 1,4 de profundidade(valor aproximado)? e o retentor entra depois do rolamento e mede aproximadamente 8cm de diametro por 1 de profundidade?

Abaixo segue a foto da manga. Pelo que entendi, o rolamento entra primeiro, no compartimento menor(com as medidas citadas acima) e em seguida o retentor no compartimento maior. É isto?

356428356430356431

Por acaso alguém tem a numeração deste rolamento?
Achei neste site (http://conversaoderolamentos.blogspot.com/feeds/posts/default?orderby=updated) uma relação gigante de numeração de rolamentos automotivos, mas não identifiquei qual seria este.

Valeu galera, e desde já obrigado pela ajuda!

EDuarte
30/06/2012, 23:51
Boa noite amigos. Só hoje é que consegui desmontar o possante...
Peguei as dicas acima de compra de rolamento em casas de rolamento, mas... no meu caso, nem vestigios achei do tal rolamento. achou que ele ficou, aos pedaços pelo caminho...

Confirmem pra mim, este rolamento fica atrás da manga de eixo? O rolamento é bem pequeno? Coisa de 3,3cm de diametro por 1,4 de profundidade(valor aproximado)? e o retentor entra depois do rolamento e mede aproximadamente 8cm de diametro por 1 de profundidade?

Abaixo segue a foto da manga. Pelo que entendi, o rolamento entra primeiro, no compartimento menor(com as medidas citadas acima) e em seguida o retentor no compartimento maior. É isto?

356428356430356431

Por acaso alguém tem a numeração deste rolamento?
Achei neste site (http://conversaoderolamentos.blogspot.com/feeds/posts/default?orderby=updated) uma relação gigante de numeração de rolamentos automotivos, mas não identifiquei qual seria este.

Valeu galera, e desde já obrigado pela ajuda!

É isso mesmo... o rolamento é SCE- 188 - aproveita que to de bom humor senão nem ia te passar o codigo...rsss... brincadeira

[]s
(DU)

jonh-quest
01/07/2012, 00:26
É isso mesmo... o rolamento é SCE- 188 - aproveita que to de bom humor senão nem ia te passar o codigo...rsss... brincadeira

[]s
(DU)

Valeu Edu!!! Só tu mesmo pra me salvar desta... Eu já tinha retirado o semi eixo pra levar na loja de rolamento junto com a manga e ficar testando...Rs

jonh-quest
02/07/2012, 20:23
Consegui comprar os rolamentos hoje, mas fiquei meio encucado. Eles não entram justos no eixo. É assim mesmo? Na manga ele ficou perfeito, mas quando testei ele no eixo, ele entra e sai com facilidade. Parece entrar com uma pequena folga.

DouglasMac
02/07/2012, 21:10
Pela foto, o "resto" do rolamento ainda está na manga de eixo...a capa.

RegisBarcel
02/07/2012, 21:33
Consegui comprar os rolamentos hoje, mas fiquei meio encucado. Eles não entram justos no eixo. É assim mesmo? Na manga ele ficou perfeito, mas quando testei ele no eixo, ele entra e sai com facilidade. Parece entrar com uma pequena folga.

Fala Jonh, comprou aonde e pagou quanto? Comprei em São Cristovao, mas de todas as casas de rolamento que tem lá, só achei em uma e mesmo assim não tinha o SCE-188, só o S-188. Que tem a mesma medida, mas segundo o vendedor, a diferença é que ele não tem aquela armaçaozinha que separa os roletes. Paguei 22 reais. Sabe se tem algum problema usar este Edu? Vou colocar as fotos abaixo.
357021357022357023

jonh-quest
02/07/2012, 21:56
Pela foto, o "resto" do rolamento ainda está na manga de eixo...a capa.

Douglas, eu retirei o que sobrou do rolamento e o resto do retentor. O rolamento entra bem na manga(sobre "pressão" ), mas no semi eixo ele fica meio "frouxo".

jonh-quest
02/07/2012, 21:58
Fala Jonh, comprou aonde e pagou quanto? Comprei em São Cristovao, mas de todas as casas de rolamento que tem lá, só achei em uma e mesmo assim não tinha o SCE-188, só o S-188. Que tem a mesma medida, mas segundo o vendedor, a diferença é que ele não tem aquela armaçaozinha que separa os roletes. Paguei 22 reais. Sabe se tem algum problema usar este Edu? Vou colocar as fotos abaixo.
357021357022357023

Fala Regis, comprei lá também. E o meu é igual ao teu.

EDuarte
02/07/2012, 22:05
Fala Jonh, comprou aonde e pagou quanto? Comprei em São Cristovao, mas de todas as casas de rolamento que tem lá, só achei em uma e mesmo assim não tinha o SCE-188, só o S-188. Que tem a mesma medida, mas segundo o vendedor, a diferença é que ele não tem aquela armaçaozinha que separa os roletes. Paguei 22 reais. Sabe se tem algum problema usar este Edu? Vou colocar as fotos abaixo.
357021357022357023

Não tem problema Regis, aquela gaiola é pra segurar os roletes no lugar, esse não tem a gaiola mas tem tipo uma trava nas bordas...
Só toma cuidado na hora de colocar, se entrar torto ou der uma pancadinha um pouco mais forte pode travar os roletes.

[]s
(DU)

DouglasMac
03/07/2012, 00:29
Ô Eduarte, essa folga que o John tá falando, no corpo da homocinética, é normal por volta de uns 1mm., certo?

Abraço!

EDuarte
03/07/2012, 07:28
Ô Eduarte, essa folga que o John tá falando, no corpo da homocinética, é normal por volta de uns 1mm., certo?

Abraço!

Fala Douglas
Considerando que a pista do rolamento é no proprio eixo e a idade das viaturas, é normal sim...

[]s
(DU)

Wesley Lima
10/12/2012, 11:13
Olá caros amigos!

Este é meu primeiro post...

E é de agradecimento, pois graças as informações deste tópico, consegui resolver o barulho terrível que havia na suspensão dianteira, era o bendito ROLAMENTO AGULHA!

Fazia tanto barulho que parecia uma escola de samba! rsrsrs

Fui em uma oficina especializada aqui de SP e "quase" fui enganado, queriam trocar a suspensão interia! Deram um orçamento de 3mil pra resolver... Mas não mencionaram o 'rolamento agulha'... Fizeram mistério, disseram que teria que mandar o cubo pra um torneiro e blá, blá, blá... Absurdo!... Ai com muita pesquisa aqui neste espaço, encontrei este tópico que me salvou... rsrsrs

Encontrei o rolamento aqui em SP na Ipanema Rolamentos, tel. (11) 3350-1811, código da peça: SCE-188.,

Quanto paguei????

Pasmem: R$8,00!!!

Fica a dica e tomem cuidado.

Abraços

Wesley Lima
10/12/2012, 11:34
Esqueci de pedir mais uma ajuda...

Estou precisando da Roda Livre automática do lado esquerdo, pois a minha esta em pedaços... Minha viatura é 98/99 MRDI... Se alguém puder indicar onde encontro... meu e-mail: wesley-lima@bol.com.br

Obrigado!

Djalma colombo
10/12/2012, 14:53
Wesley valeu pelas informações, vai a dica sobre roda livre: se a sua esta "moida", coloca as "avm", alem de serem de qualidade muito superior dificílmente te deixam na mão!

Wesley Lima
11/12/2012, 16:09
Wesley valeu pelas informações, vai a dica sobre roda livre: se a sua esta "moida", coloca as "avm", alem de serem de qualidade muito superior dificílmente te deixam na mão!

Valeu Djalma... É no que estou pensando mesmo, colocar as AVM manuais...

Pelo que entendi, no caso das Manuais, não preciso me preocupar com o sistema a vacue, selenoide, etc, basta retirar as originais e colocar as manuais no lugar e pronto?

Se puderem confirmar agradeço.

Abraços!

Djalma colombo
11/12/2012, 22:06
Correto Wesley, mas é bom levar num meca de confiança!

Wesley Lima
04/01/2013, 09:03
Correto Wesley, mas é bom levar num meca de confiança!
Pronto amigos!

Roda Livre AVM manual reforçada instalada na viatura!

Eu mesmo instalei seguindo o manual que acompanha a peça, não tem segredo.

Comprei na JOSEWAL 4X4, tel. (11) 3765-0041.

O carro traçado virou uma máquina... fiquei impressionado... Estou com o carro há 1 ano e só agora pude sentir o real valor do carro... Peguei uma estrada de terra no meio da chuva indo pra minha chácara e em locais onde ele patinava, passou q nem viu... rsrs...

Obrigado amigos do forum!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
04/01/2013, 13:18
Meus Amigos, Feliz 2013 com muitas trilhas!
A muito tempo a minha roda livre vem fazendo uns barulhos que eu acho que não é rolamento agulha, é o seguinte:
Quando estou em 4x2 não faz nenhum tipo de barulho, mas quando aciono as rodas livres AVM e fico em modo 4x4 depois de uns 5 minutos começa a fazer um barulhinho como se fosse ferro com ferro, mas bem fininho mesmo. A tração continua funcionando normalmente. Depois quando destravo as borboletas da roda livre e volto ao modo 4x2 o barulho para total. Alguem saberia me dizer o que poderia ser?

EDuarte
04/01/2013, 15:07
Meus Amigos, Feliz 2013 com muitas trilhas!
A muito tempo a minha roda livre vem fazendo uns barulhos que eu acho que não é rolamento agulha, é o seguinte:
Quando estou em 4x2 não faz nenhum tipo de barulho, mas quando aciono as rodas livres AVM e fico em modo 4x4 depois de uns 5 minutos começa a fazer um barulhinho como se fosse ferro com ferro, mas bem fininho mesmo. A tração continua funcionando normalmente. Depois quando destravo as borboletas da roda livre e volto ao modo 4x2 o barulho para total. Alguem saberia me dizer o que poderia ser?

O rolamento agulha esta sem roletes ou secos e raspando ferro com ferro, se demorar pra trocar vai danificar o alojamento do rolamento.

[]s
(DU)

Wesley Lima
08/01/2013, 17:40
O rolamento agulha esta sem roletes ou secos e raspando ferro com ferro, se demorar pra trocar vai danificar o alojamento do rolamento.

[]s
(DU)

Olá EDuarte!

Percebi que você é "o cara" das Sportages... rsrsrs

Você tem oficina?

Gostaria de levar minha Sptg 99 Mrdi gas. pra vc dar uma olhada na suspensão...

Me passa seus contatos se possível... Meu e-mail: wesley-lima@bol.com.br

Abraço!

Wesley

Leandro-MacaúbaPaisagismo
09/01/2013, 08:42
Olá EDuarte!

Percebi que você é "o cara" das Sportages... rsrsrs

Você tem oficina?

Gostaria de levar minha Sptg 99 Mrdi gas. pra vc dar uma olhada na suspensão...

Me passa seus contatos se possível... Meu e-mail: wesley-lima@bol.com.br

Abraço!

Wesley


Realmente ele é o cara!

leonardorj
22/09/2013, 17:37
queridos deste forúm desde ja agradeço a todos pela felicidade que vocês me oferecerão. rs
tenho minha viatura a 4 anos ou mais e já fiz de tudo para acabar com o maldito barulho das homocinéticas ja catei informação aqui no forúm diversas vezes e não encontrei mais e sem querer achei este tópico agora e comprar este tal rolamento que nunca vi na minha e correr para o abraço. vlw do coração

rDuran
23/09/2013, 07:38
queridos deste forúm desde ja agradeço a todos pela felicidade que vocês me oferecerão. rs
tenho minha viatura a 4 anos ou mais e já fiz de tudo para acabar com o maldito barulho das homocinéticas ja catei informação aqui no forúm diversas vezes e não encontrei mais e sem querer achei este tópico agora e comprar este tal rolamento que nunca vi na minha e correr para o abraço. vlw do coração


Olá leonardoRJ

qual rolamento você procura?
Os 2 de cubo de roda?

Ou o rolamento agulha que vai no eixo?
Esse rolamento agulha troquei o meu faz 20 dias, parou a folga do eixo que parecia um chocalho, meu pai tem as medidas do rolamento, código de peça infelizmente não temos.



Nesse esquema aqui veja se é o item 19, se sim aqui em curitiba achamos por 30 reais cada em uma loja especializada em rolamentos

https://www.dropbox.com/s/i8os864epue8ovu/1.pdf

leonardorj
23/09/2013, 20:49
Olá leonardoRJ

qual rolamento você procura?
Os 2 de cubo de roda?

Ou o rolamento agulha que vai no eixo?
Esse rolamento agulha troquei o meu faz 20 dias, parou a folga do eixo que parecia um chocalho, meu pai tem as medidas do rolamento, código de peça infelizmente não temos.



Nesse esquema aqui veja se é o item 19, se sim aqui em curitiba achamos por 30 reais cada em uma loja especializada em rolamentos

https://www.dropbox.com/s/i8os864epue8ovu/1.pdf
cara o meus eram da homocinética os tipo agulha nunca ouvi falar deste tal rolamento ali era uma barulhada levei em torneiro fiz bucha de nylon e td mais e nuca resolvia era só engatar a tração que comia td comprei os rolamentos já custaram R$ 46,00 cada mais acho que agora consigo resolver definitivamente este problema graças a deus e a vcs deste fórum rsrsrs pois carro barulhento ninguém aguenta.

EDuarte
24/09/2013, 08:58
cara o meus eram da homocinética os tipo agulha nunca ouvi falar deste tal rolamento ali era uma barulhada levei em torneiro fiz bucha de nylon e td mais e nuca resolvia era só engatar a tração que comia td comprei os rolamentos já custaram R$ 46,00 cada mais acho que agora consigo resolver definitivamente este problema graças a deus e a vcs deste fórum rsrsrs pois carro barulhento ninguém aguenta.

É necessário trocar tbm o retentor, se não trocar vai continuar estragando o rolamento a curtíssimo prazo.

[]s
(DU)

leonardorj
24/09/2013, 18:08
É necessário trocar tbm o retentor, se não trocar vai continuar estragando o rolamento a curtíssimo prazo.

[]s
(DU)c
om certeza e-duarte vou taambem providenciar este retentor tambem.
vlw

haroldy carlos
25/09/2013, 20:11
ola amigos estou com problemas no painel da sportage o marcador de velocidade ,marcadores de combustível e temperatura tinha parado de funcionar ,fui ate na caixa de fusível e troquei o fusível mas ai tudo funcionou mas depois so o marcador de velocidade e a luz da ignição eletrônica acendeu onde estará o defeito?

Djalma colombo
26/09/2013, 14:31
ola amigos estou com problemas no painel da sportage o marcador de velocidade ,marcadores de combustível e temperatura tinha parado de funcionar ,fui ate na caixa de fusível e troquei o fusível mas ai tudo funcionou mas depois so o marcador de velocidade e a luz da ignição eletrônica acendeu onde estará o defeito?

Leva mal não mas seu assunto é para o tópico batepapo livre e não "RODA LIVRE", pesquise melhor no forum pois já foi postado sobre este assunto. Por gentileza peça ao moderador para reposicionar esta mensagem no tópico certo, forte abraço!

andersoncolares
20/05/2014, 03:30
Eduarte, qual a especificação deste retentor que você citou que deve ser trocado junto ao rolamento agulha. Já ajustei o que pude e minha roda voltou a fazer barulho. Vou trocar os rolamentos. Você teria os códigos deles e dos retentores?

Abraços

EDuarte
20/05/2014, 07:54
Eduarte, qual a especificação deste retentor que você citou que deve ser trocado junto ao rolamento agulha. Já ajustei o que pude e minha roda voltou a fazer barulho. Vou trocar os rolamentos. Você teria os códigos deles e dos retentores?

Abraços

Procura pelo retentor interno roda dianteira sportage.
Qual rolamento vc vai trocar, o agulha ou os da roda?

[]s
(DU)

reslima
20/05/2014, 09:33
Amigos, caso alguem esteja procurando a Roda Livre manual e não esteja com muita pressa para receber, esses dias vi no ali express a AVM 460 da Sportage por um valor aproximado de R$ 275,00 com o frete. Ainda não comprei, mas vou comprar uma.
Abraço a todos.

andersoncolares
20/05/2014, 21:28
Procura pelo retentor interno roda dianteira sportage.
Qual rolamento vc vai trocar, o agulha ou os da roda?

[]s
(DU)

Duarte, creio que seriam os agulhas, mas me corrija se eu estiver equivocado. São aqueles que se consegue reduzir a folga com o ajuste da rosca dentro da RL. O que percebo é uma pequena folga na dianteira e sempre que vou alinhar o carro, o alinhasor me fala que a roda apresenta folga e que tenho que trocar o rolamento. Nesse caso, qual você acha que devo trocar? ou devo trocar todos? Meu carro está com 153 mil km.

EDuarte
20/05/2014, 21:47
Duarte, creio que seriam os agulhas, mas me corrija se eu estiver equivocado. São aqueles que se consegue reduzir a folga com o ajuste da rosca dentro da RL. O que percebo é uma pequena folga na dianteira e sempre que vou alinhar o carro, o alinhasor me fala que a roda apresenta folga e que tenho que trocar o rolamento. Nesse caso, qual você acha que devo trocar? ou devo trocar todos? Meu carro está com 153 mil km.

Os que dão pra regular a folga são os rolamentos de roda, o agulha fica atras da manga de eixo.
Pelo seu relato vc tem que trocar os rolamentos de roda.

[]s
(DU)

andersoncolares
20/05/2014, 23:05
Os que dão pra regular a folga são os rolamentos de roda, o agulha fica atras da manga de eixo.
Pelo seu relato vc tem que trocar os rolamentos de roda.

[]s
(DU)

Algum código especial para comprar em casas de rolamentos? Vale a pena trocar inclusive os agulha ou não justifica?

ricardo gancho
16/11/2014, 17:26
boa tarde galera estou com um problema na sportage não consigo resolver troque os rolamentos da roda todos originais eu ajusto fica bom mas dou volta e continuam com folga a rosca que segura o rolamento tava toda gasto pedi para o torneiro encher mas a folga continua sera que tenho que encher as mangas de eixo?

Mamute do cerrado
02/12/2014, 21:35
Boa noite, pessoal

to com alguns problemas nas rl's gostaria de saber se posso rodar uns 2 ou 3 dias com as rl's desmontadas???
porque aqui em Bsb o pessoal ta pedindo q eu leve as rl's para comparar pois a da sptg não tem em lugar algum.

abraços

EDuarte
03/12/2014, 07:07
Boa noite, pessoal

to com alguns problemas nas rl's gostaria de saber se posso rodar uns 2 ou 3 dias com as rl's desmontadas???
porque aqui em Bsb o pessoal ta pedindo q eu leve as rl's para comparar pois a da sptg não tem em lugar algum.

abraços

Pode rodar sim, mas vai pegar sujeira e contaminar a graxa do rolamento.
Vai colocar as manuais da AVM ou as originais mesmo?

[]s
(DU)